ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 25/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O presidente cubano, MIGUEL DÍAZ-CANEL, realizará uma viagem por países aliados como China, Rússia e Coreia do Norte, além de outras nações asiáticas e da Europa. Segundo fontes russas citadas por meios de comunicação cubanos, a visita a Moscou deve começar em primeiro de novembro. O presidente de Cubatambém fará uma escala em capitais da Europa ocidental. DÍAZ-CANEL assumiu a Presidência de Cuba em 19 de abril, em substituição a RAÚL CASTRO.

A Polícia de Nova York investiga na manhã de quinta-feira um pacote suspeito enviado ao ator ROBERT DE NIRO. Na quarta-feira, o Serviço Secreto americano informou que interceptou pacotes suspeitos endereçados a ex-primeira-dama HILLARY CLINTON e ao ex-presidente BARACK OBAMA. Também na quarta-feira, o edifício onde está a sede da TV CNN, em Nova York, foi esvaziado após funcionários chamarem a polícia após receberem um pacote suspeito e um envelope com um pó branco. Ninguém ficou ferido.

Manifestantes e polícia entraram em confronto em frente ao Congresso da Argentina, em Buenos Aires, onde deputados debatem a proposta de lei orçamentária para o próximo ano. O projeto prevê medidas de austeridade para o país, imerso em uma séria crise econômica. Segundo a imprensa local, manifestantes reunidos em frente ao parlamento teriam atirado pedras contra a polícia, que reagiu com balas de borracha e gás lacrimogêneo. O orçamento em discussão no Congresso propõe zerar o déficit orçamentário do país no próximo ano, através de fortes ajustes de gastos em diversas áreas do governo.

O candidato do PSL à Presidência da República, JAIR BOLSONARO passou a manhã desta quarta-feira em casa, fazendo contatos políticos. Logo cedo, recebeu um grupo de quarenta empresários do agronegócio. Em entrevista no fim do dia, JAIR BOLSONARO disse que pode mesmo rever a ideia de fusão dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente. Ele afirmou que “está havendo um ruído nessa área”, que está pronto para o diálogo e que defende o que seja melhor para o campo e para o meio ambiente.

O candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, defendeu nesta quarta-feira a reforma bancária para provocar a redução dos juros. Também disse que, se eleito, aumentará o efetivo da Polícia Federal, que passará a combater o crime organizado. De manhã, no Rio de Janeiro, FERNANDO HADDAD participou de uma sabatina de rádio. Ele disse que pretende dobrar o contingente da Polícia Federal, porque as polícias locais não conseguem combater facções que são nacionais. HADDAD afirmou que é preciso fortalecer a polícia nacional que é a PF.

O Brasil tem pelo menos 12 mil obras paradas. A informação é do ministro do Tribunal de Contas da União, BRUNO DANTAS. Segundo o ministro, uma auditoria da Corte apontou que 30 por cento de 40 mil empreendimentos espalhados em todo o Brasil estão paralisados. Os números integram uma auditoria do TCU e que ainda será votada pelo plenário da corte. Segundo a área técnica do tribunal, o documento aponta ainda as principais causas dessas paralisações e o que poderia evitar o problema. A auditoria é a mesma que apontou que pelo menos duas mil e 800 obras do PAC estão paralisadas.

A dois meses de encerrar o prazo para pagamento do abono salarial ano-base 2016, 97 mil e 800 trabalhadores catarinenses ainda não sacaram o dinheiro. A quantia corresponde a nove vírgula seis por cento do total de profissionais que teriam direito ao benefício no Estado. Ainda está disponível para saque cerca de 70 milhões de reais em Santa Catarina. Os beneficiários têm até 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e sacar o dinheiro. Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no PISPasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

As ações judiciais das famílias das vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense, em novembro de 2016, na Colômbia, devem se desenvolver em três frentes. De acordo com o advogado da Associação dos Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense, JOSMEYR OLIVEIRA, uma ação será na Colômbia, contra a Aerocivil, que é o órgão estatal encarregado de controlar e regular a aviação civil naquele país. Outra ação é uma carta-denúncia na ATS da Bolívia, que é um órgão de fiscalização das seguradoras, questionando o não-pagamento do seguro da Lamia, empresa contratada para o transporte da delegação da Chapecoense. Uma terceira ação ainda está sendo definida se ocorrerá no Brasil ou nos Estados Unidos contra a Lamia Bolívia, Lamia Venezuela, seguradoras, resseguradoras e corretoras.

As duas urnas eletrônicas de Santa Catarina que foram enviadas para auditoria pública no Paraná não apresentaram nenhum problema. O relatório do TRE do Paraná apontou que não houve indício de fraude nos equipamentos. A auditoria foi acompanhada por técnicos de diversos órgãos públicos, da sociedade civil e de partidos políticos. As principais conclusões da auditoria são que os sistemas instalados nas urnas auditadas são os mesmos que foram lacrados pelo TSE, as urnas estavam em perfeitas condições de uso e funcionamento e não há indícios de qualquer espécie de fraude no sistema ou no funcionamento das urnas.

Fundação Hospitalar promove programação especial em comemoração ao Mês Crianças. Quem comenta é a psicóloga do Hospital de São Lourenço do Oeste, PAMELA PANSERA. De acordo com ela, apesar de o Dia das Crianças ser oficialmente comemorado no dia 12 de outubro, na Fundação Hospitalar São Lourenço a festa para os pequenos foi realizada nesta semana. Ela diz que a escolha da data foi para evitar confronto de eventos com outras entidades.

Evento para crianças é organizado em parceria entre classe hospitalar, magistério da Escola de Educação Básica Sóror Angélica e grupo de humanização. Segundo a profissional, a festa reuniu crianças hospitalizadas e filhos de profissionais que atuam na entidade hospitalar. Segundo ela, além de propiciar um momento de diversão, já que teve cama elástica, oficinas de pintura, sessão de filmes e guloseimas, foi a oportunidade, no caso dos filhos dos profissionais, de ver onde os pais trabalham.

Para os pacientes evento é um momento de descontração. PAMELA, diz que com essa ação foi possível quebrar o clima tenso de tratamento que é o hospital. Explica que o evento também buscou mostrar para as crianças que a data não é só comércio, ganhar presente. Foi mostrado e desenvolvido a relação de afetividade entre pais e filhos. Com brincadeiras e atividades lúdicas, a estadia no hospital pode ser melhor, afirma a psicóloga.

Descontração ajuda na recuperação dos pacientes. Para a profissional, o evento permitiu que alunas tivessem uma visão do espaço não escolar com alunos. Elas puderam ver os espaços que o professor pode atuar. Foi de muito aprendizado, pois além de observar, elas ajudaram na organização, frisa PAMELA. Acredita que isso ajuda na formação, pois permite que o conteúdo teórico seja colocado na prática antes mesmo da formação.

Crianças participaram de sessões de filmes, oficinas de pintura em papel e facial e se divertiram com a cama elástica. PAMELA, destaca que foi servido algodão doce, crepe, pipoca, bolo e suco, tudo com o acompanhamento da nutricionista da entidade hospitalar, para não prejudicar nenhum tratamento. Em todas as atividades a equipe buscou desenvolver aprendizado. Na cama elástica, por exemplo, eles aprendem a amenizar a ansiedade, já que é preciso esperar a vez, e também o respeito, já que o ambiente é compartilhado. Acrescenta que o grupo Geração Forte da Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular também participou da programação com o projeto palhaçoterapia.

Projeto do Caps I conserta brinquedos e crianças recebem presentes. Conforme a coordenadora do CapsLUCIANI BERTI, o Projeto da Oficina do Brinquedo foi iniciado há dois meses pelo Centro de Atenção Psicossocial, de Marmeleiro. Neste mês os pacientes e a equipe técnica: psicóloga, assistente social e enfermeira fizeram a primeira entrega dos presentes no mês das Crianças. Os 40 alunos da Escola Municipal Rural Novo Progresso tiveram uma surpresa divertida. A entrega foi realizada por alguns pacientes junto com a equipe do Caps.

A ideia de entregar um brinquedo a cada criança na escola, é simples mas, tem um efeito incrível. A coordenadora LUCIANI, explica que o objetivo do Projeto é oferecer aos 40 pacientes que participam das oficinas no Centro, mais uma atividade lúdica e terapêutica enquanto eles fizeram a recuperação dos brinquedos. Conta que primeiro foram distribuídas as caixas de coletas do Projeto em escolas municipais, estaduais e no comércio da cidade. Depois, todo o material arrecadado, começou a oficina.

Recuperação dos brinquedos é feito pelos próprios pacientes. A coordenadora, frisa que os pacientes lavaram os brinquedos, consertam, recuperaram e embalaram para presente. Com o Slogan: “Brincar é o Melhor Remédio”, a coordenadora lembra que foi bastante gratificante ver a alegria dos pacientes porque eles se sentiram parte desse processo. Ressalta que “nesse mês das crianças serão feitas outras entregas de presentes e a ideia é dar continuidade ao Projeto durante todo o ano e principalmente para o Natal”.

Encontro de integração e amizade. IONE PREZOTTO- Diretora da APAE de Anchieta ressalta que a confraternização ocorreu ontem em Romelândia, entre as escolas de Anchieta, Romelândia e Iraceminha.Afirma que isso já acontece há muitos anos e tem por objetivo a confraternização dos alunos com atividades variadas. Ontem, devido a chuva, as ações foram em ambiente fechado, com palhaços e gincanas.

Objetivo é de estreitar as amizades. Quem comenta é IONE PRESOTTO. Afirma que esses encontros foram pensados entre essas escolas, devido à proximidade geográfica. A diretora salienta que isso é feito todos os anos, uma vez em cada município. Afirma que os alunos interagem bastante com as atividades, onde todos se envolvem para uma melhor confraternização.

Contribuintes podem requerer a devolução da taxa de combate e prevenção cobrada de forma em 2016. A administração de Anchieta publicou edital de chamamento para devolução da taxa de combate e prevenção de sinistros e salvamento, cobrada indevidamente pela prefeitura, junto ao Carnê de IPTU no ano de 2016. O valor total a ser restituído é aproximadamente 30 mil reais.

Contribuintes que possuírem valores a receber deverão se apresentar junto a gerência de tributação e fiscalização com cópia do CPF ou CNPJ, RG e comprovante do pagamento da taxa. O morador deverá indicar também o número da conta bancária, banco e agência para posterior restituição. O período para solicitarem a restituição dos valores se estende até 22 de novembro. O montante será devolvidos em até 30 dias após a conclusão do procedimento, de acordo com a ordem de cadastramento.

Fórum Parlamentar Catarinense discute nesta semana a possível liberação de recursos para a saúde de Santa Catarina. De acordo com a presidente do fórum, a deputada federal reeleita CARMEM ZANOTTO, a expectativa é de que até o final do ano, sejam liberados 76 milhões que o Ministério da Saúde deve ao Estado pelos serviços prestados em atendimento de média e alta complexidade. Ela esteve no RPN e disse que os parlamentares vão atuar de forma conjunta para pressionar o governo federal a repassar os recursos para Santa Catarina.

Além da saúde, o fórum parlamentar catarinense também deve se mobilizar para tentar a liberação de recursos para as BRs que cortam o estado. De acordo com a deputada CARMEM ZANOTTO, o governo federal reteve 76 milhões dos 146 milhões previstos para o Departamento de Infraestrutura de Transportes Terrestres. Até agora, só foram liberados 70 milhões, dinheiro insuficiente para a recuperação das rodovias, especialmente das BRs 282 e 163.

Apesar da dificuldade em obter os valores, a deputada diz que o fórum ainda não jogou a toalha. Ela afirma que se neste ano a liberação de recursos federais foi bastante difícil, a projeção para o ano que vem não é nada animadora. A deputada lembra que o teto de gastos fixado vai limitar ainda mais a aplicação de valores maiores nas rodovias federais em Santa Catarina.

Fórum parlamentar catarinense praticamente definiu as emendas coletivas impositivas para o orçamento do ano que vem. Quem comenta é a deputada federal CARMEN ZANOTTO. De acordo com ela, na área da saúde, os parlamentares devem direcionar os recursos para custeio do setor. Na educação, a indicação será para aquisição de ônibus escolares.

Motorista é preso por dirigir embriagado. Um acidente ocorreu ontem na Rodovia SC 305 km 11, em São Lourenço do Oeste. Foi uma colisão no sentido oposto, envolvendo o veículo Fiat Uno emplacado em São Lourenço, conduzido por um homem de 30 anos e veículo Gol placas de Campo Erê, condutor de 64 anos. Ninguém ficou ferido, e no teste de bafômetro realizado pela Polícia Rodoviária Estadual o motorista do Uno foi preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.

Polícia Militar apreende carro carregado com camarão contrabandeado. Um veículo carregado com camarão contrabandeado da Argentina foi apreendido pela Polícia Militar na madrugada de hoje, em Marmeleiro. Durante patrulhamento de rotina nas proximidades do trevo de acesso à Flor da Serra do Sul, a equipe visualizou um automóvel que estava em velocidade incompatível com a rodovia. Ao tentar realizar abordagem, o condutor fugiu e foi iniciado então o acompanhamento.

Logo após a saída da cidade de Renascença em direção a Pato Branco, o condutor acabou perdendo o controle do veículo, bateu em um barranco e fugiu para um matagal. Com apoio da equipe de Renascença foram realizadas buscas nas proximidades, mas o condutor, não localizado. O automóvel estava carregado com camarões oriundos da Argentina. O veículo e a carga foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Idoso morre eletrocutado no interior. Na tarde de ontem, ETELVINO VANIN, 74 anos, arrumava uns fios numa forrageira na sua chácara no interior de Santa Terezinha do Progresso, Linha Fantin, quando sofreu o choque. Ele morreu no local. O idoso residia na cidade de Santa Terezinha do Progresso, mas como tinha a chácara no interior, sempre fazia trabalhos por lá. VANIN, está sendo velado na Capela de Santa Terezinha, os atos de encomendação e sepultamento serão às 16 horas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.