ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - terça-feira - 27 11 2018

-APÓS AVAL DE TEMER PARA REAJUSTE, STF CANCELA AUXILIO MORADIA

-SC TEM AUMENTO DE GASTOS COM SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS

-UNOESC PROMOVE DIA DE AÇÕES NA COMUNIDADE NESTA SEXTA-FEIRA

-PESQUISA REVELA ALTA CONFIANÇA DO COMÉRCIO PARA AS VENDAS DE NATAL

-EMPRÉSTIMO DE 15 MILHÕES É RETIRADO DA PAUTA DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES -CASAL DA REGIÃO PERDE 22 MIL REAIS NO GOLPE DO FALSO CURANDEIRO

-HOMEM QUE FAZIA TRAVESSIA DE BARCA NO RIO URUGUAI É MORTO A TIROS

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável com chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O Parlamento britânico se pronunciará em 11 de dezembro sobre o acordo de saída da União Europeia concluído com Bruxelas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela primeira-ministra, THERESA MAY. A União Europeia aprovou nesse domingo um histórico acordo de divórcio de 585 páginas, 185 artigos e três protocolos com o Reino Unido, processo inédito que ainda precisa ser ratificado pela Eurocâmara e o Parlamento britânico.

A Organização das Nações Unidas liberou nesta segunda-feira um fundo de emergência de nove milhões e 200 mil dólares para ajuda humanitária à Venezuela, a primeira assistência destinada ao país. De acordo com a agência Reuters, o valor se destina a programas humanitários para saúde e assistência nutricional, principalmente a mulheres lactantes e crianças venezuelanas. Até então, o regime de NICOLÁS MADURO relutava em aceitar ajuda internacional.

O governo do México anunciou nesta segunda-feira ter deportado 98 migrantes da América Central após a tentativa fracassada e inesperada de 500 deles de atravessar a fronteira com os Estados Unidos. Os migrantes subiram em uma das cercas na fronteira, o que surpreendeu os policiais mexicanos. Eles foram repelidos com gás lacrimogêneo e balas de borracha por guardas americanos. A fronteira foi fechada e reaberta horas depois. No entanto, o presidente americano, DONALD TRUMP, afirmou que pode fechá-la permanentemente se for necessário.

O presidente MICHEL TEMER sancionou nesta segunda-feira reajuste para ministros do Supremo Tribunal Federal. Com isso, o ministro LUIS FUX revogou o auxílio-moradia para juízes, integrantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e tribunais de contas. O reajuste para ministros do STF, de 33 mil para 39 mil reais, foi aprovado no Senado no dia sete de novembro. TEMER tinha até esta semana para sancionar ou vetar. O salário de ministro do Supremo funciona como teto para o serviço público. O fim do auxílio-moradia foi uma alternativa negociada entre o Palácio do Planalto e o STF para reduzir o impacto do reajuste.

O ex-presidente LULA foi denunciado pela Operação Lava-Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro. De acordo com a acusação, ele é suspeito de intermediar negócios de uma empresa brasileira na Guiné Equatorial, pelos quais teria recebido pagamento de um milhão de reais, disfarçado de doação para o Instituto Lula. Os fatos investigados teriam ocorrido entre setembro de 2011 e junho de 2012, quando o petista já não era mais presidente. O documento levado à Justiça Federal aponta que, "usufruindo de seu prestígio internacional, LULA influiu em decisões do presidente da Guiné Equatorial, TEODORO OBIANG, que resultaram na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG no país africano".

O futuro ministro de Educação do governo de JAIR BOLSONARO, RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ, disse que “quem define gênero é a natureza”, ao justificar o motivo de discordar da discussão de gênero em sala de aula. RODRIGUEZ falou com a imprensa, pela primeira vez, no início da noite desta segunda-feira, durante um evento. Ele afirmou que a discussão da educação de gênero parece “um pouco abstrata, um pouco geral, porque quem define isso é a natureza, o indivíduo”. Sobre o projeto de lei “Escola sem partido”, ele disse que a doutrinação não é boa para o aluno nos primeiros anos, no ensino básico e no fundamental.

LUCAS ESMERALDINO anunciou que não é mais vereador de Tubarão, município do Sul de Santa Catarina. O presidente do PSL no Estado escreveu em suas redes sociais que entregou um ofício ao presidente da Câmara de Vereadores na última quinta-feira em que renuncia ao cargo que foi eleito em 2016. No seu comunicado, ESMERALDINO afirma que a decisão traz "mais liberdade para exercer as ações que Santa Catarina precisa e o catarinense quer" e que tem como objetivo representar "Santa Catarina em um projeto maior". Candidato ao senado neste ano, ele é cotado para assumir a partir de janeiro uma secretaria no governo de CARLOS MOISÉS.


Em nove municípios de Santa Catarina ainda não há médicos com registro brasileiro interessados em assumir as vagas deixadas pelos cubanos. É o que apontam dados repassados pela coordenação estadual do programa, que consideram os cadastros até segunda-feira. As inscrições do novo edital do programa Mais Médicos foram abertas no dia 21 de novembro seguem até sete de dezembro pelo site. Até o momento, segundo a coordenação do programa no Estado, Arroio Trinta, Iporã do Oeste, Jupiá, Nova Itaperaba, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Quilombo, Riqueza e São João do Oeste ainda não tiveram nenhum inscrito.

Santa Catarina integra um grupo de 10 Estados que tiveram gastos crescentes com o pagamento de servidores ativos e inativos no último ano. A evolução dos custos com pessoal ativo foi de um vírgula 49 por cento, enquanto o aumento dos gastos com servidores que já não estão mais a serviço do governo catarinense foi de quatro vírgula três por cento. O crescimento percentual considera os meses de setembro de 2017 a agosto de 2018 na comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Os números mostram que Santa Catarina não conseguiu conter os gastos com a folha de servidores ativos na mesma proporção que outros Estados.

A Paróquia São Miguel Arcanjo vai realizar hoje a noite a peregrinação com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A acolhida da Imagem da Santa vai acontecer as sete horas na comunidade de Linha Cruzinhas. Em seguida, haverá procissão até São Miguel do Oeste. Às oito horas da noite está programado o início da caminhada com os moradores. As oito e meia haverá uma celebração eucarística no bairro Jardim Peperi. De acordo com o padre CLAIR LOVERA o evento de hoje serve para aproximar as pessoas de Nossa Senhora Aparecida.

A Polícia Ambiental realizou na noite desta segunda-feira a formatura de mais uma turma do programa Protetor Ambiental em São Miguel do Oeste. A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores. 27 alunos de escolas do município participaram do curso e receberam o certificado na noite de ontem. Esta foi a décima sétima turma formada na região. Ainda neste ano, haverá a formatura de mais uma turma no município de Riqueza. As fotos do evento de ontem estão disponíveis no site da Peperi na internet.

A Secretaria de Cultura iniciou o trabalho de instalação de enfeites natalinos na praça central da cidade. Segundo o secretário, CARLOS CHAVES, o trabalho de ornamentação da cidade começou pelas rótulas e, na última semana, chegou a praça Walnir Botaro Daniel. Ele disse que a ornamentação das rótulas está praticamente finalizada. A inauguração da decoração e iluminação natalina está marcada para o próximo sábado, as oito horas da noite, na área coberta. A programação prevê a entrega das chaves da cidade para o Papai Noel e apresentações artísticas.

A Epagri, a prefeitura e o Instituto Federal promoveram na última sexta-feira um Dia de Campo na propriedade da família Baumgratz, no bairro Santa Rita. O local é uma unidade referência para o Sistema Plantio Direto de Hortaliças. O objetivo da iniciativa foi difundir tecnologias para a produção de hortaliças.. Segundo a extensionista da Epagri, SIMONE BIANCHINI, o trabalho foi desenvolvido a partir de três eixos relacionados à produção: uso da água e manejo da irrigação; uso e manejo do solo e apresentação da máquina para plantio direto de hortaliças, desenvolvida pelo curso de Eletromecânica do IFSC. O evento foi voltado para os agricultores do município.

A Unoesc vai realizar nesta sexta-feira o Dia da Unoesc na Comunidade. O evento inicia às oito horas da manhã e vai até as nove e meia da noite com atividades educativas, sociais e de promoção e prevenção à saúde no calçadão da Almirante Tamandaré. O curso de Psicologia oferecerá orientação profissional, plantão psicológico e a atividade "Suicídio: precisamos falar sobre". Já o curso de Educação Física realizará testes de bioimpedância e passará orientações sobre estilo de vida saudável. Durante a ação, o Laboratório de Microbiologia chamará a atenção para a importância de consumir alimentos e beber água de boa qualidade.

Os lojistas catarinenses estão confiantes e otimistas para o Natal deste ano. De acordo com pesquisa da FCDL, 71 por cento dos consultados esperam que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48 por cento, o crescimento deve ser de até cinco por cento, enquanto 28 por cento são ainda mais otimistas e acreditam em 10 por cento de aumento. De acordo com o presidente da Federação das CDLs, IVAN TAUFFER, o valor gasto com o presente também deve ser maior neste ano. A pesquisa mostrou que o tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em 235 reais contra 187 do ano passado.

A pesquisa da FCDL sobre as vendas para o Natal confirmou a tendência da escolha pelo presente útil em datas comemorativas. O levantamento feito pela federação apontou que os itens mais procurados para o Natal devem ser do setor do vestuário, com 37 por cento das intenções de compra. Em seguida, aparecem acessórios com 15 por cento e calçados com dez por cento. A pesquisa da federação, feita nos 20 maiores municípios do estado, também apontou que o parcelamento será opção preferencial para 85 por cento dos consumidores. O presidente da federação, IVAN TAUFFER disse que os consumidores estão mais cautelosos e evitando cada vez mais a compra de presentes supérfluos.

Quase nove em cada dez empresários projetam que 2019 será um ano melhor do que 2018 para o comércio. O dado está na pesquisa da FCDL sobre a expectativa de vendas para o Natal deste ano. Para o presidente da federação, IVAN TAUFFER, o levantamento não revela apenas um sentimento de otimismo, mas sim uma projeção baseada em dados concretos da retomada da economia.

Três projetos de lei foram aprovados na sessão extraordinária da câmara de vereadores realizada na manhã de hoje. As matérias foram aprovadas por unanimidade.Um deles dispõe sobre a reformulação, reestruturação e funcionamento do Conselho Municipal de Turismo. O Comtur será formado por um representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e um da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo; e um representante de cada um dos seguintes setores: meios de hospedagem, setor de gastronomia, grupos de esporte a motor, associação ou sindicatos dos agricultores, Conselho das Entidades e Epagri.

Os vereadores aprovaram hoje cedo o projeto de suplementação do orçamento municipal em quase seis milhões de reais. De acordo com o presidente da câmara, CLAUDIO BARP, a matéria destina recursos para a rubrica relativa ao pagamento dos servidores. O projeto garante dotação orçamentária para a quitação dos salários de novembro. O presidente explicou que trata-se de um ajuste orçamentário e que isso não significa que a prefeitura tenha ficado sem recursos para o pagamento dos salários. A matéria foi incluída na sessão extraordinária em uma reconvocação dos vereadores realizada ontem à tarde pela mesa diretora da casa. O presidente pediu pareceres verbais sobre o projeto e todas as comissões foram favoráveis a votação.

Os vereadores também aprovaram na manhã de hoje o projeto de lei que autoriza a venda de bens inservíveis da prefeitura. Ao todo, o município pretende vender mais de 20 veículos, entre carros de passeio e caminhões. Os bens não servem mais aos interesses da prefeitura e por isso serão vendidos. A segunda sessão extraordinária desta semana, prevista para amanhã, foi transferida para quinta-feira. O presidente da casa, CLAUDIO BARP, disse que alguns vereadores tem compromissos médicos e não poderia participar. A sessão foi remanejada para quinta-feira, oito horas da manhã para a segunda votação dos projetos aprovados hoje.

O projeto de lei que autoriza um empréstimo de até 15 milhões de reais para o município foi retirado da pauta da sessão extraordinária da câmara. A decisão foi tomada depois de uma discussão entre o legislativo e a prefeitura. Eles entendem que a matéria precisa sofrer uma análise mais aprofundada antes de ser apreciada em plenária. De acordo com o presidente da casa, CLAUDIO BARP, também está em tramitação outro projeto que trata de um financiamento de até 15 milhões. Ele que disse que essa outra matéria é mais completa, com dados e informações sobre juros e formas de pagamento. BARP acredita que o primeiro projeto deve ser retirado pelo próprio executivo.

Os vereadores não vão apresentar emendas impositivas para o orçamento do ano que vem em São Miguel do Oeste. A informação é do presidente da câmara, CLAUDIO BARP. Apesar da lei que estabelece as emendas impositivas já estar em vigor e valer para o orçamento de 2019, os vereadores não vão usar esse dispositivo agora. BARP explicou que a própria casa ainda tem algumas dúvidas em relação ao procedimento adequado para implantar o sistema. Dessa forma, os vereadores devem votar o orçamento para o ano que vem em Dezembro sem a apresentação dessas emendas. O legislativo pode emendar o orçamento em até um por cento da receita corrente líquida. De acordo com a lei, o prefeito teria a obrigação de executar as emendas dos vereadores no ano que vem.

Ao invés de emendas impositivas, os vereadores vão fazer indicações que serão atendidas pelo prefeito WILSON TREVISAN em 2019. De acordo com o presidente da câmara, CLAUDIO BARP, o legislativo fez um acordo com o prefeito para o atendimento de sugestões dos vereadores dentro dos limites das emendas impositivas. Ele comentou que o orçamento deve ser aprovado até o dia 10 do mês que vem com as indicações dos vereadores.

A Polícia Militar atendeu três ocorrências de posse de drogas neste final de semana na região. O primeiro caso foi registrado na tarde de sábado no morro do Cristo em Descanso. A PM abordou um homem que estava com maconha no local. Também no sábado, mas em Guaraciaba, os policiais encontraram um papelote de maconha dentro de um carro abordado no centro da cidade. O terceiro caso aconteceu no final da tarde de domingo no bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. Um homem foi flagrado com uma bucha de cocaína dentro de um veículo. Todos os suspeitos vão responder a um termo circunstanciado por posse de drogas.

A guarnição da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste flagrou quatro aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro no município nesta segunda-feira. As aves e gaiolas foram apreendidas. Os responsáveis foram autuados 500 reais por ave apreendida. Além da infração administrativa, eles também responderão a processo judicial pela prática de crime ambiental. A Polícia orienta que animais silvestres não devem ser mantidos em cativeiros, sob pena das responsabilidades administrativas e criminais previstas na legislação.


Um casal perdeu 22 mil reais no golpe do falso curandeiro no município de Santa Helena. De acordo com a Polícia Militar, um home foi até a residência da vítima e prometeu serviços de orações para resolver problemas de saúde na família. Ele ofereceu um chá e cobrou dois mil reais pelos serviços. No segundo dia, quando foi buscar o dinheiro, o falso curandeiro cobrou mais 20 mil reais por outros serviços relacionados a oração e cura de doenças. A vítima depositou a quantia em uma conta e curandeiro não apareceu mais. O caso foi repassado para a Polícia Civil que vai investigar o golpe e tentar identificar o estelionatário.

A morte de JOILSON DOS REIS, de 17 anos, encontrado dentro do córrego Cedro, no centro de São José do Cedro, foi acidental. De acordo com o delegado, SANDRO ZANCANARO, o rapaz se envolveu em uma briga momentos antes e que os envolvidos seguiram em diferentes direções. As imagens das câmeras de segurança mostram que JOILSON seguiu sozinho até o local onde o corpo foi encontrado no dia 10 de novembro. O delegado disse que a conclusão depende de laudos cadavéricos que ainda precisam ser entregues pelo Instituto Geral de Perícias. Ele explicou que a causa da morte foi traumatismo craniano e o corpo do jovem apresentava um ferimento na cabeça, mas a perícia não conseguiu precisar se esta lesão foi resultante de agressão ou da própria queda. O delegadoacredita que o ferimento foi causado na queda. A hipótese de homicídio foi descartada e os indícios são de morte acidental.

Um homem foi morto a tiros por volta das nove horas da noite no Porto da Barca, em Barra do Guarita, na divisa com Itapiranga. ALOIR SANTOS, conhecido como “IKA” pilotava um barquinho que faz a travessia do Rio Uruguai. Ao chegar no porto no lado gaúcho foi atingido por disparo de arma de fogo. Ele foi socorrido por populares e conduzido ao Hospital Sagrada Família, em Itapiranga, mas não resistiu aos ferimentos.

O autor dos disparos não foi identificado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.