ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 27/11/2018

-APÓS AVAL DE TEMER PARA REAJUSTE, STF CANCELA AUXILIO MORADIA
-SC TEM AUMENTO DE GASTOS COM SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS
-2ª SEMANA DA CULTURA DE SJCEDRO COMEÇA HOJE
-SAÚDE CONFIRMA SAÍDA DE MÉDICO CUBANO E SUBSTITUIÇÃO POR BRASILEIRA
-PREFEITURA ESPERA ARRECADAR 400 MIL COM LEILÃO DE BENS E TERRENOS
-PREFEITOS ASSINAM CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DE USINA DE ASFALTO
-PRESIDENTE RECEBE CRÍTICAS POR POSIÇÃO EM VOTAÇÕES DECISIVAS
-PÚBLICO LOTA CÂMARA PARA DEBATES SOBRE A CADEIA
-BARQUEIRO É MORTO COM DISPARO DE ARMA DE FOGO DURANTE TRAVESSIA
-HOMEM É ASSASSINADO COM GOLPE DE FACA EM BARRACÃO

O tempo é nublado. A previsão para as próximas é de nebulosidade variável com chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O Parlamento britânico se pronunciará em 11 de dezembro sobre o acordo de saída da União Europeia concluído com Bruxelas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela primeira-ministra, THERESA MAY. A União Europeia aprovou nesse domingo um histórico acordo de divórcio de 585 páginas, 185 artigos e três protocolos com o Reino Unido, processo inédito que ainda precisa ser ratificado pela Eurocâmara e o Parlamento britânico.

A Organização das Nações Unidas liberou nesta segunda-feira um fundo de emergência de nove milhões e 200 mil dólares para ajuda humanitária à Venezuela, a primeira assistência destinada ao país. De acordo com a agência Reuters, o valor se destina a programas humanitários para saúde e assistência nutricional, principalmente a mulheres lactantes e crianças venezuelanas. Até então, o regime de NICOLÁS MADURO relutava em aceitar ajuda internacional.

O governo do México anunciou nesta segunda-feira ter deportado 98 migrantes da América Central após a tentativa fracassada e inesperada de 500 deles de atravessar a fronteira com os Estados Unidos. Os migrantes subiram em uma das cercas na fronteira, o que surpreendeu os policiais mexicanos. Eles foram repelidos com gás lacrimogêneo e balas de borracha por guardas americanos. A fronteira foi fechada e reaberta horas depois. No entanto, o presidente americano, DONALD TRUMP, afirmou que pode fechá-la permanentemente se for necessário.

O presidente MICHEL TEMER sancionou nesta segunda-feira reajuste para ministros do Supremo Tribunal Federal. Com isso, o ministro LUIS FUX revogou o auxílio-moradia para juízes, integrantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e tribunais de contas. O reajuste para ministros do STF, de 33 mil para 39 mil reais, foi aprovado no Senado no dia sete de novembro. TEMER tinha até esta semana para sancionar ou vetar. O salário de ministro do Supremo funciona como teto para o serviço público. O fim do auxílio-moradia foi uma alternativa negociada entre o Palácio do Planalto e o STF para reduzir o impacto do reajuste.

O ex-presidente LULA foi denunciado pela Operação Lava-Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro. De acordo com a acusação, ele é suspeito de intermediar negócios de uma empresa brasileira na Guiné Equatorial, pelos quais teria recebido pagamento de um milhão de reais, disfarçado de doação para o Instituto Lula. Os fatos investigados teriam ocorrido entre setembro de 2011 e junho de 2012, quando o petista já não era mais presidente. O documento levado à Justiça Federal aponta que, "usufruindo de seu prestígio internacional, LULA influiu em decisões do presidente da Guiné Equatorial, TEODORO OBIANG, que resultaram na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG no país africano".

O futuro ministro de Educação do governo de JAIR BOLSONARO, RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ, disse que “quem define gênero é a natureza”, ao justificar o motivo de discordar da discussão de gênero em sala de aula. RODRIGUEZ falou com a imprensa, pela primeira vez, no início da noite desta segunda-feira, durante um evento. Ele afirmou que a discussão da educação de gênero parece “um pouco abstrata, um pouco geral, porque quem define isso é a natureza, o indivíduo”. Sobre o projeto de lei “Escola sem partido”, ele disse que a doutrinação não é boa para o aluno nos primeiros anos, no ensino básico e no fundamental.

LUCAS ESMERALDINO anunciou que não é mais vereador de Tubarão, município do Sul de Santa Catarina. O presidente do PSL no Estado escreveu em suas redes sociais que entregou um ofício ao presidente da Câmara de Vereadores na última quinta-feira em que renuncia ao cargo que foi eleito em 2016. No seu comunicado, ESMERALDINO afirma que a decisão traz "mais liberdade para exercer as ações que Santa Catarina precisa e o catarinense quer" e que tem como objetivo representar "Santa Catarina em um projeto maior". Candidato ao senado neste ano, ele é cotado para assumir a partir de janeiro uma secretaria no governo de CARLOS MOISÉS.

Em nove municípios de Santa Catarina ainda não há médicos com registro brasileiro interessados em assumir as vagas deixadas pelos cubanos. É o que apontam dados repassados pela coordenação estadual do programa, que consideram os cadastros até segunda-feira. As inscrições do novo edital do programa Mais Médicos foram abertas no dia 21 de novembro seguem até sete de dezembro pelo site. Até o momento, segundo a coordenação do programa no Estado, Arroio Trinta, Iporã do Oeste, Jupiá, Nova Itaberaba, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Quilombo, Riqueza e São João do Oeste ainda não tiveram nenhum inscrito.

Santa Catarina integra um grupo de 10 Estados que tiveram gastos crescentes com o pagamento de servidores ativos e inativos no último ano. A evolução dos custos com pessoal ativo foi de um vírgula 49 por cento, enquanto o aumento dos gastos com servidores que já não estão mais a serviço do governo catarinense foi de quatro vírgula três por cento. O crescimento percentual considera os meses de setembro de 2017 a agosto de 2018 na comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Os números mostram que Santa Catarina não conseguiu conter os gastos com a folha de servidores ativos na mesma proporção que outros Estados.

2ª Semana da Cultura de SJCedro começa hoje. De acordo com a diretora do setor, LUCIA MALDANER atividades que iniciam hoje ocorrem no ginásio de esportes,na praça e no clube. Entre estes dias haverá apresentações teatrais, dança artística e folclórica, música, patinação e ballet.Ela comenta que o objetivo é fomentar o desenvolvimento cultural e valorizar os talentos locais. Nesta noite haverá apresentação do Cemeg, colégio Cedrense, Apae, Escola Tancredo Neves, Tia Mone, Grupo de danças germânicas e academia Boa Forma. Amanhã será a vez do grupo de violinos, do gaúcho alegre da harpa paraguaia, além dos quatro corais locais. Na quinta-feira grupo de percussão do Cras e a bandas Rei Cabrón farão apresentações. Já na sexta será a vez do grupo de ballet, invernadas do CTG Mate Amargo e grupo de danças “Madonna Di Caravagio”. Para encerrar, no domingo acontecem apresentação da banda municipal, amigos da gaita, grupo musical cedro, terno de reis, grupo vocal e das escolas São José/Santo Isidoro.

Festa Anual de Confraternização dos Grupos dos idosos deve reunir mil e duzentos participantes. A Administração de Guaraciaba estará promovendo no sábado, no Salão Paroquial, a Festa Anual dos Grupos de Idosos. Conforme a Secretária de Assistência Social IDIONE FABBI, a programação será recepção dos participantes, fala das autoridades, almoço e logo após acontece o matinê animado pela Banda Canarinho e Beija Flor. Ela explica que no dia haverá transporte para os Grupos do interior que irão participar, com saída às nove e meia em frente ao Clube de cada Comunidade. Ela destaca que essa foi a maneira que a Administração encontrou de proporcionar um dia de diversão, além de ser uma forma de agradecimento à eles, que já fizeram tanto pelo nosso município.

Hospital de São José do Cedro sedia hoje mais um mutirão de cirurgias eletivas. A informação é do secretário de saúde do município, FERNANDO WILL. De acordo com ele, desde cedo estão sendo feitas dez cirurgias de ortopedia com o médico especialista de Chapecó. O profissional também fará 17 procedimentos para pacientes de Princesa. O secretário salienta que neste ano o município já contratou 56 cirurgias de ortopedia com o DE MARCO. Destas, 33 foram realizadas no Hospital cedrense. WILL revela que apenas nestes mutirões a prefeitura investiu mais de 100 mil reais e a fila de ortopedia está praticamente zerada. Segundo o secretário, em cada procedimento feito na área de ortopedia há um investimento médio de 1.800 reais de recursos próprios da secretaria de saúde.

Saúde confirma saída de médico cubano e substituição por profissional brasileira. O secretário de Saúde, FERNANDO WILL, revela que o médico OVÍDIO MORENO retornou das férias em Cuba no final de semana e já está em São José do Cedro. Ele não seguirá atuando no Brasil por orientação do Governo Cubano que rompeu o convênio do programa Mais Médicos. Ele está com passagem de volta para Cuba marcada para terça-feira que vem, mas, nessa semana segue atuando no ESF 5 do bairro São Cristóvão. O secretário destaca que já recebeu um documento do Ministério da Saúde confirmando que uma médica do Brasil deverá substituir o cubano. BRUNA LOURENÇO DOS SANTOS, natural do Rio de Janeiro foi designada para atuar em São José do Cedro. Ela já fez contato com a administração e deverá se apresentar ao trabalho até 14 de dezembro para repor a vaga.

A secretaria de Saúde de Palma Sola realizou na última semana uma grande ação em alusão ao Novembro Azul. O encontro ocorreu no Centro dos Idosos e contou com a participação de aproximadamente cem homens. No evento o médico SILVIO NEUGEBAUER palestrou, abordando como tema os cuidados com à saúde do homem. Foram disponibilizados testes rápidos e requisição de exames de PSA. O encontro foi descontraído com música ao vivo, sorteio de brindes, bate papo e entrega de mudas de ervas do projeto Farmácia Viva e servido lanche e no final do evento. De acordo com a secretária de Saúde, DÉBORA PREVEDELLO, à noite foi organizada de forma dinâmica e com muita informação e dialogo. Muitos homens puderam tirar suas dúvidas e fazer testes rápidos.

A Polícia Ambiental promoveu mais formatura de mais uma turma do programa Protetor Ambiental. A cerimônia aconteceu ontem em SMOeste câmara de vereadores. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, EVERTON RONCAGLIO, foram cerca de 200 horas aula com instruções práticas e teóricas. 26 alunos de escolas do município participaram do curso neste ano. Esta é a décima sétima turma formada na região. Ainda neste ano, haverá a formatura de mais uma turma no município de Riqueza. Ele informou que o programa Protetor Ambiental tem o objetivo de repassar informações sobre educação ambiental. RONCAGLIO salienta que além da temática específica, o programa também trabalha outros temas como alunos, como por exemplo, situações do dia-a-dia, responsabilidade, comprometimento liderança e disciplina. Ele percebe que os alunos que participaram da ação ainda se envolvem diretamente na construção de uma região mais protegida e menos poluída.

Prefeitura de Princesa realiza leilão público de terrenos e bens inservíveis. De acordo com o secretário da Administração e Fazenda CLAUDINEI MORSCH serão levados a leilão cinco terrenos e 51 itens de bens inservíveis. O primeiro acontecerá no dia 11 de dezembro a partir das 9 horas na Câmara de Vereadores. Neste dia serão leiloados cinco imóveis localizados no local onde funcionava a antiga horta comunitária. No dia seguinte, no mesmo local e horário serão colocados a disposição dos interessados veículos, maquinários agrícolas e demais bens. Há várias opções como carros de passeio, caminhão, ônibus de turismo, tratores e micro-ônibus. O secretário revela que os interessados poderão fazer vistoria dos veículos, maquinários e móveis a partir de segunda-feira. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas que atendam as condições impostas pelo edital. MORSCH enfatiza que o leilão marcado para ocorrer no próximo mês é o maior já organizado em Princesa. Segundo ele, com os valores arrecadados será feita renovação de frota e investimentos. A previsão é levantar cerca de 400 mil reais.

Administração Municipal de São José do Cedro precisa apertar o cinto para conseguir fechar as contas do exercício financeiro de 2018. De acordo com o secretário de Administração, ELANDIR ZANARDI, até o final de outubro, 98,4 por cento do orçamento disponível para as ações públicas no município já tinha sido gasto. Isso significa que a administração possui para esse mês e dezembro apenas 1,6 por cento do orçamento de 2018 ainda disponível. Ele justifica que por conta dessa realidade está sendo reduzido o ritmo de alguns trabalhos para cortar gastos. A adoção de turno único desde a semana passada até o dia 31 de dezembro, com atendimento das 7 às 13 horas é uma das apostas dos gestores municipais cedrenses para conseguir fechar as contas no final de dezembro.

Lei orçamentária de São José do Cedro para 2019 é aprovada em segunda votação. Segundo o controlador interno da prefeitura de São José do Cedro, RUDIMAR WINTER, a previsão subiu de cerca de 35 milhões de reais em 2018 para 37 milhões e 600 mil reais no ano que vem, considerando a inflação. O controlador interno da prefeitura explica que a partir da aprovação por parte dos vereadores e da sanção do Executivo, já poderá ser dado prosseguimento às licitações, por exemplo, de combustíveis, para o início do ano que vem. WINTER detalha que, possivelmente, a arrecadação deva ser maior que os 37,6 milhões de reais, mas o orçamento do município não pode ser superestimado. Ele ressalta que apenas os investimentos aprovados em lei podem ser executados. Nesse caso, a Lei Orçamentária Anual pode receber emendas por meio de aberturas de crédito suplementar e inclusive ter ações suprimidas com a aprovação do Legislativo.

Prefeitos da região assinam convênio para implantação de usina de asfalto. De acordo com o prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, a assinatura do convênio foi celebrada em Brasília, no Ministério da Integração Nacional. Uma comitiva de prefeitos da região da Ameosc viabilizou o ato que, a partir da publicação no Diário Oficial da União, autoriza o processo licitatório da usina de asfalto. O prefeito comemora o avanço do projeto, cujos primeiros passos para implantação foram dados no ano passado, enquanto era presidente da Associação. O município sede da usina de asfalto, orçada em 4,5 milhões de reais, e que vai atender 19 cidades da região, deve ser São Miguel do Oeste. Conforme o prefeito, a aquisição de máquinas e equipamentos para a usina para utilização consorciada entre os municípios deve gerar economia de cerca e 40 por cento no valor das obras de pavimentação. Ele acredita que o empreendimento vai gerar desenvolvimento na infraestrutura urbana, com asfaltamento de ruas, recomposição e implantação de redutores de velocidades.

Vereador solicita instalação de novas câmeras de monitoramento na proximidade da piscina Cedrense. JOÃO DE ANDRADE disse que os moradores do Bairro Promorar de SJCedro solicitaram a instalação de uma câmera na entrada do bairro. Ele lembra que havia essa previsão desde a implantação do projeto Bem Te Vi da PM. Além disso, entende que a instalação de mais um equipamento iria aumentar a sensação de segurança para os moradores e visitantes. Afirmou que há várias pessoas/estudantes que transitam especialmente a noite e pediram pela câmera. O vereador aproveitou e pediu para a liderança do Governo na Câmara instalar também câmeras nos bairros Kipper e São Domingos. A indicação foi aprovada por unanimidade na semana que passou.

Presidente da câmara recebe críticas por posição em votações decisivas. MARIO SIGNOR que presidente o legislativo de Anchieta faz parte da bancada de oposição que elegeu maioria no último pleito. Ele lembra que houve vários projetos polêmicos neste ano e alguns deles acabaram aprovados com voto de minerva do presidente, devido ao empate. Ele percebe que ambos os grupos tem vereadores coerentes que tem votado de acordo com a própria opinião. No entanto, percebe que membros da oposição têm pressionado para que o grupo se posicione contra o prefeito, devido à postura da outra coligação na legislatura passada. MÁRIO admite que os vereadores do PT que eram oposição, atrapalhavam as ações do executivo. Ele garante que não tem qualquer intenção de se vingar, já que os reflexos desse entrave são na população e não na equipe de governo. O presidente afirma que é possível ajudar no desenvolvimento local, fiscalizar e cobrar as reivindicações ao mesmo tempo, mas sem necessidade de intrigas.

Vereador sugere que votação seja divulgada para mostrar posições individuais. MÁRIO SIGNOR acredita que essa seja uma opção em mostrar como cada parlamentar tem se posicionado na câmara de Anchieta para que os eleitores possam fazer sua própria avaliação e julgamento. Ele disse que chegou a ser prejudicado com a oposição ferrenha que havia na câmara enquanto esteve à frente da secretaria da Agricultura, mas, considera que os maus exemplos não devem ser seguidos. SIGNOR citou entre as matérias polêmicas que tramitaram recentemente, uma que previa reduzir a carga horária dos fisioterapeutas. Ele explicou que o projeto ingressou em junho e foi rejeitado. Na oportunidade, ele votou contra. Neste período de quatro meses a prefeitura tentou garantir na justiça que as profissionais atuassem 40 horas por semana, conforme previa o concurso realizado. Porém, a administração não conseguiu a liminar. A Lei obriga a redução da carga e o projeto voltou ao plenário obtendo 4 votos contrários e quatro favoráveis. Houve mudança de votos favoráveis e contrários. Devido ao empate, foi aprovado com voto do presidente.

Público lota câmara para acompanhar audiência sobre a Unidade Prisional. Moradores de SJCedro estiveram ontem a noite acompanhando a audiência. Foram duas horas e meia de manifestações de várias autoridades e representantes do bairro Jardim, vizinhos ao local. Também estiveram presentes vereadores, prefeito, poder judiciário e ministério público, órgãos da segurança como à polícia militar e civil, e ainda do DEAP. Os moradores querem que a UPA seja retirada do local, mas como isso não será possível no momento, que sejam adotadas medidas referente as questões apresentadas pela comunidade. Entre os principais problemas apontados estão o lixo depositado no passeio, esgoto, fugas, superlotação, obras constantes, horário de liberação dos presos que são soltos, entre outras questões pontuais que prejudicam moradores do bairro. A polícia militar também se colocou à disposição, para que sejam instaladas câmeras de segurança nas proximidades da cadeia . A prefeitura assim como o MP, também querem resolver alguns problemas, que sejam de sua responsabilidade e se manifestaram contra a ampliação da capacidade.

Organização da população em audiência pública possibilitou expor as angústias vividas por moradores de SJCedro em relação a cadeia. A opinião é da representante dos moradores vizinhos da UPA, MARIA IRENE ECHER. Ela afirma que a presença maciça de pessoas de vários segmentos e também das autoridades possibilitou a exposição dos problemas que já são conhecidos, mas, principalmente de sugestões para enfrenta-los. A moradora explica que está sendo montada uma comissão permanente que vai acompanhar os trabalhos. Eles devem fiscalizar obras, quantidade de presos e questões simples como o lixo depositado e a obra de esgotamento. Como são várias questões, essas pessoas também manterão contato com a justiça, promotoria de polícia tentando solucionar entraves de forma conjunta. Serão tentados recursos para mais câmeras, que a UPA avisa aos moradores primeiro no caso de fuja, regulamentar horários para soltura e buscar aporte no setor social para pagar a passagem dos presos que forem soltos até as cidades de origem, evitando que fiquem pedindo dinheiro e roupas nas casas.

Polícia Ambiental flagra cativeiro irregular de aves silvestres. Durante atividades de fiscalização ambiental realizada ontem a tarde uma guarnição da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste flagrou quatro aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro. Diante do constatado, foram apreendidas as aves e gaiolas, sendo lavrado o respectivo auto de infração ambiental no valor de 500 reais cada ave. Além da infração administrativa, os responsáveis também responderão a processo criminal pela prática de crime ambiental. A Polícia orienta que animais silvestres não devem ser mantidos em cativeiros, sob pena das responsabilidades administrativas e criminais previstas.

Casal perde 22 mil em golpe no município de Santa Helena. A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de estelionato. Segundo informações no local, um casal recebeu visita de um homem estranho que foi até a residência e prometeu serviços de orações para resolver problemas de saúde, ofereceu chá para a vítima e cobrou 2 mil pelos serviços. No segundo dia quando foi buscar o dinheiro cobrou mais 20 mil por outros serviços relacionado a oração e cura de doenças, mantendo sigilo dos pagamentos como foi orientada pelos estelionatários. A vítima depositou a quantia em uma conta. Depois dos fatos os homens não voltaram mais. A Polícia Militar orienta para que não seja pago valores a estranhos, estelionatários aplicam diversos tipos de golpes especialmente em idosos.

Homem é preso em flagrante ao furtar hospital em São Miguel do Oeste. O ladrão foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira ao furtar uma luminária de emergência do Hospital Casa Vitta. O suspeito entrou no local por uma porta aos fundos, por volta das 10 horas e acessou um corredor de onde retirou o aparelho. Funcionários do estabelecimento perceberam o crime e acionaram a Polícia Militar que prendeu o suspeito em fuga nas proximidades da unidade. Ele estava de posse do objeto e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante. O preso tem 51 anos e possui diversas passagens por furto e violência doméstica.

Homem é morto com disparo de arma de fogo no porto da barca. O crime ocorreu por volta das 21 horas de ontem. ALOIR SANTOS, o Ika pilotava um barquinho que faz a travessia do Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita. Ao chegar no porto no lado gaúcho foi atingido por disparo de arma de fogo que atingiu o peito da vítima. Ika foi socorrido por populares e conduzido ao Hospital Sagrada Família, em Itapiranga. A equipe médica constatou o óbito de SANTOS. A Polícia do Rio Grande do Sul vai conduzir investigação de assassinato. O autor dos disparos não foi identificado. A Brigada Militar de Barra do Guarita e municípios vizinhos realizaram buscas na noite de ontem. A Polícia Militar de Itapiranga também fez rondas em locais próximo ao Rio Uruguai e nenhum suspeito foi localizado. A delegacia regional de Três Passos ainda não divulgou informações sobre o caso. O velório do corpo de ALOIR SANTOS, ocorre na Casa Mortuária de Barra do Guarita. O sepultamento será às 17 horas de hoje.

Homem é morto com golpe de faca em Barracão. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira, por volta da uma e meia, no Bairro Industrial. Os bombeiros e Polícia Militar foram chamados para atender a vítima que apresentava um ferimento grave, causado por arma branca. No local os socorristas encontraram a vítima, ALEX ASSUNÇÃO, de 31 anos, apresentando um corte profundo no pescoço, com intensa hemorragia. Ele foi socorrido e levado imediatamente ao hospital. No entanto, devido a gravidade, o homem morreu por volta das 3 horas. Os agentes da Polícia Civil realizam diligências no intuito de localizar possíveis suspeitos do esfaqueamento. Não foram repassados detalhes sobre a ocorrência ou suspeitos da autoria do crime. A polícia deve se manifestar sobre o caso à tarde. ALEX residia no centro de Dionísio Cerqueira, mas, está sendo velado na Linha Peperi, interior do município, onde residem os familiares.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.