ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 27/06/2019

-COMISSÃO DEVE VOTAR REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA PRÓXIMA SEMANA
-DIVE CONFIRMA MAIS UM CASO DE MENINGITE BACTERIA EM SANTA CATARINA
-DIFICULDADE NA INCLUSÃO TRAVA DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
-EMPRESAS MELHORAM RESULTADOS A PARTIR DE CONSULTORIAS INDIVIDUAIS
-BOMBEIROS E SETOR SOCIAL FAZEM ENTREGAS DE AGASALHOS NA SEMANA QUE VEM
-PESQUISA APONTA MOTIVAÇÕES PARA A AUTOMUTILAÇÃO DE ADOLESCENTES
-MUNICÍPIO INSTITUI PROJETO LIXO ZERO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS
-ÚLTIMOS DIAS PARA ATUALIZAÇÃO DO TÍTULO GERA FILAS DE ELEITORES
-EMPRESA REGISTRA PREJUÍZOS DE 20 MIL REAIS COM FURTOS DE FIOS DE COBRE
-MORADORES DE GUARUJÁ SÃO PRESOS COM ARMAS NO PARANÁ

O tempo está nublado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O primeiro-ministro tcheco, o magnata ANDREJ BABIS, superou uma moção de censura nesta quinta-feira no parlamento. Acusado de fraude e de conflito de interesses, ele enfrentou enormes manifestações populares exigindo sua demissão desde o fim de abril. O premiê nega as acusações. Após 17 horas de debates, a oposição não conseguiu os 101 votos necessários no Parlamento para derrubar o governo. O movimento ANO, de BABIS, lidera uma coalizão em minoria com o partido social democrata, contando com o apoio informal dos comunistas.

Começa nesta quinta-feira o encontro do G20 em Osaka, no Japão. A cúpula vai reunir líderes das maiores economias do mundo e deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais, especialmente em meio às negociações entre China e Estados Unidos em torno da guerra comercial. O encontro, que vai até sábado, deve ter ainda conversas sobre tensões entre Estados Unidos e Irã, as mudanças climáticas e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

O governo venezuelano assegurou nesta quarta-feira ter desbaratado um plano de golpe de Estado, que incluía o assassinato do presidente NICOLÁS MADURO e a proclamação de um general da reserva como chefe de Estado. O ministro da Comunicação, JORGE RODRÍGUEZ, disse que agentes infiltrados no suposto complô participaram das reuniões para planejar o golpe de Estado. Pelo menos seis dos envolvidos estão detidos. Ele apresentou o depoimento de um deles e gravações de videoconferência em que a suposta tentativa foi feita.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que libera a posse de arma em toda a extensão de propriedades rurais. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. Conforme a legislação atual, o dono da propriedade rural está autorizado a manter a arma somente na área interna da sede. O direito à posse só permite manter a arma dentro de casa. O texto aprovado pelo Senado foi apresentado por MARCOS ROGÉRIO do DEM de Rondônia. Segundo o parlamentar, não tem "sentido" o morador da zona rural ter direito à posse de arma, mas não poder usá-la na área externa da fazenda.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que estabelece um pacote de medidas anticorrupção no qual foi incluída a punição para juízes e integrantes do Ministério Público que cometerem abuso de autoridade. O projeto foi aprovado pela Câmara em 2016 e como sofreu alterações no Senado terá de ser reanalisado pelos deputados. A proposta tem origem em um texto de iniciativa popular apresentado em 2015 e defendido pelo Ministério Público, conhecido como o projeto das 10 medidas contra a corrupção. A análise do projeto acontece três semanas depois de o The Intercept revelar mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, e a integrantes da Lava Jato.

Após quatro dias de debates, a comissão especial da Câmara que analisa a reforma da Previdência concluiu na tarde desta quarta-feira a fase de discussão do parecer do relator, SAMUEL MOREIRA. No total, 127 dos 154 deputados que haviam se inscrito originalmente para debater a matéria se manifestaram, segundo a secretaria da comissão. O número não leva em conta os líderes partidários que também pediram a palavra. Foram mais de 30 horas de debates. Os trabalhos da comissão deverão ser retomados na quinta-feira com a apresentação pelo relator de uma complementação ao parecer. A votação deve ficar para a semana que vem.

Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros aponta que apenas um dos sete museus de Santa Catarina conseguiu regularizar a situação para prevenção de incêndio e pânico, após a primeira fase da força-tarefa iniciada há nove meses. Dos 246 museus catarinenses que integram o Cadastro Nacional de Museus, 14 foram fiscalizados em diferentes regiões do estado. A última visita ocorreu no início do mês de junho, no Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller, em Itapiranga. O estabelecimento que já regularizou a situação é o Museu Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul catarinense.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou um caso de meningite bacteriana em um menino de seis anos. A doença foi causada pela bactéria conhecida como pneumococo. A criança está internada em estado estável, no Hospital Regional de Araranguá. De acordo com a DIVE, esta bactéria não causa surtos e geralmente é uma consequência de um agravamento de uma amigdalite ou sinusite. Por esse motivo, não são necessárias medidas de quimioprofilaxia. Neste procedimento, todos os contatos próximos pessoa infectada tomam um antibiótico.

Um tomógrafo comprado em 2017 ao custo de dois milhões e 600 mil reais e que poderia estar em uso para o atendimento de pacientes no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, ainda está dentro da caixa e sem ser utilizado. O aparelho está com a garantia perto de vencer. A Secretaria de Estado da Saúde disse que houve quatro licitações para obras de instalação do equipamento, mas sem sucesso. Por isso, a Superintendência de Hospitais Públicos estuda usar o aparelho no Hospital Regional de São José, porque seriam necessárias pequenas adequações. Segundo a pasta, o tomógrafo tem capacidade de realizar 64 imagens por segundo, enquanto o que está em funcionamento no hospital faz oito.

Atividades de estimulação podem reverter condição apresentada pelas crianças. A orientadora da Escola Especial Viviane de SJCedro KÁTIA CARON garante que o fato de uma criança frequentar a sala de estimulação precoce não significa necessariamente algum tipo de síndrome, transtorno ou déficit. Ela menciona casos em que as atividades realizadas na sala de estimulação precoce conseguem reverter o atraso no desenvolvimento, quando esta, é uma questão pontual. Por isso, chama atenção dos pais, vizinhos, professores qualquer pessoa do convívio para alertar aos responsáveis sobre a questão, possibilitando a busca de ajuda. Além da Apae, as famílias procuram psicólogos, neuropediatras ou psiquiatras infantis que ajudam na avaliação e encaminhamentos seguintes.

Falta de acessibilidade e projetos de inclusão podem travar o desenvolvimento de pessoas com deficiência. A opinião é da orientadora da Apae de SJCedro, KATIA CARON. Ela revela que a sociedade pode promover mudanças que ajudem as pessoas com limitações físicas ou deficiências a enfrentar. A orientadora citou a questão da acessibilidade para cadeiras de roda, por exemplo, nos passeios públicos e rampa para acessar vários estabelecimentos. Também a ausência da plataformas em brinquedos para oportunizar o lazer a estas pessoas. Ela percebe que a falta de autonomia limita a inclusão dos deficientes a diversos espaços. KATIA cita uma das alternativas o acesso a língua Brasileira de sinais para que os alunos surdos possam ser alfabetizados na idade cerca.

Prefeitura de SJCedro oferece consultoria para empresas. Segundo a Responsável pela Sala do Empreendedor, MAIARA ONGARATTO, no dia 21 de maio, aconteceu uma oficina que teve como tema “Como Controlar o Fluxo de Caixa”. Na oportunidade, várias empresas demonstraram interesse em ter essa consultoria gratuita e devido a demanda, foram organizadas etapas conforme o segmento. Foram sete empresas por vez. Ela destaca que na maioria dos casos são microempreendedores individuais ou empresas pequenas que estão em fase de estruturação e receberam ajuda no planejamentos. Mas, a atendente cita outras demandas já que a consultoria é abrangente e individual, analisando o porte, o número de colaboradores, serviço oferecidos, localidade, público alvo e demais particularidades. MAIARA lembra que as empresas maiores também podem buscar atendimentos e orientações. De acordo com a empresária CLÉIA DA SILVIA, o atendimento vai facilitar seu dia a dia, pois recebeu orientações de como melhorar o fluxo de caixa, controlando de forma correta a entrada e saída de valores. A empresária no ramo de autopeças, VANDERLÉIA COLLE, tinha várias dúvidas em como administrar a empresa de forma correta e agora vai reformular o controle diário.

Bombeiros e setor social firmam parceria para campanha do agasalho. Conforme o comandante do quartel de Anchieta JAIR DA VEIGA as roupas que foram arrecadadas através da campanha serão distribuídas na próxima semana. O público interessado em adquirir as peças pode comparecer no centro dos Idosos na terça e na quarta-feira. Peças de inverno, verão, roupas masculinas, femininas e infantis estarão à disposição. A seleção das roupas contempla inicialmente o público prioritário, ou seja, as pessoas em vulnerabilidade social, entretanto, será estendida à sociedade em geral. De acordo com ele, para beneficiar um número maior de pessoas haverá um número máximo de dez peças por família, mas a orientação é que as pessoas só levem o que realmente forem usar.

Pesquisa bibliográfica aponta motivações para a automutilação de adolescentes. O técnico no Instituto Médico Legal ABEL PETTER desenvolveu no seu trabalho de conclusão do curso de psicologia, um artigo sobre “automutilação na adolescência, uma revisão bibliográfica”. Ele explica que em função do seu trabalho no IML, e das suas experiências da profissão com casos de suicídio ou tentativas, automutilação de adolescentes, bem como palestras de prevenção, percebeu o aumento destes casos em que as pessoas atentam contra a própria vida. Ele destaca que a pesquisa ocorreu por meio de uma revisão bibliográfica de artigos e pesquisas de outros autores sobre o tema com dados regionais sobre os casos. ABEL destaca que a partir da pesquisa, pode concluir que alguns fatores na vida dos adolescentes, como escolar, cultural, de relacionamento familiar ou amoroso, ou bullyng que os jovens sofrem, são decisivos para a prática da automutilação, ferindo o próprio corpo.

Muitos jovens que passam por essas dificuldades acabam se fechando emocionalmente, e sofrem calados. A observação é do técnico do IML, ABEL PETTER. Ele percebe que estes adolescentes acreditam que ninguém vai entender a sua angústia, e esse sofrimento e a dor emocional que eles sentem acabam passando despercebidos pelos familiares. Uma forma de tentar aliviar a dor mental e direcionar esse sofrimento para a dor física acaba sendo o atentado contra o próprio corpo. O técnico enfatiza que a automutilação pode ser representada desde o ato de roer as unhas, provocando sangramentos, se beliscar, arrancar os cabelos, comer demais ou não comer, até amputação de membros. ABEL cita que a pesquisa também apontou que a sociedade parece não estar levando estes problemas a sério, e ao contrário, há uma cobrança muito forte, o que também é motivo de sofrimento dos jovens. Lembra que a principal orientação é buscar ou oferecer ajuda. Ele citou vários casos registrados desde o ano passado em Guarujá do Sul e em Dionísio Cerqueira.

Hospitais da região serão contemplados com recursos do estado. O governador CARLOS MOISÉS firmou convênios com 110 hospitais filantrópicos. As instituições receberão 190 milhões até o final do ano. Segundo o governo, a parceria é o primeiro passo na criação de uma nova política hospitalar no estado, que prevê repasses de até 300 milhões a partir do ano que vem. Para firmar os convênios, os hospitais precisam ter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde, Cebas, concedido pelo Ministério da Saúde a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, para a prestação de serviços de saúde. Na lista de contemplados aparecem os hospitais de Caibi, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Maravilha, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho, São João do Oeste, SJCedro e São Lourenço do Oeste e Tunápolis.

Saúde de Guaraciaba promove atividade em alusão ao Dia Nacional do Diabetes. Na oportunidade os munícipes participaram de uma Palestra com a Médica CAROLINE BURNETTE e também foram realizados testes de Diabetes. Na Palestra ela explicou principalmente sobre cinco fatores que devem ser seguidos pelos participantes que possuem a doença. Ela falou sobre ter uma alimentação saudável, hábito de realizar atividades físicas, a importância da rotina de exames e acompanhamento médico e o uso correto da medicação. CAROLINE lembra que os diabéticos devem evitar o tabaco e bebidas alcóolicas, evitar impulsos na comida e na bebida, e principalmente saber se adequar os cuidados que a diabetes exige.

Secretaria de Urbanismo trabalha no plantio de mudas de flores nos canteiros municipais. Com o objetivo de deixar Guarujá do Sul mais bonito e receptivo, na última semana a equipe da Secretaria de Urbanismo trabalhou na preparação do solo e plantio de mudas de flores nos canteiros das ruas do município. Foram plantadas cerca de 1.500 mudas da espécie boca de leão, amor perfeito mini e cravina. Conforme o diretor do departamento, MARCELINO SCHNEIDER, o objetivo é manter a cidade mais bonita principalmente no acesso e na avenida João Pessoal. Ele destaca que a limpeza também constante com recolha de entulhos e manutenções como a poda de árvores que ocorre neste período com uma empresa terceirizada. Além disso, o setor organiza mais um mutirão do programa Prefeitura nos bairros para atender a Vila Sulina.

Guarujá do Sul institui projeto Lixo Zero nas repartições públicas. Segundo o prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER a intenção é a destinação de cem por cento do resíduo orgânico para o sistema de compostagem a ser transformado em adubo, bem como a separação do material reciclável, para que este seja destinado corretamente à reciclagem. Ele esclarece que o material orgânico coletado nas repartições públicas municipais será encaminhado à composteira implantada no Núcleo Arco-íris de Pessegueiro duas vezes por semana. Segundo ele, depois de transformado, o adubo orgânico deve ser utilizado pelo departamento de urbanismo nos espaços de jardinagem. O processo de transformação também deve servir para fins didáticos. WESCHENFELDER comenta que a intenção é dar o exemplo para a população de ações simples que geram economia e evitam a degradação ambiental. Atualmente o município conta com parceria de uma família que recolhe e vende os materiais recicláveis. A expectativa é que os moradores implantem composteiras domésticas a fim de produzir o adubo para o cultivo de hortaliças ou árvores frutíferas. A administração vem promovendo outros investimentos em contêineres para facilitar a separação dos itens.

Agricultura representa mais de 50 por cento da economia cedrense. O prefeito PLINIO DE CASTRO afirma que SJCedro, assim como a maioria dos pequenos municípios do Extremo Oeste, tem a agropecuária como maior fonte de renda e também de geração de impostos. De acordo com ele, o setor é responsável por mais de 54 por cento do movimento econômico de São José do Cedro, o que representa cerca de 170 milhões. O prefeito destaca que devido a relevância do setor, grande parte do orçamento é aplicado em programas que geram qualidade de vida, renda e desenvolvimento na área rural. Ele lembra que são auxílios voltados principalmente ao setor leiteiro, mas, que atingem outras alternativas de renda, estradas e oferta de serviços de qualidade. CASTRO lembra que Cedro é o quarto maior produtor de leite do Estado e somente essa atividade é responsável por 45,85 por cento do movimento econômico local por ano. Os trabalhos são feitos por equipes das secretarias de Obras e Agricultura.

Programa Cedro Mais Agricultura passa por atualizações para englobar cada vez mais ações. O prefeito PLÍNIO DE CASTRO cita incentivos na produção de leite a base de pasto, no melhoramento genético e manutenção das estradas para escoamento da produção. Menciona ainda o programa de silagem, o transporte de calcário, açudagem, terra boa, coleta de lixo, incentivo à criação de gado de corte e suinocultura e qualidade da água através do programa fonte caxambu. O prefeito detalha que os serviços de cascalhamento realizados nos acessos às instalações rurais, por exemplo, proporcionam mais agilidade, segurança e higiene. Além disso, PLÍNIO comenta que há muitos agricultores recebendo os benefícios oferecidos através de terraplenagens para construção de aviários, pocilgas, estábulos, cisternas e açudes. O prefeito entende que os programas ajudam a dar qualidade de vida às famílias e incentivar os jovens e crianças a ficarem no campo. Ele percebe que agricultura fortalecida fomenta o comércio, gerando desenvolvimento tanto no interior, como na cidade.

Uma sentença da Vara Única da comarca de Campo Erê condenou o prefeito de Saltinho, DEONIR LUIZ FERRONATTO por improbidade administrativa. De acordo com a acusação do Ministério Público, FERRONATO contratou a esposa, ELIZABETH FERRONATTO, e a sobrinha, ANDRESSA FERRONATTO, como estagiárias da prefeitura. As duas mulheres também foram condenadas por improbidade administrativa. Os fatos ocorreram em mandatos anteriores. Ao prefeito, a Justiça determinou a perda do cargo público e multa de 96 mil 647 reais, o que representa 10 vezes o salário que FERRONATO ganhava na época, como prefeito, corrigido desde a data da primeira contratação. Ele foi prefeito de Saltinho entre 2005 e 2012 e atualmente está no terceiro mandato à frente do município.

O prefeito de Saltinho, condenado por improbidade administrativa, também teve a suspensão dos direitos políticos por quatro anos e está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais da prefeitura por três anos. A esposa e sobrinha contratadas foram condenadas a pagar multa civil. Outras duas estagiárias contratadas na época, filhas de vereadores, foram absolvidas. A decisão foi publicada nesta semana pela comarca de Campo Ere e ainda cabe recurso para o Tribunal de Justiça. DEONIR FERRONATO emitiu uma nota nesta manhã se manifestando sobre a condenação por ato de improbidade administrativa. De acordo com ele, como o processo ainda não transitou em julgado, não houve, de fato, uma condenação. O prefeito contestou a decisão em março e aguarda o julgamento do recurso pelo Tribunal de Justiça. Ele reforçou que está ciente de não ter praticado qualquer ato ilegal e por isso confia que a decisão da justiça de primeiro grau será reformada pelo TJ.

Vereador prevê dificuldades em investimentos públicos a partir do pagamento de parcelas com financiamentos. FLÁVIO DOS SANTOS lembra que a prefeitura de SJCedro teve aprovada na câmara a autorização para financiamentos dentro de um programa federal. Parte dos recursos visa pavimentação, outra parte recapeamento de avenidas e passeios. O valor será cerca de 5 milhões de reais. O outro prevê cifras semelhantes, mas, para investimentos em água e saneamento. O vereador afirma que as dúvidas e preocupações são referentes as parcelas que serão cerca de 40 mil reais ao mês e os juros. Ele questionou a administração por diversas vezes sobre as taxas e prazos prolongados. FLÁVIO avalia que as obras são boas e vão beneficiar os moradores, mas, para ele, o financiamento vai comprometer novas ações que se fizerem necessárias com o crescimento da cidade. Para o vereador, os reflexos serão para os próximos cinco prefeitos. A sugestão dele é a busca de emendas e convênios para evitar endividamento.

Prazo final para recadastramento do título gera filas no posto eleitoral em SJCedro. São em média 15 a 20 pessoas aguardando pelo atendimento no local que fica próximo a Rádio Cedro. O prazo final para atualização do documento com a biometria é amanhã. A chefe do Cartório Eleitoral, TALITA DE VERAS lembra que o procedimento é obrigatório pelos eleitores de São José do Cedro e Princesa, pois os dois municípios foram incluídos na lista de revisão de eleitorado. Guarujá do Sul não tem essa obrigatoriedade. Ela explica que o atendimento é feito das 12 às 19 horas, com reforço de três servidores da sede do Cartório Eleitoral, em Dionísio Cerqueira, para agilizar o atendimento da demanda. As pessoas que fizerem o agendamento terão prioridade. Conforme ela, a movimentação maior de eleitores em busca do cadastro biométrico tem sido registrada no início e no final da tarde já que grande parte deste público trabalha em horário comercial. TALITA alerta que aqueles que não forem até amanhã realizar a biometria terão os títulos cancelados e deverão refazer o documento na sede do cartório, após pagamento de multa.

Polícia flagra nova ocorrência de descaminho durante operação barreira. A guarnição de Dionísio Cerqueira realizada fiscalização na BR-163, emLinha Separação quando abordou um Vectra com placas de Balneário Camboriú. O carro era ocupado por duas pessoas. Em busca veicular os policiais encontraram 108 garrafas de vinho de diversas marcas e também alguns produtos cosméticos. Todas as mercadorias eram oriundas da Argentina e sem os devidos despachos aduaneiros. Diante dos fatos o motorista do automóvel e a mercadoria foram encaminhadas até a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Proprietário de loja de peças de veículos denuncia furto de dezenas de mercadorias. A guarnição foi acionada para atender ocorrência de furto em estabelecimento Rua Vereador Alcides, no bairro Peperiguaçu. No local a equipe dialogou com proprietário da loja que contou ter chegado por volta das 8 horas para trabalhar e encontrou o telhado quebrado, possivelmente pelos ladrões. Foram levados inúmeros produtos. Além do buraco no teto, foram localizadas várias marcas de pegadas com barro no chão e em uma parede. Além disso, havia uma porta aberta aos fundos do estabelecimento. Devido à quantidade e o peso dos itens subtraídos, o fato foi realizado provavelmente por duas ou mais pessoas. A equipe fez buscas, mas, os autores não foram encontrados.

Empresa registra prejuízos de aproximadamente 20 mil reais com furto de fio de cobre. A guarnição da PM de Dionísio Cerqueira foi acionada para deslocar até uma cerâmica nas proximidades da BR-163 para verificar um furto. Um funcionário relatou que ao chegar para trabalhar realiza diariamente uma vistoria e verificou ausência de parte das instalações elétricas. Diante disso ligou para a polícia para registrar o fato e procurar ajuda. A guarnição efetuou rondas no local e encontrou apenas canos onde ficavam os fios jogados na via. A vítima estima que os prejuízos com o furto sejam de aproximadamente 20 mil reais. A suspeita é que o crime tenha ocorrido na madrugada, sendo então a ocorrência repassada para investigação da Polícia Civil.

Moradores de Guarujá do Sul são flagrados com armas no Paraná. Na madrugada desta quinta-feira por volta de 01h20 equipes da Polícia Militar de Marmeleiro e Francisco Beltrão realizavam abordagens de rotina na Avenida Dambros e Piva quando abordaram uma caminhonete L200/Triton ocupada por dois homens. O veiculo tinha dois ocupantes de Guarujá do Sul. Em revista pessoal foi encontrado com o passageiro um revólver marca Taurus com 06 munições intactas.O condutor tentou dispensar na frente da caminhonete uma pistola Taurus, calibre 380 com 19 munições intactas. Os dois homens receberam voz de prisão e junto com as armas e munições foram encaminhados para a 19ª SDP para as devidas providências.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.