ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 26/02/19

O tempo na região é ... . A previsão para as próximas horas é de tempo estável com aberturas de sol. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Autoridades migratórias colombianas informaram na segunda-feira que mais de 270 militares, a maioria de baixa patente, abandonaram as forças armadas bolivarianas e entraram na Colômbia nos últimos três dias. Outros sete fugiram para o Brasil. Dados oficiais do governo venezuelano, no entanto, dizem que o efetivo da Força Armada Nacional Bolivariana varia de 95 mil a 150 mil. Os números oficiais de efetivos não contabilizam as milícias bolivarianas apoiadas pelo regime de NICOLÁS MADURO. O presidente chavista tem apoio do alto comando militar, que manifestou várias vezes repúdio à iniciativa do líder da oposição JUAN GUAIDÓ de se autodeclarar presidente interino da Venezuela.

O cardeal GEORGE PELL, ex-número três do Vaticano, foi declarado culpado de crimes sexuais contra menores na Austrália, tornando-se o mais alto dignatário da Igreja católica condenado em um caso de pedofilia. O anunciou foi feito por uma corte australiana. PELL, de 77 anos, foi declarado culpado em um julgamento em dezembro de ter abusado sexualmente de dois coroinhas na sacristia da Catedral de São Patrício de Melbourne nos anos 1990.

O cardeal foi prefeito da secretaria de Assuntos Econômicos e o eclesiástico de maior graduação já acusado de abuso sexual. Ele foi arcebispo de Melbourne entre 1996 e 2001 e depois se tornou arcebispo de Sidney até 2014 quando foi para o Vaticano convocado pelo PAPA FRANCISCO para administrar as finanças da Igreja Católica. Ele permaneceu no cargo até o final do ano passado, quando foi removido do grupo devido aos escândalos.

O projeto da Constituição de Cuba foi aprovado no plebiscito ocorrido no domingo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo governo cubano. Era a última etapa para que a legislação entrasse em vigor, após o Parlamento local ter votado o texto final em dezembro.

Na contagem da Comissão Eleitoral Nacional, 86 vírgula oito por cento dos eleitores aprovaram a nova Constituição. Nove por cento foram contrários e quatro vírgula um por cento votou branco ou nulo. O regime cubano era favorável ao voto "sim".

O ex-governador do Rio de Janeiro, SÉRGIO CABRAL do MDB admitiu pela primeira vez ter recebido propina. A confissão ocorreu durante depoimento ao Ministério Público. CABRAL disse que, apesar do tempo que ficará na cadeia, está se sentindo “aliviado” por ter admitido o recebimento de propina às autoridades. Ele também acusou o ex-governador LUIZ FERNANDO PEZÃO do mesmo partido de receber dinheiro de propina dentro da sede do estado, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Ainda segundo CABRAL, o esquema começou já no primeiro ano do seu governo, em 2007. Questionado pelo procurador se houve entrega dentro do Palácio Guanabara, CABRAL garantiu que sim. Ele também falou de valores ilícitos supostamente pagos durante a reforma do Maracanã, a desapropriação do Porto do Açu e a construção da Linha quatro do Metrô.

A Polícia Federal está realizando uma operação para investigar fraudes no pagamento de indenizações decorrentes da tragédia de Mariana. Em 2015 uma barragem da Samarco, subsidiada da Vale, se rompeu, causando a morte de 19 pessoas. A lama também atingiu o Rio Doce. Cerca de mil e 400 pescadores tiveram a atividade suspensa nos municípios do Espírito Santo atingidos pelo desastre. Para compensar os prejuízos causados ao Rio Doce, foram pagas compensações financeiras a esses profissionais. Segundo investigações, suspeitos obtiveram licenças falsas de pescador para receber as indenizações. De acordo com a Polícia Federal, cerca de 100 pessoas receberam indenizações da Fundação Renova, criada para fazer os pagamentos, a partir das licenças falsas. Isso representa o recebimento de cerca de sete milhões de reais, somando indenizações e auxílios financeiros.

Quatro dias após a Justiça Federal derrubar a suspensão do auxílio-mudança, a Câmara dos Deputados informou ter depositado o benefício nesta segunda-feira. Ao todo, foram pagos mais de 16 milhões de reais a 477 parlamentares, entre eleitos e reeleitos. O pagamento havia sido proibido pela Vara Federal Cível e Criminal de Ituiutaba, Minas Gerais em 24 de janeiro, mas, no último dia 21, a decisão foi derrubada pela Justiça Federal de Sergipe. Dos 513 deputados, só não receberam o auxílio-mudança os suplentes e os deputados que se licenciaram para assumir cargos no Poder Executivo federal, estadual ou municipal.

O auxílio-mudança corresponde a um salário superior a 33 mil e 700 reais e está previsto em um decreto legislativo de 2013, que não impede o repasse a deputados reeleitos. O benefício é pago no começo e ao fim do mandato. No caso da Câmara, o último pagamento havia sido feito no fim de dezembro do ano passado, a 505 deputados, no valor superior a 17 milhões de reais.

O anteprojeto de lei que legaliza o primeiro grupo de atividades produtivas beneficiadas com incentivos fiscais, mas sem o respaldo da Assembleia Legislativa, já se encontra na Casa Civil para receber a redação final. A proposta inicial é resultado de estudos realizados pela Secretaria da Fazenda com um grupo de trabalho encarregado de legalizar isenções fiscais concedidas por decretos do Executivo. O objetivo prioritário agora é legalizar os incentivos para dar segurança jurídica ao governo e às empresas beneficiadas. Nas próximas semanas novos projetos serão remetidos à Assembleia Legislativa, contemplando diferentes segmentos empresariais. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, este estudo é profundo e o volume de trabalho é imenso por envolver todos os produtos com estímulos. Ele disse que esses projetos deverão neutralizar a proposta de decreto legislativo para revogar os atos do ex-governador EDUARDO PINHO MOREIRA.

Um recém-nascido de 15 dias sofreu fratura no crânio após ser atingido por um pedaço de madeira na noite de ontem em Camboriú, no Litoral Norte Catarinense. A mãe, que se recuperava de uma cesariana, também ficou ferida ao tentar proteger o bebê. O pai da criança e companheiro da mulher foi preso por lesão corporal.

De acordo com a Polícia Militar, a mulher contou que o homem chegou em casa alterado e agressivo. Como ela ficou com medo, subiu para o quarto do casal e trancou a porta. O homem começou a quebrar móveis e vidros da casa e, após alguns minutos, subiu e arrombou a porta do quarto. Com um pedaço de madeira que arrancou do acabamento da porta, ele passou a golpear a cama onde a criança dormia, atingindo-a na cabeça. A mãe ficou ferida no rosto e nos braços e o recém-nascido na cabeça e no peito. O homem foi levado para a delegacia de Balneário Camboriú. O estava de saúde deles é instável.

As cadeiras mais procuradas nas 21 comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina já têm seus donos definidos. Apenas sete delas ainda não tiveram as vagas de presidente formalizadas, mas os nomes também foram acordados entre os partidos e serão anunciados nesta semana. Dono da maior bancada do Legislativo, o MDB saiu em vantagem na composição das lideranças. O partido terá a presidência de cinco comissões. O PSL, por outro lado, tem a segunda bancada mais numerosa do Legislativo, mas ficou sem representação na mesa diretora e conquistou apenas duas presidências, a Defesa dos Direitos do Idoso, além de Pesca e Aquicultura.

Outros cinco partidos com menos representantes que o PSL na casa também alcançaram duas presidências. O líder da bancada do MDB na Alesc, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, diz que a presidência da Comissão de Constituição e Justiça passou a ser a meta do partido desde que a cadeira de presidente da Alesc foi decidida em favor de JULIO GARCIA, do PSD.

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove Bingo Beneficente. A informação é da psicóloga da entidade em São Lourenço do Oeste ALINE NICOLA. De acordo com ela, o evento está marcado para o dia 15 do mês que vem no CRA. Será as 19 horas e 30 minutos e todo público está convidado a prestigiar. O valor adquirido com o Bingo será todo revertido para o tratamento das pessoas com câncer que participam do Núcleo. ALINE, destaca que empresários e população em geral podem ajudar doando brindes e comprando as cartelas.

Dinheiro do Bingo será investido na compra de materiais para os pacientes da Rede Feminina. Conforme a psicóloga, serão comprados perucas, lenços, turbantes, próteses de mama e sutiãs adaptados. ALINE, frisa que este é o primeiro evento do ano para arrecadar dinheiro para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. O Bingo acontece no dia 15 de março no CRA em São Lourenço do Oeste.

Empresa de grande porte tem vagas de trabalho para pacientes do Caps. A informação é da enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, JULIANA ANSILIERO. Ela conta que está marcado para amanhã uma visita de conhecimento e pré-seleção na empresa Parati em São Lourenço do Oeste. Há alguns dias o Centro recebeu uma visita de um representante da empresa, oferecendo vagas especiais de trabalho aos pacientes. É uma obrigatoriedade da empresa ofertar vagas para deficientes físicos e mentais.

Cerca de 25 por cento dos pacientes do Caps estão aptos a trabalhar. JULIANA ANSILIERO – enfermeira do centro, destaca a importância da participação da família nesse processo. O primeiro passo é a visita de amanhã na empresa Parati, depois é feita a seleção e enviado com transporte do município esses pacientes ao mercado de trabalho. O principal objetivo do Caps é a inclusão social, e nisso a família tem um papel fundamental, pois é necessário que eles vejam que o paciente tem potencial e o trabalho é uma terapia na vida deles.

Enfermeira assume coordenadoria da equipe técnica do Caps. JULIANA ANSILIERO explica que não vai deixar de atuar com os pacientes como enfermeira, vai ministrar as duas funções. Em equipe, a profissional destaca que está sendo feito um cronograma para ser desenvolvido durante 2019.

Centro de Atenção Psicossocial Microrregional atende quatro municípios. JULIANA ANSILIERO – enfermeira e coordenadora da equipe técnica lembra que o Caps atende além de Campo Erê, Anchieta, Saltinho, e São Bernardino. Ao todo são mais de trezentos pacientes atendidos no centro.

Expedição de documento é feita na prefeitura. ERONI ALEBRANT – responsável pelo setor em Santa Terezinha do Progresso lembra que a população que precisa do serviço pode procurar a prefeitura. Além da expedição de carteiras de identidade, ERONI, destaca que a pasta atua no despacho de CCIR, ITR e demais documentos rurais utilizados pelos agricultores no dia a dia.

São necessários alguns documentos para fazer a carteira de identidade. Segundo ERONI, é preciso apresentar a certidão de nascimento se for solteira e ou certidão de casamento em caso de casada, além disso é preciso levar uma foto 3x4 e o CPF. Nos casos de emissão de documentos voltados aos agricultores é necessário apresentar escritura e matricula do cartório de registro de imóvel e documentos pessoais.

Sala que abrigará museu do município passa por reforma. CLAUDECIR VIEIRA – secretário de desenvolvimento local de Anchieta revela que Anchieta recebeu um prédio que era o antigo Cartório Eleitoral que não estava sendo utilizado. O local foi repassado aos cuidados do município por 20 anos e só pode fazer a instalação do Museu nesse local.

Reforma geral está sendo feita na antiga sala do Cartório eleitoral. VIEIRA, destaca que está sendo feita a troca do forro, pintura externa e instalações elétricas. O secretário frisa que é importante esse espaço, pois valoriza a cultura do município. O museu abrigará diversos bens históricos de Anchieta e é uma ação que promove a cultura na população.

Novo coordenador de agricultura deve dar continuidade aos trabalhos do setor. SIDNEI GUETTINO que assumiu recentemente a pasta, relata que as ações são bastante amplas, e ainda está tomando consciência de tudo. Porém, assegura que vai continuar trabalhando para atender as necessidades dos agricultores. GUETTINO adianta que nos próximos dias, a pasta deve receber maquinário novo, além de muitos outros projetos que estão sendo elaborados para 2019.

Conselho de Agricultura discute planejamento de 2019. ADEMIR CIMA Secretário de Agricultura de São Bernardino enfatiza que o encontro ocorreu na manhã de hoje. Reuniu além da secretaria, também a Epagri. De acordo com CIMA, essa foi a primeira reunião do ano do conselho. Além do planejamento, foi feito também uma avaliação do ano anterior. O secretário afirma que há conselhos em todas as comunidades, por isso, durante o encontro são abordados assuntos e sugestões dos agricultores.

Prefeito de Mato Rico visita agroindústrias de Campo Erê. CLAUDIR GILIOLLI – extensionista da Epagri do município ressalta que recentemente acompanhou uma comitiva do Paraná que veio conhecer o funcionamento das agroindústrias de Campo Erê. A ideia é promover políticas públicas voltadas aos incentivos dos agricultores melhorando a produção, por isso essa troca de experiência é muito importante.

Pé de limão teria gerado discussão e leva 11 pessoas para delegacia.

A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, conduziu 11 pessoas à delegacia depois de uma confusão no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. Segundo a PM, a discussão começou com 15 pessoas. Em tentativa de acalmar os ânimos e fazer a mediação do conflito, os policiais não tiveram sucesso em razão de a maioria estar sob efeito de álcool. Com isso, 11 pessoas foram levadas até a delegacia.

Mulher de 43 anos foi autuada pelo crime de desobediência. Outras nove pessoas foram autuadas por lesão corporal leve, dano, ameaça, injúria e vias de fato. Ainda segundo a PM, durante todo o dia de sábado a ação dos envolvidos trouxe transtornos aos órgãos de segurança. A Polícia bem como o Corpo de Bombeiro, para atendimento, desperdiçando tempo e muitas vezes deixado de atender ocorrências de maior gravidade, explica a polícia. Segundo informações extraoficiais, a confusão teria começado por conta de um pé de limão.

Bombeiros combatem novo incêndio em secador da Caslo três dias após o primeiro. Na noite de ontem o Corpo de Bombeiros foi chamado mais uma vez para apagar um incêndio no secador de grãos na Cooperativa Agropecuária São Lourenço, a Caslo, em São Lourenço do Oeste. Foi por volta das 17 horas e 50 minutos, os bombeiros utilizaram cerca de cinco mil litros de água para apagar o princípio de incêndio.

Fogo atingiu cerca de cinco metros do secador, carbonizando aproximadamente 30 quilos de milho. Conforme os bombeiros, funcionários da empresa iniciaram o combate das chamas com extintores e a guarnição finalizou o combate e efetuou o rescaldo. O trabalho dos bombeiros durou cerca de uma hora e o local foi isolado, deixado sob os cuidados de funcionários da cooperativa. Conforme os bombeiros, dezenas de toneladas de grãos foram salvas e nenhuma pessoa ficou ferida.

Homem é preso por tráfico de drogas após denúncias. O Setor de Investigação Criminal da Polícia Civil de Maravilha recebeu denúncias sobre tráfico de drogas realizado no bairro Pioneiro. Diante das informações, os agentes realizaram diligências que culminaram na identificação de inúmeros usuários de drogas, entre eles, alguns adolescentes, além da apreensão de aparelhos smartphones, dinheiro, maconha e cocaína. No dia 23 de janeiro, a Polícia Militar de Maravilha apreendeu com o suspeito certa quantia em dinheiro, um torrão de maconha e uma porção de cocaína, o que levou à prisão em flagrante do mesmo, fato esse, importante à investigação.

Homem estava respondendo processo em liberdade, porém, diante das informações, representou-se por mandado de prisão preventiva, o qual obteve parecer favorável. Na manhã de hoje policiais civis de Maravilha, em diligências no centro da cidade, localizaram e prenderam um homem de 22 anos de idade, natural de Peixoto de Azevedo, Mato Grosso. Com a conclusão do Inquérito Policial, o homem será indiciado por tráfico de drogas e crimes relacionados. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.