ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 26 10 2018

-LEWANDOWSKI CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR A MÃES DETIDAS POR TRÁFICO

-FORÇA TAREFA COMEÇA VISTORIAS EM MUSES DE SANTA CATARINA

-VEREADOR SUGERE INSTALAÇÃO DE POSTO POLICIAL NA PRAÇA

-DNIT DEVE FECHAR QUATRO RETORNOS DA WILLY BARTH NOS PRÓXIMOS DIAS

-EFETIVO DA PM PARA O SEGUNDO TURNO TERÁ 370 POLICIAIS

-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE 55 MIL MAÇOS DE CIGARRO DO PARAGUAI

A previsão para as próximas é pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O exército norte-americano recebeu um pedido do Departamento de Segurança Interna para tropas ativas na fronteira com o México. De acordo com a agência Reuters, a ação envolveria entre 800 e 1000 tropas para auxiliar em logística e infraestrutura. Segundo a agência EFE, o Pentágono declarou que enviará centenas de homens do seu efetivo à fronteira para barrar a caravana de milhares de migrantes hondurenhos em direção aos Estados Unidos.

O tribunal de apelações de Paris confirmou nesta quinta-feira a decisão de um juiz que determinou, ano passado, que o ex-presidente NICOLAS SARKOZY deve ir a julgamento por ter superado o limite máximo de gastos eleitorais na campanha presidencial de 2012. Os promotores afirmam que SARKOZY gastou quase 43 milhões de euros na campanha para a reeleição, praticamente o dobro do limite legal de 22 milhões e meio, por meio de um sistema de falsificação de notas fiscais. Ele afirmou que vai apelar da decisão à Corte de Cassação.

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, na manhã desta quinta-feira, o austero projeto orçamentário do presidente MAURICIO MACRI para 2019. Agora, a proposta orçamentária vai para o Senado, onde deve ser votada no próximo mês. Visando a reeleição em 2019, MACRI negociou uma ampliação do apoio financeiro do FMI, para 57 bilhões de dólares, se comprometendo a cortar seu déficit fiscal primário. O orçamento em discussão no Congresso propõe zerar o déficit orçamentário do país no próximo ano.

O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concedeu nesta quinta-feira prisão domiciliar a presas por tráfico de drogas que tiverem filhos de até 12 anos ou estiverem grávidas. Ele também autorizou prisão domiciliar para as presas que forem mães e tiverem sido condenadas em segunda instância, mas ainda sem condenação definitiva – ou seja, que ainda podem recorrer. A decisão foi dada efetivamente para uma mulher condenada em segunda instância e nove presas por tráfico, mas, no entendimento do ministro, todas as mulheres têm direito ao benefício.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta quinta-feira no Rio de Janeiro. Disse que um dos primeiros atos, caso seja eleito, será nomear um ministério técnico. Ele também disse que vai manter o Brasil no Acordo do Clima de Paris. BOLSONARO afirmou, ainda, que sofre com "rótulos falsos", negativos, colocados nele pela esquerda. Ele ressaltou que pretende fazer um governo de conciliação.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, começou a quinta-feira com um encontro com representantes da Organização dos Estados Americanos. No fim da manhã, HADDAD deu entrevistas para emissoras de rádio e disse que, se for eleito, vai dar prioridade para educação e geração de emprego. Em outra entrevista, ele destacou que vai continuar chamando CIRO GOMES para formar um governo amplo, de unidade democrática.

A força-tarefa que fará vistorias em 14 museus catarinenses apontou a necessidade de reforma, aumento do número de servidores e outras adequações em três museus do etsado. De segunda até quarta-feira, foram visitadas coleções em Jaraguá do Sul, no Norte, e Tubarão e Laguna, no Sul. O grupo de trabalho envolve diversos órgãos relacionados à proteção do patrimônio público. As inspeções serão feitas em outubro e novembro. O objetivo é identificar a situação dos museus, especialmente em relação a segurança.

A média de vendas do Dia da Criança em Santa Catarina teve uma queda de meio ponto percentual no estado, se comparada à de 2017. Apesar disso, a movimentação no comércio foi 10 por cento superior aos demais meses do ano. Este resultado é considerado estável pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, que realizou uma pesquisa para avaliar o faturamento na data. Para a instituição, a cautela demonstrada na hora da compra se deve ao período eleitoral, o que tende a mudar na medida que se amenizem as incertezas políticas.

Diagnosticado com uma infecção aguda das vias aéreas superiores, o candidato COMANDANTE MOISÉS do PSL não participou do último debate televisivo antes do segundo turno, que ocorreria na noite desta quinta-feira, na NSC TV. Ele ainda tentou impedir a realização da entrevista com o candidato GELSON MERISIO, já que pelas regras do programa, assinadas em comum acordo entre os representantes das duas campanhas durante reunião prévia, caso um por 20 minutos. A alegação dos advogados do comandante foi de que a situação causaria "uma desigualdade sem tamanho entre os dois postulantes ao cargo de governador". Um juiz da capital negou a liminar e a entrevista foi realizada.

O Retrato Falado deste sábado vai receber o empresário JOSÉ REMIGIO CORSO. Ele veio para São Miguel do Oeste em 1980 e atua no ramo de joalheira e ótica. Aposentado, ele também se dedica a música e tem um estúdio de gravações. CORSO vai falar sobre o que viu e viveu nesses quase 40 anos de São Miguel do Oeste. O Retrato Falado deste sábado começa às 10 horas da manhã.

O Peperi Debates deste sábado vai trazer todas as informações sobre a eleição deste final de semana. O programa especial vai apresentar entrevistas e orientações gerais sobre a votação que vai definir o novo presidente e o novo governador do estado. Além disso, a reportagem da Peperi vai mostrar como está a preparação para a pleito de domingo nos principais municípios do extremo-oeste. O programa começa as oito horas da manhã deste sábado e terá transmissão ao vivo pelas emissoras que formam a Rede Peperi de Comunicação.


O Peperi Rádio Repórter de amanhã também vai falar de eleições. O programa deste sábado vai receber a presença do juiz eleitoral da quadragésima quinta zona eleitoral, MARCIO CRISTÓFOLI. Ele vai falar sobre os últimos preparativos para o pleito de domingo e o trabalho da justiça eleitoral. CRISTÓFOLI vai abordar a logística montada para o segundo turno da eleição e o que o eleitor pode e não pode fazer neste domingo. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã.

O município de Bandeirante vai realizar uma atividade especial neste sábado para marcar o Outubro Rosa e o Novembro Azul. De acordo com a enfermeira da secretaria de Saúde, MICHELE TRENTIN. Ela disse durante a campanha serão oferecidos os seguintes serviços: exames preventivos, mamografia, orientações sobre auto exame, coleta de sangue para o verificar o câncer de próstata, além detestes rápidos de HIV, hepatites e sífilis. A campanha começa as oito horas e vai até o meio-dia deste sábado.

A prefeitura de São Miguel do Oeste e o Centro de Integração Empresa-Escola realizaram na tarde de ontem a formatura da segunda turma do programa de iniciação ao trabalho. A cerimônia de conclusão do curso Empresa e Escritório do PIT foi realizada na sede do Caic. De acordo com a coordenadora do CIEE, RENARA ANTUNES, o programa tem por finalidade capacitar jovens e adolescentes, ampliando suas possibilidades de inserção no mundo do trabalho. 18 adolescentes participaram do curso que teve 60 horas de duração, com módulos de conteúdos teóricos e simulações de situações reais do mercado de trabalho.

A Receita Federal assinou nesta semana o contrato com a empresa que vai executar as obras de reforma da Aduana de Turismo de Dionísio Cerqueira. O delegado da alfândega, VALTER SOLON DURIGON, disse que a estrutura é atualmente o único ponto de fronteira legalizado para passagem de turistas no estado de Santa Catarina e tem sido uma importante porta de entrada de centenas de turistas estrangeiros no Brasil. DORIGON confirmou que a obra de modernização do espaço vai começar no dia cinco de novembro e tem duração prevista de 10 meses.

O valor total do investimento para reformar e ampliar a aduana de Dionísio Cerqueira é de um milhão e 300 mil reais. A informação é do delegado da alfândega, VALTER SOLON DURIGON. De acordo com ele, o prédio foi construído há 40 anos 78 e passou por pouca manutenção ao longo do tempo. A estrutura terá mudanças no layout e ampliações para abrigar órgãos como Ministério da Agricultura e Cidasc. DORIGON explicou que a reforma tem vários objetivos como dar melhores condições para servidores e turistas, além de melhorar a visibilidade do Brasil. A parte migratória da PF também será transferida para a aduana.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta semana um pedido para instalação de um posto fixo da PM na praça Walnir Botaro Daniel. A reivindicação é do vereador VAGNER PASSOS. De acordo com ele, o local destinado ao lazer tem se mostrado inseguro após tantas ocorrências registradas no local. VAGNER citou que a praça é um ponto de encontro da família e palco de eventos culturais. O problema é que o espaço tem sido marcado por várias ocorrências policiais, como consumo de álcool, drogas e agressões, como a que aconteceu na semana passada e deixou uma pessoa gravemente ferida.

O quadro de insegurança que existe na praça Walnir Botaro Daniel exige uma presença maior da Polícia Militar. A cobrança é do vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Ele explicou que o pedido apresentado na câmara é pela instalação de uma estrutura de apoio aos policiais. VAGNER comentou que a intenção é que a PM instale uma guarita nos moldes da que existe na estação rodoviária. Segundo o vereador, esse espaço vai permitir que os policiais façam o trabalho de vigilância e eventuais abordagem de pessoas suspeitas com um espaço de apoio. Ele citou que as grandes cidades contam com pontos desse tipo nas praças públicas.

A instalação de um posto fixo da PM na praça Walnir Botaro Daniel é uma reivindicação válida. A avaliação é do comandante da primeira companhia da PM Major ALCIONES PULGA. Ele disse que a Polícia Militara tem essa preocupação com a segurança na praça e por isso promove rondas frequentes no local. Omajor reforçou que a recente agressão a um homem na praça foi um caso isolado e que o local é seguro. Ele comentou que a instituição estuda a instalação de um posto policial na praça para o futuro. O investimento não deve ocorrer neste momento.

O Dnit vai fechar pelo menos quatro retornos no canteiro central da avenida Willy Barth. A confirmação foi feita ontem à tarde pelo engenheiro do órgão, DIEGO SILVA. Em abril deste ano, a prefeitura, a Policia Federal e o Dnit discutiram algumas medidas para aumentar a segurança e reduzir o número de acidente na Willy Barth. Uma delas foi a instalação de guard-rail ou defensa metálica para impedir a passagem dos veículos de um lado para o outro da avenida. DIEGO confirmou em entrevista paraPeperi que o Dnit vai instalar as estruturas em quatro pontos da Willy Barth nos próximos dias.

As defensas metálicas que serão colocadas no canteiro central da Willy Barth foram retiradas de alguns pontos das rodovias federais da região. De acordo com o engenheiro do Dnit, DIEGO SILVA, o material já está no pátio do órgão em Chapecó. Ele disse que esses equipamentos devem ser destinados para o município na semana que vem. DIEGO explicou que o Dnit está conversando com a empresa que está executando a recuperação da BR-163 e BR-282 e existe a possiblidade da equipe fazer a instalação dos guard rail na cidade.

O fechamento de pelo menos quatro pontos de passagem de uma via para a outra da Willy Barth deve aumentar a segurança do trânsito no local. A expectativa é do engenheiro do Dnit, DIEGO SILVA. Em entrevista para a rádio Peperi, ele explicou que o Dnit definiu os locais que serão fechados com as defensas. Ele ressaltou que órgão também pode adotar outras medidas para aumentar a segurança na Willy Barth.

A Polícia Militar vai repetir neste domingo o esquema de segurança montado para o primeiro turno da eleição. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, mais uma vez, cem por cento do efetivo disponível estará escalado para trabalhar no próximo domingo. WALLAU disse que as principais preocupações da PM são com os crimes eleitorais de boca de urna e transporte de eleitores. Um aspecto novo que deve receber atenção especial da PM são as festas dos vitoriosos no final da tarde e início da noite de domingo.

O número de policiais militares escalados para trabalhar neste domingo será maior do que o efetivo empregado no primeiro turno. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da PM, MARCELO DE WALLAU, a PM recebeu um reforço de 13 novos PMs e alguns policiais que trabalharam na Oktoberfest de Blumenau estão de volta á região. Cerca de 370 policiais vão atuar durante a eleição, 20 a mais do que na votação do dia sete de outubro. WALLAU reforçou que o principal objetivo da Polícia Militar é garantir a segurança e a tranquilidade da votação neste domingo.

O primeiro turno teve 17 ocorrências policiais envolvendo a eleição nos municípios da região. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, MARCELO DE WALLAU. Ele disse que nem todos os casos atendidos foram confirmados como crimes ou irregularidades eleitorais. WALLAU explicou que a PM faz a intervenção na hora da ocorrência, mas o enquadramento e encaminhamento dos casos é feito pela Polícia Civil ou pela Justiça Eleitoral. O comandante da PM disse que a eleição foi muito tranquila no primeiro turno e deve ser ainda mais calma na próximo domingo.

A mulher que sofreu ferimentos graves em um acidente na avenida Willy Barth nesta quinta-feira permanece internada na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das oito e 15 e envolveu um Gol, placas de Barra Bonita, e uma motoneta Honda Biz de São Miguel do Oeste. A condutora da moto sofreu ferimentos graves. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital Regional, a vítima de 20 anos sofreu fratura na base do crânio, quadril e braço. Ela deve sair da UTI hoje e continuar o tratamento em um quarto simples do hospital.

Uma saída de pista seguida de capotamento deixou uma pessoa ferida nesta quinta-feira no interior de São Miguel do Oeste. A condutora de um Asta, placa do município, perdeu o controle da direção, saiu da estrada e capotou. O acidente aconteceu na manhã de ontem entre as linhas Alto Guamerim e Emboaba. A equipe do Samu socorreu a motorista do carro. Ela é moradora de Descanso e foi levada para atendimento médico no Hospital Regional.


Uma ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 55 mil e 500 maços de cigarro do Paraguai nesta quinta-feira. Os policiais receberam uma denúncia de que um caminhão truque estaria carregado com a carga ilícita. Foi montada uma barreira em Flor do Sertão, mas o motorista furou o bloqueio e escapou por uma estrada rural. Depois de 20 minutos de perseguição, as viaturas da polícia conseguiram parar o caminhão. O motorista de 38 anos de idade já havia sido preso por contrabando no Paraná. O caminhão, a mercadoria contrabandeada e o motorista foram levados à Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.