ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 27/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é pancada de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

As autoridades migratórias da Guatemala informaram nesta sexta-feira que interceptaram nos últimos dias 199 migrantes ilegais do Haiti, de Sri Lanka e de países da África na caravana de hondurenhos que cruza seu território rumo ao norte, com o objetivo de chegar aos Estados Unidos. Uma primeira caravana de migrantes, agora formada por cerca de sete mil pessoas passa agora pelo México, após deixar a Guatemala. Uma segunda caravana, de mil e 500 pessoas, atravessa agora a Guatemala, dividida em vários grupos, também rumo aos EUA.

CESAR SAYOC, preso nesta sexta-feira e suspeito de enviar 13 pacotes com explosivos para políticos ligados ao Partido Democrata e outros críticos do presidente TRUMP, foi acusado de cinco crimes federais e poderá ser condenado a até 48 anos de prisão. Segundo o procurador geral, JEFF SESSIONS, SAYOC irá responder a acusações por transporte interestadual de explosivo, envio ilegal de explosivo, ameaças contra ex-presidentes, ameaça ao comércio interestadual e ataque a oficiais federais e ex-oficiais.

O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou no terceiro trimestre com o Produto Interno Bruto crescendo a uma taxa anualizada de três e meio por cento, ante um avanço de quatro vírgula dois no segundo trimestre. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira. Apesar da desaceleração, o resultado veio superior ao das previsões dos analistas e economia dos Estados Unidos se manteve forte o suficiente para continuar no caminho de atingir a meta do governo DONALD TRUMP de três por cento neste ano.

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira que o coronel da reserva CARLOS ALVES passará a usar tornozeleiras eletrônicas após decisão judicial. Engenheiro militar da reserva, ALVES divulgou um vídeo nas redes sociais fazendo ameaças à presidente do TSE, ROSA WEBER, e a outros ministros do tribunal. A pedido da Procuradoria Geral da República, a PF abriu um inquérito para investigar o coronel e o ouviu nesta sexta-feira. A justiça determinou o monitoramento eletrônico do investigado.

A Procuradoria Geral da República anunciou, em sessão plenária extraordinária no Tribunal Superior Eleitoral, que vai entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental no Supremo Tribunal Federal para garantir o "restabelecimento da normalidade" em relação a manifestações políticas no ambiente universitário. A procuradora-geral da República RAQUEL DODGE disse que há indícios de ofensa à liberdade de expressão, liberdade de reunião e à autonomia universitária. Nos últimos dias, universidades públicas de todo o país estão sendo alvo de ações policiais e de fiscais eleitorais. De acordo com os tribunais eleitorais dos Estados, a justificativa para essas ações está em propaganda eleitoral irregular.

O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta sexta-feira ter convidado representantes dos 35 partidos para acompanhar a apuração dos votos amanhã. Ao todo, cerca de 150 milhões de brasileiros deverão comparecer às urnas para escolher o próximo presidente da República e governadores de 14 estados. Além dos representantes dos partidos, o TSE informou ter convidado integrantes do Supremo Tribunal Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Polícia Federal. O TSE tem destacado que as urnas são confiáveis e garantem que o processo de votação seja "íntegro", "ágil" e "auditável".

A temporada de verão 20182019 deve criar sete mil e 500 vagas de empregos temporários em Santa Catarina. A estimativa é da pesquisa feita pela Fecomércio, divulgada nesta sexta-feira. Os dados mostram que a previsão é de abertura de duas mil vagas no setor de comércio e outras cinco mil e 500 no de serviços para atender as demandas do Natal e do verão. Os números se aproximam dos da temporada 20172018, quando foram criadas seis mil e 500 vagas.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, irá observar a regularidade do processo eleitoral durante o período de votação do segundo turno das Eleições 2018. Dezenove advogados da Instituição, que atuarão nos municípios de Florianópolis, Criciúma, Videira, Chapecó, Joinville e Concórdia, verificarão diversos aspectos relacionados ao pleito. Os advogados estarão atentos, principalmente, a problemas como eventuais dificuldades apresentadas pelos eleitores para votar, correto funcionamento das urnas eletrônicas, fiscalização pelos partidos e coligações e preenchimento da ata da mesa receptora de votos.

Cerca de cinco milhões de eleitores vão escolher o novo governador de Santa Catarina neste domingo. Na votação de amanhã, o primeiro voto é para governador. Estão na disputa o deputado estadual GELSON MERISIO do PSD e o bombeiro militar da reserva, COMANDANTE MOISÉS do PSL. O segundo é para presidente. Os candidatos são JAIR BOLSONARO do PSL e FERNANDO HADDAD do PT. Em Santa Catarina, o TRE convocou cerca de 60 mil mesários e 560 técnicos de urna para o segundo turno. Amanhã, serão usadas 19 mil urnas eletrônicas e a previsão é de que o resultado saia até as oito horas da noite.

Diversas ações fazem parte da programação Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Hoje pela manhã aconteceu a tradicional caminhada Rosa. O ato contou com a presença de diversas entidades, autoridades, lideranças e comunidade em geral.

Para encerrar a programação especial, quarta-feira, ocorre a Roda de Superação em parceria com o Gama de Pato Branco. Em todas essas ações da Rede Feminina, estão sendo comercializados produtos, e todo valor arrecadado será investido na Rede Feminina.

Excesso de chuva aumenta preocupação com focos de dengue. SIMONE SALINI – agente de endemia de Santa Terezinha do progresso, ressalta que neste período de bastante chuva, a recomendação da saúde é que a população redobre os cuidados com possíveis criadores do mosquito. É preciso ficar atento a todos os lixos, objetos e demais materiais que possam acumular água. A preocupação existe, pois o clima está ficando quente, e é nesta época em que o mosquito se prolifera com mais rapidez.

Município registra cinco focos de dengue. SIMONE, frisa que esse é o total de focos em Santa Terezinha. Enquanto que outros municípios vizinhos têm um número bem maior, o município com ajuda da população tem um baixo índice. No entanto, a situação preocupa e ela chama atenção de todos os moradores, embora o mosquito seja mais urbano, os cuidados no interior também são importantes, para que ajudem o setor de endemia, fazendo a prevenção a dengue.

ADR segue com trabalhos normalmente. Apesar do período eleitoral do segundo turno em Santa Catarina, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste WALMOR PEDERSSETTI, relata que os trabalhos estão seguindo. ADR está aberta toda semana atendendo a população. Ressalta que neste período estão suspensos repasse de recursos, para que a campanha ocorra de forma mais transparente possível.

Cooper Itaipu se mobiliza para realização do maior evento do agronegócio da região e um dos maiores do sul do Brasil: Itaipu Rural Show, de Pinhalzinho. FERNANDO ROHR, coordenador geral da feira define o evento como uma grande vitrine de tudo o que tem de novo para agropecuária. O foco agora é elaboração da programação e os palestrantes que irão trabalhar. Canteiros de cultivares já estão implantados. Infraestrutura e o embelezamento do parque estão recebendo cuidados especiais.

Feira de Pinhalzinho vai dar atenção especial ao gado de leite. FERNANDO ROHR justifica pelo fato do setor ser praticado em todas as propriedades da região. Coordenador chama atenção para um assunto muito importante: a gestão na propriedade. Conforme ele, é preciso aproveitar ao máximo tudo o que é produzido na propriedade rural. A praça da alimentação recebeu investimentos, como um pavilhão completo. Espaços para estandes serão aperfeiçoados. Comissão quer oferecer conforto a expositores e visitantes.

Tradicionais empresas estão confirmando presença no Itaipu Rural Show. A direção da Cooper Itaipu tem boas perspectivas para o agronegócio para o ano que vem. ROHR salienta que todos os setores representam boas oportunidades aos produtores, inclusive com bons preços para 2019. O coordenador reafirma as datas de realização do evento: 30 e 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, de quarta-feira a sábado.

Secretaria de Infraestrutura volta atender em turno normal. A informação é do secretário de administração da prefeitura de Saltinho EDSON WACHHOLZ. Segundo ele, a pasta estava atendendo em turno único, mas devido a quantidade de chuva dos últimos dias, foi discutido com vereadores, prefeito, vice, e demais secretários e optado pelo retorno as atividades normais.

Secretaria de Infraestrutura trabalha na recuperação de estradas. EDSON WACCHOLZ, relata que para agilizar esse trabalho, a pasta volta atender das 7 e meia as 11 e meia e das 13 às 17 horas. Ele diz que o excesso de chuva tem prejudicado as estradas, e assim que o tempo melhorar, os funcionários vão trabalhar direto para até o final do ano deixar a malha viária rural em perfeitas condições de trafego.

Excesso de chuva tem reflexos negativos na agricultura. CLAUDIR GILIOLLI – extensionista da Epagri em Campo Erê, ressalta que os problemas são vários, principalmente o atraso no plantio de lavouras. Muitos agricultores ainda não conseguiram plantar o milho, e os que plantaram estão enfrentando dificuldades devido ao grande volume de chuva que causou problemas de germinação.

Excesso de chuva pode trazer muitos outros problemas para população. CLAUDIR, destaca que quanto maior for o volume de chuva, maior é a possibilidade de contaminação da agua do rio, com fertilizantes, com esterco e lixo. Não são só na agricultura que os efeitos da chuva aparecem, são problemas na cidade também com alagamentos, entre outros.

Epagri recomenda plantio de pastagem perene. GILIOLLI, destaca que para evitar maiores prejuízos, seria importante que p agricultor optasse por esse tipo de pasto, pois ele é resistente a climas como esse de muita chuva, além de ter um custo menos elevado.

Cartório faz conferência final das urnas eletrônicas. O chefe do Cartório Eleitoral de Campo Erê ADAIR DA CUNHA, relata que nestes dias que antecedem as eleições, foram intensificados os trabalhos, a fim de manter a ordem do pleito no segundo turno. CUNHA lembra que são quatro municípios que formam a zona eleitoral 69. Em Campo Erê, estão aptos a votar, neste domingo, seis mil seiscentas e nove pessoas; Palma Sola cinco mil setecentas e trinta e duas; Saltinho três mil duzentos e sessenta e um eleitores devem comparecer às urnas e em São Bernardino são dois mil trezentos e cinquenta eleitores aptos a votar nestas eleições gerais.

Segundo turno das eleições deve ocorrer de forma tranquila. O chefe do cartório acredita que, neste segundo turno o andamento dos trabalhos serão mais rápidos, pois são apenas dois votos, presidente e governador CUNHA acrescenta que Campo Erê continua com os doze locais de votação. Assim como em Palma Sola, que são sete. Conforme o chefe os eleitores que fizeram revisão do eleitorado, assim como no primeiro turno, votam por biometria.

Para o município sede, Campo Erê, só votam os eleitores que compareceram no cartório para revisão, pois o processo era obrigatório. CUNHA explica que para os demais municípios da comarca, como não era obrigatório, quem fez revisão vota biometricamente, e quem não fez pode votar normalmente. Basta levar o título e um documento com foto. A Comarca de Campo Erê tem ao todo dezessete mil novecentos e cinquenta e seis eleitores. De acordo com o cartório, são 75 sessões na comarca, porém, devido algumas agregações, nessas eleições serão apenas 66. A orientação do chefe é que os eleitores votem no domingo e retornem para suas residências e evitem aglomeração de pessoas na rua. Ações assim, contribuem bastante para um bom andamento dos trabalhos do pleito.

Idoso perde controle de veículo sai da pista e capota. O acidente ocorreu ontem em Novo Horizonte, acidente do tipo saída de pista seguida de choque em barranco e capotamento, envolveu o veículo Renault Sandero emplacado no município de ToledoPR, era conduzido por um homem de 60 anos. Neste acidente não houve feridos e no veículo foram registrados danos de média monta.

Motorista bate em defensa na SC 157. Foi ontem em Novo Horizonte. A saída de pista seguida de choque em defensa, envolveu o veículo Toyota Corolla emplacado no município de São Lourenço do Oeste, que era conduzido por um homem de 44 anos. O condutor não se feriu, apenas danos pequena monta.

PM apreende dois veículos com 792 quilos de camarão contrabandeado. A Polícia Militar de Flor da Serra do Sul avistou por volta das 20 horas de ontem, na rodovia BR-280 um veículo FiatUno e um Gol com suspensão rebaixada e ao tentar aborda-los os dois iniciaram uma fuga sentido a Marmeleiro. A equipe realizou acompanhamento tático e na comunidade de Tatetos o condutor do Uno perdeu o controle e saiu da pista fugindo a pé. No veículo foram localizadas várias caixas com 414 quilos de camarão.

Outro veículo suspeito também foi abordado. As demais equipes da região haviam sido comunicadas e o Gol foi localizado pela equipe de Renascença próximo a cidade de Marmeleiro e após acompanhamento também foi abordado. No veículo foram localizadas caixas com camarão que totalizaram 378 quilos. O condutor disse que pegou o veículo carregado em Barracão e levaria para Penha onde iria comercializar em hotéis da cidade. O condutor disse que não conhece o condutor do Uno e que está era a primeira vez que estava fazendo contrabando. Os dois veículos com as cargas foram encaminhados a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.