-TCU APONTA PAGAMENTOS IRREGULARES DO BPC QUE SOMAM 5 BILHÕES POR ANO
-AEROPORTOS DE SC TEM AUMENTO DE 58% DE PASSAGEIROS INTERNACIONAIS EM JANEIRO
-MAURO DE NADAL É COFIRMADO COMO NOVO COORDENADOR DA BANCADA DO OESTE
-COMISSÃO ORGANIZADORA CONFIRMA OFICIALMENTE DATAS DA FAISMO DESTE ANO
-SÃO MIGUEL DO OESTE CRIA 84 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM JANEIRO
-PM PRENDE HOMEM QUE FURTOU CARRO PARA BUSCAR DROGAS EM CHAPECÓ
-MOTOCICLISTA DE 22 ANOS FICA FERIDO AO ATROPELAR BOVINO NA SC 161
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com pequeno risco de pancadas isoladas de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 21 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 80 centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
Após sair do "estado crítico", o papa FRANCISCO, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e está descansando na manhã desta quinta-feira. A informação está em nota oficial do Vaticano. O Papa está internado há 13 dias em um hospital de Roma, na Itália. Na quarta-feira, o boletim médico informado pelo Vaticano mostrou que a insuficiência renal que o papa FRANCISCO enfrentava nos últimos dias foi resolvida. Segundo o comunicado, as condições clínicas do pontífice, que enfrenta uma dupla pneumonia e está internado há 13 dias, melhoraram. Ele foi submetido a exames de sangue e hematológicos, e também uma tomografia computadorizada de tórax. O boletim deixou de classificar o estado do papa como crítico pela primeira vez desde sábado.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta quarta-feira a revogação de concessões feitas pelo ex-presidente JOE BIDEN à Venezuela. Em 2022, o governo americano fechou um acordo sobre petróleo com os venezuelanos. Uma licença emitida naquela data permitia que a empresa norte-americana Chevron expandisse sua produção na Venezuela e levasse petróleo bruto do país para os Estados Unidos. O presidente norte-americano também afirmou que a Venezuela tinha se comprometido a levar de volta ao país "criminosos que eles mandaram" para os Estados Unidos e que essa operação não está acontecendo no ritmo acordado.
O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou o andamento de um projeto de lei que pode barrar a entrada de ALEXANDRE DE MORAES, ministro do Supremo Tribunal Federal, no país. O texto foi discutido nesta quarta-feira. Chamado de "Sem Censores em Nosso Território", o projeto prevê a proibição de entrada ou deportação de qualquer pessoa considerada um "agente estrangeiro que infrinja o direito de liberdade de expressão ao censurar cidadãos dos Estados Unidos em solo americano". Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado por maioria simples tanto na Câmara quanto no Senado dos Estados Unidos.
A Petrobras registrou lucro líquido de 36 bilhões e 600 milhões de reais em 2024, queda de 70 por cento em relação ao ano anterior, informou a estatal nesta quarta-feira. O resultado veio após a estatal ter registrado, em 2023, o segundo maior lucro liquido de sua historia que foi de 124 bilhoes de reais. De acordo com a petroleira, o recuo nos lucros ocorreu por conta da desvalorização do real em relação ao dólar e "por eventos exclusivos, em maior parte sem efeito no caixa da companhia". No quarto trimestre de 2024, período de forte valorização do dólar em relação ao real, a empresa contabilizou um prejuízo líquido 17 bilhões.
O governo federal anunciou uma mudança temporária nas regras para quem optou pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O saldo do fundo será liberado para os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos de janeiro de 2020 até sexta-feira, quando será publicada uma medida provisória com os detalhes. A nova medida vai beneficiar 12 milhões de pessoas, que receberão cerca de 12 bilhões de reais. Depois disso, volta a valer a regra original: quem escolheu o saque-aniversário e for demitido só poderá sacar a multa rescisória de 40 por cento. O pagamento será feito em duas etapas. No primeiro momento, o saldo será liberado até o limite de três mil reais. O que ultrapassar essa quantia, será pago de acordo com um cronograma estabelecido pela data de nascimento do trabalhador.
O Tribunal de Contas da União identificou que mais de seis por cento dos brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada não têm direito ao pagamento. O TCU analisou se os pagamentos dos benefícios estão de acordo com as regras do programa. O BPC tem o valor de um salário mínimo e é destinado a pessoas com deficiência e a idosos com 65 anos ou mais em condições de vulnerabilidade. Para ter direito ao benefício, a renda por pessoa do grupo familiar precisa ser igual ou menor a um quarto do salário mínimo. Segundo o TCU, só de pagamento indevido, o governo está gastando cinco bilhões de reais por ano. A auditoria do tribunal apontou ainda que mais de seis mil e 700 pessoas acumulam ilegalmente o BPC com outros benefícios sociais.
Os aeroportos de Santa Catarina registraram 211 mil passageiros internacionais em janeiro de 2025, 58 por cento a mais quando comparado com o mesmo período de 2024. Os dados, divulgados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Agência Nacional de Aviação Civil, nessa quarta-feira, ainda revelam que o Estado registrou 844 mil passageiros no primeiro mês do ano, 12 virgula três por cento a mais do que no ano passado. Santa Catarina também registrou 562 toneladas de cargas internacionais em janeiro de 2025, com alta de 68 por cento em relação ao mesmo mês de 2024. Segundo o secretário BETO MARTINS, o Estado se consolida como o terceiro maior no movimento de passageiros internacionais do Brasil.
O governo de Santa Catarina comemorou os 20 anos da agência de atração de investimentos SCPAR nesta quarta-feira e anunciou que oficialmente, agora, ela se chama InvestSC. Durante evento, também foram lançados editais para dois projetos de Parcerias Público-Privadas, PPPs, para a construção do Complexo Prisional de Blumenau e para o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Também fez chamada de audiência pública para validar estudos de concessão da Zona de Processamento de Exportações xe Imbituba e do Kartódromo de Florianópolis no Sapiens Parque. Desde o ano passado, o governo do estado formou uma equipe e vem fazendo um trabalho profissional na atração de investimentos para Santa Catarina.
Santa Catarina encerrou o mês de janeiro com saldo de 23 mil e 62 novas vagas de trabalho. Esse desempenho coloca o estado como terceiro estado na geração de emprego do país, atrás do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O levantamento foi feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os grandes grupamentos da Indústria, Construção e Agropecuária alavancaram a geração de empregos no início do ano em Santa Catarina. A Indústria gerou 64 por cento dos novos empregos no estado, no mês de janeiro, totalizando um saldo de quase 15 mil, crescimento de quase dois por cento.
A administração municipal de Descanso realizou, nesta semana, a primeira edição do projeto Café com a Imprensa. Durante o evento, o prefeito, JULIANO KASPER, e o vice-prefeito, MARCOS BALDO, anunciaram um investimento de oito milhões em obras de infraestrutura, aquisição de máquinas pesadas e pavimentação asfáltica. O montante foi prometido pelo Governador do Estado, JORGINHO MELLO, durante o atendimento aos gestores municipais pelo projeto Santa Catarina Levada a Sério, realizado na semana passada. Desse total, quatro milhões serão destinados para a construção do Centro de Cultura e Eventos.
A Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste promoveu, nesta semana, duas atividades de capacitação sobre Resíduos Sólidos e Saúde Pública no extremo-oeste. A iniciativa contou com o apoio do Programa Penso Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e ca Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense, Ameosc. Os eventos tiveram como objetivo qualificar profissionais e gestores municipais para a correta destinação dos resíduos sólidos, contribuindo para a preservação ambiental e a promoção da saúde pública. As capacitações aconteceram em São José do Cedro, na terça-feira e em São Miguel do Oeste na tarde de ontem. O encontrou ocorreu na câmara de vereadores.
A gestão adequada dos resíduos sólidos é um desafio que exige compromisso e conhecimento técnico. A avaliação é do presidente da Ameosc, ALEXANDRE RIBAS. Ele disse que essas capacitações são fundamentais para que possamos que se avance na implementação de políticas eficazes, garantindo mais qualidade de vida para a população e preservação ambiental. O presidente da Associação destacou a relevância da iniciativa para os municípios da região. RIBAS ressaltou reforçou a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos como uma estratégia fundamental para evitar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde da população.
A Bancada do Oeste, grupo de parlamentares que atuam em prol das demandas dos municípios da região, elegeu, nesta quarta-feira, a nova coordenação para o ano de 2025. O deputado MAURO DE NADAL do MDB foi escolhido para a função. Ele vai substituir a deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI que coordenou o grupo entre 2024 e início de 2025. Integrante da Bancada do Oeste desde a criação, em 2019, NADAL salientou que o trabalho do grupo tem sido muito importante para garantir o atendimento das demandas da região. NADAL disse que o objetivo é dar continuidade às ações e discussões sobre pautas que já vêm sendo defendidas pelo grupo, como a internet rural, energia trifásica no campo e investimentos em rodovias e hospitais.
A deputada LUCIANE CARMINATTI fez uma avaliação positiva do período em que esteve a frente da bancada do Oeste na Assembleia Legislativa. Ela disse que deu prioridade para a saúde, a infraestrutura e o desenvolvimento da região. A parlamentar também foi responsável por organizar uma reunião em Chapecó durante a Alesc itinerante. LUCIANA comentou que foi um ano de muito trabalho e de conquistas para o oeste e extremo-oeste. Ela citou que foram obtidos avanços para o Hospital Regional e que a bancada cobrou celeridade das obras nas rodovias estaduais. Além disso, de acordo com a deputada, a bancada também acompanho as obras de recuperação da BR-282 e deixou encaminhadas ações para ampliar a rede trifásica e a internet rural, duas grandes demandas da região.
A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste discutiu, na última terça-feira, duas propostas voltadas à melhoria da saúde pública no município. Os vereadores DAIANE DEMARCH e RODRIGO BORGHETTI apresentaram indicações legislativas sugerindo a criação de uma unidade de saúde móvel e a implantação de um hospital infantil. A vereadora DEMARCH propôs a aquisição de uma Unidade de Saúde Móvel equipada com consultório médico e odontológico. A proposta prevê a presença de uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeira, farmacêutico e dentista, oferecendo consultas, exames básicos, vacinação e entrega imediata de medicamentos. Já o vereador BORGHETTI pediu que o município busque meios para implantar um hospital infantil. O parlamentar destacou que a falta desse serviço obriga muitas famílias a deslocamentos longos para Florianópolis ou Joinville.
A Comissão Central Organizadora da Faismo realizou nesta quarta-feira, uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente a edição de 2025 da feira. A exposição será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, no Parque de Exposições Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste. Durante o anúncio, o novo coordenador geral da Faismo, DANIEL DE SOUZA, destacou que o objetivo é tornar a feira ainda mais atrativa para expositores e visitantes. De acordo com ele, a CCO quer fazer um evento com mais acessibilidade e conforto tanto para expositores quanto para os visitantes. Os investimentos devem ser feitos nas áreas para shows, na ampliação da praça de alimentação e na manutenção do estacionamento e entrada sem custos para os visitantes.
A última edição da Faismo contou com cerca de 360 expositores e a CCO pretende ampliar esse número para a edição deste ano. De acordo com o coordenador da exposição, DANIEL DE SOUZA, que já participou tem prioridade, depois vêm os patrocinadores, associados e, por último, os novos interessados. Ele destacou que quem quer garantir um espaço da feira deste ano já deve procurar a ACISMO ou a CDL. Sobre os shows, ele já adiantou que não haverá apresentações de grande porte e que as atrações musicais serão de nível regional. A ideia é manter foco em uma feira de negócios.
Durante a coletiva de imprensa na tarde de ontem, o prefeito EDENILSON ZANARDI reforçou a importância e o impacto econômico da Faismo para a economia local. Ele comentou que o desafio é superar a edição anterior e melhorar o evento. Ele informou que a prefeitura dará suporte na infraestrutura, sem investir diretamente na feira. ZANARDI destacou que os investimentos serão mais pontuais porque a estrutura do parque vem melhorando a cada nova edição da Faismo.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Itapiranga, deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira e cumpriu nove mandados de busca e apreensão. A ação faz parte de uma investigação que tem por objetivo apurar uma suposta fraude em licitação pública e associação criminosa por meio de contratos realizados com "empresa laranja". De acordo com o Ministério Público, um servidor público do município de São João do Oeste estaria envolvido no direcionamento de licitação relativa a serviços de marcenaria. O servido também é proprietário de empresa ligada ao ramo de marcenaria, o que inviabiliza a participação nos procedimentos licitatórios do mesmo município.
O servidor de São João do Oeste investigado pelo Ministério Público teria ajustado para que outra empresa de ramo diverso e sem estrutura para marcenaria assumisse a realização dos serviços, os quais seriam posteriormente realizados pela empresa do funcionário público investigado. De acordo com o MP, os nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Descanso e São João do Oeste. Segundo a apuração, os respectivos crimes em licitações e contratos administrativos, teriam envolvimento de outros servidores públicos, os quais teriam ciência da manobra realizada pelos investigados. O MP está apurando a participação de todos os envolvidos na fraude decorrente da contratação celebrada pela Administração Pública com as empresas investigadas.
O município de São Miguel do Oeste fechou primeiro mês do ano com a geração de 84 empregos com carteira assinada. O número é a diferença entre o total de admitidos e demitidos em janeiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e desempregados do Ministério do Trabalho. Para efeito de comparação, no mesmo mês do ano passado o saldo foi de 16 empregos. O aumento da geração de emprego formal em janeiro deste foi de cerca de 500 por cento. No entanto, o número de 2025 é muito menor do que o registrado em janeiro de 2023 quando foram abertas 230 vagas de emprego com carteira assinada.
A indústria foi o setor que mais contribuiu para o resultado positivo na geração de emprego em janeiro deste ano no município. O setor abriu 74 postos de trabalho no primeiro mês do ano. O segmento de serviços teve um saldo de 32 e a agropecuária registrou 11 contratações a mais do que o total de demissões. Dois setores tiveram desempenho negativo e fecharam postos de trabalho em janeiro no município. O comércio encerrou o primeiro mês do ano com 27 vagas a menos e a construção civil teve um saldo negativo de seis postos de trabalho.
As empresas do município contrataram mais homens do que mulheres em janeiro. De acordo com dados do Caged, foram 540 homens admitidos e 402 mulheres contratadas. O número total de admissões foi de 942. Entre o total de 858 desligados, foram 490 homens e 368 mulheres. Em relação ao grau de instrução, a maioria tem o ensino médio. 544 trabalhadores admitidos no mês de janeiro tem essa formação e 96 são graduados. Em relação aos desligamentos, 472 tem ensino médio e 88 o ensino superior. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.
A Polícia Militar de Campo Erê registrou uma ocorrência envolvendo possível maus-tratos a um animal nesta quarta-feira. A denúncia era de que um cavalo estaria sendo utilizado para puxar uma carroça e apresentava ferimentos. Durante o deslocamento, os policiais localizaram o animal puxando uma carroça carregada com material reciclável e constataram que ele estava machucado, apresentando uma ferida exposta na região próxima ao focinho. O ferimento foi causado pelo uso de equipamento inapropriado. O responsável pelo animal foi identificado e relatou que utiliza o cavalo para o trabalho na coleta de material reciclável. A Polícia fez um termo circunstanciado, com audiência marcada no Fórum da Comarca de Campo Erê.
Um caminhão Scania carregado com milho a granel pegou fogo na noite desta quarta-feira na BR-158, em Palmitos. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das dez da noite para conter as chamas. Quando a equipe chegou no local, o incêndio estava concentrado nos rodados da carreta. O motorista já havia desacoplado o cavalo mecânico, evitando que as chamas se alastrassem. Ele relatou que o fogo começou após um dos pneus do veículo estourar enquanto seguia de Iraí para Palmitos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram necessários cerca de dois mil litros de água para controlar o incêndio e realizar o rescaldo. Ninguém se feriu.
Um homem de 23 anos foi preso na noite desta quarta-feira após furtar uma Parati em Maravilha e tentar fugir pela BR-282. O veículo foi levado de um estacionamento próximo a um hospital e recuperado pouco depois pela Polícia Militar. Segundo a PM, o carro foi localizado transitando na rodovia e os policiais deram ordem de parada. Após cerca de um quilômetro, o suspeito encostou no acostamento e foi detido. Ele confessou que furtou o carro para buscar drogas em Chapecó. O veículo foi levado à Delegacia de Polícia de Maravilha e o jovem permanece à disposição da Justiça.
Um motociclista de 22 anos sofreu ferimentos graves após atropelar um boi na noite desta quarta-feira na SC-161, em Flor do Sertão. O acidente aconteceu por volta das sete e 45. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, a vítima conduzia uma motocicleta Kasinski Comet 650, com placas de Taió, quando colidiu com o animal que estava solto na pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o motociclista ao Hospital de Maravilha, onde ele passou por cirurgia. O dono do animal foi identificado e teve o número do brinco registrado no boletim de ocorrência.