-PREÇO MÉDIO DA GASOLINA CAI MAIS 1,8%; MENOR VALOR DESDE JUNHO DE 2020
-ESTADO REGISTRA 11 NOVOS CASOS DE “VARÍOLA DOS MACACOS” EM 24 HORAS
-CANDIDATOS A VICE-GOVERNADOR PARTICIPAM DO ÚLTIMO DEBATE DA PEPERI
-FCDL CELEBRA 50 ANOS E SE CONSOLIDA COMO A MAIOR FEDERAÇÃO DO BRASIL
-VEREADORES APROVAM PROJETO QUE PREVÊ INVESTIMENTO ASFÁLTICO
-INSCRIÇÕES PARA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DA FECOCEDRO ABRE SEGUNDA
-60 PESSOAS PARTICIPAM DA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS 2023
-MUSEU DA COLONIZAÇÃO REALIZA NOS PRÓXIMOS DIAS EXPOSIÇÃO ITINERANTE
-HOMEM É CONDENADO POR ESTUPRO E PROSTITUIÇÃO DE MENORES
-BATIDA ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS
O tempo apresenta-se estável no extremo-oeste. A previsão é de condições ensolaradas com algumas nuvens no final desta tarde. A máxima para hoje deve ser de 22 graus e a mínima desta manhã foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Depois de dias de protestos no Irã contra a polícia dos costumes e contra a obrigatoriedade do uso do véu, nesta sexta-feira houve manifestações a favor do regime em diversas cidades do país. Os atos públicos desta sexta-feira foram convocados pelas autoridades para defender o uso do véu. O conselho encarregado de organizar as manifestações pró-véu feira classificou os manifestantes que têm ido às ruas nos últimos dias como mercenários, acusando-os de insultar o Corão e o profeta Maomé. A onda de manifestações foi desencadeada pela morte de uma jovem que foi presa pela polícia dos costumes por não estar usando o véu como as autoridades consideram correto.
As autoridades ucranianas exumaram 436 corpos enterrados em uma floresta perto da cidade de Izium, e 30 deles tinham sinais de tortura. A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo governador de Kharkiv, a região onde fica o município. Ele disse que a maioria dos corpos mostra sinais de morte violenta e 30 mostram sinais de tortura. Segundo ele, há corpos com uma corda em volta do corpo, com as mãos amarradas, com membros quebrados ou feridas de bala, e vários homens tiveram seus órgãos genitais amputados. Para ele, essas são provas de que houve tortura.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse na sexta-feira que os referendos russos destinados a anexar quatro regiões ocupadas da Ucrânia são uma farsa e disse que Washington “nunca reconhecerá o território ucraniano como algo que não seja parte da Ucrânia”. Em um comunicado, BIDEN disse que Washington “trabalhará com os aliados e parceiros para impor custos econômicos rápidos e graves adicionais à Rússia”. Nesta semana, a Rússia começou um referendo para anexar quatro regiões ucranianas ocupadas durante a guerra.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis abriu nesta semana a consulta pública sobre a comercialização de biodiesel importado para atender ao percentual obrigatório de biodiesel adicionado ao óleo diesel. A consulta, disponível de 22 de setembro até 4 de novembro, será seguida de audiência pública, prevista para o dia 9 de novembro, conforme aviso número 22, da ANP, publicado no Diário Oficial da União ontem. Segundo a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil. A possibilidade de liberar a importação de biodiesel a partir de 2023 significará prejuízos às usinas nacionais, avalia a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil.
O senador JEAN PAUL PRATES, líder da minoria no Senado, disse que conseguiu reunir 27 assinaturas mínimas para a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição de remaneja recursos da emenda de relator. Na última semana, enfermeiros de todo o país iniciaram um movimento grevista contra a suspensão do piso salarial nacional da categoria no Supremo Tribunal Federal. De acordo com o senador, o volume a ser remanejado ultrapassa 10 bilhões. O texto da PEC, anteriormente discutido com os demais parlamentares, determina que o valor alocado pelo Orçamento das emendas de relator, na saúde, para o próximo ano, seja utilizado para assegurar o cumprimento do piso de enfermagem.
O preço médio da gasolina nos postos brasileiros caiu mais um vírgula oito por cento esta semana, atingindo o menor nível desde o fim de junho de 2020, em valores corrigidos pela inflação. O preço do diesel também caiu, acompanhando o corte feito pela Petrobras em suas refinarias esta semana. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o litro da gasolina foi vendido pelos postos, em média, a quatro reais e 88 centavos nesta semana, nove centavos a menos do que o verificado na anterior. Foi a décima terceira semana consecutiva de queda. Desde a aprovação de cortes de impostos sobre o combustível, no fim de junho, a queda acumulada é de 33 por cento.
O concurso público para procurador da República, do Ministério Público Federal está com inscrições abertas até 19 de outubro. A seleção oferece 13 vagas para o cargo em diferentes estados do Brasil, incluindo Santa Catarina. O salário inicial é de 33 mil 689 reais. A única vaga disponível em Santa Catarina é para a Procuradoria-Geral do Município de Joinville. Além disso, um concurso para a contratação de 70 servidores para a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina foi anunciado nesta sexta-feira. As oportunidades são para nível médio, técnico e superior. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, o concurso está em fase de contratação de banca e em breve o edital será aberto. Ainda não há detalhamento dos cargos nem informações sobre a data de abertura das inscrições.
A situação da dengue se estabilizou em Santa Catarina conforme dados do boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, divulgados nesta sexta-feira. No entanto, com a chegada da primavera e a tendência de aumento nas temperaturas, a situação é de atenção. Segundo o diretor da Dive, JOÃO FUCK, este é momento de impedir que a situação de 2022 se repita no próximo ano. Em 5 de agosto, Santa Catarina atingiu a marca de 90 mortes por dengue em 2022, número 12 vezes maior do que os sete óbitos registrados pela doença no Estado em 2021. Desde então, o número de óbitos não aumentou. Em julho, 77 por cento do Estado chegou a ter focos do mosquito Aedes aegypti. Hoje, essa porcentagem é de 74 por cento.
Santa Catarina registrou 11 novos casos de “varíola dos macacos” nas últimas 24 horas. Segundo a DIVE, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, 252 catarinenses já foram confirmados com a doença até esta sexta-feira. Em uma semana foram confirmados mais 41 novos casos. Até o momento, Santa Catarina teve mil 178 casos notificados. Deste total, 252 foram confirmados, 676 foram descartados e 235 estão em investigação. Além disso, ainda há 15 casos considerados pelo órgão como prováveis. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde desta quinta-feira, sete mil e 300 pessoas foram confirmadas com “varíola dos macacos” no Brasil. Há outros cinco mil e 86 casos suspeitos da doença em investigação.
O Lions Clube Renascer realizou a entrega de uma máquina de lavar roupas ao hospital de São José do Cedro com lucro da última edição da venda de pizzas. O secretário DANILO CAMPANA, disse que foram vendidas 850 pizzas nesta edição. A máquina teve um custo de mil 650 reais. Ele informou que já está programada a terceira edição para o ano que vem. O Lions vai realizar ainda neste ano outra edição do festival do pastel e do chopp. Segundo o secretário, esta programação está marcada para 15 de novembro. Estima-se comercializar cerca de quatro mil pastéis. Os ingressos serão vendidos a dez reais.
O Museu de Colonização da Linha Olímpio, Guaraciaba, vai realizar nos próximos dias uma exposição itinerante. A exposição é intitulada de “E no Caminho, Tinha um Museu” com finalidade de expor a história de alguns museus da região extremo-oeste. Conforme o historiador GEOVANI BERTOLLO, os quadros que contam esta história ficarão expostos por 30 dias para visitação. Na terça-feira que vem será realizada uma atividade especial no museu. A exposição também conta com um vídeo relatando esta história. Para o historiador, o museu participa diretamente na formação educacional de cada visitante com a história por trás de um objeto. Estes espaços também são um dos principais pontos turísticos na região. BERTOLLO informou que são 12 painéis expostos no museu.
Foi realizada na quinta-feira a primeira edição do Encontro de Troca de Mudas e Sementes em Guarujá do Sul. A extensionista da Epagri DIANDRA ANDREOLLA, avaliou positivamente esta primeira edição. Os agricultores trouxeram variedades de mudas e sementes para partilhar entre os participantes, além da grande diversidade. Apenas as variedades catalogadas foram mais de 120 tipos de mudas e sementes. Entre elas foram encontradas variedades raras de serem encontradas na região. Ao todo foram 30 pessoas participantes. DIANDRA comentou que este encontro vai acontecer no próximo ano nesta mesma época. Assim, os moradores já podem se preparar para participar da segunda edição.
As secretarias de Educação e de Cultura realizaram ontem uma reunião para definir o Calendário de Eventos de 2023 em Guaraciaba. Cerca de 60 pessoas entre presidentes de entidades e representantes estiveram reunidos para definir e discutir as datas dos eventos do ano de 2023. A maioria das datas se repetem iguais esse ano. Outras foram trocadas e algumas deixam de existir, ou porque as comunidades não querem mais fazer o evento ou por não ter nem um representante. As datas passam por ajustes e definições de feriados, para assim mandar para a gráfica para a elaboração dos cerca de três mil e 500 calendários que serão distribuídos. Uma das datas acrescentadas é da FACIG, Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba que acontece nos dias 29, 30 de setembro e dia primeiro de outubro de 2023.
As crianças da creche São Domingos plantaram mudas de árvores em São José do Cedro. A ação fez parte do Dia da Árvore com intuito de estimular as crianças para a preservação e conservação da natureza. Os detalhes são da secretária de Educação SIMONE TREVISOL. Esta iniciativa foi idealizada pelas professoras, pois a preservação da natureza é uma temática constante no ambiente educacional desde a creche, fortalecer estes hábitos traz muitos benefícios a curto, médio e longo prazo. Segundo ela, este ato representa muito para as crianças, pois elas são protagonistas e serão também a futura geração da sociedade. Desta forma se faz necessária criar e incentivar iniciativas como estas.
Inscrições para comercialização de alimentos na praça de alimentação na FecoCedro abrem segunda-feira, dia 26. As inscrições seguem abertas até a quarta-feira, dia 28. O processo para inscrição seguirá o regulamento, os interessados deverão apresentar documentação comprobatória como: CNPJ ativo, Certidão Negativa de Débitos, Álvara e ficha de inscrição devidamente preenchida, as inscrições podem ser feitas diretamente na sala da secretaria de planejamento anexa à prefeitura. As vagas serão limitadas e o espaço para a praça de alimentação ficará na parte externa da Gruta São Cristóvão. O comércio local do ramo alimentício poderá comercializar alimentos e bebidas, portanto é necessário atentar e atender todos os requisitos previstos no regulamento.
A Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei, de origem executiva, para investir três milhões de reais em calçamento de ruas na área urbana de Guaraciaba. Segundo o presidente PEDRO TREVISOL, durante a sessão ordinária de segunda-feira à noite, houve discussão de importantes projetos de leis. Este em específico trata-se de dotação orçamentária que supera os três milhões para asfaltar algumas ruas da cidade. Ele salientou que isso demonstra que o município está em pleno desenvolvimento. Os vereadores avaliaram oito projetos que visam contemplar as vias urbanas. O presidente explicou que agora a administração vai trabalhar com o processo licitatório para contratar empresas que farão os serviços. Ele acredita que as obras devem começar, no mais tardar, novembro deste ano.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL, completou esta semana 50 anos de fundação. Durante essas cinco décadas, a federação conquistou 43 mil associados. O comentário é do presidente IVAN TAUFFER. Atualmente são 208 CDLs e 25 MDLs presentes nos 242 dos 295 municípios catarinenses. Isso significa, segundo o presidente, que a FCDL catarinense é a maior federação do Brasil dentro do sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL. Para ele, é bastante gratificante celebrar meio século da federação ocupando a cadeira de presidente. Desde a fundação, em setembro de 1972, passaram pela diretoria executiva 16 presidentes. O atual presidente destacou que cada um deles trabalhou em prol da entidade para que nos dias de hoje pudesse chegar ao nível que se encontra no momento. TAUFFER deve deixar a presidência em dezembro deste ano após dois mandatos como chefe estadual da FCDL. Ele foi eleito em 2015. IVAN ainda lembrou que ao longo destas décadas foram diversos serviços prestados pela entidade em prol da economia estadual.
A FCDL foi uma das importantes entidades de Santa Catarina na reivindicação de intervenções na BR-163, no extremo-oeste. A federação conta com um representante no núcleo econômico do governo do Estado. O presidente IVAN TAUFFER, disse que em meio a crise sanitária foram realizadas reuniões quinzenais com este núcleo para debater pautas relevantes. Numa das reuniões, foi apresentado a necessidade do governo estadual aplicar recursos na rodovia federal. Ele lembrou que na época era relatado que o Estado catarinense contava com recursos em caixa e, por isso colocou para o secretário de Estado da Fazenda a ideia de aplicar valores na 163 e depois solicitar reembolso do governo Federal. Depois dessa conversa, foram seis meses até a ideia sair do papel, já que é competência da União investir na rodovia federal. O Estado está aplicando na BR-163 cerca de 110 milhões de reais. Ele ainda disse que a federação já solicitou mais recursos dos cofres do Estado para concluir a adequação da BR, porém o cenário eleitoral impede isso no momento.
A Peperi promoveu, na manhã deste sábado, o último debate do projeto eleições 2022. O programa de hoje reuniu sete candidatos a vice-governador: ADILSON BUZZI do PDT, vice de JORGE BOEIRA; ANA MEOTTI do Pros, vice de RALF ZIMMER; BIA VARGAS do PSB, vice de DÉCIO LIMA; DALÍRIO BEBER do PSDB, vice de ESPERIDIÃO AMIN; ERON GIORDANI do PSD, vice de GEAN LOUREIRO; RICARDO ALTHOF do Novo, vice de ODAIR TRAMOTIN e UDO DOEHLER do MDB, vice de CARLOS MOISÉS. O debate teve quatro blocos e durou mais de duas horas. O programa foi transmitido pelas emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação e está disponível no Facebook e Youtube do portal da Peperi.
Cada um dos sete candidatos sorteou um tema e teve que responder em dois minutos. Por ordem de sorteio, o primeiro foi DALÍRIO BEBER do PSDB, vice de ESPERIDIÃO AMIN que sorteou o tema Desenvolvimento Econômico e destacou que a temática depende de outras áreas. Ele citou o trabalho da Facisc juntamente com outras entidades visando o levantamento das demandas existentes que promovam o desenvolvimento do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste. Para ele, a primeira demanda é a infraestrutura, indo além de boas rodovias, mas também de energia e saneamento básico que são necessários para o desenvolvimento. DALÍRIO defendeu a manutenção de programas já existentes e a criação de novos visando também uma boa Educação, Saúde e Infraestrutura.
ERON GIORDANI do PSD, vice de GEAN LOUREIRO sorteou o tema Cultura e Esporte e pontuou que Santa Catarina tem uma grande diversificação social, cultural e econômica e por isso as políticas públicas precisam ser desenvolvidas em parceria com os municípios catarinenses. Ele lembrou que a pandemia prejudicou os setores culturais e artísticos e é necessário um olhar redobrado por parte do governo estadual. Ele defendeu a elaboração de novos editais e de projetos ligados as leis federais já existentes. ERON GIORDANI salientou que também é preciso intensificar as parcerias no esporte, criando parques esportivos nas escolas estaduais e tornando Santa Catarina em destaque a partir desses investimentos.
BIA VARGAS do PSB, vice de DÉCIO LIMA sorteou o tema Meio Ambiente e defendeu o cuidado com o planeta. Para ela, a natureza vem sendo atacada de forma intensa pelo governo federal, que na sua visão, está destruindo, desmatando e deixando que grandes empresas e empresários usufruam de espaços sem qualquer fiscalização. Ela defendeu a manutenção das redes naturais, bem como dos recursos. BIA pontuou que são necessários investimentos para uma maior e melhor fiscalização e também para que os espaços possam ser usados de maneira sustentável. A candidata afirmou que o foco do plano de governo será na sustentabilidade, visando uma vida melhor para as próximas gerações. Ela lembrou que Santa Catarina é o estado que mais desmata mata atlântica e essa postura precisa ser revista.
ADILSON BUZZI do PDT, vice de JORGE BOEIRA sorteou o tema Terceira Idade e frisou em praticamente todo o momento de fala sobre o respeito a essa faixa etária. Para ele, o estatuto da terceira idade também precisa ser respeitado e os conselhos precisam ser levados a todos os municípios catarinenses. Ele também disse que a experiência dos idosos podem ensinar a juventude nas salas de aulas e defendeu o retorno dessas pessoas ao mercado de trabalho, visando ensinar o que aprenderam ao longo da vida aos mais jovens. ADILSON BUZZI pontuou ainda que é necessário criar centros integrados da terceira idade e promover cursos para capacitações e mantê-los ativos dentro do processo atual.
ANA MEOTTI do PROS, vice de RALF ZIMMER sorteou o tema Juventude e declarou que os jovens estão abandonados em Santa Catarina. Ela citou as dificuldades no primeiro emprego e também de um estudo de qualidade e defendeu que é preciso trazer os mais novos para perto da Educação de qualidade e do emprego digno, afastando eles do mundo das drogas. Para ela, é preciso fortalecer o Sistema S onde os cursos profissionalizantes geram um adulto com boa educação e formação. ANA MEOTTI disse que o jovem precisa de uma política que olhe para ele com bons olhos e o traga para a sociedade atual. Ela pontuou ainda que os jovens querem tecnologia e isso pode trazer uma melhor qualidade de vida no futuro.
UDO DOEHLER do MDB, vice de CARLOS MOISÉS sorteou o tema Educação e declarou que a temática precede a todos os demais. Ele citou ações que realizou enquanto foi prefeito de Joinville por dois mandatos como por exemplo, quando dobrou a quantidade de vagas nas creches da cidade e também quando revitalizou, climatizou e equipou as escolas que possuíam ensino fundamental. Ele pontuou que ações desse tipo permitiram que o município na época conseguisse o melhor IDEB da região Sul do Brasil. UDO DOEHLER também defendeu ações do governo voltadas ao ensino médio e ao ensino superior em Santa Catarina.
RICARDO ALTHOF do Novo, vice de ODAIR TRAMOTIN sorteou o tema Agricultura e destacou a importância da temática para a região Extremo Oeste catarinense. Ele disse que o setor é pujante nos municípios, porém, não foi contemplado visando a solução das necessidades existentes, principalmente as voltadas para a infraestrutura. RICARDO defendeu uma energia elétrica forte e de qualidade no campo, além de políticas visando a prevenção de fenômenos da natureza, como por exemplo, estiagem, chuvas intensas e demais. Para ele, o estado precisa olhar imediatamente ao setor catarinense e investir em infraestrutura para conseguir crescer e produzir mais alimentos e proteína animal para todo o Brasil e mundo.
Uma colisão entre um Gol de Bandeirante e um caminhão de São Miguel do Oeste deixou duas pessoas feridas na SC-492, em Bandeirante. O fato foi registrado às 19 horas e 30 minutos de ontem. Conforme contatado pela reportagem, tratou-se de uma colisão frontal entre os veículos e as vítimas estavam no carro. Os bombeiros retiraram as vítimas do carro com ferimentos leves e as encaminhou-os ao Hospital Regional para atendimento específico. A Polícia Militar de Bandeirante fez o controle do trânsito e lavrou o Boletim de Ocorrências.
Um homem que estuprou a enteada e induziu uma das filhas à prostituição foi condenado a mais de 38 anos de prisão. Ele também foi condenado por estuprar a outra filha, que era criança na época do abuso. Os crimes ocorreram nos anos de 2010, 2015 e 2017 em São José do Cedro. A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, e condenou um homem a 38 anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, e ao pagamento de 18 dias-multa, por estupro de vulnerável e favorecimento da prostituição em Cedro. Conforme a denúncia, em 2010, o réu, por ser da família, abusou da enteada. Segundo apurado, no dia do crime, o homem chamou a vítima para auxiliá-lo no corte de lenha, momento em que a agarrou e a levou até um local escondido. Na sequência, retirou toda a roupa dela, a obrigou a fazer sexo oral e lhe tocou nas partes íntimas. Em juízo, a enteada relatou que o condenado a ameaçou dizendo que se contasse sobre o abuso para alguém quem sofreria as consequências seria a avó da criança.
Em 2017, o réu, por ter relações domésticas e de coabitação, praticou atos libidinosos com a filha em São José do Cedro. De acordo com o MP, ele tocou no corpo da vítima, passando a mão nos seios e na bunda. Já entre os anos de 2015 e 2017, o condenado favoreceu a prostituição da outra filha, adolescente na época. Uma testemunha relatou em juízo que o pai da adolescente teria arrumado um namoro para filha em troca desse namorado dar dinheiro, celular e roupas para ela. A testemunha ainda disse que a adolescente contou que o réu pedia para ela se prostituir e levar dinheiro para ele, e que o condenado tinha contatos de homens em cidades próximas com os quais ela mantinha relação sexual em troca de dinheiro. Cabe recurso da decisão e o réu tem o direito de recorrer em liberdade