ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 26 03 2020

-BOLSONARO INCLUI ATIVIDADES RELIGIOSAS E LOTÉRICAS COMO SERVIÇOS ESSENCIAIS

-SANTA CATARINA TEM PRIMEIRA MORTE CONFIRMADA POR CORONAVÍRUS

-COOPERATIVA DIZ QUE INDUSTRIA NÃO COMETEU EXCESSO NO PREÇO DO LEITE PARA MERCADOS

-PREFEITO ANUNCIA MEDIDAS E PRORROGA PAGAMENTO DE IMPOSTOS MUNICIPAIS

-COMITÊ IMPLANTA CENTRAL DE INFORMAÇOES POR TELEFONE DA COVID-19 -VEÍCULO FURTADO NA REGIÃO É RECUPERADO NO CENTRO DO MUNICÍPIO

-CORPO ENCONTRADO EM MATAGAL DO BAIRRO ESTRELA É DE RAPAZ DESAPARECIDO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O isolamento na Espanha foi prorrogado nesta quinta-feira para o dia 12 de abril em uma tentativa de conter a expansão de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O país, o segundo mais atingido na Europa pela pandemia, tem quase 50 mil infectados e quatro mil e 89 mortes por causa de complicações provocada pelo Sars-Cov-2. Na Itália, o Ministério de Saúde registrou ao menos sete mil 503 mortes por Covid-19 e mais de 57 mil e 500 casos até quarta-feira. Há um mês, o país mediterrâneo relutava em ampliar medidas de isolamento que estavam concentradas em cidades da Lombardia, região ao norte do país mais afetada pelo surto de coronavírus.

O número de mortos nos Estados Unidos por complicações relacionadas à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, chegou a mil e 50 na madrugada desta quinta-feira, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. A maior parte das mortes foi registrada na cidade de Nova York. Foram 280 óbitos. A cidade adotou medidas restritivas drásticas para conter a disseminação do vírus. Restaurantes, bares, escolas, museus e shows da Broadway foram fechados. Os Estados Unidos são o terceiro país com maior número de infecções pelo novo coronavírus, atrás de China e Itália.

Líderes das maiores economias do mundo vão se encontrar de forma virtual nesta quinta-feira para coordenar uma resposta ao crescimento das incidências de Covid-19. O encontro das nações do G20 será coordenado pelo rei Salman, da Arábia Saudita. O reino preside o grupo neste ano. A reunião extraordinária foi convocada para que os esforços globais para combater a pandemia e suas implicações econômicas sejam coordenados. O número global de mortos pelo novo coronavírus ultrapassou os 21 mil, e os infectados são mais de 472 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Governadores reunidos na tarde desta quarta-feira em videoconferência aprovaram uma carta com uma série de reivindicações ao governo federal para fazer frente à crise do coronavírus. Entre essas reivindicações, está a aplicação da lei que institui uma renda básica de cidadania para todos os brasileiros. Os governadores também querem a suspensão por 12 meses do pagamento das dívidas dos estados com a União e bancos públicos, além da "abertura da possibilidade de quitação de prestações apenas no final do contrato" e a "disponibilização de linhas de crédito do BNDES para aplicação em serviços de saúde e investimentos em obras". Na carta, os governadores dizem desejar que o presidente JAIR BOLSONARO "tenha serenidade e some forças" com eles para enfrentar os efeitos da crise do coronavírus.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em sessão remota, um projeto que autoriza o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus. O texto segue para o Senado. O projeto foi apresentado na quarta-feira por um grupo de deputados e define telemedicina como: "Exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde". O texto diz que a telemedicina poderá ser usada "em quaisquer atividades na área da saúde". Na justificativa do projeto, os parlamentares argumentam que a situação "crítica e urgente" relacionada à pandemia leva a uma maior demanda do serviço médico.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as oito e meia desta quinta-feira, dois mil 567 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 61 mortos. A maior parte das mortes está em São Paulo. São 48 óbitos. No Rio de Janeiro, são oito mortos, e o Amazonas, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram uma morte cada. O presidente JAIR BOLSONARO editou um decreto que torna as atividades religiosas parte da lista de atividades e serviços considerados essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus. O decreto desta quinta-feira também torna essenciais, entre outros, os seguintes serviços, as agências lotéricas. Na publicação, BOLSONARO afirmou que há 12 mil 956 casas lotéricas no Brasil, e que "duas mil 463 se encontram fechadas por decretos estaduais ou municipais". Ele afirmou que a mudança na regra permitirá que as lotéricas "possam funcionar em sua plenitude".

Em mais uma sessão deliberativa com a presença virtual dos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa aprovou projetos apresentados pelos parlamentares para minimizar os efeitos das restrições vividas em Santa Catarina por causa do coronavírus. Entre eles, está a suspensão do corte dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás até 31 de dezembro de 2020. A proposta votada pelos deputados na tarde desta quarta-feira aglutinou quatro projetos de lei encaminhados nesta semana com o mesmo teor pelos deputados ALTAIR SILVA, KENNEDY NUNES, IVAN NAATZ e LUIZ FERNANDO VAMPIRO. O texto aprovado, além da suspensão dos cortes, prevê a postergação dos pagamentos das contas de março e abril, com a cobrança parcelada em 12 meses a partir de maio. A proposta prevê também regras para que as empresas postergem os pagamentos de ICMS ao governo do Estado.

Em transmissão ao vivo no final da tarde desta quarta-feira, o governo de Santa Catarina atualizou o número de casos do novo coronavírus no Estado. São 122 pessoas com diagnósticos confirmados para a doença, seis em Unidade Intensiva de Tratamento e 325 suspeitos. Entre os pacientes, 53 por cento dos casos positivados para Covid-19 são mulheres. Há pacientes confirmados em 28 municípios de SC, com novos casos confirmados em São Pedro de Alcântara, Camboriú, Canelinha, Arroio do Silva e São Ludgero. No começo da madrugada, o governador anunciou, via twitter, a primeira morte por coronavírus no estado. O paciente tinha 86 anos e estava internado em São José. Outros dois óbitos estão em investigação nas regiões Sul e Oeste. Ambos os casos são de pessoas que apresentavam sintomas, mas não haviam notificado a vigilância epidemiológica dos municípios.

Um grupo de 50 entidades empresariais catarinenses lançou nesta quarta-feira o Movimento Reage SC visando soluções para os problemas econômicos gerados pela crise do coronavírus. A primeira ação do grupo foi enviar um amplo ofício ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sugerindo iniciar imediatamente o planejamento da retomada da atividade econômica para a reabertura a partir do dia 30 deste mês. Também propõe adoção do isolamento vertical para as pessoas que correm maior risco. Entre as 50 entidades que assinam o documento estão a Fascic, Fecomércio, Sebrae e a Associação Catarinense de Tecnologia e dezenas de associações empresariais do Estado, como a Acismo.No ofício ao governador, o movimento informa que reconhece o esforço do governo do Estado para conter a pandemia, mas destaca que lideranças da área econômica e até médicos estão recomendando isolamento vertical frente às graves dificuldades que a restrição gera em países em desenvolvimento com economia frágil.

A Secretaria Municipal de Saúde retomou o trabalho de vacinação contra a gripe para idosos e profissionais da saúde. A imunização recomeçou as duas e meia da tarde de ontem na estrutura especial que foi montada na Praça Walnir Bottaro Daniel. Nesta quarta-feira, o município recebeu mais mil e cem doses do medicamento. A campanha de vacinação começou na segunda-feira e no primeiro dia, foram imunizadas mil 905 pessoas. A cota inicial, de duas mil doses, terminou no início da manhã de terça-feira. Até o dia 15 de abril, a campanha é específica para idosos e profissionais da saúde. A partir desta data, outras faixas etárias e grupos de risco serão atendidos, em um novo cronograma.

A secretaria de Saúde registrou uma boa procura dos idosos e profissionais da saúde na manhã de hoje na praça Walnir Botaro Daniel e as doses da segunda remessa já terminaram. Algumas doses foram reservadas para a imunização nas casas de pacientes idosos que estejam acamados. Os primeiros bairros atendidos serão o Agostini e o Jardim Peperi. Ainda não há informação sobre a data de envio de novas remessas da vacina ao município e a vacinação na praça foi interrompida outra vez. São Miguel do Oeste recebeu três mil e cem doses do medicamento e todas foram aplicadas nos idosos e profissionais que buscaram o atendimento na praça.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA prorrogou no começo desta semana o decreto de restrição de convívio social por mais sete dias. Ao todo, o estado catarinense terá pelo menos 14 dias de restrição e grande parte da população ficará isolada em casa nesse período. De acordo com o psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES, o momento vivido é atípico e único na história do Brasil. Ele participou do RPN segunda edição de ontem e conforme ele, é de extrema importância que as pessoas saibam lidar com essa situação.

A rotina de todas as pessoas foi alterada nesse período e por isso as incertezas acabam aparecendo. A declaração é do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES. Segundo ele, o momento atual acaba produzindo incertezas e insegurança na vida de todos. Ele destacou que essas questões são causadas por diversos fatores, entre eles estão, a dúvida sobre a permanência nos empregos e também acerca da restrição de sair para visitar amigos e a própria família. Conforme MAINARDI LOPES, esse momento acaba sendo um período de mudança da própria identidade do sujeito, onde o mesmo acaba deixando de se reconhecer e se vê privado de poder usufruir de diversas situações.

Outro aspecto que também é perceptível nesse momento é quanto ao próprio convívio familiar. O comentário é do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES. Ele destacou que devido ao confinamento as pessoas acabam remanejando a rotina e lidando com repetições e faltas de possibilidades para divertimento. O profissional afirmou que a tendência é que essa situação mental das pessoas acabe piorando com o passar dos dias. MAINARDI LOPES explicou que essa piora se dá pelo fato do aumento do estresse. Ele disse que é inevitável que essa situação não afete a maioria das pessoas.

É fundamental que as pessoas organizem uma rotina e sigam a mesma nesse período de isolamento social. A afirmação é do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES. Ele ressaltou que nesse momento é necessário ações para reduzir os danos na vida de cada ser humano. Ele citou a criação de exercícios físicos, estudos, conhecimentos em geral, lazer e também um planejamento quanto a realização dos serviços domésticos. MAINARDI LOPES revelou que ficar conectado 24 horas por dia nas informações sobre o Covid-19 também não é interessante. O ideal conforme o profissional é usar a tecnologia para se aproximar das pessoas por meio das redes sociais como por exemplo, Facebook, Instagram e WhatsApp, amenizando um pouco a ansiedade causada pela restrição imposta devido ao Coronavírus.

Além do Procon e do Ministério Público, a Polícia Civil também está apurando a denúncia de aumento abusivo do preço de venda do leite da indústria para os mercados. O delegado regional, WESLEY ANDRADE confirmou ontem que a polícia instaurou um procedimento investigativo para verificar se houve algum tipo de excesso. Ele explicou que o delegado responsável pelo caso já ouviu o supermercadista FRANCISCO CRESTANI e está reunindo documentos e materiais para averiguar se o fato constitui um crime contra o consumidor ou contra a economia. De acordo com empresários do setor, as indústria aumentaram os preços de forma abusiva. A denúncia é de que os valores passaram de cerca de dois reais e 20 centavos para até três e 80. Nesta semana, o Procon notificou três laticínios, entre eles, a Cooperoeste Terra Viva de São Miguel do Oeste.

reajuste do preço do leite nesta época do ano é natural e não tem nada a ver com a questão do coronavírus. A posição é do presidente da Cooperoeste Terra Viva, SEBASTIÃO VILANOVA. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e expôs a posição da indústria sobre a polêmica envolvendo o preço de venda do litro de leite para os mercados. Ele disse que vários fatores explicam a correção dos valores, como por exemplo, a queda na produção pelos agricultores, o encarecimento de insumos como a caixa longa vida e a estiagem. SEBASTIÃO reforçou que não houve nenhum abuso ou aproveitamento da situação por parte das indústrias. Ele disse ainda que os valores comentados pelos empresários não exatamente esses e que o aumento pode acontecer, mas não no patamar que foi anunciado.

O prefeito WILSON TREVISAN anunciou, nesta quarta-feira, uma série de medidas para diminuir impacto da crise do coronavírus na economia local. Uma delas é a prorrogação do vencimento dos impostos municipais para o dia 25 de abril. Ele explicou que o objetivo da postergação é dar um fôlego para as empresas da cidade que estão de portas fechadas há mais de uma semana. Dessa forma, todos os impostos, taxas e tributos municipais, como o IPTU por exemplo, com data de vencimento a partir do dia 25 de março podem ser pagos até o dia 25 do mês que vem sem nenhum acréscimo de juros ou multas. Em relação aos fornecedores do município, TREVISAN garantiu que todos estão sendo pagos normalmente, apesar das dificuldades financeiras. A orientação é para que as notas fiscais de cobrança sejam encaminhadas eletronicamente para a prefeitura, o que garantirá que não vão ocorrer atrasos. Um servidor está trabalhando de casa para garantir o pagamento dos fornecedores no dia combinado. O prefeito também vai notificar as empresas para a retomada das obras públicas a partir de quarta-feira da semana que vem.

Os servidores do município que estão afastados das atividades pelo risco de contaminação por Covid-19 vão receber férias coletivas. O anúncio é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que apesar do impacto da crise nas finanças municipais, todos receberão a remuneração acrescida do adicional de um terço, como prevê a legislação. O prefeito destaca que, em caso de retomada do funcionamento normal da administração e havendo necessidade, os trabalhadores poderão ser chamados a retomar as funções antes do fim do período de 30 dias. O prefeito também explicou que o pagamento do valor total das férias com o acréscimo de 33 por cento, é uma forma de movimentar a economia quando o comércio puder voltar a atender normalmente. TREVISAN ressaltou que a antecipação das férias não vale para servidores dos setores essenciais, como saúde, por exemplo. A coleta de lixo também será mantida e a secretaria de Assistência Social também mantém os serviços e programas sociais.

A prefeitura vai retomar o recebimento de novos projetos na área da construção civil, mesmo estando com as portas fechadas por conta do coronavírus. O serviço será ativado com uma alteração: os projetos para obras terão de ser protocolados digitalmente. O prefeito WILSON TREVISAN explicou que em seguida, os pedidos serão encaminhados, por sistema, para a análise de arquitetos e engenheiros do município. Os profissionais vão trabalhar remotamente de casa. Dessa maneira, de acordo com o prefeito, não haverá interrupção no fluxo do Setor de Engenharia, o que permitirá que as edificações possam ser construídas a partir de quando não houver mais restrições ocasionadas pelo coronavírus. O objetivo é evitar o acumulo de processos à espera da análise do setor de engenharia quando a prefeitura voltar as atividades normais.

As aulas da rede pública municipal podem ser a distância se o período de quarentena ultrapassar os 30 dias. O prefeito WILSON TREVISAN determinou que a Secretaria de Educação avalie a possibilidade de recorrer ao ensino à distância para alunos a partir do sexto ano. O prazo inicial da suspensão das aulas é de um mês, mas se o período de quarentena for maior, essa pode ser a saída para evitar um prejuízo pedagógico mais expressivo para os alunos. A secretaria vai analisar a condição estrutural das escolas para as aulas à distância e se as famílias também tem acesso a internet para que os filhos assistam as aulas de casa. No setor da saúde, o prefeito também anunciou a compra de 200 kits de testes rápidos de coronavírus para os profissionais da saúde, já que eles estão diretamente expostos ao contágio da nova doença.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde colocou em funcionamento, na manhã desta quinta-feira, a Central de Informações Covid-19. O objetivo é criar mais um canal direto de comunicação com a população do município para levar informações e esclarecimentos sobre o novo coronavírus. Por meio do telefone 3631-2010, a população poderá esclarecer dúvidas diversas, buscar orientações sobre o que fazer no caso de apresentar sintomas respiratórios ou, até mesmo, atualizar-se sobre questões referentes à quarentena, funcionamento de órgãos públicos, comércio, indústria e demais estabelecimentos. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, explicou que uma equipe técnica da própria Secretaria de Saúde foi treinada para atender a população e conta com um check list contendo todas as informações inerentes à situação.

A Central de Informações Covid-19 vai contar com uma equipe de cinco pessoas por turno. Elas vão estar conectadas em diferentes ramais a partir da Central, atendendo das sete e meia às 11 e meia e à tarde, da uma e meia às cinco horas. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, isso fará com que as pessoas não precisem sair de casa sem que haja extrema necessidade, diminuindo os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Ele disse que antes de sair para buscar atendimento médico, as pessoas devem se informar pelo telefone 3631-2010. Além da Central de Informações Convid-19, mantida pelo município, há o número 136, disponibilizado pelo Ministério da Saúde para este mesmo objetivo.

O município de São Miguel do Oeste tem dois casos suspeitos de coronavírus em investigação. Os dois pacientes apresentaram os sintomas da doença e um deles está em isolamento hospitalar. As equipes médicas coletaram material para exame que será realizado pelo Laboratório Central do Estado. Ao todo, a cidade já registrou quatro casos suspeitos e dois foram descartados. Além disso, o município tem 86 pessoas com sintomas respiratórios que estão em isolamento domiciliar. O comitê de crise do coronavírus confirmou ontem que vai divulgar todos os dias um boletim com a atualização das informações do coronavírus as cinco e meia da tarde

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de São José do Cedro foram chamadas por volta das nove horas da noite desta quarta-feira para atendimento de um acidente na avenida Rio Grande do Sul, próximo ao acesso à cidade. A colisão frontal envolveu um Astra e uma Honda Titan, ambos com placas de São José do Cedro. O condutor da moto, de 27 anos, sofre ferimentos generalizados. A vítima foi conduzida ao Hospital do município para atendimento médico.

A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto nesta quarta-feira no centro de São Miguel do Oeste. O carro, um Corsa Sedan, foi abordado pelas guarnições da PM por volta das sete horas da noite na rua La Salle. De acordo com a Polícia Militar, o veículo foi furtado na cidade de São Lourenço do Oeste. O rapaz que estava dirigindo o carro foi detido e levado para a delegacia. As fotos e vídeos da ocorrência estão no portal da Peperi na internet.

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na tarde de ontem em um matagal no bairro Estrela. Um morador estava passando pelo local quando sentiu um cheiro muito forte. Ele encontrou o corpo de chamou a Polícia Militar. Equipes da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Instituto Médico Legal também estiveram no local. O corpo foi levado para o IML. No começo da noite, houve a confirmação que trata-se de JOCEMAR BONET, de 25 anos, que estava desaparecido desde o começo deste mês. A família fez o reconhecimento do corpo. As causas da morte ainda são desconhecidas. A Polícia Civil vai investigar o caso a partir de agora.

O Instituto Médico Legal informou nesta quarta-feira de que não há sinais de perfurações por arma de fogo ou arma branca no corpo encontrado ontem no bairro Estrela. A informação é do delegado regional da Policia Civil, WESLEY ANDRADE. Ele informou que a polícia abriu inquérito para investigar o sumiço de JOCEMAR BONET no começo de março. O delegado destacou que a Polícia Civil aguarda o resultado da perícia do IGP e de todos os exames do IML para dar continuidade ao inquérito policial. O delegado também deverá inquirir novas pessoas para apurar os fatos e elucidar as causas do desaparecimento e da morte do rapaz. Por enquanto, nenhuma possibilidade está descartada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.