ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 26 11 2025

-SANCIONADA LEI QUE PREVÊ ISENÇÃO DE IR PARA QUEM GANHA ATÉ CINCO MIL REAIS POR MÊS

-PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULAS NO ESTADO TERMINA AMANHÃ

-SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS REALIZA ASSEMBLEIA AMANHÃ EM SMO

-MUNICÍPIO EMITE ALERTA SOBRE GOLPE ENVOLVENDO O APLICATIVO GOV.BR

-CAMINHOS DA FRONTEIRA É OFICIALMENTE LANÇADO EM SMOESTE

-HOMEM É PRESO APÓS FURTAR DINHEIRO E AGREDIR MULHER EM ITAPIRANGA

-GAECO REALIZA OPERAÇÃO PARA APURAR FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS NA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 29 graus.

O mais alto tribunal da União Europeia decidiu nesta terça-feira que casamentos entre pessoas do mesmo sexo devem ser respeitados por todos os países do bloco. O tribunal também repreendeu a Polônia por se recusar a reconhecer um casamento entre dois cidadãos poloneses realizado na Alemanha. Segundo a corte, rejeitar a união de dois cidadãos europeus vai contra a legislação comum do bloco, por violar a liberdade e o direito à vida familiar. A ordem afeta diretamente os países que proíbem a união entre pessoas do mesmo sexo, como Romênia, Bulgária, Eslováquia e Polônia.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou nesta terça-feira que seu governo está pronto para avançar com um acordo de paz apoiado pelos Estados Unidos. Em um discurso para a chamada Coalizão dos Dispostos, que reúne aliados europeus do país, o líder ucraniano afirmou que está preparado para discutir os pontos sensíveis da proposta com o presidente americano, DONALD TRUMP, em conjunto com o grupo. ZELENSKY ainda pediu que os aliados elaborem um plano para o envio de uma "força de apoio" à Ucrânia e continuem apoiando Kiev enquanto Moscou não demonstrar vontade de pôr fim à guerra.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que se precisar fazer as coisas do "jeito difícil" com a Venezuela, os Estados Unidos da América vão fazer. TRUMP disse que “se pudermos salvar vidas, se pudermos resolver as coisas do jeito fácil, seria bom, e se tivermos que fazer isso do jeito difícil, tudo bem, também". Ainda na coletiva, quando perguntado sobre qual o seu objetivo diante da escala de tensões com a Venezuela, TRUMP disse que não diria o objetivo porque todos sabem qual é. Ele voltou ainda acusar o país de tráfico de drogas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, decretou nesta terça-feira o início do cumprimento da pena do ex-presidente JAIR BOLSONARO. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. Segundo a decisão, BOLSONARO deverá permanecer na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde já está preso preventivamente desde o último sábado para o cumprimento da pena. Além do ex-presidente, também foram presos, ALMIR GARNIER, ANDERSON TORRES, AUGUSTO HELENO, PAULO SÉRGIO NOGUEIRA e WALTER BRAGA NETTO. Já ALEXANDRE RAMAGEM foi considerado foragido por estar nos Estados Unidos.

O ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES determinou nesta terça-feira que o Superior Tribunal Militar analise a perda da patente do ex-presidente, JAIR BOLSONARO. A determinação aparece na mesma decisão em que MORAES declara o trânsito em julgado da ação penal do golpe, na qual o ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. BOLSONARO é capitão reformado do Exército e embora tenha ingressado na política há mais de três décadas, sua condição de militar da reserva é mantida formalmente. MORAES determinou ainda que a Câmara dos Deputados casse o mandato de ALEXANDRE RAMAGEM que foi condenado a 16 anos de prisão.

O presidente LULA sancionou no final da manhã de hoje o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até cinco mil reais mensais. A medida inclui também uma faixa intermediária, sendo que, pessoas com renda mensal entre cinco mil e um real e sete mil, 350 reais terão redução parcial do tributo. A estimativa oficial indica impacto direto para cerca de seis milhões de contribuintes. A proposta, que foi promessa de campanha em 2022, passou pela Câmara em outubro e pelo Senado no início de novembro. A nova regra entra em vigor em janeiro de 2026.

Um relatório de estudos de perdas de água do Instituto Trata Brasil mostrou que a água perdida em Santa Catarina poderia atender um vírgula três milhão de pessoas. Segundo a pesquisa, são perdidas mais de 216 piscinas olímpicas cheias de água todos os dias no estado catarinense. Em todo o Estado, 35 vírgula três por cento da água tratada é desperdiçada antes que chegue às torneiras. Apesar dos números, Santa Catarina se consolida como o sexto estado que menos desperdiça água no Brasil, atrás apenas do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Tocantins e Goiás.

Para ampliar o acesso à internet e melhorar a conectividade no meio rural catarinense, o Governo do Estado encaminhou à Alesc o Projeto de Lei que cria o Programa Sinal Bom. A proposta busca levar sinal de qualidade a regiões que ainda enfrentam dificuldades de cobertura, promovendo desenvolvimento, competitividade e inclusão digital no campo. O projeto autoriza o Estado a conceder incentivos econômicos como subvenções e benefícios fiscais para empresas que realizarem investimentos na ampliação e melhoria da infraestrutura de telecomunicações em Santa Catarina. Para as ações voltadas à expansão da cobertura móvel, os investimentos previstos poderão somar até 578 milhões de reais.

Vai terminar amanhã o prazo para a entrega da documentação para a efetivação das matrículas de estudantes na rede estadual de ensino em Santa Catarina. A ação vale para os responsáveis dos estudantes que fizeram a inscrição no site e foram sorteados. Dessa forma, eles devem comparecer na unidade escolar com cópia dos documentos originais obrigatórios para serem contemplados com a vaga. Além da entrega da documentação, os responsáveis devem respeitar os critérios de zoneamento. Na impossibilidade da apresentação dos documentos indicados, o candidato perderá o direito à vaga, podendo participar dos outros períodos de pré-matrícula, que vão ocorrer até o final deste ano.

A secretaria de Saúde de Barra Bonita vai realizar daqui a pouco mais uma coleta de PSA. A ação faz parte da campanha Novembro Azul que tem como tema nesse ano “Cuidar da saúde é coisa de homem”. A coleta está marcada para iniciar a uma hora da tarde na Unidade de Saúde Central e a expectativa é que um bom público compareça no posto de Saúde. Essa é a segunda coleta de PSA realizada nesse mês em Barra Bonita, sendo que a primeira foi na semana passada na Linha 13 de Maio.

O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira promoveu na tarde de ontem uma promoção de policiais militares na sede do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira em São Miguel do Oeste. Ao todo, três primeiros-sargentos foram promovidos à subtenente, sendo o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Itapiranga, primeiro sargento FLÁVIO PAULUS, o primeiro sargento de Paraíso, CLAUDI MARQUES e o primeiro sargento da Polícia Militar Ambiental, ADEMIR ANTONIO CATTO. Todos eles possuem mais de 30 anos de serviços prestados para a população.

Vai encerrar na próxima sexta-feira o prazo para a matrícula e rematrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026 em Romelândia. A informação é da secretária de Educação, NILCE KOHLS. De acordo com ela, o procedimento é válido para a educação infantil e ensino fundamental. Conforme ela, os interessados devem procurar as unidades de ensino do município em horário de expediente, sendo a creche Jeitinho de Ser e escola Reino da Alegria. NILCE pontuou ainda que também estão abertas as inscrições para os pais que necessitarem da creche de plantão. Ela explicou que os interessados devem procurar o quanto antes a diretora da creche para que a equipe possa ser organizada para o atendimento.

Também terá encerramento na próxima sexta-feira em Romelândia o período de inscrições para o concurso “Natal iluminado 2025”. Conforme a Administração, a ação tem por objetivo estimular a criatividade da população em deixar a área urbana mais bonita e colorida neste final de ano. De acordo com o governo, podem participar do concurso residências e estabelecimentos comerciais. Segundo a Administração, o objetivo da campanha também é estimular o comércio local na venda de enfeites natalinos. Os interessados devem fazer a inscrição no departamento de Cultura em horário de expediente. O governo informou ainda que os ganhadores serão conhecidos no dia 23 de dezembro durante um evento na praça municipal da cidade.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai realizar na próxima sexta-feira a cerimônia de entrega do Mérito Esportivo 2025. A ação consiste no reconhecimento a atletas, treinadores e personalidades que se destacaram ao longo desse ano na promoção do esporte local. Segundo a Administração, a solenidade está marcada para às sete horas da noite no Latitude Eventos e após será realizado show com IGOR e JUNIOR. Para o governo municipal, o Mérito Esportivo é um dos principais reconhecimentos da área e reforça o compromisso em incentivar atletas e fortalecer o esporte como ferramenta de integração social.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Miguel do Oeste realizou na tarde de ontem uma ação de panfletagem no calçadão de São Miguel do Oeste. A informação é da presidente do Comdim, MICHELE BEAL. De acordo com ela, a ação marcou o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres e teve como objetivo reforçar a luta contra todas as formas de agressões. Conforme ela, o Comdim atua no apoio às mulheres vítimas de violência, oferecendo informações, acolhimentos e encaminhamentos. As fotos dessa ação estão no Portal Peperi na internet.

Está ocorrendo durante todo o dia de hoje no auditório da Unoesc em São Miguel do Oeste o primeiro Fórum de soja de baixo carbono do estado de Santa Catarina. A ação iniciou às oito horas da manhã e deve seguir até às seis horas da tarde. O encontro é organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Extremo Oeste Catarinense em parceria com a Epagri, Unoesc e Feagro. O objetivo do evento é tornar conhecido o programa que foi desenvolvido pela Embrapa soja de Londrina após anos de pesquisa. Participam da ação durante toda está quarta-feira cerca de 100 pessoas.

O evento desta quarta-feira no auditório da Unoesc visa apresentar práticas de produção capazes de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na cultura da soja, com foco na adoção de técnicas sustentáveis. O protocolo prevê o cumprimento de critérios ambientais e trabalhistas, além de orientações como por exemplo, sistema de plantio direto, uso de bactérias fixadoras de nitrogênio, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Conforme os organizadores, a certificação será concedida às áreas produtoras que comprovarem atendimento às exigências, podendo resultar em valorização da soja a ser comercializada.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita vai realizar nesta quinta-feira uma assembleia geral. O evento está marcado para ocorrer a uma e meia da tarde em primeira convocação com a presença mínima de metade mais um dos associados e em segunda chamada com qualquer número de associados às duas horas da tarde. A assembleia será realizada na sala em anexo ao sindicato nas proximidades do INSS e podem participar todos os sócios que estão em dia com a entidade. A expectativa é de um bom número de participantes.

A assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita que será realiza amanhã a tarde servirá para debater diversos assuntos. Entre eles, os sócios terão que apreciar e votar o orçamento para o exercício de 2026 que será apresentado pela diretoria executiva com o respectivo parecer do conselho fiscal. Além disso, na audiência de amanhã também serão levantados e debatidos assuntos gerais de interesse da agricultura familiar.

A prefeitura de São Miguel do Oeste emitiu na tarde de ontem um alerta para um golpe que está sendo aplicado via WhatsApp usando o aplicativo “GOV.BR”. Conforme o alerta, a ação vem sendo registrada não somente no município, mas na região Extremo Oeste catarinense. A prefeitura citou que os criminosos usam o nome e o logotipo do GOV.BR para enviar mensagens falsas sobre suposta “irregularidade fiscal grave”, tentando fazer com que as vítimas cliquem em links fraudulentos. O alerta explica ainda que os golpistas enviam avisos com tom de urgência, citando leis e ameaçando suspender o CPF da vítima. A Administração reforça que o link enviado trata-se de um golpe e não pertence a nenhum órgão oficial.

As orientações em caso de recebimento de mensagens envolvendo o aplicativo “GOV.BR” são as mesmas para qualquer outra tentativa de golpe. Conforme o alerta da prefeitura de São Miguel do Oeste, os moradores não devem clicar em links desconhecidos e conferir se o site termina em gov.br. Também é de extrema importância que nenhum dado seja fornecido por mensagem. A orientação cita ainda que caso a vítima tenha clicado no link fraudulento, troque imediatamente as senhas e ative a verificação em duas etapas. A prefeitura finaliza o alerta esclarecendo que em caso de dúvidas o ponto da Receita Federal junto ao centro administrativo de São Miguel do Oeste seja consultado.

Foi realizado na noite de ontem o lançamento oficial da marca “Caminhos da Fronteira”. O evento foi realizado no Clube Comercial e reuniu mais de 500 pessoas. Segundo os organizadores, a marca foi criada para fortalecer a identidade turística dos 19 municípios que integram a Ameosc. A iniciativa é desenvolvida pela associação, em parceria com a Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira e com o Sebrae, responsável por estudos e projeções de curto, médio e longo prazo para o setor. Segundo o presidente da Ameosc e prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, o lançamento representou o maior evento de turismo do ano em Santa Catarina.

A marca Caminhos da Fronteira vai muito além de uma simples logomarca. A declaração é do presidente da Ameosc, ALEXANDRE RIBAS. Para ele, o momento cria uma identidade regional e um sentimento de pertencimento. Ele frisou que a região precisa se reconhecer e se posicionar como Caminhos da Fronteira. Ele lembrou que a programação foi dividida em etapas, sendo primeiramente a apresentação da marca, seguido de explicações técnicas da empresa responsável pela criação, fala do Sebrae sobre o planejamento turístico, apresentação do turismólogo contratado e, como momento mais aguardado, a exibição de um audiovisual inédito sobre a região.

A Polícia Civil de Maravilha cumpriu na manhã de hoje dois mandados de busca e apreensão em dois municípios do Paraná. As ações foram executadas em Engenheiro Beltrão e Terra Boa. As diligências fazem parte de uma investigação que apura crime virtual praticado contra uma criança moradora de Maravilha. Durante as buscas, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e outros objetos considerados relevantes, que agora passarão por análise técnica especializada, etapa essa, fundamental para o avanço do inquérito.

Um homem foi preso na tarde de ontem após furtar dinheiro de outro homem e agredir uma mulher em Itapiranga. O fato foi registrado próximo à praça dos pioneiros, no perímetro urbano. Segundo a Polícia Militar, o grupo passou o dia no local e após o almoço houve um desentendimento por conta de dinheiro, sendo que um dos homens agrediu a mulher que estava no local, causando uma lesão no braço. Conforme os PMs, ele saiu do local em seguida levando uma quantia em dinheiro que pertencia ao outro homem. Diante dos fatos, os policiais foram acionados e em rondas localizaram o suspeito no porto da barca aguardando a travessia. Em revista pessoal foi encontrado 69 reais em espécie e duas facas. Diante dos fatos ele foi preso e como todos apresentavam forte odor etílico, todos foram encaminhados para a delegacia.

O GAECO deflagrou na manhã de hoje uma operação para apurar fraudes em concursos públicos da região. A operação “Último Recurso” foi realizada no município de Flor do Sertão e foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Além disso, as decisões judiciais determinaram a suspensão do exercício da função pública de dois servidores municipais.As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste e a operação foi um desdobramento da segunda fase da “Operação Electus”. A investigação apura a atuação de uma empresa organizadora de concursos públicos nas fraudes dos certames por intermédio de manipulação de gabaritos e com indicativos de envolvimento de funcionário público municipal nas respectivas fraudes.

A deflagração dessa nova operação em Flor do Sertão na manhã de hoje teve como objetivo apreender documentos e outros elementos indiciários como forma de assegurar a lisura e legalidade dos certames, preservando o interesse público e garantindo a isonomia de condições entre todos os candidatos concorrentes. De acordo com o Ministério Público, a empresa responsável pelos concursos públicos solicitava que o candidato a ser beneficiado apresentasse recurso administrativo em relação a prova aplicada, para então promover as respectivas interferências, manipulando gabaritos e resultados classificatórios e, consequentemente, culminando em favorecimento indevido a determinados participantes dos concursos públicos e processos seletivos. Os materiais apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá os laudos periciais. Após esse procedimento, essas evidências serão analisadas pelo GAECO para dar prosseguimento às diligências investigativas, visando identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de eventual rede criminosa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.