ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 25/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, pediu nesta quinta-feira aos deputados para apoiar a convocação de eleições antecipadas em 12 de dezembro se quiserem mais tempo para debater o Brexit. JOHNSON se viu obrigado há cinco dias a pedir um novo adiamento do Brexit, previsto para o final do mês, diante da resistência dos deputados a adotar rapidamente o novo acordo de divórcio que ele alcançou na semana passada com a União Europeia. Os 27 sócios europeus do Reino Unido apoiaram na quarta-feira o adiamento para evitar uma saída abrupta no dia 31, mas divergem sobre sua duração.

A apuração voto a voto da eleição presidencial da Bolívia chegou ao fim nesta quinta-feira e indica que o atual presidente, EVO MORALES, foi reeleito no primeiro turno. Apesar disso, a Organização dos Estados Americanos e a União Europeia pedem a organização do segundo turno. O órgão responsável por computar os votos apontou o seguinte resultado: EVO MORALES teve 47 por cento e CARLOS MESA ficou com 36 vírgula 51 por cento. A eleição foi bastante polêmica com a oposição se manifestando com acusações de fraude e protestos nas ruas.

O primeiro turno da eleição presidencial na Argentina vai acontecer no próximo domingo. O presidente MAURICIO MACRI, eleito em 2015, é candidato à reeleição. No campo oposicionista o principal candidato é o peronista ALBERTO FERNÁNDEZ, da Frente de Todos. As pesquisas de opinião apontam a vitória de FERNANDEZ. Além de eleger o presidente e o vice-presidente, os argentinos escolherão 130 deputados nacionais, 24 senadores nacionais e 43 deputados do Parlamento do Mercosul.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva na China, que o governo estuda um plano de estímulo à empregabilidade voltado para pessoas com até 29 anos de idade e acima de 55. Ele também falou da possibilidade de que se haja "menos direitos" em troca criação de emprego. BOLSONARO não deu detalhes sobre o plano. Nesta quinta-feira, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, informou que ações para geração de emprego para jovens e pessoas com baixa empregabilidade deverão ser a nova agenda econômica. A proposta deverá ser enviada ao Congresso já em novembro.

Cinco parlamentares filiados ao PSL informaram nesta quinta-feira ter pedido a expulsão do deputado EDUARDO BOLSONARO do partido. A solicitação foi enviada à Executiva Nacional da sigla e foi registrada em cartório. O pedido é direcionado ao presidente da legenda, o deputado federal LUCIANO BIVAR, e ao conselho de ética do PSL. EDUARDO é o atual líder do PSL na Câmara dos Deputados e preside o diretório paulista da legenda. O deputado está envolvido na crise que atinge o partido, agravada na semana passada quando o grupo aliado a ele e a JAIR BOLSONARO se articulou para destituir o então líder do PSL na Câmara, deputado Delegado WALDIR, ligado a BIVAR.

O Supremo Tribunal Federal concluiu o terceiro dia de julgamento sobre a prisão após condenação em segunda instância com quatro votos a favor dessa tese e três contra. Nesta quinta-feira , a ministra ROSA WEBER e o ministro RICARDO LEWANDOWSKI se posicionaram contra a prisão após condenação em segunda instância. LUIZ FUX votou a favor. Faltam os votos de CÁRMEN LÚCIA, GILMAR MENDES, CELSO DE MELLO e DIAS TOFFOLI. O julgamento será retomado no dia seis ou sete de novembro. Caso o tribunal decida contra a prisão após condenação em segunda instância, a decisão poderia, em tese, beneficiar quase cinco mil presos, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça.

A partir desta sexta-feira, a Celesc terá novo prazo para religar a energia elétrica de casas, comércios e empresas. O que antes deveria ser feito em até quatro horas, terá agora o prazo de 24 horas para o serviço ser restabelecido. O serviço de Religação de Urgência será extinto. A Celesc informou que passará a cumprir as regras estabelecidas pela Aneel, que estipulam o prazo de até 24 horas para a religação em área urbana e de até 48 horas para a área rural após o pagamento da fatura e da taxa de religação. A empresa indica que, para evitar o corte de energia elétrica, o consumidor deve se atentar ao prazo de vencimento da fatura e aos reavisos emitidos.

Santa Catarina registrou 45 casos confirmados de sarampo em 2019. O dado foi atualizado nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Florianópolis é a cidade com mais pacientes da doença: 23 casos já foram confirmados. De acordo com a Dive-SC, todos os casos em Santa Catarina são considerados importados, já que os pacientes têm histórico de moradia, viagem ou contato com pessoas que tiveram a doença em São Paulo e no Paraná, onde há surtos. A campanha de vacinação para crianças de até cinco anos termina nesta sexta-feira.

A deputada ANA CAMPAGNOLO do PSL fez críticas ao governador CARLOS MOISÉS na sessão ordinária desta quinta-feira da Assembleia Legislativa. Em pronunciamento na tribuna, a deputada se disse indignada com posições tomadas por MOISÉS em questões de interesse do eleitorado conservador catarinense. Ela afirmou que o governador tem tomado posturas contrárias aos princípios conservadores, cristãos e de direita que moveram a onda BOLSONARO. A deputada disse que MOISÉS não seria governador se não fosse BOLSONARO. ANA CAMPAGNOLO também reclamou da dificuldade de agenda de deputados e prefeitos com o governador e secretários.

Inicia hoje mais uma edição do Rodeio do CTG Rancho de Chão. Quem lembra é o patrão da campeira do GTG da Linha Marafon, Saltinho ADEMAR ZIMMERMAN. De acordo com ele, hoje os tradicionalistas já começam a chegar, e a noite está marcado um gaitaço, e amanhã pela manhã ás sete horas começam as provas em todas as modalidades. A noite como de costume acontece o baile da ramada. No domingo novamente as competições, e a missão crioula ás 11 horas.

Expectativa para vigésima segunda edição do rodeio é positiva. ZIMERMANN destaca que várias foram as melhorias feitas no parque para receber a população neste evento. Além de calçamento, a parte de iluminação também foi melhorada. O acesso ao parque do CTG Rancho de Chão será gratuito, apenas cobrando ingresso para o baile de amanhã à noite, á 20 reais por pessoa. Toda região está convidada a prestigiar a vigésima segunda edição do rodeio em Linha Marafon.

Primeiro Duelo de prendas acontece na vigésima segunda edição do rodeio do CTG Rancho de Chão. A informação ação é da FABIOLA WOLMANN, que junto com a FABIANE ANTUNES estão organizando esse evento. O duelo vai acontecer no domingo e vai abranger prendas nas categorias juvenil e adulto. Haverá premiação em dinheiro do primeiro ao quinto lugar para as prendas adultas e primeiro e segundo lugar para as prendas da categoria juvenil. Além disso, haverá ainda vários brindes no final do duelo para todas as participantes.

Participação do público feminino nas atividades de rodeio é importante para o avanço da mulher na sociedade. O entendimento é FABIELI que está organizando o primeiro Duelo de Prendas do CTG Rancho de Chão. Observa que as mulheres vivem buscando seu espaço no mundo, e essas ações envolvendo o tradicionalismo é uma das maneiras dela mostrar seu potencial e avançar nessa busca, conquistando cada vez mais o seu lugar. O convite é aberto para todas as mulheres da região, já que Outubro Rosa, envolve o público feminino a ideia é proporcionar um momento de lazer para as mulheres

Escola João Telles Padilha tem evento especial neste final de semana. Quem lembra é a diretora da escola em Campo Erê MARINÊS PICININI. De acordo com ela, será amanhã de meio dia, a Primeira Macarronada em família no pavilhão do Bairro São Cristóvão. A expectativa é muito boa, devido aos ingressos que já estão sendo vendidos a 15 reais adulto, dez reais para crianças de oito a doze anos. Caso alguém queira adquirir o ingresso e não almoçar no local, pode estar levando a marmita para casa.

Recursos da Primeira Macarronada em Família é para pagar Parquinho da escola. Segundo MARINÊS, o parque já está instalado e sendo utilizado pelos alunos. Ele teve um custo de 33 mil reais, e a escola ainda não fez todo o pagamento. A ideia é conseguir pagar uma boa quantia da dívida, com essa macarronada. No entanto, a diretora adianta que mais eventos devem ser realizados para arrecadar mais verba. MARI, frisa que quem ainda não adquiriu seu ingresso pode procurar a escola.

Diretor é reconduzido a gestão de escola estadual. A eleição da Escola Emília Boos Laus Schimdt aconteceu nesta semana. CLEITON MAGEDANS foi reeleito com 347 votos favoráveis e 60 contrários. Em seu plano de gestão constam várias ações para a escola, entre elas a revitalização do ginásio de esportes avaliada em um milhão e trezentos mil reais. Sobre infraestrutura o maior objetivo é esse, e com relação a educação, o plano elaborado aborda várias questões para elevar o índice do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Comunidade escolar participa da eleição para escolha de novos gestores. O comentário é de ELAINE ECKER, nova diretora da Escola Sóror Angélica de São Lourenço do Oeste, eleita com quatrocentos e quarenta e nove votos. Informa que assume o cargo dia dois de janeiro de 2020, com um plano de gestão elaborado em uma conversa com os professores, alunos e pais.

Nova gestora pretende trabalhar democraticamente, cumprir as ações prometidas no PGE e com compromisso fazer uma educação de qualidade na escola. ELAINE destaca a importância da participação da comunidade em exercer a democracia. Observa que é uma responsabilidade ainda maior dos profissionais e podem ser cobradas as ações que foram prometidas no plano de gestão.

Reunião discute Conferência Municipal e Estadual de Assistência Social. A informação é ROSEMARI GUARDA – responsável pelo Colegiado de Assistência Social AMNOROESTE - da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina, com sede em São Lourenço do Oeste. O encontro contou com a participação dos Gestores de Assistência Social, dos municípios associados.

Vários foram os assuntos discutidos na reunião. Entre eles ROSEMARI cita: Colegiado Estadual de Assistência Social da FECAM, que dispõe sobre orientações para realização da Conferência Municipal e Estadual de Assistência Social, bem como, informações sobre os recursos que podem ser utilizados para pagamento das despesas. ROSEMARI destaca que na oportunidade, foi convidado o colegiado para participar da Capacitação para Profissionais da Rede de Atendimento à Imigrantes, Módulo Identificação, Documentação e Regularização, que aconteceu nesta semana no Auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani em Xanxerê. A capacitação envolveu também as áreas de Educação e Saúde.

Reunião discute encontro ordinário do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social. Essa ação segundo ROMARI GUARDA, será voltada para Secretários Municipais de Assistência Social, Técnicos da Câmara Técnica , Trabalhadores do SUAS e demais interessados. Ela vai acontecer em Chapecó, na próxima quinta-feira.

Palestra mostra importância da prevenção do câncer de mama. A técnica em radiologia do Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste MARÍLIA MILAN, conta que integrando a programação do Outubro Rosa – mês dedicado a prevenção e cuidado com a saúde da mulher, o Grupo de Humanização da Fundação Hospitalar realizou uma palestra. O encontro foi ministrado por ela mesmo, no auditório do hospital, e reuniu mulheres que integram a equipe profissional e também alguns familiares.

Palestra tem resultados positivos e muito envolvimento. A constatação é da palestrante MARÍLIA. Ela explica que a conversa buscou, principalmente, tirar dúvidas, mostrar como é feita a mamografia e a importância do exame. Cita que o câncer de mama fica atrás apenas do câncer de pulmão nos índices de morte. É um exame que precisa de muita atenção. De acordo com a técnica em radiologia, a palestra é importante para a manutenção da saúde individual das mulheres, mas também serve para que o grupo tenha condições de ajudar outras pessoas.

Todas as dúvidas sobre câncer de mama e colo de útero precisam ser esclarecidas. Por esse motivo MARÍLIA, buscou em sua fala com as mulheres na palestra, elencar algumas questões que agilizam o exame e garantem melhor diagnóstico. Como o assunto gera muitas dúvidas, a profissional orienta que individualmente cada mulher busque ajuda de um médico numa consulta ou equipe de saúde. Observa que muitas mulheres questionam e falam de dor no momento do exame. Isso é característico de cada mulher. Não é regra, mas as vezes é decorrente de questões emocionais, pois o exame não gera dor, mas sim um desconforto, pois a mama é sensível.

Outubro Rosa é trabalhado todos os anos no Hospital. MARÍLIA MILAN - técnica em radiologia do Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste lembra que Outubro Rosa é uma data reservada no hospital onde todos os anos são feitas ações e campanhas de prevenção envolvendo profissionais e pacientes. Outubro é um mês símbolo da prevenção, mas alega que é necessário entender que é preciso pensar e prevenir o ano todo. Isso é valido não só para mulheres, mas para os homens também.

O recolhimento de animais mortos no município. ADEMIR CIMA – Secretário de Agricultura de São Bernardino comenta que estão discutindo sobre esse assunto. Lembra que, no ano passado a empresa responsável pelo recolhimento parou de realizar seu trabalho, alegando que estava dando prejuízo porque não conseguia exportação. Agora com aprovação da instrução normativa assinada pelo Ministério da Agricultura, que estabelece as regras sobre o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos de produção pecuária como alternativa para sua eliminação nos estabelecimentos rurais, provavelmente essa empresa volte a fazer o trabalho.

Município aguarda mais informações sobre recolhimento de animais mortos. CIMA comenta que em breve será feita uma reunião entre os secretários da região para troca de ideias e definição do destino correto para os animais. Ele espera que dê certo com a empresa de Seara, que fazia o recolhimento no município, e que seja feito um local apropriado na região de São Lourenço do Oeste, para que o município possa fazer o processo correto de destinação de animais mortos. Por enquanto, segundo o secretário os agricultores precisam enterrar os animais na propriedade, mesmo sendo um procedimento ilegal. CIMA observa que, esse procedimento é um assunto muito importante porque atinge as águas e nascentes, e muitas vezes traz doenças para a população.

Mãe e filha que estavam desaparecidas são encontradas. A polícia localizou mãe e filha que foram dadas como desaparecidas desde a manhã de quarta-feira, em São Lourenço do Oeste. POLIANA DE OLIVEIRA, 20 anos, e a filha LORENA, de dois, estão bem, segundo informações da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, a DPCami. O delegado JOSÉ DANEZI explica que o caso passou pela DPCami, que agora fará os encaminhamentos necessários. Como o caso envolve criança e ainda está em investigação, o delegado disse não poder dar mais detalhes.

PM inicia Operação Presença. Em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar iniciou na quarta-feira a Operação. Essa ação segundo a PM, tem por objetivo reprimir crimes e intensificar a presença de equipes policiais nos locais em que há mais necessidade. De acordo com o comandante da Polícia Militar, capitão VILMAR ROSA, objetivo é garantir que a população desfrute de seu período de lazer com segurança e tranquilidade. A Operação Presença está sendo realizada nas praças da liberdade e da Bandeira, além de locais onde houver aglomeração de pessoas. No primeiro dia da operação, duas pessoas foram detidas, um homem de 19 anos e uma mulher de 43. Com eles, os policias encontraram maconha.

Cerca de 95 mil reais em mercadorias contrabandeadas são apreendidas na SC 157. Por volta das 19 horas e 10 minutos de ontem, no Km 05,000 da rodovia, no município de São Lourenço do Oeste, foi abordado um ônibus emplacado em MarauRS conduzido por um homem de 28 anos. No veículo foi verificado o transporte de diversos volumes de mercadorias sem o devido desembaraço aduaneiro, no valor aproximado de 95 mil reais. As mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.