-PRÉVIA DA INFLAÇÃO MEDIDA PELO IPCA-15 ACELERA PARA 0,48% EM SETEMBRO
-SEM ACORDO, GREVE DOS TRABALHADORES DA CELESC ENTRA NO QUINTO DIA
-FESTA DO PADROEIRO TERÁ MISSA COM DOM ODELIR E ALMOÇO COMUNITÁRIO
-SECRETARIA FAZ ALERTA PARA EMPRESAS QUE NÃO RETIRAM CERTIDÃO DO JURO ZERO
-VEREADORES APROVAM CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA E UNOESC NA ÁREA DE SAÚDE
-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO COM UM QUILO DE MACONHA
-IDOSO MORRE AO SER ATROPELADO POR TRATOR EM PROPRIEDADE RURAL NA REGIÃO
A previsão para as próximas horas é de sol com aumento das nuvens a noite. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse que autoridades da Rússia vão "precisar saber onde estão os abrigos antiaéreos mais próximos" se Vladimir Putin não terminar com a guerra contra seu país. ZELENSKY disse que pediu ao presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, um novo sistema de armas que, segundo ele, aceleraria o fim da guerra e forçaria Putin a ir à mesa de negociações. O líder ucraniano sugeriu também que os centros de poder da Rússia, como o Kremlin, a sede do governo russo, estariam na mira da Ucrânia. O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, DMITRY MEDVEDEV, respondeu à fala de ZELENSKY ao dizer que a Rússia tem um arsenal que nenhum bunker ou abrigo antiaéreo é capaz de proteger. MEDVEDEV é ex-presidente russo e um dos maiores aliados do presidente VLADIMIR PUTIN.
O presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS, afirmou nesta quinta-feira durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas que não haverá paz no Oriente Médio se não houver um Estado palestino. ABBAS discursou em um desafio ao governo de DONALD TRUMP, que havia proibido seu visto de entrada para os Estados Unidos semanas antes da assembleia, que ocorre na sede da ONU em Nova York nesta semana. Ele falou por videoconferência, respaldado pela maioria dos membros das Nações Unidas. Rival político do Hamas, Mahmoud Abbas também criticou o ataque do grupo terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023, que iniciou a guerra na Faixa de Gaza e afirmou que dirigentes do Hamas não terão participação em um eventual governo palestino em Gaza após a guerra.
O presidente DONALD TRUMP afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos vão impor novas tarifas a partir de primeiro de outubro. A medida irá atingir a importação de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro. O anúncio foi feito pelo republicano em sua rede social, sob a justificativa de proteger os fabricantes locais diante do que chamou de uma "inundação" desses produtos nos Estados Unidos. Ele também citou "razões de segurança nacional". Segundo Trump, as novas tarifas de importação vão variar entre 25, no caso de caminhões pesados e 100 por cento para produtos farmacêuticos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, subiu zero vírgula 48 por cento em setembro. A informação foi divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. O aumento nos preços representa alta de zero vírgula 62 ponto percentual em relação a agosto, quando o índice caiu zero virgula 14, registrando a primeira deflação em mais de um ano. De acordo com o IBGE, o principal impacto para a alta dos preços veio do grupo Habitação, especialmente da energia elétrica residencial. Após cair quatro vírgula 93 por cento em agosto, a tarifa subiu 12 por cento em setembro, devido ao fim do Bônus de Itaipu, creditado nas contas do mês anterior.
O governo federal prepara, para a próxima semana, um primeiro contato com a Casa Branca, após o aceno do presidente DONALD TRUMP a LULA durante a Assembleia Geral da ONU, nesta semana, em Nova York.
A ideia é que esse contato ocorra pelas vias formais, ou seja, uma nota diplomática, termo técnico para esse tipo de comunicação será enviada ao Departamento de Estado americano, comandado por MARCO RUBIO, sugerindo uma conversa entre os dois presidentes, por telefone ou por videoconferência. Ainda não há prazo previsto para que essa conversa aconteça. O principal ponto da conversa será a tarifa extra de 50 por cento imposta pelos Estados Unidos aos produtos do Brasil.
ANTÔNIO CARLOS CAMILO ANTUNES, preso pela Polícia Federal na investigação que apura desvios de pensões e aposentadorias pagas pela Previdência Social, afirmou nesta quinta-feira à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS que é um "empreendedor nato". Ele também disse que "Careca do INSS" é um personagem fictício. O empresário declarou ainda não ter "nenhuma relação" com o poder público. Preso pela Polícia Federal no último dia 12, ANTUNES é apontado como facilitador do esquema que desviou recursos de aposentados e pensionistas. Os investigadores afirmam que empresas ligadas a ele operaram como intermediárias financeiras de associações investigadas na fraude. No depoimento desta quinta à CPI, o empresário negou que suas empresas tenham ligação com as fraudes na Previdência. Segundo ele, os negócios apenas prestavam serviços às associações investigadas por descontos irregulares em aposentadorias e pensões.
Nos primeiros oito meses de 2025, foram retidas em Santa Catarina um total de quatro mil 819 cédulas falsas de real. O valor, caso as notas estivessem em circulação, seria de 584 mil 877. Os dados são do Banco Central do Brasil. O indicador equivale ao total de cédulas falsificadas recolhidas e entregues em agências bancárias. A maioria das notas falsas recolhidas em Santa Catarina são de valores maiores. Foram apreendidas duas mil 784 notas de cem reais e mil 407 notas e 200 reais. Ao todo, foram retirados de circulação mais de 500 mil reais em notas falsas nos oito primeiros meses do ano. Santa Catarina foi o sexto estado do país com maior número de notas falsas apreendidas até agosto no país.
O Produto Interno Bruto de Santa Catarina cresceu quatro vírgula dois por cento no primeiro semestre de 2025, valor acima da média nacional, de dois e meio por cento. A estimativa faz parte de um estudo que será publicado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas. Segundo JULIANA TRECE, economista do instituto e uma das autoras da pesquisa, o mapeamento mostrou que o estado segue tendência de crescimento desde 2017 e reforça a expectativa de continuidade desse movimento nos próximos anos. O trabalho analisou a evolução do PIB dos três estados da região Sul e nos primeiros seis meses do ano, comparando também os resultados com o segundo semestre de 2024. Um dos destaques foi a agropecuária de Santa Catarina que teve aumento estimado em 15 por cento, entre abril e junho.
A reunião entre a Celesc e o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitário, realizada nesta quinta-feira, terminou sem acordo para o fim da greve. A paralisação começou no início da semana após reivindicações de salários melhores e garantia de direitos iguais pelos funcionários. A greve entrou no quarto dia nesta quinta-feira. As paralisações contam com acompanhamento do Ministério Público desde terça-feira para que os consumidores não sejam prejudicados pela paralisação. A Celesc reforçou que empresa afirmou que reforça o diálogo e o respeito de greve dos trabalhadores. Afirmou, ainda, que as negociações devem ser retomadas na sexta-feira. O Sindicato confirmou que pretende continuar com as negociações. A greve entra hoje no quinto dia.
Um caso raro e curioso chamou a atenção de moradores do município de Belmonte nesta quinta. Uma bezerra nasceu com duas cabeças na propriedade rural do agricultor VITORINO CAGLIONE, de 80 anos. Ele disse que a bezerra nasceu viva, mas com sinais de fraqueza. VITORINO usou uma garrafa para dar leite ao animal. A terneira foi levada ontem para a Unoesc. O caso será estudado pela universidade. Quem vai liderar os estudos é o professor e doutor em Biologia JACKSON PREUSS. Segundo ele, a má-formação teria ocorrido ainda na fase embrionária do desenvolvimento do feto. Ele disse que esse é um caso raro.
Estudantes de São Miguel do Oeste já podem se inscrever no processo seletivo de estágio do Instituto Nacional do Seguro Social. A fase de pré-inscrição começou nesta quinta-feira e segue aberta até às 12 horas do dia 21 de outubro de 2025. O cadastro deve ser feito de forma online, pelo portal do Centro de Integração Empresa-Escola. As vagas são para estudantes do ensino médio, técnico e superior, e a seleção é para formação de cadastro de reserva. Isso significa que os aprovados serão chamados conforme surgirem necessidades nas agências do INSS, incluindo a de São Miguel do Oeste. Para participar, o estudante precisa ter mais de 16 anos; estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino; estar com a situação eleitoral e, no caso de homens maiores de 18 anos, com as obrigações militares regularizadas. Os estagiários vão cumprir jornada de 4 a 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira o que totaliza entre 20 e 30 horas semanais. A bolsa-auxílio pode chegar a mil 125 reais.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir um problema que já fez muitas vítimas no extremo-oeste. O programa vai analisar as questões que envolvem os golpes, especialmente os digitais, e refletir sobre formas de prevenção e os cuidados para evitar os prejuízos. O debate vai reunir o o presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, o delegado de polícia, SANDRO ZANCANARO, o gerente de agência da Sul Credi Amplea, MARCOS BATAGLIN e a Gerente de Relacionamento do Sicoob São Miguel, JÉSSICA NUNES. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre a programação da Festa do Padroeiro neste final de semana e o feriado da próxima segunda-feira, dia 29. Hoje e amanhã ocorre a venda dos tradicionais assados. Na segunda, ocorre a celebração religiosa presidida pelo arcebispo DOM ODELIR JOSÉ MAGRI. Em seguida, será servido o almoço com churrasco de gado e suíno, acompanhamentos como saladas, pão, cuca e sobremesas produzidas pelas voluntárias da paróquia. O programa de amanhã vai receber o padre CLETO STULP e o coordenador da comunidade, ITAMAR BERGAMIN. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas da manhã com a análise das noticias da semana. A entrevista sobre o Dia do Padroeiro começa as 11 meia.
A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assemblei Legislativa realizou, nesta quinta-feira, um seminário regional sobre o futuro da atividade leiteira. O evento ocorreu no CTG Mate Amargo e reuniu especialistas, entidades e agricultores. De acordo com o deputado ALTAIR SILVA, que propôs a realização do evento, o objetivo foi discutir os pontos críticos e os potenciais do setor, além de debater caminhos para o desenvolvimento sustentável e inovador. Ele disse que a bovinocultura de leite é de suma importância para o estado e é preciso estar ao lado do produtor para ouvir suas demandas e também para auxiliar na manutenção da atividade. Dados da Cidasc apontam que Santa Catarina conta com mais de 20 mil propriedades dedicadas à pecuária leiteira, responsáveis por mais de três bilhões de litros anuais. Esse volume coloca o estado na quarta posição da produção nacional.
O Comissão de Transplantes do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso vai realizar, hoje à tarde, mais uma atividade em alusão a campanha Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A atividade está marcada para as duas horas da tarde no calçadão da Almirante Tamandaré. Até as quatro da tarde, os servidores do hospital farão um pedágio com informações sobre a doação de órgãos para a população. Na quarta, o hospital promoveu uma palestra sobre a doação. O principal objetivo das ações é a conscientização das pessoas sobre a importância da doação de órgãos.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Miguel do Oeste emitiu um alerta que parte dos beneficiados pelo Programa Juro Zero ainda não retirou a Certidão de Aptidão. O documento é indispensável para a liberação do financiamento junto às instituições bancárias. Atualmente, 29 Microempresas e 22 Microempreendedores Individuais aprovados seguem pendentes quanto à retirada. O número equivale a cerca de 20 por cento do total de empresas habilitadas a acessar os recursos com juros pagos pela prefeitura. De acordo com Jeferson Dias, responsável pelo programa, as certidões têm validade até 7 de outubro de 2025. Após essa data, os empresários que não realizarem a retirada perdem a oportunidade de acessar o financiamento nesta primeira etapa.
Os vereadores RODRIGO BORGHETTI do PL, VIVI DE CARLI do Podemos e BUFO do MDB apresentaram nesta quinta-feira uma indicação solicitando ao prefeito a criação do Programa "Da Porteira Pra Dentro". O objetivo é incentivar os agricultores e estimular a permanência do jovem no campo. Conforme o anteprojeto de lei anexo à indicação, o Programa "Da Porteira Pra Dentro" visa incentivar a produção agrícola por meio da prestação de serviços nos acessos das propriedades rurais e nos arredores das instalações agrícolas, como galpões, estrebarias, entre outros. Os autores solicitaram ao Poder Executivo que o anteprojeto seja devolvido à Câmara como um projeto de lei formal, para que possa ser apreciado, discutido e votado. O objetivo é criar o incentivo que os agricultores "merecem e precisam".
Na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira foram aprovados dois projetos em segunda votação. Os textos seguem agora para sanção do prefeito, para entrarem em vigor. Um deles trata dos programas de apoio social do município. A proposta busca resolver conflitos gerados por alterações feitas por leis diferentes que acabaram sobrepondo dispositivos. O projeto foi aprovado por unanimidade em segundo turno. A outra matéria que passou em segunda votação é a que institui o Selo "Empresa Amiga da Juventude" com o objetivo de incentivar empresas de São Miguel do Oeste a oferecerem oportunidades de primeiro emprego a jovens estudantes e recém-formados. O projeto foi aprovado por maioria.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei que autoriza a prefeitura a celebrar um Acordo ou Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina. A proposta tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde, complementando a rede municipal já existente. O projeto foi aprovado em primeiro turno por unanimidade, e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito. Conforme a proposta, a cooperação permitirá que acadêmicos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia da Unoesc prestem atendimentos à comunidade, sob supervisão. Os pacientes, residentes do município, serão triados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos cursos previstos na redação do projeto para o Acordo de Cooperação técnica entre o município e a Unoesc, uma emenda do vereador SANDRO ZANCANARO do PL prevê que outros cursos podem ser envolvidos na parceria. Na mensagem anexa ao projeto, o prefeito EDENILSON ZANARDI afirmou que a cooperação representa um "benefício mútuo". Ele explicou que de um lado a população terá acesso ampliado a serviços de saúde qualificados e de outro, os futuros profissionais terão um "campo de prática real e supervisionado" para consolidar sua formação. O projeto prevê que não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes, cabendo ao município o fornecimento de materiais e insumos. O prazo do acordo será de até cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.
A vereadora CRIS ZANATTA do PSDB apresentou, nesta quinta-feira, um requerimento solicitando a convocação da secretária de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, THAIS COSTA, e do secretário de Desenvolvimento Sustentável, IRTON EDGAR LAMB. O objetivo é que os secretários compareçam à Câmara para "socializar, perante a comunidade, como se dará o prosseguimento da concessão do serviço de água e saneamento", após o resultado preliminar do Processo Licitatório ter sido conhecido. A vereadora ressalta que o serviço de água e saneamento é de "relevância absoluta para a população". Ela argumenta que a mudança do prestador do serviço "poderá afetar a vida de todos os munícipes nos próximos 30 anos", e que a transição gera motivo de preocupação dos usuários. Conforme Cris Zanatta, a presença dos secretários permitirá "esclarecer para a população e vereadores como serão os encaminhamentos para passagem à nova empresa".
A abertura das propostas financeiras da Concorrência Pública, destinada à concessão dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário do município pelo período de 30 anos, é apenas a primeira etapa do processo. A explicação é da secretária de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, THAIS COSTA. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e detalhou a sessão realizada um dia antes no Centro Administrativo com a presença das quatros empresas interessadas em assumir a exploração dos serviço de água e esgoto na cidade. Na abertura dos envelopes com as propostas, a empresa Águas de Valência do Brasil, apresentou a melhor oferta no valor de 60 milhões e 200 mil reais para a outorga a ser paga para o município.
O valor da outorga da concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto já contém o valor a ser repassada para a Casan por conta das estruturas da empresa na cidade. A explicação é da secretária de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, THAIS COSTA. Ela disse que se a empresa Águas de Valência do Brasil for confirmada vencedora, 12 milhões serão para indenizar a Casan e o restante, ou seja, 48 milhões serão repassados ao município. Se a Casan for a vencedora final, o valor integral da outorga vai para os cofres públicos. THAIS disse que a licitação ainda está no começo e os quatro participantes ainda vão passar por outras etapas até a conclusão e definição do vencedor final.
A comissão de licitação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto de São Miguel do Oeste vai começar a análise do plano de investimento e dos documentos das empresas nas próximas semanas. A informação é da secretária de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, THAÍS COSTA. Ela disse, no Peperi Entrevista de ontem que a análise das empresas envolvidas na licitação ainda terá, pelo menos, mais duas etapas.
Um homem com mandado de prisão foi localizado e detido na manhã desta quinta-feira em Guarujá do Sul. Por volta das nove horas da manhã, a Polícia Militar localizou o suspeito no centro da cidade. O homem, de 40 anos, era procurado pela Justiça pelos crimes de maus-tratos contra pessoa idosa e dano. O mandado havia sido expedido pela Comarca de São José do Cedro. Durante a abordagem, segundo a PM, houve a necessidade do uso de algemas, diante do risco de fuga e para garantir a segurança da guarnição. A PM informou que ele apresentava escoriações antigas, que segundo o próprio homem, seriam decorrentes de uma tentativa de fuga anterior durante outra ação policial. Ele também havia rompido a tornozeleira eletrônica e foi encaminhado para o presídio de São José do Cedro.
A Polícia Militar prendeu um homem por tráfico de drogas e apreendeu cerca de um quilo de maconha em Maravilha nesta quinta-feira. Por volta das 11 horas da noite, a PM abordou quatro usuários de drogas, incluindo um menor de 17 anos. Os policiais também localizaram o suspeito de praticar o crime de tráfico de drogas, um homem de 22 anos. No local foi encontrado e apreendido cerca de um quilo de maconha, além de uma balança de precisão. Diante dos fatos o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia de polícia. Os usuários do entorpecente também foram conduzidos como testemunhas do fato.
Um idoso, de 69 anos, identificado como ADELAR LOVATEL, morreu na tarde desta quinta-feira, ao ser atropelado por um trator, em Linha Taquara, no interior de Iporã do Oeste. O filho da vítima foi quem acionou o socorro. Ao chegar na propriedade, o Corpo de Bombeiros encontrou o idoso caído, com a roda traseira do trator sobre a cabeça. Ele sofreu traumatismo craniano e morreu no local do acidente. Abalado, o filho precisou de atendimento médico. A Polícia Militar, a Polícia Civil de Iporã do Oeste e a Polícia Científica de São Miguel do Oeste também foram acionadas para atender a ocorrência. As circunstâncias e causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.