ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 26/05/2022

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE LIMITA ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS

-GOVERNO ANUNCIA INVESTIMENTO EMERGENCIAL PARA O HOSPITAL DE CHAPECÓ

-CHEGADA DO FRIO ACENDE ALERTA PARA NOVAS CONFIRMAÇÕES DE COVID

-ESTADO DEPOSITA CERCA DE 240 MIL PROVENIENTES DO LEILÃO DA PRÉ-SAL

-CONDIÇÕES DA RODOVIA ESTADUAL É UM DESCASO COM OS MOTORISTAS

-MAIS UMA PREFEITURA ESTUDA INSTALAR SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

-EPAGRI FINALIZA PROJETOS DO RECONSTRÓI SC PARA PAGAMENTO DO CRÉDITO

-MEDIDA PROTETIVA É UMA DAS AÇÕES MAIS EFETIVAS CONTRA O FEMINICÍDIO

-GOLPISTAS FAZEM MAIS UMA VÍTIMA PERDER DINHEIRO NA REGIÃO

-POLÍCIA PRENDE TRÊS PESSOAS EM DUAS OCORRÊNCIAS DISTINTAS

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuvas à noite. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 81. O euro está valendo cinco reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O ministro ucraniano de Relações Exteriores, DMYTRO KULEBA, acusou nesta quarta-feira a Otan de "não fazer literalmente nada" para responder à invasão russa de seu país, mas elogiou as "decisões revolucionárias" da União Europeia. Ele se manifestou no Fórum Econômico em Davos na Suiça. KULEBA disse que quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, os ucranianos "tinham a impressão de que a Otan era uma força poderosa" e que a União Europeia "só era capaz de expressar diferentes níveis de preocupação". Ele acrescentou que a guerra é sempre um teste para que as máscaras caiam.

A Espanha detectou nesta quarta-feira 59 casos de varíola do macaco e anunciou que vai comprar vacinas e antivirais em um programa conjunto da União Europeia. Os casos positivos foram detectados por teste de PCR e 20 deles confirmados por sequenciamento genético, anunciou a ministra da Saúde CAROLINA DARIAS. No total, 171 casos suspeitos foram detectados no país. A Espanha vai adquirir as vacinas Imvanex e os antivirais Tecovirimat através da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias. A varíola do macaco foi confirmada em mais de 80 países.

O autor do massacre em Uvalde, Texas, anunciou no Facebook que planejava atacar uma escola aproximadamente 15 minutos antes de abrir fogo. A informação foi divulgada pelo governo do estado do Texas, acrescentando que a arma usada foi um fuzil de assalto AR-15. A rede social esclareceu imediatamente que o atacante havia publicado essas advertências como parte do aplicativo de mensagens privadas do Facebook e, portanto, as mensagens não foram descobertas até depois da tragédia. O homem de 18 anos invadiu uma escola de ensino fundamental e matou 19 crianças e dois adultos.

A Câmara dos Deputados concluiu a votação de uma proposta que restabelece o despacho gratuito de bagagem em voos nacionais e internacionais. A matéria segue agora para sanção do presidente JAIR BOLSONARO, mas o governo já indicou ser contrário ao trecho. A retomada da gratuidade foi incluída pelos parlamentares em uma medida provisória mais ampla, que flexibiliza regras para o setor aéreo, conhecida como "MP do Voo Simples". O dispositivo não constava no texto original enviado pelo governo. Se sancionado, o texto irá alterar o Código de Defesa do Consumidor para incluir no rol das práticas abusivas a cobrança por parte das companhias aéreas por até um volume de bagagem em voos nacionais com peso inferior a 23 quilos, e em voos internacionais, com peso inferior a 30 quilos.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira um projeto de lei que cria novas regras para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O governo estima que 50 bilhões possam ser emprestados para os pequenos negócios. O Pronampe é um programa que disponibiliza empréstimos para micro e pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar. O programa foi criado pelo governo federal durante a pandemia de Covid-19 para socorrer pequenos negócios e se tornou permanente em junho do ano passado. Por considerar inconstitucional, o presidente vetou parte do projeto que dispensavam a apresentação da Certidão Negativa de Débito, que é exigência de regularidade relativa à Seguridade Social para receber os recursos.

Por 403 votos a 10, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em combustíveis e energia elétrica. A proposta foi votada nesta quarta-feira pela Câmara dos Deputados e, agora, segue para apreciação do Senado. Por ser um projeto de lei complementar, era necessário o voto de 257 deputados. Ele teve a urgência aprovada pelos deputados na última quarta-feira. O projeto classifica combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais e indispensáveis. Com isso, os estados ficam proibidos de cobrar alíquotas maiores do que as atuais que são de 18 por cento do ICMS sobre esses itens.

O prefeito de Anita Garibaldi, na Serra catarinense, foi condenado por improbidade administrativa por emprestar uma máquina da prefeitura para uma obra de uma empresa privada de um município vizinho. A decisão, divulgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ainda pode ser contestada pelo prefeito. O caso ocorreu em 2019. Segundo a Comarca da cidade, JOÃO CIDINEI do PL determinou que um rolo compactador fosse usado em uma obra de uma propriedade particular na cidade de Cerro Negro. Foi designado, ainda, um funcionário público para operar a máquina, segundo constam os autos. Procurada, a defesa do prefeito reforçou que a intenção era ceder o maquinário à prefeitura vizinha, e não a uma empresa na ocasião. No processo, o administrador afirmou emprestou o rolo compactador em um ato de cooperação.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina lançou nesta quarta-feir, 25 de maio, Dia da Indústria, durante o Fórum Reinventa SC, o Atlas da Competitividade da Indústria Catarinense. A publicação inédita, com base em metodologia da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, traz o Índice de Competitividade Industrial, no qual o estado tem o segundo melhor índice da país, atrás apenas de São Paulo. Esse índice mostra a capacidade de uma economia de produzir e vender no mercado mundial produtos industrializados com elevada intensidade tecnológica. Ele destaca que a competitividade catarinense tem como base a combinação de diversidade industrial com empresas intensivas em conhecimento e bom nível de integração produtiva global.

O governador CARLOS MOISÉS e o secretário de Estado da Saúde, ALDO BAPTISTA NETO, se reuniram nesta quarta-feira, com a bancada do Oeste para ouvir os deputados e falar sobre as ações do Governo em relação à reestruturação financeira do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Uma série de movimentos do Estado nos últimos dias intensificou os diálogos com os diferentes profissionais e setores da região para avaliar o futuro da unidade, referência para a saúde em Santa Catarina. Nesta semana, além do aporte emergencial anunciado pelo governador, de 14 milhões de reais, o governo garantiu o compromisso de que o serviço não vai parar. O Tribunal de Contas também faz parte da força-tarefa, com objetivos de médio e longo prazo para estabelecer uma solução perene para as contas da instituição.

O terceiro mutirão de castração de cães e gatos aconteceu na manhã de ontem na praça municipal de Anchieta. Ao todo, foram castrados 110 animais, entre cães e gatos, sendo que 50 foram subsidiados pelo município aos tutores de baixa renda, inscritos no Cadastro Único de programas sociais ou cães de rua. O mutirão é uma ação desenvolvida pela prefeitura de Anchieta, com a coordenação da secretaria de Agricultura, através do programa de manejo e cuidado dos animais domésticos. O procedimento de castração é muito importante para o controle reprodutivo desses animais, além de contribuir para a diminuição dos casos de abandono. Todo o processo foi acompanhado por uma equipe de profissionais e voluntários da sociedade. Segundo o secretário RAFAEL FERREIRA, ações como essa são de suma importância visando o controle populacional de animais evitando o abandono e o sofrimento das espécies. Além de combater a proliferação de zoonoses no município.

Nesta semana, no Centro de Convivência de Idosos, aconteceu o lançamento do projeto de Indicação Geográfica de Milhos Crioulos, milhos e pipocas crioulas, de Anchieta. O objetivo disso é buscar o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, de que os milhos e as pipocas do município têm características bioquímicas e genéticas que são ligadas à cultura alimentar. Por isso, é buscado reconhecimento desse selo de uma indicação geográfica de origem. Após o reconhecimento, isso ajudará no turismo, na conservação das variedades e na produção de produtos e subprodutos visando a implementação de negócios. Foi o primeiro passo de muitos que ainda estão por vir. Graças ao empenho e cuidado de muitas pessoas em cultivar e preservar essas sementes, que possuem um valor incomparável, ainda disponível esta riqueza genética.

A Epagri de São José do Cedro está encaminhando os últimos projetos daqueles agricultores contemplados com recursos do Reconstrói SC. Este programa foi lançado pelo governo de Santa Catarina para atender os trabalhadores rurais devido aos estragos causados pela estiagem. Para o extensionista CLEITON FURLANETTO, o Estado não organizou de forma satisfatória o programa tendo em vista que nem todos os agricultores foram beneficiados com crédito emergencial. O governo aportou 150 milhões de reais para atender os pedidos, porém o montante foi insuficiente. Em São José do Cedro, 200 agricultores solicitaram os recursos, mas 132 deles obtiveram acesso ao crédito. Ele acredita que o baixo montante disponibilizado somado a alta procura fez com que os 68 agricultores não fossem atendidos. Mas atualmente o escritório está finalizando os processos para encaminhamento à secretaria de Estado da Agricultura visando o pagamento. Este processo, segundo o FURLANETTO, leva mais tempo por se tratar de crédito público.

A procura pelo programa troca-troca de sementes também já começou em São José do Cedro devido à preocupação de muitos agricultores. O extensionista da Epagri CLEITON FURLANETTO, comentou que o programa do Estado começará oficialmente durante o mês de junho. Porém, a empresa ainda não recebeu autorização do governo estadual para dar início efetivo ao programa no mês que vem. Ele também relatou que alguns agricultores do município já perderam o título de agricultura familiar e não se encaixam nas regras de alguns programas. Contudo, ainda procuram o escritório para tentar receber auxílio do Estado. CLEITON estima que os valores do programa troca-troca de sementes deverá ser praticamente o mesmo do ano passado.

A secretaria de Educação de Palma Sola recebeu um ônibus de 28 lugares provenientes de emenda parlamentar. O deputado, MAURO DE NADAL, é autor da emenda que destinou um coletivo para transportar estudantes de Palma Sola. O deputado ainda destinou 250 mil reais para aquisição de uma retroescavadeira com contrapartida do município de mais de 200 mil, sendo ao todo 450 mil reais. Conforme o prefeito CLEOMAR MANTELI, o coletivo também será utilizado por atletas em deslocamentos. Segundo ele, o preço do maquinário teve um elevado aumento nos últimos meses, sendo que na época do pedido o fornecedor uma máquina deste modelo custava cerca de 250 mil e agora passam de 400 mil reais. Essa semana deve chegar mais uma retroescavadeira com auxílio do Estado de 300 mil reais, com contrapartida do município de 150 mil. No início do seu primeiro mandato, o parque de máquinas contava com apenas duas retroescavadeiras e agora chegará a cinco.

A prefeitura de Palma Sola irá aplicar recursos financeiros na pavimentação de mais ruas com camada asfáltica nas próximas semanas. Grande parte dos investimentos é proveniente de emendas parlamentares. A declaração é do prefeito CLEOMAR MANTELLI. Dois deputados catarinenses destinarão recursos para os cofres públicos de Palma Sola para viabilizar alguns investimentos. Do deputado MAURO DE NADAL, o município já recebeu mais de dois milhões de reais. Nos últimos seis meses a administração investiu este mesmo montante na agricultura, com aquisição de máquinas e de equipamentos agrícolas. O prefeito disse que mais de 60 por cento da arrecadação de Palma Sola vem do interior e, por isso seguirá com investimentos na área rural. O deputado ALTAIR SILVA, destinou para a secretaria de Agricultura 55 mil reais para compra de duas máquinas espalhadoras de calcário.

Com uma despesa mensal de 12 a 15 mil reais em energia elétrica, a prefeitura de Palma Sola busca meios sustentáveis para gerar energia e economizar este montante gasto. Recentemente servidores do município estiveram em Anchieta para conhecer o sistema de energia fotovoltaica implantado nos prédios públicos. Conforme o secretário de Administração RODRIGO CALEGARI, este visita foi para obter informações de como efetuar investimentos nesta área. Palma Sola já solicitou orçamentos para empresas voltadas a placas solares. A partir desta visita, ele comentou que será contratado um engenheiro especialista na área para direcionar o setor público nos investimentos, sendo que isso envolve diversos equipamentos para possibilitar a instalação. E garantir a qualidade dos investimentos. Sem a contratação de um especialista, o secretário estima um investimento que supera os 700 mil reais. Isso, conforme ele seria suficiente para atender toda a demanda energética dos setores públicos de Palma Sola.

A ideia da administração de Palma Sola é atender todos os prédios públicos da cidade. Também está sendo cogitado um incentivo às empresas que fizerem este investimento em Palma Sola. O secretário de Administração RODRIGO CALEGARI, comentou que é avaliado o melhor local para efetuar este investimento e atender todos os edifícios da municipalidade. O município conta com oito escolas que também serão beneficiadas. Ele salientou que depois de feito o investimento será necessário o acompanhamento técnico de profissionais da área quanto ao funcionamento das placas solares. Na visita ao prefeito de Anchieta, RODRIGO disse que o município não possui mais despesas com energia. Desta forma alcançando o objetivo do poder público.

O governo do Estado depositou os mais de 239 mil reais provenientes do lucro do leilão da Pré-Sal na conta da prefeitura de São José do Cedro. A afirmação é do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO. Conforme ele, este montante é de extrema importância para os cofres públicos do município, principalmente por ser contemplado com valores de um leilão, tendo em vista a localidade do município. Os investimentos devem ser obrigatoriamente em três setores públicos, sendo na infraestrutura, saúde e na educação. O secretário explicou que dentro disso a prefeitura poderá investir na pavimentação de estradas, energia elétrica ou tratamento de água e de esgoto, conforme melhor avaliado pela administração. DALMAGRO lembrou do programa de obras do governo municipal e como estes valores auxiliarão este cronograma. Dentro do programa a pavimentação asfáltica entre a Linha Santo Isidoro e Esquina Mariflor, o calçamento da estrada geral sentido a Linha São Vendelino. Estas são umas das obras a qual poderão receber estes valores.

Os pagamentos dos valores do Pré-Sal foram depositados em duas parcelas na conta bancária da prefeitura de São José do Cedro. A primeira ocorreu na sexta-feira passada, dia 20, e ontem ocorreu a depósito da segunda parcela. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, afirmou que os valores foram contabilizados e reservados para atender os investimentos conforme determinado pelo governo Federal. Além de São José do Cedro, outros municípios também receberam a fatia deste leilão, como Guaraciaba que terá quase 210 mil reais extras nos cofres públicos. Palma Sola será contemplada com mais de 152 mil; Anchieta com pouco mais de 143 mil reais e Guarujá do Sul com 142 mil.

As condições da rodovia estadual Arthur Felippe Theisen entre os municípios de São José do Cedro e Princesa representa um descaso com a população e motoristas que trafegam pelo trecho. A declaração é da vereadora de São José do Cedro MÁRCIA DEMOSSI. Em entrevista à Rádio Cedro, ela lembrou que na sessão ordinária de segunda-feira a bancada de oposição efetuou um requerimento para ser encaminhada a secretaria de Estado da Infraestrutura. Segundo a vereadora, é de conhecimento da bancada o projeto de revitalização total da rodovia, mas atualmente a estrada está precisando de uma intervenção emergencial. Isso se deve aos diversos buracos na pista e também a vegetação que avança na via, além de trechos com a sinalização praticamente apagada. Ela afirmou que os motoristas podem notar o abandono que se encontra o trecho e, por isso é preciso que o Estado de Santa Catarina olhe para esta necessidade e efetue as melhorias emergenciais enquanto a revitalização não começa.

As medidas protetivas a favor das mulheres são as mais efetivas na prevenção ao feminicídio em São José do Cedro. Esta decisão acaba impedindo aproximação do companheiro enquanto está em vigor a medida. A declaração é do delegado SANDRO ZANCANARO, responsável pela comarca de São José do Cedro. Segundo ele, essas medidas evitam desde os crimes mais leves como ofensas até as lesões corporais e o feminicídio. Por isso, a Polícia Civil da comarca atua fortemente para garantir a efetividade desta decisão judiciária. No mês passado, na comarca de São José do Cedro houve duas tentativas de feminicídio que não acabaram se concretizando. Isso se deve a resposta rápida da delegacia que indicou as pessoas suspeitas e inquéritos encaminhados ao judiciário. ZANCANARO salientou que o lar precisa ser um local em que a mulher deve se sentir segura, mas isso infelizmente para algumas delas estes espaços são motivos de preocupação e de medo.

Os pedidos de medida protetiva houve uma queda em São José do Cedro indo na contramão dos dados nacionais. Apesar disso, na avaliação do delegado SANDRO ZANCANARO, a bebida alcóolica, sem tirar a responsabilidade dos autores, é o principal motivador das violências domésticas. Tendo em vista que as principais ocorrências atendidas pela comarca o álcool está envolvido. Ele ainda afirmou que cerca de 98 por cento dos casos os autores estão bêbados. O delegado também afirmou que a constatação de embriaguez não diminui ou inocenta o autor das agressões. Pelo contrário, em certos casos isso pode agravar a pena do agressor. Ainda segundo SANDRO, os homicídios também cometidos na comarca foram com pessoas embriagadas.

O uso da máscara ainda continua sendo obrigatório no posto de Saúde do município de Princesa, mesmo com o cenário atual. O alerta é do secretário da Saúde MARCOS VIVIAN. De acordo com ele, não há flexibilização do uso de máscara no posto de Saúde de Princesa, porém vários pacientes estão chegando à Unidade Básica de Saúde sem a devida proteção. O secretário alertou à população, que ao procurar atendimento médico, todos deverão estar usando a máscara de proteção. VIVAN afirmou que isso se deve a presença e o alto fluxo de pacientes com baixa imunidade na unidade, além do risco que esses ambientes têm para transmissão de doenças. Ele destacou que apesar do uso de máscara em ambientes fechados ter sido flexibilizado pelo governo de Santa Catarina, a regra possui exceções, cujo uso da máscara ainda é obrigatório nas unidades de atendimento de saúde.

A chegada dos dias mais frios acende um alerta para a saúde de Guarujá do Sul que voltou a confirmar casos de Covid-19. O último informativo divulgado constava que o município registrava dois casos. Nesta semana, o município possui quatro pessoas contaminadas. A secretária VERIDIANA BARTH, salientou que este cenário era esperado pela equipe devido a aproximação do inverno. Por isso, ela também alertou para a vacinação contra o vírus por parte da população com doses em atraso ou não vacinados contra o coronavírus. A secretária ainda explicou que a saúde municipal adotou um protocolo diferente do passado quanto ao isolamento social. Em Guarujá do Sul, apenas a pessoa que confirma para a Covid-19 permanece isolada por sete dias. Aqueles que residem na mesma casa são orientados a utilizarem a máscara em locais fechados, principalmente no posto de Saúde e hospital. Também é orientado manter a distância entre as outras pessoas.

Ontem a Polícia Militar flagrou uma motocicleta com adulteração de sinal identificador de veículo em São Miguel do Oeste. Durante a abordagem de fiscalização de trânsito, foi constatada a adulteração das letras e números da placa de identificação de uma motocicleta. O motociclista alegou ser o proprietário da moto e não teria visto a adulteração, tão pouco a feito. Diante dos fatos foi feito a apreensão do veículo e levado ao pátio conveniado, autuado por infração de trânsito e conduzido até a delegacia de Polícia para as providências que o caso requer.

Os golpistas fizeram mais uma vítima perder dinheiro através das redes sociais na tarde de ontem. A PM foi acionada para atendimento de ocorrência de estelionato em Descanso. Os policias foram até o endereço informado e conversou com a vítima, uma mulher, que relatou ter conversado com uma pessoa. Durante a conversa, o golpista pediu que lhe enviasse um código recebido por mensagem no telefone. E foi isso que a mulher fez. Após isso, ela começou a ter problemas de acesso ao Instagram e Facebook. Uma pessoa realizou um Pix de 138 reais, solicitados pelo estelionatário. A Polícia Militar orienta que não sejam passados códigos recebidos, pois os estelionatários utilizam para acessar as redes sociais das vítimas.

A Polícia Civil efetuou a prisão de três pessoas durante duas ocorrências distintas entre os dias 23 e 25 deste mês nos municípios de Dionísio Cerqueira e de Palma Sola, na região de São José do Cedro. Ambas as ocorrências foram durante a operação Hórus. A primeira ocorrência foi realizada na segunda e terça-feira na cidade de Dionísio Cerqueira onde os policiais cumpriram um mandado decorrente de sentença definitiva pelo crime de desobediência. Já o segundo mandado é de prisão preventiva em virtude dos crimes de tráfico e associação para o tráfico, além de descumprimentos das medidas cautelares diversas da prisão. Já a segunda ocorrência foi em Palma Sola ontem onde os policiais civis cumpriram dois mandados de busca e apreensão, e apreendida arma de fogo e munições. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Esta contou com o apoio da PM.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.