-PRÉVIA DA INFLAÇÃO MEDIDA PELO IPCA-15 ACELERA PARA 0,48% EM SETEMBRO
-SEM ACORDO, GREVE DOS TRABALHADORES DA CELESC ENTRA NO QUINTO DIA
-SEMINÁRIO DEBATE O FUTURO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE
-SÃO JOÃO DO OESTE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DO IDOSO
-AEST PROMOVE EVENTO SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA
-SECRETÁRIO RELATA CONQUISTAS EM CAPACITAÇÕES PARA EMPRESÁRIOS
-JOVEM É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRO
-IDOSO MORRE ATROPELADO POR TRATOR EM IPORÃ DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento das nuvens a noite. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 28 graus. Neste momento 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse que autoridades da Rússia vão "precisar saber onde estão os abrigos antiaéreos mais próximos" se Vladimir Putin não terminar com a guerra contra seu país. ZELENSKY disse que pediu ao presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, um novo sistema de armas que, segundo ele, aceleraria o fim da guerra e forçaria Putin a ir à mesa de negociações. O líder ucraniano sugeriu também que os centros de poder da Rússia, como o Kremlin, a sede do governo russo, estariam na mira da Ucrânia. O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, DMITRY MEDVEDEV, respondeu à fala de ZELENSKY ao dizer que a Rússia tem um arsenal que nenhum bunker ou abrigo antiaéreo é capaz de proteger. MEDVEDEV é ex-presidente russo e um dos maiores aliados do presidente VLADIMIR PUTIN.
O presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS, afirmou nesta quinta-feira durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas que não haverá paz no Oriente Médio se não houver um Estado palestino. ABBAS discursou em um desafio ao governo de DONALD TRUMP, que havia proibido seu visto de entrada para os Estados Unidos semanas antes da assembleia, que ocorre na sede da ONU em Nova York nesta semana. Ele falou por videoconferência, respaldado pela maioria dos membros das Nações Unidas. Rival político do Hamas, Mahmoud Abbas também criticou o ataque do grupo terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023, que iniciou a guerra na Faixa de Gaza e afirmou que dirigentes do Hamas não terão participação em um eventual governo palestino em Gaza após a guerra.
O presidente DONALD TRUMP afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos vão impor novas tarifas a partir de primeiro de outubro. A medida irá atingir a importação de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro. O anúncio foi feito pelo republicano em sua rede social, sob a justificativa de proteger os fabricantes locais diante do que chamou de uma "inundação" desses produtos nos Estados Unidos. Ele também citou "razões de segurança nacional". Segundo Trump, as novas tarifas de importação vão variar entre 25, no caso de caminhões pesados e 100 por cento para produtos farmacêuticos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, subiu zero vírgula 48 por cento em setembro. A informação foi divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. O aumento nos preços representa alta de zero vírgula 62 ponto percentual em relação a agosto, quando o índice caiu zero virgula 14, registrando a primeira deflação em mais de um ano. De acordo com o IBGE, o principal impacto para a alta dos preços veio do grupo Habitação, especialmente da energia elétrica residencial. Após cair quatro vírgula 93 por cento em agosto, a tarifa subiu 12 por cento em setembro, devido ao fim do Bônus de Itaipu, creditado nas contas do mês anterior.
O governo federal prepara, para a próxima semana, um primeiro contato com a Casa Branca, após o aceno do presidente DONALD TRUMP a LULA durante a Assembleia Geral da ONU, nesta semana, em Nova York. A ideia é que esse contato ocorra pelas vias formais, ou seja, uma nota diplomática, termo técnico para esse tipo de comunicação será enviada ao Departamento de Estado americano, comandado por MARCO RUBIO, sugerindo uma conversa entre os dois presidentes, por telefone ou por videoconferência. Ainda não há prazo previsto para que essa conversa aconteça. O principal ponto da conversa será a tarifa extra de 50 por cento imposta pelos Estados Unidos aos produtos do Brasil.
ANTÔNIO CARLOS CAMILO ANTUNES, preso pela Polícia Federal na investigação que apura desvios de pensões e aposentadorias pagas pela Previdência Social, afirmou nesta quinta-feira à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS que é um "empreendedor nato". Ele também disse que "Careca do INSS" é um personagem fictício. O empresário declarou ainda não ter "nenhuma relação" com o poder público. Preso pela Polícia Federal no último dia 12, ANTUNES é apontado como facilitador do esquema que desviou recursos de aposentados e pensionistas. Os investigadores afirmam que empresas ligadas a ele operaram como intermediárias financeiras de associações investigadas na fraude. No depoimento desta quinta à CPI, o empresário negou que suas empresas tenham ligação com as fraudes na Previdência. Segundo ele, os negócios apenas prestavam serviços às associações investigadas por descontos irregulares em aposentadorias e pensões.
Nos primeiros oito meses de 2025, foram retidas em Santa Catarina um total de quatro mil 819 cédulas falsas de real. O valor, caso as notas estivessem em circulação, seria de 584 mil 877. Os dados são do Banco Central do Brasil. O indicador equivale ao total de cédulas falsificadas recolhidas e entregues em agências bancárias. A maioria das notas falsas recolhidas em Santa Catarina são de valores maiores. Foram apreendidas duas mil 784 notas de cem reais e mil 407 notas e 200 reais. Ao todo, foram retirados de circulação mais de 500 mil reais em notas falsas nos oito primeiros meses do ano. Santa Catarina foi o sexto estado do país com maior número de notas falsas apreendidas até agosto no país.
O Produto Interno Bruto de Santa Catarina cresceu quatro vírgula dois por cento no primeiro semestre de 2025, valor acima da média nacional, de dois e meio por cento. A estimativa faz parte de um estudo que será publicado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas. Segundo JULIANA TRECE, economista do instituto e uma das autoras da pesquisa, o mapeamento mostrou que o estado segue tendência de crescimento desde 2017 e reforça a expectativa de continuidade desse movimento nos próximos anos. O trabalho analisou a evolução do PIB dos três estados da região Sul e nos primeiros seis meses do ano, comparando também os resultados com o segundo semestre de 2024. Um dos destaques foi a agropecuária de Santa Catarina que teve aumento estimado em 15 por cento, entre abril e junho.
A reunião entre a Celesc e o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitário, realizada nesta quinta-feira, terminou sem acordo para o fim da greve. A paralisação começou no início da semana após reivindicações de salários melhores e garantia de direitos iguais pelos funcionários. A greve entrou no quarto dia nesta quinta-feira. As paralisações contam com acompanhamento do Ministério Público desde terça-feira para que os consumidores não sejam prejudicados pela paralisação. A Celesc reforçou que empresa afirmou que reforça o diálogo e o respeito de greve dos trabalhadores. Afirmou, ainda, que as negociações devem ser retomadas na sexta-feira. O Sindicato confirmou que pretende continuar com as negociações. A greve entra hoje no quinto dia.
O Centro Cultural Almiro Theobaldo Muller de Itapiranga iniciou nesta quinta-feira, uma exposição em homenagem aos 100 anos da chegada da família Düngersleber a Itapiranga, na linha Chapéu. A exposição traz momentos históricos da comunidade, uma breve biografia dos membros da família e itens trazidos da Alemanha. A solenidade de abertura da exposição contou com a presença da família, inclusive da nora dos primeiros colonizadores. Ela possui 102 anos e esteve no Museu para a homenagem. O evento contou ainda com a participação do Prefeito, Secretária de Educação, Diretora de Cultura, os escritores AGOSTINHO PETRY e ANA MARIA PETRY, que lançaram o livro sobre a família e os 100 anos da comunidade. A exposição ficará durante alguns meses no Centro Cultural para todos os interessados.
Seminário Regional debate o futuro da cadeia produtiva do leite. O deputado ALTAIR SILVA, destacou a realização de um seminário sobre bovinocultura de leite em São José do Cedro, antecedendo a Expo Cedro. O objetivo foi reunir produtores de leite da região para discutir os desafios e as técnicas para superar os momentos de dificuldade na cadeia produtiva do leite, que é uma das áreas do agronegócio que mais gera emprego em Santa Catarina. O seminário contou com a presença de especialista da UDESC, e um debate com representantes da FAESC, FETAESC e Sindileite, para discutir os desafios enfrentados pela cadeia produtiva do leite, incluindo a queda acentuada dos preços.
Epagri promove reuniões regionais com servidores dos escritórios dos municípios do Extremo Oeste. Momento serve para avaliação das ações e planejamento das atividades. De acordo com o Diretor Estadual de Extensão Rural da Epagri, GUSTAVO CLAUDINO, a roda de conversa serve para ouvir os funcionários, que são responsáveis por atender as demandas dos trabalhadores rurais. O Diretor relata que está percorrendo o estado com reuniões regionais para debater também os investimentos e melhorias que são promovidas. CLAUDINO destaca o respeito pela região Extremo Oeste que possui grande potencial no agronegócio. O Diretor de Extensão da Epagri relata ainda que a empresa já fora em ações para 2026 e anos seguintes, com olhar de inovação e dinâmica para entender a realidade de cada região.
Novas contratações da Epagri proporcionam maior capacidade de atendimento da assistência técnica. Empresa mantém plano incentivado de demissões e busca reposição de profissionais que alcançam a aposentadoria. Segundo o Diretor Estadual de Extensão Rural da Epagri, GUSTAVO CLAUDINO, a Epagri está há um ano promovendo um processo de renovação da equipe. Ele considera que ao final das alterações no quadro de funcionários a equipe será maior e renovada com profissionais que chegam com novas ideias. CLAUDIONO destaca que entre as ações que a Epagri projeta para os próximos seis anos, o maior impacto deve ser do SC Rural. Na medidas incluem prevenção de eventos climáticos visando preparar os produtores rurais diante de cheias e estiagens.
O deputado ALTAIR SILVA, mediador da mesa redonda, coordenou os trabalhos em nome da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa. Ele destacou a criação do programa Leite Bom Santa Catarina, que viabiliza recursos a custo acessível para os produtores, inclusive com juros zero para os ligados ao Pronaf. O deputado também mencionou a equalização da base tributária com o Paraná e o Rio Grande do Sul, uma luta de muitos anos que foi atendida pelo governo estadual. O deputado ressaltou a aprovação de um projeto de lei que retira os incentivos fiscais das empresas que importarem leite de outros países, uma medida para proteger os produtores locais. Ele acredita que o excesso de produção e a queda do poder aquisitivo da população são os principais fatores que contribuem para a queda dos preços do leite.
São João do Oeste participa de conferência dos direitos da pessoa idosa. A sexta Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu nesta semana em Florianópolis. O tema foi Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação. A coordenadora da terceira idade, LOIVA HOFF, explicou que o objetivo da conferência foi promover a proposição de ações com enfoque no envelhecimento digno e saudável. Segundo ela, isso reforça o o compromisso em ouvir, propor e reconstruir políticas públicas voltadas para a pessoa Idosa. Cada proposta discutida pode e deve se transformar em avanços reais na qualidade de vida dos nossos idosos. Os representantes de São João do Oeste foram coordenadora da terceira idade LOIVA HOFF e o vice-presidente do conselho municipal da pessoa Idosa, ROQUE NEIS. Ambos foram eleitos na conferência regional de São Miguel do Oeste durante o mês de junho.
As obras do viaduto de Guaraciaba, na BR 163, podem sofrer uma nova paralisação. Nesta semana, funcionários que trabalham no local informaram que estão em aviso prévio até o final do mês. De acordo com eles, a empresa se comprometeu a retirar o aviso caso os valores atrasados sejam repassados pelo governo federal. Se isso não acontecer, os trabalhadores serão demitidos. Os funcionários relataram que ainda há muito trabalho a ser feito no viaduto, como a derrubada de um barranco, aterro, compactação e asfaltamento de uma área de aproximadamente 300 metros. Recentemente, o deputado do PT, PEDRO UCZAI, disse que o governo havia descontingenciado recursos do orçamento federal para o DNIT SC e que o trabalhos seriam retomados normalmente para a conclusão das obra.
O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS iniciou nesta quinta-feira a fase de pré-inscrição para processo seletivo de estagiários de níveis médio, técnico e superior em mais de 20 cidades de Santa Catarina. O cadastro para os estudantes interessados deve ser feito até 12 horas do dia 21 de outubro, de forma online. Segundo o edital, o processo é destinado à formação de cadastro de reserva, ou seja, não há número fixo de vagas já abertas. Os candidatos serão chamados à medida que houver necessidade de estagiários nas agências do INSS espalhadas pelo território nacional. As vagas são destinadas para estudantes acima de 16 anos, matriculados em uma unidade de ensino e com as obrigações eleitorais e militares. A agência de São Miguel do Oeste possui vagas disponíveis.
O assessor do deputado federal PEDRO UCZAI, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER se manifestou sobre a situação o orçamento para a conclusão das obras do viaduto de Guaraciaba na BR 163. De acordo com ele, o valor para as obras da BR-163 estava se esgotando entre julho e agosto, mas na virada da primeira para a segunda quinzena de agosto, foi empenhado um montante de 18 milhões de reais vinculados ao contrato com a empresa responsável pelas obras. CLAUDIO disse, no entanto, que esse valor não é suficiente para a conclusão, mas seria o suficiente para dar continuidade aos trabalhos até um novo empenho. A Câmara de Vereadores de São José do Cedro fez um pedido de informações ao deputado sobre a obra e aguarda uma resposta do governo.
AEST prepara evento para debater a reforma tributária. As orientações vão ocorrer em parceria com a assessoria jurídica e tributária da FACISC. Com acesso gratuito aos empresários, o evento busca esclarecer dúvidas sobre a reforma tributária. A Presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, LUIZE SCHROEDER, destaca que a palestra vai ocorrer no dia 14 de outubro, no auditório do Sicoob, em Tunápolis. Ela destaca que a reforma tributária vai impactar de maneira significativa e ainda não foram detalhados aspectos importantes da nova legislação. LUIZE considera que será uma conversa para esclarecer dúvidas, pois ainda existem muitas lacunas por parte do governo federal.
A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis quer desmitificar este tema com esclarecimento pontuais, diante de uma mudança bastante grande na recolha dos impostos. LUIZE SCHROEDER menciona que vão ocorrer inclusive alterações de nomenclatura, acabando por exemplo com o ICMS que é o imposto mais significativo. Também será uma oportunidade para os escritórios de contabilidade acompanharem as informações. De acordo com, LUIZE SCHROEDER, para sobreviverem, as empresas precisam ter cuidado com os custos, sendo que os impostos possuem impacto significativo. A Presidente da AEST cita que até mesmo a arrecadação dos municípios será influenciada a partir da reforma tributária.
Comitiva de Itapiranga participa de um dos maiores ventos de capacitações do Brasil. A décima edição do HJ Conference, em Concórdia iniciou ontem e prossegue até este sábado. Na abertura teve palestra com o ex-ministro da economia, PAULO GUEDES. Oito mil pessoas vem marcar presença nos três dias de programação, com mais de 250 palestrantes. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, o HJ apresenta conteúdos de alta qualidade com trilhas temáticas em diferentes áreas estratégicas para o desenvolvimento de negócios. Mais de 20 pessoas de Itapiranga participação da conferência em Concórdia. A Associação Empresarial fez grande mobilização para empresários participarem.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico valoriza a grandeza dos debates sobre empreendedorismo. Ele chama atenção que as informações contribuem para novos empreendimentos e também para aprimorar sistema da economia dos municípios. ALEXANDRE SIQUEIRA destaca também a importância de Itapiranga apresentar suas potencialidades, especialmente no setor de turismo. De acordo com o Secretário, também está sendo aproveitado o evento para a divulgação da quadragésima sexta Oktoberfest de Itapiranga, que inicia no dia quatro de outubro.
Um casal de idosos ficou ferido em uma saída de pista no interior de Cunha Porã na manhã de ontem. Um Celta, conduzido por um idoso de 75 anos caiu em uma valeta às margens da estrada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer as vítimas. O motorista foi encontrado fora do veículo, sem ferimentos aparentes. Ele foi encaminhado para o Hospital de Cunha Porã. A idosa foi encaminhada ao Hospital antes da chegada dos bombeiros, por populares. A Polícia Militar esteve no local.
Um jovem de 21 anos, condenado a 15 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável foi preso por volta das 14 horas de ontem em Maravilha. A Polícia Militar localizou e abordou o jovem no centro da cidade e identificaram que havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Comarca de Maravilha. O condenado foi enviado a Unidade Prisional Avançada de Maravilha para começar a cumprir a pena.
Um motociclista ficou ferido em uma colisão com um carro no fim da tarde desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 18 horas e 15 minutos, no cruzamento das ruas Waldemar Rangrab e Severino Veronese, no bairro Jardim do Peperi. O homem apresentava suspeita de fratura em uma das mãos, mas estava consciente e orientado. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional. Testemunhas relataram à polícia que o motociclista teria cortado à frente do carro, o que provocou a colisão. A motorista do veículo não se feriu.
Um caminhão carregado de grãos tombou na manhã desta sexta-feira em São Carlos. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10 horas, para atender o motorista. O caminhão colidiu em outro veículo, que estava realizando a pintura da sinalização no asfalto e tombou. O motorista foi retirado da cabine por populares e apresentava escoriações nas costas e nos braços. Ele foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital de São Carlos. A Polícia Militar foi acionada. Os bombeiros realizam a limpeza da pista.
Um idoso, de 69 anos, identificado como ADELAR LOVATEL, morreu na tarde desta quinta-feira, ao ser atropelado por um trator, em Linha Taquara, no interior de Iporã do Oeste. O filho da vítima foi quem acionou o socorro. O idoso foi encontrado caído de barriga para baixo, com a roda traseira do trator sobre a sua cabeça, e com traumatismo craniano. Ele morreu no local, antes da chegada do Corpo de Bombeiros. O filho, devido ao abalo emocional, precisou de atendimento médico. A Polícia Militar, a Polícia Civil de Iporã do Oeste e a Polícia Científica de São Miguel do Oeste também foram acionadas para atender a ocorrência. As circunstâncias de como ocorreu o acidente ainda não foram reveladas.