ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 25/07/2020

GLOBO EM FOCO – 25/07/20

-RUBEM NOVAES PEDE DEMISSÃO DA PRESIDÊNCIA DO BANCO DO BRASIL

-ALESC DEFINE RITO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA O GOVERNADOR

- ITAPIRANGA INTERDITA LOCAIS PÚBLICOS PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES

- SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA RECOLHA DE LIXO RECICLÁVEL NO INTERIOR

- ASSEMIT DOA EQUIPAMENTOS AO HOSPITAL SAGRADA FAMÍLIA DE ITAPIRANGA

- SINDICATO INCENTIVA AGRICULTORES ADERIREM AO CRÉDITO FUNDIÁRIO

- CASAL É MORTO EM FAZENDA NO INTERIOR

- SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS SÃO PRESOS EM IPORÃ DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O governo francês vai exigir o teste da Covid-19 para viajantes vindos de 16 países onde a circulação do novo coronavírus ainda é alta. Brasil, Estados Unidos e Peru estão na lista anunciada nesta sexta-feira pelo primeiro-ministro da França, JEAN CASTEX. Ele lembrou que, com esses países, as fronteiras do país ainda estão fechadas. Por isso a regra será aplicada apenas para cidadãos franceses que morem nos países de origem ou para estrangeiros residentes na França que precisem voltar para casa. A norma prevê que uma quarentena obrigatória de 14 dias será imposta para quem apresentar resultados positivos para o vírus.

A União Europeia não está interessada em comprar possíveis vacinas contra Covid-19 por meio de uma iniciativa coliderada pela Organização Mundial da Saúde por considerá-la lenta e de alto custo. Segundo a agencia Reuters, duas fontes do bloco informaram que o bloco está conversando com farmacêuticas para conseguir vacinas por menos de 40 dólares. Caso estejam disponíveis, o bloco também quer garantir vacinas até o final do ano. Surpreendida pelas manobras dos Estados Unidos para garantir vacinas e remédios em potencial contra o coronavírus, a União Europeia adotou recentemente uma postura mais afirmativa nesta corrida global.

O serviço de imigração e controle de aduanas americano informou nesta sexta-feira que novos estudantes estrangeiros cujas aulas forem exclusivamente remotas não poderão entrar no país, depois que o governo desistiu de impor uma nova regra. O governo de DONALD TRUMP, que mantém uma política austera contra a imigração irregular e que, durante a pandemia de coronavírus, suspendeu a emissão de vários tipos de vistos, anunciou, no começo do mês, que não receberia, nem permitiria, que estudantes cujos programas fosse exclusivamente remotos devido à pandemia permanecessem no país. Depois que universidades renomadas, como Harvard e MIT, protestaram contra a decisão e recorreram à Justiça, o governo americano voltou atrás, no último dia 14.

O presidente do Banco do Brasil, RUBEM NOVAES, pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, PAULO GUEDES, para deixar o cargo. A decisão foi comunicada em um fato relevante, divulgado nesta sexta-feira pela instituição. RUBEM NOVAES foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo. A indicação dele foi feita por PAULO GUEDES. Em nota, o Banco do Brasil informou que o pedido de demissão ocorreu por entender “que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário".


Os indicadores do nível de atividade e do emprego na construção civil melhoraram em junho, na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria nesta sexta-feira. A pesquisa ouviu 453 empresas, de primeiro a 13 de julho. O índice de evolução do nível de atividade passou de 37 vírgula um pontos, em maio, para 44 virgula três pontos em junho. No mesmo período, o indicador de evolução do número de empregados subiu de 37 e meio pontos para 43 vírgula quatro pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam queda do nível de atividade ou do número de empregados, e acima desse patamar sinalizam alta.


O senador JOSÉ SERRA apresentou reclamação ao Supremo Tribunal Federal para suspender as investigações da "Lava Jato Eleitoral", que miram em repasses de cinco milhões de reais em caixa dois para a campanha do tucano. Segundo a defesa do parlamentar, as investigações citam fatos relacionados ao seu atual mandato - o que viola a prerrogativa de foro privilegiado. A reclamação de Serra está sob relatoria do ministro GILMAR MENDES. A defesa do tucano pede que as investigações sejam suspensas e o caso remetido ao Supremo Tribunal Federal.

O Laboratório Central do Estado tem oito mil 172 testes de Covid-19 à espera de liberação em Santa Catarina. Na última semana, o governo estadual chegou a anunciar a chegada de insumos que ajudariam a dar mais rapidez para esses resultados, mas agora diz que o aumento de exames reflete o crescimento de casos de pessoas infectadas ou com suspeita de terem contraído o novo coronavírus. O estado afirma que não há falta de insumos, mas que esse aumento de exames reflete o aumento do número de casos. Em junho, eram recebidas em média 650 por dia, número que dobrou agora neste mês. Somente na quinta, foram duas mil e 400 amostras de várias partes do estado.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou na noite desta sexta-feira a ampliação das medidas de isolamento social em Santa Catarina. De acordo com o decreto, que será publicado no Diário Oficial, as medidas passam a valer para mais três regiões da saúde classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. Desde quarta-feira, o Extremo Sul, o Meio Oeste e o Oeste entraram na faixa considerada mais crítica. As restrições preveem a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por 14 dias a partir da próxima segunda-feira. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, ficam suspensas a partir deste sábado.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa definiu nesta sexta-feira como será a tramitação do pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS, da vice-governadora DANIELA REINEHRe do secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA. O processo foi aberto na quarta e a próxima etapa será a leitura da representação e do despacho do presidente JULIO GARCIA em plenário, o que deve ocorrer na sessão da próxima terça. Os trabalhos devem ser concluídos em até 180 dias. MOISÉS, DANIELA e TASCA terão dez sessões ordinárias, a partir da data em que forem notificados, para apresentarem defesa prévia à Assembleia. Isso deve ocorrer até o início da segunda quinzena de agosto.

Assemit doa equipamentos ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. O Hospital Sagrada Família de Itapiranga – Instituto Santé, recebeu a doação de quase 30 mil em equipamentos da Assemit. A ajuda da Associação Empresarial de Itapiranga será útil no enfrentamento da pandemia por Coronavírus. São dois aparelhos monitores, além de acessórios como conectores, sonda, manguitos adultos e pediátricos. O diretor geral do Hospital, JANIR BACH, explica que a doação foi muito bem-vinda, auxiliando no atendimento e proporcionando mais segurança aos pacientes, principalmente em tempo de Covid-19. O Hospital Sagrada Família recebe frequentes doações incluindo um aparelho de Raio-X doados pelos frigoríficos da JBS aves e suínos de Itapiranga. O diretor destaca a importância das contribuições de empresas e da comunidade.

Campanha para doações ao Hospital Sagrada Família foram motivadas pelo início da pandemia. Primeira preocupação dos doadores foi garantir recursos para compra de respirador. Diversas entidades contribuíram com doações em dinheiro. Conforme o presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI, a entrega desta semana surgiu do objetivo de fazer o bem para a comunidade. O presidente da Associação Empresarial, a saúde é uma área que sempre precisa de investimentos. Ressalta que a pandemia mobilizou muitas empresas e a união sempre traz bons resultados. O hospital Sagrada Família, Instituto Santé também recebeu doação da JBS para pintura do prédio que vai proporcionar embelezamento na parte externa.

Deputado quer aumentar prazo para pagamento do IPVA. FABIANO DA LUZ, da região, é autor do projeto aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. Ele entende que, diante da situação, quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor em apenas 3 meses, fica difícil para muita gente. O parlamentar defende até um ano de parcelamento, inclusive, com total isenção de diárias de veículos apreendidos. Destaca que o Governo do Estado não vai perder nada com isso, apenas vai facilitar o contribuinte a cumprir com essa obrigação.

Governo deveria investir 30 por cento do que arrecada em IPVA nas estradas. Essa é outra ideia defendida pelo deputado FABIANO DA LUZ. Explica que seria uma forma de garantir que as rodovias receberão verba para manutenção. Ele é autor de um projeto nesse sentido, que atualmente, destinaria 270 milhões de reais por ano ao setor. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados, mas foi vetada pelo Governador CARLOS MOISÉS. Agora, semana que vem o parlamentar vai tentar derrubar o veto.

Desafio do copo de leite entre agricultores movimenta redes sociais. O objetivo principal é incentivar o consumo do leite, bem como, valorizar a atividade por meio do desafio, “tome mais leite”, realizado entre os próprios produtores. Um dos agricultores que já participou do desafio, é AGOSTINHO JANTSCH, de linha Jaboticaba, Iporã do Oeste. Conforme o produtor, o desafio consiste no consumo de um copo de leite, retirado diretamente do resfriador, para demonstrar a qualidade do produto. A partir disso, outros três produtores são desafiados para dar continuidade à campanha. AGOSTINHO JANTSCH ressalta que a produção de leite é a principal atividade de sua propriedade. O produtor deu continuidade a atividade realizada pelos pais.

Após a sucessão familiar o jovem agricultor se dedicou somente ao leite, considerando que antes a propriedade também trabalhava com suínos, o que não foi mais viável devido à falta de mão de obra. AGOSTINHO JANTSCH comenta que o período é de apreensão para os produtores, considerando que após a alta no preço, o receio é de uma queda brusca. O produtor afirma que o custo de produção continua alto. Ele cita que nos últimos anos investiu altos valores em sua propriedade, a exemplo do sistema de irrigação das pastagens e a construção de um compost barn com implantação do sistema de semiconfinamento em que o gado ainda é largado no pasto, mas nas horas mais quentes do dia os animais permanecem confinados. A principal finalidade é aumentar a produção, mas reduzir os custos, considerando que o produtor precisa buscar fora os alimentos para o gado por não ter o suficiente em sua propriedade.

Itapiranga interdita locais públicos em ação preventiva no combate ao novo Coronavírus. Nesta sexta-feira vários locais na cidade e interior, foram interditados pela Vigilância Sanitária com objetivo de evitar aglomeração de pessoas. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, ALCENIR BENÁCHIO, foram interditados os mirantes do Rio Uruguai em linha Laranjeira e o do Rio Peperi, em Presidente Becker. Também foram interditados os parquinhos complaygrounds, quadras e campos de práticas esportivas nas praças públicas. BENÁCHIO salienta que a interdição é por tempo indeterminado. As ações de combate ao novo Coronavírus envolvem também a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Itapiranga segue em escalada rápida no número de casos de Covid-19. Ontem foram mais 12 exames confirmados. O município já soma 236 casos de novo Coronavírus. 167 pessoas já estão recuperadas e foram liberadas do isolamento. Itapiranga é o município da região da Ameosc com o maior número de Covid-19. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, considerando a evolução da situação epidemiológica e os repetitivos descumprimentos das regras de enfrentamento à pandemia foi necessário interditar temporariamente locais turísticos. Uma força tarefa foi formada para fiscalizar empresas, locais públicos e possíveis descumprimento das regras de isolamento. Um estabelecimento foi interditado esta semana por irregularidade no atendimento.

São João do Oeste retoma recolha de lixo reciclável no interior. Será a segunda coleta do ano e está programada para os dias 17 e 19 de agosto. O lixo reciclável deve ser depositado nos locais de referência em todas as comunidades. A primeira etapa ocorreu em fevereiro com recolha de nove cargas. Conforme o secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROBERTO RAMBO, devido a pandemia a programação foi alterada, pois a meta era promover recolha a cada dois meses para evitar acúmulo nas propriedades agrícolas. Ele considera que é função pública do município contribuir na destinação correta de matérias que não são mais utilizados e podem ser reciclado para outras funções. Lembra que uma empresa contratada faz a coleta e garante um destino correto. Já o descarte irregular acaba poluindo o meio ambiente e até mesmo a queima destes materiais é uma ação irregular.

ROBERTO RAMBO avalia que está aumentando o volume de lixo no meio rural. Isso ocorre devido a compra cada vez maior de insumos e produtos que geram lixo que não podem ser incorporados em material orgânico. Para o secretário é importante também a contribuição dos agricultores. O secretário de Agricultura reforça a necessidade dos cuidados para evitar a mistura de lixos que não fazem parte da campanha (.........). Segundo ROBERTO RAMBO, não serão recolhidas embalagens de agrotóxicos, vidros, ferro, lâmpadas e lixo eletrônico. Lembra que o lixo eletrônico pode ser entregue no Viveiro Municipal, ponto de recolha o ano todo e que proporciona maior tranquilidade para entrega. Ressalta que a licitação é feita por cargas e a projeção é de nova coleta em novembro ou dezembro.

Sindicato incentiva agricultores aderirem ao Crédito Fundiário. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste NESTOR HAMMERSCHMITT considera que o crédito fundiário poderia ser melhor aproveitado pelos agricultores. Destaca que as condições são favoráveis para transferência de terra de pai para filho e também de avô para neto. Informa que no ano passado foram encaminhados cinco projetos em Tunápolis e cinco projetos em Itapiranga. São João do Oeste não fez nenhuma solicitação para aderir ao programa do governo federal. O presidente do Sindicato destaca que alguns contratos já foram assinados nesta semana. Observa que é necessário ampla documentação e aprovação de comissões. Segundo HAMMERSCHMITT, não existe prazo estabelecido para a liberação de recursos.

Valor liberado pelo Crédito Fundiário não permite grande investimento. O programa contempla produtores rurais com renda a partir de 40 mil anual e 80 mil de capital. A liberação de recursos ocorre no valor máximo de 140 mil reais. NESTOR HAMMERSCHMITT diz que o recurso é limitado considerando o valor pago por hectare de terra na região. Ressalta que Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento (.........). O Programa prevê, ainda, ações de incentivo à participação de jovens e mulheres em todas as etapas do processo de acesso à terra, além da execução de projetos especiais voltados para a preservação do meio ambiente. O encaminhamento inicia pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Casal é morto em fazenda no interior. Um casal foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira, em uma fazenda onde trabalhavam, no interior de Dionísio Cerqueira. O fato foi registrado por volta das 16 horas, na Linha Erveira. Os corpos apresentavam marcas de pauladas e tiros. As vítimas foram identificadas como sendo ILAIR WAGNER, de 43 anos, e JOAQUIM DE OLIVEIRA, de 53. Equipes da Polícia Militar e Civil estiveram no local, isolaram a área e acionaram a Criminalística e IML. Os corpos foram encaminhados ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia. A Polícia Civil de Dionísio já conversou com alguns conhecidos das vítimas e inicia as investigações. A suspeita é que o casal foi morto por volta do meio dia, pois na casa os pratos ainda estavam servidos com comida. O que se tem até o momento é que os dois foram perseguidos e agredidos antes da morte.

Bombeiros combatem incêndio em área de vegetação na BR 158. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Cunha Porã próximo ao meio dia de ontem em uma área de vegetação nas proximidades do entroncamento da BR 158 com a BR 282. No local o incêndio atingiu uma área de eucaliptos removidos há alguns dias, ás margens da rodovia. Os bombeiros verificaram alguns focos de fogo no entorno da área e grande quantidade de fumaça sobre a rodovia, causando risco de acidentes. Foram realizados o combate e rescaldo das chamas com bombas costais, batedores e duas linhas diretas. Prestaram apoio duas viaturas do quartel de Maravilha.

Mais de um quilo e meio de maconha é apreendida em São Miguel do Oeste. A apreensão ocorreu na tarde desta sexta-feira, por volta das 17 horas em São Miguel do Oeste. O Grupo de Policiamento com Cães realizava o patrulhamento em área conhecida pelo tráfico de drogas, quando aplicou o cão de faro em uma área de mata e o cão encontrou maconha escondida, sendo um tablete grande e 27 buchas de maconha prontas para a venda, as quais totalizaram mais de um quilo.

Ciclista fica ferida em atropelamento no centro de Campo Erê. Por volta das 18 horas e 40 minutos desta sexta-feira, na Rua Maranhão, envolvendo um Stilo, placas de São Lourenço do Oeste e ciclista. Os bombeiros atenderam a ciclista, uma mulher 37 anos, que estava consciente e orientada, com escoriações pelo corpo e queixa de dores na região do quadril. Ela estava deitada sobre a faixa de pedestre. Após atendimento dos bombeiros a ciclista foi encaminhada ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. Polícia Militar e Polícia Civil também estiveram no local.

A Polícia Militar aprende mais de cinco mil carteiras de cigarros contrabandeados. A Policia de Palma Sola atendeu uma ocorrência de Contrabando de Cigarros oriundos do Paraguai. A Guarnição realizava o policiamento ostensivo, e ao passar pela Rua Alduino Machiavelli avistou dois senhores negociando cigarros paraguaios pela janela. Ao sair da residência o homem foi abordado com quatro carteiras de cigarros, e confirmou a compra. O proprietário da residência liberou a entrada dos policiais militares onde foram encontrados alguns volumes próximos da janela onde acontecia a venda. Foram encontrados ainda em um fundo falso de um cômodo da casa, uma grande quantidade de cigarros estrangeiros. O total de cigarros aprendidos foram 5039 carteiras de diversas marcas, todas de origem paraguaia. O proprietário foi preso em flagrante e juntamente com a mercadoria foram encaminhados para os procedimentos cabíveis.

Polícia Militar flagra aglomeração de pessoas na praça. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa em São Miguel do Oeste. Segundo a PM, a ocorrência foi registrada na praça que fica na rua Ângelo Groli, no centro do município, ainda na quinta-feira, por volta das 23 horas. No local havia aglomeração de 15 pessoas que faziam o uso incorreto da máscara. Minutos após a abordagem, a Polícia Militar flagrou novamente oito das 15 pessoas no mesmo local, sendo que foi confeccionado o boletim de ocorrência informando os fatos.

Suspeitos por tráfico de drogas são presos durante operação na avenida. A prisão ocorreu às 21 horas desta sexta-feira, na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste, próximo ao trevo de acesso a Mondaí. Guarnições da PM de Iporã do Oeste, Polícia Militar Rodoviária e Tático Ostensivo Rodoviário abordaram um veículo emplacado em Iporã do Oeste. Durante busca pessoal nos dois ocupantes, encontraram uma porção de 47,3 gramas de cocaína. Os dois foram presos. Além da droga, foram apreendidos dois celulares e o veículo. Ainda de acordo com a polícia, o veículo e os envolvidos são da cidade de Iporã do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.