ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 26-03-2019 Terça-Feira

-JUSTIÇA SOLTA TEMER E BLOQUEIA OITO MILHÕES NAS CONTAS DO EX-PRESIDENTE

-SC TEM SALDO POSITIVO DE 25 MIL EMPREGOS FORMAIS EM FEVEREIRO

-LEGISLATIVO APROVA VENDA DE TERRENOS DA PREFEITURA PARA INVESTIMENTO NO GINÁSIO

-REUNIÃO IRÁ TRATAR SOBRE A REGULARIZAÇÃO DE LOTES EM SÃO VALENTIN

-DEPUTADO DEFENDE CRIAÇÃO DE PROGRAMA PARA EXPORTAÇÃO DO LEITE CATARINENSE

-ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS REFORÇAM PEDIDOS PARA INVESTIMENTOS NO OESTE

-PRESO HOMEM QUE ATIROU EM EMPRESÁRIO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO

-EMPRESÁRIO FERIDO POR ARMA DE FOGO É TRANSFERIDO PARA XANXERE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.


CESARE BATTISTI admitiu envolvimento em quatro assassinatos durante interrogatório feito na prisão pelo procurador ALBERTO NOBILI, responsável pelo grupo antiterrorista da cidade italiana de Milão. Até então, o italiano de 64 anos, que integrou o grupo Proletários Armados pelo Comunismo nos anos 70, negava envolvimento nos homicídios e se dizia vítima de perseguição política. BATTISTI declarou ter matado duas pessoas e ser o mandante de outros dois homicídios.


O Parlamento britânico aprovou nesta segunda-feira uma emenda que amplia seus próprios poderes na discussão sobre o Brexit, diminuindo ainda mais a força da primeira-ministra THERESA MAY. Na votação da próxima quarta, o próprio Parlamento definirá os pontos a serem avaliados. Em vez de apenas colocar em votação novamente a proposta de acordo apresentada por MAY, os parlamentares decidiram que poderão votar na mesma data outras alternativas, como cancelar a saída do Reino Unido da União Europeia, realizar outro referendo e deixar o bloco sem acordo.


O chefe interino do Pentágono, PATRICK SHANAHAN, anunciou nesta segunda-feira o desbloqueio de um bilhão de dólares para a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México, uma promessa do presidente DONALD TRUMP. O departamento de Segurança Interna pediu ao Pentágono a construção de 91 quilômetros de uma cerca de cinco metros e meio de altura, a reforma de uma estrada paralela e a iluminação da linha de fronteira como parte da declaração de emergência de TRUMP para a instalação do muro.



O Brasil registrou 173 mil 139 vagas de trabalho abertas em fevereiro. Os números oficiais do governo mostram também que, nos dois primeiros meses deste ano, foram criados 211 mil 474 empregos com carteira assinada. Já nos últimos 12 meses, segundo o Ministério do Trabalho, foi registrada a criação de 575 mil 226 postos de trabalho formais. Os números do governo revelam que, em fevereiro, houve abertura de vagas em sete dos oito setores da economia e o maior número de empregos criados aconteceu no setor de serviços.


O desembargador do Tribunal Regional Federal da segunda região, ANTONIO ATHIÉ, aceitou os pedidos de habeas corpus e determinou a soltura do ex-presidente MICHEL TEMER, do ex-ministro MOREIRA FRANCO e de outros cinco alvos da Operação Descontaminação. Na decisão, o desembargador disse que houve "caolha interpretação" e que a prisão foi embasada em "suposições de fatos antigos”. ATHIÉ considerou que “tem-se fatos antigos, possivelmente ilícitos, mas nenhuma evidência de reiteração criminosa posterior a 2016, ou qualquer outro fator que justifique prisão preventiva”. O Ministério Público Federal informou que irá recorrer da decisão.


O ex-presidente MICHEL TEMER desembarcou no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na noite desta segunda-feira. Ele deixou a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, local onde estava preso desde a última quinta-feira, no final da tarde e chegou em casa, na Zona Oeste da cidade, pouco antes das dez da noite. A defesa do ex-presidente disse que a sentença de soltura "merece o reconhecimento de todos os que respeitam o ordenamento jurídico e as garantias individuais inscritas na Constituição da República". Ontem, o Banco Central bloqueou oito milhões 239 mil reais das contas do ex-presidente seguindo determinação do juiz MARCELO BRETAS.


Após o ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que resultou na morte de 10 pessoas e deixou outras 11 feridas, há quase duas semanas, a polícia precisou reforçar as rondas nas escolas de ao menos dois municípios catarinenses. Dois casos de planejamentos semelhantes ao de Suzano estão sendo investigados no Estado. O episódio mais grave foi em Ituporanga, no Vale do Itajaí, onde dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados para o Casep. O segundo episódio foi detectado em Ilhota, também no Vale do Itajaí.


Os deputados receberam ontem a tarde o projeto de reforma administrativa do governador CARLOS MOISES DA SILVA. Entre as mudanças, está previsto o fechamento de duas secretarias e a extinção do Deinfra. O órgão sucateado nos últimos anos será desfeito e sua estrutura anexada à Secretaria de Infraestrutura, que ganhará no nome a palavra Mobilidade. O mesmo acontecerá com o Deter. O objetivo da reforma é economizar 500 milhões em quatro anos. A Alesc informou que o projeto tramita em regime de urgência a partir desta terça-feira.


As empresas de Santa Catarina abriram 25 mil 304 vagas em fevereiro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Conforme os números, somente neste ano já são 45 mil 626 novas vagas de trabalho criadas no Estado. Com relação ao mês anterior, houve alta de um vírgula 25 por cento na abertura de vagas. Conforme o Caged, este foi o segundo melhor mês de contratações para um mês de fevereiro, desde 2004. O setor industrial foi o que mais contribuiu para esse desempenho no estado.


-LEGISLATIVO APROVA VENDA DE TERRENOS DA PREFEITURA PARA INVESTIMENTO NO GINÁSIO

-REUNIÃO IRÁ TRATAR SOBRE A REGULARIZAÇÃO DE LOTES EM SÃO VALENTIN

-DEPUTADO DEFENDE CRIAÇÃO DE PROGRAMA PARA EXPORTAÇÃO DO LEITE CATARINENSE

-ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS REFORÇAM PEDIDOS PARA INVESTIMENTOS NO OESTE


Programa de Talentos Seara 2019 abre vagas para estágio e emprego. Oportunidade é para jovens com formação recente em diferentes áreas. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Seara de Itapiranga, TERESINHA BLASCZAK é exigido que a formação tenha ocorrido no máximo há um ano. Cita como exemplo pessoas que completaram graduação em cursos de administração, agronomia, engenharia de alimentos, elétrica, química, área de produção ou medicina veterinária. Além da formação no máximo há um ano, é preciso ter conhecimento de informática e inglês e ainda disponibilidade de mudança de cidade e de estado. TERESINHA explica que os candidatos com maior qualificação em informática e inglês terão vantagem.


As unidades da Seara em Itapiranga possuem sete vagas para o abate de aves e uma no frigorífico de suínos. De acordo com TERESINHA BLASCZAK, a busca é por pessoas com interesse em atuar nas áreas produtiva, manutenção ou agropecuária. As inscrições devem ser realizadas até dia sete de abril e estão abertas para filiais de todo o Brasil. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos, a Seara paga estágio de um ano para o candidato aprender sobre sua área de atuação e ter condições de assumir função em qualquer unidade no Brasil. TERESINHA diz que os jovens possuem opção de escolher a unidade que possui interesse em trabalhar. Após um ano de estágio a contratação pode ocorrer por outra unidade da empresa.


Escola Padre Vendelino Seidel promove hoje assembleia anual da associação de pais e professores. Conforme o diretor do colégio estadual, PEDRO GAUER, para a assembleia hoje é solicitada a participação dos pais ou responsáveis pelos alunos para discutir assuntos diversos da escola. A reunião inicia as 19 horas, no educandário. O diretor enfatiza que é uma oportunidade também para a família conhecer o espaço da escola, os professores e as formas em que os pais podem se envolver e contribuir para o bom andamento dos trabalhos. GAUER ressalta a importância da atuação da APP, que junto com o conselho deliberativo escolar, auxilia na definição das ações e investimentos. Hoje ocorre também a eleição dos novos membros do conselho. Para abril, no dia cinco, a escola organiza a noite da família na escola.


Movimento das Mulheres Camponeses desenvolve trabalho de oficinas com as integrantes. A integrante do movimento IRACI COLOMBO, explica que a participação ao longo dos anos não é somente de agricultores, mas também de mulheres da cidade que se dedicam ao cultivo de alimentos. IRACI enfatiza que as oficinas dos quintais são realizadas nas regionais de Descanso e SMOeste, em grupos de ao menos 12 integrantes. A regional de Descanso integra os municípios de Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga e Mondaí. Jáa regional de SMOeste integra ainda Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso e Tunápolis. IRACI comenta que a participação das mulheres surpreende pelo interesse em melhorar a alimentação de toda família. Nesses encontros as mulheres compartilham alimentos e conhecimento. As regionais também participam de encontros em Chapecó e Dionísio Cerqueiro, onde é feito o planejamento e discussão dos temas.


APAE de São João do Oeste desenvolve trabalhos alusivos a Páscoa. De acordo com a diretora da APAE Renascer, VANESSA SCHWENGBER, os alunos, com o acompanhamento dos professores, estão confeccionando cestinhas, panos de prato, e casquinhas para a Páscoa. A diretora destaca que todos os produtos podem ser adquiridos na escola especial ou no comercio local, com o qual a APAE firmou parceria para a venda. VANESSA cita que para o dia oito de abril está sendo organizada uma feira com todos os produtos confeccionados, em frente à agência do Sicredi. A diretora lembra que a escola também mantém as demais atividades, como o trabalho com o clube de mães, por meio de encontros mensais em que são desenvolvidos projetos específicos com as mães dos alunos ou cuidadoras. A APAE de São João do Oeste atende em média 50 alunos.


Legislativo de Descanso aprova venda de terrenos da prefeitura para investimento no ginásio de esportes. O projeto foi aprovado em duas votações, depois de ser rejeitado na primeira vez e ser enviado novamente com alterações pelo executivo. Segundo o prefeito, SADI BONAMIGO, foram muitas reuniões e discussões com os vereadores para tratar sobre a venda dos imóveis da prefeitura, e que não estão mais em uso, com o objetivo de arrecadar recursos para o ginásio municipal. O prefeito explica que o convênio que o município tinha há alguns anos com o governo do estado para as obras no ginásio acabou sendo encerrado, mas em audiência com o secretário adjunto da Casa Civil, foi confirmada a reativação deste convênio. O estado irá repassar ainda 240 mil reais, e o restante terá que ser bancado pelo município.


SADI BONAMIGO enfatiza que a administração explicou aos vereadores que o município não pode entrar em tomada de contas especial, caso contrário não poderá assinar o convênio para receber emendas e outros repasses. O prefeito destaca que Descanso tem uma projeção de receber mais de dois milhões de reais em emendas para investimento no município. Com a autorização pelo legislativo para venda dos imóveis, o prefeito destaca que será contratada uma empresa para fazer a avaliação dos terrenos, e na sequencia, promover o leilão para a venda destas áreas. A etapa final será a definição da empresa que irá executar as obras no ginásio de esportes.


Prefeitura de Descanso irá reunir moradores de São Valentin para tratar sobre a regularização de lotes. Após a entrega das primeiras escrituras as famílias do loteamento Jarosesky ainda no mês de fevereiro, Descanso iniciou o processo de regularização de outros lotes. O secretário de administração e finanças, PAULO LAUXEN, explica que o processo de regularização fundiária está sendo trabalhado desde 2017, em função de haver no município cerca de 600 lotes irregulares. Ele comenta que na quinta-feira, dia 28, a administração irá se reunir com moradores do perímetro urbano de São Valentin, a partir das 15 horas no ginásio da comunidade, para recolher as cópias do contrato de compra e venda, da documentação pessoal dos moradores, e dos recibos de água e de luz. Os documentos serão encaminhados posteriormente ao cartório. O perímetro urbano em São Valentin foi demarcado e definido por uma lei municipal de 2014.


A entrega das escrituras as famílias de São Valentin deve ocorrer em cerca de um ano. O trabalho de regularização dos lotes é feito em parceria com a ADEHASC, a Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina. O secretário de administração e finanças ressalta que a agilidade do trabalho também é influenciada pela contribuição das famílias em providenciar o quanto antes a documentação. PAULO LAUXEN destaca que as primeiras escrituras levaram pouco mais de um ano para serem concluídas, desde a primeira reunião até a entrega final. Para as demais escrituras a previsão é reduzir esse tempo devido à experiência dos primeiros encaminhamentos. O secretário afirma que até o final da gestão a meta é atender ao menos metade dos moradores que hoje residem em lotes irregularidades.


Além de ser um problema para as famílias, o secretário considera que a irregularidade dos lotes causa problemas a prefeitura que não pode realizar obras nos locais e nem recolher impostos como IPTU e taxa de lixo. PAULO LAUXEN enfatiza que na comunidade de São Valentin, por exemplo, a recolha de lixo é realizada uma vez por semana, e com a regularização dos lotes, o serviço poderá passar a ser realizado mais vezes. Ele lembra que a regularização também contribui na valorização financeira dos lotes. O secretário cita ainda que está em andamento o processo de regularização no loteamento Lunardi e na linha Cruzinhas. As próximas famílias contempladas são das comunidades de Itajubá e Campinas.


Extenoleite supera expectativas em público e eventos nos três dias de feira. A avaliação preliminar da feira realizada neste final de semana em Santa Helena é do prefeito LUIZ GLUITZ. O prefeito afirma que a oitava Exposição da Novilha e da Terneira, a sétima Exposição da Indústria e do Comércio e a sexta Festa do Queijo contou com várias atrações e novidades que agradaram públicos diversos. GLUITZ cita cardápios a base de queijo produzido no próprio município, show de motos, show de humor, apresentações de bandas, desfile de cães, além de toda ornamentação produzida com flores cultivadas no próprio viveiro do município. Ele considera que todo recurso aplicado na feira foi um investimento, e não uma despesa, pois cada valor aplicado irá retornar, seja na indústria, comércio ou agricultura.


O show nacional de sábado, com HUMBERTO e RONALDO, foi um dos momentos com maior participação de público. LUIZ GLUITZ lembra que nos próximos dias será feita uma prestação de contas oficial da feira, além de uma avaliação detalhada com todos os expositores. O prefeito de Santa Helena agradece a todos que visitaram a feira, bem como a todos que se empenharam para o sucesso do evento. Ele faz um agradecimento especial aos bombeiros e guarnições da polícia que estiveram presentes nos três dias da feira e garantiram a tranquilidade de toda programação, que não registrou nenhuma ocorrência.


Deputado defende criação de programa para exportação do leite catarinense. O deputado MARCOS VIEIRA manifestou a ideia durante a abertura da oitava Extenoleite, na sexta-feira em Santa Helena. Conforme o deputado MARCOS VIEIRA, o fato de Santa Catarina ter se tornando o quarto maior produtor de leite do Brasil é algo positivo, ao mesmo tempo em que preocupa. O deputado explica que os governos do estado e do país ainda não introduziram uma política de exportação do leite produzido em Santa Catarina. MARCOS VIEIRA enfatiza que o estado é o maior exportador de suínos, o segundo maior exportador de frango, e apesar de se destacar também na produção de leite, não exporta nenhum litro para garantir melhores preços aos produtores. Ao contrário de criar políticas de incentivo, o deputado lamenta a importação de leite em pó de outros países.


O deputado também criticou os mais de 13 bilhões de reais financiados em oito anos pelo ex-governador RAIMUNDO COLOMBO, mas muito pouco desse valor foi investido em rodovias da região extremo-oeste. MARCOS VIEIRA cita o investimento apenas na SC 157 de Romelândia a Anchieta, mas que já sofre pelo intenso tráfego de caminhões que evitam a passagem pela SC 160 de Pinhalzinho a Campo Erê, devido ao mau estado de conservação da rodovia. O deputado afirma que todo projeto que vier para aprovação da assembleia legislativa, e que tratar de empréstimos pelo novo governo de CARLOS MOISES, a reivindicação será para aplicação nas rodovias, entre elas a SC 163 de SMOeste a Itapiranga, a SC 496 de Descanso a Tunápolis, além da conclusão da rodovia da fronteira de Tunápolis a linha Becker, em Itapiranga.


O deputado ALTAIR SILVA também participou da abertura da feira, e disse que sua atuação é voltada a defesa do agronegócio, setor que garante maior parte da economia nos municípios do estado. Ele cita como exemplo a derrubada pelos deputados dos decretos que previam o aumento de impostos sobre insumos agrícolas. Em relação ao novo governo, ALTAIR SILVA afirma que a equipe de CARLOS MOISES é acessível e aberta ao diálogo. Ele avalia que isso contribui para superar desafios de Santa Catarina, como na área da saúde, em que havia uma dívida com fornecedores de mais de 700 milhões de reais, gerando dificuldades aos hospitais. Nestes primeiros meses, com a extinção das ADRs, o deputado destaca que já houve uma redução de 100 milhões desta dívida.


Associações comerciais e industriais reforçam pedidos para investimentos na região oeste catarinense. O presidente da associação comercial e industrial de São João do Oeste, JONATHAN GRASEL participou de uma reunião em Chapecó no último dia 15 de março, que contou com a presença de três regionais do oeste catarinense. A programação foi organizada pela Federação das Associações Empresariais do Estado, a Facisc. JONATHAN GRASEL enfatiza que além das associações comerciais, o encontro teve a presença de representantes do governo do estado, deputados e prefeitos. Ele lembra que o objetivo central foi reforçar os pedidos feitos ainda no ano passado, na campanha eleitoral, com a entrega pela Facisc de uma cartilha de reivindicações aos então candidatos. GRASEL diz que ao invés de buscar incentivos para a classe empresarial, é necessário brigar por outras questões que não seriam de competência das associações comerciais.


O presidente da Acisjo avalia que houve uma boa aceitação das propostas reforçadas por parte dos parlamentares e governantes. JONATHAN GRASEL enfatiza que apesar da aceitação pelos parlamentares, tem se a ciência da escassez dos recursos que não é suficiente para todos os investimentos. Entre as reivindicações reforçadas, o presidente da associação comercial e industrial de São João do Oeste cita a ampliação e modernização do aeroporto de Chapecó, ampliação da aduana de Dionísio Cerqueira, mais recursos para os hospitais da região, a duplicação da BR 282 de SMOeste a Chapecó,a revitalização da SC 283 de Palmitos a Mondaí, a revitalização da SC 163 de SMOeste a Itapiranga, rodovia que está em processo de federalização. GRASEL afirma que são melhorias que não beneficiam apenas empresários, mas a população em geral.


-PRESO HOMEM QUE ATIROU EM EMPRESÁRIO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO

-EMPRESÁRIO FERIDO POR ARMA DE FOGO É TRANSFERIDO PARA XANXERE


Índios promovem manifestação na BR 386 em Iraí. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o protesto dos indígenas ocorre no km 02 da BR 386 em Iraí, no Rio Grande do Sul. Cerca de 300 indígenas participam da mobilização que tem como pauta a saúde indígena. O ato público objetiva mostrar o descontentamento dos indígenas, com o Governo Federal, que deseja mexer em conquistas obtidas pelas comunidades, especialmente no que se refere ao atendimento na área da saúde. A Polícia Rodoviária Federal atua no sentido de sensibilizar as lideranças indígenas para que liberem o trânsito de tempo em tempo, minimizando os transtornos causados pelo bloqueio da rodovia federal.


Motorista é abordado pela polícia na SC 161 e acaba preso. Por volta das 11 horas de ontem, na SC 161 em Palma Sola, a Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, ao realizar uma operação de fiscalização de transito, abordou um Gol de Xaxim, conduzido por um homem de 45 anos. Ao verificar a documentação do motorista foi constado pela polícia que em seu desfavor haviam dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Comarca de Santa Cecília. Ele foi preso e encaminhado ao presídio de São José do Cedro. Ainda na manhã de ontem, por volta das sete horas, à polícia militar rodoviária atendeu um acidente na SC 161 em Palma Sola. A colisão envolveu um Palio de Francisco Beltrão, PR, conduzido por um homem de 42 anos, e o veículo Logus de Palma Sola, conduzido por um homem de 52 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Polícia encontra moto furtada dentro de residência em SMOeste. Por volta das 11 horas e 30 minutos de ontem a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto e recuperação de veículo furtado no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. A guarnição estava atendendo uma ocorrência de roubo, quando entrou uma casa abandonada ao lado da casa de um dos suspeitos. Na residência a polícia viu a motocicleta BIZ 125 em um dos cômodos. Não havia registro de furto da moto, mas em contato telefônico com o proprietário, ele relatou que ainda não havia percebido a falta do veículo. A moto estava sem a carenagem dianteira e havia sinais de ligação direta da ignição. O veículo foi recolhido para posterior devolução ao proprietário.


Preso homem que atirou em empresário durante tentativa de assalto a joalheria no centro de São Miguel do Oeste. O homem que tentou assaltar uma joalheria na manhã desta segunda-feira no centro de São Miguel do Oeste, foi preso no começo da tarde. A prisão, que ocorreu em Paraíso, foi feita pela Polícia Militar de SMOeste, Paraíso e Bandeirante, Polícia Civil, Pelotão de Patrulhamento Tático, Canil Setorial, Rádio Patrulha, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e Polícia Ambiental. O autor do disparo que feriu o gerente de joalheria, DANIEL TRENTIN, 26 anos, estava em um Onix quando perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ele tentou fugir para a mata porém, acabou detido. A arma utilizada no crime foi apreendida. A identidade do homem não foi divulgada pela polícia. A Polícia militar também contou com apoio da comunidade recebendo informações que auxiliaram na localização do suspeito.


O gerente da joalheria, baleado na tentativa de assalto, foi transferido no início da tarde de ontem para cirurgia de urgência em Xanxerê. A transferência foi feita pelas equipes do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico, SARA, e do Serviço Aeropolicial de Fronteira SAER/FROM. DANIEL TRENTIN foi transferido de SMOeste para o Hospital São Paulo em Xanxerê. A vítima apresentava lesão arterial em decorrência do disparo de arma de fogo e foi encaminhada para cirurgia de urgência em Xanxerê. O comerciário foi submetido a uma cirurgia e está internado na ala de cardiologia do hospital. De acordo com familiares, ele está consciente e o quadro de saúde é estável. Na tarde de hoje, na sede da delegacia regional de SMOeste, será realizada uma coletiva de imprensa sobre a tentativa de latrocínio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.