ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 24/08/2019

GLOBO EM FOCO – 240819

-NA TV, BOLSONARO PROMOTE TOLERÂNCIA ZERO CONTRA CRIMES AMBIENTAIS

-SC GERA MAIS DE TRÊS MIL E 300 VAGAS DE EMPREGO EM JULHO

-ESCOLA MADRE BENVENUTA É DESTAQUE NA FEIRA DO CONHECIMENTO

-SEMINÁRIO DEFINE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO SETOR LEITEIRO.

-OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA ANUNCIA ALTERAÇÕES NA GASTRONOMIA

-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA EXCESSO DE ENERGIA EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS

-SEPULTADA EM ITAPIRANGA JOVEM QUE MORREU EM CHAPECÓ

-PRESO ESTELIONATÁRIO QUE ENGANAVA AGRICULTORES

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A Finlândia, que tem a presidência rotativa da União Europeia, afirmou nesta sexta-feira que pretende encontrar uma forma de fazer o bloco banir a importação de carne brasileira por causa da devastação causada por incêndios na Amazônia. O ministro de Finanças MIKA LINTILA condena a destruição da floresta amazônica e sugere que o bloco e a Finlândia devam urgentemente rever a possibilidade de banir as importações de carne bovina brasileira. Também nesta sexta, a França ameaçou se opor ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

A agência espacial americana disse que 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. Segundo texto publicado na noite desta sexta-feira e divulgado em sua conta no Twitter, a Nasa diz que é "perceptível o aumento de focos de queimadas grandes, intensas e persistentes ao longo das principais rodovias no centro da Amazônia do Brasil". As estatísticas da Nasa reforçam os dados do Inpe e apontam que no Pará e no Amazonas os principais focos estão localizados às margens das rodovias.

As queimadas na Amazônia, a Rússia e a economia global devem ser alguns dos temas a serem debatidos no G7, cúpula de potências econômicas que começa neste sábado e vai até a próxima segunda-feira em Biarritz, na França. Participam das reuniões os mandatários de sete grandes economias democráticas mundiais: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além do presidente do Conselho Europeu, DONALD TUSK. Este ano, o evento tem como convidados o presidente de Ruanda e os primeiros-ministros da Espanha, Austrália e Índia.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal para arquivar um inquérito no qual o senador FERNANDO COLLOR é investigado na Operação Lava Jato. A investigação foi aberta em abril de 2017 com base em delações de ex-executivos da Odebrecht. Segundo delatores, COLLOR recebeu 800 mil para defender interesses da empresa na área de saneamento básico. O dinheiro foi repassado como doação de campanha e não houve declaração à Justiça Eleitoral. Conforme RAQUEL DODGE, porém, já se passaram mais de dois anos de investigação e não foi possível obter elementos concretos de crimes que justificassem denunciar o senador.

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, disse nesta sexta-feira que há uma "crise falsa" na Amazônia. O comentário, feito em uma rede social, ocorre depois que líderes europeus manifestaram preocupação com os incêndios na região amazônica. WEINTRAUB atribuiu o que chamou de "crise amazônica falsa" a uma suposta reação de "agricultores europeus diante da iminente invasão de produtos brasileiros" dentro do acordo entre União Europeia e Mercosul. Além disso, ele também citou que ONGs, esquerda e "artistas", revoltados com o fim da mamata, ajudam a criar essa “falsa crise” que pode prejudicar os brasileiros.

O presidente JAIR BOLSONARO prometeu nesta sexta-feira, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, "tolerância zero" com crimes ambientais. O pronunciamento foi motivado pelas queimadas na Amazônia, que ganharam repercussão internacional, com protestos e manifestações de líderes mundiais. BOLSONARO também ofereceu ajuda aos governos estaduais da Amazônia Legal que solicitarem o emprego das Forças Armadas para conter as queimadas e disse que o govenro "vai atuar fortemente" para controlar incêndios na Amazônia.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Florianópolis solicitou que todas escolas públicas e privadas verifiquem se funcionários e alunos matriculados no segundo semestre de 2019 tomaram a tríplice viral. A vacina, além da rubéola e caxumba, previne contra o sarampo. A determinação faz parte dos trabalhos realizados para evitar a proliferação da doença no município. Florianópolis é a cidade do estado com maior número de casos confirmados de sarampo, dez ao todo neste ano, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Em Santa Catarina, já são 15 casos, com cinco em investigação.

Em 10 dias, Santa Catarina registrou 358 ocorrências de queimadas, segundo o Corpo de Bombeiros Militares. A estiagem prolongada e a prática irregular de atear fogo em terrenos tem corroborado com a situação. Desde o começo do ano já foram dois mil e 23 incêndios no estado. Por região, levando em conta os batalhões de atendimento, o Oeste tem o maior número de ocorrências. Juntos, os bombeiros de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Xanxerê atenderam 618 chamadas de incêndio.

O emprego formal teve saldo positivo em julho em Santa Catarina. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgado nesta sexta-feira, foram abertas três mil 433 novas vagas com carteira assinada no último mês. O setor de serviços foi a principal responsável pelo desempenho, com a criação de mil 793 postos. Também tiveram desempenho positivo Construção Civil, Indústria de Transformação, Comércio, Administração Pública e Extrativista Mineral. No acumulado do ano, o estado tem um saldo positivo de 52 mil 114 vagas de trabalho abertas.

Escola Madre Benvenuta de São João do Oeste é destaque na Feira Regional do Conhecimento. Educandário conquistou o primeiro lugar de duas categorias. Conforme um dos coordenadores da Feira, LEANDRO MAYER, a escola da cidade de São João do Oeste garantiu vaga na etapa estadual com o primeiro lugar na categoria ensino fundamental, com o projeto tinta sustentável. A escola Madre Benvenuta também ganhou no ensino médio, com o trabalho desenvolvido sobre irrigação automatizada do horto medicinal que permite acionamento por celular a qualquer distância. De acordo com MAYER, no ensino profissionalizante, o primeiro lugar foi conquistado pela Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste com o projeto Aquaponia, voltado a criação de peixes consorciado com produção de plantas como tomate e alface.

Nona Feira Regional do Conhecimento teve o nível mais elevado de projetos entre todas as edições. A avaliação é do coordenador, LEANDRO MAYER. De acordo com ele, o evento que encerrou nesta sexta-feira, na escola de Pitangueira, interior de Tunápolis, teve 47 projetos de alta qualidade. MAYER diz que foram 20 avaliadores de outras regiões para garantir a total imparcialidade. Foram 47 professores avaliadores e 188 alunos representando 20 educandários, sendo 14 escolas estaduais do ensino regular, além do CEJA, Casa Familiar Rural e as quatro APAEs dos municípios de abrangência. LEANDRO MAYER informa que os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a Feira Estadual do Conhecimento que será realizada dias 29 e 30 de outubro, em Florianópolis.

Seminário estadual define pauta de reivindicações do setor leiteiro. O seminário foi pautado no tema "atual cenário do leite e o que queremos para o futuro". A programação, realizada na tarde desta sexta-feira, lotou o CTG Herança Pampeana de Iporã do Oeste. Participaram em torno de 600 agricultores de Iporã do Oeste e região, autoridades locais e regionais, deputados e representantes de entidades ligadas à agricultura. De uma forma geral, a manifestação de todos que se pronunciaram, tanto de agricultores como de autoridades, foi em relação ao descontentamento na atividade leiteira, devido à desvalorização do produto e os baixos preços em comparação ao alto custo de produção. Aos participantes do seminário foi entregue um adesivo da campanha de incentivo ao consumo do leite, denominada de “beba mais leite, leite é saúde”.

Durante o seminário foi elaborada uma pauta de reivindicações que será entregue as autoridades. Os temas reivindicados são o descredenciamento de empresas importadoras de leite das licitações públicas nos municípios, estado e país; renegociação das dívidas referente aos contratos de crédito feitos por produtores de leite; aprimorar o Fundesa; apoiar as pequenas indústrias e cooperativas e facilitar o acesso a programas, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar e adequar a legislação sanitária para que pequenos empreendimentos se viabilizem na comercialização dos seus produtos e os tornem mais baratos para o consumidor. Também foi discutida a formação de uma comissão permanente do leite, composta por representantes da Ameosc e Amerios, da associação Três Fronteiras e Fetaesc, representantes dos agricultores e vereadores da região, do colegiado dos secretários municipais de agricultura, representante da agroindústria e um representante da Assembleia Legislativa.

A comissão permanente criada no seminário, irá discutir além do preço do leite, também sugerir a instituição de políticas públicas aos governos estadual e federal. A pauta de reivindicações será apresentada por uma comissão formada no seminário, para a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quinta-feira da próxima semana, dia 29, durante a Expointer, em Porto Alegre - RS. O evento desta sexta-feira foi uma promoção da comissão dos produtores de leite, secretarias municipais de agricultura, prefeituras e câmaras de vereadores da região, sindicatos filiados á Micro Região Três Fronteiras que abrange 14 municípios e Fetaesc. Durante todo o evento, agricultores e lideranças ressaltaram a importância de se manterem unidos na luta por melhores preços e condições de trabalho. A categoria avalia que são muitas regras para seguir na produção de leite, como as normativas, mas a valorização não está de acordo com o que é feito nas propriedades.

Microempreendedores Individuais iniciam série de 11 encontros de capacitação. Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG, o objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional. 45 microempreendedores individuais iniciaram o programa Salto: Aceleradora de MEIs. Essa ação integra o programa Cidade Empreendedora ciclo II, contratado pelo município e coordenado pela Secretaria, com apoio do Sebrae. CARLISE ressalta que os 11 encontros são gratuitos e combinam elementos de foco no empreendedor, no negócio e no crescimento da atividade. A secretária lembra que serão desenvolvidos encontros nas segundas-feiras, às 19 horas, no auditório da Unidade de Saúde da Fronteira e da Associação Empresarial.

CARLISE WERLANG informa que a metodologia inclui: os workshops Mão na Massa, que disponibilizam ferramentas para compreensão dos desafios e das oportunidades do negócio. Também terá laboratório de troca de experiência para compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros. Os microempreendedores vão dialogar com um profissional sobre questões cruciais para o sucesso da atividade. CARLISE diz que o projeto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios. O projeto é adaptado para esse público e traz estratégias modernas para acelerar o crescimento dos MEIs.

Desfile de Sete de Setembro em Tunápolis terá como temática os 65 anos da escola Balduíno Rambo. A escola estadual é a responsável pela organização do desfile em 2019. Segundo a professora da escola de educação básica Padre Balduíno Rambo, CRISTIANE GRETZLER, no dia sete de setembro o desfile inicia às oito horas, na avenida Cerro Largo. A professora explica que estão sendo organizados vários pelotões que vão contar os 65 anos da escola, completados em fevereiro. Os estudantes, durante o desfile, irão apresentar o slogan e a logomarca criados pelos alunos, a história do patrono, o biólogo e padre Balduíno Rambo, e o porque da escolha do seu nome para o educandário, homenagens aos ex-funcionários, a história das entidades, como a APP atuante desde 1975, o grêmio estudantil fundado em 1976 e o conselho deliberativo fundado em 2000.

Outro pelotão contará a história da implantação do ensino médio, que já passou pelas modalidades regular desde 1990, depois técnico em contabilidade e agora ensino médio inovador. CRISTIANE GRETZLE enfatiza que a escola também é destaque nos esportes, a exemplo das Molecas e o handebol, equipes que já foram campeãs estaduais. Ela lembra que a APAE Renascer de Tunápolis e Santa Helena também participa do desfile, e haverá um pelotão de inclusão, pois vários alunos são atendidos pelas duas escolas. A professora enfatiza que haverá ainda um pelotão que irá apresentar a evolução do educandário, do processo ensino aprendizagem e dos equipamentos utilizados ao longo dos anos. O desfile abrange ainda uma apresentação dos projetos que a Balduíno Rambo desenvolve, entre eles o projeto de oratória, das profissões e o intercâmbio com estudantes da Alemanha.

Governo pretende conciliar benefícios ao setor produtivo com incentivo para agricultura sustentável. A vice-governadora, DANIELA REIHNER afirma que desde que a questão do ICMS sobre os agrotóxicos entrou em pauta e gerou divergências o estado está buscando meio de melhorar a competitividade dos produtos locais, mas também, pensando no meio ambiente. Ela afirma que existe a Epagri e a Cidasc que prestam há muitos anos suporte para agricultura familiar e também para grandes propriedades estimulando alternativas de renda, sustentabilidade e organização. A vice-governadora percebeu que a pressão das entidades de classe sobre os prejuízos que poderiam ocorrer com aumento no preço destes insumos era real e os reflexos seriam a curto prazo. Ela destaca que qualquer transição depende de prazos.

Vice-governadora diz que o agronegócio depende de planejamento. DANIELA REIHNER destaca que nestes próximos dias a equipe se reunirá para definir alguns cronogramas, visando também incentivar o uso de produtos menos tóxicos. A vice-governadora reconhece a importância dos produtores que apostam em orgânicos e defende maior tempo para adequações aos incentivos do governo. Ela lembra que o modelo previsto para o ano que vem, a partir das novas safras, prevê seis classificações. Ela apresentou para o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA cinco projetos prevendo incentivos para as diferentes formas de produção agrícola.

A Comissão Central Organizadora fechou a cota de patrocínio para a quadragésima primeira Oktoberfest. Faltando 43 dias para início do evento, os organizadores intensificam preparativos. Segundo o presidente da ACETI, LEONEI ROTHER, os patrocinadores da Oktoberfest acabam financiando as atividades culturais de Itapiranga. Ele explica que o lucro da festa é destinado para 30 entidades incluindo grupos de danças folclóricas alemãs, danças gauchescas gaúcha, corais e outros grupos que realizam atividades culturais. A Associação de Cultura Esporte e Turismo de Itapiranga assumiu o comando da festa, que neste ano chega à sua quadragésima primeira edição. LEONEI ROTHER chama atenção para novidades que estão sendo preparadas, incluindo ampliação da gastronomia.

Comissão Organizadora da Oktoberfest vai disponibilizar maior variedade de chopp. LEONEI ROTHER informa que serão três marcas visando atender diferentes gostos. Os detalhes ainda estão sendo definidos para atender da melhor forma o público local e visitantes. O presidente da ACETI cita ainda atrações musicais na cidade e também em Presidente Becker. Considerado o berço nacional da Oktoberfest, o município de Itapiranga abre sua festa de 2019 no dia cinco de outubro na Linha Presidente Becker, comunidade na qual aconteceu a primeira edição. LEONEI ROTHER lembra que o evento segue no Complexo Oktober, na cidade, de 10 a 13 de outubro. O encerramento da Oktoberfest acontecerá dia 20 de outubro na localidade da Linha Presidente Becker, no domingo cultural.

São João do Oeste registra alta voltagem de energia em propriedades agrícolas. Excesso de energia elétrica ocorreu principalmente em granjas de aves. Sistema instalado nos aviários controla a carga. Conforme o vice-prefeito e secretário da Agricultura, GENÉSIO ANTON, nesta semana os produtores rurais registraram até 254 volts. O normal para o sistema é de 220 volts. Ele explica que os geradores de energia nas propriedades estão programados para interromper o uso da energia fornecida pela Celesc quando supera 240 volts. De acordo com ANTON, a equipe de engenharia da Celesc já esteve no município para sanar o problema. Informa ainda que foi instalado uma Estação de Equilibro de Voltagem, na comunidade de Beato Roque para dar maior segurança ao sistema.

Secretário da Agricultura diz que situação da energia elétrica não é comum. GENÉSIO ANTON observa que esta é uma situação atípica e que o estouro de voltagem é anormal, principalmente devido a estação que visa justamente manter uma regularidade. O secretário de Agricultura considera que neste período reduz o consumo de energia elétrica por não ter necessidade de climatização de ambientes. GENÉSIO ANTON, diz que as propriedades agrícolas estão cada vez melhor estruturadas. Cooperativas e agroindústrias exigem de seus integrados autonomia de água e energia elétrica. O secretário cita que as maiores granjas possuem fontes de água, construção de cisternas e até poços artesiano. Já a energia elétrica é garantida por geradores que são acionados em qualquer problema no sistema da Celesc.

Sepultado em Itapiranga corpo de jovem que morreu em Chapecó. O corpo da itapiranguense VANESSA DE SOUZA, de 18 anos, foi sepultado na manhã deste sábado, no cemitério da comunidade de Laranjeira, interior de Itapiranga. Ela morreu em um motel em Chapecó na madrugada de ontem. O corpo foi liberado por volta das 15 horas e trasladado para Itapiranga. VANESSA estava com o namorado em um Motel quando passou mal. O namorado, chamou atendimento médico. As causas da morte não foram divulgadas. A Polícia Civil investiga a morte e aguarda os laudos da pericia. O rapaz contou à polícia que estavam em um churrasco e em seguida foram para o motel e que haviam bebido. VANESSA tinha uma filha, que reside com a avó em Itapiranga.

Dois homens são presos em Riqueza por embriaguez e ameaça. Nesta sexta-feira a polícia civil de Riqueza cumpriu dois mandados de prisão. O primeiro mandado de prisão foi de um homem de 37 anos, preso pela prática do crime embriaguez ao volante. O segundo foi expedido contra um homem de 51 anos, por condenação pelo crime de ameaça. Os presos ficarão à disposição do poder judiciário.

Homem fica ferido em saída de pista na BR 158. A guarnição de Cunha Porã atendeu um acidente de trânsito, uma saída de pista, no BR 158, bairro Industrial. A vítima foi encontrada consciente e orientada, sentada no banco do caroneiro do veículo. O homem apresentava ferimento cortante na região da face e relatava dor na perna esquerda. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi encaminhada ao pronto socorro de Cunha Porã. O veículo, um Polo Sedan, estava ao lado da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada para atender a ocorrência.

Preso estelionatário que enganava agricultores na compra de resfriadores de leite. Na tarde desta sexta-feira Policiais Civis de Maravilha cumpriram um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão expedidos pela Comarca de Descanso. O preso enganou duas famílias de agricultores que postaram em redes sociais a venda de resfriadores de leite. O criminoso monitorava grupos de compra e vendas na rede social do Facebook. Ele se mostrava interessado na compra. Em um dos casos, no dia 11 de julho, o estelionatário conseguiu carregar um resfriador de leite, de 300 litros, avaliado em quatro mil reais no interior de Santa Helena. Já no dia 13 de agosto, no interior de Descanso, ele se apropriou de outro resfriador de leite, este de 500 litros, avaliado em cinco mil reais. Nos dois casos o preso alegava que possuía um financiamento aprovado e que pagaria aos vendedores nos dias seguintes.

Após diversas diligências e troca de informações, os Policiais Civis de Descanso e Santa Helena identificaram o autor que se utilizava de diversos perfis no Facebook e números de celulares para fazer contato com as vítimas. Ele não exibia documento de identificação e não permitia ser fotografado, o que dificultou a investigação. A caminhonete Nissan Frontier, cor preta, utilizada pelo criminoso para carregar os resfriadores foi identificada. Os objetos ainda não foram localizados. Segundo a Polícia Civil, o autor já foi indiciado pelo crime de roubo, além de ser suspeito da prática de outros crimes de estelionato praticado nas cidades de Guaraciaba, Cunha Porã e Maravilha. A Polícia Civil lembra que a aquisição de qualquer produto que não tenha origem lícita, ou seja, sem notas fiscais ou com valores abaixo do mercado, poderá incorrer no crime de receptação, além de incentivar a prática de crimes de furtos e estelionatos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.