ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 25 09 2025

-COM REJEIÇÃO DA CCJ, PRESIDENTE DO SENADO ARQUIVA PEC DA BLINDAGEM

-PRÉVIA DO PIB MOSTRA QUE SANTA CATARINA CRESCEU 5,5% ATÉ JULHO

-FALA SÃO MIGUEL COMEÇA COM DOIS ENCONTROS EM COMUNIDADE RURAIS

-COMISSAO HOSPITAL DE TRANSPLANTES REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

-EMPRESA PRIVADA VENCE PRIMEIRA ETAPA DA LICITAÇÃO DE ÁGUA E ESGOTO NA CIDADE

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SETE PESSOAS POR TRAFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-IDOSO DE 73 ANOS MORRE EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 305

A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

A Rússia negou nesta quarta-feira ser um "tigre de papel" e disse que a Ucrânia não recuperará nenhum território tomado pelas tropas russas. A declaração foi uma resposta à mudança de tom adotada pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, sobre o conflito. O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, disse que a Rússia estaria mais próxima de ser "um urso de verdade" ao rebater uma fala de TRUMP, que chamou o país de um "tigre de papel". PESKOV disse também que a Economia russa satisfaz plenamente as necessidades das Forças Armadas e que esta "não é uma guerra sem propósito".

O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, disse nesta quarta-feira que o mundo vive a corrida armamentista mais destrutiva da história, impulsionada pelas guerras em curso, inclusive a de seu país. Ele acusou a Rússia de querer expandir o conflito para o Ocidente. Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, ele disse também que as guerras já afetam toda a população mundial. ZELENSKY acusou ainda o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, de não querer um cessar-fogo e pediu ajuda da ONU para parar a guerra. O presidente ucraniano discursou um dia após se reunir com o presidente DONALD TRUMP, que expressou apoio à Ucrânia e criticou a Rússia.

O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, acusou nesta quarta-feira o Reino Unido de "ocupar ilegalmente" as Ilhas Malvinas e pediu negociações diretas com o governo britânico pela soberania do território. As Malvinas são um território ultramarino britânico na costa da Patagônia que a Argentina reivindica como seu. Em 1982, o país latino-americano chegou a travar uma guerra com o Reino Unido pelo controle das ilhas, batizadas pelos britânicos como Falklands. Esta foi a primeira vez em que MILEI falou de ilegalidade por parte do Reino Unido. Ele pediu ainda que a ONU interfira na disputa.

O senador RODRIGO PACHECO do PSD foi eleito nesta quarta-feira presidente da comissão temporária do Senado que vai analisar uma proposta de reforma do Código Civil. A proposta de reformulação do Código Civil foi apresentada pelo próprio senador RODRIGO PACHECO nos dias que antecederam a eleição de DAVI ALCOLUMBRE. O texto de PACHECO é baseado em contribuições de juristas. O projeto, que terá o senador Veneziano VITAL DO RÊGO do MDB como relator-geral, atualiza as normas que regem a vida cotidiana dos brasileiros, do nascimento até a morte. São regras que também tratam, por exemplo, dos casamentos, uniões estáveis, dívidas, indenizações, contratos e heranças. O texto faz mais de mil modificações ao atual código, em vigor desde 2003.

O relator do 'PL da Dosimetria', nova versão do PL da Anistia, PAULINHO DA FORÇA do Solidariedade, tem dito a partidos que trabalha em um relatório enxuto, que altera o Código Penal e que reduziria em até 11 anos a pena de todos os condenados pela tentativa de golpe. Parlamentares que participaram das reuniões que PAULINHO tem feito com as bancadas partidárias disseram que ele não apresentou uma proposta fechada, mas afirmou que qualquer projeto terá a concordância do ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES. A ideia seria reduzir as penas do Código Penal, abrindo espaço para uma nova provocação ao STF, que definiria uma nova pena final aos condenados, uma espécie de modulação ou nova dosimetria das penas.

O presidente do Senado Federal, DAVI ALCOLUMBRE do União, arquivou nesta quarta-feira a PEC da Blindagem. Ele seguiu o regimento da Casa e não levou a proposta para votação no plenário, como queriam alguns senadores. Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição que amplia a proteção de parlamentares na Justiça. A decisão do colegiado, tomada de forma unânime, arquiva de forma definitiva a chamada PEC da Blindagem no Congresso Nacional, pelas regras do regimento interno do Senado. A PEC havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada. Ao longo dos últimos dias, o texto foi alvo de manifestações populares e de pressões internas no Senado contrárias ao avanço da proposta.

O lançamento de um abaixo-assinado pela destinação de um por cento do orçamento do Estado para a assistência social marcou a audiência pública realizada pela Alesc, na noite desta terça-feira, sobre a Política Estadual de Assistência Social. O evento, realizado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, também contou com a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. Conforme a proponente da audiência e coordenadora da frente, deputada LUCIANE CARMINATTI do PT, o objetivo é transformar o abaixo-assinado em um projeto de lei de iniciativa popular que tramitará na Alesc. Para isso, serão necessárias pelo menos 55 mil assinaturas, distribuídas em 20 municípios, o que equivale a cerca de um por cento do eleitorado catarinense. A frente, juntamente com as entidades que participaram da audiência, fará uma mobilização para a coleta das assinaturas.

A Celesc deve se reunir com o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitário, nesta quinta-feira, na Sede Administrativa da Celesc, em Florianópolis, para discutir a mediação da greve por parte do Ministério Público do Trabalho, pedido que veio do próprio sindicato. A greve entrou no terceiro dia nesta quarta-feira e, desde terça, as paralisações contam com o acompanhamento do Ministério Público para que os consumidores não sejam prejudicados pela paralisação, especialmente aqueles que moram em regiões atingidas por temporais e por um tornado no último domingo. O sindicato afirma que pouco mais de 90 por cento da categoria adere à paralisação. A Celesc, por outro lado, afirma que a adesão é de 64 por cento.

Santa Catarina encerrou o período de janeiro a julho do ano com alta acumulada de cinco vírgula cinco por cento no Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O mesmo resultado foi alcançado pelo estado do Pará enquanto a média nacional ficou em dois vírgula nove por cento. O índice regional foi divulgado nesta quarta-feira. Esse indicador é composto pelas pesquisas do IBGE sobre produção industrial, comércio ampliado e serviços, além da agropecuária e outros dados. O setor de serviços liderou crescimento no estado com alta de quatro vírgula três por cento no ano até julho. A produção industrial liderou o crescimento de janeiro a julho deste ano, com alta de quatro por cento.

A trigésima quinta edição da Cavalgada da Integração Sul-Brasileira passou hoje por São Miguel do Oeste. O grupo saiu de Vicente Dutra no Rio Grande do Sul e tem como destino o município de Dionisio Cerqueira. O evento reúne cavalarianos dos três estados do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e tem como principal objetivo fortalecer os laços entre os tradicionalistas e preservar os costumes da cultura gaúcha. De acordo um dos coordenadores LEONIR BASEI, um dos organizadores, cerca de 80 cavalarianos participam do percurso. O grupo pernoitou no parque de exposições e passou hoje pela manhã pelo colégio Guilherme Missen, pelo CTG Porteira Aberta e está almoçando na Linha Gramadinho. A tarde, os cavalarianos seguem para Guaraciaba.

A produtividade da soja safra 20242025 no Extremo Oeste ficou abaixo do esperado. A média foi de 55 sacas por hectare, 10 a menos que a expectativa inicial de mais de 65 sacas. A informação foi confirmada pelo agente de pesquisa da EpagriCepa, VALMIR KRESTSCHMER. Além da soja principal, a região também cultiva a soja safrinha, mas os dados sobre essa produção ainda não foram consolidados. O resultado abaixo da média foi atribuído principalmente a fatores climáticos adversos durante o ciclo da cultura. Segundo Krestschmer, a perspectiva para a próxima safra é de redução de até 14 por cento na área plantada com soja, indicando uma mudança de comportamento entre os produtores. Ele disse que está ocorrendo uma troca de área de soja pelo cultivo do milho.

Cerca de 450 pessoas já estão inscritas para a Caminhada da Primavera deste ano. A informação é da coordenadora do evento, LEONILDA VILANI. Ela explicou que a caminhada vai reunir 500 participantes e ainda restam 50 vagas. Os interessados precisam confirmar a participação nos pontos de inscrição com a entrega de um quilo de alimento não perecível no IFSC, UNOESC, SESC ou na Polícia Militar Ambiental. A tradicional Caminhada da Primavera será no dia cinco de outubro, domingo da outra semana, com trajeto passando pelas comunidades de Linha Nereu Ramos e São Domingos. O ponto de partida será no Latitude Eventos e o percurso será mais longo do que nas edições anteriores. A realização é da Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e diversas entidades. O prazo para inscrição termina na sexta ou até o preenchimento das 500 vagas.

A Secretaria Municipal de Educação publicou o Edital de Chamada Pública destinado ao preenchimento imediato de vagas temporárias de excepcional interesse público no quadro da educação municipal. As oportunidades contemplam os cargos de Professor de Educação Especial, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Língua Inglesa, Professor de Educação Infantil e Auxiliar de Creche. As cargas horárias variam entre 10 e 40 horas semanais e os salários ficam entre dois mil 391 e quatro mil 867 reais, conforme a função e a carga horária. A escolha das vagas será realizada amanhã, as oito horas da manhã, no auditório da Secretaria de Cultura. Os candidatos deverão comparecer munidos de documentação pessoal e comprovação da escolaridade exigida. O edital completo, com as vagas disponíveis, requisitos e remunerações, pode ser consultado no site da Prefeitura de São Miguel do Oeste

O terceiro Festival de Música de São Miguel do Oeste vai acontecer entre os dias oito e 11 de outubro, na Praça Central Walnir Bottaro Daniel. O evento será dividido em quatro categorias infantojuvenil, municipal adulto, nacional populargospel, e nacional sertanejonativista com uma premiação total de 43 mil 750 reais. Os melhores colocados em cada categoria receberão troféus e prêmios em dinheiro, que variam de 250 e quatro mil reais por colocação. A grande final será no dia 11 de outubro, e o encerramento contará com um show-baile da Banda APK. Segundo o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, o festival já se consolidou como um dos maiores eventos culturais da região. O FEMUSMO é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo valorizar os artistas locais e incentivar a participação da comunidade.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste iniciou, na noite desta quarta-feira, o programa Fala São Miguel. Nesta primeira fase, estão previstas mais de 30 reuniões em bairros e comunidades do interior. Os dois primeiros encontros foram realizados nas comunidades de Linha Bela Vista e em Linha Pinheirinho ontem a noite. As discussões foram objetivas e centradas nas principais demandas levantadas previamente pelos próprios moradores em reuniões internas. O ato serviu para oficializar a entrega das reivindicações e permitir o contato direto com a equipe da Administração Municipal. Em entrevista à Peperi, o prefeito, EDENILSON ZANARDI, destacou a importância da iniciativa, afirmando que o Fala São Miguel representa “um pacto de diálogo e responsabilidade”.

Durante a primeira reunião do Fala São Miguel na Comunidade Linha Bela Vista, com moradores da localidade e da Linha Três Curvas, foram apontada três prioridades. Na oportunidade, os moradores elencaram como reivindicações a rede de distribuição de água, melhorias no acesso às propriedades com alargamento da via e pavimentação asfáltica. No encontro da Comunidade da Linha Pinheirinho foram apontadas como demandas o asfalto, a construção de ponte e melhorias de acesso às propriedades e lavouras. A programação do Fala São Miguel 2025 prossegue nesta quinta-feira com reunião marcada para as sete da noite na Comunidade Linha Aparecida. Outras datas também já foram confirmadas. O objetivo do governo é passar em todas as comunidades do interior e dos bairros.

O calendário do programa Fala São Miguel para a semana que vem está definido. Na quarta-feira, dia primeiro de outubro, haverá dois encontros. O primeiro será as sete horas da noite na Comunidade Linha Jagutinga do Veado, com participação também das famílias da Linha Juvencio. Em seguida, a reunião será na Linha Sete de Setembro, reunindo ainda moradores da Linha Nereu Ramos. Já na quinta-feira, dia dois de outubro, os encontros serão na Linha Oito de Março, sete da noite, e na Linha Filomena, às oito horas. De acordo com o prefeito EDENILSON ZANARDI, a Administração Municipal reforça o compromisso de manter diálogo direto com a população, estabelecendo, em conjunto com cada comunidade, as prioridades de investimento para os próximos anos.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou, nesta quarta-feira, a primeira de duas ações previstas para essa semana em alusão a campanha Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. O evento de ontem foi voltado para todos os colaboradores. Além da palestra houve um espaço para conversa e troca de informações entre os funcionários e pacientes da região que receberam órgãos para transplante. Na sexta-feira, haverá uma atividade no calçadão, entre duas e quatro da tarde. Os servidores do hospital farão um pedágio com informações sobre a doação de órgãos para a população.

O principal objetivo das ações promovidas pela Comissão Hospital de Transplante do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é a conscientização das pessoas sobre a importância da doação. A explicação é do médica da Comissão de Transplantes, PEDRO CETOLIN. Ele disse que ainda existe muita desinformação e tabus a respeito da doação de órgãos. CETOLIN comentou que apesar de ser um tema deliciado é preciso estimular as pessoas a manifestarem o desejo de doação dos órgãos para a família. Ele disse que o Hospital está preparado para fazer a captação de órgãos de pessoas com morte encefálica a partir de um processo que é organizador por uma central de regulação que atende todo o estado. O médico reforçou que a doação é fundamental para salvar vidas.

Desde 2012, foram captados 79 órgãos para transplante no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A informação é da enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante da unidade, RENATA MARCON. Ao todo, em cerca de 13 anos, foram captados dois corações, três pulmões, 23 fígados, 29 rins e 22 córneas. Somente neste ano, foram duas córneas, um pulmão e um fígado. RENATA chamou a atenção para a necessidade do doador deixar claro em vida que pretende doar os órgãos. Ela reforçou que essa conversa é fundamental porque a família precisa autorizar a captação dos órgãos em caso de morte cerebral.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste realizou, na manhã desta quarta-feira a primeira etapa da Concorrência Pública, destinada à concessão dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário do município pelo período de 30 anos. A sessão, realizada na sala de licitações do Centro Administrativo, contou com a participação de quatro empresas interessadas. Uma empresa privada, com capital internacional, foi a vencedora da primeira parte do processo de licitação para a exploração dos serviços de água e esgoto em São Miguel do Oeste. Na abertura dos envelopes com as propostas, a empresa Águas de Valência do Brasil, apresentou a melhor oferta. O próximo passo do processo será a análise técnica do plano de negócios apresentado, que definirá a sequência e os prazos do certame.

A empresa Águas de Valência do Brasil fez uma propostas de 60 milhões e 200 mil reais pela outorga que será paga ao município pela concessão para exploração dos serviços de água e esgoto. A Casan ficou em segundo lugar com uma proposta de 40 milhões e 22 centavos. O Consórcio GSI ofertou 40 milhões de reais e ficou em terceiro. A quarta proposta, da empresa Duani do Brasil, foi no valor de 20 milhões de reais. Como todos os quatro participantes ofereceram desconto de 10 por cento sobre a tarifa de água e esgoto a ser cobrada da população, a definição se deu pelo maior valor da outorga que foi da empresa Águas de Valência do Brasil.

A empresa que venceu a primeira etapa da licitação para os serviços de água e esgoto em São Miguel do Oeste é uma subsidiária da Águas de Valencia Internacional, integrante do grupo Global Omniun. Ela apresentou a melhor proposta financeira e, se confirmar a parte documental e de análise técnica do plano de negócios, a empresa vai assumir os serviços de água e esgoto no lugar da Casan. Entre as obrigações da futura concessionária está o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento que exige a universalização dos serviços até 2033, garantindo acesso de 99 por cento da população à água potável e de 90 por cento à coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, São Miguel do Oeste já possui 96 e meio por cento de cobertura de água, mas apenas três por cento da população conta com rede de esgoto, o que evidencia a necessidade de investimentos robustos.

A empresa vencedora da licitação ficará responsável por todo o ciclo dos serviços como projeto, construção, ampliação, operação e manutenção do sistema de água e esgoto. Além disso, a vencedora constituir uma Sociedade de Propósito Específico com sede no município. Após a análise e homologação do resultado, será dado andamento aos trâmites legais para assinatura do contrato e início da concessão. De acordo com a prefeitura de São Miguel do Oeste, a expectativa é que a nova concessionária assuma os serviços em até 90 dias, após o pagamento da outorga ao município. Em nota, o município citou que a concessão é considerada um marco para o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura de saneamento básico em São Miguel do Oeste, representando mais qualidade de vida para a população e sustentabilidade para as próximas gerações.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira, uma operação com foco no combate ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas no município de Maravilha. A ação foi conduzida pela Delegacia de Investigação Criminal e contou com apoio de 42 agentes, além de equipes especializadas. Segundo a Polícia Civil, sete pessoas foram presas temporariamente e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os alvos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. As investigações duraram cerca de dois meses e apontam para um grupo que agia com violência contra rivais e devedores ligados ao tráfico. De acordo com a Polícia Civil, a operação também resultou na apreensão de aparelhos eletrônicos. Cinco homens e duas mulheres foram presos.

Um trabalhador ficou gravemente ferido na queda de um poste de energia elétrica na tarde desta quarta-feira, na BR-163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. O acidente de trabalho ocorreu nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal. A vítima realizava a manutenção da rede elétrica quando o poste cedeu e acabou caindo sobre ela. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros. O trabalhador apresentava suspeita de traumatismo craniano e suspeita de fraturas. Ele foi imobilizado e encaminhado em estado grave ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Um idoso de 73 anos, vítima de um grande acidente de trânsito na SC 305, morreu na noite desta quarta-feira. A vítima foi identificada como NILSO SOMERA. Ele estava dirigindo uma caminhonete Strada que saiu da pista e capotou nas proximidades de Campo Ere. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite. Quando os bombeiros chegaram ao local, SOMERA estava inconsciente dentro do carro. Ele apresentava ferimentos na cabeça com sangramento, escoriações, suspeita de fratura no tórax e também em uma das mãos. Durante o atendimento, o estado de saúde se agravou e ele sofreu uma parada cardíaca. Os socorristas conseguiram reanimá-lo no local e ele foi encaminhado com suporte avançado pela equipe do SAMU de São Lourenço do Oeste. SOMERA não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.