ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 26 06 2020

-BOLSONARO ANUNCIA PROFESSOR COMO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

-RELATÓRIO INDICA ENVOLVIMENTO DE EX-SECRETÁRIOS NA COMPRA DE RESPIRADORES

-LEILÕES DE REPRODUTORES E DE GADO GERAL DEVEM MOVIMENTAR 2 MILHÕES DE REAIS

-MUNICÍPIO REGISTRA APENAS UM CASO DE DENGUE NOS ÚLTIMOS SETE DIAS

-PREFEITO VETA EMENDA QUE RETIRA CONTORNO VIÁRIO OESTE DO PLANO DIRETOR

-POLÍCIA CIVIL RECEBE DENUNCIA DE CRIME ENVOLVENDO AUXILIO EMERGENCIAL

-PM APREENDE CAMINHONETE COM MAIS DE DUAS MIL LATAS DE CERVEJAS DA ARGENTINA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Índia admitiu nesta quinta-feira que seguiu o gesto da China no envio de forças militares na fronteira disputada entre os dois países no Himalaia, após um confronto entre seus dois exércitos em meados de junho. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Índia, os dois lados permanecem mobilizados em grande número na região, enquanto os contatos militares e diplomáticos para tentar resolver a crise continuam. Os dois países vizinhos negaram a responsabilidade pelos confrontos de 15 de junho na região de Ladakh , no norte da Índia, que resultaram na morte de pelo menos vinte pessoas nas fileiras do exército indiano e em perdas não quantificadas do lado chinês.

A Organização Mundial da Saúde afirmou ontem que o número de contágios pelo novo coronavírus voltou a subir na Europa, após flexibilização progressiva das regras de isolamento, adotada pela maioria dos países europeus. A agência alertou para a possibilidade de uma segunda onda da covid-19 e o impacto que ela teria nos sistemas de saúde. Na semana passada, a Europa registrou um aumento no número de casos semanais pela primeira vez em vários meses. De acordo com o diretor da OMS para a Europa, HANS KLUGE, a aceleração da transmissão registrou um aumento significativo das infecções em 11 países e que, se não for controlado, deixará novamente os sistemas de saúde na Europa à beira do abismo.

Um tribunal da Turquia condenou 121 pessoas à prisão perpétua nesta sexta-feira, após um julgamento relacionado com o fracassado golpe de 2016, seguido por expurgos de magnitude sem precedentes. Dos 121 réus, 86 foram condenados à prisão perpétua "agravada", uma sentença mais severa em termos de detenção, ao final deste macroprocesso, conhecido na Turquia como "o julgamento do Comando Geral da Gendarmaria". A tentativa de golpe ocorreu em 15 de julho de 2016 na Turquia e foi conduzida por militares contrários ao presidente RECEP TAYYIP ERDOGAN. Naquele anos as Forças Armadas fecharam os acessos à capital, Ancara, e à maior cidade, Istambul, mas a ação foi contida pelo governo.

O Senado decidiu nesta quinta-feira adiar para a próxima terça-feira a votação do projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. Durante a sessão, senadores contrários e favoráveis ao texto alegaram que não tiveram tempo de ler o parecer do relator, ANGELO CORONEL, cuja última versão foi apresentada minutos antes do início da sessão. Defensores da proposta dizem que o texto combate as fake news. Os contrários ao projeto afirmam, no entanto, que a redação pode provocar censura na internet e risco à privacidade. O projeto é de autoria do senador ALESSANDRO VIEIRA, mas a versão em análise foi apresentada por ANGELO CORONEL, presidente da Comissão Parlamentar Mista que investiga a disseminação de conteúdo falso.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira por meio de uma rede social a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA para o cargo de ministro da Educação. Ele sucederá ABRAHAM WEINTRAUB, que, após 14 meses, anunciou demissão na semana passada para assumir um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, em Washington. Oficial da reserva da Marinha, CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA atuou como professor da Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, e presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação entre fevereiro e agosto do ano passado. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação. Decotelli é bacharel em Economia, doutor pela Universidade de Rosário na Argentina e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Os estados compraram seis mil 998 respiradores pulmonares durante a pandemia de Covid-19, mas apenas três mil e 88 foram entregues até o momento. Apenas 44 por cento dos equipamentos foram entregues. As informações oficiais foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação e com as assessorias das secretarias estaduais da Saúde. Os dados são os mais atualizados disponíveis, referentes ao fim do mês de junho. Na maioria dos estados, a compra de respiradores é apurada pelo Ministério Público de Contas. Grupos especiais de trabalho e forças tarefas foram criados nos Tribunais de Contas dos Estados. Há processos e auditorias em andamento, que já resultaram, inclusive, na rescisão de contratos em alguns estados. Funcionários das secretarias também foram presos, como no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

A pesquisa nacional Panorama PMEs: impactos da Covid apurou que em Santa Catarina 20 por cento das micro e pequenas empresas tiveram impacto positivo de receita em função da pandemia. Este foi o melhor resultado do Brasil nesse indicador, que teve uma média de 13 por cento de empresas com impacto positivo. O levantamento, realizado pela Resultados Digitais e a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, apurou também que

80 por das empresas tiveram redução de receita e que quase 50 por cento informaram que se a crise não melhorar até o final do ano, terão que fechar as portas. Quanto a quadro de pessoal, 41 por cento disseram ter realizado demissões em função da crise da pandemia e 75 por cento das empresas adotaram home office.

O governo de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que o decreto de estado de emergência fitossanitária por parte do Ministério da Agricultura sobre a nuvem de gafanhotos que está na Argentina e avança sobre o Brasil reconhece um risco potencial, mas que considera pequena a chance de os insetos chegarem ao estado catarinense. Com o avanço da frente fria, a chuva mudou o rumo foi alterado e a nuvem deve permanecer na Argentina. O governo do estado monitora a situação e disse que está em contato com o Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina, Ministério da Agricultura do Brasil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Também informou que não há necessidade de ação preventiva por parte dos agricultores e pede que eles não usem agrotóxicos de forma indiscriminada, já que podem atingir insetos polinizadores.

A Controladoria-Geral do Estado entregou nesta quinta-feira à tarde ao Ministério Público e à CPI dos respiradores o relatório da comissão interna que investigou a compra que custou 33 milhões aos cofres públicos do Estado. A CGE buscou identificar práticas que lesaram a administração do governo de Santa Catarina durante a negociação dos 200 equipamentos. O relatório apresenta indícios de "práticas de atos de improbidade" envolvendo dois ex-secretários do governo: DOUGLAS BORBA da Casa Civil e HELTON ZEFERINO da Saúde. O material também apontou infrações administrativas de mais seis servidores, entre eles o atual secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. A entrega do relatório vem no mesmo dia em que a CPI dos respiradores aprovou um requerimento que pede o afastamento do chefe da Controladoria Geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA, do cargo. Os deputados defendem que o controlador não teria tomado medidas e precauções para evitar irregularidades na compra dos respiradores.

A Secretaria de Educação de Barra Bonita vai realizar na próxima quinta-feira a mais uma etapa de entrega dos kits de alimentação escolar às famílias dos alunos regularmente matriculados em escolas da rede municipal. A distribuição dos kits se faz necessária para suprir a demanda do fornecimento da alimentação escolar aos estudantes, neste momento de suspensão das aulas, devido a pandemia do Coronavírus. Receberão os kits, as famílias beneficiárias do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e cadastradas no Cadastro Único. Além destas, as famílias que realizaram a solicitação dos kits de alimentação escolar por meio do preenchimento de formulário de solicitação nas escolas ou na secretaria municipal de educação do município, também vão recebendo os kits na quinta-feira da semana que vem.

Vai acontecer amanhã aqui em São Miguel do Oeste a primeira edição da Feijoada Solidária. A informação é de uma das organizadoras da ação, SORAYA DE PIERI. Conforme ela, a iniciativa visa arrecadar fundos para auxiliar as famílias de Descanso e Belmonte que foram atingidas por um tornado categoria F1 no começo deste mês. Segundo ela, a programação vai ocorrer amanhã na Latitude Eventos no bairro São Gotardo. De acordo com SORAYA, o grupo está trabalhando na ação há duas semanas, porém, os trabalhos se intensificaram desde ontem no município.

O grupo organizador da feijoada solidária em prol dos atingidos pelo tornado de Descanso e Belmonte já vendeu mais de 700 quilos de alimento. A afirmação é de uma das organizadoras da ação, SORAYA DE PIERI. Ela lembrou que a intenção é comercializar no mínimo mil quilos do alimento pelo preço de 25 reais o quilo. Ela acredita que a meta será alcançada, visto a grande procura nesses últimos dias que antecedem o evento. SORAYA ressaltou que o almoço estará disponível a partir das 11 e 15 da manhã, sendo que a pessoa terá que buscar o alimento e fazer o consumo do mesmo em suas casas visto a pandemia causada pela Covid-19.

A expectativa com a realização da Feijoada Solidária de amanhã é arrecadar no mínimo 25 mil reais. O comentário é de uma das organizadoras do evento, SORAYA DE PIERI. Ela disse que cem por cento da renda será destinada aos atingidos pelo tornado dos dois municípios. Ela esclareceu que o grupo organizador é composto por ao menos nove empresas de São Miguel do Oeste. SORAYA explicou que a ajuda não será em dinheiro para as famílias, mas sim por meio de materiais e outros itens que as mesmas ainda precisam. Ela revelou que os beneficiados serão apontados pelas secretarias de Assistência Social dos dois municípios.

As pessoas interessadas em adquirir as fichas para o almoço de amanhã podem estar entrando em contato com os organizadores ou mesmo buscando na página da Latitude Eventos no facebook. A declaração é de uma das organizadoras da Feijoada Solidária, SORAYA DE PIERI. Ela disse ainda que outra opção é via WhatsApp através do número 9 9903-1588. No caso dos interessados de Descanso, as fichas estarão disponíveis na Padaria Cantinho Doce. Já nos demais casos, as fichas são entregues pessoalmente nas residências ou mesmo com os organizadores da Feijoada Solidária.

A associação dos criadores de bovinos vai realizar o leilão de reprodutores na noite de hoje no parque de exposições Rineu Gransotto. O evento está marcado para as sete horas da noite. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, o objetivo do leilão é comercializar animais de alta genética para melhorar a qualidade do rebanho de bovinos de corte do extremo-oeste. Ele disse que estão inscritos 68 animais de todo o estado para cruzamento industrial de diversas raças. PIROCA destacou que os interessados poderão acompanhar o leilão ao vivo através do canal Pampa no YouTube e também pelo site www.pamparemates.com.br. Amanhã, a associação vai realizar mais um remate de gado geral com a previsão de comercialização de cerca de 600 animais para recria e engorda.

O leilão de reprodutores e o remate de gado geral devem movimentar cerca de dois milhões de reais de negócios. A projeção é do presidente da Associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste, MOACIR PIROCA. Ele disse que o mercado do boi gordo está aquecido e que os animas que serão vendidos, tanto hoje quanto amanhã, são de boa qualidade. PIROCA comentou que o preço do quilo do boi gordo pago ao produtor está estável e que os ganhos da atividade ocorrem pela qualidade dos animais. O presidente comentou que o mercado está aquecido. Ele destacou que os leiloes de hoje e de amanhã também terão um impacto positivo no movimento econômico dos municípios da região.

Após uma semana sem novos registros de dengue, o município de São Miguel do Oeste voltou a contabilizar um caso da doença no bairro São Jorge. Com isso, o acumulado do ano chega a 140 registros. São 134 autóctones, quatro importados e dois com local de infecção indeterminado. Já os focos do mosquito Aedes aegypti aumentaram de 331 para 340, com nove identificações nos últimos sete dias. Os bairros com maior numero de casos são o Estrela com 79 e o São Jorge com 17 moradores infectados. O Agostini e o Santa Rita, com um caso cada, são as localidades com menor número de pessoas com a doença.

A coleta de entulhos e materiais diversos nos bairros segue até segunda-feira no bairro Andreatta. A campanha recolhe todos os materiais, com exceção de lixo orgânico, lâmpadas e sofás. O trabalho é desenvolvido em parceria pelas secretarias de Saúde e Urbanismo. A partir de terça, os contêineres serão levados para a área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel e ficarão à disposição de toda a população por uma semana. Os agentes da dengue da Secretaria Municipal de Saúde também continuam com o trabalho de vistoria em residências e comércio no sentido de conscientizar a população a eliminar possíveis depósitos de água parada. Os fiscais do Município também prosseguem notificando proprietários de terrenos que estejam sem manutenção.

Mais três pessoas foram confirmadas com Covid-19 nesta quinta-feira. Até o momento, 119 pessoas testaram positivo para a doença em São Miguel do Oeste, das quais 102 estão recuperadas. O município ainda tem 17 moradores com a doença, nenhum deles com internação hospitalar. Todos pacientes que ainda estão com a Covid-19 estão em isolamento domiciliar. O Hospital Regional também atualizou os dados de pessoas internadas com a doença. São nove pacientes internados, cinco confirmados na UTI. A enfermaria tem quatro pessoas internadas, sendo dois confirmados e dois suspeitos. Os pacientes são oriundos dos municípios de Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Maravilha, Modelo, Princesa e Saudades.

A secretaria de saúde aplicou novos testes de coronavírus na população assintomática nesta quinta-feira. Ontem, foram realizados exames em 27 moradores do bairro Bairro São Sebastião e apenas um teve resultado positivo para a doença. O trabalho de testagem da população por amostragem termina nesta sexta-feira. Ao todo, cerca de 420 moradores sem sintomas da doença foram selecionados para participar desse trabalho feito em parceria com a Unoesc. O índice parcial de incidência da doença é e cerca de três por cento. Os dados serão tabulados e organizados para servir de base para a adoção das medidas de enfrentamento do coronavírus.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai fazer uma avaliação do trabalho de testagem da população assintomática para coronavírus. O programa de amanhã vai receber o médico da secretaria de Saúde, ANTONIO DUARTE. Ele vai falar dos resultados e do estágio da doença. São Miguel do Oeste tem mais de cem pessoas curadas e menos de 20 pacientes ativos em isolamento domiciliar. Ele também vai falar sobre as próximas ações para enfrentar a pandemia do coronavírus. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das noticias da semana. A entrevista com o médico ANTONIO DUARTE inicia as 11 e meia.

O Executivo Municipal vetou a tentativa do Legislativo de retirar de loteamentos a responsabilidade pela construção de passeios com acessibilidade no momento da entrega do empreendimento. Uma emenda aprovada pela Câmara de vereadores estabelecia o prazo de dois anos para este investimento. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, a medida contraria a própria lei federal que trata do assunto e fere direitos e garantias constitucionais das pessoas com deficiência. O Projeto de Lei que trata deste assunto foi vetado integralmente tendo em vista que o veto parcial comprometeria a interpretação e aplicação da Lei originária. O veto ainda será apreciado pelos vereadores.

No início desta semana, o prefeito também vetou emendas dos vereados ao Plano Diretor, a Lei de Parcelamento do Solo e o Código de Obras. Por isso, os vetos tiveram que ser repetidos. Um deles busca impedir a redução de 15 para cinco metros de área não edificável no margeamento de áreas do perímetro urbano de São Miguel do Oeste. A mudança da faixa de domínio iria, no sentido da BR 163, até o acesso a Barra Bonita, e, no sentido a Paraíso, até às proximidades da estação de captação de água da Casan. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, essa emenda impossibilitaria futuras expansões destas rodovias ou criação de vias marginais. Outra emenda vetada, retiraria de novas construções a obrigação da reserva de uma área de permeabilidade para escoamento da água.

A emenda que excluía o contorno viário oeste do plano diretor de São Miguel do Oeste foi vetada pelo prefeito WILSON TREVISAN. O anunciou foi feito na manha de hoje pela administração municipal. O pode executivo entende que a obra é importante para criar uma nova rota desviando o trânsito de veículos do centro da cidade. De acordo com TREVISAN, a retirada do contorno oeste do projeto do Sistema Viário Municipal poderia inviabilizar a construção do traçado. Segundo o prefeito, a direção do DNIT informou que fará a licitação das obras do contorno juntamente com o segundo lote de revitalização da BR 163. Além disso, as condições da Avenida Willy Barth são precárias e esta nova via deve melhorar a trafegabilidade ao desvia parte do trânsito de veículos pesados da área central da cidade.

A exclusão ou manutenção do contorno viário oeste no plano diretor municipal será discutida amanhã no Peperi Debates. A edição deste sábado vai analisar os argumentos a favor da retirado contorno do sistema viário municipal e os pontos que justificam a manutenção dessa via na legislação do município. O debate vai contar com a presença do advogado DANIEL CUNICO, do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI, do engenheiro e vice-presidente do Sindicato da Construção Civil, VICTÓRIO BOLFE e do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A PM apreendeu cervejas argentinas em uma camionete em Dionísio Cerqueira nesta quinta-feira. O veículo foi abordado em um posto de combustível. Na caminhonete, foram encontrados 85 fardos de cerveja, totalizando mais de duas mil latas. Com o condutor do veículo foi localizada a quantia de mil e 500 reais em dinheiro. O homem disse aos policiais que adquiriu a cerveja na Argentina e que a carga seria entregue a uma terceira pessoa, que tem revenda de bebidas no bairro Boqueirão, em Curitiba. O condutor foi detido. O veículo, o dinheiro e mercadoria foram apreendidos e levados para a Receita Federal.

A Polícia Militar Rodoviária Estadual atendeu dois acidentes sem vitimas nas rodovias estaduais da região nas últimas 24 horas. O primeiro foi uma saída de pista na SC 163 em Descanso. Um caminhão FordCargo 815, emplacado em Descanso, saiu da rodovia e bateu contra uma placa de sinalização. O outro acidente aconteceu por volta das três e meia da tarde na SC 163 em São Miguel do Oeste e envolveu um motor casa Renault emplacado em Iraceminha e um Vectra de Guaraciaba. Nos dois acidentes, ninguém ficou ferido.

A Polícia Civil de Anchieta recebeu denúncias de crimes relacionados ao auxílio emergencial. O delegado da comarca, LEONARDO ZAMBELLI, afirma que houve casos de pessoas que receberam o valor de 600 reais do governo federal na primeira parcela. No entanto, ao sacar a segunda parcela foi constatado que o valor já havia sido retirado. A suspeita é que o cartão da conta tenha sido clonado. O delegado esclarece que o primeiro passo é fazer contato com a caixa econômica federal e em seguida com a Polícia Civil. O delegado também citou que é cada vez maior o número de golpes pela internet. Ele citou inclusive os falsos leilões. Na sexta-feira, a delegacia recebeu denúncia de que um equipamento da prefeitura de Anchieta estaria num site de leilão, porém, a oferta é falsa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.