ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 27/01/2020

GLOBO EM FOCO – 27/01/20

-TRF-3 NEGA PEDIDO DO GOVERNO E MANTÉM SUSPENSA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO SISU

-GOVERNO SANCIONA LEI QUE PERMITE PAGAMENTO DO IPVA NO CARTÃO EM ATÉ 12 VEZES

-REGIONAL ITAPIRANGA REALIZA ESCOLHA DE AULAS

-EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO OESTE IMPLANTA PROJETO INOVADOR

-ITAPIRAGA PROJETA QUATRO MIL TONELADAS EM PROGRAMA DE CALCÁRIO

-ENTIDADES DEBATEM ROTULAGEM DE ALIMENTOS

-SUSPEITO DE MATAR HOMEM A TIROS É PROCURADO PELA POLÍCIA

-MOTORISTA É PRESO POR FURTO DE OBJETOS EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Subiu para 80 o número de mortos por coronavírus na China, segundo as autoridades locais. Neste domingo, foram relatadas mais 24 mortes na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, local mais afetado. O país anunciou ainda que chegou a dois mil 761 casos, sendo dois mil 744 na China e 17 nos territórios de Hong Kong, Macau e Taiwan. Também neste domingo, o ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, disse que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas.

A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, pediu a renúncia de todos os seus ministros para enfrentar "uma nova etapa em seu governo", que começará com a apresentação de candidatos a eleições de três de maio. ÁÑEZ anunciou sua candidatura ao cargo. O anúncio acontece após a ministra da Comunicação da Bolívia, ROXANA LIZÁRRAGA, renunciar neste domingo por rejeitar a decisão da presidente interina de concorrer às eleições. LIZÁRRAGA disse ainda que o governo de ÁÑEZ "perdeu seus objetivos" e "começou a sofrer os mesmos males do 'masismo', como é chamado o partido de EVO MORALES.

Segundo uma pesquisa divulgada neste domingo, o Movimento Al Socialismo, partido do ex-presidente EVO MORALES, lidera as intenções de voto para as próximas eleições na Bolívia, programadas para três de maio. O questionário não tinha o nome do candidato do MAS, o ex-ministro da economia LUIS ARCE, que foi nomeado oficialmente pelo partido depois do período da pesquisa, mas apenas mencionava a sigla partidária. O partido do ex-presidente, que se encontra refugiado na Argentina desde dezembro, obteve 26 por cento de intenção de voto. Em seguida, aparecem o candidato de direita, LUIS FERNANDO CAMACHO, e o ex-presidente Carlos Mesa, ambos com 17 por cento. A pesquisa também incluiu a possibilidade de candidatura da presidente interina JEANINE ÁÑEZ, que figura com 12 por cento.

Subiu para 101, nesta segunda-feira, o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais por conta das chuvas. Segundo a Defesa Civil, o decreto será publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Governo de Minas Gerais ainda hoje. A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de Minas. Até o momento, o órgão confirmou a morte de 44 pessoas no estado, registradas entre sexta-feira e domingo. Entre as vítimas estão crianças e bebês. Dezenove pessoas continuam desaparecidas.

O presidente brasileiro JAIR BOLSONARO e o primeiro-ministro da Índia, NARENDRA MODI, assinaram na manhã deste sábado, em Nova Déli, acordos de parceria entre os dois países nas áreas de segurança cibernética, biocombustíveis e ciência. Os governos assinaram 15 acordos de cooperação, entre os quais, parcerias para ampliar investimentos e intensificar o uso e a produção de bioenergia e combustíveis como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. Outro ato também incentiva a exploração de petróleo e gás entre os dois países. Nesta segunda-feira, antes da visita ao Taj Mahal, o presidente brasileiro terá um café com empresários indianos, no qual serão apresentadas oportunidades de investimentos em infraestrutura.

A presidente do Tribunal Regional Federal da terceira Região, desembargadora THEREZINHA CAZERTA, rejeitou na noite deste domingo pedido da Advocacia-Geral da União para derrubar a decisão que suspende a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, assim que as inscrições forem encerradas, às 23 e 59 deste domingo. O governo ainda pode recorrer ao STJ ou ao STF. A AGU disse que recorrerá da decisão da desembargadora. Com a decisão do TRF-3, segue em vigor a liminar decisão provisória concedida pela Justiça Federal de São Paulo que impede que os resultados sejam divulgados na terça-feira, data estimada pelo governo. A justiça ordenou que o governo comprove que o erro na correção das provas do Enem 2019 foi totalmente solucionado.

A Secretaria de Estado da Educação inicia nesta segunda-feira a chamada para professores Admitidos em Caráter Temporário para o ano letivo da rede estadual de ensino em Santa Catarina. A lista com os locais determinados para a escolha de vagas pode ser conferida no site da SED. O cronograma de datas e horários ocorre entre esta segunda e sexta-feira e é definido pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que dividem a seleção de acordo as disciplinas ofertadas. Conforme a SED, a escolha das vagas será feita de acordo com a ordem de classificação dos candidatos que consta no resultado oficial. O ano letivo para os professores ACTs começa a partir de três de fevereiro, quando haverá formação pedagógica.


A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vai abrir na quinta-feira o segundo período de matrículas na rede estadual de ensino para as 145 mil vagas disponíveis. Pais e responsáveis precisam fazer a pré-matrícula no site, e depois, concluir a inscrição pessoalmente nas unidades de ensino. O primeiro período foi em novembro e teve 73 por cento de matrículas e rematrículas de alunos. Ao todo, o estado dispõe de 538 mil 542 mil vagas. As inscrições são por ordem de acesso. A plataforma do estado estará disponível para cadastro entre as nove horas de quinta-feira e 23 horas e 59 minutos de 29 de janeiro. Entre 23 e 30 de janeiro os responsáveis precisam ir às escolas mais próximas de suas casas com o protocolo da pré-matrícula online e levar: certidão de nascimento ou carteira de identidade, histórico escolar, atestado de frequência, comprovante de residência, uma foto 3x4 e a carteira de vacinação.

Foi sancionada na sexta-feira a nova lei de Santa Catarina que permite o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em cartões de débito e crédito com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. O projeto de autoria de MILTON HOBUS do PSD foi aprovado na Assembleia Legislativa em dezembro de 2019 e agora entra em vigor com a sanção do Executivo. Na prática, porém, os catarinenses ainda precisam esperar para começar a pagar o imposto com cartão e de forma parcelada. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, a pasta ainda estuda como operacionalizar o novo formato. Pelo texto da lei, ao pagar usando esta modalidade o proprietário do veículo já deve ter a situação do IPVA regularizada imediatamente, assim como o valor disponibilizado aos cofres públicos.

Regional da Educação de Itapiranga realiza escolha de aulas. 150 vagas estão disponíveis para escolas de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Santa Helena. Conforme o supervisor regional de gestão de pessoas, ANTÔNO RODRIGO BERTOL, a escolha ocorre nesta segunda-feira e amanhã. Salienta que inicialmente as vagas são apenas para os professores aprovados nos processos seletivos de 2018 e 2019. Na manhã de hoje ocorreu a escola de vagas para o CEJA. Durante a tarde desta segunda-feira e amanhã serão definidos os professores de várias disciplinas. Conforme BERTOL, a contratação ocorre principalmente para 20 horas e 40 horas semanais. Lembra que a escolha ocorre na coordenadoria regional da educação em Itapiranga.

Professores ainda terão oportunidade de vagas na chama pública. O supervisor regional de gestão de pessoas, ANTÔNO RODRIGO BERTOL explica que após a escolha de vagas dos ACTs, será feita uma chama pública para vagas que sobrarem e neste casos os demais professores interessados podem se candidatem as vagas restantes. BETOL também chama atenção para a efetivação de profissionais da educação na regional. Com base no concurso público de 2017, foram chamados três professores para séries iniciais e mais nove profissionais que vão integrar o quadro administrativo pedagógico que são os orientadores educacionais e assistentes de educação. Ele diz que está sendo atendido uma demanda urgente pois algumas escolas estavam sem orientadores. A posse será no dia três de fevereiro.

Educação de São João do Oeste projeta ano com vários desafios. Planejamento para o ano letivo 2020 iniciou em 2019 e já possui cronograma estabelecido. Conforme a secretária da Educação, SILVANE BAUMGARTEN, o início do ano letivo será em 10 de fevereiro e o encerramento em 11 de dezembro. As escolas já possuem datas estabelecidas para capacitações, atividades extras e recesso escolar de inverno. A secretária chama atenção para licitações da alimentação escolar e transporte escolar que não terá alteração seguindo a mesma forma do ano letivo de 2019. De acordo com SILVANE, o grande desafio é manter o alto padrão de qualidade na educação de São João do Oeste. Cita que a responsabilidade é maior e começa pela formação dos profissionais e dedicação desde a educação infantil até o processo de alfabetização de adultos para manter o maior percentual no Estado e o segundo a nível de pais.

Infraestrutura recebe alto investimento nos educandários de São João do Oeste. Obras iniciaram logo após o fim do ano letivo de 2019. A secretária da Educação, SILVANE BAUMGARTEN destaca o Centro de Educação Infantil Jesus Menino com reforma da cozinha, pintura interna e externa, troca de portões e grades que certam a escola. Também ocorre a construção de dois depósitos para atender ainda a demanda da APAE que funciona no mesmo prédio. Na creche teve a pintura do piso da área coberta e reforma do toldo. Na escola de Beato Roque foi instalado novo toldo no acesso à escola. Conforme SILVANE, no Centro Educacional ocorre a reforma dos banheiros com acessibilidade e pintura geral da escola. A secretária observa que o investimento em infraestrutura vai proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e ainda um ambiente mais agradável aos estudantes.

São João do Oeste implanta projeto inovador de melhoria da saúde mental e física dos professores e demais profissionais da secretaria. Ações incluem palestras, atividades para aliviar o estres e oficinas para proporcionar aulas mais agradáveis. A secretária da Educação, SILVANE BAUMGARTEN cita a necessidade de afastamento dos profissionais devido a problemas no trabalho de rotina e até casos de depressão no quadro de servidores da educação. A secretária diz que a rotina diária dos professores inclui cobranças para atingir as metas educacionais do IDEB e ainda a implantação da BNCC. SILVANE chama atenção para a importância de evoluir no comportamento dos alunos, muitas vezes com falta de interesse e atos de indisciplina. Foi contratado uma empresa para atuar com os professore e demais profissionais da educação em busca de melhor qualidade de vida e satisfação no trabalho que desenvolvem.

Diretora esclarece procedimento de avaliação e ingresso de novos alunos na APAE. De acordo com a diretora do CAESP Doce Esperança APAE de Santa Helena e Tunápolis, LORENI ALBAN, quando a criança tem o diagnóstico, por exemplo, da síndrome de down, o encaminhamento a APAE é feito pela própria secretaria de saúde que realizou o teste do pezinho. Quando é a escola que percebe que a criança está com algum atraso no desenvolvimento ou possui dificuldade no acompanhamento em comparação as demais crianças, a família é orientada a trazer a criança para a avaliação pela equipe multiprofissional da escola especial. Este atendimento é prestado por fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social, psiquiatra e a partir de agora também o neurologista.

A avaliação feita pelos profissionais da APAE é encaminhada para a Fundação Catarinense de Educação Especial. A diretora do CAESP Doce Esperança esclarece que crianças até os seis anos são atendidas na turma de estimulação, que além da equipe multiprofissional, recebe também o atendimento de pedagoga. LORENI ALBAN acrescenta que alunos do ensino regular, na faixa etária até os 18 anos, não são incluídos em turmas da APAE, mas recebem o acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado, o AEE, que está disponível tanto na escola especial como nos colégios estaduais para atender pessoas com deficiência intelectual leve. Dependendo da necessidade é definido o profissional que faz o atendimento. Após os 18 anos é feita uma reavaliação para inclusão ou não nas turmas.

A diretora do CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis enfatiza que no período de férias escolares dos alunos a equipe de profissionais da APAE está realizando as visitas domiciliares aos alunos. LORENI ALBAN diz que o objetivo é conhecer a realidade das famílias, e incentivar a interação delas com os profissionais da escola especial. A diretora lembra que as visitas estão sendo feitas com veículos próprios, mas a APAE está aguardando a entrega de uma Doblo de sete lugares, conquistada por meio de um projeto do ITAÚ. Além das visitas domiciliares, LORENI comenta que estão sendo mantidos os atendimentos na própria escola, para alunos da turma de estimulação. Para este ano, estão matriculados 64 alunos dos dois municípios. Na primeira semana de fevereiro serão retomadas as atividades com os professores, e no dia 10 iniciam as aulas.

Entidade de Itapiranga debatem rotulagem de alimentos. Evento possui várias parcerias e terá ingresso livre. A rotulagem de alimentos e interpretação para produtos alergênicos estarão em debate durante palestra em Itapiranga. Evento será no dia quatro de fevereiro, às 19 horas e 30 minutos, no auditório da Uceff, com ingresso livre. Segundo a professora de engenharia de alimentos, RAQUEL PILETI, a programação está sendo desenvolvida em parceria com o Centro Universitário Uceff, Núcleo de Alimentos, Cooperativa da Agricultura Familiar, vigilância sanitária e prefeitura. Ela destaca a necessidade das pessoas terem orientações corretas sobre os componentes do alimento que estão ingerindo. Cresce o número de pessoas que possuem restrições alimentares e os rótulos possuem informações para orientação.

RAQUEL PILETI cita que alergias sempre existiram porém atualmente as pessoas possuem condições para identificar este problema e buscam ajuda. Ela salienta que muito possuem vergonha de falar sobre o tema e o recomendado é justamente o contrário. A professora observa que a alergia a proteína de leite de vaca atinge uma a cada 18 crianças, número considerado elevado. Destaca ainda que é comum problemas com o consumo de ovos, soja, glúten e uma série de componentes de alimentos. RAQUEL PILETI diz que é preciso discutir o tema e buscar informações além da trocas de ideias, pois desta maneira as pessoas evoluem e conseguem ter melhor qualidade de vida. A professora reconhece que a alergia exige cuidados, mas considera que é preciso levar uma vida normal com pequenos ajustes.

Pessoas com problemas de alegria devem ter cuidados com alimentação em tempo integral A professora de engenharia de alimentos RAQUEL PILETI elogia a postura do município de Itapiranga, pois nas creches existe o cuidado com alimentação de crianças com problemas alérgicos proporcionando segurança aos pais. Informa ainda que alergia a alimentos podem causar, além de manchas da pele e outras situações mais simples, até choque anafilático, problemas respiratórios e outras complicações . RAQUEL PILETI reforça que a identificação de forma precoce permite reverter casos de alergia e no futuro as crianças conseguem consumir os alimentos normalmente.

Programa de Calcário do Governo Estadual terá aumento na cota para Itapiranga. Serão até 30 toneladas por unidade produtiva que deve totalizar mais de quatro mil toneladas neste ano. Para ter direito o agricultor precisa atender algumas exigências, como estar com o bloco de produtor atualizado, não ter pendencias com os programas da Secretaria de Estado da Agricultura e possui análise de solo. O extensionista da Epagri de Itapiranga, engenheiro agrônomo MARCELO ROHDEN, destaca que no ano passado foram mais de 120 produtores contemplados no município, com número recorde de três mil 250 toneladas. Vários produtores não tiveram acesso devido ter esgotado a cota e já estão na lista de espera devendo aumentar o volume distribuído em Itapiranga. Segundo o extensionista, a meta neste ano é atender a demanda contanto com a logística proporcionada pelos parceiros para a entrega.

O programa é viabilizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, prefeituras e cooperativas. MARCELO ROHDEN informa que para este ano terá volume ainda maior a disposição com aproximadamente quatro mil toneladas. Cita a importância de corrigir a acidez do solo, principalmente em lavouras com exploração intensa . Conforme o extensionista da Epagri é preciso realizar análise de solo para as correções necessárias. MARECELO ROHDEN salienta que este período do ano é ideal para a coleta de amostra de solo para obter laudo técnico. De acordo com MARCELO ROHDEN, o programa de calcário deve ter início na segunda quinzena de março. Salienta que o alto investimento em sementes e defensivos exige que o solo esteja em boa qualidade para corresponder a expectativa de alta produção.

Acidente deixa motociclista gravemente ferido em SMOeste. O acidente aconteceu na manhã de sábado, por volta das 10 horas, na Quinze de Novembro, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo informações, o motorista de um Fiesta cortou a frente de um homem, de 44 anos, que conduzia uma Honda Biz e vinha na direção oposta. Foi uma colisão frontal. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional, onde passou por exames. O homem quebrou duas costelas, a clavícula e teve escoriações pelo corpo. Além disso, ele vai precisar passar por procedimento cirúrgico. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos.

Colisão frontal deixa sete feridos na SC 480. Por volta das 18h30 deste sábado o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu o acidente. Foi na saída para Jupiá, envolvendo um Fiesta com cinco ocupantes, e um Astra com dois. No Fiesta dois homens sofreram ferimentos considerados graves. O condutor ficou preso às ferragens. Duas mulheres e uma criança de dois anos tiveram ferimentos leves. No Astra dois homens, o condutor ficou gravemente ferido, e o carona com ferimentos médios também precisou ser desencarcerado. As vítimas foram transportadas pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU para atendimento médico. Na manhã deste domingo, foi confirmada a morte DE VINICIUS TOSS, 14 anos, um dos ocupantes do Fiesta.

Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em Dionísio Cerqueira. O caso foi registrado por volta das 21h30, de sábado, no Bairro Peperiguaçu. O adolescente de 16 anos foi atingido por dois disparos, um deles na perna e outro na região do abdômen. O menor circulava com uma bicicleta, acabou atingido pelos tiros. Ele estava acompanhado de um amigo que não ficou ferido. Os dois teriam corrido para uma residência nas proximidades para se proteger. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil compareceram ao local e colheram as informações necessárias para elucidar os fatos. Buscas também foram realizadas, mas nenhum suspeito foi localizado. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada, inicialmente, ao Hospital de Dionísio Cerqueira. Devido a gravidade dos ferimentos o jovem foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde passará por cirurgia. A transferência foi realizada pela equipe do SAMU.

Suspeito de matar homem a tiros devido a briga por causa de futebol é procurado pela polícia. A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira concluiu a investigação do crime de homicídio ocorrido no dia 28 de dezembro, na qual a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo em um bar às margens da BR-163. LAÉRCIO CARVALHO, de 48 anos morreu atingido pelos tiros. A Polícia Civil pediu a prisão do homem conhecido como “Galego”. Segundo o Inquérito, o crime aconteceu devido a uma discussão ocorrida dois meses antes em um restaurante, motivada pela rivalidade de times de futebol. Na ocasião, a vítima teria agredido o investigado. O autor é natural da Paraíba e estava residindo em Dionísio usando nome falso, em razão de ser procurado pela prática de outro homicídio ocorrido há 14 anos em Caicó/RN. MAURÍCIO DE LUCENA está com mandado de prisão em aberto desde 2005. Ele usou uma certidão de um familiar para obter o RG falso.

Operação prende investigado por tráfico de drogas e apreende cocaína em SJCedro. Na tarde de sábado, Policiais Civis de Cedro, SMOeste, Maravilha e Dionísio Cerqueira, cumpriram mandado de busca e de apreensão em um estabelecimento comercial e numa residência. Nos locais, os farejadores indicaram dois copos com cocaína. O homem investigado pelo tráfico de drogas foi preso em flagrante. A substância apreendida pode valer mais de 7 mil reais e, dependendo da qualidade da droga, o valor pode chegar a 14 mil. A investigação teve início no final do ano passado, após denúncias de que em um bar estaria ocorrendo a comercialização de cocaína. No local havia um intenso movimento de usuários. Na operação estiveram empenhados 12 policiais civil e quatro policiais militares, em seis viaturas. Novas operações serão deflagradas nos próximos meses, visto que já existem outras investigações.

Polícia Militar Rodoviária prende suspeito de furto ocorrido em Itapiranga. O crime ocorreu sábado em um posto de combustível na cidade. O proprietário de um caminhão registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Itapiranga, informando que vários acessórios de seu veículo haviam desaparecidos durante a madrugada. A Polícia Militar de Itapiranga iniciou as investigações no pátio de um posto de combustível, onde o caminhão estava estacionado, contando também com as imagens das câmeras do estabelecimento. O caso foi repassado à Polícia Militar Rodoviária, que prosseguiu com as investigações. Na SC 386, comunidade de Lajú, interior de Mondaí, os policiais abordaram o motorista de uma carreta, com as características repassadas e localizaram os objetos furtados em Itapiranga.

Motorista é preso por furto de objetos em posto de combustível. Ao verificar a carga da carreta abordada no interior de Mondaí, foram encontrados os objetos furtados no pátio de um posto de combustível em Itapiranga. Foram recuperados dois faróis de caminhão, macaco hidráulico, tambores de óleo diesel, oito botijões de gás e baterias de um ônibus. A Polícia Militar Rodoviária prendeu o suspeito, de 24 anos de idade, e conduziu o homem para o plantão da Polícia Civil de Iporã do Oeste. A carreta tem placas do Rio Grande do Sul e seguia para o estado vizinho no momento da abordagem policial.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.