ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 28/01/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A China confirmou nesta terça-feira que chegou a 106 o número de mortes pelo novo coronavírus, sendo 100 apenas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan. Já há quatro mil 515 infectados. Nesta segunda-feira, também foi confirmada a primeira morte por complicações respiratórias causadas por coronavírus em Pequim. O Japão também confirmou um caso interno de transmissão do vírus e a Alemanha anunciou um caso em Starnberg.

A Organização Mundial da Saúde passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. O novo status, divulgado nesta segunda-feira, é uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria OMS. A organização esclareceu que, por um "erro de formulação", havia apontado o risco como "moderado". Desde as primeiras ocorrências, em dezembro, casos de pessoas infectadas foram registrados na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deve anunciar nesta terça-feira um plano de paz para o Oriente Médio, mais especificamente, para o conflito entre Israel e Palestina. A Casa Branca não divulgou detalhes da proposta, mas há a expectativa de que o governo israelense apoie a medida, até porque o país passará por eleições em março e o atual primeiro-ministro, BENJAMIN NETANYAHU, é aliado de TRUMP e inclusive visitará a Casa Branca nesta terça. Do outro lado, a Autoridade Palestina sinalizou que não aceitará os termos do plano.

A Advocacia Geral da União recorreu nesta segunda-feira ao Superior Tribunal de Justiça para tentar liberar a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada e os próximos passos do processo seletivo com base no Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Na sexta-feira, a Justiça Federal em São Paulo determinou que o processo deveria ser suspenso assim que se encerrassem as inscrições para concorrer a vagas em universidades públicas. O prazo se encerrou na noite deste domingo. Na prática, isso significou que o resultado do Sisu não poderia ser divulgado nesta terça-feira, como previsto inicialmente. Na mesma data, começariam as inscrições para o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas em universidades privadas.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira, durante a viagem oficial à Índia, que o governo tem que ganhar a "guerra da informação" sobre a reforma administrativa. O presidente disse também que sugeriu mudanças no texto, que, segundo ele, foram acatadas pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. BOLSONARO não informou quais foram as alterações. A reforma administrativa é uma das principais propostas que o governo pretende apresentar ao Congresso neste ano. O texto ainda não foi divulgado. De acordo com o que vêm dizendo o próprio BOLSONARO e ministros, um dos pontos da reforma será alterar regras do funcionalismo público. O presidente ressaltou que a proposta não vai mudar a legislação para quem já é servidor, mas sim para quem entrar no sistema no futuro.

Desde junho do ano passado, a fila de pessoas aguardando pelo Bolsa Família saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494 mil 229 famílias. A espera é a maior desde 2015. São famílias cujo perfil de renda é compatível com programa e já estão cadastradas, mas continuam na miséria e sem a ajuda de89 reais por pessoa. Entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261 mil 429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje esse número está em cinco mil 667. Em nota, o Ministério da Cidadania afirmou que a redução de benefícios se deu por questões orçamentárias e combate a fraudes. O governo cita ainda uma reformulação do programa que está em curso na Esplanada.

Santa Catarina tem 15 casos confirmados de sarampo em 2020. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado em boletim no final da tarde desta segunda-feira. Os pacientes são da região Norte e de Florianópolis. Em 2019, o estado teve 285 casos confirmados, segundo o boletim. A Dive considera que Santa Catarina vive um surto da doença. A vacina é a única forma de se prevenir contra o sarampo. A recomendação é que a população que não tenha se imunizado, não se lembre se tomou a vacina ou tenha perdido a caderneta de vacinação procure um posto de saúde para regularizar a situação.

O governo do Estado apresentou no fim da tarde desta segunda-feira a defesa do governador CARLOS MOISÉS ao pedido de impeachment apresentado no início do mês pelo defensor público estadual RALF ZIMMER JÚNIOR. O secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, entregou o documento, que foi concluído no final da semana passada. O governo do Estado solicitou o arquivamento do pedido de impeachment do governador CARLOS diretamente pela Mesa Diretora, sem análise do mérito. O pedido apresentado pelo defensor público à Alesc reivindica também, além do impedimento de MOISÉS, a cassação da vice-governadora DANIELA REINEHR e do secretário da Administração, JORGE TASCA.

O pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS questiona uma equiparação salarial feita aos procuradores do Estado, que desde outubro do último ano passaram a receber o mesmo valor dos procuradores da Alesc. Os vencimentos passaram de cerca de 33 mil para 35 mil reais. Segundo o autor do pedido RALF ZIMMER JÚNIOR, o fato configura ato de improbidade administrativa. A justificativa do governo é que a equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Alesc foi feita para atender uma decisão judicial do Tribunal de Justiça.Se a Mesa Diretora não arquivar de pronto o pedido, a Assembleia deve criar uma comissão especial composta por nove deputados para analisar o caso.

Apostador de Quilombo leva 34 mil reais na Mega-Sena. O município de Quilombo começou 2020 com o "pé direito". Na primeira semana do ano, uma aposta única na Quina deixou um morador milionário. Ele levou, sozinho, cinco milhões 914 mil e 308 reais. Cerca de três semanas depois, outro morador acertou aposta única cinco números e levou 34 mil 599 reais. A aposta foi feita na lotérica de Quilombo. Ao todo, foram 85 apostas que acertaram cinco números. Já o prêmio de seis números acumulou, pois não houve acertador. A estimativa para o sorteio do dia 29 de janeiro é de 47 milhões.

Com cerca de 110 focos de dengue Campo Erê é considerado com alto risco para epidemia. A informação é de SAMARA RONCHI – Enfermeira da área de vigilância em saúde no município. Ela conta que os focos foram encontrados nas armadilhas e pontos estratégicos monitorados pelas equipes de endemias, locais denunciados pela população e por onde passa o LIRAA, o levantamento de índice rápido. Ela salienta que em Campo Erê há focos do mosquito em todos os bairros, o que caracteriza o município como infestado, e que essa situação já ocorre a mais de dois anos.

Infestação no município não é falha da vigilância em saúde. A profissional diz que a função da equipe de endemias é de monitorar a incidência do mosquito, porém, sem a ajuda da população não é possível eliminar os focos. SAMARA salienta que 110 são os focos contados oficialmente, porém, como se sabe que o mosquito está presente em todos os bairros, significa que o número de focos fora dos pontos de monitoramento é muito maior.

Quando um município é considerado infestado ele deixa de procurar novos focos. A enfermeira diz que o setor de endemias não consegue monitorizar todo o município, e o que realmente precisa neste momento é ajuda da população, eliminando os focos dentro de seus próprios terrenos, local que fica fora da área monitorada. A profissional frisa que embora algumas pessoas cuidem de seus terrenos, a grande maioria não, e isso não é só um problema da equipe de saúde, mas da população como um todo.

A população não tem contribuído com o combate ao mosquito. SAMARA diz que essa é uma situação que se repete em praticamente toda a região, algumas pessoas cuidam de seus terrenos, mas a grande maioria ignora o trabalho de prevenção tanto em suas casas quanto nos terrenos baldios e ruas. Locais onde as pessoas jogam lixo que acaba se acumulando e virando novos criadouros. Por isso, ela salienta que cada cidadão precisa entender que a responsabilidade é também sua.

Presidente da Cooperitaipu fala sobre a vigésima segunda exposição. ARNO PANDOLFO, relata que a Cooperativa Regional Itaipu, juntamente com seus patrocinadores, apoiadores e expositores estão finalizando a organização para mais essa edição da feira que acontece amanhã até sábado. O presidente destaca que a exposição anual tem como objetivo mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio. Se trata de um evento direcionado aos agricultores, agropecuaristas, pesquisadores, empresários e técnicos de todos os estados.

Cada edição a exposição se consolida como um evento que agrega tudo aquilo que o empresário rural necessita ter e saber para evoluir no seu modelo de produção. O Presidente da Cooperitaipu ARNO PANDOLFO comenta que a evolução do Itaipu Rural Show foi gradativa e constante. Lembra que em 98, quando era chamado de Itamilho Show, cerca de duzentos produtores participaram. No ano seguinte, a primeira edição do Itaipu Rural Show, teve mil participantes. Nas demais edições foi registrado aumento constante no público, expositores e a dimensão do evento chegou a níveis não imaginados pelos idealizadores, marcando agenda de autoridades locais, regionais, estaduais e federais.

Em 22 anos o público que passou pelo Itaipu Rural Show supera 700 mil pessoas. Para PANDOLFO, um dos motivos que levou o a feira ao nível em que se encontra hoje, foi o comprometimento de todos os envolvidos com a exposição. No seu ponto de vista a principal evolução foi na qualidade de todas as atrações. A informação e o repasse das novidades tecnológicas aos produtores rurais são o objetivo central, que é expressado no próprio slogan da exposição: “A evolução do agronegócio passa aqui”. ARNO, diz que sabe das responsabilidades que o evento tem na evolução do agronegócio regional.

Itaipu Rural Show representa para cooperativa um importante meio de divulgação da região. O presidente, diz que muitas pessoas conhecem melhor a cooperativa e o próprio município, bem como, a região por meio da participação no Itaipu Rural Show. ARNO acredita ser um evento que representa muito bem a cultura cooperativista e o espírito empreendedor do povo do oeste catarinense. Neste ano, as inovações são muitas e em todos os setores, pois o agronegócio está em evolução constante e isso é resultado de estudo, pesquisa, experimentos, demonstrações e muito trabalho.

Ampliação da exposição de animais é um dos destaques da vigésima segunda Itaipu Rural Show. ARNO PANDOLFO – presidente da Cooper Itaipu, dá destaque para a quarta exposição e julgamento de animais - etapa do circuito nacional. Na área de plantações e estufas há muita tecnologia nova sendo mostrada na prática. Destaca a importância das empresas que atuam na comercialização de sementes, que são carinhosamente chamados de “milheiros”, pois foram eles os pioneiros junto com a cooperativa neste evento.

Setores de suínos, aves e leite com as explanações de todas as etapas produtivas. Os expositores sempre trazem novidades em máquinas e equipamentos adequados a realidade regional. Nesta edição serão mais de trezentos expositores que, em sua grande maioria, tem relação direta com o agronegócio. O Itaipu Rural Show é a maior exposição do Agronegócio do Estado de Santa Catarina. A exemplo dos anos anteriores, a vigésima segunda edição será realizada no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho.

Governo do estado lança Programa “Terra Boa 2020” na abertura do Itaipu Rural Show. FERNANDO RHOR – Coordenador geral da feira, frisa que o secretário de Agricultura e Pesca de SC, RICARDO DE GOUVEIA, confirmou que o programa Terra Boa, o Troca-Troca do Governo do Estado para 2020, será lançado oficialmente amanhã, durante as solenidades de abertura do vigésimo segundo Itaipu Rural Show. O programa Terra Boa deste ano terá repetidos os valores e volumes de incentivos realizados no ano passado, e continuará sendo coordenado pela Fecoagro e participação das cooperativas e casas agropecuárias credenciadas.

Estão previstos subsídios com as mesmas regras dos anos anteriores para o Programa Terra Boa. Segundo RHOR, para duzentas mil sacas de sementes de milho, trezentas mil toneladas de calcário; três mil kits de insumos para forrageiras; 500 kits para apicultura e abelhas rainhas e um milhão e duzentos mil para o kit solo saudável. O investimento total previsto para este ano é de 52 milhões de reais. A novidade desse ano é que também poderá fazer parte de programas de ações para estimulo a produção e grãos de inverno para fabricação de ração, e o compromisso dos credenciados e difundir e defender o programa Agro consciente da Secretaria da Agricultura.

Assinam convênio de renovação do Troca-troca o Secretário da Agricultura e o presidente da Fecoagro. Segundo o coordenador, eles serão recepcionados pelo Presidente da Cooperitaipu ARNO PANDOLFO e sua equipe. FERNANDO, convida toda a região, para a partir de amanhã, visitar o Itaipu Rural Show, e conhecer o que há de mais novo em tecnologias para o agronegócio de todos os segmentos.

Polícia Rodoviária recebe novas viaturas. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste recebeu duas novas viaturas. Os veículos vão proporcionar maior segurança aos usuários das rodovias estaduais do Extremo-Oeste catarinense. O posto de Iporã do Oeste também recebeu outras duas viaturas. De acordo com a PMRv, os veículos chegam também para modernizar e dar maiores condições e segurança para o trabalho dos policiais rodoviários. São viaturas automáticas Ford Ranger XLS com tração 4x4.

Novas viaturas vão melhorar capacidade preventiva e reativa nas operações de combate aos crimes transfronteiriços, tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho. Da mesma maneira, diz o sargento FABIANO DOS SANTOS, servem para atuação nas ações de prevenção, de fiscalização, de apoio aos usuários da via e para atendimento de acidentes de trânsito. De acordo com o sargento, a Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste permanece com uma S10 e uma Ducato, além destas duas novas viaturas.

Veículo com mercadorias do Paraguai é apreendido em Jupià. A Guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário de São Lourenço do Oeste, abordou um Ford KA, emplacado em Belo Horizonte, por volta das 23 horas e 15 minutos de ontem, no Km 18,00 da SC-480. No veículo haviam três pessoas, o condutor de 24 anos, e outros dois ocupantes, de 31 e 34. Em revista, os policiais encontraram mercadorias sem o devido desembaraço aduaneiro. Os produtos foram apreendidos e enviados para a Receita Federal.

Homem fica ferido em queda de moto. Um motociclista sofreu queda de moto, ontem em São Lourenço do Oeste. Foi por volta das 21 horas e 10 minutos no contorno viário Armindo Ecker, bairro Perpetuo Socorro. O condutor de 25 anos estava deitado na rodovia consciente e orientado, mas com suspeita de fratura num braço, e joelho.

Colisão deixa duas pessoas feridas. Foi ontem em Francisco Beltrão, no cruzamento da Avenida Luiz Antônio Faedo com a Rua Ponta Grossa. Os veículos envolvidos foram um Honda Civic, uma Honda CG150 e uma Bis 125. Um dos envolvidos de 18 anos sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Regional. Outra vítima, um homem de 39 anos teve ferimentos moderados e foi encaminhado para a UPA.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.