ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 27 07 2020

-MERCADO VOLTA A MELHORAR ESTIMATIVA PARA O PIB EM 2020

-GOVERNO TERÁ QUE EXPLICAR AO MP POR QUE NÃO ADOTOU NOVA QUARENTENA

-ENTIDADE AVALIAM SITUAÇÃO ATUAL E FUTURO DO AGRICULTOR NA REGIÃO

-DUAS CIDADES DO EXTREMO-OESTE AINDA NÃO TIVERAM CASOS DE COVID-19

-MÉDICO DIZ QUE PICO DA PANDEMIA NO MUNICÍPIO AINDA ESTÁ DISTANTE

-PM APREENDE 60 QUILOS DE MACONHA EM CARRO VINDO DO PARANÁ

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CARRO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Ao menos 45 manifestantes foram presos e policiais ficaram feridos em confrontos no maior protesto em semanas do movimento Black Lives Matter - “Vidas Negras Importam”, em inglês. A manifestação contra o racismo neste sábado em Seattle, no estado americano de Washington,teve um gás novo após os episódios de violência entre ativistas e agentes federais nas proximidades de Portland, no Oregon. Em Austin, no Texas, uma pessoa foi morta quando vários tiros foram disparados em meio a um protesto. De acordo com o departamento de polícia de Austin, não houve outras mortes ou pessoas baleadas durante o tiroteio.

A Moderna anunciou nesta segunda-feira que começou o estudo em estágio avançado para avaliar sua candidata a vacina contra Covid-19. Essa é a terceira e última fase de testes. Cerca de 30 mil voluntários adultos que não tiveram a doença respiratória causada pelo novo coronavírus receberão a vacina. A pesquisa é apoiada pelo governo dos Estados Unidos. Em todo o mundo, cinco candidatas à vacina estão na fase 3 de estudos, de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde. É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização.

Um laboratório argentino começará a testar em humanos um soro feito à base do plasma de cavalos infectados com o coronavírus Sars-Cov-2 para o tratamento da Covid-19. A agência de vigilância sanitária da Argentina aprovou na sexta-feira a fase de ensaios clínicos em humanos da pesquisa. A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica aprovou o protocolo clínico do soro hiperimune contra a Covid-19. O medicamento é apontado como uma possibilidade para o tratamento da infecção pelo coronavírus. O estudo clínico começará em quatro hospitais de Buenos Aires.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira, em sua retomada ao trabalho após o teste negativo para a Covid-19,que "acabaram com o emprego no Brasil". O presidente saiu do Palácio da Alvorada por volta das oito e meia e conversou com apoiadores antes de ir para o Palácio do Planalto. BOLSONARO volta a despachar no Palácio do Planalto a partir desta segunda-feira depois de quase três semanas de isolamento no Palácio da Alvorada para tratamento da covid-19. No sábado, ele anunciou pelas redes sociais que testou negativo para a doença.

A casa do governador do Piauí, WELLINGTON DIAS do PT, e o gabinete da deputada federal REJANE RIBEIRO DE SOUSA DIAS, também do PT, são alvos de buscas da Polícia Federal nesta segunda-feira. A suspeita é que houve desvios de recursos da Educação do Piauí por meio de pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar. A Operação Topique cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Teresina e em Brasília. Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da Secretaria de Educação se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, 50 milhões de recursos do Fundeb e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.

Os economistas do mercado financeiro voltaram a melhorar a estimativa para o Produto Interno Bruto deste ano, revisando a previsão de uma redução de cinco vírgula 95 por cento para cinco vírgula 77. Essa foi a quarta semana seguida de melhora do indicador. A projeção faz parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A expectativa para o nível de atividade foi feita em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão. Nas últimas semanas, porém, indicadores têm mostrado o início de uma retomada da economia brasileira.

Santa Catarina registrou um aumento de 28 por cento no número de divórcios durante a pandemia. Os números são do Colégio Notarial do Brasil e fazem uma comparação entre maio e junho deste ano com o mesmo período de 2019. A convivência intensa dos casais durante o isolamento social e a possibilidade de se fazer o processo de divórcio via internet, o que ocorre desde maio, foram apontados por psicólogos como os principais motivos do crescimento. O número de divórcios também cresceu no Brasil durante a quarentena e a hiperconvivência pode ter facilitado esta decisão.

Em Santa Catarina foram feitos, até a semana passada, 621 mil 711 acordos trabalhistas que preveem a suspensão de contratos e redução de jornada e salários, segundo dados do Ministério da Economia compilados pelo Observatório da Federação das Indústrias. Quase metade deste total veio da indústria, com 303 mil acordos. Na sequência aparece o setor de serviços com 218 mil 666 acordos, o que representa 35 por cento do total. No comércio, foram 87 mil 326 contratos suspensos ou com redução de salário e jornada. A construção civil teve 11 mil 835 acordos. A agropecuária sentiu menos a crise e registrou apenas 802 acordos. Outros 82 não foram informados.

O governo de Santa Catarina foi cobrado pelo Ministério Público sobre a não adoção de uma nova quarentena por conta do coronavírus. O documento assinado pelo procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, quer explicações técnicas sobre a decisão do Estado de não seguir a orientação dos servidores da secretaria de Saúde que alertaram sobre a necessidade de medidas nos mesmos moldes das aplicadas em março. O governo tem dois dias úteis para responder ao procedimento administrativo. COMIN pediu que o Gabinete de Gestão de Crise criado pelo Estado para o enfrentamento à doença apresenteestudos e fundamentos técnicos que contenham "evidências científicas" e "análises sobre informações estratégicas em saúde" que subsidiaram a decisão de não seguir a orientação dos técnicos da Saúde para que a nova quarentena fosse aplicada em Santa Catarina.

O Hospital São Lucas de Guaraciaba inaugurou dois novos espaços para o atendimento dos pacientes. Trata-se do Espaço Santé e da Policlínica de Especialidades médicas. De acordo com a diretora do Hospital, PAULO CORREA, os locais vão trazer melhorias no atendimento com consultas e exames com especialistas, além de bem-estar com o jardim construído para os pacientes. Ela comentou que a ampliação dos serviços no São Lucas vai evitar deslocamentos das pessoas para outros municípios. Segundo a diretora, o Instituto Santé está trazendo ao município de Guaraciaba mais serviços, mais especialistas e mais qualidade. No final deste mês, o Instituto, que também administra o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, completa dois anos de gestão no Hospital de Guaraciaba.

A policlínica do Hospital São Lucas conta com consultas de diversas especialidades, além de exames de raio-x e ultrassom. A informação é da diretora do hospital, PAULA CORREA. Além disso, o local passa a contar com medicina tradicional chinesa com Acupuntura. Com duas salas para consultórios, os médicos que atuam no Hospital podem atender simultaneamente. A diretora comentou ainda que o São Lucas passou a oferecer consultas com fonoaudióloga, fisioterapeuta e dentistas. A entrada desse local é separada da emergência e da internação da unidade hospitalar, possibilitando mais privacidade a todos os pacientes. Já no Espaço Santé, o Hospital São Lucas criou um jardim que irá contribuir no tratamento e na melhoria da saúde das pessoas.

A Epagri emitiu uma nota sobre a disseminação de informações falsas e como isso afeta o trabalho da empresa de assistência técnica rural do governo do estado. De acordo com o comunicado, as mídias sociais têm a sua importância de comunicação e interação entre as pessoas, mas também trazem a possibilidade de qualquer pessoa postar informações falsas, as chamadas fake news. No documento, a Epagri enfatiza que às vezes essas fakes são atribuídas a órgãos como Epagri e meios de comunicação sérios, e que acabam afetando a sua credibilidade. Ele cita como exemplo a divulgação de um novo ciclone após o temporal que atingiu a região. Essa notícia falsa criou uma preocupação desnecessária na população. A Epagri orienta que antes de disseminar qualquer informação, as pessoas procurem fontes e sites oficiais para checar a informação.

O dia do colono e motorista foi comemorado neste domingo em São Miguel do Oeste com a tradicional carreta pelas ruas da cidade. A atividade começou por volta das oito e meia da manhã. Veículos particulares, de empresas e de instituições, como o Corpo de Bombeiros, passaram pelas ruas do centro e receberam a benção na cidade alta. A programação contou ainda com uma missa na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e com a venda de carne assada no bairro São Gotardo. Por conta da pandemia do coronavírus, o almoço comunitário foi cancelado. As pessoas compraram a carne para consumo nas suas residências. As fotos e vídeos da carreta e benção dos veículos podem ser conferidas no portal da Peperi na internet.

A situação do agricultor evoluiu bastante nas últimas décadas em diversos aspectos. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele disse que o campo tem hoje mais acesso as tecnologias e a recursos para melhorar a produção e a qualidade de vida das pessoas. Para SIMON, a agricultura tem motivos para comemorar o dia do Colono, mas também tem algumas questões para se preocupar, como por exemplo, o êxodo de jovem que deixar as propriedades para trás. O gerente da Epagri comentou que apesar de ser um desafio, a sucessão da pequena propriedade dá sinais de que um número crescente de jovens está optando por ficar no campo.

Ser agricultor é plantar sonhos e ter esperança sempre. A declaração é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. Ele disse que o momento atual é de muita preocupação em razão dos acontecimentos deste ano: estiagem, temporais e pandemia do coronavírus. SELZLER disse que esses fatos estão criando muitas dificuldades para os agricultores. Por isso, ele entende que o papel dos sindicatos e federações, como a Fetraf, é manter a organização para defender a categoria. O sindicalista disse que o momento é de comemoração, mas também de luta e mobilização para manter a agricultura familiar fortalecida. Sobre o futuro, SELSLER disse que os desafios são grandes e entre eles está a sucessão das pequenas propriedades rurais.

O ano agrícola foi muito bom para os agricultores e a pandemia do coronavírus não retraiu a atividade rural. A posição é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele ressaltou que os preços dos produtos também se comportaram bem e o custo de produção para a próxima safra não estão elevados. Ao olhar para o papel da agricultura na sociedade, JOEL disse que o setor ainda precisa de um reconhecimento maior, especialmente por parte dos governos. Ele comentou que é o setor agrícola que está segurando a economia do país mais uma vez. JOEL afirmou que os agricultores só são atendidos pelos governos na base da mobilização e da pressão. Para ele, apesar do Brasil ser um grande produtor de alimentos, a sociedade, de forma geral, ainda precisa reconhecer essa importância do campo.

Apenas 95 dos cinco mil 568 municípios brasileiros ainda não registraram casos confirmados de Covid-19 até o momento. Isso equivale a um vírgula sete por cento do total de cidades país, segundo dados do Ministério da Saúde computados até a última sexta-feira. As cidades livres do novo coronavírus estão distribuídas em dez estados, incluindo Santa Catarina. Dois desses municípios estão no extrem-oeste do estado. As cidades de Bandeirante e Barra Bonita não tiveram nenhum caso confirmado da nova doença. Na região da Ameosc, de acordo com o último boletim divulgado pela Associação, Itapiranga com 224 e São Miguel do Oeste, com 199 casos, são os municípios com maior número de pacientes de Covid-19.

Barra Bonita não teve nenhum caso confirmado de coronavírus por dois motivos principais: o fato do município ser basicamente agrícola e o respeito às normas de distanciamento social. A avaliação é do prefeito MOACIR PIROCA. Ele comemorou essa condição de cidade livre do coronavírus, mas alertou que as pessoas devem manter os cuidados e a observação das restrições impostas pelo Estado e também pelo município. PIROCA comentou que o fato de Barra Bonita não ter nenhum caso de Covid-19 mostra o empenho do poder público no combate ao vírus e também o aceitamento da população em relação ás medidas restritivas.

Bandeirante não tem nenhum caso confirmado de Covid-19 por causa do empenho da equipe da saúde e do envolvimento da população. A análise é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. De acordo com ele, os méritos são dos profissionais da secretaria de saúde que estão preocupados desde o início da pandemia e de todos os moradores que entenderam a gravidade da situação e estão se cuidando. BIEGELMEIER disse que os registros do estado apontam um caso em Bandeirante, mas ele explicou que essa pessoa que testou positivo não mora no município há cinco anos. Ele também informou que a prefeitura está finalizando a instalação de um centro de triagem para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. A estrutura vai funcionar no centro de múltiplo uso.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste confirma o quinto óbito na Unidade Hospitalar. Trata-se de um homem de Guaraciaba, de 79 anos. Ele morreu na quarta-feira, mas a doença Covid-19 foi confirmada somente no sábado pela Vigilância Epidemiológica. Além disso, o Hospital Regional também registrou uma alta hospitalar de um paciente de Jardinópolis neste final de semana. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste informou ontem que a ocupação é de seis pacientes confirmados e um caso suspeito em leitos de UTI. A taxa é de 36 por cento dos leitos ocupados. Já na enfermeira são seis positivos para Covid-19 e um suspeito, o que dá uma taxa de ocupação de 46 por cento.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado recebeu o Coordenador do Comitê de Combate ao Coronavírus em São Miguel do Oeste, MAURICIO PIACENTINI. O assunto foi a situação do município em relação a pandemia do coronavírus. O médico fez uma avaliação positiva dos números. Em quatro meses de pandemia, o município teve 199 casos confirmados e 169 recuperados. Atualmente, 30 moradores estão com o vírus ativo, todos em isolamento domiciliar. PIACENTINI disse que apesar da situação parecer tranquila, as pessoas não podem deixar de observar as normas e medidas previstas em decretos do estado e da prefeitura. Ele reforçou que é fundamental as pessoas usarem máscaras, evitarem aglomerações e ficar em casa sempre que possível.

A região extremo-oeste apresenta os melhores resultados no enfrentamento da Covid-19. A afirmação é do coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele destacou que a região é a única do estado com alto risco potencial para contagio da nova doença. O extremo-oeste está no segundo estágio da classificação feita pela secretaria estadual de saúde. As demais região estão na terceira e última faixa, ou seja, com risco grave e gravíssimo. O médico ressaltou que isso também é resultado do trabalho apresentado desde o início da pandemia, com a adoção de medidas preventivas, testagem da população, controle dos pacientes assintomáticos e outros cuidados. PIACENTINI comentou apesar disso ainda existe uma grande preocupação com o desrespeito das medidas de distanciamento e isolamento social.

São Miguel do Oeste ainda está longe do pico da pandemia do coronavírus. O comentário é do coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. De acordo com ele, a pandemia ainda está no início e os números ainda devem aumentar. Ele explicou que o número de casos confirmados não é o único indicador usado para apontar se a doença está ou não controlada. PIACENTINI alertou que estamos no começo dessa pandemia.

A Polícia de Palma Sola atendeu uma ocorrência de contrabando de cigarros do Paraguai na última sexta-feira. A Guarnição realizava o policiamento ostensivo, e ao passar pela Rua Alduino Machiavelli avistou dois homens negociando cigarros pela janela de um casa. Ao sair da residência, um homem foi abordado com quatro carteiras de cigarros da marca Classic e confirmou que havia comprado no local. O proprietário da residência liberou a entrada dos policiais militares que encontraram mais de cinco mil carteira no local. O morador foi preso em flagrante. A mercadoria foi apreendida e levada para a Receita Federal.

A Polícia Militar flagrou um estabelecimento descumprindo medidas de enfrentamento à Covid-19 em São Miguel do Oeste neste final de semana. A ocorrência foi registrada na noite de sexta na rua 15 de Novembro, centro da cidade. De acordo com a PM, um bar estava com um grande número de pessoas aglomeradas e sem máscaras. O proprietário foi notificado administrativamente e o estabelecimento comercial foi fechado.

A Polícia Militar de Campo Erê foi acionada pela Polícia Civil de Pato Branco no Paraná e apreendeu cerca de 60 quilos de maconha neste final de semana. A polícia catarinense abordou um veículo Citroën C3 que estava se deslocando no sentido a Campo Erê. Nas buscas com os cães, foi localizado um fundo falso sob os bancos do veículo com diversos tabletes de maconha. O condutor do carro foi preso em flagrante pela equipe do DENARC e conduzido à delegacia de Marmeleiro. A ação resultou na apreensão de 60 quilos de maconha.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na manhã de hoje na avenida Santa Helena, centro de Descanso. A colisão aconteceu por volta das seis e meia e envolveu um Gol de Descanso e uma moto Honda CG Today também de Descanso. Os bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam o condutor da moto, que estava a 10 metros do local do impacto. Ele apresentava corte contuso na cabeça e escoriações nas pernas. O condutor do outro veículo não se feriu e permaneceu no local prestando auxilio. O motociclista foi levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Civil está investigando uma tentativa de duplo homicídio em Descanso. O crime aconteceu na noite de sexta-feira no distrito de Itajubá, interior do município. e acordo com o delegado, CLEVERSON MULLER, um homem teria desferido vários golpes com um pedaço de madeira ou ferro na ex-companheira e em um outro homem. Quando o corpo de bombeiros chegou no local dos fatos, as vítimas já haviam sido conduzidas ao hospital. O homem atingido pelo suspeito teve ferimentos graves na cabeça. O delegado informou ainda que a mulher recebeu atendimento médico e já foi liberada. Já o rapaz, permanece internado na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O suspeito ainda não foi localizado. Ainda de acordo com a polícia, a mulher possuía medida protetiva contra o autor. Não há informações sobre a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.