ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 27 08 2020

-BOLSONARO DIZ QUE A PROPOSTA ATUAL DO RENDA BRASIL ESTÁ SUSPENSA

-ALESC APROVA PROJETO QUE IMPEDE AUMENTO DE TARIFAS DE SERVIÇO PÚBLICO NA PANDEMIA

-CAMPANHA RASPOU, ACHOU, GANHOU DA CDL SERÁ LANÇADA SEGUNDA-FEIRA

-TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI DO HOSPITAL REGIONAL CAI PARA 77%

-FETRAF DIZ QUE VETO AO PROJETO 735 PREJUDICA AGRICULTURA FAMILIAR

-PM FLAGRA HOMEM VENDENDO DROGAS EM RUA DO BAIRRO JARDIM PEPERI

-MULHER É ATROPELADA POR MOTOCICLETA EM FAIXA DE SEGURANÇA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os dirigentes dos principais grupos políticos do Parlamento Europeu afirmaram nesta quarta-feira que pretendem condicionar a concessão de fundos da União Europeia ao respeito do Estado de direito nos países que deles se beneficiam. Ainda que os países não sejam citados no comunicado, a tentativa é de pressionar os governos da Hungria e da Polônia. Os dois países recebem valores importantes em subsídios da União Europeia, mas não têm dado ouvidos aos apelos do bloco para que respeitem as regras de independência do poder Judicial, de liberdade de imprensa ou os direitos humanos de minorias.

A nova onda de protestos raciais nos Estados Unidos chegou na manhã desta quinta-feira a Oakland, a cidade com a maior presença de afro-americanos, na área da baía de São Francisco, onde motins, incêndios e grandes ocorrências ocorreram pela primeira em julho. Centenas de manifestantes se reuniram nas proximidades da principal delegacia da cidade, que parecia totalmente blindada, e de lá marcharam pelas ruas da cidade deixando janelas quebradas, barricadas e uma infinidade de pequenos incêndios. Esta nova onda de protestos raciais nos Estados Unidos foi desencadeada no domingo depois que um policial de Wisconsin atirou sete vezes nas costas do afro-americano JACOB BLAKE, que corre o risco de ficar paraplégico.

O vice-presidente dos Estados Unidos, MIKE PENCE, aceitou oficialmente nesta quarta-feira a nomeação como candidato republicano à reeleição na chapa encabeçada por DONALD TRUMP. Na quinta, será a vez do atual presidente oficializar a candidatura, no encerramento da Convenção Nacional do partido. PENCE discursou em Baltimore, local histórico que remonta à Guerra de 1812 entre Estados Unidos e Reino Unido e repetiu o tom dos outros pronunciamentos do evento: o de que os valores dos Estados Unidos estariam a perigo com uma possível eleição democrata.

A população brasileira foi estimada em 211 milhões e 700 mil habitantes em cinco mil 570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira. O número representa um aumento de zero vírgula 76 por cento na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2019, o IBGE estimou um total de 210 milhões e cem mil pessoas. São Paulo permanece na frente como a unidade da federação com mais habitantes: 46 milhões 289 milhões de pessoas. Santa Catarina tem a décima maior população entre os estados com sete milhões 252 mil 502 habitantes.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que determina o afastamento de grávidas do trabalho presencial enquanto durar o estado de calamidade pública causado pela pandemia do novo coronavírus. O texto segue para o Senado. Pela proposta, a empregada gestante poderá cumprir as atividades à distância, por meio de teletrabalho. Ao apresentar a proposta, a deputada PERPÉTUA DE ALMEIDA citou um estudo publicado em um periódico médico, segundo o qual 124 mulheres gestantes ou no período do puerpério morreram de Covid-19 no Brasil.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta quarta-feira, em evento na Usiminas em Minas Gerais, que a atual proposta do Renda Brasil está suspensa. O Renda Brasil é uma proposta que está sendo preparada pelo governo para unificar o Bolsa Família e outros programas sociais, e também surge como um substituto do auxílio emergencial. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, sugere pagamento de até 250, mas BOLSONARO quer um valor maior. O presidente afirmou que não pretende tirar os recursos de outros programas para custear o Renda Brasil. BOLSONARO reafirmou ainda que vai manter o auxílio emergencial até dezembro – ainda sem valor definido –, mas destacou que o país precisa voltar a produzir.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina estima que o prejuízo por causa dos tornados e temporais nos dias 14 e 15 de agosto passe de 50 milhões nas áreas rurais de 22 municípios catarinenses. Diversos tipos de cultivos, além de estufas, galpões, máquinas e equipamentos agrícolas, além de residências, totalizando mil e cem estabelecimentos agropecuários afetados pelo fenômeno meteorológico que resultou na morte de uma pessoa, deixou 16 feridos e afetou 37 municípios, segundo a Defesa Civil. As regionais da Epagri de Joinville e Canoinhas, no Norte do estado, além de Videira e Campos Novos, no Meio-Oeste, foram os mais afetados pelo tornado.

O número de regiões de Santa Catarina em risco gravíssimo para Covid-19 caiu de nove para cinco, de acordo com o mapa de monitoramento do Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira. Outras 11 áreas são consideradas em situação grave. O monitoramento é realizado semanalmente pelo governo estadual. A partir da classificação de cada região no mapa de risco, recomendações são sugeridas pelo governo aos gestores locais. Atualmente, estão em situação gravíssima para a doença as regiões Nordeste, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste, Carbonífera e Extremo-Sul catarinense.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou em sessão ordinária nesta quarta-feira o Projeto de Lei que impede o aumento de tarifas do serviço público enquanto houver situação de calamidade pública ou estado de defesa. Segundo o PL, a medida vale quando houver necessidade de isolamento social ou suspensão de atividades econômicas, mesmo que parcialmente. O projeto foi motivado pela pandemia do novo coronavírus e foi aprovado em plenário com um voto contra. Se sancionada, a medida proibiria, por exemplo, o aumento em contas de energia elétrica e água. A redação final do PL será votada nesta quinta. Depois, o documento será enviado ao governador, que vai decidir se sanciona ou não a medida.

O Pelotão de Patrulhamento Tático completou nesta semana 19 anos de criação na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do tenente coronel e comandante do Décimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. De acordo com ele, a data foi comemorada na última segunda-feira, dia 24 de agosto. Conforme ele, o PPT é uma fração, ou seja, parte do efetivo do batalhão destinada para esse setor. Segundo FRANZEN, os policiais que atuam nesse segmento são treinados e equipados assim como os demais integrantes da corporação.

O PPT atua diretamente no atendimento das ocorrências que superam as condições de normalidade e que estariam a cargo das guarnições de radiopatrulha. A afirmação é do tenente coronel e comandante do Décimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste, JAILSON FRANZEN. Ele destacou que a unidade tem um preparo diferenciado e por isso atende ocorrências mais complexas que as rotineiras. Ele ressaltou que 16 policiais militares atuam diretamente no Pelotão de Patrulhamento Tático na região Extremo Oeste de Santa Catarina.

Para integrar a equipe do PPT os policiais passam por uma seleção interna na corporação. O comentário é do tenente coronel e comandante do Décimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste, JAILSON FRANZEN. Ele disse que feito esse procedimento os escolhidos passam por treinamentos e após a conclusão desse processo, os policiais estão aptos a aplicar essa técnica diferenciada tanto na parte preventiva quanto na parte de respostas as ocorrências. Ele reforçou que o PTT é somente acionado em casos de maiores complexidades como, por exemplo, em manifestações, retomadas de posses e policiamento em grandes eventos, além de operações de maiores riscos.

Os policiais que atuam no Pelotão de Patrulhamento Tático possuem armas diferenciadas dos demais profissionais do batalhão. A declaração é do tenente coronel e comandante do Décimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste, JAILSON FRANZEN. Ele citou que questões de disciplina, autocontrole e resistência à fadiga também são trabalhos com a equipe que compõem o PPT na região. Ele mencionou ainda que o PPT serve como uma unidade de apoio do batalhão, podendo agir em qualquer município do Extremo Oeste de Catarina.

O veto do presidente BOLSONARO a diversos pontos do projeto de lei de socorro aos agricultores familiares foi uma decisão arbitrária. A avaliação é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, o projeto 735 foi aprovado pela câmara dos deputados e pelo senado a partir de uma ampla mobilização e articulação dos trabalhadores do campo. A matéria prevê uma série e ações para socorrer os pequenos agricultores familiares atingidos pela pandemia do coronavírus, como por exemplo, a aquisição de produtos, garantia de renda, renegociação de dívidas e um crédito de até 10 mil reais para as famílias. SELZLER disse que o presidente não percebeu a importância do projeto e vetou 14 pontos do PL, cancelando inclusive o crédito de emergência aos agricultores.

O governo federal parece não reconhecer a situação difícil que agricultores tem enfrentado com a crise gerada pelo coronavírus. A declaração é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. Para ele, o veto do presidente BOLSONARO ao projeto 735 é uma falta de compromisso com os agricultores familiares que representam mais de 70 por cento da produção de alimentos no Brasil. SELZLER disse que o veto ao projeto vai trazer ainda mais dificuldades para os agricultores familiares.

A Fetraf Sul vai continuar mobilizada, agora para que o Congresso Nacional derrube os vetos do presidente BOLSONARO ao projeto de socorro aos agricultores familiares atingidos pela pandemia do coronavírus. De acordo com o coordenador da federação, JANDIR SELZLER, a entidade vai retomar os contatos com deputados e senadores para garantir a derrubada do veto e promulgação do projeto 735. Ele citou que os parlamentar que votaram a favor do PL devem, por uma questão de coerência, se colocar contra o veto do presidente. SELZLER citou que a Fetraf vai cobrar o envolvimento da bancada catarinense para garantir as implantação de todas as ações previstas no projeto vetado pelo presidente.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está ampliando a equipe de profissionais para o atendimento da população. A unidade é a referência em alta complexidade para cerca de 30 municípios do extremo-oeste. O hospital tem vagas abertas para Técnico de Enfermagem para os setores de Endoscopia, Pronto Socorro e Vigilância Epidemiológica. Os interessados na vaga devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] ou entregar na recepção administrativa do Hospital. Outras informações podem ser obtidas no setor de Recursos Humanos pelo telefone 3631-1850.

A taxa de ocupação dos leitos destinados exclusivamente para os pacientes de Covid-19 caiu nesta quarta-feira no Hospital Regional. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde, a unidade teve mais uma alta de paciente da UTI para a enfermaria. Desse modo, 12 pessoas com a doença confirmada e duas com suspeita de Covid estão na Unidade de Tratamento Intensivo. Quatro leitos estão disponíveis e a taxa de ocupação é de 77 por cento. Na ala de enfermaria, são três casos confirmados e um suspeito com taxa de ocupação de 25 por cento.

Quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens, foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 27 pacientes, 20 mulheres e sete homens, entraram para a lista de recuperados. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado no final da tarde pela secretaria de Saúde. Com isso, o número de pessoas com o vírus ativo, caiu de 85 para 62, todos eles em isolamento domiciliar. No total, 485 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 422 já se recuperaram. Uma pessoa com suspeita da doença está em internação hospitalar.

A região permanece classificada como grave risco de contágio por Covid-19. O mapa de monitoramento do Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta quarta-feira mantem o extremo-oeste na mesma faixa, sem alteração. No começo da semana, o presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, comentou que havia uma certa preocupação a respeito da mudança de classificação e ingresso da região no grupo de risco gravíssimo de contágio. Como isso não aconteceu, as medidas restritivas para enfrentar a pandemia do coronavírus permanecem as mesmas.

O lançamento oficial da campanha “Raspou, achou, ganhou” da CDL está confirmado para a próxima segunda-feira. A informação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, IVANDRO SPENGLER. O evento está agendado para as dez e meia da manhã na sede da entidade. O ato será exclusivo para a diretoria e veículos de imprensa a fim de evitar aglomerações. SPENGLER explicou que a lançamento será transmitido ao vivo pelo Facebook da CDL. Na terça-feira, dia primeiro de setembro, as empresas do comércio começam a distribuição das raspadinhas para os consumidores. A campanha substitui o tradicional promocional de prêmios de final de ano da CDL.

Cerca de 420 empresas vão participar da campanha “Raspou, achou, ganhou” da CDL. O dado foi confirmado ontem pelo presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o número é recorde nesse tipo de iniciativa. Ao todo, a CDL confeccionou mais de um milhão de raspadinhas com prêmios de 50, 100 ou 500 reais em vale compras para gastar no comércio local. Além dos prêmios, os consumidores podem ganhar as raspadinhas não premiadas. Cada cem bilhetes dão direito a um brinde doado pelas empresas que participam do promocional. A relação completa das lojas que aderiram a campanha pode ser acessada no site da CDL.

A campanha “Raspou, achou, ganhou” da CDL tem dois objetivos principais: valorizar o consumidor e aumentar as vendas do comércio local. De acordo com o presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER, a ideia foi bem aceita pelos comerciantes. Agora, resta ver qual será a aceitação dos consumidores que estavam acostumados com a campanha de prêmios e sorteio de um carro no final do ano. SPENGLER citou que a previsão é que a nova campanha movimente a cidade nos últimos quatro meses do ano.

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão na zona rural de Dionísio Cerqueira e apreendeu duas armas de fogo. O mandado foi subsidiado por uma “denúncia” de crime de ameaça envolvendo violência doméstica. O suposto autor ameaçava a vítima através de mensagens de celular, bem como, encaminhava imagens de armas à vítima. A Justiça emitiu medidas protetivas de urgência e autorizou a busca e apreensão na casa do suspeito. O mandado foi cumprido ontem e a Polícia localizou duas armas de fogo. O investigado, que não estava em casa, responderá pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e ameaça.

Um caminhão foi destruído em um incêndio nesta quarta-feira na BR 282. Os bombeiros de Maravilha foram acionados por volta da uma e meia para combater um incêndio em caminhão. Ao chegar no local, a guarnição se deparou com o veículo Agrale, placas de Chapecó, tomado pelas chamas. Foram utilizados aproximadamente dois mil litros de água para combate ao fogo. O condutor do veículo não foi localizado. Segundo relatos de outro caminhoneiro que estava almoçando no local, o caminhão chegou com fogo no motor. O condutor desceu da cabine e tentou combater as chamas com um galão de água. Ele não conseguiu e saiu o local. O caminhão era ocupado por dois homens e nenhum deles foi localizado.

A Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou na manhã desta quarta-feira, ações de fiscalização de pesca no Rio das Flores, interior de Bandeirante. De acordo com o comandante, capitão EVERTON RONCAGLIO, durante a operação,realizada no lago da barragem PCH Bandeirante, foram flagrados pescadores praticando atos ilegais de pesca. Foram recolhidas 17 redes de pesca, duas tarrafas, além de dezenas peixes. Os pescadores não possuíam licenças para a atividade e foram autuados em flagrante. Todos os materiais e peixes apreendidos. RONCAGLIO alertou que a utilização de redes é de uso exclusivo de pescadores profissionais devidamente licenciados e a prática deve estar de acordo com a legislação vigente.

Um homem foi preso por tráfico de drogas no começo da madrugada de hoje em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta da uma hora na rua Severino Veronese, Bairro Jardim Peperi. A guarnição da PM fazia rondas pelo bairro quando flagrou dois homens em pé ao lado de um carro e que ambos pareciam estar fazendo uma espécie de transação. Ao perceber a aproximação dos policiais, um dos homens jogou uma embalagem encima do telhado de uma construção e tentou fugir do local, sendo abordado em seguida. O objeto que ele tentou se desfazer era uma trouxinha de sete gramas de cocaína. O canil realizou buscas e encontrou mais algumas bitucas de cigarro. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Uma mulher, de 58 anos, ficou ferida após ser atropelada por uma moto nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde na rua Marcílio Dias, cruzamento com a Itaberaba, centro da cidade. A mulher estava na faixa de segurança e foi atingida por uma moto ao tentar atravessar a rua. Segundo o motociclista, um veículo seguia em alta velocidade e parou repentinamente. Para não colidir na traseira do carro, ele desviou e acabou atropelando a pedestre. O Corpo de Bombeiros atendeu a mulher com suspeita de fratura em um dos braços e diversas escoriações. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. O vídeo do momento exato do atropelamento está disponível no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.