ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 25/10/2018

-LEWANDOWSKI CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR A MÃES DETIDAS POR TRÁFICO
-FORÇA TAREFA COMEÇA VISTORIAS EM MUSEUS DE SANTA CATARINA
-PREFEITURA DEVE INVESTIR UM MILHÃO E MEIO DE REAIS COM O NOVO CTG
-GUARUJÁ DO SUL LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIA
-ENTIDADES DE PRINCESA ORGANIZAM NOITE CULTURAL
-BOMBEIROS REÚNEM MAIS DE 700 IDOSOS EM 20 PALESTRAS
-TRÁFEGO DE CAMINHÕES CAUSA PROBLEMAS NA AVENIDA SALGADO FILHO
-DNIT SUGERE USO DE CONCRETO NA OBRA DA BR-163
-MOTOCICLISTA É PRESO APÓS FUGIR DE ABORDAGEM DA PM
-HOMEM AGREDIDO POR ADOLESCENTE PASSA POR NOVA CIRURGIA E SEGUE NA UTI

O tempo é de chuva. A previsão para as próximas é pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O exército norte-americano recebeu um pedido do Departamento de Segurança Interna para tropas ativas na fronteira com o México. De acordo com a agência Reuters, a ação envolveria entre 800 e 1000 tropas para auxiliar em logística e infraestrutura. Segundo a agência EFE, o Pentágono declarou que enviará centenas de homens do seu efetivo à fronteira para barrar a caravana de milhares de migrantes hondurenhos em direção aos Estados Unidos.

O tribunal de apelações de Paris confirmou nesta quinta-feira a decisão de um juiz que determinou, ano passado, que o ex-presidente NICOLAS SARKOZY deve ir a julgamento por ter superado o limite máximo de gastos eleitorais na campanha presidencial de 2012. Os promotores afirmam que SARKOZY gastou quase 43 milhões de euros na campanha para a reeleição, praticamente o dobro do limite legal de 22 milhões e meio, por meio de um sistema de falsificação de notas fiscais. Ele afirmou que vai apelar da decisão à Corte de Cassação.

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, na manhã desta quinta-feira, o austero projeto orçamentário do presidente MAURICIO MACRI para 2019. Agora, a proposta orçamentária vai para o Senado, onde deve ser votada no próximo mês. Visando a reeleição em 2019, MACRI negociou uma ampliação do apoio financeiro do FMI, para 57 bilhões de dólares, se comprometendo a cortar seu déficit fiscal primário. O orçamento em discussão no Congresso propõe zerar o déficit orçamentário do país no próximo ano.

O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concedeu nesta quinta-feira prisão domiciliar a presas por tráfico de drogas que tiverem filhos de até 12 anos ou estiverem grávidas. Ele também autorizou prisão domiciliar para as presas que forem mães e tiverem sido condenadas em segunda instância, mas ainda sem condenação definitiva – ou seja, que ainda podem recorrer. A decisão foi dada efetivamente para uma mulher condenada em segunda instância e nove presas por tráfico, mas, no entendimento do ministro, todas as mulheres têm direito ao benefício.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta quinta-feira no Rio de Janeiro. Disse que um dos primeiros atos, caso seja eleito, será nomear um ministério técnico. Ele também disse que vai manter o Brasil no Acordo do Clima de Paris. BOLSONARO afirmou, ainda, que sofre com "rótulos falsos", negativos, colocados nele pela esquerda. Ele ressaltou que pretende fazer um governo de conciliação.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, começou a quinta-feira com um encontro com representantes da Organização dos Estados Americanos. No fim da manhã, HADDAD deu entrevistas para emissoras de rádio e disse que, se for eleito, vai dar prioridade para educação e geração de emprego. Em outra entrevista, ele destacou que vai continuar chamando CIRO GOMES para formar um governo amplo, de unidade democrática.

A força-tarefa que fará vistorias em 14 museus catarinenses apontou a necessidade de reforma, aumento do número de servidores e outras adequações em três museus do estado. De segunda até quarta-feira, foram visitadas coleções em Jaraguá do Sul, no Norte, e Tubarão e Laguna, no Sul. O grupo de trabalho envolve diversos órgãos relacionados à proteção do patrimônio público. As inspeções serão feitas em outubro e novembro. O objetivo é identificar a situação dos museus, especialmente em relação a segurança.

A média de vendas do Dia da Criança em Santa Catarina teve uma queda de meio ponto percentual no estado, se comparada à de 2017. Apesar disso, a movimentação no comércio foi 10 por cento superior aos demais meses do ano. Este resultado é considerado estável pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, que realizou uma pesquisa para avaliar o faturamento na data. Para a instituição, a cautela demonstrada na hora da compra se deve ao período eleitoral, o que tende a mudar na medida que se amenizem as incertezas políticas.

Diagnosticado com uma infecção aguda das vias aéreas superiores, o candidato COMANDANTE MOISÉS do PSL não participou do último debate televisivo antes do segundo turno, que ocorreria na noite desta quinta-feira, na NSC TV. Ele ainda tentou impedir a realização da entrevista com o candidato GELSON MERISIO, já que pelas regras do programa, assinadas em comum acordo entre os representantes das duas campanhas durante reunião prévia, caso um por 20 minutos. A alegação dos advogados do comandante foi de que a situação causaria "uma desigualdade sem tamanho entre os dois postulantes ao cargo de governador". Um juiz da capital negou a liminar e a entrevista foi realizada.

Prefeitura e tradicionalistas fazem ajustes no projeto do novo CTG Mate Amargo. A equipe de governo, de engenharia da prefeitura e a patronagem do CTG de SJCedro estiveram reunidos para dar sugestões e fazer mudanças no projeto da sede nova. No encontro, realizado na noite de terça-feira, o engenheiro civil da prefeitura, LEANDRO MACHADO, apresentou a planta da obra, que deverá ter mil 530 metros quadrados. A estrutura terá uma pista de dança, espaço para 102 mesas, bilheteria, banheiros adaptados, copa, cozinha, camarim e um espaço para fogo de chão. O patão, CLAUDEMIR BOSING relatou que o projeto da nova sede foi elaborado com base na estrutura do CTG de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, a previsão é gastar em torno de um milhão e meio de reais na construção. Serão recursos próprios do município. A nova sede será construída na Rua Hermínio Conte, próximo ao campo do Módulo Esportivo. Ainda não há data definida para a execução do projeto. A expectativa é que as terraplenagens iniciem no começo do ano.

Guarujá do Sul lança concurso de fotografia. A Administração de lançou o concurso: “Guarujá através das lentes”. O objetivo é registrar todas as formas de beleza da cidade através da fotografia. As inscrições seguem até o dia 30 de novembro, na Secretaria de Educação. Conforme a diretora de cultural, GRACIELE PERTEL, o objetivo é registrar as belezas da cidade. Conforme regulamento, o concurso abrange as seguintes categorias: paisagens, lugares turísticos, grupos folclóricos, arquitetura, costumes, trabalhos, religiosidade, monumentos, gastronomia, artes e atividades desportivas. Podem participar fotógrafos amadores com até duas fotos originais. A diretora comenta que a premiação será com certificados e fotos com molduras. Além disso, as 12 fotos melhor classificadas vão compor o calendário de eventos do município, onde ficarão expostas.

Administração e entidades de Princesa organizam noite cultural. Conforme a secretaria da educação, o evento está marcado para acontecer no dia 30 de Novembro. A programação terá início às 19 horas no pavilhão da sede. Já estão confirmadas apresentações do coral municipal, musicalização infantil, dança com grupo dos adolescentes, escolas e grupo germânico. O encerramento da Noite Cultural contará com apresentação especial da Orquestra de Violões da cidade de Itapiranga. Haverá chegada do Papai Noel entre outras atrações. Neste evento, a população poderá contribuir de forma espontânea com um quilo de alimento não perecível. Todo material arrecadado será doado para APAE e Hospital de SJCedro que atendem os moradores de Princesa. A organização é da Secretaria da Educação com apoio do CRAS.

Bombeiros reúnem mais de 700 idosos em 21 palestras. Entre os meses de julho a outubro o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba realizou, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, um trabalho preventivo com todos os grupos da terceira idade do interior. O comandante, LAURI SILVESTRE lembra que o Corpo de Bombeiros trabalha com inúmeras campanhas e programas sociais, como Bombeiro Mirim, Adulto e da Melhor Idade. Nessa linha, foi atendido o público da terceira idade, sendo repassadas noções de prevenção de acidentes domésticos e de trabalho, além de conhecimentos de primeiros socorros. Ele comenta que o foco foi casos comuns de engasgamento, desmaio, fraturas e hemorragias. Segundo o subtenente, o calendário foi de acordo com os encontros que os grupos mantêm ao longo do ano nas localidades. Durante as palestras, também foi realizado um apanhado geral da corporação local, com prestação de contas das atividades desempenhadas, recursos financeiros, materiais e humanos, além da estrutura física.

Companhia da Polícia Militar recebe aumento do efetivo. O subcomandante da companhia de Dionísio Cerqueira, LUCAS FIGUEIRA lembra que desde o ano passado as lideranças tentavam a elevação da companhia para batalhão, o que traria novos serviços e mais agentes para a região. Ele explica que devido à troca de governador e todo processo eleitoral essa mudança sofreu entraves. Porém, a houve a confirmação da implantação de um canil setorial em parceria com a sociedade civil. O capitão destaca que para operacionalizar o canil houve destinação de doze novos policiais. Eles se apresentaram nesta semana e fizeram uma série de operações. Dois dos agentes são moradores de SJCedro. FIGUEIRA comenta que a intenção é este reforço em ações descentralizadas com operações específicas. O tenente explica que o canil, por sua vez, terá trabalhos voltados para a localização de entorpecentes em residências e veículos, busca e resgate de desaparecidos ou foragidos, proteção e Cinoterapia com atividades sociais junto a APAE e associações.

Abertas inscrições para agricultores interessados em aderir ao programa de assistência e consultoria. Conforme o diretor da Casa Familiar Rural, DOUGLAS PATEL, essa iniciativa da secretaria da agricultura de SJCedro tem objetivo o incentivo a produção de leite a base de pasto e outras mudanças visando baratear custos de produção. Ele explica que nesta semana foram abertas as inscrições que vão beneficiar 20 propriedades. Para participar o produtor não pode ter pendências relativas a débitos com a prefeitura e com o bloco de notas. Após o encerramento das inscrições, uma comissão formada também pela Epagri, cooperativa e sindicato, vai avaliar os interessados que poderão ser atendidos neste primeiro momento. Caso o número ultrapasse 20 agricultores inscritos haverá uma seleção. DOUGLAS destaca que as visitas dos técnicos serão mensais, com objetivo de planejar e oferecer assistência individual.

Propriedades beneficiadas com programa agrícola terão que cumprir exigências. O diretor da Casa Familiar Rural de SJCedro, DOUGLAS PATEL afirma que o objetivo final é tornar as propriedades Unidades de Referência Técnica. Para isso, serão exigidos exames que descartem a brucelose e tuberculose no rebanho. Ele comenta que a sanidade é o primeiro passo a ser confirmado para depois pensar em aumentar a produção. Os produtores também terão que fazer uma planilha, anotando todas as despesas e receitas. Além disso, serão detalhadas informações zootécnicas referentes a alimentação, fase de cobertura, lactação, dentre outros dados. PATEL afirma que no ano que vem serão 25 propriedades, e em 2020 mais 25 delas, atendidas dentro do programa que passará por avaliação e poderá ser modificado.

Nas duas primeiras semanas de outubro choveu mais do que a média histórica do mês. De acordo com o gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, já choveu 222 milímetros até o dia 15 enquanto que a média de chuvas no mês é de 200 milímetros. RAMON disse que o excesso de chuva está provocando transtornos e prejuízos para algumas culturas. A mais afetada é o trigo que está em fase final de ciclo e a umidade em excesso nessa etapa compromete a qualidade do produto. Outra dificuldade gerada pela chuvarada é a pastagem para os animais.

Equipe de Obras concentra serviços nos estragos nas estradas rurais. Segundo o secretário da pasta, VOLNEI DALLO, a partir do mapeamento dos problemas, ocasionados pela chuva da última semana, a Secretaria de Obras definiu as frentes para executar os reparos. Ele detalha que três equipes foram direcionadas para as regiões de Seis Barras, Santo Isidoro, Padre Réus e Mariflor, como forma de consertar os estragos. Na terça-feira, os problemas foram praticamente eliminados. Ainda que resta alguns pontos que não foram atendidos porque a chuva continuou. O DALLO ainda pediu a compreensão dos agricultores no sentido de que, neste momento, apenas estão sendo efetuados trabalhos nos espaços públicos, como por exemplo, estradas gerais e vicinais.

Tráfego de caminhões e veículos pesados gera problemas na Avenida Salgado Filho. O prefeito, PLINIO DE CASTRO afirma que há vários anos a rua que possui vários estabelecimentos comerciais registra problemas na câmara asfáltica. Ele explica que para evitar gastos desnecessários acionou profissionais especializados em pavimentação para uma análise do trecho e dos motivos dos problemas recorrentes. O prefeito esclarece que uma das causas está nos canteiros. Quando chove a água acumula e gera o problema. O prefeito cita que outra alternativa é remover estes canteiros, mas, como são pontos bonitos e bem cuidados da cidade, essa não será a decisão.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina lançou recentemente o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. De acordo com o vice-presidente regional da federação, ASTOR KIST, a iniciativa reúne entidades do setor produtivo e da sociedade civil. Mais de 20 entidades já participam do conselho que vai ouvir a sociedade organizada e discutir o que é mais importante para o estado. KIST afirmou que o órgão vai levantar as prioridades na área de logística e transporte e cobrar as ações necessárias por parte dos governos federal e estadual. A primeira reunião desse grupo ampliado ocorreu na semana passada.

Das 53 obras de infraestrutura acompanhadas pela Fiesc no estado, 90 por cento estão com o prazo expirado ou com o andamento comprometido. A informação está no sistema Monitora FIESC. O levantamento aponta que essas obras inacabadas totalizam mais de sete bilhões de reais. 34 obras são do modal rodoviário. Segundo o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, a infraestrutura é um dos principais gargalos do estado. Ele destacou que os problemas logísticos afetam principalmente a região Extremo Oeste. Ele antecipou que o tema da infraestrutura logística de Santa Catarina será uma pauta constante na relação entre a Fiesc e o próximo governador do estado. De acordo com ASTOR, a entidade já entregou uma pauta com a posição da indústria para os candidatos a governador no primeiro turno e na última semana houve um novo contato com GELSON MERISIO e COMANDANTE MOISES. KIST disse que a Fiesc reforçou os principais pedidos para os dois candidatos e o setor logístico é um deles.

BR-163 deverá receber pista de concreto. Segundo o superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA é notória a situação precária dos cerca de 70 quilômetros da rodovia entre Dionísio Cerqueira e SMOeste. Ele admite que há atrasos no processo, mas que ocorreram em função dos problemas judiciais enfrentados com a empreiteira que executou uma parte e abandonou as obras. Ele destaca que a intenção é conseguir uma garantia judicial junto ao juiz MÁRCIO CRISTOFOLI para lançar edital de via Estado.RONALDO esclarece que há um teto de até 20 milhões de reais no qual o órgão catarinense pode licitar os serviços, já que os valores superiores são feitos por Brasília. Acredita que a delegação de competência em nível estadual vai dar agilidade na licitação, fiscalização e acompanhamento do serviço. Ele comenta que o objetivo, em vez de material asfáltico, que a pavimentação seja feita com concreto que garante uma maior durabilidade. A intenção é dar segurança e reduzir os gastos com manutenções frequentes. O superintendente esclarece que a camada será colocada em cima do asfalto existente. Ele afirma que a única desvantagem era o preço mas, hoje o preço do cimento ficou viável porque é comprado centro do Estado.

Material diferenciado também visa ampliar a capacitada de tráfego na BR-163. O superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA afirma que o fluxo de carros de passeio é grande, mas os veículos de carga tem se destacado e cada vez mais usando o trajeto para escoamento de produção. Ele esteve vistoriando o trecho da rodovia federal e percebeu uma crescente movimentação de caminhões e carretas. Por isso, o engenheiro percebe que o uso de concreto e alterações no projeto original vão beneficiar a região devido a rota do milho que deve gerar mais movimento nos próximos meses. BARBOSA revela que a ideia é fazer uma audiência pública com moradores da região para definir qual local tem prioridade na continuidade da obra abandonada. Ele revela que a prioridade é dar segurança aos usuários.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste localizou um pé de maconha plantado no quintal de uma residência do Vila Nova Dois. Uma guarnição da PM tentou abordar uma moto CG na estrada Geral para linha Guamirim. O condutor da moto não obedeceu a ordem de parada e tentou fugir a pé. Ele entrou em uma casa e foi detido pelos policiais. No local, foram encontradas uma pequena porção de drogas e um pé de maconha. O homem, que também não possuía Carteira de Habilitação, foi detido e levado para a delegacia de polícia. A também estava com a tarjeta da placa alterada e foi apreendida.

Batalhão de Polícia Militar de Fronteira realiza nova operação de fronteira. Na de ontem foi desencadeada mais uma etapa da operação "Fronteira em Ação", nos municípios de Dionísio Cerqueira e Campo Erê e SJCedro. Foram vistoriados 35 veículos e mais de 50 pessoas foram abordadas. Um veículo foi recolhido por pendências administrativas. Foram realizadas patrulhas aleatórias na área de fronteira com a Argentina e na divisa com o Paraná. O foco da operação foi prevenir o tráfico de drogas e armas.

Motociclista é preso após fugir de abordagem da PM. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira foi acionada por volta das 22 horas para realizar a abordagem de uma motocicleta Biz placa de Guarujá do Sul que estava nas proximidades da Aduana de Cargas, local em que há várias ocorrências de posse de drogas. A equipe tentou realizar a abordagem, porém, o condutor não obedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga pela BR-163 e seguiu sentido Idamar. No Posto da Cidasc havia 3 guarnições PM que estavam realizando uma Operação e, pelo fato de estarem nas proximidades, foi possível realizar uma barreira para abordar o piloto. Porém, ele conseguiu “furar” a barreira policial e acabou caindo da moto. Ele foi abordado e revistado. A guarnição constatou que a motocicleta estava com débitos, o condutor estava em visível estado de embriaguez e possuía uma pequena porção de maconha. O motociclista foi preso em trazido para central de flagrantes em SJCedro.

Operação integrada resulta em grande apreensão de cigarros contrabandeados. Por volta das duas horas da tarde de ontem, em uma ação conjunta entre a Delegacia de Maravilha, PM de Flor do Sertão e de SMOeste e PRF, foram apreendidos, 55 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A carga foi avaliada em mais de 250 mil reais. A operação ocorreu na rodovia BR-282 entre. Os policiais receberam uma denúncia de que um caminhão truque estaria carregado com a carga ilícita. Foi montada uma barreira. Ao aproximar-se do local da barreira o motorista do veículo de carga não acatou a ordem de parada e seguiu em direção à BR 282, entrando, posteriormente, em uma via rural. Após mais de 20 minutos de perseguição, os policiais conseguiram deter o condutor do caminhão. O homem de 38 anos idade já havia sido preso por contrabando no Paraná. O caminhão, a mercadoria contrabandeada e o motorista foram levados à Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

Homem agredido por adolescente passa por nova cirurgia e segue na UTI. ORDALINO DA SILVA, que foi vítima de agressão na noite da última quarta-feira, próximo a igreja matriz de SMOeste passou por uma nova cirurgia nesta quarta-feira e segundo assessoria do hospital, o estado da vítima é grave. Ele permanece internado na UTI. Na noite dos fatos, o homem foi agredido por um adolescente que foi detido em flagrante e internado no Casep de São José do Cedro. O menor teria utilizado uma pedra e uma placa de sinalização para agredir a vítima, que foi encontrada pela polícia militar. Ele teve cortes e pancadas na cabeça e face. Um dos envolvidos relatou que o autor havia dado 40 para a vítima comprar bebida alcoólica, porém, isso não aconteceu. Descontente com a situação, o adolescente foi até o local aonde a vítima dormia e iniciou as agressões.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.