-COPOM REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO HOJE E DEVE MANTER JUROS EM 15%
-LIMINAR DO TJ SUSPENDE EFETIOS DA LEI QUE PROÍBE COTAS RACIAIS EM UNIVERSIDADES
-SINE DE SÃO MIGUEL DOM OESTE TEM 386 OPORTUNIDADES DE EMPREGO ABERTAS
-MUNICIPIO QUER SUBSTITUIR TODAS AS PONTES DE MADEIRA ATÉ O FINAL DE 2028
-CAMILA LORENCETT DEIXA COMANDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
-MULHER É PRESA POR DIRIGIR EMBRIADA E SE ENVOLVER EM ACIDENTE NA SC 163
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA CAMINHÕES CARREGADOS COM VINHO E CIGARRO NA BR 282
A previsão para as próximas horas é sol aumento das nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
O presidente da França, EMANNUEL MACRON, se encontrou com os primeiros-ministros da Dinamarca e da Groenlândia nesta quarta-feira e fez um pronunciamento em apoio a eles, contra as pressões exercidas pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. MACRON falou com a imprensa ao lado dos premiês após a reunião feita na sede do governo francês, em Paris, e afirmou que a França permanecerá comprometida com o Reino da Dinamarca. No dia 22, TRUMP afirmou em entrevista que os Estados Unidos estão negociando "acesso total" à Groenlândia, mas não entrou em detalhes sobre a proposta.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que outro grupo de navios de guerra norte-americanos está a caminho do Irã. O objetivo é pressionar Teerã sobre um acordo que limite programa nuclear iraniano. A declaração ocorre um dia depois de o Comando Central dos Estados Unidos informar que o grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln chegou ao Oriente Médio. A movimentação reforçou a presença militar americana na região em meio ao aumento das tensões com o Irã. Na semana passada, TRUMP disse que navios de guerra americanos estavam sendo enviados “por precaução” e que acompanhava de perto a situação no país.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, MARCO RUBIO, vai avisar o Senado norte-americano nesta quarta-feira que a presidente interina da Venezuela, DELCY RODRÍGUEZ, poderá ser deposta assim como ocorreu com o ditador NICOLÁS MADURO, segundo um trecho do discurso que pronunciará para os congressistas. O chefe da diplomacia dos Estados Unidos comparecerá nesta quarta perante uma comissão do Senado para explicar a operação em Caracas que levou à captura de MADURO, em 3 de janeiro, e os próximos passos do governo TRUMP no país sul-americano. Trechos do pronunciamento foram divulgados ontem pelo Departamento de Estado norte-americano.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta terça-feira ter participado de um encontro com o ex-presidente do Banco de Brasília PAULO HENRIQUE COSTA, no primeiro semestre de 2025, na casa do banqueiro DANIEL VORCARO, dono do Banco Master. Mais cedo, o suposto encontro foi noticiado pelo Portal Metrópoles e teria ocorrido em meio ao processo de tentativa de compra do Master pelo Banco de Brasília. Em nota à imprensa, Moraes classificou a reportagem como “falsa e mentirosa”. O nome do ministro também foi envolvido em outros episódios envolvendo o banco.
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos relacionados à fraude no INSS têm até 20 de março para contestar as cobranças. A adesão ao acordo de ressarcimento, por sua vez, seguirá disponível após essa data. Na prática, o prazo marca a reta final para garantir o direito de ingressar no acordo do governo federal. A iniciativa prevê a devolução, com correção, dos valores descontados indevidamente de beneficiários do INSS por entidades associativas.Até esta terça-feira, seis milhões e 400 mil pessoas haviam contestado as cobranças, sendo que quatro milhões e 200 mil já ingressaram no acordo e receberam a devolução dos valores corrigidos. O total ressarcido é de dois bilhões e 900 milhões de reais até o momento, segundo o INSS.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil se reúne nesta quarta-feira e deve manter a taxa básica de juros da economia inalterada em 15 por cento ao ano, o maior patamar em quase 20 anos. Essa é a expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. Se confirmada, esta será a quinta manutenção seguida da taxa Selic. O anúncio da decisão do BC acontecerá após as seis da tarde. A projeção dos economistas do mercado financeiro é de que a taxa Selic, fixada pelo BC para conter a inflação, comece a recuar somente em março deste ano - quando cairia para 14 e meio por cento ao ano.
O Programa para renegociação de dívidas com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento já teve cinco mil e 300 acordos. A campanha está em andamento e segue até o dia 28 de fevereiro. Desde o lançamento em dezembro, já foram renegociados por meio do programa mais de 12 milhões de reais. A campanha da Casan permite a regularização de débitos vencidos até 31 de julho de 2025. O pagamento pode ser feito em 60 vezes, com isenção total de multa e juros sobre o valor em atraso. Não é necessária uma entrada mínima e as parcelas são a partir de 50 reais para Pessoa Física, e de cem reais para Pessoa Jurídica.
Santa Catarina teve, em 2025, 39 mil 441 afastamentos do trabalho por transtornos mentais, o que coloca o Estado em quinto lugar no ranking nacional das unidades da federação com mais casos durante o ano. Os dados são do Ministério da Previdência Social. O Estado ficou atrás de São Paulo, que lidera a lista com 149 mil 375 afastamentos, e dos estados Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Proporcionalmente, Santa Catarina teve 481 virgula sete casos a cada 100 mil habitantes. Em uma estimava populacional, o Estado lidera o ranking. Os afastamentos mais comuns são os causados por ansiedade e depressão. As mulheres representam mais de 60 por cento dos afastamentos por saúde mental.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina suspendeu nesta terça-feira, em decisão liminar, os efeitos da lei estadual que proíbe a adoção de cotas raciais e outras ações afirmativas em instituições de ensino superior públicas ou que recebam recursos públicos do Estado. A medida foi concedida pela desembargadora MARIA DO ROCIO LUZ SANTA RITTA, no âmbito de uma ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo PSOL. Na decisão, a desembargadora considerou que a vigência imediata da lei pode interferir na organização administrativa das universidades neste início de ano letivo, o que a suspensão cautelar dos seus efeitos. Além disso, em análise preliminar, a desembargadora identificou indícios de inconstitucionalidade material e formal que contrariam entendimentos já consolidados pelo STF.
O município de Romelândia realizou, no último fim de semana, o primeiro Encontro de Violeiros, Prosa e Viola. O evento ocorreu na chácara da família PERONDI, na Linha Esperança, com apoio da prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O objetivo foi valorizar a cultura caipira local. A apresentação de ANTONINHO PERONDI, com uma música em homenagem a Romelândia, emocionou o público. O evento garantiu a inclusão do encontro no calendário oficial de eventos do município.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Bandeirante, realizou na última segunda-feira, a primeira reunião ordinária do ano, com a presença de conselheiros titulares e suplentes, na Sala da Defesa Civil. Entre os principais encaminhamentos está a aprovação do calendário anual de reuniões, com a deliberação de que as capacitações oferecidas pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da AMEOSC passem a valer como reuniões ordinárias do Conselho. Também foi formalizada a integração dos novos membros e o compromisso dos conselheiros em participar ativamente das capacitações e encontros, reforçando o papel do COMDEMA na gestão ambiental local.
O município de São Miguel do Oeste, está com 386 oportunidades de emprego abertas nesta semana, segundo o Sistema Nacional de Emprego. Desse total, três vagas são destinadas a pessoas com deficiência. As oportunidades fazem parte das mais de nove mil vagas disponíveis em todo o estado, com destaque para áreas como logística, comércio, indústria, construção civil e serviços. Os interessados podem se candidatar pelo Portal Emprega Brasil ou diretamente na unidade do Sine da cidade, levando um documento oficial com foto. As vagas são atualizadas todos os dias e podem mudar conforme a procura.
Natural de São Miguel do Oeste, LUCAS SIGNOR FAVERO, de 31 anos, está entre os novos magistrados que passam a integrar o Judiciário de Santa Catarina. Ele tomou posse nesta terça-feira, em Florianópolis, como juiz substituto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em cerimônia realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. LUCAS iniciou o curso de Direito na Unoesc, campus São Miguel do Oeste, mas ainda no primeiro ano se transferiu para a Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, onde recomeçou a graduação do zero. Formado em Direito em 2019, LUCAS retornou à cidade natal e atuou por cerca de cinco anos em um escritório de advocacia, conciliando o trabalho com a preparação para concursos públicos antes de ser aprovado.
Nos próximos três meses, os novos juízes e juízas passam por um período de formação e ambientação, que inclui o conhecimento da estrutura do Judiciário catarinense, visitas ao Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, e a outros órgãos. Só depois dessa etapa é que eles escolhem as comarcas onde atuarão de forma definitiva. Ao todo, o TJ empossou 39 juízes e juízas substitutas, que vão reforçar o trabalho no primeiro grau de jurisdição em Santa Catarina. LUCAS FAVERO vai trabalhar durante seis meses em Florianópolis e depois deve assumir uma das comarcas de Santa Catarina, possivelmente no interior do estado.
O Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos com início em 2026. As oportunidades abrangem cursos de nível superior, técnicos e também formação integrada ao Ensino Médio, voltada para jovens e adultos. Os cursos de Agronomia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Alimentos tem vagas remanescentes para inscrições até quatro de fevereiro. Nessa modalidade, a seleção será feita por análise do histórico escolar. Além disso, estão abertas, até 30 de janeiro, as inscrições para o Curso Técnico Subsequente em Eletromecânica. Voltado a quem já concluiu o Ensino Médio, o curso é noturno, gratuito e presencial.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Obras, está executando um projeto para substituir todas as pontes de madeira do interior do município por estruturas de concreto. Até o fim do atual mandato, em 2028, eliminar 100 por cento das antigas travessias de madeira. Segundo o secretário WUILLIAN LANZA, atualmente restam 40 pontes a serem trocadas, de um total de 54 identificadas no início da gestão. Em 2025, foram concluídas 14 substituições número superior à média dos últimos cinco anos, quando apenas quatro foram feitas. Ele citou que o objetivo é garantir mais segurança, durabilidade e menor necessidade de manutenção. Com as pontes de concreto, melhora a trafegabilidade e ocorre a valorização do interior.
Pais e responsáveis por alunos da rede municipal de São Miguel do Oeste já podem realizar a segunda etapa das matrículas para o ano letivo de 2026. O processo, que começou em janeiro, segue até o fim do mês e deve ser feito presencialmente nas escolas e Centros de Educação Infantil do município. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o retorno das atividades de planejamento nas escolas ocorreu no dia 21 de janeiro, marcando a preparação para o início das aulas. Já para garantir a vaga da criança, é importante que os responsáveis procurem a unidade de ensino mais próxima o quanto antes.
O número de vagas nas unidades de educação do município é limitado e a orientação é para que os pais não deixem para a última hora. A orientação é do secretário de Educação, VAMILSON D’ESPINDOLA. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento da criança; CPF da criança; declaração vacinal atualizada emitida na sala de vacina, comprovante de residência e documentos dos responsáveis legais. Na Educação Infantil, as inscrições contemplam crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses. A recomendação da Secretaria é que as famílias realizem o processo o quanto antes, para evitar filas, imprevistos e garantir uma melhor organização do início do ano letivo.
Depois de um ano à frente da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, a servidora efetiva do município, CAMILA BERNARDI LORENCETT, deixou o cargo na última semana. Ela pediu para sair do comando da pasta na semana passada. A portaria de exoneração à pedido da ex-secretária foi publicada na sexta-feira, dia 23, com data retroativa ao dia anterior. A portaria foi assinada pelo prefeito EDENILSON ZANARDI. CAMILA disse que foi uma decisão tranquila e que alinhou as prioridades pessoas, optando por deixar o cargo para se dedicar aos próprios projetos neste momento.
CAMILA LORENCETT foi secretária adjunta de saúde no governo do ex-prefeito WILSON TREVISAN. Ela assumiu a secretaria em abril de 2024 quando o então secretário ALFREDO SPIER deixou a pasta para disputar a eleição para a câmara de vereadores. CAMILA permaneceu no posto até outubro, quando SPIER reassumiu a secretaria depois da eleição. Ela voltou a ser secretaria adjunta e no final de dezembro foi confirmada para a secretaria pelo então prefeito eleito EDENILSON ZANARDI. Ela esteve a frente da Saúde do município entre sete de Janeiro de 2025 a 22 de janeiro de 2026.
Na segunda, o prefeito EDENILSON ZANARDI assinou a portaria de nomeação de CARLOS AGOSTINI, o TATU, como novo secretária de saúde. Ele vai responder interinamente pela secretaria. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que devem ocorrer outras mudanças na equipe de secretários, mas não deu outros detalhes. A Peperi apurou que uma delas é o retorno da vereadora MARLI DA ROSA a Secretaria de Urbanismo no lugar de NILO BEDIN. As trocas devem ser confirmadas em coletiva de imprensa na próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro.
O governo de Santa Catarina sancionou na semana passada a lei que proíbe a adoção de cotas raciais em universidades públicas do estado e também em instituições privadas que recebam recursos públicos. A proposta estabelece multa de 100 mil reais para cada edital que descumpra a determinação. O Projeto de Lei, proposto pelo deputado ALEX BRASIL do PL foi aprovado com apenas sete votos contrários na Assembleia no ano passado. Em nota, o governo de Santa Catarina informou que decidiu sancionar a lei por diversos fatores, incluindo “uma concorrência mais justa no acesso às universidades, a meritocracia, o respeito à decisão da Assembleia Legislativa em aprovar a nova legislação. O deputado ALEX BRASIL do PL esteve no Peperi Entrevista de ontem e explicou as razões que o levaram a apresentar o projeto que agora é lei em Santa Catarina.
O deputado ALEX BRASIL disse, no Peperi Entrevista desta terça-feira, que defende pautas conservadoras e temas relevantes na área do costume. O deputado afirmou percebeu que a criação de cotas afirmativas foi além da ajuda socioeconômica. Para ele, as cotas seguiram um caminho muito amplo e equivocado, como por exemplo, cotas para pessoas de fora do estado, deixando pouco espaço para os catarinenses. Ele citou que não é questão racial que impede o acesso das pessoas ao ensino superior, mas sim as condições econômicas das famílias.
A lei aprovada pela Assembleia de Santa Catarina incomoda a esquerda porque pode servir de exemplos para outros estados. O comentário é do deputado ALEX BRASIL do PL. Ele disse que o projeto que ele apresentou na Alesc, e que agora é lei, garante cotas para quem realmente precisa dessa reserva para acessar as universidades públicas no estado e também vale para a composição do quadro de servidores dessas instituições.
Um princípio de incêndio em um silo mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite desta terça-feira, na Linha Humaitá, interior de Cunha Porã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o foco do incêndio estava a cerca de 10 metros do solo, aproximadamente na metade da estrutura, conforme relato do responsável pela unidade. Funcionários da empresa já atuavam no esvaziamento das sementes na base do silo quando os bombeiros iniciaram os trabalhos. Para evitar danos à estrutura metálica superaquecida, a equipe optou por monitorar e resfriar o material retirado, evitando o uso direto de água. O incêndio foi controlado sem registro de vítimas. Os trabalhos foram concluídos por volta das dez da noite, cerca de duas horas e meia após o início da operação.
Uma mulher foi presa na noite desta terça-feira, após se envolver em um acidente de trânsito com vítima na SC-163, em Descanso. O acidente, uma saída de pista seguida de capotamento, ocorreu por volta das dez e meia da noite e envolveu um único veículo, umClassic, com placas de São Miguel do Oeste. O automóvel era conduzido por uma mulher de 35 anos, que tinha como passageiras outras três mulheres, de 33, 24 e 16 anos. Durante o atendimento, os policiais constataram que a motorista apresentava visíveis sinais de embriaguez. Submetida ao teste do etilômetro, o resultado foi positivo para ingestão de álcool. Diante disso, ela recebeu voz de prisão pelos crimes de dirigir sob a influência de álcool e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.
Um flagrante de contrabando e descaminho foi registrado pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. Um caminhão e uma carreta carregados com vinhos e cigarros foram localizados às margens da BR-282, nas proximidades da saída para o município de Paraíso. No momento da chegada da guarnição, os policiais encontraram suspeitos descarregando um dos veículos. Durante a abordagem, uma pessoa foi detida. Pelo menos outros quatro envolvidos conseguiram fugir em direção a uma área de mata. As equipes da Polícia Militar seguem realizando cerco e buscas na região, com o objetivo de localizar e prender os demais suspeitos.