ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O número de mortes nas inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de monção se aproxima de 160 na Índia, onde equipes de resgate buscam dezenas de desaparecidos.A costa oeste do país foi afetada por chuvas torrenciais desde quinta-feira e, segundo o serviço meteorológico da Índia, mais tempestades são aguardadas para os próximos dias. No estado de Maharasthra, 149 pessoas morreram, incluindo mais de 40 em um deslizamento de terra na quinta-feira. As equipes de emergência retiravam neste domingo a lama e os escombros em busca de 99 pessoas desaparecidas.

O presidente da Tunísia, KAIS SAIED, determinou na noite deste domingo a suspensão por 30 dias das atividades do Parlamento e a destituição do primeiro-ministro, HICHEM MECHICHI. A decisão, tomada após reunião no palácio presidencial, atribui para SAIED plenos poderes executivos. Ele afirmou que seguiu o artigo 80 da constituição da Tunísia, que permite que este tipo de medida seja adotada frente à um "perigo iminente". SAIED também usou o trecho para suspender a imunidade dos membros do Parlamento.

O Reino Unido recebeu neste domingo ministros do Clima e Meio Ambiente de 51 países para conversas apontadas como "cruciais". O encontro antecede a cúpula COP, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. O ministro britânico ALOK SHARMA, presidente da COP 26, conduzirá a reunião de dois dias, que, segundo Londres, abordará "questões-chave a serem resolvidas" na cúpula. Em nota, o governo britânico afirmou que Sharma "buscará construir um consenso e esboçar as principais linhas das decisões que espera que sejam tomadas em Glasgow".

O neurocirurgião DANIEL FRANÇA, marido da deputada federal JOICE HASSELMANN, negou qualquer possibilidade de ter agredido a mulher. A parlamentar está com fraturas e hematomas pelo corpo desde a madrugada do dia 18 e não se lembra como os ferimentos aconteceram. Ela desconfia de uma agressão e afirma ter dois suspeitos de ser o mandante do crime, ambos de nomes da política, sendo um deles um parlamentar. JOICE se recusa a dizer os nomes publicamente, mas afirmou ter relatado quem são ao Departamento de Polícia Legislativa, responsável pela investigação. O casal, no entanto, não descarta completamente a possibilidade de ter sido um acidente doméstico.

O senador CIRO NOGUEIRA confirmou que tem um encontro previsto com o presidente JAIR BOLSONARO nesta segunda-feira para tratar de sua provável indicação ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A expectativa em Brasília é que, depois do encontro, BOLSONARO anuncie as mudanças em sua equipe ministerial que vêm sendo aventadas ao longo da última semana. Com a troca na Casa Civil, o atual titular da pasta, LUIZ EDUARDO RAMOS, deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de ONYX LORENZONI. A Onyx, teria sido prometido um novo ministério, fruto de um possível desmembramento da pasta da Economia que levaria à criação de um novo Ministério do Emprego e Previdência.

O Congresso Nacional pode analisar a partir de agosto, na volta do recesso parlamentar, uma série de projetos relacionados à área ambiental. Especialistas e parlamentares, no entanto, apontam riscos à preservação. Entre essas propostas estão o projeto da regularização fundiária; o que altera as regras de licenciamento ambiental; e o que dificulta a marcação de terras indígenas e flexibiliza o uso das terras. O primeiro amplia o tamanho de imóveis rurais que podem ser regularizados por sensoriamento remoto, isto é, sem vistoria presencial. A proposta que dificulta a demarcação de terras indígenas, também em análise na Câmara, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e foi alvo de muitos protestos.

Santa Catarina pode ter um novo recorde histórico de frio nesta semana, conforme os dados da previsão do tempo. As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre 10 e 12 graus negativos, semelhante a menor temperatura já registrada em Santa Catarina que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Uma nova e intensa massa de ar frio polar poderá reduzir as temperaturas mínimas do Estado. A defesa civil emitiu um alerta para os municípios informando que a semana deve ser a mais gelada deste ano. Florianópolis está preparando abrigos para pessoas em situação de rua: haverá vagas na Passarela da Cidadania, no Centro e também em um hotel conveniado.

O Ministério da Saúde confirmou que deve enviar 394 mil doses contra a Covid-19 para Santa Catarina nesta semana. Desta vez, vêm vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Coronovac. As chegadas estão previstas para terça e quarta-feira. São 207 mil doses da Astrazeneca, 113 mil da Coronavac e 72 mil e 500 da Pfizer. A Secretaria da Saúde já adiantou que todas as vacinas da Astrazenca serão para dose a dois. Já as vacinas da Pfizer e da Coronovac para primeira e segunda doses. Ainda hoje, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica deve oficializar a divisão por municípios e o quantitativo exato para dose um e doses dois.

A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado, aponta que uma região, a do Meio Oeste, foi classificada como o risco alto, bandeira amarela. O mapa mostra que três regiões em estado gravíssimo, na cor vermelha e outras doze com risco grave. O extremo-oeste permanece em bandeira laranja. Os dados seguem apontando uma melhora consistente nos índices. Nos dados divulgados na última semana, eram sete regiões em nível gravíssimo e agora são três.Apenas as regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção.

Unidades de saúde de Campo Erê não vão funcionar amanhã. A informação é da secretária de saúde do município - ROSALVA BOLIGON. Ela explica que será feito um dia de recesso, devido ao aniversário de 63 anos de emancipação de Campo Erê. Os postos de saúde não vão funcionar neste feriado municipal, porém a população não ficará desprotegida. Segundo a secretária, em casos de urgência e emergência, a população pode procurar o Hospital Santo Antônio, que tem convênio com a prefeitura. Conforme ROSALVA, em relação ao coronavírus, a situação do município ficou ainda mais preocupante.

Ao contrário da média estadual, Campo Erê tem aumento na taxa de transmissibilidade e mortalidade por coronavírus. Por isso, a secretária de saúde ROSALVA BOLIGON reforça: não é momento de relaxar. Os cuidados devem ser intensificados, pois ainda não se sabe qual variante está sendo transmitida. Comenta que a vacinação acelerada está dando uma falsa sensação de segurança para os jovens, que na realidade deveriam tomar ainda mais cuidados para que a situação amenize logo. Acrescenta que a vacinação não impede totalmente que a pessoa pegue e transmita o vírus, mas ajuda reduzindo os problemas de saúde.

Governo do Estado entrega recursos e fala sobre projeto da SC-305. O governador do estado de Santa Catarina CARLOS MOISÉS, esteve em São Lourenço do Oeste, fazendo anúncios importantes para todos os municípios que compõem a AM Noroeste – Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina. Para São Lourenço, foram anunciados a Obra do Contorno Leste e a revitalização do acesso Sul, um investimento de mais de 25 milhões.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, THIAGO VIEIRA, em todas as regiões o Governo do Estado está investindo em obras que eram aguardadas há décadas. E essa revitalização da SC-305 é uma delas. A Secretaria de Infraestrutura trabalha para que, em breve, seja lançado o edital de licitação para a execução da restauração da SC-305, trecho entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê. “Ainda temos muito o que fazer para desenvolver as regiões, disse o governador CARLOS MOSIES”. Por isso vai trabalhar para transformar a infraestrutura de Santa Catarina.

A rodovia SC-305 é tema de mobilizações e cobrança por parte de toda a comunidade. Vários protestos já foram feitos e entidades se mobilizam na cobrança por melhorias há muitos anos. Em março de 2020, pouco antes da pandemia da Covid-19, o governador esteve em São Lourenço do Oeste onde lançou o edital para fazer o projeto de restauração da rodovia. Mais de um ano depois, pouco se avançou no assunto, mas a promessa é de que ainda esse ano as obras iniciem.

São Lourenço do Oeste faz hoje 63 anos de emancipação. O prefeito RAFAEL CALEFFI, que é natural de Vitorino, conta que nasceu em79 e um ano depois sua família se transferia para São Lourenço. Ele começa parabenizando a população e diz que a comemoração se dá com muito trabalho e cuidados com a Covid 19. O prefeito reconhece o esforço do Governo do Estado e o envio de mais de 25 milhões de reais, semana passada, com apoio dos deputados VALDIR COBALCHINI e CELSO MALDANER. A maior fatia desse valor vai para a construção do contorno leste da cidade, que vai incentivar a expansão do parque industrial e residencial.

Contorno leste será importante para o desenvolvimento de São Lourenço para, pelo menos, nos próximos 40 anos. O prefeito RAFAEL CALEFFI comenta que para hoje, pelo aniversário do município, foi produzido um vídeo institucional. Assegura que o primeiro semestre é marcado por várias conquistas e mantém o compromisso com o plano de pavimentação na cidade e a conclusão da Escola Santa Maria Goretti e com a arena poli esportiva da Escola Monteiro Lobato. Conforme ele, as obras nesses setores ultrapassam a casa dos 35 milhões de reais. Os trabalhos já estão licitados e autorizados.

Prefeito tem dados que apontam que São Lourenço é a sétima melhor cidade de Santa Catarina para viver. No país todo, atinge o número 86. Ele admite que está faltando aplicar forte na rede de tratamento de esgoto sanitário da cidade. Acredita que fazendo isso, sua cidade vai ser a melhor do Estado. RAFAEL CALEFFI destaca que o segundo semestre chega com muito trabalho para ser feito, como a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. Conta, com satisfação, que o maior problema de São Lourenço é a falta de mão de obra para preencher todas as oportunidades de trabalho que se apresentam. Conforme ele, a cidade tem hoje quinhentas frentes de trabalho para serem preenchidas. Só não trabalha em São Lourenço quem não quer, finaliza CALEFFI.

Reinaugurado o Mercado Público de Campo Erê. Com isso, passou a funcionar novamente a Feira Livre da Agricultura Familiar. A prefeita ROZANE MOREIRA recebeu autoridades e lideranças locais e regionais, na sexta-feira de manhã. JANDIR SELZNER – Coordenador da Fetraf Santa Catarina foi um dos participantes. Ele reconheceu a importância da feira, que de início já tinha maios de 30 produtores expondo seus produtos. O Mercado Livre, que funciona na Avenida Getúlio Vargas, será utilizado por agricultores dos 4 municípios da comarca.

Maioria dos alimentos como frutas e verduras consumidos vem da Cerasa de Curitiba ou de São Paulo. Os dados são de JANDIR SELZNER – coordenador da Fetraf Santa Catarina. Conforme ele, esse consumo passa de 90 por cento na nossa região, em municípios que são essencialmente agrícolas. É por isso que ele valoriza muito a Feira da Agricultura Familiar de Campo Erê. SELZNER acrescenta que 65 por cento do movimento econômico de tudo que se produz, vem do produtor. A Feira da Agricultura Familiar oferece produtos fresquinhos e naturais, observa o coordenador da Fetraf.

A prefeita comemorou dois momentos na reabertura do mercado livre: o retorno do funcionamento da feira livre da agricultura familiar e assinatura do termo de cooperação com as patrulhas agrícolas de Campo Erê. ROZANE MOREIRA comemora que essa cooperação foi aprovada na Câmara de Vereadores. Ela assegura que seu compromisso com a agricultura é permanente. Justifica seu pensamento dizendo que é o setor que movimento com muita força a economia do município, e por isso precisa ser valorizado. Reitera que o início do seu governo foi difícil, especialmente pela precariedade no parque de máquina, mas aos poucos vai recuperando o setor para poder cuidar das estradas municipais.

Prefeita lamenta o problema da água no interior por falta de chuvas regulares. ROZANE MOREIRA revela que tem um projeto muito bem encaminhado para resolver o problema na Linha Bicudo. Ela garante que as 28 famílias que moram na localidade terão água tratada. Aproveita para comentar a conquista de mais uma fase na construção do pavilhão de São Braz. O investimento é de mais de 200 mil reais. Por outro lado, a Área Nova terá 150 mil reais para investimento no pavilhão comunitário.

Incêndio destrói micro-ônibus em São Lourenço do Oeste. O fogo consumiu a maior parte do veículo que estava estacionado na rua Pedro Álvares Cabral, esquina com a Ernesto Beuter, Centro de São Lourenço. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das duas horas e 20 minutos da madrugada de ontem, mas quando chegou ao local, o fogo já havia se alastrado pelo assoalho, bancos, teto e motor do veículo. A guarnição combateu o incêndio com duas mangueiras sendo usadas direto nas chamas, utilizando cerca de três mil litros de água para combater o fogo e fazer rescaldo do local. Após controlar o incêndio, o dono do micro-ônibus e a Polícia Militar foram chamados.

Homem sofre ferimentos ao colidir veículo contra poste em Marmeleiro. O acidente foi registrado por volta das seis horas da tarde de sábado, na Rua Padre Afonso, bairro Jardim Bandeira, quando um Gol bateu num poste da rede elétrica. O condutor de 31 anos sofreu ferimentos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado a UPA 24 Horas de Francisco Beltrão.


Capotamento deixa dois feridos em Quilombo. Um C3 com duas pessoas capotou na SC-157, por volta das 6 horas e 45 minutos da manhã de ontem. Os bombeiros informaram que o acidente aconteceu perto da linha Pinhal. De acordo com o motorista, ele perdeu o controle numa das curvas e saiu da pista. Os ocupantes, um de 21 e outro de 18 anos, já estavam fora do veículo quando os bombeiros chegaram. O motorista tinha apenas um pequeno corte na cabeça e o carona tinha ferimentos no rosto e suspeita de fratura nas costelas. Ambos foram levados para o Hospital São Bernardo, em Quilombo, e a Polícia Militar Rodoviária foi acionada para cuidar do trânsito.

Capotamento deixa dois feridos Em Campo Erê. O acidente ocorreu por volta das oito e meia da manhã de ontem, quando um Vectra com placas de Jupiá saiu da pista e capotou na SC-305. Ao chegar no local, o Corpo de Bombeiros se deparou com duas vítimas. Uma mulher que estava inconsciente havia sito jogada para fora do veículo durante o capotamento, e estava caída sobre a pista, com cortes pelo corpo. A segunda vítima, um homem de 21 anos, estava consciente e orientado, já fora do veículo, sentado, com suspeita de fratura no ombro. Após avaliação e imobilização, ambas as vítimas foram levadas ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A rodovia ficou sob os cuidados da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, pois a Polícia Rodoviária Estadual estava em outra ocorrência.

Homem de 27 anos morre em capotamento na PR-493. Um grave acidente foi registrado por volta das nove e meia da noite de ontem, em Pato Branco, sentido a Itapejara do Oeste. Um Civic com placas de Mariópolis, era dirigido por um homem de 27 anos que acabou capotando e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco. O passageiro de 30 anos foi socorrido e encaminhado para atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.


Mulher morre e duas pessoas ficam feridas em capotamento em Pato Branco. O acidente foi registrado por volta das duas horas e 45 minutos da madrugada de ontem, na rodovia PR-493, sentido a Itapejara D`Oeste.Um Gol emplacado em Pato Branco, conduzido por ILSO ANTÔNIO PEIXE, de 63 anos capotou, deixando o motorista e uma passageira de 16 anos com ferimentos leves. Uma terceira passageira, com cerca de 50 anos, morreu no local e não foi identificada. Após liberado pela Criminalística o corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.