ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 26/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, prometeu a BORIS JOHNSON um grande acordo comercial para o Reino Unido pós-Brexit neste domingo e elogiou o novo primeiro-ministro como o homem certo para tirar o Reino Unido da União Europeia. JOHNSON, que enfrenta uma delicada tarefa de conquistar aliados europeus e não enfurecer TRUMP em uma cúpula do G7 na França, disse que as negociações comerciais com os Estados Unidos seriam difíceis, mas havia enormes oportunidades para as empresas britânicas no mercado americano.

A cúpula do G7, reunida no sudoeste da França no último fim de semana, concordou em ajudar os países atingidos pelas queimadas na Amazônia "o mais rápido possível". O anúncio é do presidente francês, EMMANUEL MACRON sem dizer qual seria a forma dessa auxílio. As queimadas na Amazônia foram inseridas na pauta do G7, cúpula das sete grandes economias mundiais. O objetivo é chegar a um consenso sobre a ajuda financeira para os países sul-americanos combaterem o desmatamento e promoverem o reflorestamento.

O presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, afirmou neste domingo que levará à ONU a proposta de um pacto regional de conservação da Amazônia, em resposta aos incêndios que consumem a maior floresta tropical do mundo. A iniciativa busca preservar a floresta do desmatamento e dos incêndios que devastam a Amazônia, compartilhada por Colômbia, Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, assim como a Guiana Francesa, um departamento de ultramar da França.

Pacto deve ser apresentado, antes da apresentação das propostas. Antes de levar a proposta à assembleia das Nações Unidas, o presidente colombiano apresentará o pacto à reunião do gabinete binacional do qual participará na próxima terça-feira com o presidente peruano MARTÍN VIZCARRA.

Manifestantes se reuniram em 46 cidades de 21 estados e no Distrito Federal, neste domingo, para protestar contra o projeto de lei de abuso de autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e aguarda sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Os protestos, que foram convocados pelo grupo Vem pra Rua, entre outros, também citam apoio à Lava Jato e ao governo BOLSONARO. Pedem ainda a indicação do procurador DELTAN DALLAGNOL à Procuradoria-Geral da República. Também houve cartazes com críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal.

O Ministério da Economia aprovou, neste sábado, a liberação de 38 milhões e 500 mil reais para o combate de queimadas na região da Amazônia. O descontingenciamento, segundo a pasta, atende a pedido feito na sexta-feira pelo Ministério da Defesa e será imediato. Em nota, o ministério diz que “está acompanhando a evolução do tema e tomará as providências necessárias, em conjunto com a Defesa, para atender plenamente o comando presidencial”, citando o decreto de BOLSONARO que autorizou uso das Forças Armadas no combate aos incêndios. O governo disse que sete estados já formalizaram pedido para ação das Forças Armadas no combate às queimadas.

A Polícia Federal vai investigar uma série de queimadas registradas no estado do Pará. A informação foi confirmada neste domingo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Reportagem da Revista Globo Rural publicada neste domingo mostra que redes sociais foram utilizadas para convocar o "dia do fogo", realizado no dia 10 de agosto, quando várias regiões do estado foram incendiadas. Em uma rede social, o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, disse neste domingo que o presidente Jair Bolsonaro "determinou abertura de investigação rigorosa para apurar e punir os responsáveis pelos os fatos narrados".

Um advogado suspeito de aplicar golpes em cerca de 900 pessoas foi preso em Balneário Piçarras, no Litoral Norte. Ele é investigado em cerca de 150 inquéritos policiais por crimes de estelionato e apropriação indébita. O homem estava foragido há aproximadamente três anos. Os golpes que ele aplicava estavam relacionados a processos para diminuir juros de financiamentos de carros. Ele recebia as prestações, mas não repassava o dinheiro em juízo. A Polícia Civil calcula que o prejuízo causado pelo advogado esteja na casa dos cinco milhões de reais.

Santa Catarina também aderiu a uma nova convocação do movimento nacional “Vem Pra Rua”, com o objetivo de demonstrar apoio ao Governo Federal e à Lava Jato, com críticas a alguns ministros do Supremo Tribunal Federal. Em Florianópolis cerca de cinco mil pessoas, segundo a organização, e cerca de três mil, segundo a Polícia Militar, saíram do Trapiche na Beira Mar Norte e caminharam cerca de cinco quilômetros até a sede da Superintendência da Polícia Federal. Em Santa Catarina também ocorreram atos em Joinville e Blumenau.

O governador CARLOS MOISÉS assinou, na última sexta-feira, a Medida Provisória da Tributação Verde que trata da nova política de tributação de agrotóxicos em Santa Catarina. O texto adota critério pioneiro no país. Com validade retroativa a primeiro de agosto, prevê a isenção do ICMS até 31 de dezembro e, a partir de janeiro do ano que vem, os insumos serão tributados progressivamente conforme o grau de toxicidade de cada produto. De acordo com a Cidasc, a expectativa do Governo é que a isenção para esses produtos estimulem a oferta de insumos menos tóxicos e que não agridem o meio ambiente. Em torno de 80 por cento dos agrotóxicos utilizados no estado estão na faixa azul, a segunda mais baixa de tributação.

Comunidade segue preparativos para Romaria do Rio Elias. Quem comenta é VANDERLEI MARTINS – um dos organizadores do tradicional evento religioso que acontece no Santuário de Salette na comunidade de Rio Elias em Renascença. Ele destaca que em média, passam pelo santuário de Salette, no dia da romaria, cerca de 15 mil pessoas. Neste ano ela acontece no dia 22 de setembro, e o organizador acredita que não será diferente. O ponto auge da romaria sempre é a missa campal. Outro destaque também é a encenação da aparição da Santa. Todos os anos jovens da comunidade se preparam para apresentar a encenação aos mais de 15 mil romeiros que participam da romaria.

Romaria do Rio Elias é uma das maiores do sudoeste do Paraná. Quem lembra é VANDERLEI MARTNS. Ele salienta que a expectativa é grande para mais essa edição. De acordo com ele, estão organizando os últimos detalhes para receber os devotos de Nossa Senhora da Salete. Segundo organizador, Nossa Senhora apareceu a duas crianças na França, com trajes de camponesa. A mensagem que ela deixou fala de recomeços e renovação dos valores da família, da fé e da igreja. Isso tudo é repassado através da encenação aos romeiros.

Reunião da FETRAF discute situação de estiagem nos municípios da região. Segundo LIZETE BERNARDI- Presidente do SINTRAF regional de Campo Erê o assunto foi abordado em Chapecó. Afirma que a situação com a falta de água está preocupante, inclusive com a falta para o consumo dos animais. Com isso, tem a queda na produção de leite. LIZETE afirma que a estiagem veio após uma forte geada que atingiu os municípios e, com isso, a falta de recuperação das pastagens, dificultou também a alimentação dos animais.

Objetivo é conversar com as administrações dos municípios de abrangência do sindicato. LIZETE afirma que o intuito é de orientar as prefeituras a fazer o decreto de emergência, pois se for necessário acionar o estado para conseguir ajuda na situação, é necessário que tenha o registro do estado de emergência.

Agricultores enfrentam sérios problemas com falta de água. A informação é de ANTÔNIO TEIXEIRA DA ROSA – secretário de agricultura e infraestrutura rural de Campo Erê. Ele comenta que é alto o número de pessoas que procuram a pasta para pedir ajuda para abastecimento de água. A secretaria, afirma TEIXEIRA está trabalhando para ajudar a todos que enfrentam problemas com a estiagem neste momento. Duas máquinas foram destinadas para limpar os bebedouros, a fim de que os agricultores tenham água para os animais.

Algumas famílias estão sem água até para beber. TEIXEIRA comenta que se reuniu com a Defesa Civil do município para encontrar meios de resolver esse problema. A seca é muito grande e a demanda de agricultor atingida é alta. A Secretaria de Agricultura está levando água para o interior com um caminhão antigo do Corpo de Bombeiros. Se alguém precisar deve entrar em contato com o setor.

Animais morrem após ingerir água contaminada. Afirmação é do secretário de agricultura de Campo Erê ANTÔNIO TEIXEIRA DA ROSA. Ele reconhece que a situação está bastante crítica, a seca é grande também, mas pede que os agricultores não deem qualquer tipo de água aos animais e muito menos bebam. Já teve perda de vaca de leite, e foi comprovado que foi contaminação pela água.

Bombeiros da região podem atuar no combate a incêndios na Amazônia. Está confirmado a ida de quatro profissionais do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros para reforçar a equipe de combate a incêndios na Amazônia. Segundo o Tenente Coronel e Comandante, JORGE CAMEU, serão dois do quartel de Guaraciaba e dois de São Miguel do Oeste. Os militares que estão de sobreaviso para a Força-Tarefa são: Tenente JOÃO RUDINI e Soldado DOUGLAS VIVIAN de São Miguel do Oeste, e Cabo ANDERSON GORGES e cabo FERNANDO MOLINET de Guaraciaba.

Convocação dos militares da região representa uma satisfação pela capacitação que o efetivo tem e também pelos equipamentos que possuem para o combate. O comando geral já mandou o ofício para a destinação dos bombeiros e eles só estão no aguardo de uma data para o deslocamento. Ainda no sábado, uma força-tarefa, que inclui bombeiros e policiais militares ambientais de Santa Catarina, foi colocada à disposição do governo federal para o combate às queimadas registradas nos últimos dias na região amazônica do Brasil.

A decisão do governador CARLOS MOISÉS foi tomada durante o quarto Encontro do Conselho do Consórcio de Integração Sul e Sudeste. Segundo o comandante CAMEU, o encontro reuniu os governadores de sete Estados brasileiros em Vitória, no Espírito Santo. A decisão também foi tomada por outros chefes de Estado e a medida foi coloca no texto final da chamada "Carta de Vitória".

Motorista fica ferido em colisão. Um homem de 33 anos, ficou ferido após colidir com um Golf em uma árvore na SC-305, na linha Bela Vista, interior de São Lourenço do Oeste. O acidente ocorreu por volta de 4 horas e 35 minutos de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi conduzido para atendimento médico no pronto-atendimento municipal.

Casal é atropelado na avenida Brasil. Um casal acabou sendo atropelado na noite de ontem na avenida Brasil, próximo ao Ítalo Supermercado, em São Lourenço do Oeste. A mulher teve mais ferimentos, apresentando hemorragia externa e corte na cabeça, além de outras lesões. Já o homem tinha ferimento na perna. Ambos foram levados pelos bombeiros ao pronto-atendimento para avaliação médica.

Unidade Básica de Saúde é alvo de bandidos. A Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste, foi alvo dos bandidos na madrugada de hoje. Segundo a Polícia Militar, após disparo do alarme, os policiais estiveram no local e constataram o arrombamento de uma janela. Foram levados um computador com CPU, monitor, mouse e teclado. Até o momento, ninguém foi preso.

Colisão deixa quatro pessoas feridas. Uma colisão frontal entre dois veículos foi registrada na noite de ontem, por volta das 22 horas na rodovia PR-180, próximo a Comunidade de Rio Tuna em Francisco Beltrão sentido a Dois Vizinhos. Se envolveram no acidente uma caminhonete Strada de Nova Esperança do Sudoeste conduzida por VALMOR CONSTANTINO, 52 anos e um Gol de Francisco Beltrão conduzido por SABRINA BUENO, 32 anos. Os dois condutores e os passageiros do Gol, JONAS DOS SANTOS, 21 anos e BRUNO DA VEIGA, 18 anos, sofreram ferimentos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e Samu e encaminhados para atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

Caminhão de Marmeleiro se envolve em grave acidente na BR-364. Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas numa colisão sábado em Cuiabá. De acordo com a Rota do Oeste, concessionária que administra a rodovia, o acidente envolveu dois caminhões e uma caminhonete. Quatro vítimas ficaram presas às ferragens da caminhonete. A Polícia Rodoviária Federal informou que a pessoa que morreu é o motorista da caminhonete de 42 anos. Duas equipes de resgate da concessionária foram encaminhadas para atendimento das vítimas.

Uma das vítimas foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Cuiabá pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso. Uma segunda vítima foi removida do local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O engavetamento envolveu uma Scania, com placas de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, uma caminhonete S-10 e um Volvo prata, placa de Marmeleiro. A forma como ocorreu o acidente e o nome dos envolvidos não foi repassado pela polícia.

Homem é encontrado carbonizado. A Polícia Militar encontrou ontem, por volta das 20 horas e 20 minutos, em GalvãoSC, a vítima de 46 anos, morta, carbonizada. De acordo com a PM, o corpo estava perto do campo de futebol União, no Centro. Foi o colega da vítima, um homem de 45 anos, que acionou a Polícia após sentir falta do amigo. Segundo ele, o colega saiu de casa à tarde e não havia retornado até a hora da ocorrência.

Vítima, diariamente, levava dois terneiros para pastar nas proximidades do campo de futebol. Perto do local, havia uma queimada e as chamas estavam altas, disse o amigo da vítima, para a PM. Horas depois do fogo, o corpo de SÉRGIO BETT foi encontrado carbonizado. O Instituto Geral de Perícias de São Lourenço do Oeste foi chamado para o levantamento.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.