ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 27 06 19

-COMISSÃO DEVE VOTAR REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA PRÓXIMA SEMANA

-DIVE CONFIRMA MAIS UM CASO DE MENINGITE BACTERIA EM SANTA CATARINA

-COMITÊ VAI ANALISAR EFEITOS E AJUSTAR NOVAS NORMATIVAS DO LEITE

-VEREADORES APROVAM LDO COM PREVISÃO DE MAIS DE UM MILHÃO EM EMENDAS IMPOSITIVAS

-ASSEMBLEIA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O CICLISMO HOJE NO MUNICÍPIO

MOTOCICLISTA SOFRE FRATURA EM ACIDENTE EM ESTRADA DO INTERIOR

-PM APREENDE CARRO CARREGADO COM VINHO IMPORTADO ILEGALMENTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O primeiro-ministro tcheco, o magnata ANDREJ BABIS, superou uma moção de censura nesta quinta-feira no parlamento. Acusado de fraude e de conflito de interesses, ele enfrentou enormes manifestações populares exigindo sua demissão desde o fim de abril. O premiê nega as acusações. Após 17 horas de debates, a oposição não conseguiu os 101 votos necessários no Parlamento para derrubar o governo. O movimento ANO, de BABIS, lidera uma coalizão em minoria com o partido social democrata, contando com o apoio informal dos comunistas.

Começa nesta quinta-feira o encontro do G20 em Osaka, no Japão. A cúpula vai reunir líderes das maiores economias do mundo e deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais, especialmente em meio às negociações entre China e Estados Unidos em torno da guerra comercial. O encontro, que vai até sábado, deve ter ainda conversas sobre tensões entre Estados Unidos e Irã, as mudanças climáticas e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

O governo venezuelano assegurou nesta quarta-feira ter desbaratado um plano de golpe de Estado, que incluía o assassinato do presidente NICOLÁS MADURO e a proclamação de um general da reserva como chefe de Estado. O ministro da Comunicação, JORGE RODRÍGUEZ, disse que agentes infiltrados no suposto complô participaram das reuniões para planejar o golpe de Estado. Pelo menos seis dos envolvidos estão detidos. Ele apresentou o depoimento de um deles e gravações de videoconferência em que a suposta tentativa foi feita.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que libera a posse de arma em toda a extensão de propriedades rurais. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. Conforme a legislação atual, o dono da propriedade rural está autorizado a manter a arma somente na área interna da sede. O direito à posse só permite manter a arma dentro de casa. O texto aprovado pelo Senado foi apresentado por MARCOS ROGÉRIO do DEM de Rondônia. Segundo o parlamentar, não tem "sentido" o morador da zona rural ter direito à posse de arma, mas não poder usá-la na área externa da fazenda.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que estabelece um pacote de medidas anticorrupção no qual foi incluída a punição para juízes e integrantes do Ministério Público que cometerem abuso de autoridade. O projeto foi aprovado pela Câmara em 2016 e como sofreu alterações no Senado terá de ser reanalisado pelos deputados. A proposta tem origem em um texto de iniciativa popular apresentado em 2015 e defendido pelo Ministério Público, conhecido como o projeto das 10 medidas contra a corrupção. A análise do projeto acontece três semanas depois de o The Intercept revelar mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, e a integrantes da Lava Jato.

Após quatro dias de debates, a comissão especial da Câmara que analisa a reforma da Previdência concluiu na tarde desta quarta-feira a fase de discussão do parecer do relator, SAMUEL MOREIRA. No total, 127 dos 154 deputados que haviam se inscrito originalmente para debater a matéria se manifestaram, segundo a secretaria da comissão. O número não leva em conta os líderes partidários que também pediram a palavra. Foram mais de 30 horas de debates. Os trabalhos da comissão deverão ser retomados na quinta-feira com a apresentação pelo relator de uma complementação ao parecer. A votação deve ficar para a semana que vem.

Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros aponta que apenas um dos sete museus de Santa Catarina conseguiu regularizar a situação para prevenção de incêndio e pânico, após a primeira fase da força-tarefa iniciada há nove meses. Dos 246 museus catarinenses que integram o Cadastro Nacional de Museus, 14 foram fiscalizados em diferentes regiões do estado. A última visita ocorreu no início do mês de junho, no Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller, em Itapiranga. O estabelecimento que já regularizou a situação é o Museu Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul catarinense.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou um caso de meningite bacteriana em um menino de seis anos. A doença foi causada pela bactéria conhecida como pneumococo. A criança está internada em estado estável, no Hospital Regional de Araranguá. De acordo com a DIVE, esta bactéria não causa surtos e geralmente é uma consequência de um agravamento de uma amigdalite ou sinusite. Por esse motivo, não são necessárias medidas de quimioprofilaxia. Neste procedimento, todos os contatos próximos pessoa infectada tomam um antibiótico.

Um tomógrafo comprado em 2017 ao custo de dois milhões e 600 mil reais e que poderia estar em uso para o atendimento de pacientes no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, ainda está dentro da caixa e sem ser utilizado. O aparelho está com a garantia perto de vencer. A Secretaria de Estado da Saúde disse que houve quatro licitações para obras de instalação do equipamento, mas sem sucesso. Por isso, a Superintendência de Hospitais Públicos estuda usar o aparelho no Hospital Regional de São José, porque seriam necessárias pequenas adequações. Segundo a pasta, o tomógrafo tem capacidade de realizar 64 imagens por segundo, enquanto o que está em funcionamento no hospital faz oito.

A secretaria de Saúde de Barra Bonita está atendendo em novo endereço desde o começo desta semana. O novo prédio fica ao lado da antiga construção. De acordo com o prefeito MOACIR PIROCA, na última semana, o município recebeu a liberação da Vigilância do estado para começar o atendimento no novo local. Ele disse que a Administração aproveitou o feriadão da última semana para efetuar a mudança da mobília e equipamentos para o novo espaço. PIROCA comentou que a inauguração oficial da nova unidade de Saúde deve ocorrer nos próximos dias. A obra foi iniciada na gestão passada e concluída neste ano.

O novo prédio da secretaria de saúde é mais adequada e vai proporcionar mais comodidade para a população e para os funcionários que atuam no local. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Ele explicou que a prefeitura investiu recursos próprios e recebeu cerca de 430 mil reais do Ministério da Saúde para a construção do novo espaço. PIROCA comentou que a prefeitura ainda não definiu como será usado o antigo prédio que abrigava a Unidade de Saúde. Ele revelou que a ideia inicial é deixar a parte administrativa trabalhando no antigo prédio. PIROCA afirmou que no futuro, outros setores da prefeitura também devem migrar para esse local.

O Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste, vai realizar, na próxima segunda-feira, a etapa regional do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento, que chega a décima nona edição, será realizado em São Miguel do Oeste. Dividido em nove etapas regionais, o Ciclo deve capacitar aproximadamente quatro mil agentes públicos em todo o Estado. O encontro vai ofertar cinco oficinas técnicas com os seguintes eixos temáticos: Controle Interno, Licitações e Contratos, Políticas Públicas, Atos de Pessoal e Conselhos Municipais. Os artigos técnicos, que servem como material didático, também estarão disponíveis para os participantes em meio digital.

Representantes do Núcleo dos Profissionais Contábeis da Acismo realizaram, na tarde desta quarta-feira, a prestação de contas da campanha para destinar recursos do imposto de renda devido por empresas para o Fundo Especial para Infância e Adolescência. A entidade fez um trabalho de conscientização dos empresário para dedução de até por cento do Imposto de Renda para o FIA. Pessoa Jurídica pode repassar até um por cento do valor devido. O repasse é feito por depósito bancário na conta específica do FIA do município. O recursos deve ser aplicado exclusivamente na execução das políticas sociais de amparo à criança e ao adolescente.

O valor arrecado via dedução do imposto de renda a partir da mobilização do Núcleo dos Profissionais Contábeis da Acismo chegou a 57 mil e 500 reais. O dinheiro, que iria diretamente para os cofres do governo, será repassado para o FIA, que é um fundo especial, criado por lei, com a finalidade de captar recursos que serão destinados à área da infância e da adolescência. O Fia pode financiar programas, projetos e ações voltadas à promoção e à defesa dos direitos da criança e do adolescente. A prestação das contas da campanha ocorreu ontem na prefeitura e contou com a participação de membros do Núcleo, do prefeito WILSON TREVISAN, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pelo FIA, ROSE BEDIN e representantes das empresas de contabilidade, cujos clientes colaboraram com o fundo.

A Câmara aprovou por unanimidade, em votação única, o Projeto de Resolução que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores. O projeto, estabelece deveres, princípios éticos e regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos vereadores. A matéria também prevê procedimento disciplinar e penalidades aplicáveis no caso de descumprimento das normas. O autor do código de ética é o vereador do PSD, ELIAS ARAÚJO. O projeto prevê ainda a criação de um Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que terá a missão de zelar pela observância dos preceitos do Código e do Regimento Interno, atuando para preservar a dignidade do Poder Legislativo". O Conselho será composto por três membros e três suplentes, eleitos para mandato de dois anos.

O projeto de resolução que cria o Código de Ética do legislativo também prevê medidas disciplinares aplicáveis por conduta incompatível com o decoro parlamentar. De acordo com o vereador ELIAS ARAÚJO, as medidas são advertência, censura pública verbal ou escrita, suspensão de prerrogativas regimentais, por, no máximo, 90 dias, suspensão temporária do exercício do mandato, por, no máximo, 120 dias e perda do mandato. O projeto aprovado nesta semana prevê as regras para aplicação das penalidades, bem como a forma que se dará o processo disciplinar. ARAUJO comentou que o código de ética do legislativo contribui para o fortalecimento da câmara de vereadores.

A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira, o projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município para 2020. O projeto compreende as prioridades e metas da administração municipal e as linhas gerais para a elaboração e execução dos orçamentos. O texto estabelece ainda que a Lei Orçamentária conterá a previsão de Reserva de Contingência com limite máximo de um e meio por cento da receita corrente líquida, movimentada por ato do prefeito, ou seja, sem a necessidade de autorização da câmara. Uma das novidades deste ano é a previsão de recursos para as emendas impositivas, que serão indicadas pelos vereadores. O projeto será votado em segundo na sessão marcada para as sete horas da noite de hoje.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 foi aprovado em primeira votação com uma emenda coletiva. A alteração do texto original foi apresentada pelos vereadores EVERALDO DI BERTI, CARLOS GRASSI, SILVIA KUHN, GILBERTO BERTÉ, CLÁUDIO BARP, JOSÉ GIOVENARDI, ELIAS ARAÚJO, MARIA TEREZA CAPRA e MILTO ANNONI. O texto da emenda acrescenta na proposta que as movimentações orçamentárias realizadas por ato própria do prefeito devem ser comunicadas a câmara de vereadores até o dia dez do mês subsequente, sob pena de crime de responsabilidade. A emenda dos vereadores também foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira.

O projeto de lei da LDO prevê que o valor correspondente a um por cento da receita corrente líquida será destinado à aplicação nas emendas indicadas pelos vereadores. O valor equivale a um milhão 296 mil 552 reais. O texto estabelece que o Poder Legislativo encaminhará as emendas 30 dias antes de o Executivo enviar o projeto do Orçamento à Câmara. A programação e a efetivação das emendas impositivas deverão seguir o rito estabelecido na Lei Orgânica. O prefeito terá obrigatoriedade de executar a emendas. O não atendimento das emendas impositivas pode caracterizar crime de responsabilidade por parte do prefeito.

O primeiro mês de vigência da novas normativas sobre a qualidade do leite foi positivo para o setor, inclusive para os produtores. A avaliação é do presidente da Aliança Láctea Sul Brasileira, AIRTON SPIES. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que as novas regras que objetivam melhorar o padrão de qualidade do leite são importantes, embora possam gerar algumas dificuldades para os pequenos agricultores. SPIES citou que a exclusão de algumas famílias da atividade é um risco, mas ele também acredita que os produtores que investirem na produção vão ter mercado e renda garantidos por mais um bom tempo.

O Ministério da Agricultura criou um comitê técnico e cientifico para acompanhar a aplicação das normativas do leite e promover eventuais ajustes nas exigências. A informação é do presidente da Aliança Láctea Sul Brasileira, AIRTON SPIES. Ele explicou que esse comitê vai analisar as consequências práticas das normativas durante cinco meses e os agricultores receberão apoio para atender as exigência. SPIES disse que os produtores não ficarão abandonados e que as indústrias estão fazendo um grande esforço para atingir os novos padrões.

As instruções normativas do leite são necessárias para elevar a qualidade e permitir que o produto nacional possa competir no mercado internacional. Segundo o presidente da Aliança Láctea Sul Brasileira, AIRTON SPIES, a exportação do leite é uma possibilidade que pode trazer muitos benefícios para o estado, mas para isso acontecer é fundamental melhorar a qualidade do produto local. SPIES também comentou que as normativas 76 e 77 vão levar a cadeia produtiva a repensar muitos aspectos da atividade, como por exemplo, a logística de coleta do produto. Ele citou que não dá mais para fazer grandes distancias para recolher pouco leite. SPIES também disse que a atividade caminha para uma formalização de um vínculo mais efetivo entre produtores e a indústria.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai promover uma audiência pública nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste para discutir a infraestrutura para o ciclismo na região. O evento foi proposto pelo deputado FABIANO DA LUZ do PT. O parlamentar ouviu grupos de Ciclismo da região e recebeu uma série de preocupações sobre o tema. Além da infraestrutura, a audiência pública também vai debater a lei que criou o Sistema Cicloviário Estadual, aprovada no final de 2018 na Alesc. O encontro vai reunir oito municípios da região e está marcado para as sete horas da noite de amanhã no auditório do IFSC.

O ciclismo tem um número cada vez maior de adeptos em todo o estado e é preciso aumentar a segurança dos ciclistas. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Ele disse que o uso da bicicleta se transformou numa prática esportiva saudável para muitas pessoas, de baixo impacto ambiental e de grande potencial turístico e econômico. O parlamentar comentou que, apesar disso, o ciclismo não recebe a devida atenção dos órgãos públicos. O deputado explicou que foi procurado por grupos de ciclismo da região e percebeu a necessidade de resolver alguns problemas, como por exemplo, a falta de ciclovias e de uma sinalização mais adequada nas rodovias com maior fluxo de ciclistas.

A audiência pública de hoje deve contar com a participação grupos de ciclismo de oito municípios da região. Durante o evento, eles vão relatar as principais demandas que há em cada um deles e apresentar reivindicações para aumentar a segurança dos ciclistas. Prefeitos e secretários de Turismo e Esporte também devem participar da audiência. O deputado FABIANO DA LUZ defende mais estrutura para o ciclismo, mas também uma mudança cultural em relação a presença, cada vez maior, de bicicletas no trânsito catarinense.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira na Linha Soledade, interior de Itapiranga. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu por volta das sete horas e envolveu uma caminhonete S-10 e uma moto YBR. O condutor da moto, um homem de 27 anos, foi atendida com suspeita de fratura do joelho. O motociclista foi encaminhado ao Hospital Sagrada Família. A condutora da S-10 saiu ilesa do acidente.

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão expedido pela Comarca de Palmitos contra um homem suspeito de envolvimento em assalto. Ele foi localizado e preso em casa, no município de Caibi. O homem foi acusado de participação em um assalto à mão armada no mês de março de 2017 em um posto de combustíveis da cidade. Outros dois homens envolvidos no crime foram condenados e presos. O terceiro suspeito no assalto, preso nesta semana, foi conduzido à Penitenciária de Chapecó.

A Polícia Militar fez uma apreensão de vinhos trazidos ilegalmente para o Brasil nesta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. A guarnição PM Reforçada de Fronteira, realizava Operação Barreira na BR 163, na Linha Separação, quando abordou um Vectra de Balneário Camboriú. No porta - malas do veículo, foram encontradas 108 garrafas de vinho de diversas marcas e três produtos cosméticos. Todas as mercadorias são oriundas da Argentina e não foram declaradas a Receita Federal. O condutor do carro, o veículo e a mercadoria foram encaminhados a Receita Federal de Dionísio Cerqueira. O homem vai responder pela prática de descaminho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.