ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 28/01/2020

GLOBO EM FOCO – 28/01/20

-BOLSA FAMÍLIA VOLTA A TER FILA COM 500 MIL INSCRITOS EM APENAS UM ANO

-GOVERNO APRESENTA DEFESA DE MOISÉS E PEDE ARQUIVAMENTO DE PEDIDO DE IMPEACHMENT

-CÂMARA APROVA POR UNANIMIDADE PROJETOS DO EXECUTIVO

-SAÚDE DE SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA PROGRAMAS

-PROJETO COM ACADÊMICOS FACILITA ACESSO A SERVIÇOS VETERINÁRIOS

-EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA INICIA ANO LETIVO COM EFETIVAÇÃO DE PROFESSORES

-BURACO NA BR-163 CAUSA QUEDA DE MOTO E DEIXA HOMEM FERIDO

-CAMINHÃO FICA DESTRUÍDO EM QUEDA DE PONTE NA BR 282

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A China confirmou nesta terça-feira que chegou a 106 o número de mortes pelo novo coronavírus, sendo 100 apenas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan. Já há quatro mil 515 infectados. Nesta segunda-feira, também foi confirmada a primeira morte por complicações respiratórias causadas por coronavírus em Pequim. O Japão também confirmou um caso interno de transmissão do vírus e a Alemanha anunciou um caso em Starnberg.

A Organização Mundial da Saúde passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. O novo status, divulgado nesta segunda-feira, é uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria OMS. A organização esclareceu que, por um "erro de formulação", havia apontado o risco como "moderado". Desde as primeiras ocorrências, em dezembro, casos de pessoas infectadas foram registrados na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deve anunciar nesta terça-feira um plano de paz para o Oriente Médio, mais especificamente, para o conflito entre Israel e Palestina. A Casa Branca não divulgou detalhes da proposta, mas há a expectativa de que o governo israelense apoie a medida, até porque o país passará por eleições em março e o atual primeiro-ministro, BENJAMIN NETANYAHU, é aliado de TRUMP e inclusive visitará a Casa Branca nesta terça. Do outro lado, a Autoridade Palestina sinalizou que não aceitará os termos do plano.

A Advocacia Geral da União recorreu nesta segunda-feira ao Superior Tribunal de Justiça para tentar liberar a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada e os próximos passos do processo seletivo com base no Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Na sexta-feira, a Justiça Federal em São Paulo determinou que o processo deveria ser suspenso assim que se encerrassem as inscrições para concorrer a vagas em universidades públicas. O prazo se encerrou na noite deste domingo. Na prática, isso significou que o resultado do Sisu não poderia ser divulgado nesta terça-feira, como previsto inicialmente. Na mesma data, começariam as inscrições para o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas em universidades privadas.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira, durante a viagem oficial à Índia, que o governo tem que ganhar a "guerra da informação" sobre a reforma administrativa. O presidente disse também que sugeriu mudanças no texto, que, segundo ele, foram acatadas pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. BOLSONARO não informou quais foram as alterações. A reforma administrativa é uma das principais propostas que o governo pretende apresentar ao Congresso neste ano. O texto ainda não foi divulgado. De acordo com o que vêm dizendo o próprio BOLSONARO e ministros, um dos pontos da reforma será alterar regras do funcionalismo público. O presidente ressaltou que a proposta não vai mudar a legislação para quem já é servidor, mas sim para quem entrar no sistema no futuro.

Desde junho do ano passado, a fila de pessoas aguardando pelo Bolsa Família saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494 mil 229 famílias. A espera é a maior desde 2015. São famílias cujo perfil de renda é compatível com programa e já estão cadastradas, mas continuam na miséria e sem a ajuda de89 reais por pessoa. Entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261 mil 429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje esse número está em cinco mil 667. Em nota, o Ministério da Cidadania afirmou que a redução de benefícios se deu por questões orçamentárias e combate a fraudes. O governo cita ainda uma reformulação do programa que está em curso na Esplanada.

Santa Catarina tem 15 casos confirmados de sarampo em 2020. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado em boletim no final da tarde desta segunda-feira. Os pacientes são da região Norte e de Florianópolis. Em 2019, o estado teve 285 casos confirmados, segundo o boletim. A Dive considera que Santa Catarina vive um surto da doença. A vacina é a única forma de se prevenir contra o sarampo. A recomendação é que a população que não tenha se imunizado, não se lembre se tomou a vacina ou tenha perdido a caderneta de vacinação procure um posto de saúde para regularizar a situação.

O governo do Estado apresentou no fim da tarde desta segunda-feira a defesa do governador CARLOS MOISÉS ao pedido de impeachment apresentado no início do mês pelo defensor público estadual RALF ZIMMER JÚNIOR. O secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, entregou o documento, que foi concluído no final da semana passada. O governo do Estado solicitou o arquivamento do pedido de impeachment do governador CARLOS diretamente pela Mesa Diretora, sem análise do mérito. O pedido apresentado pelo defensor público à Alesc reivindica também, além do impedimento de MOISÉS, a cassação da vice-governadora DANIELA REINEHR e do secretário da Administração, JORGE TASCA.

O pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS questiona uma equiparação salarial feita aos procuradores do Estado, que desde outubro do último ano passaram a receber o mesmo valor dos procuradores da Alesc. Os vencimentos passaram de cerca de 33 mil para 35 mil reais. Segundo o autor do pedido RALF ZIMMER JÚNIOR, o fato configura ato de improbidade administrativa. A justificativa do governo é que a equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Alesc foi feita para atender uma decisão judicial do Tribunal de Justiça. Se a Mesa Diretora não arquivar de pronto o pedido, a Assembleia deve criar uma comissão especial composta por nove deputados para analisar o caso.

Evento reúne público com interesse em vida saudável. Primeiro Conecta Agroflorestal ocorreu nos dias 25 e 26 de janeiro, na localidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. Foi um evento para partilhar sabedorias em união de pessoas e naturezas na sua forma mais plena. Conforme o agricultor NEY ALBRING, idealizador da programação, o Conecta teve objetivo de fomentar o projeto agrofloresta com a produção de alimentos orgânicos e preocupação com a questão ambiental. Ele destaca a presença do deputado federal PEDRO UCZAI, além de grupos do Rio Grande do Sul e na região Extremo Oeste de Santa Catarina. Segundo NEY ALBRING, foram dois dias de atividades que incluiu ainda, técnicas do yoga, dança, abordagem sobre bioconstrução e a produção do próprio alimento. Salienta ainda que o Agrofloresta com surgimento de políticas públicas em prol da vida saudável.

Câmara aprova por unanimidade projetos do executivo em sessão extraordinária. Em sessão realizada na noite de ontem, os vereadores de Itapiranga aprovaram dois projetos para adequação do orçamento da prefeitura. O presidente, ALEXANDRE SIQUEIRA, indicou os vereadores para as três comissões permanentes, que em seguida apresentaram parecer favorável para apreciação e votação dos projetos no plenário da Câmara de Vereadores. Na discussão da primeira matéria, os parlamentares foram unânimes à aprovação do projeto de Lei que visa a abertura de crédito no orçamento município no valor de quatro milhões e 500 mil reais decorrente de financiamento contraído na Caixa Econômica Federal no âmbito do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, aprovado pelo Poder Legislativo no mês de outubro de 2018. O projeto prevê a adequação do orçamento para a abertura do edital de Concorrência Pública das obras da Avenida Uruguai.

Por unanimidade, ainda foi aprovada a matéria para abertura de crédito suplementar no valor de um milhão e 200 mil reais. O valor será aplicado na pavimentação do acesso ao bairro Portal do Sol, pavimentação das ruas Rudi Haas e Pedro Adolfo Friedrich, no loteamento Friedrich, linha Chácara e contrapartida da operação de crédito junto à Caixa no valor de para realizar a primeira fase das obras de recuperação da Avenida Uruguai.

ACISJO e empresas associadas organizam feirão de roupas e calçados de verão. Conforme a secretária executiva da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, ACISJO, GIANE FINGER, o feirão será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro com a participação de cerca de dez empresas do ramo de confecções. A venda ocorre no pavilhão da igreja matriz, com atendimento das 13 horas e 30 minutos às 22 horas. GIANE enfatiza que as peças e calçados estarão separadas por categoria e faixa de preço. Ela cita que o preço mínimo será de dez, e no máximo 70 reais a peça ou o calçado. A secretária executiva lembra que a forma de pagamento será somente em dinheiro ou cartão no débito.

Secretaria de Educação de Tunápolis retoma atividades e encaminha início do ano letivo. Nesta segunda-feira Tunápolis abriu as inscrições para estudantes interessados em atuar como estagiários nas repartições públicas. Segundo a secretária de Educação, ANGELITA BOURSCHEIDT, podem se candidatar as vagas de estágio estudantes do ensino superior que estão cursando pedagogia, letras, educação física, artes, informática, direito, administração, ciências contábeis, enfermagem e arquitetura. Os interessados devem se inscrever até dia 31 de janeiro na recepção da prefeitura. A secretária lembra que o edital está disponível no site da prefeitura com maiores informações. ANGELITA comenta que a seleção não será por prova, e sim serão contabilizados os títulos conforme documentação exigida no edital. A contratação será por um ano, podendo ser prorrogado para mais um ano.

A escolha de aulas para os professores efetivos e ACTs será realizada no dia 30 de janeiro. ANGELITA BOURSCHEIDT destaca que a escolha será a partir das oito horas, na secretaria de Educação. No mesmo dia, a partir das 13 horas e 30 minutos será a escolha dos professores ACTs, conforme classificação do teste seletivo. ANGELITA enfatiza que em função de várias efetivações realizadas no ano passado, na educação infantil, nas séries iniciais e no ensino fundamental, este ano o número de professores contratados em caráter temporário não é expressivo. O retorno dos professores será no dia três de fevereiro e dos alunos no dia dez. Ontem também retomaram as atividades as direções para atender a quem ainda precise regularizar a matrícula. No momento ainda esta em andamento a reforma da escola de Pitangueira. A licitação do transporte escolar já foi concluída e ainda antes do início das aulas será feita a manutenção dos veículos.

Secretaria de Saúde de São João do Oeste retoma programas e encaminha credenciamentos. De acordo com o secretário da Saúde, VITUS RITTER, no momento alguns programas já iniciaram e outros serviços, como os credenciamentos, aguardam a retomada das atividades pelas clínicas. O secretário ressalta que em janeiro foi realizado o mutirão de consultas e cirurgias ortopédicas no hospital de Itapiranga, com o qual o setor da saúde mantém parceria. Também estão sendo encaminhados pacientes para atendimento oftalmológico no hospital de Iporã do Oeste. VITUS RITTER ressalta que em relação aos credenciamentos, é uma forma legal de contratar prestadores de serviços com recursos próprios do município para suprir a demanda que não é atendida pelo SUS. O secretário cita que os credenciamentos são para procedimentos como densitometria óssea, mamografia e ressonância magnética.

A ginecologista do município também já está atendendo, e a contratação da pediatra está sendo habilitada. Além do fisioterapeuta efetivo do município, VITUS RITTER comenta que a secretaria também lançou edital de credenciamento para contratar mais 200 sessões de fisioterapia por mês com o objetivo de reduzir a fila de espera. O secretário de Saúde de São João do Oeste lembra que também foi lançado edital para o programa de cirurgias eletivas, sendo habilitado o hospital do próprio município. Ele comenta que nos próximos dias os pacientes na lista começam a ser chamados para os procedimentos. O programa de próteses dentárias totais e parciais também está em andamento, atendendo pacientes encaminhados por meio da unidade de saúde. Em média 20 pacientes por mês estão sendo chamados para confecção de próteses dentárias.

Envolvimento dos acadêmicos reforça atendimento veterinário em Itapiranga e municípios vizinhos. Alunos do Centro Universitário Uceff participam do projeto. O Núcleo de Práticas Veterinárias realiza trabalho voltado ao atendimento de pequenos e grandes animais. O movimento é considerado alto e inclui seguidas campanhas de vacinação e castração de animais de estimação. A clínica também recebe grandes animais incluindo atendimento a equinos. Conforme o coordenador do curso de medicina veterinária da Uceff, RAMIRO BONOTTO, a clínica veterinária possui uma estrutura amparada para atendimento em bloco cirúrgico que possibilita cirurgias em várias espécies. BONOTTO cita que o foco está no envolvimento dos alunos na pratica diárias de atendimentos veterinários com supervisão dos profissionais da Uceff.

Segundo o coordenador do curso de veterinária, o envolvimento dos alunos nas atividades práticas é fundamental para a formação e também contribuição da instituição com a comunidade regional. RAMIRO BONOTTO explica que no retorno das aulas serão retomadas as ações do Núcleo de Práticas Veterinárias incluindo atendimento nas propriedades agrícola. RAMIRO BONOTTO destaca que o retorno das aulas será no dia 17 de fevereiro. O coordenador do curso de veterinária da Uceff valoriza o trabalho em parceria com ONGs, com maior envolvimento da ASANIO, de Iporã do Oeste que realiza trabalho voluntário em prol de animais abandonado e também na conscientização para cuidados dos bichos de estimação. Conforme BONOTTO até 20 por cento das atividades do curso são práticas em laboratório e a campo. São atendidas pequenas propriedades com a criação de suínos, aves, gado leiteiro e equinos.

Secretaria da Educação de Itapiranga inicia preparativos do ano letivo com novas contratações. Na semana passada ocorreu a assinatura de contrato para efetivação de professores aprovados em concurso público. O secretário da Educação, NELSON KLEIN explica que o município está ampliando o número de contratações que inicialmente estava previsto. Das quatro vagas do ensino fundamental passou para cinco. Na educação infantil eram 15 e já foram chamados 17 professores. O secretário salienta que a efetivação é necessária para atender a demanda devido aposentadoria de profissionais da educação. Também ocorreu a escolha de vagas para professores ACTs. De acordo com KLEIN, considerando turmas regulares, Itapiranga tem 90 por cento de professores efetivos. Observa que ainda é grande o número de professores ACTs devido ao projeto de escola em tempo integral que não permite a efetivação dos profissionais da educação.

Nesta semana terá novo período de matrículas de alunos. Nos dias 30 e 31 de janeiro também podem ser feitas transferências de alunos. NELSON KLEIN informa que ontem retornaram ao trabalho as serventes e serviços gerais. Os gestores das escolas também estão retornando a normalidade. A partir de segunda feira todos os professores estarão na ativa. Conforme o secretário da Educação Abertura, na segunda-feira ocorre a abertura oficial do ano letivo na Sociedade Imigrantes reunindo aproximadamente 300 servidores. Durante a próxima semana terá o planejamento por turma para organização dos trabalhos. O diretores terão reunião nesta terça-feira para organização das atividades visando o início das aulas a partir de do dia 10 de fevereiro. KLEIN chama atenção para capacitações que incluem palestra sobre humanização e neurociência com o tema Sentir Pensar que ocorre segunda-feira na Sociedade Imigrantes.

Educação tem projetos de infraestrutura em várias escolas. Cronograma de trabalho inclui escola Esperança, no Bairro Santa Tereza Alto. Será incluindo um acesso ao parque para uso da comunidade escolar. O secretário NELSON KLEIN chama atenção para investimento na readequação da creche Elizabeth Rorst no centro da cidade. Também será feita nova pintura nets educandário. O secretário lamenta a falta de recursos do governo federal para conclusão do Complexo Educacional de Santa Fé Alta. NELSON KLEIN diz que ainda será preciso um grande investimento do município para a conclusão do projeto. O secretário também lembra da ampliação da creche Bela Vista que visa atender a demanda por vagas.

Buraco na BR-163 causa queda de moto e deixa homem ferido. O acidente aconteceu por volta das 20 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na BR-163 em São Miguel do Oeste. O condutor de uma Honda CG seguia sentido São Miguel quando caiu em um buraco existente na via e perdeu o controle. Ele saiu da pista e caiu em um buraco, por pouco não atingiu um pedaço de concreto existente no local. O homem, felizmente, teve apenas escoriações pelo corpo e danos de pequena monta na moto. Mesmo assim a reportagem acionou o Corpo de Bombeiros, que fez o atendimento da vítima.

Ônibus que transportava turistas da região se envolve em grave acidente no Paraná. Um grave acidente de trânsito foi registrado durante a madrugada desta terça-feira, na chamada rodovia do Xisto, próximo a região metropolitana de Curitiba, envolvendo um coletivo de turismo que transportava turistas da região Oeste de Santa Catarina. O ônibus da empresa Real Tur seguia pela rodovia sentido a Santos-SP, levando 44 passageiros das cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Xanxerê, quando acabou se envolvendo no acidente em que vitimou uma pessoa. Segundo informações repassadas por ocupantes para reportagem, o veículo teria atropelado um pedestre que foi a óbito no local. O motorista ainda teria tentado evitar o atropelamento ao ser surpreendido pelo pedestre sobre a via. Os 44 turistas que seguem para um cruzeiro de quatro dias pela costa brasileira nada sofreram.

Incêndio em câmara fria mobiliza bombeiros em São Miguel do Oeste. Viaturas do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foram acionadas na noite desta segunda-feira, para o atendimento de um incêndio em câmara fria. O sinistro foi localizado em uma empresa que fica as margens da BR-163 em São Miguel. A estrutura de uma câmara fria pegou fogo e chamas de grandes proporções foram registradas. Para acabar com a possibilidade da expansão do fogo, os bombeiros realizaram o controle das chamas. Não havia ninguém no local e as causas até o momento são desconhecidas.

Caminhoneiro envolvido em colisão na BR-282 é indiciado pela Polícia Civil. A Polícia Civil de Iraceminha concluiu o inquérito policial e indiciou o motorista de um veículo envolvido em acidente de trânsito, ocorrido na BR-282, município de Iraceminha, em 2019. Na manhã de dois de agosto daquele ano, ocorreu uma colisão entre um caminhão tanque e outra carreta. Houve despejo de álcool anidro e risco de explosão no local. Devido ao acidente, a BR-282 permaneceu interditada por quase 24 horas. Após a investigação, a Polícia Civil concluiu o procedimento policial com o indiciamento de um dos motoristas. Ficou demonstrado que o condutor indiciado dirigia o veículo com velocidade acima do permitido para a via, momentos antes do acidente, bem como realizou ultrapassagem indevida, a qual resultou na invasão da pista contrária e consequente colisão.

Caminhão da empresa Gaia Rodovias cai em ponte na BR-282. Um caminhão da empresa Gaia Rodovias caiu na manhã desta terça-feira, da ponte sobre o Rio das Antas na BR-282 entre os municípios de São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente foi registrado logo após às oito horas da manhã. No caminhão estavam três ocupantes no momento da queda. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos estão estáveis e sem fraturas. Eles seguiam sentido São Miguel do Oeste no momento da queda.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.