ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 27/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O primeiro-ministro tcheco, o magnata ANDREJ BABIS, superou uma moção de censura nesta quinta-feira no parlamento. Acusado de fraude e de conflito de interesses, ele enfrentou enormes manifestações populares exigindo sua demissão desde o fim de abril. O premiê nega as acusações. Após 17 horas de debates, a oposição não conseguiu os 101 votos necessários no Parlamento para derrubar o governo. O movimento ANO, de BABIS, lidera uma coalizão em minoria com o partido social democrata, contando com o apoio informal dos comunistas.

Começa nesta quinta-feira o encontro do G20 em Osaka, no Japão. A cúpula vai reunir líderes das maiores economias do mundo e deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais, especialmente em meio às negociações entre China e Estados Unidos em torno da guerra comercial. O encontro, que vai até sábado, deve ter ainda conversas sobre tensões entre Estados Unidos e Irã, as mudanças climáticas e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

O governo venezuelano assegurou nesta quarta-feira ter desbaratado um plano de golpe de Estado, que incluía o assassinato do presidente NICOLÁS MADURO e a proclamação de um general da reserva como chefe de Estado. O ministro da Comunicação, JORGE RODRÍGUEZ, disse que agentes infiltrados no suposto complô participaram das reuniões para planejar o golpe de Estado. Pelo menos seis dos envolvidos estão detidos. Ele apresentou o depoimento de um deles e gravações de videoconferência em que a suposta tentativa foi feita.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que libera a posse de arma em toda a extensão de propriedades rurais. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. Conforme a legislação atual, o dono da propriedade rural está autorizado a manter a arma somente na área interna da sede. O direito à posse só permite manter a arma dentro de casa. O texto aprovado pelo Senado foi apresentado por MARCOS ROGÉRIO do DEM de Rondônia. Segundo o parlamentar, não tem "sentido" o morador da zona rural ter direito à posse de arma, mas não poder usá-la na área externa da fazenda.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que estabelece um pacote de medidas anticorrupção no qual foi incluída a punição para juízes e integrantes do Ministério Público que cometerem abuso de autoridade. O projeto foi aprovado pela Câmara em 2016 e como sofreu alterações no Senado terá de ser reanalisado pelos deputados. A proposta tem origem em um texto de iniciativa popular apresentado em 2015 e defendido pelo Ministério Público, conhecido como o projeto das 10 medidas contra a corrupção. A análise do projeto acontece três semanas depois de o The Intercept revelar mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, e a integrantes da Lava Jato.

Após quatro dias de debates, a comissão especial da Câmara que analisa a reforma da Previdência concluiu na tarde desta quarta-feira a fase de discussão do parecer do relator, SAMUEL MOREIRA. No total, 127 dos 154 deputados que haviam se inscrito originalmente para debater a matéria se manifestaram, segundo a secretaria da comissão. O número não leva em conta os líderes partidários que também pediram a palavra. Foram mais de 30 horas de debates. Os trabalhos da comissão deverão ser retomados na quinta-feira com a apresentação pelo relator de uma complementação ao parecer. A votação deve ficar para a semana que vem.

Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros aponta que apenas um dos sete museus de Santa Catarina conseguiu regularizar a situação para prevenção de incêndio e pânico, após a primeira fase da força-tarefa iniciada há nove meses. Dos 246 museus catarinenses que integram o Cadastro Nacional de Museus, 14 foram fiscalizados em diferentes regiões do estado. A última visita ocorreu no início do mês de junho, no Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller, em Itapiranga. O estabelecimento que já regularizou a situação é o Museu Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul catarinense.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou um caso de meningite bacteriana em um menino de seis anos. A doença foi causada pela bactéria conhecida como pneumococo. A criança está internada em estado estável, no Hospital Regional de Araranguá. De acordo com a DIVE, esta bactéria não causa surtos e geralmente é uma consequência de um agravamento de uma amigdalite ou sinusite. Por esse motivo, não são necessárias medidas de quimioprofilaxia. Neste procedimento, todos os contatos próximos pessoa infectada tomam um antibiótico.

Um tomógrafo comprado em 2017 ao custo de dois milhões e 600 mil reais e que poderia estar em uso para o atendimento de pacientes no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, ainda está dentro da caixa e sem ser utilizado. O aparelho está com a garantia perto de vencer. A Secretaria de Estado da Saúde disse que houve quatro licitações para obras de instalação do equipamento, mas sem sucesso. Por isso, a Superintendência de Hospitais Públicos estuda usar o aparelho no Hospital Regional de São José, porque seriam necessárias pequenas adequações. Segundo a pasta, o tomógrafo tem capacidade de realizar 64 imagens por segundo, enquanto o que está em funcionamento no hospital faz oito.

Grupo Jovem Vida comemora 35 anos. Quem comenta é o presidente da entidade em São Lourenço do Oeste FABIANO BOEIRA. De acordo com ele, neste mês o Grupo Jovem Vida comemora a data de sua fundação oficial. Porém, lembra que as atividades desenvolvidas por um grupo de amigos do Bairro Santa Catarina, são mais antigas, conforme relatam alguns dos seus fundadores. Tudo começou quando alguns jovens se reuniam para se divertir e ajudar nas ações da comunidade. Passado algum tempo, criaram o JUBA - Juventude Unida Bons Amigos, do Bairro Santa Catarina.

Pessoas de outros bairros da cidade integraram e o Grupo ganhou força maior. Com isso, conta FABIANO, veio a necessidade de oficializar a entidade, que passou a ter o nome de Grupo Jovem Vida. A entidade hoje tem Hino, Bandeira e um monumento no trevo do Bairro Santa Catarina, que passou a ser denominado de “Trevo Jovem Vida”. No mesmo bairro, em 2000, foi construído a sede própria da entidade. Os recursos utilizados para a obra foram de eventos realizados pelos jovens e com apoio do município e Estado. O presidente ressalta que nos 35 anos, foram inúmeras as ações desenvolvidas pelo Jovem Vida, tanto de iniciativa pública, quanto privada, em diversas áreas da sociedade.

Diversos programas são desenvolvidos pelo Grupo Jovem Vida. O presidente do Grupo Jovem Vida de São Lourenço do Oeste, FABIANO BOEIRA, cita o Programa Educação Solidária leva curso de informática para cerca de cinco mil pessoas; Programa Vestindo Solidariedade, que realiza o brechó solidário há 18 anos; Programa Socializar para um Futuro Melhor, visando oportunizar aos adolescentes condições de um aprendizado voltado para a cidadania e a participação social, contribuindo para uma melhor educação e respeito, apoiando na busca de uma formação pessoal mais digna e encaminhamento a área profissional.

Atualmente o Grupo Jovem Vida possui aproximadamente 45 integrantes. Eles são das mais diversas idades, que contribuem voluntariamente com as ações e atividades voltadas a toda a comunidade. Conforme o presidente, todos os recursos obtidos com doações ou eventos de cunho social e solidário são integralmente revertidos para as despesas de manutenção dos Programas Sociais e da sede do Grupo, onde são desenvolvidas todas essas atividades.

Lions Clube empossa nova diretoria. GIONEI PEDOTT- Presidente do Lions em Campo Erê informa que a troca de diretoria vai ocorrer neste domingo, às 10 horas, na sede da entidade. VILMAR CAMBRUZZI será o novo presidente, juntamente com a companheira ROSELI RIGON. Eles assumirão os trabalhos a partir de primeiro de julho e devem continuar na presidência até 2020. GIONEI salienta que no evento de posse estarão presentes os associados, Léo Clube, além de convidados e representantes do Lions de outras regiões.

Avaliação dos trabalhos da atual diretoria do Lions é positiva. Afirmação é de GIONEI PEDOTTI. Ele conta que, como presidente, juntamente com a diretoria, desenvolveu várias campanhas, sendo bem recebido pela comunidade. O presidente destaca que em todo período em que esteve à frente dos trabalhos do Lions, recebeu apoio dos demais companheiros e companheiras, bem como de toda comunidade.

Tradicional feira de roupa usada do Pró Menor acontece neste final de semana. Quem informa é a coordenadora da entidade em Campo Erê NAIR TENROLLER. Segundo ela, sábado a partir das 14 horas acontece mais uma edição da feira, que tem como principal, objetivo arrecadar recurso para manutenção das oficinas e compra de alimentos para as crianças e adolescentes atendidos no Pró Menor. Terá à disposição na feira, além de roupa e calçado usado, foro de cama e alguns eletrodomésticos. Tudo isso é fruto de doação da comunidade.

Feira de roupa usada do Pró Menor tem valor a partir de dois reais a peça. NAIR destaca que como tem produto de muita qualidade, inclusive alguns até novos com etiqueta, o valor para comercialização é variado. Terá peças a partir de dois reais até 100 ou mais, dependendo do artigo e do estado de conservação do que será vendido. A irmã lembra que a entidade sobrevive bastante de doações e com dinheiro arrecado em eventos como esse da feirinha, por isso a participação da comunidade é muito importante.

Mudanças na emissão da carteira de identidade. ERNI ALLEBRANDT – técnico administrativo da prefeitura de Santa Terezinha do progresso, explica que foram anunciadas novas normas do IGP- Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina que é o órgão responsável pela emissão do RG. O setor na prefeitura faz a coleta de dados, mas a emissão é por conta do IGP. Alterações feitas, esclarece RONI, são para evitar fraudes e falsificações de documento. A emissão da identidade só será feita para aquelas pessoas que tem certidão de nascimento ou casamento emitidas nos últimos cinco anos. Antes da mudança, eram aceitos documentos, desde que legíveis com qualquer data de emissão.

População precisa ir ao Cartório de origem e solicitar segunda via da certidão de nascimento ou casamento para emitir RG. RONI, explica que a exceção vale para quem tem o documento atualizado nos últimos cinco anos.Para emitir o RG, quando menor de idade é obrigatório a presença do pai, mãe ou responsável legal. O setor irá precisar de uma cópia dos documentos dos responsáveis também. As mudanças feitas pelo IGP, preocupam autoridades, pois a população de Santa Terezinha do Progresso não tem Cartório na cidade, e a maioria das certidões são da comarca de Campo Erê, Maravilha e até de outros estados. Isso para quem necessita de segunda via ou documento novo de identidade novo dificulta bastante.

Setor de emissão de documento faz contato com cartórios para ajudar população. ERONI ressalta que se for de interesse da pessoa, pode pedir a segunda via pelo correio. RONI, lembra que teve uma reunião da delegacia regional em São Lourenço do Oeste, e foi repassado essa alteração a todos os representantes dos postos dos municípios que fazem parte da região. A nova regra, vigora em vários estados, inclusive em Santa Catarina.

Plano safra 20192020 pode ser acessado a partir de primeiro de julho. A informação é de ROGÉRIO POSSAMAI – gerente do Banco do Brasil – Agência de Campo Erê. De acordo com ele, a instituição tem recurso para atender todos os segmentos do agronegócio. O banco dispõe também de empréstimos financeiros para aqueles que já tomaram os recursos dos tetos controlados. Nesse caso são utilizados recursos próprios, fora do Plano Safra. Neste ano, a exemplo dos anteriores o plano teve mudanças, não tão significativas, mas importantes. Uma delas é o montante do valor liberado que levemente supera o antigo, são 225 bilhões de recursos para serem utilizados nessa nova safra.

Seguro rural é uma das principais mudanças no Plano Safra 20192020. ROGÉRIO diz, que o valor nessa modalidade subiu de seiscentos milhões de reais. É um valor expressivo, observa o gerente, e afeta diretamente aos médios e grandes produtores. Com relação as taxas de juro, POSSAMAI informa que foi pequeno o aumento comparado ao plano anterior. No Pronaf tinha juros de dois e meio até quatro ponto seis, dependendo a finalidade. No novo plano se elevou para três a taxa mínima e a máxima ficou na mesma em quatro ponto seis. Para os pequenos produtores atendidos pelo Pronaf a diferença foi muito, baixa para os médios a taxa permaneceu e para os grandes produtores, o custeio sai de sete para oito por cento.

Investimento para grandes produtores, taxa de juro no Plano Safra tem aumento significativo. ROGÉRIO POSSAMAI, relata que nesta modalidade, a instituição trabalhava com taxas de sete e meio, e agora foi para oito até dez e meio por cento. O enquadramento para o pequeno produtor, a receita bruta agropecuária pode ser de até 415 mil reais por ano. Já o médio, a receita bruta anual é de até dois milhões, e a partir desse valor seria grande produtor.

Para ter acesso ao Plano Safra – produtor precisa atender alguns requisitos. O principal deles, cita o gerente, é ter o nome limpo e ter liquidado antigos empréstimos desse segmento, pois a data limite para pagamento neste ano já venceu. No caso de clientes inadimplentes o Banco sempre tem condições para oferecer. Nesse lançamento do Plano Safra existe uma novidade que é um reparcelamento via BNDS. O gerente diz que ainda não sabe como será feita essa proposta, mas é uma alternativa nova para os produtores rurais que precisam do serviço.

Plano Safra agrada entidades que representam o pequeno produtor. A observação é do gerente do Banco do Brasil – agência de Campo Erê, ROGÉRIO POSSAMAI. Segundo ele, isso porque o subsídio para o Pronaf aumentou. São dez milhões para todo o plano, destes quatro virgula nove, praticamente 50 por cento é destinado ao pequeno produtor. Por sua vez, os sindicatos e entidades que representam o médio produtor, esperavam um número maior de recursos.

Apesar da preocupação com a possível redução de recursos e aumento da taxa de juros, o plano safra anunciado foi positivo para a agricultura familiar. Avaliação é do coordenador da Fetraf Sul, ALEXANDRE BERGAMIN. O Plano Safra 2019-2020 prevê a liberação de 225 milhões de reais em financiamentos para os pequenos, médios e grandes produtores. Para agricultura familiar, o valor é de 31 bilhões 220 milhões de reais. O Ministério da Agricultura informou que as taxas de juros, para custeio, comercialização e industrialização, serão de três a quatro vírgula seis por cento para os participantes do Pronaf.

Juro do Plano Safra para agricultores familiares de baixa renda será maior para o período 2019-2020. A taxa subiu meio ponto percentual. BERGAMIN explica que o juro é bem mais baixo do que as taxas de mercado, mas ainda assim, o governo poderia cobrar menos sobre os valores emprestados para custeio e investimento nas pequenas propriedades.

Destinação de recursos do Plano Safra para habitação rural é uma boa iniciativa por parte do governo federal. De acordo com o coordenador da Fetraf Sul, ALEXANDRE BERGAMIN, o governo reservou 500 milhões para construção ou reforma de moradias de pequenos agricultores. O valor, segundo o governo federal, é considerado suficiente para construir até 10 mil casas. BERGAMIN diz que esse é um avanço importante do plano safra já que existe uma demanda muito grande por reformas e novas moradias no campo. Ressalta que apesar do anúncio, o governo precisa reforçar as ações do “Minha Casa, Minha Vida” para moradores da cidade e do interior.

Por ciúmes, mulher danifica carro do ex-namorado. Uma mulher de 43 anos foi acusada pelo namorado, de 30 anos, de ter riscado e esvaziado os pneus do veículo. O caso ocorreu no Centro de São Lourenço do Oeste. O namorado que chamou a Polícia Militar e contou a situação. Segundo ele, a mulher não aceita o término da relação e o perseguiu à noite, danificando seu carro. A mulher confessou a parte de esvaziar os pneus, mas negou ter riscado o veículo. De acordo com a PM, foi lavrado um Termo Circunstanciado e a mulher assumiu o compromisso de comparecer ao Fórum da comarca para audiência. Também foi expedida a guia de exame de corpo de delito para que haja uma perícia no carro.

Polícia Militar apreende duas armas de fogo e prende duas pessoas. Na madrugada de hoje, por volta da 01 e 20 equipes da Polícia Militar de Marmeleiro e Francisco Beltrão realizavam abordagens de rotina na Avenida Dambros e Piva quando abordaram uma caminhonete L200Triton ocupada por dois homens. Em revista pessoal foi encontrado com o passageiro um revólver marca Taurus com seis munições intactas. O condutor tentou dispensar na frente da caminhonete uma pistola Taurus, calibre 380 com 19 munições intactas. Os dois homens foram presos, e junto com as armas e munições foram encaminhados para a decima nona Subdivisão de Polícia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.