ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - segunda-feira - 26 11 2018

-EDITAL DO MAIS MÉDICOS TEM 96 POR CENTO DA VAGAS PREENCHIDAS

-ESTADO TEM SALDO POSITIVO DE NOVE MIL 743 EMPREGOS EM OUTUBRO

-SANTE DIZ QUE REPASSES DO ESTADO PARA O HOSPITAL REGIONAL ESTÃO EM DIA

-PREFEITO E DIREÇÃO DA SERBET DISCUTEM HOJE LIMINAR QUE PROÍBE MULTA DO ROTATIVO

-EMPRÉSTIMO DE 15 MILHÕES PARA MUNICÍPIO SERÁ VOTADO EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

-ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO É CONDENADO A NOVE ANOS DE CADEIA

-HOMEM FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO EM ESTRADA RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Um terremoto de magnitude seis vírgula três atingiu o oeste do Irã, próximo da fronteira com o Iraque, neste domingo e deixou 400 pessoas feridas. Não houve registro de mortes. O tremor também foi sentido na capital iraquiana Bagdá e no Kuwait. A TV iraniana relatou pequenos danos em edifícios e deslizamentos de terra.

Mais de 100 casos de pessoas com dificuldades respiratórias foram registrados após um suposto ataque rebelde com "gás tóxico" contra a cidade de Aleppo, na Síria. A Frente Nacional de Libertação, o principal grupo rebelde nas províncias de Aleppo e Idlib, negou envolvimento. Citando "fontes médicas", a agência oficial Sana informou que, durante a noite deste sábado, foram registrados 107 casos de asfixia.

Centenas de centro-americanos da caravana de migrantes tentaram pular a cerca fronteiriça que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, neste domingo. Os oficiais norte-americanos usaram gás lacrimogêneo para conter os migrantes que tentam entrar no país. Os confrontos começaram por volta das cinco horas da tarde de ontem. Ao menos 500 migrantes de uma caravana de mais de cinco pessoas já está na fronteira com os Estados Unidos.

A desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017, pela primeira vez nos últimos 15 anos, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização Não Governamental Oxfam. Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial de desigualdade de renda, passando a ser o nono país mais desigual. No relatório, intitulado “País Estagnado”, a Oxfam aponta ainda que entre 2016 e 2017 o Brasil se manteve no mesmo patamar do Índice de Desenvolvimento Humano, seguindo na posição de número 79 em um ranking de 179 países.

O edital do programa Mais Médicos, publicado após a saída dos profissionais cubanos que atuavam no país, tem 96 vírgula seis por cento das vagas preenchidas. A informação é do Ministério da Saúde, que fez um balanço das inscrições, prorrogadas até sete de dezembro, após registro de instabilidade no site do programa. Entretanto, o preenchimento das vagas não garante que os profissionais irão atuar no Sistema Público de Saúde. Até a tarde deste domingo, 29 mil 780 profissionais com CRM no Brasil manifestaram interesse nas vagas.

O Senado vai gastar três milhões 640 mil reais em ajudas de custo que serão pagas em 2019 aos senadores cujos mandatos estão se encerrando e àqueles que se elegeram em 2018 para assumir uma cadeira na Casa no próximo ano. Ao todo, o Senado fará 108 pagamentos no valor de 33 mil e 700 reais, o correspondente a um mês de salário de cada parlamentar. Os recursos serão desembolsados para auxiliar na mudança dos parlamentares: de Brasília para os estados – nos casos dos senadores em final de mandato – e dos estados para o Distrito Federal – nos casos dos eleitos. Apesar disso, os parlamentares podem, se quiserem, utilizar o dinheiro para outra finalidade.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove hoje uma audiência pública sobre a PEC que altera a concessão de bolsas de estudo do artigo 170. Atualmente, 90 por cento dos recursos para as bolsas de estudo são destinados para universidades comunitárias e 10 por cento para as particulares. A PEC em tramitaçãopretende mudar este modelo de repasse de modo que, até 2021, os recursos deveriam contemplar 50 por cento de acadêmicos das universidades comunitárias e 50 por cento dos estudantes das faculdades privadas. A audiência hoje vai envolver professores, estudantes e autoridades.

Santa Catarina terminou o mês de outubro com saldo positivo de nove mil 743 empregos formais. As informações foram apuradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério do Trabalho. O número representa crescimento de meio por cento em relação a setembro. Foram 86 mil 493 admissões e 76 mil 750 desligamentos durante o período. O setor com melhor desempenho no mês foi o de Comércio, que teve geração de quatro mil e 49 novos postos de trabalho. Os segmentos de Serviços, com três mil 159 vagas, e Indústria de Transformação, com mil 770 novos empregos.

Os lojistas catarinenses estão apostando em índices melhores para o Natal de 2018. De acordo com pesquisa da FCDL, 71 por cento dos consultados esperam que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48 por cento, o crescimento deve ser de até cinco por cento, enquanto 28 por cento são ainda mais otimistas e acreditam em 10 por cento de aumento. O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em 235 reais contra 187 do ano passado. Os itens mais procurados devem ser vestuário, acessórios e calçados.

A Polícia Ambiental vai realizar hoje à noite a formatura de mais uma turma do programa Protetor Ambiental em São Miguel do Oeste. A cerimônia está programada para as sete e meia no auditório da câmara de vereadores. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, EVERTON RONCAGLIO, foram cerca de 200 horas aula com instruções práticas e teóricas. 26 alunos de escolas do município participaram do curso neste ano. Esta é a décima sétima turma formada na região. Ainda neste ano, haverá a formatura de mais uma turma no município de Riqueza.

O programa Protetor Ambiental tem o objetivo de repassar informações sobre educação ambiental para adolescentes da região. A informação é do comandante da polícia ambiental, EVERTON RONCAGLIO. Além da temática específica, o programa também trabalha outros temas como alunos, como por exemplo, situações do dia-a-dia,responsabilidade, comprometimentom liderança e disciplina. RONCAGLIO disse que a projeção da Polícia Ambiental é que os protetores ambientais se envolvam diretamente na construção de uma região mais protegida e menos poluída.

A eleição da nova diretoria da CDL está marcada para a próxima quinta-feira. Segundo a presidente da entidade, SOLANI BALBINOT, a escolha dos novos dirigentes será no auditório da entidade. Somente uma chapa foi inscrita e a eleição deve ser por aclamação. O empresário IVANDRO SPENGLER é o candidato a presidente pela situação. Ele deve assumir o cargo em janeiro de 2019 e permanecer no comando da entidade até dezembro de 2020. O mandato da atual presidente, SOLANI BALBINOT termina em 31 de dezembro deste ano.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou na última semana uma Moção de Apelo que solicita recursos financeiros para a construção de um novo local para a Delegacia Especializada de Atendimento e Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. A reivindicação é do vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI. Ele sugere a destinação de um espaço "maior e mais adequado" para a instalação da unidade, a fim de melhor atender às necessidades da Delegacia. O vereador também entende que a nova Dpcami também poderia reunir os demais órgãos de combate à violência doméstica. O pedido já foi encaminhado para a delegacia regional e para o governo do estado.

A moção de apelo aprovada pelos vereadores também contém um pedido alternativo, caso o estado não tenha os recursos necessários para a construção de uma nova delegacia da mulher no município. Nesse caso, segundo o vereador EVERALDO DI BERTI, o pedido é para que o Estado ceda outro imóvel para alocar a DPCami ou reforme a estrutura atual. O vereador disse que uma delegacia especializada no atendimento de mulheres, idosos, crianças e adolescentes vítimas de violências precisa ser diferenciada, com profissionais capacitados e uma estrutura adequada para o atendimento. DI BERTI afirmou que esse tipo de investimento é fundamental para ampliar e melhora o trabalho de proteção das vítima e punição dos agressores.

A câmara de vereadores fará sessão extraordinária nesta terça-feira para apreciar o projeto que autoriza a prefeitura a contratar um financiamento de 15 milhões de reais com a Caixa Econômica Federal. A operação de crédito é destinada à construção da nova sede da prefeitura e da pavimentação de ruas do município. Conforme o projeto, a autorização não obriga a contratação do financiamento, ficando a cargo do prefeito a análise da conveniência e oportunidade. A proposta prevê ainda que a Caixa poderá utilizar as receitas e quotas do Fundo de Participação dos Municípios como garantia para liberar os valores. A sessão extraordinária está marcada para as nove horas da manhã de amanhã.

Além do projeto que trata do empréstimo de 15 milhões de reais para a prefeitura, os vereadores vão apreciar outros dois projetos na sessão extraordinária de amanhã. Um deles dispõe sobre a reformulação, reestruturação e funcionamento do Conselho Municipal de Turismo. O Comtur será formado por um representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e um da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo; e um representante de cada um dos seguintes setores: meios de hospedagem, setor de gastronomia, grupos de esporte a motor, associação ou sindicatos dos agricultores, Conselho das Entidades e Epagri. O outro projeto autoriza a venda de bens inservíveis. Ao todo, o município pretende vender mais de 20 veículos, entre carros de passeio e caminhões.

O governo do estado normalizou o repasse de recursos para o Instituto Santé que administra o hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A afirmação é do diretor de apoio do Hospital, RODRIGO LOPES. De acordo com ele, o repasse mensal de recursos está em dia, inclusive o novo valor correspondente ao aditivo para os serviços de oncologia. Nos últimos anos, o governo passou a atrasar o pagamento das parcelas e a dívida chegou a casa dos 10 milhões de reais. LOPES disse que essa situação foi superada e o repasse está em dia. Ele comentou que atualmente a questão não é um problema e que o pagamento está de acordo com o que foi firmadoo contrato de gestão do Hospital.

O governo do estado repassa 432 mil reais por mês para os serviços prestados no setor de oncologia do Hospital Regional. O aditivo ao contrato principal do estado com o Instituto Santé foi assinado em agosto. A partir de janeiro de 2019, o valor será de 865 mil para os serviços de cirurgias, quimioterapiasinfusões, consultas ambulatoriais e exames. Nos primeiros meses do serviço, o hospital realizou mais de 360 consultas de oncologia. Somente em outubro foram mais de 20 cirurgias. Atualmente, 16 pacientes com câncer estão em tratamento na nova ala do hospital. O diretor de apoio do regional, RODRIGO LOPES, disse que o recurso tem sido suficiente para atender a demanda de pacientes.

A ampliação dos valores para a oncologia a partir de janeiro vai dobrar a capacidade de atendimento no setor de oncologia do Hospital Regional. De acordo com o diretor de apoio do Regional, RODRIGO LOPES, a previsão é de que cem por cento da capacidade prevista esteja funcionando entre fevereiro e março. Ele comentou que a equipe deve ser a mesma, mas a quantidade de consultas, exames e cirurgias vai aumentar. LOPES citou que, pelo menos por enquanto, não se fala em implantar novos serviços no setor, como por exemplo, a radioterapia.

Os servidores das secretarias de Obras e de Educação terão férias coletivas no final deste ano. A informação foi confirmada sábado, no programa Peperi Rádio Repórter, pelo prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que essa é uma pratica comum no setor da educação e que será adotada também no parque de máquinas. TREVISAN disse que o objetivo é dar férias coletivas na secretaria de Obras entre 15 de dezembro e 15 de janeiro em razão do grande número de feriados. O prefeito confirmou que nesse período haverá a manutenção das maquinas e uma equipe de sobreaviso para alguma emergência.

Os impostos municipais devem sofrer uma correção de oito ou nove por cento em 2019 em São Miguel do Oeste. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, uma lei municipal estabelece que o índice de reajuste dos impostos é o IGPM . O prefeito explicou que essa correção vai resultar em um incremento no valor da arrecadação do IPTU, por exemplo. Além disso, o prefeito também projeta um acrescimento das receitas no ano que vem por conta do estudo de georreferenciamento que apontou as divergências entre as construções da cidade e os dados cadastrados na prefeitura. TREVISAN citou que essas medidas vão dar um fôlego maior para as finanças do município no próximo ano.

A prefeitura e a diretoria do sindicato dos servidores públicos realizaram a primeira reunião para discutir o reajuste da categoria para o ano que vem. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o sindicato fez uma proposta e o município apresentou uma contraproposta que está em análise. A partir de 2019, o reajuste para o funcionalismo municipal será aplicado em janeiro. TREVISAN comentou que a prefeitura fez uma série de ações positivas para a categoria e ele pediu bom senso na discussão que está começando agora. O prefeito ressaltou que pretende dar um aumentomaior para quem ganha menos e segurar o índice de correção dos maiores salários do município.

O novo governo de Santa Catarina ainda está “meio frio”, sem muitas informações sobre o que será feito a partir do ano que vem. O comentário é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse sábado, no Peperi Rádio Repórter, que o governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA deu poucas indicações de como será a gestão do estado em 2019, ao contrário do governo de BOLSONARO que já apontou algumas medidas e ações. TREVISAN disse que espera que a região tenha o mesmo tratamento que teve do governo de RAIMUNDO COLOMBO. Mesmo assim, o prefeito afirmou que não vai pedir recursos no começo do ano e que dará cerca de 10 meses para o novo governador organizar o trabalho. Somente depois de outubro é que TREVISAN pretende discutir investimentos do estado no município.

O prefeito WILSON TREVISAN deve se reunir ainda hoje com a direção da Serbet para discutir a decisão judicial que suspendeu a cobra da taxa de pós utilização de 10 reais para evitar a multa de trânsito em caso de estacionamento irregular na zona azul. De acordo com o prefeito, a decisão judicial deve ser cumprida, mas ele criticou a forma como a questão foi conduzida no município. Na última semana, os agentes de transito passaram a comunicar as infrações imediatamente para a PM. Alguns motoristas foram multados e alguns carros foram guinchados. Para TREVISAN, isso não era necessário.

Um homem acusado de tentativa de homicídio na região foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão na última sexta-feira. O julgamento de MAURICIO DOS SANTOS ocorreu na câmara de vereadores de São José do Cedro. Ele respondeu por uma tentativa de homicídio registrada em maio desde ano em um bar na região do assentamento. Após uma briga, a vítima foi atingida com golpes de faca, desferidos porMAURICIO. Ele foi condenado por tentativa de homicídio qualificada. O réu, agora condenado, estavava preso aguardando o julgamento desde o dia do crime. Ele ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.

Uma colisão entre dois veículos deixou duas pessoas feridas no bairro Estrela. O acidente aconteceu na rua Marechal Floriano na tarde de sexta-feira e envolveu uma caminhonete Hilux e um Corsa. Os dois feridos estavam no veículo de passeio. Uma mulher de 59 anos teve pequenas escoriações devido aos estilhaços de vidro e uma moça 21 anos sofreu um corte na face e dores no ombro direito. As duas vítimas foram socorridas pelos bombeiros e encaminhadas ao Hospital Regional para avaliação médica.

Um homem de 32 anos foi preso depois de ir até a delegacia de polícia para denunciar um policial civil por suposta “perseguição”. Um morador de Palmitos foi até a delegacia para reclamar de um policial que estaria “rondando” a casa dele. O detalhe é que o morador tinha em seu desfavor um mandado de prisão por tráfico de drogas e o policial estava exatamente tentando cumprir a ordem judicial. Após ser atendido e ter o registro do boletim de ocorrência confeccionado, ele foi comunicado do mandado de prisão e detido na hora. O homem saiu da Delegacia direto para o Presídio de Chapecó, onde permanece a disposição da justiça.

Um homem ficou ferido em um capotamento de veículo na madrugada deste domingo no interior de Palmitos. O acidente aconteceu por volta das três e meia na comunidade da Linha Santa Catarina e envolveu um Gol emplacado no município. O automóvel era ocupado por três pessoas quando acabou despencando em uma ribanceira a margem da rodovia. Duas mulheres que estavam no veículo deixaram o local antes mesmo da chegada dos socorristas. Já o terceiro ocupante, um homem, teve ferimentos considerados leves. As causas do acidente não foram informadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.