ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 26-11-2018 Segunda-Feira

-EDITAL DO MAIS MÉDICOS TEM 96 POR CENTO DA VAGAS PREENCHIDAS

-ESTADO TEM SALDO POSITIVO DE NOVE MIL 743 EMPREGOS EM OUTUBRO

-CELESC ALERTA PARA ATIVIDADES ROTINEIRAS QUE PODEM RESULTAR EM ACIDENTES

-CRAS DE SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE PALESTRA SOBRE CONTROLE DE FINANÇAS PESSOAIS

-AGRICULTURA DE DESCANSO INICIA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO

-SAÚDE ORIENTA SOBRE ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAS NO PERÍODO DE FÉRIAS

-HOMEM TENTA REGISTRAR BO CONTRA POLICIAL E ACABA PRESO POR SUSPEITA DE TRÁFICO

-VÁRIOS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NO FINAL DE SEMANA

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 28graus. A mínima das últimas horas foi de 16graus. Agora, na Central de Jornalismo da Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reaispara a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11centavos para venda.


Um terremoto de magnitude seis vírgula três atingiu o oeste do Irã, próximo da fronteira com o Iraque, neste domingo e deixou 400 pessoas feridas. Não houve registro de mortes. O tremor também foi sentido na capital iraquiana Bagdá e no Kuwait. A TV iraniana relatou pequenos danos em edifícios e deslizamentos de terra.


Mais de 100 casos de pessoas com dificuldades respiratórias foram registrados após um suposto ataque rebelde com "gás tóxico" contra a cidade de Aleppo, na Síria. A Frente Nacional de Libertação, o principal grupo rebelde nas províncias de Aleppo e Idlib, negou envolvimento. Citando "fontes médicas", a agência oficial Sana informou que, durante a noite deste sábado, foram registrados 107 casos de asfixia.


Centenas de centro-americanos da caravana de migrantes tentaram pular a cerca fronteiriça que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, neste domingo. Os oficiais norte-americanos usaram gás lacrimogêneo para conter os migrantes que tentam entrar no país. Os confrontos começaram por volta das cinco horas da tarde de ontem. Ao menos 500 migrantes de uma caravana de mais de cinco pessoas já está na fronteira com os Estados Unidos.



A desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017, pela primeira vez nos últimos 15 anos, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização Não Governamental Oxfam. Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial de desigualdade de renda, passando a ser o nono país mais desigual. No relatório, intitulado “País Estagnado”, a Oxfam aponta ainda que entre 2016 e 2017 o Brasil se manteve no mesmo patamar do Índice de Desenvolvimento Humano, seguindo na posição de número 79 em um ranking de 179 países.


O edital do programa Mais Médicos, publicado após a saída dos profissionais cubanos que atuavam no país, tem 96 vírgula seis por cento das vagas preenchidas. A informação é do Ministério da Saúde, que fez um balanço das inscrições, prorrogadas até sete de dezembro, após registro de instabilidade no site do programa. Entretanto, o preenchimento das vagas não garante que os profissionais irão atuar no Sistema Público de Saúde. Até a tarde deste domingo, 29 mil 780 profissionais com CRM no Brasil manifestaram interesse nas vagas.


O Senado vai gastar três milhões 640 mil reais em ajudas de custo que serão pagas em 2019 aos senadores cujos mandatos estão se encerrando e àqueles que se elegeram em 2018 para assumir uma cadeira na Casa no próximo ano. Ao todo, o Senado fará 108 pagamentos no valor de 33 mil e 700 reais, o correspondente a um mês de salário de cada parlamentar. Os recursos serão desembolsados para auxiliar na mudança dos parlamentares: de Brasília para os estados – nos casos dos senadores em final de mandato – e dos estados para o Distrito Federal – nos casos dos eleitos. Apesar disso, os parlamentares podem, se quiserem, utilizar o dinheiro para outra finalidade.


A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove hoje uma audiência pública sobre a PEC que altera a concessão de bolsas de estudo do artigo 170. Atualmente, 90 por cento dos recursos para as bolsas de estudo são destinados para universidades comunitárias e 10 por cento para as particulares. A PEC em tramitaçãopretende mudar este modelo de repasse de modo que, até 2021, os recursos deveriam contemplar 50 por cento de acadêmicos das universidades comunitárias e 50 por cento dos estudantes das faculdades privadas. A audiência hoje vai envolver professores, estudantes e autoridades.


Santa Catarina terminou o mês de outubro com saldo positivo de nove mil 743 empregos formais. As informações foram apuradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério do Trabalho. O número representa crescimento de meio por cento em relação a setembro. Foram 86 mil 493 admissões e 76 mil 750 desligamentos durante o período. O setor com melhor desempenho no mês foi o de Comércio, que teve geração de quatro mil e 49 novos postos de trabalho. Os segmentos de Serviços, com três mil 159 vagas, e Indústria de Transformação, com mil 770 novos empregos.


Os lojistas catarinenses estão apostando em índices melhores para o Natal de 2018. De acordo com pesquisa da FCDL, 71 por cento dos consultados esperam que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48 por cento, o crescimento deve ser de até cinco por cento, enquanto 28 por cento são ainda mais otimistas e acreditam em 10 por cento de aumento. O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em 235 reais contra 187 do ano passado. Os itens mais procurados devem ser vestuário, acessórios e calçados.


-CELESC ALERTA PARA ATIVIDADES ROTINEIRAS QUE PODEM RESULTAR EM ACIDENTES

-CRAS DE SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE PALESTRA SOBRE CONTROLE DE FINANÇAS PESSOAIS

-AGRICULTURA DE DESCANSO INICIA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO

-SAÚDE ORIENTA SOBRE ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAS NO PERÍODO DE FÉRIAS


ACIIO realiza hoje palestra de encerramento do ano. De acordo com a vice presidente da Associação comercial e industrial de Iporã do Oeste VANESSA BERTOL, a palestra que tem como tema, “Encante como a Disney e venda mais”, tem por objetivo alavancar as vendas de final de ano no comercio local. O tema da palestra busca revolucionar o atendimento aos clientes. Vanessa explica que o consumidor volta ao estabelecimento quando este se sente bem e se for bem atendido. O investimento é de dez reais para associado e 40 reais para não associado e podem ser adquiridos junto a associação comercial. A palestra de hoje a noite vai ser realizada no CTG Herança Pampeana, com inicio as 19h30 e será ministrada por FELIPE NASSER, consultor, professor e palestrante nas áreas de Neuromarketing, Neurovendas, Marketing, Gestão e Vendas.


Comércio local aposta nas vendas de final de ano com incremento do décimo terceiro salário. A vice presidente da Associação comercial e industrial de Iporã do Oeste VANESSA BERTOL, explica que neste período, as pessoas vão as compras muito desejadas durante o ano tendo em vista, o recebimento do décimo terceiro salário o que possibilita comprar mais neste período do ano. Ela observa ser muito importante o comércio estar bem preparado para oferecer sempre o melhor produto bem como um excelente atendimento aos consumidores.


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Mondaí fará assembleia para definir orçamento de 2019. O presidente do sindicato, FLÁVIO ZANG explica que a assembleia anual foi antecipada este ano, em função de dezembro ser um mês de atividades intensas nas propriedades rurais. Ele destaca que estará na pauta dia 30 de novembro, a partir das 13 horas no pavilhão da igreja luterana, a discussão do orçamento e a definição da anuidade de 2019. No mesmo dia, a diretoria se reúne pela manhã para discutir a pauta, e a tarde, ocorre a assembleia com todos os associados. ZANG enfatiza que a reunião será também para apresentar ações realizadas pelo sindicato durante o ano, e também, receber sugestões dos agricultores. Ele lembra que no começo de outubro houve alteração no atendimento interno no sindicato, intercalando o atendimento dos três dirigentes sindicais durante meio período por semana até o final do ano.


Município intensifica mobilização no combate à dengue. São João do Oeste tem situação diferente da maioria dos municípios da região. Deste dezembro de 2017 não registra focos do mosquito transmissor da dengue na cidade. Segundo a agente de combate a endemias NEUSA SPECHT, o último foco ocorreu na comunidade de Cristo Rei, em março deste ano. Informa ainda que desde de outubro a equipe está intensificado a fiscalização e nesta semana terá trabalho especial. A principal preocupação está nas caixas de água que não estão adequadas com telinha como é recomendado. A fiscalização constatou mais de 70 situações que precisam de ajustes. Outro foco da equipe de vigilância está nas Bromélias. NEUSA diz que a meta é eliminar do perímetro urbano todas as plantas e Bromélia.


População demonstra interesse em contribuir no combate a dengue. Equipes de fiscalização estabelecem prioridades. A agente de combate a endemias salienta que é boa a aceitação dos moradores para a necessidade de eliminar locais de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. NEUSA SPECHT explica que as Bromélias necessitam de água limpa para viverem e o mosquito usa este espaço para se reproduzir. Salienta ainda que a equipe de vigilância não tem enfrentado problemas com a questão de lixo descartado de forma irregular. Neste sentido o combate a dengue não enfrenta problemas em São João do Oeste que mantém locais públicos limpos. Além das bromélias, apenas lonas usadas de maneira inadequada proporcionam acumulo de água que oferecem condições para o desenvolvimento do mosquito.


Vigilância sanitária vai acompanhar fiscalização em cemitérios de São João do Oeste.A agente de combate a endemias NEUSA SPECHT informa que nos próximos dias terá o apoio para vistoria em todos os cemitérios do município conforme foi combinado com os presidentes das comunidades, em virtude do grande número de vasos de flores colocados nos túmulo para o dia de finados. De acordo com NEUSA, a equipe mantém 15 armadilhas em pontos estratégicos da cidade com vistorias sempre nas segundas-feiras. A agente de combate a endemias diz que São João do Oeste mantém alerta máximo para manter segurança também aos turistas que visitam o município principalmente no período de verão.


Mondaí fará mutirão de recolha de lixos e entulhos no Bairro Antas. A ação é uma parceria da secretaria de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, secretaria de obras, urbanismo e serviços públicos, com o apoio do Leo Clube, Lions Clube e Grupo Escoteiro Yucumã. O mutirão será realizado no dia 15 de dezembro, a partir das oito horas. Conforme a coordenadora da dengue em Mondaí, CAREN RODRIGUES, o objetivo da ação é eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da chikungunya, zica vírus e dengue. Ela explica que nesta primeira etapa será realizado o mutirão no Bairro Antas e posteriormente outros bairros serão contemplados com a ação. A coordenadora ressalta que esta é uma oportunidade para os moradores limparem seus terrenos e residências, eliminando entulhos que não são mais úteis. Até o momento Mondaí registrou mais de 170 focos do mosquito.


O governo do estado repassa 432 mil reais por mês para os serviços prestados no setor de oncologia do Hospital Regional. O aditivo ao contrato principal do estado com o Instituto Santé foi assinado em agosto. A partir de janeiro de 2019, o valor será de 865 mil para os serviços de cirurgias, quimioterapias/infusões, consultas ambulatoriais e exames. O diretor de Apoio do Hospital Regional, RODRIGO admite que ficou surpreso com a demanda de pacientes pelos serviços de oncologia. Ele afirmou que apesar de conhecer o histórico de novos casos na região, a direção do Hospital não esperava um atendimento com números tão altos e em tão pouco tempo. Ele projeta que já no início do próximo ano, o setor deve alcançar a capacidade total de atendimento.


Celesc atua para conscientizar população sobre o cuidado com atividades rotineiras que podem resultar em acidentes. Segundo o gerente comercial da regional, SANDRO VALMÓRBIDA em meio às funções do dia a dia, muitas pessoas não percebem o quanto se arriscam em atividades rotineiras, que envolvem a possibilidade de choque elétrico e que podem, em diversos casos, ser fatais. O gerente questiona (?) Quem nunca viu brincadeira de empinar pipa ou não conhece alguém que já trocou um chuveiro, instalou antena de TV ou mesmo trocou uma lâmpada por conta própria?. Ele lembra que essas atividades são de risco, mas muitas pessoas a fazem sem nenhum equipamento de segurança. SANDRO comenta que para alertar a população sobre esse perigo quase invisível, a Celesc, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Elétrica promove a todos os anos a Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica. Com o título "É aí que Mora o Perigo", a campanha destaca cinco principais situações em que ocorrem acidentes elétricos: construção e manutenção predial; ligação clandestina de energia; brincadeira com pipa; instalação de antena de TV, além de poda de vegetação.


Campanha da Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica acontece desde 2006. O gerente regional da Celesc, SANDRO MALMÓRBIDA relata que um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Elétrica mostra que houve queda anual de 16 por cento no número de acidentes com a rede elétrica e uma redução de 14 por cento nas mortes em função dessas ocorrências. Mesmo com a diminuição de casos e da eficácia das campanhas, ainda há registros de mais de 800 acidentes por ano no Brasil. O gerente considera que essa redução é pelo esforço de todas as distribuidoras de energia na orientação correta da população. Durante todo o ano, a Celesc realiza ações de conscientização com estudantes do ensino fundamental de escolas públicas por meio de palestras, além de trabalhar o tema em eventos e iniciativas de comunicação da Empresa.


CRAS de São João do Oeste promove palestra sobre controle de finanças pessoais. A temática “como cuidar das finanças pessoais, transformando desafios em oportunidades”, será abordada pelo professor da UCEFF e membro da associação brasileira de educadores financeiros ADILSON FABRIS. A palestra será na próxima terça-feira, dia 27, a partir das 13 horas e 30 minutos no auditório da feira livre. Conforme o palestrante, hoje o Brasil possui mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes e com poucas condições de pagamento de suas dívidas. Ele afirma que isso é conseqüência do comportamento e hábitos de consumo, e o desafio, é evitar o imediatismo e a pressão social exercida sobre as pessoas para o consumo. O professor enfatiza que isso acaba atrapalhando os planos de vida e as reais necessidades.


O membro da associação brasileira de educadores financeiros enfatiza que apesar de Santa Catarina ser um estado com boas condições financeiras, é preciso orientar a população regional para evitar que chegue a patamares de endividamento como ocorre no sudeste e nordeste, por exemplo. ADILSON FABRIS lembra que cuidar das finanças não é apenas um dever da classe média baixa, mas de todos os públicos, pois as opções e as facilidades de compra disponibilizadas no mercado atual, seja em loja física ou online, são tentadoras e acabam manipulando as pessoas. Uma pesquisa da associação brasileira de educadores financeiros aponta que uma das principais causas do alto índice de inadimplência e endividamento é o desequilibro financeiro, o imediatismo, a auto confiança, a pressão social ea falta de planejamento.


Secretaria de agricultura de Descanso promove campanhas de recolha de lixo. A secretária MARLISE LOVATEL explica que nas comunidades será realizada a coleta de lixo reciclável por meio de dez roteiros de coleta, em dois períodos. O primeiro será esta semana, de 26 a 30 de novembro, e o segundo de três a sete de dezembro. MARLISE lembra que os roteiros e datas estão disponíveis no folder informativo no site da prefeitura. Nessa campanha serão recolhidas lonas, embalagens plásticas, ferros, arames, alumínios e latas. A secretária reforça que não serão recolhidos eletrodomésticos, lâmpadas, roupas, calçados, pneus, rejeitos como fraldas, isopor e embalagens de agrotóxicos. Esta é a segunda campanha de recolha de lixo reciclável realizada este ano em Descanso.


Já a campanha de lixo eletrônico será realizada no começo de dezembro. A secretária de agricultura de Descanso explica que o ponto de coleta será a praça das flores, ao lado do posto de saúde, onde os materiais devem ser levados dia primeiro de dezembro, sábado, das sete às 11 horas e 30 minutos. O caminhão da empresa responsável irá receber televisores, computadores impressoras, microondas, fornos elétricos, celulares e baterias. O lixo eletrônico será recolhido por empresa terceirizada e especializada, e no interior, um grupo de coletores fará a coleta e a triagem. MARLISE LOVATEL pede a contribuição da população para não sejam destinados para recolha materiais que não estão previstos nas campanhas específicas.


Responsável pela sala de vacinas da secretaria de saúde de Iporã do Oeste orienta sobre atualização do cartão de vacinação no período de férias. De acordo com a responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, quem precisar fazer vacinas pode procurar o setor em dezembro e janeiro, período de férias, porque não haverá alteração. KARIN lembra que antes de se deslocar para outras cidades, é importante conferir o cartão de vacinas, e identificar se estão em dia vacinas como a febre amarela e a triviral que previne o sarampo. Ela orienta que seja aproveitado o período de férias para fazer as vacinas da difteria, do tétano e da coqueluche, da poliomielite e da varicela, feitas aos quatro anos de idade, a vacina do HPV para meninas de nove a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos, além da vacina da meningite para crianças de 11 a 14 anos.


Em nível nacional, a responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste afirma que a maior preocupação é com o sarampo, com vários casos no Rio Grande do Sul e São Paulo. Menores de 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo e de 29 a 49 anos uma dose. Outra preocupação, é com a vacinação contra o HPV. KARIN BLATT enfatiza que nas meninas, a maioria dos pais está trazendo as filhas para vacinação assim que completam nove anos. Já nos meninos o índice de vacinação é menor. A responsável pela sala de vacinas lembra que na medida em que os filhos crescem os pais se preocupam menos com o cartão de vacinas, mas ele deve ser conferido todos os anos para que a vacinação não fique atrasada. KARIN comenta que na grande maioria dos casos, os pais acabam esquecendo de atualizar o cartão de vacinas, e não há problemas com a resistência em não vacinar, levando em conta a divulgação de fake news existentes contra as vacinas.


-HOMEM TENTA REGISTRAR B.O CONTRA POLICIAL E ACABA PRESO POR SUSPEITA DE TRÁFICO

-VÁRIOS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NO FINAL DE SEMANA

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL


Polícia Rodoviária Estadual atendeu dois acidentes envolvendo motocicletas neste domingo. O primeiro acidente ocorreu por volta das 16h00 no Km 68 da SC 163 no município de Descanso. Foi um Tombamento, envolvendo a motocicleta Honda CB 250 Twister emplacada em Itapiranga e conduzida por um rapaz de 19 anos que sofreu ferimentos leves. Os danos na motocicleta foram de pequena monta.


O segundo acidente ocorreu às 16h20 no km 175 da SC 283 no município de Caibi. Foi uma saída de pista seguida de choque em barranco de uma Motocicleta Honda/CG emplacada em Palmitos e conduzida por um homem de 21 anos, que ficou ferido grave. Na motocicleta, os danos foram de média monta.


Capotamento deixa um ferido na SC-283. A saída de pista, seguida de capotamento foi registrada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 3h30 da manhã deste domingo, 25, na comunidade da Linha Santa Catarina, interior de Palmitos, envolvendo um Gol emplacado no município. O automóvel era ocupado por três pessoas quando acabou despencando em uma ribanceira as margens da rodovia. Duas mulheres que estavam no veículo deixaram o local antes mesmo da chegada dos socorristas. Já o terceiro ocupante, um homem, teve ferimentos considerados leves.As causas do acidente não foram informadas.


Duas pessoas ficam feridas em capotamento de veículo na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 17h40 deste domingo 25, na linha Aparecida interior de Iporã do Oeste. O acidente envolveu o veiculo corsa wind ano 2001 emplacado em Bela Vista do Caroba/PR, que saiu da pista e capotou. O veículo era conduzido por um homem de 25 anos que ficou gravemente ferido. Os bombeiros atenderam o motorista que estava ao lado do veiculo, sentado, consciente e confuso, acompanhado por populares. O condutor apresentava ainda, um ferimento na cabeça. A outra vitima, uma jovem de 22 anos passageira do veículo, estava sentada, consciente e orientada, sinais vitais estáveis erelatavadores na região cervical. Após atendimento dos bombeiros as vitimas foram encaminhadas para o hospital. No veículo, os danos foram de média monta.


Colisão frontal entre veículos deixa quatro feridos em Caibi. O acidente ocorreu por volta das 18h00 deste domingo, 25 na BR 158, na Linha Aparecida em Caibi. A colisão frontal envolveu os veículos Ford Fiesta emplacado em Mondaí e o veículo GM Prisma emplacado em Pinhalzinho. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Cunha Porã atendeu o condutor do veículo Ford Fiesta, de 41 anos, que se encontrava fora do veículo e apresentava ferimentos nos membros inferiores e suspeita de fratura no membro superior direito. Já o condutor do prisma, um homem de 53 anos e mais dois passageiros, uma mulher de 41 anos e um homem de 19 anos encontravam-se presos as ferragens. Foi feito o desencarceramento das vítimas e encaminhadas ao hospital para avaliação médica. Os bombeiros realizaram ainda, a limpeza da pista. A Polícia Rodoviária Federal também atendeu a ocorrência.


Homem tenta registrar B.O contra policial e acaba preso por suspeita de tráfico. Um caso inusitado chamou atenção da Polícia Civil de Palmitos e Caibi na última semana. Um homem de 32 anos que era investigado pela Polícia Civil por tráfico de drogas e tinha em seu desfavor um mandado de prisão por tráfico de drogas compareceu na Delegacia de Polícia de Palmitos para registrar um boletim de ocorrência contra um policial civil, pois segundo ele, estaria “lhe perseguindo e rondando sua residência”. Ocorre que o homem era investigado pela Polícia Civil de Palmitos e tinha em seu desfavor um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas em face de representação da Polícia Civil que monitorava o alvo e tentava cumprir o mandado de prisão.


Após ser atendido e ter o registro do boletim de ocorrência confeccionado, foi dado ciência do mandado de prisão que havia em seu desfavor, tendo o homem saído da Delegacia direto para o Presídio de Chapecó, onde permanece a disposição da justiça.


Motociclista morre em colisão frontal. A ocorrência foi registrada por volta das 21h00 deste domingo, 25, no interior de Modelo. Foi uma colisão frontal envolvendo uma picape Strada, placas de Modelo, e uma motocicleta de Campo Erê. O motociclista , Eder Barbosa de Godois, de 28 anos teve traumatismo craniano grave, amputação parcial da perna esquerda e fraturas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado ao hospital, mas morreu logo após dar entrada no Pronto Socorro. Por se tratar de uma via rural, a Polícia Militar foi chamada e fez os levantamentos necessários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.