-DESEMPREGO FICA EM SEIS E MEIO POR CENTO NO TRIMESTRE TERMINADO EM JANEIRO
-SANTA CATARINA TEM 178 SÃO CONSIDERADOS INFESTADOS PELO MOSQUITO DA DENGUE
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE DESAFIOS QUE DEVEM SER SUPERADOS PARA A FAISMO 2025
-FESTA DE CARNAVAL NA PRAÇA COMEÇA AMANHÃ COM FORMAÇÃO DA AFRODESMO
-BANCADA DO OESTE VAI COBRAR AGILIDADE NA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
-HOMEM ATACA CARRO DO PREFEITO DE ANCHIETA COM ENXADA E É BALEADO PELA PM
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com pequeno risco de pancadas isoladas de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 80 centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
O papa FRANCISCO, que completou duas semanas internado, teve uma noite de sono tranquila e está descansando na manhã desta sexta-feira. A informação foi divulgada na manhã pelo Vaticano. O pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Ele está tratando uma dupla pneumonia. A saúde do papa FRANCISCO segue em uma trajetória de melhora, mas o pontífice ainda precisa fazer uso de oxigênio e precisará de "dias adicionais" de "estabilidade clínica" disse nesta quinta-feira o Vaticano em um novo boletim. FRANCISCO, que é papa desde 2013, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos.
Conflitos eclodiram em Atenas nesta sexta-feira, quando centenas de milhares de pessoas se reuniram em toda a Grécia para exigir justiça na data do segundo ano do acidente de trem mais letal do país, e trabalhadores em greve paralisaram o transporte aéreo, marítimo e ferroviário. Em 2023, 57 pessoas morreram no acidente. Nesta sexta, na capital Atenas, o protesto se tornou violento quando um grupo de jovens encapuzados atirou coquetéis molotov na polícia e tentou invadir as barricadas em frente ao parlamento. Explosões de rajadas de gás lacrimogêneo disparadas pela polícia de choque ecoaram pelo centro.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira que um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia está “muito bem avançado”, mas precisa ser finalizado antes de qualquer conversa sobre uma “força de manutenção da paz” na região. Observando que seu governo teve “conversas muito boas” com a Rússia e a Ucrânia, TRUMP também disse que não acredita que o presidente russo VLADIMIR PUTIN invadiria a Ucrânia novamente após um possível acordo ser feito, expressando confiança de que um acordo será mantido.
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta sexta-feira um julgamento que pode ampliar o alcance do foro privilegiado para autoridades públicas. O tema foi suspenso em setembro de 2023 após um pedido de vista do ministro NUNES MARQUES e será analisado no plenário virtual da Corte até o dia 11 de março. Oito ministros já votaram, e há maioria favorável a uma nova tese, que prevê que crimes cometidos no exercício da função pública continuem sendo julgados pelo STF mesmo depois de a autoridade deixar o cargo. Hoje, a regra estabelece que, ao fim do mandato, o caso desce para instâncias inferiores. Se confirmada a nova tese, o STF continuará responsável por julgar crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados à função pública, independentemente de o investigado ainda ocupar o cargo.
O rendimento domiciliar per capita para o Brasil foi de dois mil e 69 reais em 2024. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. O resultado representa uma alta de nove vírgula três por cento em relação ao rendimento médio de mil 893 registrado em 2023, acima da inflação acumulada no ano, que foi de quatro virgula 83 por cento. Apesar da alta, há uma faixa grande de diferença no rendimento mensal entre os estados. O menor valor foi registrado no Maranhão, com mil e 77 reais, enquanto o maior foi no Distrito Federal, com três mil 444 reais. Os estados das regiões Norte e Nordeste tiveram os menores rendimentos em 2024, enquanto os estados do Sul e do Sudeste são a maioria entre aqueles que tiveram os maiores. Em Santa Catarina, a renda domiciliar per capita foi de dois e 600 reais no ano passado.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em seis e meio por cento no trimestre terminado em janeiro. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Houve aumento de zero vírgula três ponto percentual em relação ao trimestre anterior, terminado em outubro. No entanto, esse é o menor índice para um trimestre encerrado em janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Ao todo, sete milhões e 200 mil pessoas estão sem emprego no país, um crescimento de cinco virgula três por cento na comparação com o trimestre anterior. Porém, frente a 2024, o contingente apresentou queda de 13 por cento.
O município de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, registrou o maior faturamento do país em exportação de móveis ao longo de 2024. Polo referência no setor, a cidade acumulou 81 milhões e 900 mil dólares em vendas para o exterior, conforme dados do governo federal. O município ocupa o posto de líder do país em exportação de móveis em todos os anos desde 2015.
O principal destino das exportações de móveis de São Bento do Sul em 2024 foram os Estados Unidos com envio de 45 milhões e 500 mil dólares em produtos. Em segundo lugar está a França, com 11 milhões e cem mil dólares. Caçador está na quarta colocação com faturamento de 36 milhões e 900 mil dólares em exportações de móveis no ano passado.
Santa Catarina tem cinco mil e 500 ocorrências prováveis e investiga três mortes pela doença, de acordo com o informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. No período de 29 de dezembro de 2024 a 24 de fevereiro de 2025, cinco mil 523 notificações da doença foram consideradas casos prováveis, que incluem casos confirmados, inconclusivos e suspeitos. Na comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 26 mil 404 casos prováveis, observa-se uma queda de 79 por cento. Dos 295 municípios de Santa Catarina, 178 são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Com o foco na discussão dos temas de interesse da população nas diferentes regiões de Santa Catarina, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JULIO GARCIA do PSD, deu início na quarta-feira a um ciclo de reuniões com as bancadas regionais. O objetivo é estimular e fortalecer a atuação desses colegiados, que irão apontar os assuntos considerados prioritários nas suas respectivas regiões, e que serão incluídos na agenda de debates do Legislativo estadual. Institucionalizadas na Assembleia Legislativa por meio de Lei Complementar de 2023, as bancadas regionais são colegiados suprapartidários que tratam das principais demandas das regiões, com o objetivo de viabilizar o seu atendimento, junto ao Estado e à União. Os grupos representam as regiões Norte, Sul, Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir os desafios que devem ser superados para a realização da Faismo deste ano. A principal exposição feira do Extremo Oeste catarinense está confirmada para ocorrer entre 19 e 23 novembro. O programa de amanhã vai debater a importância da feira para a economia local e que formato deve ter o evento deste ano. O debate deste sábado vai reunir o coordenador geral da Faismo 2025, DANIEL DE SOUZA, o secretário de Desenvolvimento, IRTON LAMB, o presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI e o presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS. O Peperi Debate ao vivo começa as oito horas da manhã.
O Peperi Radio repórter deste sábado vai receber o comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, tenente Coronel ALCIONES PULGA. Ele vai falar sobre o aniversário de fundação do Batalhão e os trabalhos da Polícia Militar. Nesta sexta-feira, a PM vai promover uma solenidade alusiva ao aniversário do batalhão as quatro da tarde na sede da Polícia Militar. O Peperi Rádio repórter começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o tenente coronel ALCIONES PULGA está programada para as 11 e meia.
A Unoesc vai lançar, em março, uma turma especial de Mestrado em Direito, em São Miguel do Oeste. A informação é do vice-reitor de campo, VITOR AGOSTINI. De acordo com ele, a iniciativa vai ampliar as oportunidades de qualificação acadêmica e profissional na região. Ele disse que a novidade irá fortalecer a pesquisa e a produção científica na área jurídica, proporcionando uma formação interdisciplinar que integra ensino, pesquisa e prática. O Mestrado em Direito tem como os direitos sociais e civis. O evento de lançamento será realizado no dia 12 de março, às sete horas da noite, no Centro Cultural da Unoesc e contará com a palestra "Direito à Cidade e à Moradia: ideias sobre Justiça e Sustentabilidade", ministrada pelo PROFESSOR CRISTHIAN MAGNUS DE MARCO, doutor em Direito e especialista em direitos fundamentais.
O SENAI de São Miguel do Oeste está com inscrições abertas para os cursos técnicos gratuitos de Automação Industrial e Segurança do Trabalho, oferecidos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Os estudantes poderão participar das aulas no turno vespertino ou noturno. Podem se inscrever, estudantes do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio das escolas estaduais pertencentes à Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste. As formações incluem aulas teóricas e práticas. Os cursos foram definidos a partir do perfil econômico e industrial da região, considerando a demanda por profissionais qualificados nas empresas locais. Conforme o supervisor de Educação do SENAI, FERNANDO LORENCETT, a qualificação amplia o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
O primeiro Seminário Regional de Acolhimento Institucional e Familiar reuniu, nesta quinta-feira, especialistas, autoridades e profissionais da assistência social no auditório da Unoesc, em São Miguel do Oeste. O evento foi promovido pela Ameosc em parceria com a Amerios e a Federação Catarinense de Municípios, a Fecam. Durante o encontro, gestores, conselheiros tutelares e especialistas debateram os desafios do acolhimento de crianças e adolescentes, destacando a importância da articulação entre os municípios para garantir um atendimento mais humanizado. A representante do Colegiado de Assistência Social da Ameosc, SIMONE FELIN, reforçou a necessidade do fortalecimento das redes de proteção e da qualificação dos serviços de acolhimento.
Termina nesta sexta-feira o prazo de inscrições para o Pelotão Mirim, uma parceria entre Município e décimo quarto RCMEC. O programa tem 30 vagas, igualmente divididas entre meninos e meninas, com 15 para o turno da manhã e 15 para a tarde. As atividades acontecem no contraturno escolar. O programa é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social e registrados no Cadastro Único, com prioridade para o público atendido pela Assistência Social. Em caso de desistências ou não preenchimento das vagas, serão chamados os inscritos que constam na lista de espera. Para fazer a inscrição, as famílias devem procurar o CRAS Um, no CAIC, ou o CRAS Dois, no São Gotardo, conforme a área de abrangência da residência.
Apenas um projeto de lei foi aprovado na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira. A proposta, de autoria do Poder Executivo, denomina de OSCAR PEREIRA o Centro de Atenção Psicossocial. O nome foi sugerido pela equipe do Caps e homenageia um ex-usuário do serviço da instituição. O projeto foi aprovado por unanimidade e ainda passará por segunda votação antes de ser encaminhado ao prefeito para sanção. Durante a votação do projeto, a enfermeira coordenadora do Caps, SILMARA FIORE, afirmou que o centro trouxe um novo olhar sobre o tratamento de pessoas em saúde mental. Ela destacou que a instituição representa a luta por uma sociedade onde o cuidado seja comunitário e que a saúde mental não seja um fardo, mas uma responsabilidade de todos.
Durante a sessão ordinária da Câmara desta quinta-feira, os vereadores também apresentaram uma série de pedidos à Administração Municipal. As solicitações tratam sobre convênio com clínica, acesso asfáltico, incentivo a empresas, recuperação de salas de aula e alargamento de rua. A Moção de Apelo aprovada em plenário solicita à Administração Municipal que realize convênio com uma clínica de São José do Cedro para proporcionar aos cadeirantes do município, especialmente aqueles com lesão medular, acesso contínuo e adequado aos tratamentos de hidroterapia e equoterapia, visando a melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar. Outro pedido aprovado ontem é pela recuperação de quatro salas de aula na creche do Bairro Jardim Peperi.
A Secretaria Cultura de São Miguel do Oeste vai realizar neste final de semana uma programação especial de Carnaval voltada à cultura e à família. O evento acontecerá nos dias amanhã e sabado na rua coberta da praça Walnir Botaro Daniel e busca resgatar as tradições carnavalescas do município. O secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, destacou que a iniciativa visa trazer de volta um Carnaval mais tradicional, com foco em atrações culturais e apresentações musicais. Ele explicou que o evento terá shows, apresentações artísticas e uma festa com a participação da oficina de percussão da Flodesmo. O repertório vai misturar marchinhas e músicas dos anos 90 e dois mil.
O Carnaval na praça começa as oito horas da manhã deste sábado com uma formação organizada pela Afrodesmo. A informação é do secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI. A Associação de Afrodescendente vai abordar a história do Carnaval no país, no estado e no município. As quatro da tarde começa o Palco Aberto especial de Carnaval com artistas locais, como Aguas Nativas, DJ Tadeu e o grupo de pagode Camisa 10. A festa vai até as 11 horas da noite. No domingo, o Carnaval começa as três da tarde e vai até as sete horas da noite com as apresentações voltadas para o público infantil.
O Peperi Entrevista desta quinta-feira recebeu o novo coordenador da bancada do oeste, deputado MAURO DE NADAL. A escolha ocorreu em reunião realizada na Alesc na quarta-feira. NADAL disse que a opção pelo nome dele foi uma generosidade dos demais sete deputados do grupo. Ele vai substituir a deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI que coordenou o grupo entre 2024 e início de 2025. NADAL disse que trabalha sem levar em consideração as cores partidárias e pretende manter essa característica na condução da bancada do oeste. Ele destacou que o objetivo é continuar priorizando os interesses da região acima das questões de partido
Integrante da Bancada do Oeste desde a criação, em 2019, o deputado MAURO DE NADAL salientou que o trabalho do grupo tem sido muito importante para garantir o atendimento das demandas da região. Ele disse que vai manter o foco para melhor as pautas que já vêm sendo defendidas pelo grupo, como a internet rural, energia trifásica no campo e investimentos em rodovias e hospitais. Ele comentou, no Peperi Entrevista, que a bancada vai reforçar a cobrança para acelerar o inicio das obras de ampliação do hospital regional Terezinha Gaio Basso.
Na noite de quinta-feira, a Polícia Militar foi acionada para registrar uma ocorrência de violência doméstica em Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que o agressor, ao chegar em casa sob efeito de drogas, ficou agressivo, proferindo xingamentos e ameaças. Em meio à discussão, ele desferiu socos contra o esposo da vítima e chegou a afirmar que pegaria um facão para atacá-lo. De acordo com a PM, a mulher informou que já havia solicitado medidas protetivas contra o suspeito anteriormente e manifestou interesse em pedir novamente a proteção da Justiça. Diante da situação, as partes foram levadas ao hospital para exame de corpo de delito e, em seguida, conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Civil prendeu um homem por posse ilegal de arma de fogo na tarde desta quinta-feira em Riqueza. A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Mondaí. De acordo com a Polícia Civil, durante as buscas foram encontradas uma arma de fogo e munições com o suspeito. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. O crime de posse ilegal de arma de fogo está previsto no Estatuto do Desarmamento e pode resultar em punições severas. Segundo a Polícia Civil, ações como essa são fundamentais para coibir a circulação de armamentos irregulares e garantir a segurança da população.
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, um homem condenado a 12 anos de reclusão por estupro de vulnerável. O crime aconteceu em 2019 e teve como vítima uma criança. A captura do foragido ocorreu em São Miguel do Oeste, após investigações realizadas em Pinhalzinho e Saudades. De acordo com a Polícia Civil, a prisão ocorreu após a expedição do mandado definitivo, com a sentença já transitada em julgado. O trabalho investigativo permitiu localizar o condenado e garantir o cumprimento da pena em regime fechado.
Um incêndio destruiu completamente um galpão em uma propriedade próxima ao CTG Candeiro do Oeste, em Descanso na manhã desta sexta-feira. Segundo relatos de vizinhos, as chamas começaram em palhas que estavam atrás de uma trilhadeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o combate ao fogo, além do rescaldo para evitar novos focos. Apesar da destruição do galpão, não houve feridos. As causas do incêndio serão apuradas.
Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Militar após atacar o carro do prefeito de Anchieta, MOACIR PIOVEZANI do MDB, com uma enxada na manhã desta quinta-feira. O fato aconteceu na Avenida Anchieta, no centro da cidade. O prefeito estava no veículo particular acompanhado por um secretário e um assessor de imprensa quando o homem se aproximou e quebrou um dos vidros do carro com uma enxadada. A Polícia Militar, que fazia patrulhamento na região, tentou conter o agressor, mas ele não obedeceu às ordens e avançou contra a guarnição. Diante da ameaça, os policiais dispararam contra o suspeito. Ele foi baleado no braço e levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O homem fugiu do hospital, mas foi recapturado e levado para o a delegacia de Polícia.
A Prefeitura de Anchieta divulgou uma nota negando qualquer motivação política com o ataque registrado na manhã de ontem contra o carro do prefeito MOACIR PIOVEZANI. O documento cita que o agressor já era conhecido por ter uma conduta violenta. Segundo a prefeitura, o homem possui diversas passagens pela polícia e com um vasto histórico de agressões e violência. A nota cita ainda que “há tempos a comunidade temia que algo mais grave pudesse acontecer”. A prefeitura reforçou que “o episódio não teve qualquer relação com o chefe do Executivo ou com a administração municipal, tratando-se de um ato isolado”.