-MOTTA REÚNE LÍDERES PARTIDÁRIOS PARA ALINHAR PAUTA DA CÂMARA APÓS RECESSO
-SETE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FORAM ABUSADOS POR DIA EM SANTA CATARINA EM 2025
-MAIS DE MIL E 600 PROJETOS DO LAR LEGAL RURAL ESTÃO EM TRAMITAÇÃO NO OESTE
-REGIÃO VAI RECEBER 2300 DOSES DE VACINA CONTRA A DENGUE NESTA QUINTA-FEIRA
-MUNICÍPIOS VÃO DISCUTIR REPASSE MENSAL PARA CASA DE APOIO À MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
-PM PRENDE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO
-HOMEM MATA MULHER POR ESTRANGULAMENTO E SE ENTREGA A POLÍCIA MILITAR
A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou neste domingo que o documento com garantias de segurança oferecidas pelos Estados Unidos está totalmente pronto, faltando apenas a assinatura. Segundo o presidente ucraniano, o texto será encaminhado para ratificação no Congresso dos Estados Unidos e no parlamento da Ucrânia. Entre os pontos discutidos, estariam compromissos americanos de apoio militar; monitoramento de um eventual cessar-fogo com a Rússia; e defesa da Ucrânia em caso de nova agressão russa. A definição da data e do local para a assinatura do documento depende agora da administração americana.
A megatempestade de neve e gelo que avança pelos Estados Unidos já deixou 230 mil consumidores sem energia elétrica, segundo balanço obtido pela agência Reuters neste domingo. O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que a neve intensa e a chuva congelante ameaçam cerca de 180 milhões de pessoas, o que representa mais da metade da população do país. No sábado, o Meio-Oeste dos Estados Unidos enfrentou sensação térmica de até 40 graus negativo. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, aprovou declarações federais de emergência para 12 estados do país.
A presidente interina da Venezuela, DELCY RODRÍGUEZ, afirmou neste domingo que está “farta” das ordens vindas de Washington, em referência à pressão exercida pelos Estados Unidos desde a captura de NICOLÁS MADURO. Após a derrubada de MADURO, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou que o governo interino de RODRÍGUEZ estaria sob tutela americana. Segundo a Casa Branca, os Estados Unidos passaram a controlar o petróleo venezuelano. Em sua primeira declaração após a captura de MADURO, RODRÍGUEZ pediu calma e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”.
As inscrições para o novo concurso público da Câmara dos Deputados terminam nesta segunda-feira, às seis horas da tarde. O edital prevê a contratação de 70 servidores, além da formação de cadastro de reserva, com remuneração que pode chegar a 30 mil reais. As oportunidades são para os cargos de Analista Legislativo e Técnico Legislativo, ambos com lotação em Brasília. Do total de vagas imediatas, 35 são destinadas ao cargo de Analista Legislativo e 35 ao de Técnico Legislativo. Além das vagas imediatas, o concurso também prevê a formação de cadastro de reserva com outras 70 vagas, mantendo a mesma proporção de distribuição. As provas serão aplicadas no dia oito de março.
Apoiadores do ex-presidente JAIR BOLSONARO realizaram neste domingo uma manifestação na Praça do Cruzeiro, na região central de Brasília. O ato foi convocado pelo deputado federal NIKOLAS FERREIRA do PL e ocorreu após uma caminhada de sete dias do parlamentar, políticos de direita e apoiadores de BOLSONARO. O grupo percorreu cerca de 240 quilômetros, entre Paracatu, em Minas Gerais, e a capital federal, pernoitando em cidades ao longo do percurso. Os manifestantes pedem a liberdade do ex-presidente e outros condenados pelos atos se oito de janeiro. O deputado NIKOLAS disse que o objetivo foi “despertar as pessoas e abrir os olhos para o que está acontecendo no país”.
O presidente da Câmara, HUGO MOTTA do Republicanos quer alinhar a pauta da Casa e convocou a primeira reunião de líderes partidários de 2026 para a próxima quarta-feira. O encontro vai acontecer pouco antes do fim do recesso parlamentar, que segue até a primeira semana de fevereiro. A reunião será na residência oficial da Câmara, às 11 horas da manhã. Além da tradicional discussão de quais propostas entram na pauta, o encontro vai discutir os próximos passos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O tratado para criação de uma zona de livre comércio foi assinado pelos dois blocos econômicos, mas ainda depende da aprovação dos parlamentos dos países do Mercosul e do grupo europeu.
Sete crianças e adolescente foram estupradas por dia em 2025 em Santa Catarina, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na última semana. Entre janeiro e dezembro do último ano, duas mil 606 pessoas menores de 14 anos foram vítimas deste crime no Estado, com cerca de 82 por cento sendo meninas. Em comparação com 2024, quando foram registrados três mil 366 casos, a diminuição foi de 22 por cento. Além dos dados de estupros de vulneráveis, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também mostra que cerca de três mulheres acima de 14 anos foram estupradas por dia em Santa Catarina no ano passado. Foram mil 180 casos com uma diminuição foi de 25 por cento no número de estupros na comparação com 2024.
A lei que prevê multa pelo uso de drogas ilícitas em espaços públicos está em vigor em Santa Catarina desde julho de 2024 e já resultou na aplicação de mais de quatro mil e 700 autuações desde o início da regulamentação. A legislação considera como ambiente público qualquer espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgãos, instituições ou construções públicas, incluindo vias públicas, praças e parques. No ranking das cidades com maior número de pessoas flagradas fazendo uso de entorpecentes em locais públicos, Joinville aparece em primeiro lugar com 361 multas aplicadas, seguida por Itajaí com 330 multas. O infrator é multado no valor de um salário mínimo vigente. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor é dobrado.
Santa Catarina tem um milhão 952 mil 328 veículos em situação irregular, com licenciamento em atraso, o que impede a circulação legal nas ruas e rodovias do Estado. O número contrasta com os quatro milhões 472 mil 574 veículos que estão com o licenciamento em dia, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito. Para que o licenciamento anual seja emitido, é necessário que todos os débitos do veículo estejam quitados, incluindo o IPVA. Atualmente, 651 mil veículos em Santa Catarina têm o IPVA em atraso, o que corresponde a aproximadamente 10 por cento da frota tributável e sete por cento do valor total lançado, conforme a Secretaria de Estado da Fazenda.
O Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste vai ser lançado amanhã, as 10 da manhã, em Dionísio Cerqueira. O reunirá produtores, lideranças e entidades parceiras com o objetivo de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva de ovinos e caprinos em toda a região. O evento vai ocorrer na propriedade do ovinocultor LUIZ ANTÔNIO DALMAGRO, que possui uma ampla área no interior do município. A programação prevê a presença de prefeitos e secretários municipais de Agricultura do extremo oeste, além de produtores que já fazem parte do projeto. O programa do Sebrae busca o fortalecimento da cadeia como um todo, desde a produção no campo que passa pela qualificação técnica, até a valorização do produto final no mercado.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina reduziu o prazo que as prefeituras tem para dar um parecer sobre os encaminhamentos legais para regularização fundiária via programa Lar Legal Rural. A informação é do coordenador regional do programa, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, os municípios possuem 30 dias para dar um parecer ao TJ e muitos estão pedindo prorrogação por mais 30 dias. Agora o Tribunal vai reduzir o prazo para 15 dias, visando agilizar os encaminhamentos. A decisão de reduzir o prazo para avaliação dos documentos para agilizar o programa foi acertada em uma reunião realizada na semana passada com as entidades envolvidas com a iniciativa.
Os cartórios também têm 30 dias para a emissão dos documentos via Programar Lar Legal Rural, mas o prazo não está sendo observado. A afirmação é do coordenador regional do programa, JOEL DE MOURA. Ele disse que o trabalho de registro de imóveis está sendo prolongado e atrasando os processos. Após a documentação ser protocolada no Tribunal de Justiça, a definição final deve ocorrer no prazo máximo de 90 dias. MOURA citou que esse programa é fundamental para os produtores rurais. Sem a documentação do imóvel, os agricultores enfrentam dificuldades para terem benefícios, como por exemplo, a inclusão em programas de habitação e até para venda de produtos para a merenda escolar.
Atualmente, cerca de mil e 600 projetos do programa Lar Legal Rural estão tramitando nos 19 municípios da região da Ameosc. O dado é do coordenador da iniciativa, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, muitas famílias aguardam as definições das regularizações já encaminhadas, para depois ingressarem no programa. MOURA disse que já são três mil lotes regularizados no estado de Santa Catarina. Ele destacou que a maior demanda segue na região Oeste. Os agricultores interessados em participar do programa podem buscar informações no Sindicato dos Trabalhadores ou no Sindicato dos Produtores Rurais.
A regional de Saúde de São Miguel do Oeste vai receber, nesta semana, as doses da vacina contra a dengue. A informação é bióloga da gerência regional de saúde, MARCIELE BOGO. De acordo com ela, os 30 municípios da regional terão duas mil 385 doses do medicamento para imunizar crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Na semana passada, o Ministério da Saúde definiu que todos os 295 municípios catarinenses vão participar da campanha de vacinação contra a dengue. Na regional de São Miguel, as doses devem chegar na próxima quinta-feira. A proteção prevê a aplicação de duas doses com intervalo de 90 dias entre elas.
A vacina contra dengue é mais uma iniciativa para ampliar a estratégia para evitar os casos da doença. De acordo com a bióloga da gerência regional de saúde, MARCIELE BOGO, a região está infestada pelo mosquito desde 2022 e vem realizando uma série de ações para eliminar o mosquito e reduzir o risco de disseminação da doença. Entre as iniciativa estão a orientação das pessoas, a eliminação dos focos do mosquito e a aplicação de inseticidas para quebrar o ciclo reprodutivo do aedes aegypit. MARCIELE lembrou que cada cidade possui um Plano de contingencia com ações especificas para enfrentar o problema da dengue.
O colegiado de Assistência Social da Ameosc realizou, na última semana, a primeira reunião do ano na sede da associação. De acordo com a secretária de Assistência Social de Itapiranga e presidente do colegiado, SIMONE FELIN, a principal pauta da reunião foi o projeto para implantação da Casa de Acolhimento as mulheres vítimas de violência. A proposta foi apresentada aos integrantes do colegiado por representantes do Instituto Recomeçar Mulher que está à frente do projeto. Além dos secretários e profissionais da Assistência Social, o encontro contou com a presença do presidente da Ameosc, prefeito de Iporã do Oeste, MICHEL BARTH, e da prefeita de Princesa, DIANGELE MARMITT.
A Ameosc vai analisar a possibilidade de repasse financeiro das prefeitura para auxiliar na manutenção da Casa de Acolhimento as mulheres vítimas de violência. A informação é da secretária de Assistência Social de Itapiranga e presidente do colegiado, SIMONE FELIN. Ela disse que, durante o encontro do colegiado na semana passada, ficou definido que o assunto será levado a apreciação dos prefeitos na primeira assembleia do ano, provavelmente em fevereiro. SIMONE comentou que a ideia inicial é que as prefeituras repassem o mesmo valor mensalmente para a casa de acolhimento que receberia mulheres vitimas de violência doméstica nos 19 municípios do extremo-oeste.
A casa de acolhimento as mulheres vítimas de violência deve ser implantada no mês de março. A projeção é da da secretária de Assistência Social de Itapiranga e presidente do colegiado, SIMONE FELIN. De acordo com ela, o Instituto Recomeçar Mulher vai ser o responsável pela organização do espaço e os municípios devem auxiliar no custo de manutenção. SIMONE comentou que essa é uma necessidade do extremo-oeste e a estrutura vai auxiliar muitas mulheres da região que sofrem violência dos companheiros.
A ideia de uma feira livre como espaço para a comercialização dos produtos da agricultura familiar começou no inicio da década de 1980. A informação é do feirante, HENRIQUE BRESSIANE. De acordo com ele, a feira começou com 16 agricultores que se organizaram para vender os produtos em espaços públicos nos bairros Estrela, Salete e São Jorge. Depois de um tempo, os agricultores concentraram a venda no salão paroquial. BRESSIANE disse que em 1986, por obra do ex-prefeito LUIS BASSO, os feirante foram levados para um prédio próprio na rua Marcílio Dias. A inauguração da feira livre ocorreu em outubro de 1986. O espaço, neste ano, completa 40 anos de atividades.
A Feira livre é uma estrutura fundamental para fortalecer os agricultores familiares de São Miguel do Oeste. O comentário é do feirante, HENRIQUE BRESSIANE. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a feira livre tem grande aceitação da comunidade. Na visão de BRESSIANE, a feira garante mercado e renda para muitas famílias. Atualmente, a Feira livre conta com 18 agricultores e um artesão. Neste ano, o município deve lançar um novo edital de seleção dos feirantes com a abertura de mais duas vagas. Desse modo, o número total de feirantes vai chegar a 21. BRESSIANE lembrou que a feira livre acontece nas quartas-feiras à tarde e nas manhãs de sábado.
A Feira livre da agricultura familiar é importante para os pequenos agricultores e também para a economia do município. O comentário é da coordenadora da feira, KELIN BEDIN. Ela também esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e ressaltou a importância histórica da estrutura para os agricultores. De acordo com ela, as vendas que acontecem durante a feira tem impacto positivo não apenas para os agricultores, mas para a economia local.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente registrado no início da tarde de sexta-feira, na BR-163, em São José do Cedro. A colisão frontal envolveu uma Fiorino e uma caminhonete Frontier. As duas vítimas estava na Fiorino. Um homem de 60 anos apresentava um corte na cabeça e um adolescente de 15 anos sofreu diversas escoriações, além de apresentar suspeita de fratura no fêmur. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital de Guaraciaba. O condutor da Frontier recusou atendimento da equipe de resgate e foi liberado no local do acidente.
Um incêndio atingiu um supermercado na manhã deste domingo no Centro de Guaraciaba. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das oito e meia e, ao chegar ao local, constatou grande quantidade de fumaça no interior do estabelecimento. Utilizando equipamentos de proteção respiratória, os bombeiros acessaram o imóvel por uma porta lateral e identificaram chamas no forro da edificação e em um freezer próximo ao setor de açougue. O incêndio encontrava-se em fase inicial e não havia se alastrado para outras áreas do supermercado. O fogo atingiu uma área de aproximadamente 50 metros quadrados e foi controlado com o uso de mil litros de água. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.
Uma mulher foi presa em flagrante na noite de sexta-feira, em São Miguel do Oeste, após participar de uma briga em um bar, dirigir embriagada e se envolver em um acidente. A Polícia Militar recebeu uma denúncia de briga entre duas mulheres em um bar na Rua Guilherme José Missen. Enquanto se deslocavam para o local, os policiais foram informados por populares que uma mulher havia colidido um Fiat Uno contra uma padaria e fugido com o carro. Com apoio de um policial militar de folga, a guarnição conseguiu localizar o veículo e abordou a motorista, que apresentava sinais visíveis de embriaguez. O dono da padaria confirmou que houve a colisão, mas sem danos estruturais graves. O Uno foi guinchado e a condutora autuada por diversas infrações de trânsito. Ela foi presa em flagrante por dirigir sob efeito de álcool.
A Polícia Militar registrou na noite de sábado uma ocorrência de tráfico de drogas na Willy Barth. Durante rondas pelo bairro São Sebastião, a guarnição visualizou um veículo de aplicativo com um casal no banco traseiro. Ao realizar a abordagem, os policiais encontraram seis porções de cocaína, já fracionadas e prontas para a venda, totalizando aproximadamente 10 gramas. O homem confirmou que realizava a entrega do entorpecente a usuários. Na casa da companheira dele, foram encontradas outras porções de cocaína, além de embalagens utilizadas para venda, balança de precisão entre outros objetos utilizados para o tráfico. O casal foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.
Um homem foi preso por trafico de drogas neste domingo em Maravilha. Em rondas pelo “Novo Bairro”, a guarnição abordou três homens que estavam na rua. Com um deles, de 19 anos, os policiais encontraram cinco porções de maconha totalizando quase 40 gramas da droga. Ele disse que havia deixado um casaco na casa de um amigo com mais 100 gramas de maconha. O “amigo” não sabia da existência da droga. A PM foi até o local indicado e encontrou a maconha. O homem de 19 anos foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.
Um homem se entregou à Polícia Militar após matar a esposa estrangulada em Maravilha neste final de semana. O crime aconteceu na madrugada deste domingo no bairro Kasper. De acordo com a Polícia Civil, a mulher de 36 anos foi morta por estrangulamento dentro da casa onde morava com o marido, um homem de 55 anos. Juntos, eles tinham três filhos, e a vítima não possuía medida protetiva vigente. A vítima foi identificada como ANA GOMES PREVENSI. Os três filhos do casal estavam em casa na hora do crime. O autor foi preso em flagrante após se apresentar à Polícia Militar. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias, motivações e a dinâmica do crime.