ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 25 07 2020

-RUBEM NOVAES PEDE DEMISSÃO DA PRESIDÊNCIA DO BANCO DO BRASIL

-ALESC DEFINE RITO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA O GOVERNADOR

-PEPERI DEBATES DISCUTE NOVOS PROJETOS E PAPEL DA REFORMA TRIBUTÁRIA

-CASAN VAI LICITAR EMPRESA PARA CONCLUSÃO DE NOVA ADUTORA NO MUNICÍPIO

-MOÇAO DE APELO DA CAMARA PEDE PROJETO INOVADOR PARA A WILLY BARTH

-POLÍCIA MILITAR APREENDE MACONHA ESCONDIDA EM MATAGAL NO MUNICÍPIO

-CASAL É MORTO EM FAZENDA NO INTERIOR DE DIONISIO CERQUEIRA

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é céu encoberto. A mínima das últimas horas foi de cinco graus e a máxima deve ser de 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O governo francês vai exigir o teste da Covid-19 para viajantes vindos de 16 países onde a circulação do novo coronavírus ainda é alta. Brasil, Estados Unidos e Peru estão na lista anunciada nesta sexta-feira pelo primeiro-ministro da França, JEAN CASTEX. Ele lembrou que, com esses países, as fronteiras do país ainda estão fechadas. Por isso a regra será aplicada apenas para cidadãos franceses que morem nos países de origem ou para estrangeiros residentes na França que precisem voltar para casa. A norma prevê que uma quarentena obrigatória de 14 dias será imposta para quem apresentar resultados positivos para o vírus.

A União Europeia não está interessada em comprar possíveis vacinas contra Covid-19 por meio de uma iniciativa coliderada pela Organização Mundial da Saúde por considerá-la lenta e de alto custo. Segundo a agencia Reuters, duas fontes do bloco informaram que o bloco está conversando com farmacêuticas para conseguir vacinas por menos de 40 dólares. Caso estejam disponíveis, o bloco também quer garantir vacinas até o final do ano. Surpreendida pelas manobras dos Estados Unidos para garantir vacinas e remédios em potencial contra o coronavírus, a União Europeia adotou recentemente uma postura mais afirmativa nesta corrida global.

O serviço de imigração e controle de aduanas americano informou nesta sexta-feira que novos estudantes estrangeiros cujas aulas forem exclusivamente remotas não poderão entrar no país, depois que o governo desistiu de impor uma nova regra. O governo de DONALD TRUMP, que mantém uma política austera contra a imigração irregular e que, durante a pandemia de coronavírus, suspendeu a emissão de vários tipos de vistos, anunciou, no começo do mês, que não receberia, nem permitiria, que estudantes cujos programas fosse exclusivamente remotos devido à pandemia permanecessem no país. Depois que universidades renomadas, como Harvard e MIT, protestaram contra a decisão e recorreram à Justiça, o governo americano voltou atrás, no último dia 14.

O presidente do Banco do Brasil, RUBEM NOVAES, pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, PAULO GUEDES, para deixar o cargo. A decisão foi comunicada em um fato relevante, divulgado nesta sexta-feira pela instituição. RUBEM NOVAES foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo. A indicação dele foi feita por PAULO GUEDES. Em nota, o Banco do Brasil informou que o pedido de demissão ocorreu por entender “que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário".

Os indicadores do nível de atividade e do emprego na construção civil melhoraram em junho, na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria nesta sexta-feira. A pesquisa ouviu 453 empresas, de primeiro a 13 de julho.

O índice de evolução do nível de atividade passou de 37 vírgula um pontos, em maio, para 44 virgula três pontos em junho. No mesmo período, o indicador de evolução do número de empregados subiu de 37 e meio pontos para 43 vírgula quatro pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam queda do nível de atividade ou do número de empregados, e acima desse patamar sinalizam alta.

O senador JOSÉ SERRA apresentou reclamação ao Supremo Tribunal Federal para suspender as investigações da "Lava Jato Eleitoral", que miram em repasses de cinco milhões de reais em caixa dois para a campanha do tucano. Segundo a defesa do parlamentar, as investigações citam fatos relacionados ao seu atual mandato - o que viola a prerrogativa de foro privilegiado. A reclamação de Serra está sob relatoria do ministro GILMAR MENDES. A defesa do tucano pede que as investigações sejam suspensas e o caso remetido ao Supremo Tribunal Federal.

O Laboratório Central do Estado tem oito mil 172 testes de Covid-19 à espera de liberação em Santa Catarina. Na última semana, o governo estadual chegou a anunciar a chegada de insumos que ajudariam a dar mais rapidez para esses resultados, mas agora diz que o aumento de exames reflete o crescimento de casos de pessoas infectadas ou com suspeita de terem contraído o novo coronavírus. O estado afirma que não há falta de insumos, mas que esse aumento de exames reflete o aumento do número de casos. Em junho, eram recebidas em média 650 por dia, número que dobrou agora neste mês. Somente na quinta, foram duas mil e 400 amostras de várias partes do estado.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou na noite desta sexta-feira a ampliação das medidas de isolamento social em Santa Catarina. De acordo com o decreto, que será publicado no Diário Oficial, as medidas passam a valer para mais três regiões da saúde classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. Desde quarta-feira, o Extremo Sul, o Meio Oeste e o Oeste entraram na faixa considerada mais crítica. As restrições preveem a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por 14 dias a partir da próxima segunda-feira. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, ficam suspensas a partir deste sábado.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa definiu nesta sexta-feira como será a tramitação do pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS, da vice-governadora DANIELA REINEHRe do secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA. O processo foi aberto na quarta e a próxima etapa será a leitura da representação e do despacho do presidente JULIO GARCIA em plenário, o que deve ocorrer na sessão da próxima terça. Os trabalhos devem ser concluídos em até 180 dias. MOISÉS, DANIELA e TASCA terão dez sessões ordinárias, a partir da data em que forem notificados, para apresentarem defesa prévia à Assembleia. Isso deve ocorrer até o início da segunda quinzena de agosto.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a importância da reforma tributária para o país. O programa deste final de semana analisou que tipo de reforma seria mais interessante para o desenvolvimento do país e para os três segmentos diretamente envolvidos com o tema: o poder público, o segmento produtivo e os contribuintes. Nesta semana, o governo federal mandou a primeira parta da reforma para o congresso unificando PIS e Cofins. O programa de hoje recebeu o vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade, ROBERTO MERLO, a vice-presidente do comércio da Acismo, DIOVANA SCHACKER e do advogado ALESSANDRO TIESCA. As fotos e o áudio na integra do debate estão no portal da Peperi na internet.

A carga tributária, que até o final da década de 80, representava 22 por cento do PIB passou para 38 por cento com a Constituição Federal de 1988. A informação é do vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade, ROBERTO MERLO. De acordo com ele, a reforma tributária é uma necessidade diante do contexto atual onde impera a falta de uniformização de critérios e procedimentos, o que gera uma discussão judicial sobre o assunto. MERLO defendeu hoje no Peperi Debates a unificação e simplificação do sistema tributário. Ele disse que o Brasil tem 92 tributos e 70 obrigações acessórias. Para o contador, a reforma tributária proposta pelo governo federal não vai resultar em uma redução de impostos em um primeiro momento, mas será extremamente positiva para todos a médio prazo.

A reforma tributária é absolutamente necessária para a classe empresarial. A posição é da vice-presidente do comércio da Acismo, DIOVANA SCHACKER. Ela esteve no Peperi Debates de hoje e disse que existe uma grande ansiedade por parte dos empresários sobre como será essa reforma. DIOVANA comentou que o setor produtivo está preocupado com a possibilidade de que a simplificação e redução da quantidade de impostos não represente, de fato, uma carga tributária menor sobre as empresas. Ela entende que uma carga menor de impostos pode resultar, inclusive, no aumento da arrecadação e da competitividade das empresas. A vice-presidente do comércio da Acismo citou que a reforma deve acontecer, mas precisa resultar em uma sistema mais simples e menos pesado sobre os contribuintes.

O procedimento burocrático no Brasil está muito emperrado e isso trava o desenvolvimento do país. O comentário é do advogado ALESSANDRO TIESCA. Na opinião dele, o sistema tributário é extorsivo e atinge com mais força os pobre e a classe média. O advogado criticou o fato de que a tributação sobre o consumo é enorme e esse modelo penaliza exatamente a população que mais precisa. TIESCA citou que o quadro é lamentável e todos acabam bancando o estado ineficiente. Ele espera que a reforma tributária reduza a carga sobre o consumo e altere essa situação. O advogado também defendeu, durante o debate de hoje, a redução do tamanho do Estado para reduzir o custo do poder público e, dessa forma, melhorar a prestação do serviço para a sociedade.

O novo horto medicinal que está sendo implantado no bairro Agostini deve estar concluído entre setembro e outubro. A projeção é da secretaria municipal de agricultura. O espaço fica ao lado do Centro de Convivência de Idosos e tem aproximadamente 600 metros quadrados. No local, serão cultivadas cerca de 125 espécies de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, com destaque para o “Relógio do Corpo Humano”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Epagri. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, a ideia é que o local funcione como ferramenta para aprendizagem sobre o corpo e benefícios das ervas para a saúde, com a realização de oficinas para escolas, grupos de idosos e demais interessados.

O “Relógio do Corpo Humano” no novo horto medicinal do município consiste em um canteiro construído em forma de relógio. Nesse projeto, cada duas horas correspondem a um pedaço do corpo humano e período de maior atividade de cada órgão. Se o horário da uma as três horas representa o fígado, serão cultivadas neste espaço da horta plantas e ervas que contribuem para o combate a problemas deste órgão, por exemplo. A ferramenta se baseia em um dos princípios da medicina tradicional chinesa. O processo para conclusão deste trabalho é demorado, tendo em vista que cada erva tem um clima específico para sua semeadura. Por isso, a projeção é de que tudo esteja pronto dentro de dois a três meses.

A Casan vai licitar uma empresa para concluir os trabalhos da nova adutora que está sendo construída em São Miguel do Oeste. A informação é do chefe da agência local da estatal no município, EDNILSON MELLO. Segundo ele, a Casan já está no processo final da licitação para que a empresa vencedora seja conhecida e possa dar continuidade a ação já começada. Conforme ele, no início os próprios funcionários da estatal iniciaram os trabalhos, porém ao longo das semanas a equipe percebeu que a obra estava demorando mais que o esperado e por isso a ideia foi de contratar uma empresa para finalizar o serviço no município.

A Casan vai realizar uma contratação direta para que os trabalhos sejam concluídos o mais rápido possível. A afirmação é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. De acordo com ele, com essa contratação, o serviço será mais ágil do que se permanecesse aos cuidados dos funcionários da própria Casan. Questionado sobre a conclusão da nova adutora em São Miguel do Oeste, EDNILSON MELLO lembrou que no começo a expectativa era finalizar a obra em três meses, porém agora a intenção é concluir os trabalhos até a metade do mês de dezembro desse ano.

A parte burocrática deve ser a mais demorada nesse processo de contratação da nova empresa que vai finalizar a construção da adutora em São Miguel do Oeste. A declaração é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele disse que essa parte é a mais complexa e por isso acaba demorando e travando de certa forma a continuidade da obra. Ele comentou que após finalizada, a nova adutora vai melhorar o abastecimento nas partes altas de São Miguel do Oeste, beneficiando dessa forma entre 10 a 12 mil clientes.

A câmara de vereadores aprovou, nesta semana , uma moção de apelo por um "projeto inovador" para a avenida Willy Barth. O autor do pedido é o vereador do PDT, VANIRTO CONRADT. De acordo com ele, o objetivo da moção é sensibilizar o DNIT para a importância de um projeto mais profundo para o trecho urbano da BR 163, desde o trevo com a BR 282, na saída para Maravilha, até o trevo no acesso a Paraíso e Guaraciaba. VANIRTO, que esteve hoje no Peperi Entrevista de ontem, disse que pouco ou praticamente nada foi realizado para solucionar os problemas e revitalizar a via. A moção será enviada ao prefeito, ao diretor-geral, ao diretor de Planejamento e Pesquisa, ao diretor de Infraestrutura Rodoviária e ao superintendente do Dnit em Santa Catarina.

As intervenções pontuais, como os tapa buracos, não são mais suficientes para a avenida Willy Barth. A posição é do vereador do PDT, VANIRTO CONRADT. O que ele está pedindo é um projeto completo, com revitalização da pista e a criação de passarelas ou túneis para aumentar a segurança dos pedestres. Na visão do vereador, o Dnit deveria retirar o canteiro central e transferir os postes da rede elétrica para as margens da via. Para ele, essa medida aumentaria a visibilidade dos motoristas, reduzindo o risco de acidentes na Willy Barth. VANIRTO disse que a situação chegou em um ponto insustentável e o governo precisa olhar com mais atenção para São Miguel do Oeste e para o problema da avenida.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou duas altas hospitalares de pacientes de Itapiranga e de Guaraciaba nesta sexta-feira. De acordo com o boletim divulgado pela unidade, a ocupação é de três pacientes confirmados na UTI. Com as altas de ontem, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva caiu para 15 por cento. Na Enfermaria, são cinco casos positivos e dois suspeitos com taxa de ocupação de 43 por cento. Ao todo, o Hospital Regional tem 10 pessoas internadas nos leitos destinados para os pacientes com Covid-19.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste emitiu um comunicado reforçando a necessidade de manutenção dos cuidados durante o fim de semana. De acordo com a pasta, as pessoas devem utilizar máscaras e evitar festas e reuniões de família. A secretaria também reforça a proibição da permanência em praças e demais locais públicos. Os médico e coordenador do comitê de crise do coronavirus, MAURICIO PIACENTININ esteve no Peperi Rádio Repórter de hoje e voltou a fazer essas recomendações para a população. Ele disse que todas as pessoas devem manter as medidas de proteção e evitar as aglomerações.

Oito pessoas entraram para a lista de recuperados de covid-19 nesta sexta-feira no município. De acordo com a secretaria de Saúde, cinco homens e três mulheres já passaram pelo período de duas semanas e saíram do isolamento. Outras duas pessoas,um homem e uma mulher, testaram positivo para a doença no dia de ontem. O número total de pessoas já confirmadas com a doença no município está em 199. Desse total, 169 estão recuperadas e 30 continuam com o vírus ativo. Na região da Ameosc, de acordo com boletim divulgado ontem, são 828 casos confirmados e 598 recuperados nos 19 municípios da região. Itapiranga é a cidade com maior número de registros com 224 casos.

A Ameosc e a Amerios criaram uma Comissão no âmbito da Comissão de Intergestores Regionais para avaliação da situação de risco e possíveis recomendações para todos os prefeitos das duas associações. A comissão vai se reunir via on line semanalmente para analisar o avanço do coronavírus e adotar medidas em conjunto. O grupo envolve representantes de 13 segmentos e entidades, como prefeituras, secretarias de saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defesa Civil e Hospital Regional. O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, faz parte da comissão. O presidente da Ameosc, prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO, disse que é hora de somar esforços e buscar soluções em conjunto. Ele ressaltou que as decisões tomadas até agora foram acertadas.

A Polícia Militar flagrou uma aglomeração de pessoas na última quinta-feira no centro da cidade. O caso configura descumprimento do decreto do estado que proíbe a permanência e aglomeração de pessoas em espaços públicos. O fato aconteceu na rua Ângelo Groli, centro do município, por volta das 11 horas da noite de quinta-feira. 15 pessoas estavam reunidas no local. Muitas delas faziam o uso incorreto da máscara. Minutos após a abordagem, a Polícia Militar flagrou novamente oito das 15 pessoas no local. A guarnição confeccionou o boletim de ocorrência e notificou o grupo.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas suspeitas de tráfico de drogas nesta sexta-feira nas proximidades do trevo de acesso a Mondaí, em Iporã do Oeste. As guarnições do grupamento da PM local, Polícia Militar Rodoviária e Tático Ostensivo Rodoviário efetuaram abordagem de um veículo emplacado em Iporã do Oeste e durante a busca pessoal nos dois ocupantes, encontraram uma porção de de cocaína. Os envolvidos foram presos em flagrante e permanecem a disposição da justiça. Além da droga, foram apreendidos dois aparelhos celulares e o veículo utilizado para a prática do crime. Os dois homens presos são moradores da cidade de Iporã do Oeste.

A Polícia Militar fez mais uma apreensão de drogas nesta sexta-feira no município. O Grupo de Policiamento com Cães realizava o patrulhamento em uma área conhecida pelo tráfico de drogas quando aplicou localizou uma quantidade de maconha no local O cão de faro da PM entrou em numa área de mata e encontrou a droga escondida entre a vegetação. A polícia localizou um tablete e 27 buchas de maconha prontas para a venda. A droga pesou cerca de um quilo e foi levada para a delegacia. Nenhuma pessoa foi presa.

Um casal foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira no interior de Dionísio Cerqueira. O crime aconteceu por volta das quatro horas da tarde na linha Erveira. O casal trabalhava como chacreiros de uma fazenda. Os corpos apresentavam marcas de pauladas e tiros. As vítimas foram identificadas como ILAIR WAGNER, de 43 anos, e JOAQUIM DE OLIVEIRA, de 53. Equipes da Polícia Militar e Civil estiveram no local, isolaram a área e acionaram a Criminalística e IML. Os corpos foram encaminhados ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia. A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira abriu inquérito para investigar a autoria e as circunstancias do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.