ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 25/09/2019

-BOLSONARO ATACA PAÍSES E FALÁCIAS SOBRE A AMAZÔNIA NA ONU
-CCJ DA ASSEMBLEIA APROVA POLÍTICA DE INCENTIVO À REINSERÇÃO DE APENADOS
-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM NOVOS COMPUTADORES
-ATRASO EM REPASSES COMPROMETE PROGRAMAS SOCIAIS EM GUARUJÁ
-FACIG TERÁ PALESTRAS GRATUITAS VOLTADAS A EMPRESÁRIOS E PRODUTORES
-MORADORES DE PRINCESA RESGATAM ANIMAL AMEAÇADO DE EXTINÇÃO
-EXTREMO OESTE REGISTRA CRESCIMENTO DE CRIADORES DE ABELHAS SEM FERRÃO
-CONGRESSO DA FECAM REÚNE COMITIVAS DE PREFEITOS E SERVIDORES DA REGIÃO
-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS
-POLÍCIA BUSCA TESTEMUNHAS E IMAGENS PARA ELUCIDAR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio para a compra e oito centavos para venda.

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, NANCY PELOSI, anunciou nesta terça-feira a abertura de um inquérito formal de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP. A acusação é de que ele violou a lei ao tentar recrutar um poder estrangeiro para interferir a seu favor na eleição de 2020. PELOSI disse que ninguém está acima da lei e o presidente deve ser responsabilizado. Após o anúncio, TRUMP usou o Twitter para se manifestar contra o que chamou de nova "caça às bruxas", mesmo termo que usava na época da investigação sobre a Rússia.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na manhã desta terça-feira durante discurso de abertura na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que tem "compromisso solene" com a preservação do meio ambiente e acusou líderes estrangeiros de ataque à soberania do Brasil. Ele afirmou que é uma falácia dizer que a Amazônia é um patrimônio da humanidade e um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que a Amazônia, é o pulmão do mundo. BOLSONARO disse que um ou outro país se aproveita disso para se portar de forma desrespeitosa e com espírito colonialista. Ele também criticou a Venezuela ao afirmar que o socialismo deu certo e todos ficaram pobres.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, discursou na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, logo após JAIR BOLSONARO. Ele disse que o ditador MADURO é um fantoche de Cuba. O discurso também teve ataques à China, ao Irã, aos ativistas americanos que querem uma política de imigração menos restrita e às redes sociais. TRUMP disse que está comprometido com apoiar as pessoas oprimidas, "como as que vivem em Cuba, Nicarágua e Venezuela".

O Supremo Tribunal Federal começa a julgar na tarde desta quarta-feira se réus delatores e delatados devem apresentar alegações finais em momentos diferentes nos processos criminais em que houver delação premiada. Essa questão processual levou à anulação da primeira sentença do ex-juiz SERGIO MORO na Operação Lava Jato, a que condenou o ex-presidente da Petrobras ALDEMIR BENDINE a 11 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O caso julgado nesta quarta é o do ex-gerente da Petrobras MÁRCIO DE ALMEIDA FERREIRA, que pede a anulação de sua sentença com base nos mesmos argumentos usados pela defesa de BENDINE. A decisão de hoje pode impactar e anular outras condenações da Lava Jato.

O Congresso Nacional manteve nesta terça-feira os vetos do presidente, JAIR BOLSONARO, à medida provisória conhecida como MP da liberdade econômica. O texto foi sancionado na última sexta-feira com quatro vetos. Um dos trechos permitiria uso de "cobaias humanas sem qualquer protocolo de proteção", e outro, "aprovação automática para licenças ambientais". Um terceiro ponto, que criava um regime tributário paralelo, foi vetado a pedido do Ministério da Economia. O presidente também vetou o prazo de 90 dias para a validade da lei e, com isso, o texto entrou em vigor assim que foi publicado no "Diário Oficial da União". O objetivo da MP é reduzir a burocracia e trazer mais segurança jurídica para as atividades econômicas.

O Congresso Nacional rejeitou em sessão nesta terça-feira a maior parte dos vetos do presidente JAIR BOLSONARO ao projeto de lei que traz as regras para os crimes do abuso de autoridade. Foram derrubados 18 dispositivos. Outros 15 foram mantidos. Se o presidente não promulgar no prazo de 48 horas, a tarefa caberá ao presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE. A líder do governo no Congresso, deputada JOICE HASSELMANN disse que os trechos da proposta foram vetados por BOLSONARO para que os trabalhos das polícias e do Poder Judiciário não sejam “inviabilizados”. Ela disse que derrubar os vetos significa gerar um clima de constrangimento e insegurança para delegados, promotores e juízes e promover um enorme benefício ao crime organizado.

Uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta terça-feira, mirou um grupo criminoso suspeito de fraudes na utilização de verbas do Sistema Único de Saúde destinadas à compras de próteses cardíacas e órteses. No total, 46 policiais federais com apoio de cinco servidores da Controladoria Geral da União, cumpriram mandados de busca e apreensão em hospital, consultórios médicos, empresas e residências dos investigados, sendo sete em Xanxerê, no Oeste catarinense, e dois em Florianópolis. A investigação identificou um esquema de pagamento de propinas, especialmente para um médico, bem como de possível utilização indevida de órteses e próteses em pacientes.

O governador CARLOS MOISÉS assinou, nesta semana, 36 contratos no valor de seis milhões e 500 mil reais com cooperativas catarinenses da agricultura familiar para a compra de produtos para a alimentação escolar. Todas as escolas estaduais serão beneficiadas. De acordo com o secretário de Estado da Educação, NATALINO UGGIONI, o investimento garante a compra de produtos de pequenos agricultores até o fim do ano. Até 2021, serão investidos 47 milhões em contratos com a mesma finalidade, levando produtos aos 521 mil alunos da rede pública estadual e fortalecendo a agricultura familiar. Atualmente, 95 por cento das cooperativas e associações familiares que fornecem alimentos para as escolas da rede estadual são de Santa Catarina.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto que institui a política estadual de incentivo à reinserção social de apenados e egressos do sistema prisional em Santa Catarina. A matéria segue agora para análise da Comissão de Direitos Humanos. Segundo a autora do projeto, deputada PAULINHA, estudos relatam que 30 por cento dos apenados que trabalham ou estudam não voltam a cometer crimes. Ela destacou que o estado faz um bom trabalho nessa área, especialmente com a celebração de parcerias de incentivo à atividade laboral e estudantil no sistema prisional.

Município investe em tecnologia para mais qualidade no ensino. Na última sexta-feira, a administração de SJCedro, por meio da Secretaria de Educação, fez a entrega de oito computadores para a rede municipal de ensino. De acordo com a secretária CÉLIA TOIGO, as máquinas foram instaladas em várias escolas da rede municipal, sendo a maior parte deles ficou no Centro Municipal de Ensino Girassol, por comportar um maior número de alunos, cerca de 680.CÉLIA explica que os computadores que estavam na escola foram cedidos à educação infantil do jardim Girassol. O valor investido foi de aproximadamente 23 mil reais.

Princesa desenvolve programação voltada à campanha Setembro Amarelo. As atividades começaram nesta segunda-feira na Escola Antenor Nascentes com palestra ministrada pelos estagiários de enfermagem NATAN RECH, e de psicologia FERNANDA PREUSS. O psicóloga, GUSTAVO PIVATTO conversou hoje pela manhã com a reportagem e relatou que ontem novamente houve debates na escola sobre o suicídio e também sobre transtornos mentais. As atividades, promovidas em forma de parceria pelo Núcleo de Saúde da Família e o Cras prosseguirão nos próximos dias. Ontem também houve atividades no Cras com um grupo de apoio para tratar da categorização e da conscientização sobre a coleta de dados. O objetivo é analisar casos de tentativas de suicídio, automutilação, entre outros para através das informações iniciar programas efetivos. PIVATTO salienta que hoje ocorrem pedágios com entrega de materiais informativos e conversas com jovens, adultos e idosos, cada público com uma abordagem diferente.

Programas do setor social estão sofrendo cortes devido ao atraso de recursos. O atraso de repasses para os municípios acontece em nível federal e também do estado em relação ao co-financiamento que prevê ajuda para manter serviços do Cras, Creas e da própria pasta. A vice-prefeita de Guarujá do Sul, ADELISE OLIVEIRA revela que a situação é preocupante porque são serviços que atendem famílias em situação de risco, não apenas de baixa renda, mas também com situações de violência e outras violações de direito. No caso do valor da União o atraso persiste desde o começo do ano passado. Em agosto o setor recebeu a parcela que deveria ter sido paga em janeiro de 2018. O valor atrasado é de 107 mil reais. Para ações do Cras o atraso é de 72 mil reais. Por hora a prefeitura tem pago com recursos próprios os monitores das oficinas do Cras, os encontros do serviço de fortalecimento de vínculos e os lanches. O problema é que o orçamento não estava previsto e acaba remanejado de outras áreas. Ela lembra que o setor não possui percentual mínimo para ser investido, o que poderia assegurar os repasses. ADELISE afirma que estão sendo reduzidas as oficinas e há risco de cancelamento.

Facig apresenta as palestras sobre “Tendências do Agronegócio” e “Mindset para o Sucesso”. Conforme a secretária de finanças, GRACIELI MALDANER, no dia quatro de outubro, após a abertura oficial do evento, que acontece às 14 horas, junto à Praça de Alimentação será realizada a Palestra “Tendências do Agronegócio”, com o Palestrante LUIZ KESSLER. Ele atua no sistema cooperativista há 33 anos em diversas áreas e nos últimos 16 anos está na área comercial da Cooperalfa em Chapecó. Já no sábado, dia cinco, às 9 horas da manhã acontece a palestra “MINDSET para o Sucesso” que trata sobre a configuração do cérebro e ações, com o palestrante VANDERLEI FELDMANN. Na oportunidade serão abordados os assuntos: características de empresas e pessoas de sucesso; Crenças Limitantes; Ciclo do Extraordinário; Como Mudar? E os quatro elementos da mudança. A entrada para a visitação nos três dias da FACIG e também a participação nas Palestras são gratuitas.

Espaços municipais recebem melhorias para a Expo Guarujá 2019. O espaço do Núcleo Esportivo e CTG Aconchego Gaúcho recebem melhorias nesta semana com apoio da secretaria de obras e setor de urbanismo. Nesta segunda-feira os membros da comissão de Infraestrutura acompanharam as obras, juntamente com a equipe de servidores que estão efetuando os trabalhos na ampliação do estacionamento, acessos, pintura do módulo esportivo e no espaço de exposição de animais. A Expo Guarujá 2019 acontece de 18 a 20 de outubro. A secretária executiva da comissão, FRANCIANE BASEGGIO, detalha as ações que também focam na ornamentação destes locais para deixar o ambiente seguro, cômodo e também bonito para atrair visitantes.

Polícia Ambiental resgata veado-bororó que foi atacado por cães na região. O Pelotão da Polícia Ambiental de São Miguel do Oeste realizou nesta terça-feira no interior de Princesa, o resgate de um animal silvestre popularmente conhecido como veado-bororó da espécie manzama nana. O mamífero, que atualmente encontra-se classificado como vulnerável na lista de extinção, foi entregue à Polícia por funcionários da Prefeitura de Princesa, os quais informaram que o animal, que se trata de um macho filhote, teria sido atacado por cães. O veado estava ferido e foi entregue aos cuidados do Hospital Veterinário da Unoesc, onde receberá o tratamento para ampla recuperação. Após o tratamento ele será devolvido para natureza.

Produção de alimentos tem gerado economia aos agricultores. O extensionista da Epagri em Princesa, LEANDRO HÜBNER explica que o incentivo é constante porque grande parte dos produtores rurais já tem seus canteiros e hortas onde são produzidos alimentos variados, em pequena escala, para o consumo. Ele afirma que devido a própria tradição não é preciso oferecer capacitações, mas sim estímulo para que eles continuem e ampliem esse leque de opções. Percebe que os alimentos produzidos geram uma grande economia mensal e um receita que não costuma ser contabilizada. O extensionista destaca que a preocupação está na qualidade nutricional e biológica dos alimentos que vão para o prato destes agricultores. Cita produção dos mais variados itens como legumes, temperos, verduras, frutas e grãos como o arroz e o feijão. Houve apostas em cultivares de alho, mandioca e batata em propriedades de referência. O objetivo, segundo LEANDRO, foi avaliar o desenvolvimento destas espécies na região com chance de vendas. Para este ano serão feitos experimentos com arroz, onde vários tipos de grãos são comparados.

O incentivo à diversificação da atividade econômica no campo também passa por várias opções. O extensionista da Epagri, LEANDRO HÜBNER, afirma que além de Princesa outros municípios da região registram o crescimento na criação de abelhas. Ele lembra que o mel catarinense foi eleito na Turquia no começo do mês o melhor do mundo pela quinta vez consecutiva. Ele observa que os bons resultados, com qualidade e produtividade, têm estimulado mais pessoas a aderirem. São 25 quilos de mel por colmeia, em média no Estado. Esclarece que além de apicultura existe a meliponicultura que trata da criação das abelhas sem ferrão e exige menos trabalho quanto ao manejo das colmeias e investimentos. HÜBNER revela que há uma série de espécies e também produtores se especializando na área para venda de enxames. O passo seguinte será trabalhar organizando a cadeia produtiva visando a venda do mel.

Conder lança concurso para técnicos do licenciamento ambiental. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional ligado à Ameosc, lançou edital para contratação de técnicos que atuarão do setor de licenciamento ambiental, em fase de implantação na região. Conforme o edital são cinco vagas para biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro sanitarista e ou ambiental e geólogo, além de cadastro de reserva. Todas as vagas exigem curso de nível superior na área de atuação, com devido registro no órgão fiscalizador da profissão. A remuneração varia de dois a quatro mil reais, dependendo da carga horária de 20 ou 40 horassemanais, conforme necessidade do Consórcio. As inscrições para o concurso o emprego público estão abertas até o dia 17 de outubro. O valor da inscrição é de cem reais. A prova objetiva, com 35 questões, será aplicada no dia 10 de novembro. Após, ainda ocorre prova de títulos. Todas as informações estão disponíveis no edital do concurso no site da Ameosc.

Vereador de SJCedro solicita melhoria no sinal de telefonia na região dos distritos. IRONI FEDRIZI apresentou uma indicação para que a câmara faça contato com as empresas de telefonia móvel com cobertura no município para analisar o interesse na construção de uma torre. Ele explica que existe muita reclamação dos moradores de Padre Réus, Mariflor e comunidades próximas sobre a precariedade do sinal de celular. O objetivo é que alguma operadora possa implantar um equipamento de transmissão e ampliação do sinal. Ele justifica que existe essa possibilidade já que as empresas também terão lucro a partir da venda das linhas e aparelhos. IRONI explica que hoje em dia a tecnologia também precisa estar presente no campo e por isso é uma necessidade.

Começou ontem em São José, na grande Florianópolis, o congresso de prefeitos 2019. A iniciativa é da Fecam, Federação Catarinense dos Municípios e vai até amanhã. A programação do evento prevê cinco grandes seminários sobre “Inovação e tecnologia”, “Educação”, “Gestão de recursos, infraestrutura e financiamento”, “Sustentabilidade e meio ambiente” e “Simples Nacional”. A programação direcionada contará com a participação de especialistas para tratarem de temas que são rotinas dos gestores públicos, com abordagem em legislação, projetos e experiências de sucesso e uso de tecnologias para melhorar os processos e buscar a eficiência. Cerca de 10 prefeitos da Ameosc participam do evento, entre eles CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER de Guarujá do Sul, CLEOMAR MANTELLI de Palma Sola e IVAN CANCI de Anchieta. Eles também levaram pedidos coletivos da região. A comitiva de SJCedro é integrada pelo prefeito PLINIO DE CASTRO, diretor do Semae JUNIOR KUNZ, assessora jurídica CARINE WOLFART e controlador interno RUDIMAR WINTER.

Congresso dos prefeitos debate os grandes temas que atingem o dia-a-dia dos municípios do estado. O prefeito de Guarujá do Sul CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER participa do evento junto com o vereador ANTONINHO DE SOUZA na agenda. Ele citou que a pauta é bastante diversificada, mas algumas questões são centrais, como por exemplo, a reforma tributária. O prefeito explica que as propostas em discussão no Congresso apontam para a retirada de impostos dos municípios e centralização em Brasília. Ele cita outro tema de grande interesse dos municípios referente ao futuro do programa Mais Médicos do governo federal. O assunto tratado ontem a tarde falou sobre o problema envolvendo a falta de médicos nos postos municipais de saúde. Ele disse que os municípios ainda não sabem, exatamente, quando terão os profissionais do Mais Médicos a disposição e nem quantos serão destinados para o estado.

Polícia Militar intensifica a fiscalização e orientação na Semana Nacional de Trânsito. Conforme o comandante do pelotão em SJCedro, CLEITON TRECCO, a fiscalização do trânsito é rotineira, mas nesta semana são intensificadas as ações para garantir o trânsito seguro. Há atividades de panfletagem para orientação dos motoristas, pedestres e ciclistas. Segundo o comandante da PM, também estão sendo feitas visitas às escolas, onde os policiais falam sobre segurança pública de uma forma geral e especificam ainda sobre o trânsito. Umas das questões abordadas é o uso da faixa de pedestre. CLEITON orienta que antes de passar pela faixa de segurança o pedestre deve olhar para os dois lados, verifique se não está vindo algum veículo que não conseguirá frear a tempo de o pedestre passar. Eles também estão alertando os condutores para as recentes mudanças em vias de mão única e estacionamentos. Outra orientação repassada é para os motoristas, a fim de que observem a movimentação de cada local para a delimitação da velocidade do veículo. Ele cita um número grande de colisões.

Trânsito de caminhões no centro de SJCedro gera reclamações de motoristas e empresários. O problema ocorre com veículos de carga que transitam nas avenidas e geram transtornos para os carros menores que estão circulando em horários de pico. O comandante da PM CLEITON TRECO lembra que não há nenhum item no código brasileiro de trânsito que proíba esta prática, mas, há possibilidade em implementar um lei municipal criando regras. Ele percebe que fluxo maior ocorre nas cargas e descargas em mercados e lojas no centro. O comandante afirma que caso haja interesse do Contran ou administração podem estipular horários permitidos para carga/descarga que sejam mais adequados.

Suspensão no uso de radares em rodovias federais não altera fiscalização da polícia em rodovias estaduais. De acordo com o comandante do posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, SÉRGIO BECKER, é importante deixar claro que esta suspensão não se aplica as rodovias estaduais de Santa Catarina, somente aos trechos fiscalizados pela PRF. O sargento enfatiza que a fiscalização com radar, é feita nas SC’s com a viatura posicionada em local visível e devidamente sinalizada. Ele lembra que o objetivo não é a notificação, mas sim, incentivar os motoristas a trafegar dentro do limite de velocidade permitido. Com o radar, a Polícia consegue captar a velocidade em até 500 metros de distância. Em locais onde o limite de velocidade permitido é de 80 quilômetros, a tolerância é de até 87. A infração aumenta conforme o limite que for excedido. Motoristas flagrados a 129 quilômetros por hora ou mais em trechos onde o permitido é de 80, terão o direito de dirigir suspenso. Até o final de agosto somente na abrangência do posto 12 foram duas mil 787 notificações por excesso de velocidade.

O excesso de velocidade, aliado a ultrapassagem em local proibido e o uso de celular, tem motivado maior parte dos acidentes na região. O sargento BECKER ressalta que a velocidade que os motoristas adotam não é compatível com o relevo das estradas, e com isso, os acidentes acabam acontecendo. Mesmo ultrapassando em local sinalizado como permitido, o sargento lembra que o motorista é notificado se forçar uma ultrapassagem em que, por exemplo, há outro veículo vindo na direção contrária. A multa é a mesma para as infrações de embriaguez ao volante, de quase três mil reais, além da suspensão do direito de dirigir. Conforme o sargento BECKER, o índice de infrações por embriaguez ao volante já é grande se considerado que o período em que a maioria dos casos é registrada ainda nem chegou, que são as festas de outubro e a temporada de verão. Recentemente a PRM recebeu sete novos policiais para os três postos, que irão integrar um pelotão especial, e esta semana participam de capacitação.

Indígenas sofrem graves ferimentos em acidente entre carro e moto. O acidente ocorreu por volta das 16 horas e 20 minutos de ontem em Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga. A colisão envolveu uma motocicleta Honda CG 125 e veículo Fox, ambos de Itapiranga. Na motocicleta estavam dois indígenas da Argentina. Conforme os bombeiros não foram localizados capacetes. O piloto, estava inconsciente e apresentava suspeita de fratura na perna esquerda e sinais de hemorragia interna. O caroneiro, 19 anos, estava consciente e reclamava de dor na região do joelho direito e suspeita de fratura de maxilar. Ambos foram socorridos pela guarnição dos bombeiros. Durante o transporte, na comunidade de Linha Becker, um dos pacientes foi transferido para a viatura do SAMU para condução ao hospital. O motorista do Fox não teve ferimentos e permaneceu no local aos cuidados da polícia militar para levantamentos.

Indígena vítima de acidente em Itapiranga é transferido ao Hospital Regional. Situação mais grave seria do piloto, menor de idade, que foi transferido para o hospital em São Miguel do Oeste. Falta de informações cria situação inusitada. A Polícia Militar ainda não concluiu relatório por falta de dados sobre os indígenas. O delegado de Itapiranga, JOÃO WESTPHAL informou que aguarda o boletim de ocorrência da PM para definir procedimentos que serão adotados. A assessoria de imprensa do Hospital Regional informou que a vítima de queda de motocicleta não possui documentação, relata origem e cultura indígena e possui 14 anos de idade. Ele não tem RG, CPF e sequer a certidão de nascimento. O adolescente relatou que não possui familiares responsáveis e por isso foi acionado o conselho tutelar. O menino está internado no setor de ortopedia com fratura no fêmur esquerdo.

Polícia Civil continua com as investigações sobre a tentativa de homicídio ocorrida no centro de Dionísio Cerqueira. O caso, que mobilizou as equipes policiais e do Instituto Geral de Perícia, continua sendo investigado. O delegado, WESLEY SOUZA COSTA, informou que parte das equipes de investigadores está empenhada em fazer levantamento de informações e oitiva de testemunhas que possam ajudar a esclarecer os fatos ocorridos durante a madrugada de domingo, no centro da cidade. Ele antecipa que várias provas foram colhidas, imagens de monitoramento das proximidades também foram obtidas, além da oitiva da vítima e de outros envolvidos já foram realizadas. O delegado explica que se pode apurar até o momento, é que a vítima, antes de ser atingida pelos disparos, teria se envolvido em uma briga na praça de Barracão, de lá, ele e outras pessoas seguiram para o centro de Dionísio Cerqueira, onde minutos mais tarde, acabou sendo alvejado pelos tiros. Não se sabe até o momento se a briga teria relação com os disparos, mas a hipótese provável é esta.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.