ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 26 04 19

-COMISSÃO DA REFORMA DA PREVIDENCIÁRIA TERÁ DOIS CATARINENSES

-SISTEMA PRISIONAL ESTÁ 23 POR CENTO ACIMA DA CAPACIDADE EM SC

-PREFEITURA RETOMA AÇÕES PARA CRIAR CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

-RECEITA JÁ RECEBEU MAIS DE 17 MIL DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA NA REGIÃO

-MUNICÍPIO TEM SALDO DE 301 VAGAS DE EMPREGO NO PRIMEIRO TRIMESTRE

-POLÍCIA CIVIL EMITE ALERTA SOBRE GOLPE APLICADO VIA WHATSAPP

-OPERAÇÃO RECUPERA ARMA QUE PODE TER SIDO FURTADA DE VEREADOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O governo do Sri Lanka revisou, nesta quinta-feira, o número de mortos nos ataques ao país no domingo de Páscoa para cerca de 250 pessoas. Segundo o Ministério da Defesa, o levantamento anterior apontava que 359 pessoas haviam morrido. De acordo com o governo, a contagem anterior foi corrigida "após o complicado processo de contagem dos cadáveres no necrotério de Colombo." Até agora, oito suspeitos de participação nos ataques foram presos no país.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quinta-feira, uma série de medidas fiscais e econômicas em resposta ao movimento conhecido como "coletes amarelos", iniciado no país no ano passado. Entre os pontos anunciados pelo presidente estão a redução do imposto de renda, que pode diminuir a arrecadação em 5 bilhões de euros, a vinculação das aposentadorias mais baixas à inflação e bônus de até mil euros a assalariados que ganham até três mil e 600. MACRON reconheceu que o governo precisará trabalhar mais e gastar menos para compensar a menor arrecadação com a medidas.

Milhares de manifestantes foram às ruas da Colômbia nesta quinta-feira em dia de greve geral convocada por sindicatos e entidades de classe contra o governo do presidente IVÁN DUQUE. De acordo com o jornal "El Tiempo", a população protestou contra as reformas trabalhistas e previdenciárias incluídas no Plano Nacional de Desenvolvimento proposto pelo governo DUQUE e também pela reivindicação do cumprimento dos acordos fechados entre o governo e os professores, como jornada de trabalho. Houve confronto com a polícia e manifestantes picharam a Catedral Primada, construída no início do século 19.

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira a comissão especial que vai discutir a proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso pelo governo JAIR BOLSONARO. Após acordo entre os partidos, o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, anunciou que a comissão será presidida pelo deputado MARCELO RAMOS do PR de Amazonas. O relator será o deputado SAMUEL MOREIRA do PSDB de São Paulo. Dois deputados catarinenses serão titulares na comissão: DANIEL FREITAS do PSL e DARCI DE MATOS do PSD. PEDRO UCZAI do PT foi indicado como suplente pelo partido. A comissão especial terá a responsabilidade de debater o conteúdo da proposta.

O Banco do Brasil confirmou ter retirado do ar uma peça de propaganda que incentivava jovens a abrir conta no banco. Segundo a assessoria da instituição, o diretor de Marketing da instituição deixará o cargo. No vídeo, de 30 segundos, aparecem uma mulher careca negra; um homem em um salão de beleza; uma mulher negra com cabelo loiro; outra com cabelo rastafari; um homem com cabelo rosa; uma mulher com cabelo curto e um homem em ambiente de festa. A campanha foi vetada pelo presidente JAIR BOLSONARO. A assessoria do banco informou que o presidente da instituição, RUBEM NOVAES, tomou a decisão de tirar do ar a peça de propaganda por entender que "faltaram outros perfis" de jovens.

Passados três meses desde a tragédia em Brumadinho, a Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as causas do rompimento de uma barragem na cidade. Após a instalação da CPI, o deputado JÚLIO DELGADO do PSB mineiro foi eleito presidente da comissão e ROGÉRIO CORREIA do PT de Minas será o relator. Em 25 de janeiro, uma barragem da mineradora Vale rompeu na cidade, levando uma enxurrada de lama à região. Segundo as autoridades locais, 233 pessoas morreram e outras 37 ainda estão desaparecidas. A previsão é de que os trabalhos da comissão durem 120 dias.

O estado de Santa Catarina registrou aumento de oito por cento no consumo de energia no primeiro trimestre de 2019. De acordo com a Celesc, trata-se do maior índice de desempenho registrado nos últimos cinco anos, cuja média de crescimento de consumo para o período estava na casa de dois por cento a cada trimestre. A atual alta do consumo neste primeiro trimestre foi puxada, especialmente, pela classe Residencial, com aumento de 15 vírgula sete por cento no volume de energia consumida. Na classeComercial, o crescimento foi de 10 vírgula dois. O aumento do consumo foi gerado pelas altas temperaturas que intensificaram o uso de aparelhos elétricos como o ar condicionado e ventiladores para amenizar o calor.

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira a terceira e última audiência pública para discutir a reforma administrativa proposta pelo governo do estado. Ontem, deputados e representantes de entidades e do próprio governo debateram Casa Civil, Administração, Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, controladoria e integridade, Iprev, Defesa Civil. O projeto prevê a extinção de departamentos. Entre os pontos discutidos nesta quinta, esteve a extinção de departamentos, como o Deinfra e as Agências de Desenvolvimento Regional. Agora, os deputados farão um levantamento do que foi discutido nas três audiências públicas e podem propor emendas ao projeto.

Santa Catarina tem 26 mil 628 presos cumprindo regimes de detenção. 22 mil 295 deles ocupando vagas em presídio. Por ter apenas 18 mil 107 vagas oficiais disponíveis, o estado está com superlotação de 23 por cento, conforme levantamento do site G1 divulgado nesta sexta-feira. Os dados são referentes a março e abril, os mais atualizados do país. Apesar da falta de vagas, comparado com a situação das demais unidades da federação, Santa Catarina é o segundo estado com menor superlotação. O estado informou que está construindo 954 novas vagas, número insuficiente para cobrir o déficit. Somente no caso de presos provisórios, cinco mil 879 estão encarceradas, o que representa 26 por cento da massa carcerária.

O Peperi Debates deste sábado vai falar sobre como o avanço tecnológico reconfigura as relações de trabalho e o espaço do homem no processo laboral. O programa vai discutir os impacto da tecnologia no mundo do trabalho. O debate contará com a participação do diretor executivo do sistema Sesi-Senai, IVANOR FINATTO, o empresário e presidente do Sindicato da Construção Civil, FERNANDO TOFFOLI, a representante do coletivo sindical, SANDRA ZAWASKI e o advogado JEAN CARLESSO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito hora da manhã.

O Retrato Falado deste final de semana vai receber o agricultor e sindicalista JOEL DE MOURA. Natural de São Miguel do Oeste, ele vai contar histórias da vida no campo, da atividade na agricultura e do movimento sindical. JOEL DE MOURA é o atual presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município. O Retrato Falado deste sábado começa as dez horas da manhã.

O cartório eleitoral de São Miguel do Oeste vai atender em horário especial neste final de semana para os municípios que estão em revisão do eleitorado. O local ficará aberto no sábado pela manhã, das oito ao meio-dia, para facilitar o atendimento dos eleitores. Seis municípios da região estão passando pelo processo de revisão eleitoral. As cidades que estão recontando os eleitores são Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Guaraciaba, Paraíso e Santa Helena. O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o chefe do cartório eleitoral da quadragésima quinta zona, ANGELO PASQUALE. Ele vai falar sobre a revisão e também sobre o cadastramento biométrico dos eleitores.

O município de Bandeirante já registrou mais de 10 focos do mosquito da dengue. Ao todo, já são 14 focos desde o começo do ano. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, NEURI BIASI. De acordo com ele, o número não é expressivo já que este é um período onde a presença do mosquito é maior. Ele disse que não há motivos para a população ficar assustada, porém todos devem continuar fazendo a sua parte no cuidado ao redor das residências, caixas d’água e calhas. BIASI destacou que o município não possui nenhum caso confirmado da doença.

Comparado aos últimos dois anos, o número de focos do mosquito da dengue em Bandeirante neste ano está baixo. A afirmação é do secretário de Saúde do município, NEURI BIASI. Ele lembrou que em 2017 foram 31 focos. Já no ano passado foram 44 registros. Ele disse que neste ano o município deve registrar um índice menor do que o registrado em 2018. O secretário afirmou que o ponto mais crítico é na entrada da cidade e por isso a equipe deve concentrar o trabalho naquela região. Ele antecipou que essa ação deve ocorrer na próxima semana e visa reduzir o número de focos. NEURI BIASI ressaltou ainda que a ideia da Administração é adquirir um equipamento para verificar as calhas e encontrar possíveis focos do mosquito da dengue.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai realizar neste sábado o recolhimento recolhimento de pneus, eletrônicos e móveis em desuso no bairro São Sebastião. De acordo com o secretário de saúde, LEONIR CARON, a ação está sendo organizada pela equipe da dengue e será realizada a partir das sete e meia da manhã. A coleta vai até as 11 e meia. CARON disse que a ajuda e parceria das famílias que residem no bairro será fundamental para eliminar os focos do mosquito da dengue. Os moradores devem limpar seus terrenos, verificar materiais em desuso e leva-los até o salão da comunidade.

A Unoesc está com inscrições abertas para as vagas remanescentes do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional do Uniedu. Os candidatos selecionados terão bolsa de estudo de 70 por cento da mensalidade do curso de Graduação. As bolsas estão sendo oferecidas para acadêmicos moradores, ou naturais de 14 municípios que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Quatro são do extremo-oeste: Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Romelândia e Bandeirante. Serão selecionados estudantes regularmente matriculados no primeiro semestre de 2019, em no mínimo 12 créditos, que além de serem oriundos dos municípios citados, atendam aos critérios previstos no Edital, entre eles, participar do Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional que será oferecido, de forma presencial, aos sábados, com carga horária total de 200 horas. Os interessados devem procurar a Unoesc.

A Apae de São Miguel do Oeste vai realizar hoje a noite uma assembleia de prestação anual de contas. O evento está confirmado para as sete horas da noite no mini ginásio da Apae. Todas as empresas e pessoas que fizeram doações para a escola podem participar da assembleia. O evento é aberto para toda as pessoas da comunidade. O diretor financeiro da Apae, ADEMIR PINTO vai apresentar o relatório com dados sobre a arrecadação e onde os recursos foram aplicados. Em 2018, a Apae teve uma receita superior a um milhão de reais e uma despesa mensal de cerca de cem mil reais.

Os contribuintes que são obrigados a declarar o imposto de renda devem ficar atentos para o prazo final de entrega das informações. O alerta é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. As declarações devem ser feitas até o dia 30 de abril via aplicativo ou então de forma on-line, diretamente no site da Receita. Ele comentou que os contribuintes devem fazer o procedimento com antecedência e não deixar para a última hora. WERLANG também lembrou que os contribuintes devem organizar os informativos de rendimento e documentos que comprovam a propriedade de bens móveis, imóveis e aplicações bancárias para facilitar a declaração do Imposto de Renda deste ano.

A Receita Federal espera receber 22 mil e 600 declarações do imposto de renda de 21 municípios da região. A informação é agente da Receita Federal, ERNANI WERLANG. Até agora, cerca de 17 mil já foram entregues. Em termos percentuais, 75 por cento dos contribuintes já prestaram contas ao Leão. O índice é praticamente o mesmo de São Miguel do Oeste. Do total de oito mil e 400 contribuintes que devem declarar imposto de renda no município, cerca de seis mil e 200 já fizeram a declaração. ERNANI disse que o percentual está dentro do esperado. Ele reforçou que ainda restam seis dias para finalizar o prazo de prestação de contas com a Receita Federal e as pessoas não podem perder esse prazo.

São Miguel do Oeste é um dos municípios com maior percentual de entrega de declarações do imposto de renda em Santa Catarina. De acordo com o agente da Receita Federal, ERNANI WERLANG, são cerca de oito mil e 400 contribuintes, o que representa mais de 20 por cento da população. Ele disse que esse dado revela o bom nível de renda dos moradores e, ao mesmo tempo, que as pessoas estão conscientes e prestam as informações corretamente para a Receita Federal . ERNANI explicou que o ajuste de contas pode resultar em imposto a pagar e outro terão valores a restituir, o que pode inclusive, movimentar a economia local.

A prefeitura de São Miguel do Oeste e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável retomaram, nesta semana, as ações para criação de uma Câmara de Comércio Internacional no município. O tema foi discutido nesta quarta-feira pelo prefeito WILSON TREVISAN e pelos empresários representantes do COMDES, RAVIER CENTENARO, ÍRTON LAMB e FRANCISCO CRESTANI. O entendimento é de que a Câmara de Comércio Internacional deve iniciar por um setor e depois ser ampliada para os demais. Segundo TREVISAN, a prefeitura e o Comdes estão avaliando qual o setor mais indicado para esta primeira etapa. O próximo passo, será o levantamento das empresas interessadas em participar do projeto.

A câmara de comércio internacional de São Miguel do Oeste tem por objetivo promover a união de forças entre as micro, pequenas e médias empresas de cada segmento para viabilizar processos de compra e venda de mercadorias e produtos nacionais e importados. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a participação das empresas nessa câmara pode criar uma vantagem em relação aos concorrentes com maior poderio econômico. O prefeito explicou que depois que da adesão das empresas ao projeto, o município vai contratar uma consultoria especializada que auxiliar no processo de instalação da câmara de comércio internacional.

O cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério da Economia divulgado nesta semana traz uma informação positiva para São Miguel do Oeste. Os dados atualizados mostram que o município fechou o mês de março com mais contratações do que demissões. Foram 532 admissões com carteira assinada e 481 desligamentos. O saldo é de 51 vagas abertas na cidade. O resultado vai na contramão do estado que fechou dois mil 976 postos de trabalho e do Brasil que demitiu 43 mil trabalhadores a mais do que o total de contratados. Em São Miguel do Oeste, a indústria com 35 vagas foi a que mais contribuiu para esse dado positivo. O setor de serviços abriu 27 vagas e comércio teve um saldo negativo de 17 vagas. Na região, o mês de março terminou com 271 postos abertos.

O desempenho de março reforça o bom começo de ano na geração de emprego com carteira assinada em São Miguel do Oeste. Entre janeiro e março, a cidade teve um saldo positivo de 301 vagas. 149, quase a metade desse número, estão nas indústrias. O resultado é o dobro do saldo de 2018 e melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos, perdendo apenas para 2014. Naquele ano, o saldo foi de 401 vagas abertas entre janeiro e março. Na região, foram 575 admissões a mais do que demissões no primeiro trimestre desde ano.

A Polícia rodoviária estadual registrou um acidente no começo da madrugada de hoje na SC 163. Foi uma saída de pista seguida de choque em árvore de um veículo Golf, placas de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta de meia noite e 40 na Linha Santa Fé Alta em Itapiranga. O condutor do carro, um homem de 25 anos, saiu o local antes da chegada da PRE e do Corpo de Bombeiros. O veículo ficou sobre a pista e foi necessária a utilização de extintor de Pó químico seco para conter um início de incêndio no motor. A Polícia Rodoviária emitiu uma multa por abandono de veículo acidentado na pista e recolheu o Golf ao pátio conveniado em São Miguel do Oeste. Não há informações a respeito do estado de saúde do motorista.

Durante a operação PC 27, realizada nesta semana, a Polícia Civil apreendeu um revólver calibre 38 que pode ter sido furtado de um vereador de São Miguel do Oeste. O revólver foi encontrado em uma residência do município de Anchieta. Após a divulgações das operações, o vereador entrou em contato com a polícia e descreveu as semelhanças da arma apreendida com o revolver que foi furtado em 2016. O objeto estava registrado, mas se encontrava com a numeração suprimida. A arma, que foi reconhecida pelo vereador, agora será periciada pelo Instituto Geral de Perícias.

Na última semana, a Polícia Civil foi comunicada da “clonagem” de duas contas do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, ocorridas nas cidades de Belmonte e Itapiranga. De acordo com o delegado de Descanso, CLÉVERSON MULLER o que aconteceu foi a habilitação do número da vítima no celular do estelionatário e isso só ocorre pois a vítima forneceu um código que foi recebido em seu aparelho, por meio de SMS. Após a ativação no novo aparelho, o autor cadastra uma senha PIN no aplicativo, impossibilitando a vítima de reativar a conta em seu próprio aparelho. Assim, o criminoso utiliza contatos dos grupos para solicitar depósitos e transferências bancárias, utilizando o próprio número e fotografia da vítima. Ele reforçou que a região tem registrado dezenas de golpes via telefone e as pessoas devem ficar atentas.

Os golpes aplicados com essa espécie de clonagem do número de wattsapp pode ter ocorrido depois que as vítimas se cadastraram em sites de compra e venda, deixando os números para contato dos interessados. Já o Delegado de Itapiranga, JOÃO FILLIPE WESTPHAL MARTINS, os estelionatários ficam monitorando os sites e minutos após a postagem ligam para as vítimas dizendo que um código seria enviado ao celular delas e que elas deveriam repassar os códigos para confirmar as postagens nos sites. Dessa forma, ocorre a habilitação do Whatsapp da vítima no celular dos criminosos. O delegado disse que o golpe pode ser evitado não repassando qualquer código recebido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.