ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 28.01.20

-BOLSA FAMÍLIA VOLTA A TER FILA COM 500 MIL INSCRITOS EM APENAS UM ANO
-GOVERNO APRESENTA DEFESA DE MOISÉS E PEDE ARQUIVAMENTO DE PEDIDO DE IMPEACHMENT
-ESTADO REPASSA 970 MIL REAIS PARA REPAROS NAS ESCOLAS DA REGIONAL
-SAÚDE ORIENTA PACIENTES SOBRE ENTREGA DE REMÉDIOS CONTROLADOS
-ESTRADAS RURAIS RECEBEM INTERVENÇÕES ATRAVÉS DE RECURSOS ESTADUAIS
-RUA RIO GRANDE DO SUL EM PRINCESA RECEBE NOVA ILUMINAÇÃO
-ÁREA INDUSTRIAL ANTONIO NEGRI RECEBE MAIS DUAS EMPRESAS
-CAMINHONEIRO ENVOLVIDO EM COLISÃO NA BR-282 É INDICIADO
-CAMINHÃO DA GAIA RODOVIAS CAI EM PONTE E DEIXA TRÊS FERIDOS

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A China confirmou nesta terça-feira que chegou a 106 o número de mortes pelo novo coronavírus, sendo 100 apenas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan. Já há quatro mil 515 infectados. Nesta segunda-feira, também foi confirmada a primeira morte por complicações respiratórias causadas por coronavírus em Pequim. O Japão também confirmou um caso interno de transmissão do vírus e a Alemanha anunciou um caso em Starnberg.

A Organização Mundial da Saúde passou a classificar como "elevado" o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. O novo status, divulgado nesta segunda-feira, é uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria OMS. A organização esclareceu que, por um "erro de formulação", havia apontado o risco como "moderado". Desde as primeiras ocorrências, em dezembro, casos de pessoas infectadas foram registrados na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deve anunciar nesta terça-feira um plano de paz para o Oriente Médio, mais especificamente, para o conflito entre Israel e Palestina. A Casa Branca não divulgou detalhes da proposta, mas há a expectativa de que o governo israelense apoie a medida, até porque o país passará por eleições em março e o atual primeiro-ministro, BENJAMIN NETANYAHU, é aliado de TRUMP e inclusive visitará a Casa Branca nesta terça. Do outro lado, a Autoridade Palestina sinalizou que não aceitará os termos do plano.

A Advocacia Geral da União recorreu nesta segunda-feira ao Superior Tribunal de Justiça para tentar liberar a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada e os próximos passos do processo seletivo com base no Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Na sexta-feira, a Justiça Federal em São Paulo determinou que o processo deveria ser suspenso assim que se encerrassem as inscrições para concorrer a vagas em universidades públicas. O prazo se encerrou na noite deste domingo. Na prática, isso significou que o resultado do Sisu não poderia ser divulgado nesta terça-feira, como previsto inicialmente. Na mesma data, começariam as inscrições para o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas em universidades privada

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira, durante a viagem oficial à Índia, que o governo tem que ganhar a "guerra da informação" sobre a reforma administrativa. O presidente disse também que sugeriu mudanças no texto, que, segundo ele, foram acatadas pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. BOLSONARO não informou quais foram as alterações. A reforma administrativa é uma das principais propostas que o governo pretende apresentar ao Congresso neste ano. O texto ainda não foi divulgado. De acordo com o que vêm dizendo o próprio BOLSONARO e ministros, um dos pontos da reforma será alterar regras do funcionalismo público. O presidente ressaltou que a proposta não vai mudar a legislação para quem já é servidor, mas sim para quem entrar no sistema no futuro

Desde junho do ano passado, a fila de pessoas aguardando pelo Bolsa Família saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494 mil 229 famílias. A espera é a maior desde 2015. São famílias cujo perfil de renda é compatível com programa e já estão cadastradas, mas continuam na miséria e sem a ajuda de89 reais por pessoa. Entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261 mil 429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje esse número está em cinco mil 667. Em nota, o Ministério da Cidadania afirmou que a redução de benefícios se deu por questões orçamentárias e combate a fraudes. O governo cita ainda uma reformulação do programa que está em curso na Esplanada.

Santa Catarina tem 15 casos confirmados de sarampo em 2020. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado em boletim no final da tarde desta segunda-feira. Os pacientes são da região Norte e de Florianópolis. Em 2019, o estado teve 285 casos confirmados, segundo o boletim. A Dive considera que Santa Catarina vive um surto da doença. A vacina é a única forma de se prevenir contra o sarampo. A recomendação é que a população que não tenha se imunizado, não se lembre se tomou a vacina ou tenha perdido a caderneta de vacinação procure um posto de saúde para regularizar a situação.

O governo do Estado apresentou no fim da tarde desta segunda-feira a defesa do governador CARLOS MOISÉS ao pedido de impeachment apresentado no início do mês pelo defensor público estadual RALF ZIMMER JÚNIOR. O secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, entregou o documento, que foi concluído no final da semana passada. O governo do Estado solicitou o arquivamento do pedido de impeachment do governador CARLOS diretamente pela Mesa Diretora, sem análise do mérito. O pedido apresentado pelo defensor público à Alesc reivindica também, além do impedimento de MOISÉS, a cassação da vice-governadora DANIELA REINEHR e do secretário da Administração, JORGE TASCA.

O pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS questiona uma equiparação salarial feita aos procuradores do Estado, que desde outubro do último ano passaram a receber o mesmo valor dos procuradores da Alesc. Os vencimentos passaram de cerca de 33 mil para 35 mil reais. Segundo o autor do pedido RALF ZIMMER JÚNIOR, o fato configura ato de improbidade administrativa. A justificativa do governo é que a equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Alesc foi feita para atender uma decisão judicial do Tribunal de Justiça.Se a Mesa Diretora não arquivar de pronto o pedido, a Assembleia deve criar uma comissão especial composta por nove deputados para analisar o caso.

Escolas estaduais da região receberão investimentos em pequenos reparos. O valor estimado é de um milhão de reais em obras menores e pintura. O coordenador regional de educação, FLAVIO MAZIERO revela que são 960 mil reais liberados para as 18 escolas de Dionísio Cerqueira, SJCedro, Guarujá do Sul, Princesa, Anchieta e Palma Sola. O investimento prevê 300 itens que podem ser enquadrados nesta modalidade. Os diretores eleitos já estão sendo cadastrados no sistema para fazer o pedido. O coordenador esclarece que as obras maiores como do Colégio Cedrense e Pops de Anchieta estão em outro projeto mais amplo e com recursos garantidos. Ele lembra que já há recursos do cartão repassado pela SED e outros programas que podem ser acessados.

Entrega dos medicamentos de uso controlado é feita pela manhã no posto de saúde de Guarujá do Sul. O secretário da saúde, VOLNEI GOSLER esclarece que a entrega destes remédios controlados precisa ser feita por um profissional farmacêutico que realiza o cadastro e controle. Ele explica que devido as férias da titular no cargo a administração optou em contratar uma farmacêutica para substitui-la neste período. Mas, a profissional trabalha apenas pela manhã. No período da tarde são entregues outros itens da farmácia básica por médicos e enfermeiros, desde que não tenha o controle especial. O secretário lembra que a compra dos medicamentos são feitas através do Conder para baratear os custos. No entanto, alguns tipos não tiveram cotação por empresas e por isso as prefeituras terão que fazer licitação individual. VOLNEI afirma que na lista havia 700 itens, mas 162 deles não tiveram vendedores credenciados. Ele pediu a compreensão dos pacientes já que será necessário aguardar os prazos para nova compra. O valor gasto por ano com a farmácia básica em Guarujá do Sul é cerca de 750 mil reais.

Liberação de licenças via Conder está agilizando diversos serviços na região. A empresária no ramo de licenciamento em SJCedro, JOANA ANZOLIN afirma que a municipalização recém iniciada já tem dados resultados surpreendentes, melhores do que o esperado. Ela revela que foram feitos vários pedidos para empreendimentos agrícolas, industriais e empresariais de cerca de cinco municípios do Extremo Oeste. As certidões que levaram meses foram emitidas em 20 dias e entregues aos clientes. Ela afirma que os processos antigos, ou com maior impacto ambiental seguem sendo analisados pelo IMA. JOANA destaca que o processo através do consorcio é transparente. Porém, o que houve foi um contato mais direto e maior eficiência. Ela esclareceu que o encaminhamento para o Conder ou IMA varia de acordo com algumas regras e porte do empreendimento. Citou o caso de alojamento de suínos que até duas mil cabeças por lote podem ser feitas pelo consorcio, mas se o tamanho for extra o licenciamento é através do órgão estadual. Já as PCHs outras hidrelétricas também somente através do IMA. Ela acredita que com a redução de demanda o instituto poderá aumentar a eficiência.

Adolescente encontra Jararaca ao pegar lenha em SMOeste. A situação foi registrada nesta segunda-feira na linha Santa Catarina, proximidades do Moto Clube. Segundo o agricultor que matou a Jararaca, CLAIR GOSLER, de 56 anos, a sua filha de 16 anos foi pegar lenha para o fogão quando encontrou a serpente pronta para dar o bote e enrolada junto as madeiras. A adolescente correu para dentro de casa e avisou o pai que logo em seguida matou a serpente. O morador comentou que ele reside há anos no interior e essa é a primeira vez que uma cobra desse tamanho é encontrada na propriedade. A Jararaca é bastante venenosa podendo matar uma pessoa caso a procura por um hospital demore acontecer. O veneno pode causar a destruição dos músculos e deixar sequelas. A reportagem conversou com biólogos que confiram que aproximadamente 80% das picadas das serpentes acontecem nos pés e também nas pernas, por isso a orientação é a utilização de botas ao realizar o serviço no meio rural.

Atividades agrícolas dependem tem apoio e investimentos do governo. O presidente da ACCS, LOSIVANIO DI LORENZI afirma que o produtor realiza sua função com muita maestria, porém os políticos precisam ter um olhar diferente, principalmente para as rodovias para a escoação da produção e também trazer produtos para SC, como o milho, por exemplo, com preço mais acessível. Ele lembra da antiga pauta de dois anos, a abertura da rota do milho. Os problemas são os mesmos ao longo dos anos. Os preços praticados atualmente são justos, afirma LOSIVANIO, embora, pela integração poderia ter melhorado mais, pela lucratividade que as cooperativas e industrias tiveram ano passado. Para o produtor independente houve um ganho maior, porém não conseguiram ainda obter lucro, pois quando houve crise, durante os últimos quatro anos, tiveram perdas maiores, houve renegociação das dividas e irá demorar até voltarem ao lucro normal. O valor do suíno aumentou, mas os insumos para a produção do suíno também.

Estradas de SJCedro estão recebendo trabalhos de recuperação. Segundo o secretário de Obras, VOLNEI DALLO, mais de 20 quilômetros de estradas vicinais estão recebendo trabalhos de manutenção e recuperação. A primeira via rural que recebeu as melhorias foi um trecho de 7,2 quilômetros que liga o Distrito de Padre Réus com a comunidade de Linha Novo Sarandi. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na estrada geral da Linha Esperança, em um trajeto superior a dez quilômetros. Após este trecho, a recuperação será feita em 4 quilômetros na estrada que liga a comunidade de Esperança a Linha Seis Barras. Os trabalhos realizados são de alargamento, patrolamento, cascalhamento e colocação de bueiros. DALLO comenta que os trechos contemplados estavam precisando muito dessas melhorias para que a população pudesse utilizar as estradas com segurança e também para facilitar o escoamento da produção. O serviço está sendo executado pela empresa que venceu o processo licitatório. Os valores são oriundos de um convênio firmado com o governo estadual.

Empresa de Palma Sola promove seleção de candidatos para vagas temporárias. A Coopertradição estará realizando na quinta-feira uma seleção de candidatos de emprego. O encontro está previsto para as 9 horas da manhã no Centro de Eventos de Palma Sola. A Agência de Empregos Employer realizará seleção de candidatos homens para 21 vagas de armazenista para trabalharem na cooperativa. O motivo dessa seleção é devido ao início da safra de verão, onde aumenta consideravelmente a demanda de trabalhos. O emprego é temporário, de aproximadamente três meses, iniciando em meados do mês de fevereiro. Há chances de efetivação para aqueles com melhor desempenho. Para participar é preciso ser maior de 18 anos. A recomendação é que os interessados levem os documentos pessoais, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Rua Rio Grande do Sul em Princesa recebe nova iluminação. São luminárias de LED que irão proporcionar maior potencial de luminosidade e economia. A ação confere mais segurança para motoristas e pedestres, além de embelezar a principal rua do município. O secretário de Administração e Planejamento CLAUDINEI MORSCH revela que estão sendo substituídas 26 luminárias, com investimento de 21 reais. A mão de obra para implantação do novo sistema terá um custo de mil e cem reais aproximadamente. Os trabalhos que começaram ontem acontecem com recursos próprios do município. Ele destaca que a aquisição foi planejada e necessária, pois as lâmpadas atuais estão desgastadas pelo tempo de uso. Cita ainda que o novo padrão de iluminação é de fácil manutenção, o qual resultará em redução de gastos com energia, além de amplificar a iluminação da via. MORSCH salienta que a intenção da Administração Municipal é gradativamente contemplar outras ruas com luminárias de LED. O novo equipamento tem 5 anos de garantia.

Secretaria de Indústria e Comércio trabalha na geração de emprego e renda neste começo de ano. O secretário da pasta, CLAUDIOMIRO MALDANER lembra que o setor tem essa meta o ano todo, mas, geralmente as concessões de incentivos acontecem a partir de março. Ele revela que neste mês já houve a concessão de dois lotes na área industrial Antonio Negri para empresa no ramo de ferro e alumínio. A vencedora é a Oeste Metal de SMOeste que será homologada próximos dias. O secretário destaca que já são cinco áreas industriais com bastante empreendimentos de segmentos variados que geram empregos e consequentemente aumentam o movimento econômico. A outra empresa é no ramo de madeiras que receberá incentivos na energia elétrica. A empresa de beneficiamento de madeira e fabricação de portas e janelas precisa da rede trifásica. MALDANER afirma que o planejamento do ano está pronto para beneficiar mais indústrias e comércios. Ele afirma que negócios já consolidados também recebem auxílio seja na reforma, na infraestrutura ou na compra de equipamentos.

Empresas beneficiadas pela lei de incentivo deverão cumprir alguns requisitos. As empresas deverão ressarcir aos cofres públicos cerca de 50 por cento do valor líquido do investimento da Prefeitura, no prazo de 10 anos, tendo carência de um ano. As empresas tem o prazo de seis meses para o início da instalação ou ampliação. Segundo o Secretário CLAUDIOMIRO MALDANER o processo para escolha das empresas é por meio de licitação e quem ganha o benefício são as empresas que oferecem maior número de geração de empregos e de desenvolvimento econômico para o munícipio. Ele garante que esses requisitos serão fiscalizados pela secretaria.

A quinta área industrial de Guaraciaba possui seis lotes disponíveis. O secretário de Guaraciaba, CLAUDIOMIRO MALDANER revela que os terrenos têm tamanhos variados e são repassados conforme a demanda da empresa. Ele explica que estes seis espaços podem ser ocupados por diversos segmentos. Quatro deles estão em garantia ao Ministério Público até a execução do calçamento. O município já tem 250 mil reais de uma emenda do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK e o projeto para essa infraestrutura necessária. A execução será em março. A parte pluvial já está concluída. As propostas podem ser apresentadas na prefeitura. As empresas que pretendem serem beneficiadas pela Lei de Incentivo deverão estar com as negativas em dia, a empresa e CNPJ habilitados e com o CPF limpo. O secretário salienta que há incentivos para empresas locais e também de fora do município que variam.

Prefeito de SJCedro participa de audiências em Florianópolis. PLINIO DE CASTRO participa hoje de uma audiência na casa civil com o secretário DOUGLAS BORBA para buscar a liberação de convênios que ainda estão pendentes. Amanhã as 10 horas haverá uma audiência na superintendência do Dnit. PLINIO, que também é presidente da Ameosc, vai voltar a cobrar as obras na BR-163. Ele conversou agora pela manhã com a Rádio Cedro e lembrou que o assunto é recorrente e desgastante, mas, as lideranças da região não vão parar de cobrar até que os trabalhos na rodovia sejam retomados para dar maior segurança aos moradores. Outros prefeitos vão participar do encontro. O prefeito destaca que nesta semana também ocorrem assembleias da Federação dos Municípios. Nos encontros estão previstos vários temas relativos as prefeituras e também a renovação da diretoria da Fecam.

PRF autua 25 condutores por embriaguez ou recusa do bafômetro no Extremo Oeste. A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta segunda-feira, o balanço geral da Operação Lei Seca realizada em todo estado de Santa Catarina, na qual flagrou mais de 350 condutores sob efeito de álcool. Na região Extremo-Oeste a PRF também realizou diversas ações afim de coibir a prática na BR-163, trecho compreendido entre a Willy Barth em São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Na noite de sexta-feira para sábado, os agentes realizaram 100 testes de alcoolemia. Destes, 25 condutores foram autuados por embriaguez ou recusa do teste, e seis veículos foram recolhidos ao pátio conveniado. E de Sábado para domingo a PRF notificou mais 20 condutores. A Operação Lei Seca visa fiscalizar e coibir o consumo de bebida alcoólica por condutores de veículos. O principal objetivo dela é a redução dos acidentes e mortes no trânsito ocasionadas pelo consumo de bebida alcoólica.

Ladrões furtam borracharia e equipamentos furtados são encontrados em matagal. Uma situação de arrombamento seguido de furto foi registrada ontem pela Polícia Militar de Dionísio Cerqueira. Por volta das 8 horas a guarnição PM deslocou até o Distrito de Idamar, onde lavrou boletim de ocorrência pelo arrombamento da porta de uma borracharia. O fato se deu durante a noite, enquanto o proprietário estava ausente. Do local foram furtados algumas ferramentas e equipamentos elétricos, os quais acabaram sendo localizados em uma área de mata nos fundos do estabelecimento.

Incêndio florestal mobiliza Corpo de Bombeiros por quatro horas. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada por volta das 21 horas para atender a um incêndio em vegetação na Linha Santa Helena, interior de Saltinho. Segundo o chefe de socorro do dia, Cabo Acácio Leão, quando a guarnição chegou ao local encontrou a concentração do fogo numas toras de eucalipto que estavam cortadas e empilhadas. Além disso, havia, ainda, vários focos de fogo em vegetação rasteira. Foi feita a técnica de acero mecânico, uma medida utilizada para isolar o local das chamas com o material combustível que ainda tinha para queimar. Essa ocorrência mobilizou todo o efetivo e, para não deixar o quartel sozinho, o cabo informa que foram acionados bombeiros de folga.

Incêndio em câmara fria mobiliza bombeiros em São Miguel do Oeste. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas na noite desta segunda-feira, para o atendimento de um incêndio em câmara fria. O sinistro foi localizado em uma empresa que fica as margens da BR-163 em São Miguel. A estrutura de uma câmara fria pegou fogo e chamas de grandes proporções foram registradas. Para acabar com a possibilidade da expansão do fogo, os bombeiros realizaram o controle das chamas. Não havia ninguém no local e as causas até o momento são desconhecidas.

Buraco na BR-163 causa queda de moto e deixa homem ferido. O acidente aconteceu por volta das 20h30 desta segunda-feira, nas proximidades da Linha Três Curvas, em São Miguel do Oeste. A reportagem estava em deslocamento para registrar um incêndio em câmara fria quando flagrou o acidente. O condutor de uma Honda CG seguia sentido São Miguel quando caiu em um buraco existente na via e perdeu o controle. Ele saiu da pista e caiu em um buraco, por pouco não atingiu um pedaço de concreto existente no local. O homem de 40 anos teve apenas escoriações pelo corpo e danos de pequena monta na moto. Mesmo assim a reportagem acionou o Corpo de Bombeiros que fez o atendimento da vítima na margem da rodovia.

Caminhoneiro envolvido em colisão na BR-282 é indiciado pela Polícia Civil. A Polícia Civil de Iraceminha concluiu o inquérito policial e indiciou o motorista de um veículo, envolvido em acidente de trânsito registrado ano passado no trecho entre SMOeste e Maravilha. Na manhã de dois de agosto ocorreu uma colisão entre um caminhão tanque e outra carreta. Houve despejo de álcool anidro e risco de explosão no local. Devido ao acidente, a BR-282 permaneceu interditada por quase 24 horas. Foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do grave acidente. Após a investigação, a Polícia Civil concluiu o procedimento policial com o indiciamento de um dos motoristas. Ficou demonstrado que o condutor indiciado dirigia o veículo com velocidade acima do permitido para via, momentos antes do acidente, bem como realizou ultrapassagem indevida, a qual resultou na invasão da pista contrária e consequente colisão. Com o vazamento do álcool anidro ficou configurado crime ambiental. O suspeito foi indiciado pelo crime de perigo para vida ou saúde e crime ambiental.

Colisão traseira deixa jovem ferido em São Miguel do Oeste. Um rapaz de 24 anos ficou ferido nesta segunda-feira, na rua Almirante Tamandaré, bairro Salete em São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas com o condutor do veículo Gol, um idoso de 64 anos, ele deu ré para ir para casa quando não viu a aproximação do motociclista, ocasionando a colisão traseira. Com o impacto, o jovem que conduzia a HondaCG 150 caiu e teve diversas escoriações, com maior gravidade no braço e perna do lado direito. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez os curativos necessários, imobilizou a vítima em maca rígida e depois fez a condução até o Hospital Regional. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamentos cabíveis.

Caminhão da empresa Gaia Rodovias cai em ponte na BR-282. Um caminhão da empresa Gaia Rodovias caiu na manhã desta terça-feira da ponte sobre o Rio das Antas na BR-282 entre os municípios de São Miguel do Oeste e Maravilha. O fato foi registrado logo após às 8h da manhã. No caminhão estavam três ocupantes no momento da queda. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos estão estáveis e sem fraturas. Eles seguiam sentido São Miguel do Oeste no momento da queda. Os danos no caminhão foram de grande monta. A equipe trabalha em melhorias na rodovia. Os trabalhadores foram levados ao hospital para avaliação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.