ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 26/11/2018

-EDITAL DO MAIS MÉDICOS TEM 96 POR CENTO DA VAGAS PREENCHIDAS
-ESTADO TEM SALDO POSITIVO DE NOVE MIL 743 EMPREGOS EM OUTUBRO
-COLÉGIO CEDRENSE DEBATE SOBRE AS MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO EM 2019
-SEMANA DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI TEM AÇÕES A PARTIR DE HOJE
-INCIDÊNCIA DE CÂNCER INFANTIL CRESCE NA REGIÃO
-MUTIRÕES DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS BENEFICIAM MAIS DE 400 PACIENTES
-ENTIDADES ORGANIZAM O 2º ROTEIRO TURÍSTICO PARA DOMINGO
-PREFEITURA INVESTE 20 MIL EM ADEQUAÇÕES VISANDO ACESSIBILIDADE
-MULHER SURDA USA INTERPRETE DE LIBRAS PARA DENUNCIAR AGRESSÕES
-INVESTIGAÇÕES APONTAM QUE MORTE DE ADOLESCENTE NO LAJEADO CEDRO FOI ACIDENTAL

O tempo é ensolarado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Um terremoto de magnitude seis vírgula três atingiu o oeste do Irã, próximo da fronteira com o Iraque, neste domingo e deixou 400 pessoas feridas. Não houve registro de mortes. O tremor também foi sentido na capital iraquiana Bagdá e no Kuwait. A TV iraniana relatou pequenos danos em edifícios e deslizamentos de terra.

Mais de 100 casos de pessoas com dificuldades respiratórias foram registrados após um suposto ataque rebelde com "gás tóxico" contra a cidade de Aleppo, na Síria. A Frente Nacional de Libertação, o principal grupo rebelde nas províncias de Aleppo e Idlib, negou envolvimento. Citando "fontes médicas", a agência oficial Sana informou que, durante a noite deste sábado, foram registrados 107 casos de asfixia.

Centenas de centro-americanos da caravana de migrantes tentaram pular a cerca fronteiriça que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, neste domingo. Os oficiais norte-americanos usaram gás lacrimogêneo para conter os migrantes que tentam entrar no país. Os confrontos começaram por volta das cinco horas da tarde de ontem. Ao menos 500 migrantes de uma caravana de mais de cinco pessoas já está na fronteira com os Estados Unidos.

A desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017, pela primeira vez nos últimos 15 anos, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização Não Governamental Oxfam. Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial de desigualdade de renda, passando a ser o nono país mais desigual. No relatório, intitulado “País Estagnado”, a Oxfam aponta ainda que entre 2016 e 2017 o Brasil se manteve no mesmo patamar do Índice de Desenvolvimento Humano, seguindo na posição de número 79 em um ranking de 179 países.

O edital do programa Mais Médicos, publicado após a saída dos profissionais cubanos que atuavam no país, tem 96 vírgula seis por cento das vagas preenchidas. A informação é do Ministério da Saúde, que fez um balanço das inscrições, prorrogadas até sete de dezembro, após registro de instabilidade no site do programa. Entretanto, o preenchimento das vagas não garante que os profissionais irão atuar no Sistema Público de Saúde. Até a tarde deste domingo, 29 mil 780 profissionais com CRM no Brasil manifestaram interesse nas vagas.

O Senado vai gastar três milhões 640 mil reais em ajudas de custo que serão pagas em 2019 aos senadores cujos mandatos estão se encerrando e àqueles que se elegeram em 2018 para assumir uma cadeira na Casa no próximo ano. Ao todo, o Senado fará 108 pagamentos no valor de 33 mil e 700 reais, o correspondente a um mês de salário de cada parlamentar. Os recursos serão desembolsados para auxiliar na mudança dos parlamentares: de Brasília para os estados – nos casos dos senadores em final de mandato – e dos estados para o Distrito Federal – nos casos dos eleitos. Apesar disso, os parlamentares podem, se quiserem, utilizar o dinheiro para outra finalidade.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove hoje uma audiência pública sobre a PEC que altera a concessão de bolsas de estudo do artigo 170. Atualmente, 90 por cento dos recursos para as bolsas de estudo são destinados para universidades comunitárias e 10 por cento para às particulares. A PEC em tramitação pretende mudar este modelo de repasse de modo que, até 2021, os recursos deveriam contemplar 50 por cento de acadêmicos das universidades comunitárias e 50 por cento dos estudantes das faculdades privadas. A audiência hoje vai envolver professores, estudantes e autoridades.

Santa Catarina terminou o mês de outubro com saldo positivo de nove mil 743 empregos formais. As informações foram apuradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério do Trabalho. O número representa crescimento de meio por cento em relação a setembro. Foram 86 mil 493 admissões e 76 mil 750 desligamentos durante o período. O setor com melhor desempenho no mês foi o de Comércio, que teve geração de quatro mil e 49 novos postos de trabalho. Os segmentos de Serviços, com três mil 159 vagas, e Indústria de Transformação, com mil 770 novos empregos.

Os lojistas catarinenses estão apostando em índices melhores para o Natal de 2018. De acordo com pesquisa da FCDL, 71 por cento dos consultados esperam que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48 por cento, o crescimento deve ser de até cinco por cento, enquanto 28 por cento são ainda mais otimistas e acreditam em 10 por cento de aumento. O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em 235 reais contra 187 do ano passado. Os itens mais procurados devem ser vestuário, acessórios e calçados.

Conselho deliberativo do Colégio Cedrense realiza assembleia para debater sobre o “novo ensino médio”. Segundo o diretor da escola estadual de SJCedro, JOÃO SEGAT, foram reunidos projetos, diretores, pais e alunos para definir sobre o trabalho já que as mudanças iniciam ano que vem. Ele explica que é necessária uma organização no caso de transição. O diretor explica que algumas dessas alterações estão em análise e por isso a escola fará adequações junto ao Ministério da Educação e SED. SEGAT afirma que existe a expectativa do recebimento de recursos extras. Porém, essa também era a promessa quando houve a implantação do Ensino Médio Inovador. A modalidade oferta aulas no contra turno de três a quatro dias por semana e exige alimentação e professores a mais nas turmas atendidas. O montante foi devidamente depositado ano passado, mas nesse ano não houve repasse. JOÃO afirma que com a decisão devem ser recebidos 170 reais a mais por aluno e um recursos de 20 mil reais.

Começa hoje Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Todos os municípios do país promovem, a partir desta segunda-feira diversas ações de combate ao mosquito, como visitas domiciliares, mutirões de limpeza e distribuição de materiais informativos. Segundo a agente de Endemias de ROSALI CORTI, estas ações de prevenção e combate são permanentes e tratadas como prioridade pela pasta da Saúde. Ela explica que o município vem desenvolvendo vários trabalhos mensalmente que nesta semana, as ações serão intensificadas. ROSALI lembra que Princesa é considerada infestado pelo Aedes Aegypti, e por essa razão, as ações de combate ao transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus devem ser diárias. Revela que em 2017 foram confirmados 67 focos do mosquito no município, e neste ano, até o momento são 27. A Semana Nacional de Combate ao Aedes será realizada até a próxima sexta-feira com orientações nos grupos do Cras e escolas.

O governo do estado repassa 432 mil reais por mês para os serviços prestados no setor de oncologia do Hospital Regional. O aditivo ao contrato principal do estado com o Instituto Santé foi assinado em agosto. A partir de janeiro de 2019, o valor será de 865 mil para os serviços de cirurgias, quimioterapiasinfusões, consultas ambulatoriais e exames. O diretor de Apoio do Hospital Regional, RODRIGO admite que ficou surpreso com a demanda de pacientes pelos serviços de oncologia. Ele afirmou que apesar de conhecer o histórico de novos casos na região, a direção do Hospital não esperava um atendimento com números tão altos e em tão pouco tempo. Ele projeta que já no início do próximo ano, o setor deve alcançar a capacidade total de atendimento.

Número de pacientes com câncer na infância cresce e preocupa profissionais. O médico da secretaria de saúde de SJCedro, LEANDRO BORDIN lembra que na sexta-feira foi lembrado o dia de combate ao câncer infantil. Segundo ele, nem sempre é fácil chegar ao diagnóstico que depende de vários exames e muitas vezes o sintoma acaba confundido com fraturas ou males comuns. Ele explica que ao contrário do que as pessoas pensam, os diagnósticos são frequentes e geram preocupação devido ao tratamento agressivo que a doença requer. Segundo o profissional os casos mais frequentes são de leucemia que atinge o sistema sanguíneo, mas há ósseos e tumores cerebrais também constantes na região. Nos testículos e ovários ficam na segunda posição e também acometem adolescentes e crianças. Ele destaca que o acesso ao tratamento é relativamente fácil e os índices de cura são altos. BORDIN revela que a projeção do instituto nacional do câncer é que neste ano 12 mil crianças e jovens tenham sido diagnosticados com a doença. O índice vem crescendo 2 por cento ao ano.

Mutirões de cirurgias ortopédicas beneficiam mais de 400 pacientes de SJCedro. Na manhã desta segunda-feira o prefeito, PLÍNIO DE CASTRO e o secretário de Saúde, FERNANDO WILL, reuniram-se com pacientes que irão realizar amanhã o procedimento. Essas cirurgias são realizadas por meio de parceria com a Associação Beneficente Hospitalar de Cedro e o médico ortopedista, ANTÔNIO JOSÉ DE MARCO. O prefeito explicou aos pacientes sobre essa parceria firmada com o Hospital, destacando que as cirurgias são executadas de forma gratuita, garantindo também mais conforto, evitando o deslocamento. Segundo o prefeito, neste ano foram efetuadas mais de 400 cirurgias desta especializada. Outra ação comemorada é a diminuição das filas, pois o tempo estimado de espera que era de até dois anos agora é de no máximo dois meses.

Prefeitura e entidades de SJCedro organizam segunda edição do roteiro turístico “Conhecendo Nosso Lugar”. Conforme o integrante da comissão, CLEITON FURLANETTO, o Conselho de Turismo, Casa Familiar Rural, Epagri e em parceria com o poder público organizam o evento para o final de semana. Ele explica que foram mapeados locais já visitados pela equipe e ocorreram mudanças em relação ao passeio organizado há dois meses. Ele explica que a rota iniciará às 8 horas e as inscrições podem ser realizadas na Epagri ou Sintraf até quinta-feira. São 44 vagas, mas, se o número exceder será disponibilizado mais um veículo. O custo para participar é de 40 reais para adultos e 30 para crianças. Para o transporte será disponibilizado um ônibus. CLEITON destaca que o roteiro prevê visita ao Morro do Salto na linha 21 de Novembro; alambique da família Fagundes onde haverá um café; cânions da linha São Vendelino e almoço na cidade no restaurante Café Colonial. À tarde a programação ocorre na cachoeira.

Prefeitura de Guaraciaba realiza obras de calçadas com acessibilidade. A Administração de Guaraciaba em cumprimento às exigências de acessibilidade impostas pelo Ministério Público aos municípios da região está realizando obras de calçadas em frente ao prédio da Prefeitura Municipal que deverá estar finalizada já nos próximos dias. No CEIM Primeiros Passos deverá ser realizada a obra no próximo mês, em função das férias escolares. Conforme a secretária de Administração e Finanças GRACIELI MALDANER os valores investidos é de cerca de 20 mil reais. Ela lembra ainda que não só os prédios públicos precisam estar em conformidade com as exigências, é necessário que os munícipes também realizarem essa adequação em seus comércios. Ela lembra ainda que o Ginásio Genésio Pasinato, Postos de Saúde no município, além de outras instituições de ensino já foram realizadas essas melhorias nos acessos.

Ruas de Guarujá do Sul ficam parcialmente fechadas durante período da programação de final de ano. De acordo com o secretário da Administração, JULIO DELLA FLORA, a rua Jorge Lacerda, no trecho que liga com a rua São Paulo, e com a Paraná, nas proximidades da praça, haverá um bloqueio parcial. Segundo ele, a partir de hoje até o dia 10 de janeiro será liberada apenas o acesso para os veículos dos moradores da via. Já a passagem de carros deverá ser feita por caminhos alternativos. O fechamento é devido a programação festiva de final de ano que ocorre em diversos dias com atrações na praça e arredores. Ele destaca que a intenção é manter a área organizada e evitar acidentes.

Entidades representantes da agricultura familiar pressionam governo para manutenção de programas. O presidente do Sintraf de Palma Sola, DOUGLAS GUERGUEM destaca que existe expectativa para os agricultores quanto ao novo governo do Estado e Federal que devem promover mudanças nestas iniciativas voltadas para pequenos agricultores e suas propriedades. Lembra que há o programa Terra Boa que engloba o troca-troca de calcário e de sementes, algumas linhas de financiamentos como o “Menos Juros”, alguns voltados a irrigação que ocorrem há muitos anos. Segundo ele, o objetivo é que eles sejam mantidos e ampliados, mas, que a nova equipe também lance programas para atender outras demandas da agricultura familiar. Em nível federal, DOUGLAS destaca que o Pronaf é o carro chefe há 20 anos e precisa continuar para dar condições de investimento nas atividades agrícolas. Ele percebe que alguns pronunciamentos de pessoas cotadas para o Ministério da Agricultura causam preocupação. No entanto, as federações devem buscar aproximação para levar as reivindicações e as críticas.

Sindicatos vão buscar valorização das pequenas propriedades por questões sociais. O presidente do Sintraf de Palma Sola, DOUGLAS GUERGEM entende que os latifúndios e propriedades ligadas ao agronegócio também precisam de políticas publicas e suporte porque geram renda, impostos e desenvolvimento. Mas, ele esclarece que o público alvo e de maior preocupação são as pequenas propriedades enquadradas no Pronaf, cuja movimentação máxima é de 415 mil reais por ano. Segundo o sindicalista, o objetivo é garantir que os agricultores permaneçam no campo por meio da sucessão dos filhos, gerando renda. Ele destaca que o foco é considerado mais social do que agrícola porque são estas famílias que garantem a produção de alimentos no país. Além disso, muitos investem em produtos orgânicos e agroecológicos que garantem a conservação do meio ambiente, uma renda maior, além de serem considerados mais saudáveis. GUERGEM cita também a diversificação de renda nestas áreas menores do Extremo Oeste que abrange o leite, a apicultura, a piscicultura, fruticultura, produção de aves, suínos e atualmente o turismo rural.

Estudantes das escolas do interior e centro SJCedro definem representantes na quarta legislatura de Vereadores Mirins. Após a apuração dos votos dados a 21 candidatos, que disputaram a eleição na semana que passou, nove estudantes foram eleitos para o Parlamento Jovem 2019. Pelo Colégio Cedrense foram eleitos: PRISCILA BRAITENBACH e LUÍS PECIN. O Cemeg será representado EZEQUIEL DOS SANTOS e LUCAS HARTMANN. Pelo Colégio São José os escolhidos pelos colegas foram LUAN WINK e VITORIA CATTANEO. Em Padre Réus foi eleita CAROLINA WEHNER. Já na escola Osni Medeiros Régis de Mariflor a representante será JAQUELINE PINNO. Na Serafim Bertaso de São Vendelino a vereadora eleita é ALECSANDRA PATEL.

Celesc atua para conscientizar população sobre o cuidado com atividades rotineiras que podem resultar em acidentes. Segundo o gerente comercial da regional, SANDRO VALMÓRBIDA em meio às funções do dia a dia, muitas pessoas não percebem o quanto se arriscam em atividades rotineiras, que envolvem a possibilidade de choque elétrico e que podem, em diversos casos, ser fatais. Ele lembra que essas atividades são de risco, mas muitas pessoas a fazem sem nenhum equipamento de segurança. SANDRO comenta que para alertar a população sobre esse perigo quase invisível, a Celesc, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Elétrica promove a todos os anos a Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica. Com o título "É aí que Mora o Perigo", a campanha destaca cinco principais situações em que ocorrem acidentes elétricos: construção e manutenção predial; ligação clandestina de energia; brincadeira com pipa; instalação de antena de TV, além de poda de vegetação.

Campanha da Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica acontece desde 2006. O gerente regional da Celesc, SANDRO MALMÓRBIDA relata que um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Elétrica mostra que houve queda anual de 16 por cento no número de acidentes com a rede elétrica e uma redução de 14 por cento nas mortes em função dessas ocorrências. Mesmo com a diminuição de casos e da eficácia das campanhas, ainda há registros de mais de 800 acidentes por ano no Brasil. O gerente considera que essa redução é pelo esforço de todas as distribuidoras de energia na orientação correta da população. Durante todo o ano, a Celesc realiza ações de conscientização com estudantes do ensino fundamental de escolas públicas por meio de palestras, além de trabalhar o tema em eventos e iniciativas de comunicação da Empresa. No Extremo Oeste são cerca de dez acidentes ao ano, a maioria deles no interior.

Audiência Pública sobre a cadeia pública acontece hoje em SJCedro. O encontro reunindo a comunidade e representantes do órgãos de segurança será as 18 e 30 na câmara. O objetivo é debater problemas enfrentados especialmente pelos vizinhos da Unidade Prisional. Na oportunidade a comissão de moradores devem apresentar as demandas e pedidos ao Deap e a justiça. Do mesmo modo, os representantes do sistema prisional, Ministério Público e polícia também terão espaço para falar sobre a estrutura e número de presos. A audiência é aberta para todos os interessados que poderão dar sugestões sobre o tema.

A Polícia Militar de Santa Catarina desencadeou no final de semana a Operação quatro mil. O objetivo foi reduzir a criminalidade, em especial, a letalidade violenta, vias de fato, furto e roubo, bem como fatos relacionados com a violência contra mulheres que, geralmente, estão correlacionados direta ou indiretamente a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas. Na área de fronteira, a Polícia Militar empregou 246 policiais militares em 35 municípios, onde 904 veículos foram fiscalizados resultando na remoção de 9 veículos por motivos diversos. Além disto, um motorista foi detido por conduzir veículo sob influência de álcool e outro irá responder a procedimento por negar-se a realizar o teste de alcoolemia. Nas ações de fiscalização de bares, 122 estabelecimentos foram vistoriados, sendo um deles fechado por estar funcionando sem o alvará. No total de abordagens, mais de 1500 pessoas foram abordadas e identificadas.

Motorista foge após colidir veículo contra carro estacionado e danificar estabelecimento comercial. Um acidente de trânsito envolveu dois veículos no centro de Dionísio Cerqueira. O caso foi registrado pela Polícia Militar durante a madrugada de ontem, por volta das 5 horas. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada na Rua Presidente Vargas, quando um Gol emplacado em SJCedro colidiu contra um Fiorino que estava estacionado em frente a uma loja de tintas, quebrando também a parede de vidro do local. Segundo a polícia o automóvel causador do acidente fugiu do local não sendo mais localizado. Foi possível fazer a identificação por meio das câmeras de segurança. O proprietário deverá ser notificado e multado, além de arcar com os prejuízos dos danos.

Mulher surda usa interprete de Libras para denunciar agressões em Dionísio Cerqueira. A Polícia Militar foi chamada das 13 horas de ontem para atendimento de uma ocorrência de violência doméstica e lesão corporal registrada no bairro Cohab. A guarnição foi acionada via Copome, ao chegar no local, foi abordada por uma mulher, que informou que sua vizinhalhe procurou bastante nervosa e gesticulando, dando a entender que teria sido agredida pelo marido. Os policiais fizeram contato com o casal envolvido, constando que ambos são surdos. Com o auxílio do filho deles, de sete anos de idade, e de um intérprete de Libras conhecido da família, a vítima conseguiu se comunicar. Foi concluído que o esposo teria se embriagado e agredido a esposa e o filho com socos e puxões de cabelo. Foi solicitada a presença do conselho tutelar para condução das vítimas até o hospital. O agressor foi preso em flagrante e conduzido até a central de flagrante de SJCedro.

Investigações apontam que morte de adolescente no Lajeado Cedro foi acidental. De acordo com o delegado da comarca de SJCedro, SANDRO ZANCANARO os trabalhos de investigação seguem desde o dia 10 de novembro quando o corpo de JOILSON DOS REIS, de 17 anos, foi encontrado dentro do córrego, nas proximidades do mercado Poko Preço, no centro da cidade O delegado explica que foram analisadas as possibilidades de homicídio e de morte acidental. Segundo ele, a equipe de agentes da Polícia Civil ouviu várias testemunhas e familiares e analisou várias horas de filmagens de câmeras próximas ao local. Foi possível constatar que momentos antes o rapaz de envolveu em uma briga, que foi resolvida e cada envolvido seguiu em uma direção. Até o momento as imagens mostram que JOILSON seguiu sozinho até o local onde o corpo foi encontrado. Ele também não conhecia bem a cidade e estava residindo em SJCedro há cerca de um mês.

Finalização do inquérito que apura morte de jovem será nessa semana. O delegado SANDRO ZANCANARO projeta que nesta semana seja concluída a investigação que ainda depende de laudos cadavéricos que ainda precisam ser entregues pelo Instituto Geral de Perícias. Ele explica que a causa de morte foi traumatismo craniano e o corpo do jovem apresentava um ferimento na cabeça. O delegado afirma que a pericia não conseguiu precisar de esta lesão foi resultante de agressão ou da própria queda. Mas, ZANCANARO acredita que o ferimento foi causado devido à queda no rio, já que havia pedras compatíveis com a lesão. Até o momento a hipótese de homicídio foi descartada e os indícios são de acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.