ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 27-05-2019 Segunda-Feira

-MANIFESTANTES VÃO AS RUAS PARA DEFENDER GOVERNO BOLSONARO

-PROMOTORIA INVESTIGA DEPUTADO ESTADUAL ACUSADO DE INJÚRIA RACIAL

-CENTRO DOS IDOSOS DE TUNÁPOLIS PASSA POR REFORMAS E ADEQUAÇÕES

-AUDITORES FISCAIS ESTARÃO EM DESCANSO PARA ESCLARECER EXIGÊNCIAS DA RECEITA FEDERAL

-CONCURSO DE REDAÇÃO, DESENHO E VÍDEO MOTIVA ESTUDANTES PARA O USO SEGURO DA ENERGIA ELÉTRICA

-COMISSÃO DA ONU VISITA ITAPIRANGA PARA DEBATER SITUAÇÃO DE REFUGIADOS

-NOVAS CONSTRUÇÕES OU ADEQUAÇÕES DEVEM SEGUIR MODELO PADRÃO DE CALÇADA EM DESCANSO

-EMPRESÁRIO É PRESO POR RECEPTAÇÃO DE CARRO FURTADO

-ANIMAIS MORREM POR SUSPEITA DE ENVENENAMENTO EM PROPRIEDADE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


Os resultados parciais das eleições europeias divulgados na noite deste domingo apontam que o Parlamento Europeu ficará mais fragmentado nos próximos cinco anos. Os partidos mais tradicionais devem perder espaço para siglas nacionalistas, liberais e verdes. Eleitores dos 28 países da União Europeia participaram da votação, que começou na quinta-feira. O bloco estima uma taxa de comparecimento superior a 50 por cento – a maior em 20 anos. Diferentemente dos pleitos nacionais, as eleições europeias costumam ter baixa participação.


Uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas no Peru, além de outros seis feridos no Equador, por causa do terremoto que atingiu o Alto Amazonas peruano na madrugada deste domingo. De acordo com informações do Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências equatoriano e do jornal peruano "El Comercio", o tremor foi sentido em todo o Peru, na Colômbia, no Equador, no Acre e no Amazonas. Cerca de cem casas e prédios foram danificados pelo terremoto.


O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, defendeu neste domingo o envio de delegados a Oslo para uma tentativa de mediação da Noruega na crise política venezuelana. Ele alertou que os críticos dessa medida acabam por se tornar "cúmplices da ditadura" de NICOLÁS MADURO. Segundo a agência France Presse, GUAIDÓ disse em discurso no oeste da Venezuela que os correligionários devem entender que "é preciso jogar em todos os tabuleiros e ter presença ativa em todos os lugares". Caso contrário, disse ele, "estarão cooperando com outra causa".


O governo federal quer usar o Fundo Amazônia, criado com doações da Noruega e da Alemanha, para pagar indenizações por desapropriações de terra em áreas protegidas. O Fundo Amazônia foi criado em 2008 para receber doações destinadas a ações de conservação e combate ao desmatamento na floresta. O fundo tem três bilhões e 400 milhões de dólares e é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", o governo quer usar o dinheiro do Fundo Amazônia para indenizar desapropriações. As regras do fundo, no entanto, não permitem o uso do dinheiro para o "pagamento de indenização por desapropriação" e os país doadores exigem outros compromissos, como a redução do desmatamento.


Ao menos 156 cidades em 26 estados e no Distrito Federal tiveram protestos entre a manhã e a tarde deste domingo em defesa do presidente JAIR BOLSONARO e de medidas do governo, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, SÉRGIO MORO. As convocações ganharam força após os protestos em defesa da educação do último dia 15, contra os bloqueios de recursos anunciados pelo governo para os ensinos superior e técnico federais. No dia das manifestações em defesa da educação, 222 cidades de todos os 26 estados e do Distrito Federal tinham registrado atos contra a educação.


O presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que as manifestações pró-governo em várias cidades pelo país são um "recado" aos que "teimam com velhas práticas" e, segundo afirmou, não permitem que o "povo se liberte". As declarações foram dadas durante culto na Igreja Atitude, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Em um pronunciamento durante o culto, o presidente disse que a manifestação era "espontânea", tinha pauta definida e respeitou leis e instituições. Ainda sobre os atos, BOLSONARO disse que "as imagens valem mais do que mil palavras".


O domingo foi de manifestações em apoio ao presidente JAIR BOLSONARO em Santa Catarina. A maior parte dos atos ocorreu no período da tarde, mas municípios como Gaspar, no Vale do Itajaí, grupos se encontraram já no período da manhã. Cerca de 40 cidades do Estado fizeram atos de apoio ao governo. Ao menos sete cidades concentraram grandes atos ao longo do domingo. Em Florianópolis, os manifestantes ocuparam a escadaria e a praça em frente à catedral. Eles defenderam medidas do governo, como a Reforma da Previdência, o pacote anticrime do ministro SÉRGIO MORO, além do fim do foro privilegiado. A vice-governadora de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, participou do ato entre os manifestantes.


A primeira Vara de Araquari, no Norte de Santa Catarina, proibiu os pais do menino JONATAS, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal, de receberem doações para custear o tratamento da criança em contas particulares próprias. Toda a arrecadação da campanha AME JONATAS deve ir para a conta judicial relacionada. Os pais do menino, RENATO OPENKOSKI e ALINE SOUZA, respondem a dois processos relacionados à campanha, um na esfera cível e outra na criminal. A primeira é relativa a medidas de proteção. Na ação penal, eles são acusados de se apropriarem de parte do dinheiro da campanha. JONATAS tem dois anos e a família mora em Joinville, no Norte catarinense.


A Polícia Civil e o Ministério Público de Santa Catarina investigam denúncia de injúria qualificada por preconceito contra o deputado estadual IVAN NAATZ do PV. O autor da denúncia é um funcionário do gabinete do parlamentar, que é negro. Ele afirmou à polícia que, ao ser apresentado junto com a equipe, o deputado teria afirmado que “um preto trabalha no gabinete porque se der m* a culpa é dele”. NAATZ, que está em missão oficial de turismo da Fecomércio com o Senac, na Flórida, se disse “perplexo, triste e decepcionado” com a denúncia. A delegada JULIANA RENDA GOMES, responsável pela investigação, disse que vai ouvir testemunhas e o deputado no decorrer da investigação, mas não deu detalhes sobre o caso.


-CENTRO DOS IDOSOS DE TUNÁPOLIS PASSA POR REFORMAS E ADEQUAÇÕES

-AUDITORES FISCAIS ESTARÃO EM DESCANSO PARA ESCLARECER EXIGÊNCIAS DA RECEITA FEDERAL

-CONCURSO DE REDAÇÃO, DESENHO E VÍDEO MOTIVA ESTUDANTES PARA O USO SEGURO DA ENERGIA ELÉTRICA

-COMISSÃO DA ONU VISITA ITAPIRANGA PARA DEBATER SITUAÇÃO DE REFUGIADOS

-NOVAS CONSTRUÇÕES OU ADEQUAÇÕES DEVEM SEGUIR MODELO PADRÃO DE CALÇADA EM DESCANSO


A aprovação do projeto de reforma administrativa por unanimidade é um fato histórico para Santa Catarina. A avaliação é do deputado do PR e líder do governo MAURICIO ESKUDLARK. Ele afirma que o projeto está dentro do que a sociedade pediu na última eleição. O parlamentar cita que as mudanças previstas vão promover o enxugamento da máquina pública. Entre os principais pontos do projeto estão a extinção de duas secretarias, o fechamento de mais de dois mil cargos comissionados e funções gratificadas. A expectativa é de que a nova estrutura gere uma economia de 500 milhões em quatro anos, recurso que pode ser aplicado em saúde, educação e segurança pública. De acordo com ESKUDLARK, o projeto foi amplamente debatido e recebeu 140 emendas. Ele diz que as comissões elaboraram uma emenda global. Esse documento substitui a redação original. O parlamentar explica que as mudanças sugeridas não mexeram na essência do projeto e o governo ficou satisfeito.


Epagri de Descanso ministra oficina de produção de sabão na APAE. A primeira parte da atividade foi realizada na sexta-feira pela extensionista social FLAVIA DE OLIVEIRA. A oficina foi dividida em duas etapas, e hoje, a atividade terá a presença das mães e alunos. A extensionista explica que a produção de sabão caseiro oferece economia, além de ser muito mais barato que os industrializados. O sabão caseiro é um produto que pode ser considerado biodegradável, já que boa parte das receitas reaproveitam o óleo de cozinha utilizado em frituras, evitando que sejam descartados incorretamente no meio ambiente. FLÁVIA comenta que com os alunos estão sendo produzidas duas receitas diferentes, de sabão de limão e sabão de abacate. A matéria-prima, abacate, limão, a gordura reaproveitada e sebo, foi doada pelos alunos e familiares. A programação faz parte da comemoração do Dia das Mães.


Desfile de cães fará parte da programação de décima sétima Festa da Fruta. A quarta Cãominhada é promovida pelo Pet Shop da Bremar com o apoio da administração e dos pets shops Mundo Animal e Rick Banho e Tosa. A Cãominhada será realizada no domingo, dia 23 de junho, com início às nove horas e 30 minutos, saindo da praça central até a área de lazer, onde acontece a feira. A partir da chegada ao local será realizado o desfile com julgamento e premiação dos ganhadores. Cada tutor será responsável em levar água e comida para o seu animal e também recolher fezes caso seja necessário. Conforme a organizadora do evento, MICHELE SEPP, podem participar cães de pequeno, médio e grande porte devidamente vacinados. Ela explica que não será permitida a participação de raças perigosas como Pittbull e Rotivaller. A inscrição deve ser feita até dia 15 de junho. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da prefeitura de Mondaí.


Auditores fiscais estarão em Descanso para orientar agricultores sobre novas exigências da Receita Federal. Os profissionais já estiveram em Iporã do Oeste e Mondaí, onde ministraram palestras sobre o CAEPF, Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física, e o E-social. De acordo com a secretária de agricultura, MARLISE LOVATEL, tanto os agricultores que tem empregados, como os produtores que são segurados especiais, devem declarar toda movimentação da propriedade por meio do seu CPF. A secretária destaca que ainda no mês passado o setor promoveu um encontro com contadores do município e sindicatos para discutir sobre as novas exigências. E para orientar também os agricultores, será promovida uma palestra com auditores fiscais de Joaçaba, no dia quatro de junho, a partir das oito horas e 30 minutos, no Clube SAD. A AMEOSC também desenvolveu uma cartilha, disponível no site da associação, a respeito do CAEPF e E-social.


Inicia hoje a programação alusiva ao trigésimo aniversário de Iporã do Oeste. A data é comemorada no dia primeiro de junho. Hoje iniciam os eventos alusivos a sexta semana das etnias, a segunda semana cultural e as feiras do livro e do artesanato. A abertura da semana das etnias será em São Lourenço, a partir das 19 e 30. Haverá apresentações culturais dos alunos que integram as oficinas do INDACI, como patinação, CTG, banda municipal, orquestra de gaitas, corais de Macucozinho, São Lourenço e Quilombo, e o grupo italiano Um Toquetim Della Itália. Após as apresentações haverá matiné. Amanhã a comunidade a sediar as apresentações será São Vendelino, com a presença do CTG, companhia de danças da Jussara, grupo de patinação, grupo de violões, orquestra de gaita, banda municipal, coral de Aparecida, coral infanto juvenil e o grupo italiano Amici Della Cantoria. As apresentações iniciam também às 19 horas e 30 minutos, encerrando com matiné.


Centro dos idosos de Tunápolis passa por reformas e adequações. O integrante da coordenação dos grupos de idosos, CARLOS BAUMGRATZ, explica que as adequações estão sendo feitas na cozinha, com colocação de cerâmica e novo forno, além de melhorias na churrasqueira. Ele comenta que as melhorias atendem exigências dos setores competentes, levando em conta que o centro dos idosos é utilizado para várias outras atividades além dos encontros dos grupos. BAUMGRATZ enfatiza que atualmente são 11 grupos no município. os grupos maiores, sendo o grupo da sede com cerca de 400 idosos, o de linha Pitangueira com cerca de 120 integrantes, além de São Pedro com 100 idosos participantes, se reúnem toda semana. Em Tunápolis, cerca de 20% da população é composta por pessoas da terceira idade.


Comissão da ONU visita Itapiranga para debater situação de refugiados. Município segue recebendo grupos de venezuelanos que fogem da miséria em busca de trabalho e melhores condições de vida. Já são mais de 100 que deixaram a Venezuela para residirem em Itapiranga e trabalharem nos frigoríficos de aves e suínos da JBS. Aos poucos familiares também estão chegando e aumentando de maneira significativa o número de imigrantes na cidade. A situação chamou atenção da ONU. Nesta terça-feira, integrantes da ONG, ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados estarão em Itapiranga. A finalidade dos membros da agência internacional é conhecer a realidade dos venezuelanos que vieram a trabalho para o município. A secretária municipal de Assistência Social, KARINE BERWANGER, acrescenta que os representantes da ONU vêm para relatar os trabalhos que a ACNUR exerce com os refugiados.


ONU também pretende acompanhar o trabalho e organização da população e lideranças do município no acolhimento aos venezuelanos. Encontro está programado para as nove horas no auditório do Centro Administrativo Municipal. A expectativa é de que o organismo internacional contribua, de alguma forma, para que o município possa suprir as demandas públicas de atendimento aos estrangeiros, principalmente nas áreas de saúde, habitação, educação e assistência social. A secretaria KARINE BERWANGER informa que atualmente mais de 100 venezuelanos estão residindo em Itapiranga. Alguns já estão com a família morando na cidade.. Hoje novo grupo de 20 venezuelanos chega para trabalhar na Unidade Suínos da JBS. O primeiro grupo de venezuelanos refugiados chegou em Itapiranga em dezembro de 2018.


Concurso nacional de redação, desenho e vídeo motiva estudantes para o uso seguro da energia elétrica. O concurso épromovido pela Celesc e pela Abracopel, e já premiou estudantes da região oeste catarinense. O diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, Abracopel, EDSON MARTINHO, destaca que o tema do concurso se torna importante na medida em que a sociedade não vive mais sem energia elétrica, mas por outro lado, é preciso conhecer e controlar riscos como choque elétrico, aquecimento e incêndios. Ele explica que o concurso, criado há oito anos, objetiva incentivar professores e alunos a falarem sobre o assunto, e a partir disso desenvolver desenhos, redações ou vídeos, conforme a faixa etária. Dez alunos de cada categoria são premiados em todos o país. O primeiro colocado recebe troféu, certificado e tablet pelas entidades promotoras na própria escola.


O diretor executivo da Abracopel ressalta que além de orientar os estudantes sobre o uso seguro da energia elétrica, a ação também contribui para difundir as informações com familiares e comunidade em geral. EDSON MARTINHO comenta que a região oeste tem uma participação significativa no concurso. Além da premiação aos dez alunos com melhor colocação no país, a parceria com a Celesc permite premiar mais 50 estudantes em Santa Catarina. Em 2018, foram entregues prêmios de dois primeiros colocados em Iraceminha e Guarujá do Sul, sendo que um deles ganhou o prêmio nacional. O diretor executivo lembra que podem se inscrever estudantes entre seis e 18 anos de escolas públicas municipais, estaduais e federais e do Sistema S. As inscrições estão abertas até 26 de julho, e mais informações podem ser obtidas no site da Abracopel.


Novas construções ou adequações devem seguir modelo padrão de calçada em Descanso. De acordo com o engenheiro civil da prefeitura, FERNANDO TRENTINAGLIA, o modelo padrão de calçadas foi aprovado no final do ano passado pelo legislativo. O engenheiro explica que o modelo padrão contempla três tipos de passeios públicos. São calçadas de dois metros de largura, dois metros e meio e três metros. TRENTINAGLIA ressalta que a metragem da calçada depende da largura e da localização da rua. Segundo o engenheiro, a mesma lei padroniza também o tipo de material utilizado no passeio, que deve ser de paver ou lajota. Pela legislação, cada proprietário deve plantar ao menos uma árvore em frente ao seu imóvel. O engenheiro lembra que o passeio, obedecendo esses critérios, deve ser feito quando da construção de novas casas ou adequações em estabelecimentos, sendo este um pré-requisito para obtenção do habite-se de novas construções.


Para a definição da metragem da calçada, o setor de engenharia realizou um mapeamento das ruas da cidade. O engenheiro civil da prefeitura ressalta que cada caso é analisado de forma separada, porque a largura da calçada é definida conforme a largura da rua. A distância deve ser respeitada do meio fio até o início da obra. FERNANDO TRENTINAGLIA orienta que antes de construir ou reformar o proprietário procure o setor de engenharia para buscar orientações, evitando dessa forma, transtornos e notificações futuras. O engenheiro lembra que também está sendo elaborado um plano de arborização da cidade, que irá indicar as mudas de árvores ideais para cultivo em cada local, evitando a danificação a rede de água, a rede de drenagem e o pavimento da rua. A planta deve ser cultivada a cerca de 50 centímetros de distância do meio fio.


-EMPRESÁRIO É PRESO POR RECEPTAÇÃO DE CARRO FURTADO

-ANIMAIS MORREM POR SUSPEITA DE ENVENENAMENTO EM PROPRIEDADE


PM prende quatro suspeitos de tráfico de droga. O fato ocorreu por volta das 23 horas e 30 minutos de sábado, na rua Coronel Bertaso, no centro de São Lourenço do Oeste. Uma guarnição da Polícia Militar fazia rondas e abordou um rapaz em atitude suspeita, sendo que outro fugiu. Em seguida, com apoio de outra guarnição, os policiais realizaram buscas no veículo do suspeito, onde estavam mais três pessoas. No carro foi encontrado um torrão de maconha, cerca de 50 gramas, alguns cigarros prontos, papel de ceda e uma balança de precisão. Um dos ocupantes do veículo, uma mulher de 20 anos, ao chegar à delegacia, entregou mais uma porção de maconha, fracionada, que havia escondido em suas vestes íntimas. Foram apreendidos ainda aparelhos celulares, que podem confirmar a prática do tráfico de droga.


Veículo desgovernado bate e tomba no centro da cidade. No sábado, a guarnição dos Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender um tombamento de um Palio, placas de Campo Erê. O carro estava estacionado no centro do município, desceu a rua desgovernado, subiu na calçada, bateu em uma cerca e depois tombou. O veículo teve vazamento de combustível, e houve a necessidades dos bombeiros fazerem a limpeza de pista. A Polícia Militar fez o levantamento e posteriormente o veículo foi retirado com o auxílio de um auto guincho. Ninguém se feriu.


Operação mobiliza mais de 70 policiais no combate ao tráfico de drogas. A Polícia Civil de São José do Cedro, com apoio das delegacias de Itapiranga, Descanso, Maravilha, Dionísio Cerqueira, SMOeste, Centro de Operações Especiais, além das unidades do canil de Xanxerê, Chapecó e São Lourenço do Oeste, Saer/fron e Exército, cumpriu na manhã de sábado cinco mandados de busca, sendo quatro em São José do Cedro e um em Guarujá do Sul. Foram empregados na operação 32 Policiais Civis e aproximadamente 40 militares do Exército, além de 16 viaturas. Também foi cumprido um mandado de prisão e quatro pessoas conduzidas a delegacia. Foi apreendida certa quantidade de maconha e aparelhos celulares. O cumprimento dos mandados tem por objetivo o combate ao tráfico de drogas, principalmente de maconha e cocaína. O Inquérito referente a investigação será concluído nas próximas semanas e submetido ao Ministério Público.


Polícia recupera carro furtado e motorista é preso na SC 157. Por volta das 22 horas de sábado, na SC 157, em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária, em rondas pela rodovia, percebeu um Corolla transitando em atitude suspeita. O motorista não acatou a ordem de parada e fugiu no sentido a cidade Vitorino/PR. A Polícia realizou o acompanhamento tático, e o veículo foi abordado na cidade de Vitorino/PR. O motorista era um rapaz de 18 anos. Após a abordagem foi constado pela polícia que se tratava de um veículo com registro de furto do município de São Leopoldo/RS. O carro estava sem os bancos traseiros e com rádio comunicador, possivelmente preparado para ser usado no contrabando de cigarros. O condutor foi preso em flagrante e o veículo apreendido.


Viaturas da Polícia Civil são abordadas pela PM na SC 161. Os veículos, que teriam passado por uma barreira de fiscalização em Anchieta, foram seguidos e abordados próximo ao trevo de acesso a Romelândia. Informações apontam que um Focus de cor prata, e um Logan vermelho, levantaram suspeita dos militares ao passarem pelo local da abordagem em alta velocidade e supostamente carregados. A suspeita é que houvesse contrabando. Guarnições de cidades vizinhas, como Romelândia e Flor do Sertão, além da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba, foram mobilizadas a fim de monitorar os veículos. Minutos após a troca de informações, policiais de Anchieta abordaram os suspeitos e constataram que os automóveis eram viaturas descaracterizadas da Polícia Civil gaúcha que teriam ido ao Paraguai para diligências e estavam retornando para Porto Alegre. Após os procedimentos, os agentes foram liberados e seguiram viagem.


Ibama e Exército apreendem carregamento de madeiras nativas em São Miguel do Oeste. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis apreenderam, neste sábado, cerca de oito metros cúbicos de madeiras nativas em uma ação conjunta com o Exército Brasileiro em São Miguel do Oeste. A apreensão ocorreu após a abordagem de um caminhão em um dos pontos de fiscalização instalados na região. A carga foi apreendida sob alegação de estar com a documentação inválida para o transporte. O Exército não informou o que teria invalidado a permissão. A origem do caminhão e possíveis envolvidos também não foram divulgados. Detalhes da ação foram preservados.


Cidades da região Oeste investiam na empresa Indeal que foi “fechada” em operação da Polícia Federal e Receita Federal nos últimos dias em Novo Hamburgo. A empresa disse que opera de forma legal no Brasil e faz investimentos em criptomoedas. Audios revelam que os investidores estariam assegurados e terão os valores restituídos. Já a Polícia Federal e o Ministério Público Federal afirmaram que a empresa estaria operando de forma ilegal e o dinheiro, bens móveis e imóveis foram bloqueados. A tabela traz os valores aplicados provenientes de Dionísio Cerqueira onde cinco investidores depositaram mais de 23 mil nas contas da empresa. Em Descanso, dois investidores depositaram 60 mil. Já em Palma Sola, foram cinco investidores com 65 mil. Em SMOeste, 21 pessoas depositaram 125 mil e Tunápolis investidores depositaram 209 mil. Em Itapiranga, foram sete investidores com 81 mil e mais nove em Iporã do Oeste, totalizando mais de 213 mil.


Empresário é preso por receptação de carro furtado. Em abril ocorreu um furto de um KA, em Curitiba. Após o Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil paranaense repassar informações detalhadas à Polícia Civil de Maravilha, da possível localização do veículo, foram realizadas diligências a fim de obter mais detalhes.Com as informações, na manhã de sábado, Policiais Civis localizaram, em uma empresa de Auto Peças localizada no bairro São Sebastião, em SMOeste, o KA furtado. O automóvel estava totalmente desmontado e com sinais identificadores suprimidos. Devido ao fato um dos sócios-proprietários, de 36 anos, natural de SMOeste, foi autuado em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. O outro empresário fugiu mas foi identificado. Participaram da Operação Policiais Civis de Maravilha, Itapiranga, Cunha Porã e DIC de SMOeste. O preso foi encaminhado à UPA.


Animais morrem por suspeita de envenenamento em propriedade de SMOeste. Pelo menos sete animais, morreram intoxicados nesta sexta-feira, em uma propriedade na Linha Campo Salles, SMOeste. A suspeita é de que eles teriam sido envenenados. O prejuízo pode chegar a 15 mil reais. A Polícia Civil foi acionada e investiga o caso. O proprietário informou que tem quase certeza de envenenamento. A probabilidade foi apontada por dois veterinários que estiveram na propriedade, coletaram amostras de sangue, tecidos e alimentação dos animais. Entre os animais mortos estavam um touro Gir de 500 quilos, um touro Holandês com Nelore, uma vaca Holandesa de dois anos, duas novilhas Brahman de um ano com peso aproximado de 250 quilos cada, sendo que uma delas estava prenha e uma ovelha. A Polícia Militar alerta que quando produtores notarem envenenamento de animais ou souberem de algum suspeito, procurem a delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.