ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 26/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O exército norte-americano recebeu um pedido do Departamento de Segurança Interna para tropas ativas na fronteira com o México. De acordo com a agência Reuters, a ação envolveria entre 800 e 1000 tropas para auxiliar em logística e infraestrutura. Segundo a agência EFE, o Pentágono declarou que enviará centenas de homens do seu efetivo à fronteira para barrar a caravana de milhares de migrantes hondurenhos em direção aos Estados Unidos.

O tribunal de apelações de Paris confirmou nesta quinta-feira a decisão de um juiz que determinou, ano passado, que o ex-presidente NICOLAS SARKOZY deve ir a julgamento por ter superado o limite máximo de gastos eleitorais na campanha presidencial de 2012. Os promotores afirmam que SARKOZY gastou quase 43 milhões de euros na campanha para a reeleição, praticamente o dobro do limite legal de 22 milhões e meio, por meio de um sistema de falsificação de notas fiscais. Ele afirmou que vai apelar da decisão à Corte de Cassação.

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, na manhã desta quinta-feira, o austero projeto orçamentário do presidente MAURICIO MACRI para 2019. Agora, a proposta orçamentária vai para o Senado, onde deve ser votada no próximo mês. Visando a reeleição em 2019, MACRI negociou uma ampliação do apoio financeiro do FMI, para 57 bilhões de dólares, se comprometendo a cortar seu déficit fiscal primário. O orçamento em discussão no Congresso propõe zerar o déficit orçamentário do país no próximo ano.

O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concedeu nesta quinta-feira prisão domiciliar a presas por tráfico de drogas que tiverem filhos de até 12 anos ou estiverem grávidas. Ele também autorizou prisão domiciliar para as presas que forem mães e tiverem sido condenadas em segunda instância, mas ainda sem condenação definitiva – ou seja, que ainda podem recorrer. A decisão foi dada efetivamente para uma mulher condenada em segunda instância e nove presas por tráfico, mas, no entendimento do ministro, todas as mulheres têm direito ao benefício.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta quinta-feira no Rio de Janeiro. Disse que um dos primeiros atos, caso seja eleito, será nomear um ministério técnico. Ele também disse que vai manter o Brasil no Acordo do Clima de Paris. BOLSONARO afirmou, ainda, que sofre com "rótulos falsos", negativos, colocados nele pela esquerda. Ele ressaltou que pretende fazer um governo de conciliação.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, começou a quinta-feira com um encontro com representantes da Organização dos Estados Americanos. No fim da manhã, HADDAD deu entrevistas para emissoras de rádio e disse que, se for eleito, vai dar prioridade para educação e geração de emprego. Em outra entrevista, ele destacou que vai continuar chamando CIRO GOMES para formar um governo amplo, de unidade democrática.

A força-tarefa que fará vistorias em 14 museus catarinenses apontou a necessidade de reforma, aumento do número de servidores e outras adequações em três museus do etsado. De segunda até quarta-feira, foram visitadas coleções em Jaraguá do Sul, no Norte, e Tubarão e Laguna, no Sul. O grupo de trabalho envolve diversos órgãos relacionados à proteção do patrimônio público. As inspeções serão feitas em outubro e novembro. O objetivo é identificar a situação dos museus, especialmente em relação a segurança.

A média de vendas do Dia da Criança em Santa Catarina teve uma queda de meio ponto percentual no estado, se comparada à de 2017. Apesar disso, a movimentação no comércio foi 10 por cento superior aos demais meses do ano. Este resultado é considerado estável pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, que realizou uma pesquisa para avaliar o faturamento na data. Para a instituição, a cautela demonstrada na hora da compra se deve ao período eleitoral, o que tende a mudar na medida que se amenizem as incertezas políticas.

Diagnosticado com uma infecção aguda das vias aéreas superiores, o candidato COMANDANTE MOISÉS do PSL não participou do último debate televisivo antes do segundo turno, que ocorreria na noite desta quinta-feira, na NSC TV. Ele ainda tentou impedir a realização da entrevista com o candidato GELSON MERISIO, já que pelas regras do programa, assinadas em comum acordo entre os representantes das duas campanhas durante reunião prévia, caso um por 20 minutos. A alegação dos advogados do comandante foi de que a situação causaria "uma desigualdade sem tamanho entre os dois postulantes ao cargo de governador". Um juiz da capital negou a liminar e a entrevista foi realizada.

Sorteados ganhadores da ação entre amigos. A informação é de LUCIANA ARTUSO Diretora da APAE de Campo Erê. De acordo com ela, o sorteio ocorreu na manhã de hoje e definiu os oito ganhadores. Foram eles: LUIZA TONIAL DEBORTOLI; SIMONE BARUFFI; CARLOS DA SILVA; FRANCELINO CRUZ; SUELEN CRISTINA RODRIGUES; ISABELA BASCKER; DEZOLINA JOSÉ DE OLIVEIRA e GERCI PAN. A diretora agradece a todos que participaram e contribuíram com a escola especial de Campo Erê.

Mil 920 números de rifa são vendidos. Afirmação é de LUCIANA ARTUSO. Para ela, a venda foi bem expressiva. A diretora salienta também que são inúmeras formas de contribuir com a APAE. Podem ser doados alimentos, roupas e dinheiro. Toda arrecadação é usada para os trabalhos na escola que desenvolve diversos projetos e atividades no decorrer do ano.

Ponto facultativo devido ao dia do funcionário público. Segundo a presidente do sindicato dos servidores públicos municipais de Campo Erê URDES BARBISAN, é com alegria que a categoria deve comemorar seu dia. Pois são eles os responsáveis pelo trabalho e atendimento à população. Relata ainda, que mesmo que os setores da economia estão com dificuldade financeira, tem muito a comemorar e agradecer, pois foram várias conquistas.

Inscrições do processo seletivo encerram amanhã. Quem lembra é JOSEMIR FORGIARINI – secretário de educação da prefeitura de Anchieta. Segundo ele, as inscrições poderão ser realizadas na página da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, a AMEOSC. Também é possível realizar a inscrição presencial online, junto a Secretaria de Educação, onde será disponibilizado computadores aos candidatos que necessitarem de acesso à internet.

Processo seletivo tem vagas para diversos cargos. FORGIARINI, destaca que tem cargos para: Magistério Público Municipal - professores habilitados e não habilitados em diversas áreas, monitor de creche, monitor de música, monitor de dança, monitor de informática, monitor desportivo e nutricionista. A prova objetiva será realizada no dia 17 de novembro às 9horas e 30minutos. Além da prova objetiva para todos os cargos, está previsto também a realização de prova de títulos e tempo de experiência para os cargos do magistério público municipal e prova de tempo de experiência para os cargos de monitores.

Prazo para apresentação dos documentos para a Prova de Títulos e Tempo de Experiência encerra amanhã. O secretário de educação de Anchieta JOSEMIR FORGIARINI, destaca que para mais informações do Processo Seletivo, os interessados podem dirigir-se até a Secretaria Municipal de Educação ou acessar o edital disponível na página eletrônica da Ameosc – www.ameosc.org.br.

Gerência Regional de Educação encerra formação com equipes gestoras.JOÃO PATINHO – gerente regional de educação de São Lourenço do Oeste, relata que essa ação teve início em 2017 e norteou os trabalhos do ensino da região durante todo o ano letivo de 2018. Objetivo é aperfeiçoar o setor educacional da região. Participaram do encerramento, secretários municipais de educação, gestores escolares, assistentes de educação, assessores de direção, assistentes técnicos pedagógicos e servidores da Gered.

Encontros capacita participantes para a organização do trabalho escolar com ênfase na gestão do trabalhopedagógico e administrativo. PATINHO ressalta que durante as capacitações, foram abordados inúmeros assuntos que possibilitaram o aprimoramento da gestão escolar como: orientações técnicas e pedagógicas abordando mídias e tecnologias; Educação Especial e Conflitos na Escola. Além disso, também foi abordado dimensões pedagógicas; educação básica; planejamento de ações com metas; legislação escolar e alimentação escolar.

Palestra outubro rosa reuniu grande público. Conforme o secretário, MARTINHOS SCATAMBURLO, o evento foi realizado pela Secretaria de Saúde do Município de Anchieta, juntamente com ESF’S e NASF. Ele aconteceu nesta semana, no Centro Municipal de Convivência dos Idosos. Foi uma palestra com objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

Médica ginecologista e obstetra ministra palestra para mulheres. Segundo o secretário, ação foi coordenada pela profissional CRISTHIANNI CAROLINI COSTA. Ela abordou o tema Saúde da Mulher, com ênfase na prevenção do câncer de mama e colo de útero. No momento também foram esclarecidas dúvidas das participantes. A programação contou com apresentações culturais da Banda Cultura Viva e ao final, as participantes ganharam uma lembrancinha do evento.

Justiça eleitoral se prepara para segundo turno das eleições. SOLON DEPAOLI – juiz da comarca de Maravilha, que atende o eleitoral de Santa Terezinha do progresso, relata que assim como no primeiro turno, a equipe do Cartório Eleitoral está realizando vários procedimentos para proporcionar aos eleitores uma votação tranquila e sem incidentes, como aconteceu no primeiro turno. Salienta que foi feita audiência pública de geração de mídias e preparação de urnas

Preparação de urnas reforça as atividades de transparência e segurança do processo eleitoral. Para isso, explica o juiz, a Justiça solicita o comparecimento de representantes de partidos políticos, ordem dos advogados e comunidade em geral, para que tenham o conhecimento dos atos preparatórios. SOLON frisa que é fundamental que o eleitor tenha conhecimento da ordem de votação nesse segundo turno. O primeiro voto será para governador e o segundo para presidente.

Juiz tem algumas orientações para os eleitores no dia do pleito. SOLON DEPAOLI - juiz da comarca de Maravilha, destaca que é importante que a pessoa digite o número de seu candidato, aguarde a imagem aparecer, para somente depois confirmar na tecla verde, ou corrigir na laranja. Lembra que no dia do pleito não é permitido manifestação coletiva de grupos de pessoas, com bandeiras e camisetas padronizadas. Também não poderá ser feita campanha política, pedidos de votos nem carros de som. Neste dia o importante é o eleitor fazer o exercício do voto e depois retornar para a sua casa, aproveitar o domingo com a família, evitando as aglomerações nos locais de votação.

Homem desaparecido de lar de idosos é encontrado. O homem de 58 anos que estava sumido há mais de dois dias do Lar de Idosos São Brás, de São Lourenço do Oeste, foi localizado ontem, na comunidade de Novo Sarandi, em Novo Horizonte. A diretora do Centro de Referência da Assistência Social de Novo Horizonte, juntamente com a assistente social, que localizaram ARISTEU RODRIGUES DA SILVA. Elas acionaram a Polícia Militar.

Incêndio atinge caminhão de Francisco Beltrão na PR-158. Um FordCargo (baú) com placas de Francisco Beltrão foi destruído por um incêndio entre Vitorino e Pato Branco. O Corpo de Bombeiros de Pato Branco foi acionado e realizou o combate às chamas. O condutor não se feriu. O fogo atingiu principalmente o baú onde eram transportados alimentos. As causas do incêndio não foram informadas.

Casal é preso em flagrante com 60 quilos de maconha após fuga da PRF na BR-282. Uma intensa movimentação policial foi registrada por volta 9horas e 20 minutos de hoje, entre as cidades de Xanxerê e Xaxim. Tudo começou durante um trabalho de rotina que era realizado pela PRF no posto policial em Xanxerê, quando os policiais deram ordem de parada a um Vectra com placas de Campo Erê. O veículo que era ocupado por duas pessoas desobedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade pela rodovia sentido Xaxim.

Uma perseguição foi realizada, sendo que próximo a chamada “Curva da Melancia”, o condutor e carona abandonaram o carro em uma estrada vicinal e embrenharam-se no matagal. Com auxílio da Polícia Militar, buscas foram realizadas, sendo então localizados e detidos um homem e também uma adolescente. No interior do carro os policiais localizaram cinco fardos de maconha que totalizaram cerca de 60 quilos de droga. A dupla foi autuada em flagrante e conduzida à Delegacia de Polícia em Xaxim onde foram dados os devidos procedimentos cabíveis e pesagem da droga.

Acusado de homicídio e duas tentativas é condenado a 43 anos de prisão. O julgamento ocorreu ontem, no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão. MÁRCIO PÉRICO, 32 anos, foi condenado a 43 anos de reclusão por um homicídio consumado e duas tentativas, em uma das tentativas a promotora pediu a sua absolvição. O crime do qual ele era acusado ocorreu na Rua Siriema, bairro Padre Ulrico, no dia 31 de março de 2015, quando ele foi até a casa onde estavam as vítimas e efetuou os disparos.

Quatro pessoas estavam na residência quando réu atirou. VALMIR DUARTE, 47 anos, o “Pato”, morreu na hora, a esposa MARIA LURDES DUARTE foi atingida de raspão, a filha ANDRESSA DUARTE DA SILVA conseguiu se esconder e o filho ANDERSON CRISTIANO DUARTE DA SILVA, o “Patinho” conseguiu fugir pelos fundos da casa. O crime teve envolvimento de outras pessoas que foram despronunciadas no processo, pois não houve provas para serem levadas a júri popular. Segundo a denúncia do Ministério Público o crime foi cometido por vingança pois “Patinho” teria matado Cristiano Brilhantino da Rosa, que era do grupo rival.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.