ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 26/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Um terremoto de magnitude seis vírgula três atingiu o oeste do Irã, próximo da fronteira com o Iraque, neste domingo e deixou 400 pessoas feridas. Não houve registro de mortes. O tremor também foi sentido na capital iraquiana Bagdá e no Kuwait. A TV iraniana relatou pequenos danos em edifícios e deslizamentos de terra.

Mais de 100 casos de pessoas com dificuldades respiratórias foram registrados após um suposto ataque rebelde com "gás tóxico" contra a cidade de Aleppo, na Síria. A Frente Nacional de Libertação, o principal grupo rebelde nas províncias de Aleppo e Idlib, negou envolvimento. Citando "fontes médicas", a agência oficial Sana informou que, durante a noite deste sábado, foram registrados 107 casos de asfixia.

Centenas de centro-americanos da caravana de migrantes tentaram pular a cerca fronteiriça que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, neste domingo. Os oficiais norte-americanos usaram gás lacrimogêneo para conter os migrantes que tentam entrar no país. Os confrontos começaram por volta das cinco horas da tarde de ontem. Ao menos 500 migrantes de uma caravana de mais de cinco pessoas já está na fronteira com os Estados Unidos.

A desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017, pela primeira vez nos últimos 15 anos, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização Não Governamental Oxfam. Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial de desigualdade de renda, passando a ser o nono país mais desigual. No relatório, intitulado “País Estagnado”, a Oxfam aponta ainda que entre 2016 e 2017 o Brasil se manteve no mesmo patamar do Índice de Desenvolvimento Humano, seguindo na posição de número 79 em um ranking de 179 países.

O edital do programa Mais Médicos, publicado após a saída dos profissionais cubanos que atuavam no país, tem 96 vírgula seis por cento das vagas preenchidas. A informação é do Ministério da Saúde, que fez um balanço das inscrições, prorrogadas até sete de dezembro, após registro de instabilidade no site do programa. Entretanto, o preenchimento das vagas não garante que os profissionais irão atuar no Sistema Público de Saúde. Até a tarde deste domingo, 29 mil 780 profissionais com CRM no Brasil manifestaram interesse nas vagas.

O Senado vai gastar três milhões 640 mil reais em ajudas de custo que serão pagas em 2019 aos senadores cujos mandatos estão se encerrando e àqueles que se elegeram em 2018 para assumir uma cadeira na Casa no próximo ano. Ao todo, o Senado fará 108 pagamentos no valor de 33 mil e 700 reais, o correspondente a um mês de salário de cada parlamentar. Os recursos serão desembolsados para auxiliar na mudança dos parlamentares: de Brasília para os estados – nos casos dos senadores em final de mandato – e dos estados para o Distrito Federal – nos casos dos eleitos. Apesar disso, os parlamentares podem, se quiserem, utilizar o dinheiro para outra finalidade.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove hoje uma audiência pública sobre a PEC que altera a concessão de bolsas de estudo do artigo 170. Atualmente, 90 por cento dos recursos para as bolsas de estudo são destinados para universidades comunitárias e 10 por cento para as particulares. A PEC em tramitaçãopretende mudar este modelo de repasse de modo que, até 2021, os recursos deveriam contemplar 50 por cento de acadêmicos das universidades comunitárias e 50 por cento dos estudantes das faculdades privadas. A audiência hoje vai envolver professores, estudantes e autoridades.

Santa Catarina terminou o mês de outubro com saldo positivo de nove mil 743 empregos formais. As informações foram apuradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério do Trabalho. O número representa crescimento de meio por cento em relação a setembro. Foram 86 mil 493 admissões e 76 mil 750 desligamentos durante o período. O setor com melhor desempenho no mês foi o de Comércio, que teve geração de quatro mil e 49 novos postos de trabalho. Os segmentos de Serviços, com três mil 159 vagas, e Indústria de Transformação, com mil 770 novos empregos.

Os lojistas catarinenses estão apostando em índices melhores para o Natal de 2018. De acordo com pesquisa da FCDL, 71 por cento dos consultados esperam que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48 por cento, o crescimento deve ser de até cinco por cento, enquanto 28 por cento são ainda mais otimistas e acreditam em 10 por cento de aumento. O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em 235 reais contra 187 do ano passado. Os itens mais procurados devem ser vestuário, acessórios e calçados.

Caps visita Rádio Atalaia. Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, fizeram uma visita a emissora da Rede Peperi de Comunicação – Rádio Atalaia de Campo Erê. Conforme o técnico em enfermagem MAURICIO MARIANO, a visita ocorreu devido ao interesse dos pacientes, eles contam que sempre ouvem a rádio e tinham interesse em conhecer. O Caps Microrregional, atende pacientes dos municípios de Campo Erê, São Bernardino, Saltinho e Anchieta.

Secretaria Social já planeja ações para próximo ano. Afirmação é do responsável pela pasta em Saltinho MATEUS KHUN. De acordo com ele, para 2019 novas legislações devem entrar em vigor. Todas voltadas as políticas de assistência social. A expectativa é ainda ter ações voltadas aos idosos e crianças. MATEUS relata que nesta época do ano, a Secretaria prepara as tratativas para fechamento do ano, mas adianta que a sua avaliação até agora é bastante positiva.

Palestra reúne grande público para discutir violência contra mulher. ADRIANE DE JESUS – secretária de assistência social de São Lourenço do Oeste, relata que o evento ocorreu no sábado e reuniu centenas de mulheres no centro de evento. O momento foi conduzido pela palestrante DAYANE CRISTINA LIMA, a “CREIDE”. A ideia foi fazer com que as pessoas percebessem situações de violência em seu círculo de convivência, bem como auxiliar em seu processo evolutivo. Ressalta que a violência contra as mulheres se apresenta de muitas formas, por ação ou omissão, com discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral e psicológico.

Movimento das Mulheres Camponesas comemora 35 anos de fundação. FATIMA CIVIDINI- Coordenadora regional do movimento salienta que a comemoração ocorreu no final de semana em Chapecó, reunindo diversas caravanas da região. Destaca que foram mais de 400 mulheres que participaram desse momento histórico para o MMC. FÁTIMA afirma que é um momento especial, pois mostra as lutas e conquistas das mulheres. Da região, foram 45 mulheres participantes.

Agroecologia e autonomia das mulheres foram alguns dos assuntos debatidos durante a comemoração. O comentário é de FÁTIMA CIVIDINI. Salienta que durante a celebração dos 35 anos do MMC, foram feitos seminários com palestrantes que trabalharam temas de importância para o público. Afirma ainda que estarão trabalhando para resgatar trabalhos com as plantas crioulas, alimentação saudável, chás e também no resgate das pessoas que já participaram em algum momento do Movimento das Mulheres Camponesas. FÁTIMA aproveita também para agradecer a todas as pessoas que participaram e que auxiliaram na realização do evento.

Cooperitaipu lança vigésima primeira edição do Itaipu Rural Show.

Na sexta-feira, foi lançada oficialmente mais uma edição da feira em Pinhalzinho. O evento foi realizado no Auditório do Pavilhão 1 no Parque do Itaipu Rural Show, com a presença de autoridades, patrocinadores, equipe da Cooperativa Regional Itaipu e imprensa. Conforme ARNO PANDOLFO – presidente da Cooper Itaipu, objetivo do Itaipu Rural Show é mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio.

Itaipu Rural Show é uma feira voltada às propriedades rurais de todo o país. De acordo com o presidente todos os ano participam mais de 300 empresas de diferentes segmentos, todas ligadas ao agronegócio. Segundo ARNO, para este ano o desafio dos organizadores é fazer um evento ainda melhor do que no ano passado e surpreender todos que passarem pelo Itaipu Rural Show.

Vigésima primeira edição do Itaipu Rural Show está programada para os dias 30, 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro. Como de costume, cita PANDOLFO, ela acontece no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho. O presidente adianta que a feira terá inúmeras novidades e atrações. Haverá palestras sobre suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, técnicas de ordenha, pastagens, práticas de silagem, plantas medicinais. Além de cultivares de milho, soja, feijão, plasticultura, entre outras, todas com técnicos nos respectivos estandes dos expositores.

Palestrantes de renome nacional terão participação especial na vigésima primeira edição do Itaipu Rural Show. Conforme ARNO PANDOLFO – presidente da cooperativa, eles vão trazer e discutir assuntos voltados ao agronegócio. O acesso ao parque será gratuito, assim como o estacionamento. No parque do Itaipu, os visitantes poderão encontrar diversas áreas de sombra para descanso; trilha ecológica; excelente infraestrutura de alimentação; museu de colonização; maquete ambiental; galpão e Feira ranqueada das raças Jersey e Holandês.

Comissão de Educação debate sobre bolsas de estudo do Artigo 170. Quem comenta e explica é a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, logo mais à noite a partir das 19 horas, em Florianópolis. A parlamentar diz que ação é proposta pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Audiência pública debate sobre os investimentos do governo estadual para as bolsas de estudo do Artigo 170. O debate ocorre por proposição da deputada que presidente do Colegiado e professora.

Audiências regionais já ocorreram para discutir o assunto das bolsas de estudo. A deputada salienta que esses eventos acontecerem a fim de envolver estudantes, professores e a comunidade universitária em todo o estado. Ela ainda atende a solicitações de diferentes organizações estudantis. LUCIANE, cita que essa audiência pública de âmbito estadual, que ocorre hoje à noite, tem o intuito de aprofundar o debate já iniciado nas universidades e fortalecer o sistema comunitário de ensino em nosso estado e a luta dos estudantes por bolsas de estudo.

O Artigo 170 da Constituição Estadual garante às bolsas de estudo a destinação de cinco por cento do total investido em educação. Esse recurso, segundo a deputada, é repassado 90 por cento às universidades comunitárias, e 10 para as particulares. Contudo, a parlamentar explica que a PEC em tramitação pretende mudar este modelo de repasse de modo que, até 2021, os recursos deveriam contemplar 50 por cento de acadêmicos das universidades comunitárias e 50 dos estudantes das faculdades privadas.

Parlamentar alerta para os riscos da PEC da bolsa de estudo. LUCIANE CARMINATTI, relata que ela representa uma diminuição gradativa dos repasses às instituições comunitárias. Lembra que, segundo o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, desde 2011, o governo deixou de destinar cerca de um 1 bilhão de reais, a mais de 60 universidades catarinenses. Comenta que como educadora, deputada e presidente da Comissão de Educação, há anos denuncia o descaso no repasse de recursos e luta para o pleno cumprimento dos 5 por cento garantidos em lei.

Desde 1999, o Artigo 170 já beneficiou mais de 370 mil estudantes. Conforme a petista, o benefício é essencial para a democratização do ensino superior, principalmente no interior do estado. Afirma que se a lei fosse devidamente aplicada, três vezes mais alunos seriam beneficiados e as universidades teriam mais recursos para retornar à comunidade. LUCIANE frisa que sua luta é essa: bolsas de estudo e direitos dos estudantes catarinenses.

Caminhonete é furtada em São Lourenço. Uma Picape, placas ACE 3152, de Vitorino foi furtada na noite de ontem, em São Lourenço do Oeste. Ela estava estacionada na rua Euclides Dalla Vechia, bairro Progresso, ao lado do Santuário. Qualquer informação pode ser repassada para Polícia Militar através do 190.

Motorista é pego com droga e preso por ter mandado de prisão aberto. Por volta das 16 horas e 30 minutos de sábado, na rodovia SC 157, em São Lourenço do Oeste, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária, ao abordar uma Ecosport, placas de Chapecó, conduzida por um homem de 32 anos, verificou que um dos passageiros, de 35 anos, portava uma quantia de maconha. Foi constatado também que ele possuía mandado de prisão em aberto. Diante da confirmação das irregularidades, o homem foiencaminhado para a Penitenciária Agrícola de Chapecó.

Família é rendida por assaltantes no interior. Por volta de 21 horas e 30 minutos de sábado, uma família moradora na comunidade de Linha Felix, interior de Marmeleiro foi surpreendida por dois ladrões. Eles chegaram ao local com um Monza pedindo uma chave de fenda para arrumar o veículo. Quando o proprietário da residência foi atendê-los, anunciaram o assalto rendendo o homem a esposa e o filho. Os bandidos que estavam armados com pistolas, reviraram toda a casa em busca de armas e dinheiro, e roubaram uma caminhonete ToyotaHilux, eletrodomésticos, dinheiro, celulares e alimentos.

Ladroes ateiam fogo em veículo. Conforme a Polícia Militar de Marmeleiro, na saída eles atearam fogo no Monza com o qual chegaram na propriedade para o assalto. O proprietário ouviu um dos ladrões falando no celular que iriam levar a caminhonete até o trevo da cidade de Pato Branco. A Polícia Militar foi acionada, fez o comunicado para a região, porém os ladrões não foram localizados.

Mãe e filha ficam feridas em acidente na PR-280. Uma colisão na manhã de sábado na curva que dá acesso a comunidade de Linha Canela, em Renascença deixou duas pessoas feridas. O acidente envolveu uma caminhonete BMW da Argentina e um caminhão Volvo do Paraguai carregado com milho. Após a colisão os dois veículos saíram da pista e o caminhão acabou tombando. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na caminhonete estava o condutor, a esposa e a mãe dela. A mãe teve ferimentos com suspeita de fratura em costela e a filha ferimentos leves. As duas foram levadas ao hospital. O condutor recebeu atendimento no local e dispensou encaminhamento. Samu e Polícia Rodoviária Estadual também atenderam a ocorrência. As causas do acidente não foram informadas.

Motociclista morre em colisão frontal em Modelo. A ocorrência foi registrada por volta das 21 horas de ontem, no interior de Modelo. Foi uma colisão frontal envolvendo uma picape Strada, placas de Modelo, e uma motocicleta de Campo Erê que era pilotada pela vítima. O motociclista , EDER BARBOSA DE GODOIS, de 28 anos teve traumatismo craniano grave, amputação parcial da perna esquerda e fraturas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado ao hospital, mas morreu, logo após dar entrada no Pronto Socorro. Por se tratar de uma via rural, a Polícia Militar foi chamada e fez os levantamentos necessários.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.