ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 27-11-2018 Terça-Feira

-APÓS AVAL DE TEMER PARA REAJUSTE, STF CANCELA AUXILIO MORADIA

-SC TEM AUMENTO DE GASTOS COM SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS

-EPAGRI FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO 2018 NO MUNICÍPIO

-TUNÁPOLIS FARÁ AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-ALUNOS DA CASA FAMILIAR RURAL APRESENTAM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E PROJETOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

-CARTÓRIO ESCLARECE NOVA LEI QUE DISPENSA AUTENTICAR CÓPIAS E RECONHECER FIRMA PARA O SERVIÇO PÚBLICO

-FAMÍLIA PERDE MAIS DE 20 MIL REAIS EM GOLPE DO FALSO CURANDOR

-HOMEM É MORTO COM DISPARO DE ARMA DE FOGO NO PORTO DA BARCA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável com chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O Parlamento britânico se pronunciará em 11 de dezembro sobre o acordo de saída da União Europeia concluído com Bruxelas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela primeira-ministra, THERESA MAY. A União Europeia aprovou nesse domingo um histórico acordo de divórcio de 585 páginas, 185 artigos e três protocolos com o Reino Unido, processo inédito que ainda precisa ser ratificado pela Eurocâmara e o Parlamento britânico.


A Organização das Nações Unidas liberou nesta segunda-feira um fundo de emergência de nove milhões e 200 mil dólares para ajuda humanitária à Venezuela, a primeira assistência destinada ao país. De acordo com a agência Reuters, o valor se destina a programas humanitários para saúde e assistência nutricional, principalmente a mulheres lactantes e crianças venezuelanas. Até então, o regime de NICOLÁS MADURO relutava em aceitar ajuda internacional.


O governo do México anunciou nesta segunda-feira ter deportado 98 migrantes da América Central após a tentativa fracassada e inesperada de 500 deles de atravessar a fronteira com os Estados Unidos. Os migrantes subiram em uma das cercas na fronteira, o que surpreendeu os policiais mexicanos. Eles foram repelidos com gás lacrimogêneo e balas de borracha por guardas americanos. A fronteira foi fechada e reaberta horas depois. No entanto, o presidente americano, DONALD TRUMP, afirmou que pode fechá-la permanentemente se for necessário.


O presidente MICHEL TEMER sancionou nesta segunda-feira reajuste para ministros do Supremo Tribunal Federal. Com isso, o ministro LUIS FUX revogou o auxílio-moradia para juízes, integrantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e tribunais de contas. O reajuste para ministros do STF, de 33 mil para 39 mil reais, foi aprovado no Senado no dia sete de novembro. TEMER tinha até esta semana para sancionar ou vetar. O salário de ministro do Supremo funciona como teto para o serviço público. O fim do auxílio-moradia foi uma alternativa negociada entre o Palácio do Planalto e o STF para reduzir o impacto do reajuste.


O ex-presidente LULA foi denunciado pela Operação Lava-Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro. De acordo com a acusação, ele é suspeito de intermediar negócios de uma empresa brasileira na Guiné Equatorial, pelos quais teria recebido pagamento de um milhão de reais, disfarçado de doação para o Instituto Lula. Os fatos investigados teriam ocorrido entre setembro de 2011 e junho de 2012, quando o petista já não era mais presidente. O documento levado à Justiça Federal aponta que, "usufruindo de seu prestígio internacional, LULA influiu em decisões do presidente da Guiné Equatorial, TEODORO OBIANG, que resultaram na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG no país africano".


O futuro ministro de Educação do governo de JAIR BOLSONARO, RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ, disse que “quem define gênero é a natureza”, ao justificar o motivo de discordar da discussão de gênero em sala de aula. RODRIGUEZ falou com a imprensa, pela primeira vez, no início da noite desta segunda-feira, durante um evento. Ele afirmou que a discussão da educação de gênero parece “um pouco abstrata, um pouco geral, porque quem define isso é a natureza, o indivíduo”. Sobre o projeto de lei “Escola sem partido”, ele disse que a doutrinação não é boa para o aluno nos primeiros anos, no ensino básico e no fundamental.


LUCAS ESMERALDINO anunciou que não é mais vereador de Tubarão, município do Sul de Santa Catarina. O presidente do PSL no Estado escreveu em suas redes sociais que entregou um ofício ao presidente da Câmara de Vereadores na última quinta-feira em que renuncia ao cargo que foi eleito em 2016. No seu comunicado, ESMERALDINO afirma que a decisão traz "mais liberdade para exercer as ações que Santa Catarina precisa e o catarinense quer" e que tem como objetivo representar "Santa Catarina em um projeto maior". Candidato ao senado neste ano, ele é cotado para assumir a partir de janeiro uma secretaria no governo de CARLOS MOISÉS.


Em nove municípios de Santa Catarina ainda não há médicos com registro brasileiro interessados em assumir as vagas deixadas pelos cubanos. É o que apontam dados repassados pela coordenação estadual do programa, que consideram os cadastros até segunda-feira. As inscrições do novo edital do programa Mais Médicos foram abertas no dia 21 de novembro seguem até sete de dezembro pelo site. Até o momento, segundo a coordenação do programa no Estado, Arroio Trinta, Iporã do Oeste, Jupiá, Nova Itaberaba, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Quilombo, Riqueza e São João do Oeste ainda não tiveram nenhum inscrito.


Santa Catarina integra um grupo de 10 Estados que tiveram gastos crescentes com o pagamento de servidores ativos e inativos no último ano. A evolução dos custos com pessoal ativo foi de um vírgula 49 por cento, enquanto o aumento dos gastos com servidores que já não estão mais a serviço do governo catarinense foi de quatro vírgula três por cento. O crescimento percentual considera os meses de setembro de 2017 a agosto de 2018 na comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Os números mostram que Santa Catarina não conseguiu conter os gastos com a folha de servidores ativos na mesma proporção que outros Estados.


-EPAGRI FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO 2018 NO MUNICÍPIO

-TUNÁPOLIS FARÁ AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-ALUNOS DA CASA FAMILIAR RURAL APRESENTAM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E PROJETOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

-CARTÓRIO ESCLARECE NOVA LEI QUE DISPENSA AUTENTICAR CÓPIAS E RECONHECER FIRMA PARA O SERVIÇO PÚBLICO


Município de Descanso supera expectativas em campanhas do novembro azul. A Secretaria de Saúde de Descanso finalizou a campanha Novembro Azul, neste último sábado, na unidade do distrito de Itajubá. Em dois sábados durante o dia todo e um sábado pela parte da manhã, foram realizados 815 atendimentos. Foram 359 exames de eletrocardiograma e coletadas 456 amostras de sangue, exame para diagnosticar precocemente e prevenir o câncer de próstata.


O município de Descanso planeja alterações nas ações para o novembro azul de 2019. Segundo o secretário municipal de Saúde, CLEBER RECH, como a participação dos homens foi além das expectativas, no próximo ano, junto com toda a equipe de profissionais da saúde, uma nova forma de ofertar as ações será elaborada para o mês de novembro. O motivo será evitar a grande aglomeração de pessoas nas primeiras horas do atendimento. RECH ainda destaca que os homens demonstraram a preocupação com a sua saúde, defendendo qualidade de vida e bem-estar. Para o próximo sábado dia primeiro de dezembro (Dia Mundial de Luta contra a Aids), serão feitos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. A programação será das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 no Centro Municipal de Saúde aos usuários das ESFs um e dois e na unidade do distrito de Itajubá.


Trabalho com núcleos mobiliza comunidade escolar de Itajubá. Conforme a diretora da escola de educação básica de Itajubá, ROSANE PAGNUSSAT, desde 2015 o educandário trabalha com três núcleos, compostos por representantes dos professores, da gestão, das famílias, dos alunos e da comunidade escolar como um todo. A diretora comenta que todos os anos as ações dos núcleos são avaliadas e executadas conforme a necessidade local. Um dos três núcleos que o educandário desenvolve é o núcleo de educação ambiental, que tem entre as principais ações o projeto Revitalizar, em que o foco é a manutenção do espaço físico interno e externo da escola, a horta e a estufa, onde são produzidas mudas nativas, hortaliças e flores.


O segundo núcleo trabalhado na escola de Itajubá é o de prevenção a violência na escola. A diretora ROSANE PAGNUSSAT explica que neste núcleo o objetivo é sensibilizar os alunos para a importância dos valores, como honestidade e solidariedade, e sobre o combate a violência e o Bullying. A UCEFF de Itapiranga, a rede de atendimento de Descanso, a polícia militar e profissionais da saúde são parceiros nas ações, por meio da realização de palestras educativas. O terceiro núcleo, de educação das relações étnicas raciais, trabalha a diversidade cultural afro e indígena. A diretora afirma que desde a implantação dos núcleos, os resultados com os alunos são perceptíveis, levando em conta também a importância de envolver a família e vários segmentos da sociedade.


Safra de milho tem maior parte destinada para silagem. O secretário de agricultura de Tunápolis, engenheiro agrônomo PEDRO MAUMGRATZ cita o avanço que ocorreu nos últimos anos em lavouras destinadas para a confecção de silagem. O limite máximo está próximo por restarem menos de mil hectares onde ocorre a colheita em grão que perdeu grande espaço nos últimos anos. O secretário lembra também que o município já foi referência regional da colheita em grão úmido, prática insignificante atualmente. A silagem conquistou espaço devido o avanço na pecuária leiteira. BAUMGRATZ observa que o plantio da safra 2018-2019 teve atraso e com isso na maior parte das lavouras a colheita inicia na segunda quinzena de dezembro.


Produtores rurais buscam alta produtividade em milho para silagem. Meta é ter alimentação de qualidade para o gado leiteiro. Conforme o secretário de agricultura de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ, os agricultores realizam investimento em alta tecnologia em sementes e insumos para o plantio. Por ter característica de agricultura familiar com pequenas áreas de terra a exploração ocorre ao máximo para silagem com até dois plantios para o mesmo sistema totalizando mais de três mil hectares de plantio de milho. BAUMGRATZ reforça a preocupação com o sistema que explora o solo com duas safras retirando a palha do milho e sem cultivo de inverno para repor o material orgânico nas lavouras.


Secretário destaca importância do cultivo do Capim Tifton para a colheita de pré-secado. PEDRO BAUMGRATZ diz que a cultura tem grande rentabilidade para o trato do gado leiteiro e ainda permite reposição de material orgânico no solo. O município registra aumento da área de plantio de Tifton. PEDRO BAUMGRATZ destaca que Tunápolis não disponibiliza máquinas para a realização de serviço de silagem, no entanto faz abertura e fechamento de silos. Solicita que os produtores rurais antecipem os pedidos para o serviço. O secretário observa que no período mais intenso de silagem entre dezembro e janeiro centenas de hectares de plantio de milho são colhidas em um único dia. Máquinas de alto rendimento trabalham até 16 horas por dia.


Epagri faz prestação de contas do ano 2018. Na noite desta segunda-feira, 25, após a sessão na câmara dos vereadores, a Epagri de Iporã do Oeste usou o espaço para apresentar o trabalho realizado durante o ano no município. O extensionista da Epagri ALEISSON LÜDTKE avaliou o ano de 2018 como sendo positivo, tendo em vista o grande número de ações desenvolvidas.


Principal foco da Epagri em Iporã do Oeste foi a bovinocultura de leite. A afirmação é do extensionista ALEISSON LÜDTKE. Segundo ele, além dos dias de campo voltados para esta atividade, a Epagri realiza o acompanhamento a um grupo de 16 famílias pelo programa Anater, o que possibilita um diagnóstico preciso de cada propriedade participante do programa. O escritório local da Epagri em Iporã do oeste conta com uma equipe de dois profissionais técnicos que trabalham a campo e uma profissional para cuidar da parte administrativa. Além do material humano, LÜDTKE considera que a estrutura hojeexistente como veículos por exemplo, consegue atender a demanda do município com tranquilidade. Ele lembra ainda da importância do agricultor já planejar suas atividades para o próximo ano, visando assim melhor lucratividade na propriedade.


Tunápolis fará audiência para discutir tratamento de dejetos humanos. As audiências públicas estão sendo realizadas em sete dos oito municípios que assinaram os termos de cooperação técnica financeira para usufruir da unidade de tratamento de dejetos humanos, localizada na linha Campinas. Os encontros para tratar sobre a destinação correta dos dejetos humanos já ocorreram em Belmonte, Santa Helena e Descanso, e nesta semana será a vez de Tunápolis. De acordo com a engenheira sanitarista MARIA FERNANDA RODRIGUES, em Tunápolis a prefeitura exige a regularização do sistema individual de tratamento de esgoto, com fossa, filtro e sumidouro. Dessa forma, o esgoto entra pela fossa, sai da decomposição, passa pelo filtro para o polimento e é descartado pelo sumidouro ou clorador, chegando por fim, a rede de drenagem. Com a unidade em Descanso, o lodo será recolhido, tratado e descartado corretamente no meio ambiente.


A engenheira sanitarista enfatiza que a regularização do sistema de tratamento de esgoto é obrigatória para o perímetro urbano. Os moradores da cidade serão contemplados com a recolha dos dejetos e a destinação para a unidade de tratamento de Campinas. MARIA FERNANDA enfatiza que em média o morador paga 140 reais o metro cúbico de lodo para a empresa que faz a limpeza da fossa. Ela lembra que por ano o custo é de cerca de 600 reais. A engenheira enfatiza que com a destinação do lodo para a unidade de tratamento, o munícipe irá pagar uma taxa, estimada em cerca de 12 reais por mês, podendo solicitar a limpeza da fossa mais de uma vez. Além do custo benefício, MARIA FERNANDA cita a vantagem do novo processo de tratamento dos dejetos humanos para o meio ambiente. A audiência pública de hoje terça-feira, inicia as 19 horas no auditório da casa da cultura, e terá a presença do ministério público e da ARIS.


Alunos do segundo e terceiro ano da Casa Familiar Rural apresentam relatórios de estágio e projetos de conclusão de curso. Segundo a diretora da escola, LIANE WENDEMBURG, as apresentações e defesas dos relatórios de estágio estão sendo feitas pelos alunos do terceiro ano de técnico em agricultura familiar. Ela lembra que os alunos do segundo ano apresentaram os trabalhos ainda na última semana. LIANE explica que após a aprovação dos projetos, isso ainda na metade do ano, os alunos iniciaram os estágios práticos realizados em empresas ou propriedades rurais de referência em nossa região.


O estágio para alunos do primeiro ano, é de 80 horas, no segundo ano, 120 e no terceiro ano do curso o estágio é de 180 horas.Participam da banca avaliadora profissionais da área, como representantes das cooperativas e representantes das prefeituras de Itapiranga, Tunápolis, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Descanso, municípios os quais possuem alunos e mantém convênios com a escola. Os alunos do segundo ano ainda irão realizar mais um estágio, de 180 horas, para conclusão do curso. Nesta segunda-feira, 26, foi realizada uma palestra aos alunos do terceiro ano, ministrada por professores da UCEFF. Para esta quarta feira está previsto uma atividade práticasobre topografia e uso de GPS nas propriedades. Além de atividades com o segundo e terceiro ano, os alunos do primeiro ano farão uma visita com aula prática em animais.


Cartório esclarece nova lei que dispensa autenticar cópias e reconhecer firma para o serviço público. A chamada lei da desburocratização entrou em vigor na última sexta feira, 23. A partir de então, fica dispensada a autenticação de cópias, reconhecimento de firma e exigência de determinados documentos para realizar procedimentos em órgãos públicos. O texto, sancionado pelo presidente MICHEL TEMER em outubro, demorou 45 dias para entrar em vigor. Segundo o texto da nova lei, o objetivo é racionalizar atos e procedimentos administrativos, simplificando formalidades e exigências desnecessárias. HÉLIO KERN, escrivão de paz em Iporã do Oeste, explica queos órgãos e entidades da União, Estados, Distrito Federal e municípios não poderão exigir dos cidadãos por exemplo, o reconhecimento de firma, sendo que neste caso, o funcionário público deve conferir a assinatura constante no documento de identidade por conta própria.


O agente administrativo deverá ainda, verificar a autenticidade, comparando a cópia e o original. Também não será cobrado, a apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público. O escrivão de paz HÉLIO KERN explica que esta função já era exercida pelo poder público administrativo anteriormente e que este serviço foi privatizado a algum tempo e por isso vinha sendo feito pelos cartórios.


A privatização se deu devido a dificuldade do poder público ministrar este serviço. A afirmação é do escrivão de paz em Iporã do Oeste HÉLIO KERN. Ele destaca que apesar de alguns serviços serem gratuitos à população, o poder público precisa capacitar os servidores para fazer esse trabalho. Quanto a gratuidade de atos notariais, KERN explica que a nova lei não altera em nada, pois para as pessoas carentes continuam sendo gratuitos. Com a nova lei, criou-se também, o selo de desburocratização e simplificação que visa estimular projetos e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública e que melhorem o atendimento aos usuários. Por outro lado, devido as dificuldades do poder público exercer esse tipo de serviço, o escrivão de paz HÉLIO KERN acredita que esta lei talvez nem se torne definitiva.


FAMÍLIA PERDE MAIS DE 20 MIL REAIS EM GOLPE DO FALSO CURANDOR

HOMEM É MORTO COM DISPARO DE ARMA DE FOGO NO PORTO DA BARCA


Polícia aborda homem portando cigarro de maconha. O fato aconteceu ainda no final da tarde de sábado no moro do Cristo em Descanso. A policia Militar efetuou a abordagem de um homem que ao perceber a chegada da guarnição largou algo no chão, momento em que foi dado ordem para que colocasse a mão na cabeça para revista. A PM recolheu um cigarro de maconha que estava com o homem. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendido a droga.


Polícia cumpre mandado de prisão em Santa Helena. Por volta das 18h00 de sábado, após a Guarnição da Policia Militar de Santa Helena tomar conhecimento do mandado, deslocou até a residência e encontrou um homem que possuía mandado de prisão em aberto, o mesmo foi preso e conduzido até a Unidade prisional de São Miguel do Oeste.


Homem é preso em flagrante ao furtar hospital em São Miguel do Oeste. O ladrão foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira ao furtar uma luminária de emergência do Hospital Casa Vitta. O suspeito entrou no local por uma porta aos fundos, por volta das 10 horas e acessou um corredor de onde retirou o aparelho. Funcionários do estabelecimento perceberam o crime e acionaram a Polícia Militar que prendeu o suspeito em fuga nas proximidades da unidade. Ele estava de posse do objeto e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante. O preso tem 51 anos e possui diversas passagens por furto e violência doméstica.


Família perde mais de 20 mil reais em golpe do falso curandor. A Polícia Militar de Santa Helena foi acionada no último sábado, para atender uma ocorrência de estelionato no município. Um casal recebeu a visita de um homem estranho que veio até a residência e prometeu serviços de orações para resolver problemas de saúde, ofereceu chá pra vítima e cobrou dois mil reais pelos serviços. No segundo dia quando foi buscar o dinheiro, o homem cobrou mais 20 mil reais por outros serviços relacionados a oração e cura de doenças, pedindo para a família, sigilo dos pagamentos.A vítima depositou a quantia em uma conta. Depois dos fatos o homem não voltou mais. A família repassou 22 mil reais aos estelionatários.


A Polícia Militar orienta para que não seja pago valores a estranhos. Estelionatários aplicam diversos tipos de golpes especialmente em idosos. A Policia Militar orienta ainda que qualquer desconfiança em estar sendo vítima de um golpe a pessoa develigar no telefone de emergência da Polícia Militar e relatar a seus familiares e amigos, alem desuspeitar quando a pessoa pedir sigilo para a prestação de algum serviço e duvidar sempre de ofertas muito boas ou produtos milagrosos.


Homem é morto com disparo de arma de fogo no porto da barca. O crime ocorreu por volta das 21 horas de ontem, no Porto da Barca, em Barra do Guarita-RS. ALOIR SANTOS, o Ika pilotava um barquinho que faz a travessia do Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita. Ao chegar no porto no lado gaúcho foi atingido por disparo de arma de fogo que atingiu o peito da vítima. Ika foi socorrido por populares e conduzido ao Hospital Sagrada Família, em Itapiranga. A equipe médica constatou o óbito de SANTOS. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência no Porto da Barca e ao chegar no local foi informada que a vítima já havia sido conduzida ao hospital por populares.


Delegado não possui suspeito de assassinato. O delegado ROBERTO AUDINO, que está respondendo interinamente pela Delegacia de Polícia de Barra do Guarita trabalha para identificar autoria. Em contato com a reportagem da Rádio Itapiranga o delegado informou que o homicídio ocorrido ontem continua sem esclarecimento. Destaca que a vítima ALOIR SANTOS, o Ika, era barqueiro e residia em Barra do Guarita. Pelas imagens de câmeras de segurança a polícia constatou que por volta das 21 horas e 20 minutos, após chegar com sua embarcação no porto, a vítima foi alvejada por disparo de arma de fogo. A imagem não revela a origem dos disparos, apenas o momento em que a vítima cai. Em uma vegetação próxima ao local foi localizada uma cápsula calibre .38. Segundo o delegado, até o momento não há testemunhas e nem suspeito do crime. O velório do corpo de ALOIR SANTOS, ocorre na Casa Mortuária de Barra do Guarita. O sepultamento será às 17 horas de hoje.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.