ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 25/11/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

As chuvas de "intensidade histórica" que caem no Sul da França desde sexta-feira causaram grandes inundações e deixaram pelo menos dois mortos e um desaparecido, segundo as autoridades. Dois corpos foram encontrados neste domingo na região do Var. Um idoso de 70 anos também está desaparecido. Vítimas de um episódio climática de rara intensidade, as regiões dos Alpes-Marítimos e Var foram atingidas por chuvas torrenciais acompanhadas de fortes ondas na costa entre sexta e domingo.

A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, promulgou neste domingo a lei para convocar novas eleições presidenciais. O projeto de lei inviabiliza nova candidatura do ex-presidente exilado EVO MORALES. Em um ato na sede do governo, a presidente assinou o chamado "Regime Excepcional e Transitório para a realização das Eleições Gerais", após aprovação unânime no Congresso no sábado. Esta norma anula as eleições em que MORALES foi reeleito em 20 de outubro, resultado considerado fraudulento pela oposição e que desencadeou uma série de protestos no país. A Organização dos Estados Americanos detectou irregularidades na apuração.

O próximo presidente do Uruguai será conhecido apenas entre quinta ou sexta-feira, informou a Corte Eleitoral. Com 100 por cento das urnas apuradas, o candidato de oposição LUIS LACALLE POU aparece com 48 vírgula sete por cento dos votos válidos contra 47 vírgula cinco por cento do governista DANIEL MARTÍNEZ. Esses votos são de pessoas que votaram fora de suas zonas eleitorais, de idosos e de eleitores com necessidades especiais, e que dependem de checagem especial. É uma etapa mais longa da apuração, porque uma série de dados dos votantes são conferidos.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou, neste sábado, que o governo federal ainda "não sabe quanto óleo ainda tem no mar", ao comentar a notícia de que fragmentos do material foram encontrados em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. A Marinha e outros órgãos federais que acompanham o desastre ambiental identificaram 300 gramas de fragmentos de óleo na Praia de Grussaí, em São João da Barra. A força-tarefa informou que o material foi detectado na sexta-feira e é compatível com o que já foi encontrado na costa do Nordeste e do Espírito Santo.

Os Ministérios da Defesa e da Educação receberam a maior parte dos 14 bilhões de reais desbloqueados pelo governo federal na semana passada. O detalhamento foi feito nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. De acordo com a pasta, a medida foi possível em razão da arrecadação extra com o megaleilão de petróleo, realizado na semana retrasada. Segundo o governo federal, o Ministério da Defesa receberá três bilhões 473 milhões, enquanto que os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Regional terão, respectivamente, dois bilhões 695 milhões e um bilhão 905 milhões.

O ministro da Economia PAULO GUEDES defendeu nesta sexta-feira a desoneração da folha de pagamentos para retomada do mercado de trabalho no Brasil. Segundo ele, acabar com os encargos trabalhistas, que classifica como “cruéis”, provocaria efeito imediato na geração de empregos. Segundo GUEDES, a desoneração da folha de pagamentos iria acabar com a informalidade que toma conta do mercado de trabalho atual e aumentaria a produtividade. Por outro lado, o ministro voltou a defender mudanças no funcionalismo público a partir da reforma administrativa que, segundo ele, permitiria “controlar esse gasto desenfreado” com a folha de pagamentos dos entes federativos – União, estados e municípios.

Pelo menos mil 335 candidatos não compareceram aos locais de provas do Vestibular de Verão 2020 da Universidade do Estado de Santa Catarina. As provas foram realizadas em nove municípios catarinenses neste domingo e o índice de abstenção foi de 16 e meio por cento. De acordo com a Udesc, mil 335 dos 8.054 candidatos inscritos não foram fazer a prova, que tinha 100 questões de múltipla escolha e redação. Os candidatos concorrem a mil 425 vagas de 52 cursos. O curso com mais concorrência é Fisioterapia, com 32 candidatos por vaga, seguido de Medicina Veterinária e Design Gráfico que tiveram 26 candidatos por vaga.

A Polícia Militar de Santa Catarina lançou um aplicativo que facilitará a interação do cidadão catarinense na solicitação de atendimento. Com o PMSC Cidadão, o usuário poderá enviar vídeos, fotos e áudios, que irão gerar a ocorrências. A apresentação do PMSC Cidadão foi feita na manhã de sexta-feira, na sede do Comando-Geral da PM, em Florianópolis. O PMSC Cidadão visa também promover, além de denúncias de forma anônima, as ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. O aplicativo PMSC Cidadão permitirá ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente.

Os postos de guarda-vidas começaram a funcionar neste sábado nas praias de Santa Catarina. O início do atendimento estava previsto para 15 de dezembro, mas foi antecipado pelos bombeiros. Um dos fatores que levou a essa decisão foram as sete mortes por afogamento ocorridas no feriadão de 15 de novembro. Outra motivação foi o aumento no movimento e as altas temperaturas nos últimos dias, que têm feito mais pessoas irem para as praias. O governo do estado liberou 150 mil reais para a Operação Veraneio. Na última temporada, Santa Catarina registrou 51 mortes por afogamento, praticamente o mesmo número da temporada anterior, quando o estado teve 52 casos.

Saúde pública promove Dia “D” do novembro azul. De acordo com a secretária da pasta em Campo Erê, ELIZANDRA DA SILVA, ação acontece neste sábado, o dia todo na Unidade do Bairro São Francisco. Todos os homens estão convidados, para participar. Comenta que será um dia especial com consulta médica, realização de exames, acompanhamento odontológico, além de uma roda de conversa abordando a prevenção e também um bingo.

Secretária reforça importância dos homens participarem do Dia “D”. ELIZANDRA DA SILVA, destaca que não importa a idade, mas os homens precisam ter consciência e se prevenir. Ressalta que quem já fez o exame de PSA, pode levar para o médico ver no sábado, e quem não fez pode ir essa semana até a Unidade para fazer. ELIZANDRA acrescenta que sábado, no dia “D”, toda equipe de saúde estará atendendo.

Cada ano os homens se conscientizam mais com a saúde. A observação é de ELIZANDRA DA SILVA – Secretária de Saúde de Campo Erê. Conforme ela, a cada edição das ações preventivas, tem um aumento no número de homens que estão procurando fazer os exames. ELIZANDRA cita que em torno de dez a 12 pacientes que tiveram câncer continuam fazendo acompanhamento, mas desde que iniciaram as ações do novembro azul, os casos vem diminuindo a cada ano.

Dia D de combate à dengue faz mutirão de limpeza no cemitério municipal. SAMARA RONCHI – Enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê, avalia como muito positiva ação de sábado no município. Objetivo dessa atividade é prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Devido ao feriado de finados, muitas famílias levam flores aos túmulos dos entes queridos, o que pode ser um criadouro do mosquito, com chuva e sol, clima propício para o desenvolvimento do Aedes.

Ação do Dia D de Combate à dengue reúne vários profissionais. Segundo SAMARA, participaram da ação as agentes comunitárias de saúde, agentes de endemias e vigilância do município. Hoje Campo Erê, tem mais de 80 focos do mosquito da dengue, e a situação é preocupante. A população, reforça a enfermeira precisa fazer a sua parte para evitar a proliferação e até um epidemia de dengue. SAMARA lembra e convida para a reunião da sala de situação que acontece amanhã no Centro de Especialidades do município. Vários assuntos serão tratados, entre eles, o resultado das ações do Dia D.

Deputado ALTAIR SILVA traz 150 mil reais para comunidades do município. A informação é do Presidente do PP -Partido Progressista LENOIR BERGAMASCHI. Segundo ele, a emenda parlamentar será destinado para distribuição de água nas Linhas São José e Cruzeiro, em São Bernardino. LENOIR lembra que quando assumiu interinamente a Câmara de Vereadores em 2017, conquistou a perfuração do poço em São José. O local da abertura do poço, foi cedido por um morador da comunidade, ADEMIO LINK.

Poço tem vazão de 15 mil litros de água por hora. Quem informa é LENOIR BERGAMASCHI. Comenta que o poço está pronto, só faltava a emenda do Deputado para distribuir água para a população. BERGAMASCHI acrescenta que, várias propriedades de São Bernardino enfrentam dificuldades com água, mas com essa emenda somando o valor que a Prefeitura vai investir, os problemas serão resolvidos, nas duas comunidades.

Obra do poço artesiano deve iniciar em abril de 2020 em São Bernardino. Quem comenta é o Presidente do Partido Progressista. LENOIR adianta que esse projeto deve atender aproximadamente 80 famílias de São José e Cruzeiro. Acrescenta que não foi feito nenhum cronograma, mas não deve demorar muito, e também a prefeitura vai disponibilizar as máquinas para agilizar a construção.

Extinção do seguro DPVAT. JOELCIO VIEGA – despachante de Campo Erê, comenta que esse seguro já era para ter sido tirado há dois anos. No entanto, somente agora o presidente JAIR BOLOSNARO, adotou a medida. Frisa que a Líder Consórcio começou a gerenciar esse seguro obrigatório dos veículos. A Fenaseg era o órgão que controlava e pagava as indenizações. Os atendimentos ao invés de serem feitos particulares e depois acionado o seguro, eram feitos pelo SUS, o que gerou despesas duplicadas ao governo, explica VIEGA.

Fenaseg e SUS, são órgãos do governo federal. VIEGA explica que toda vez que a pessoa sofria um acidente de trânsito, era levado ao hospital, e o atendimento era via SUS. No entanto, os dois são órgãos do governo. Foi percebido que o governo estava usufruindo do próprio caixa, e o dinheiro do seguro obrigatório do Fenaseg não estava sendo repassado para cobrir o gasto que o SUS teve no atendimento do acidentado. O caixa da Fenaseg está hoje com mais de 40 milhões.

Justificativa do governo em extinguir o seguro obrigatório é devido as inúmeras fraudes que vinham ocorrendo. O despachante de Campo Erê JOELCIO VIEGA, comenta que o seguro DPVAT segue ainda até o mês que vem, a partir de janeiro não é mais obrigatório. Dentro do SUS, VIEGA acredita que o governo deva criar outra modalidade para que o acidentado seja atendido. O pedido do seguro DPVAT era bastante solicitado, no entanto, devido a burocracia, muitos desistiam no meio do caminho. VIEGA concorda com a decisão do governo e apoia a criação ou reativação de um seguro independente, como era antigamente.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo. A polícia de Marmeleiro foi chamada por um homem, contando que dois cachorros de sua propriedade chegaram feridos por arma de fogo. Ele diz ter ouvido disparo um pouco antes, vindos da propriedade vizinha. A equipe foi até o local e em conversa com os moradores, um homem de 25 anos apresentou uma espingarda calibre 28 de sua propriedade. Os policiais pediram sobre o disparo, mas o homem negou a autoria, e foi encaminhadoaté a delegacia para demais providências e pela posse irregular da arma de fogo.

Motorista é preso por dirigir embriagado. Ontem, por volta das 16 horas, no Km 05,00 da SC-157, em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária prendeu em flagrante um homem de 38 anos, pelo crime de embriaguez ao volante. Ele conduzia um Astra, emplacado em São Lourenço. O homem foi encaminhado para a delegacia.

Homem acusado de roubo é preso. A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, cumpriu mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, contra um homem de 18 anos, por roubo. De acordo com a Polícia, o fato ocorreu no dia primeiro, por volta de 23 horas, no bairro Cruzeiro, em São Lourenço. Ainda segundo a polícia, três pessoas, usando um facão, tentaram assaltar ocupantes de um Gol, e uma das pessoas ficou ferida. Eles não conseguiram fazer o veículo funcionar, e acabaram fugindo. As investigações prosseguem para identificação dos outros coautores do crime. O homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Mulher junto com amante planeja e executa o assassinato do próprio marido. Na madrugada de sábado, para domingo, a Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio da Polícia Militar, logrou êxito em elucidar homicídio que vitimou um homem de 46 anos, com uma facada no pescoço. Por volta da meia noite, a Polícia Militar de São Lourenço do Oeste foi acionada para atendimento de um suposto crime de latrocínio que teria ocorrido ao lado do Loteamento Pôr do Sol. De acordo com a informação, no local teriam duas vítimas, uma mulher de 32 anos e o homem de 46. Ao chegar no local, a polícia encontrou apenas o homem, já sem os sinais vitais e a mulher teria sido encaminhada para atendimento médico no hospital.

No depoimento da mulher no hospital, os policiais notaram incoerência na versão apresentada por ela. Por esse motivo iniciaram-se as diligências. A notícia do suposto crime de latrocínio era falsa, e a mulher ferida era uma das autoras do crime. As investigações apontaram que ela, em parceria com o amante, um adolescente de 17 anos, planejaram a execução do homem de 46 anos, há mais de uma semana. A mulher acabou confessando o crime, indicando como tudo teria acontecido e delatando seu amante, autor da facada que matou o companheiro.

A polícia foi até o paradeiro do menor, numa fazenda no interior de Jupiá, e lograram êxito em encontrar o adolescente, dormindo na casa de seus pais, e apreenderam a faca utilizada no crime. O menor, confessou ter cometido o homicídio. A mulher foi presa em flagrante pelos delitos de homicídio qualificado e corrupção de menores, enquanto que o adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado. Ela foi encaminhada para o Presídio Regional de Chapecó, e o menor para o CASEP - Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de São Miguel do Oeste.

Discussão termina com um morto na praça central. Um homem de 20 anos morreu esfaqueado, na tarde de sábado, na praça central de Quilombo. O suspeito fugiu do local. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando a guarnição chegou para atender a vítima, o rapaz já estava sem os sinais vitais. Uma discussão teria motivado o crime. A cena ficou aos cuidados da Polícia Militar e a Polícia Civil deve investigar o caso.

Vítima de acidente na BR-282 morre no hospital de Campos Novos. MARIA NILSON, 47 anos, era moradora de São Bernardino. O acidente ocorreu na sexta-feira, em Joaçaba, envolvendo um Vectra de São Bernardino e uma camionete F-250 de Joaçaba. Os dois veículos colidiram frontalmente deixando três dos quatro ocupantes do Vectra feridos. De acordo com os socorristas, entre as vítimas estavam um casal de idosos moradores de Campo Erê, um homem de 74 anos que apresentava lesões no peito e uma mulher de 75 anos, com dores na região cervical.

MARIA foi conduzida pelo Samu com fortes dores na região abdominal. Já o condutor do carro, de 47 anos, teve apenas escoriações pelo corpo. Os ocupantes da camionete de 27 e 34 anos não sofreram ferimentos. O corpo de MARIA NILSON, chegou agora pouco para ser velado no pavilhão comunitário de São Bernardino.

Vítima de acidente era mãe do diretor de esportes do município. MARIA NILSON, que morreu no hospital de Campos Novos, após o acidente da sexta-feira, deixa dois filhos, ANDERSON NILSON – diretor de esporte de São Bernardino e MARIELI NILSON, além do esposo que dirigia o carro no dia do acidente. Ele teve apenas escoriações e passa bem.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.