ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 25/07/2019

-SAQUES DO FGTS COMEÇAM EM SETEMBRO E PODERÁ SER ANUAL
-SC TEM DUAS EMPRESAS HABILITADAS PARA EXPORTAR LACTEOS PARA A CHINA
-NOVO ENSINO MÉDIO É TEMA DE CAPITAÇÃO DE PROFESSORES
-ABERTAS INSCRIÇÕES PARA GRUPOS NA GINCANA CULTURAL
-EVENTOS COMEMORATIVOS MARCAM OS 30 ANOS DE HISTÓRIA DO SICOOB
-EXPOSITORES TEM ATÉ AMANHÃ CEDO PARA ORGANIZAÇÃO DOS STANDS DA EXPO CEDRO
-JUDICIÁRIO CONTEMPLA 20 ENTIDADES COM DESTINAÇÃO DE RECURSOS
-APAGÃO VOLTA ATINGIR MAIS DE 3 MIL UNIDADES EM SJCEDRO
-JOVEM TEM 35% DO CORPO QUEIMADO APÓS SOFRER CHOQUE ELÉTRICO
-MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ APÓS COLIDIR VEÍCULO EM POSTE

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O governador de Porto Rico, RICARDO ROSSELLÓ, renunciou ao cargo nesta quarta-feira após duas semanas de protestos pelo vazamento de comentários ofensivos do político sobre mulheres, homossexuais e vítimas do furacão Maria. Ele fez o anúncio da renúncia em um vídeo no Facebook e logo após a divulgação do vídeo, ocorreu uma gritaria entre a multidão que desde a tarde protestava diante da La Fortaleza, a casa de governo em San Juan. ROSSELLÓ informou que será substituído temporariamente pela secretária de Justiça, WANDA VÁZQUEZ.

O líder do Partido Conservador britânico, BORIS JOHNSON, fez seu primeiro discurso como primeiro-ministro do Reino Unido Nesta quarta-feira em frente à sede do governo, em Londres. Ele confirmou que foi convidado pela rainha para formar um gabinete de governo e que o Reino Unido vai sair da União Europeia no dia 31 de outubro. JOHNSON afirmou que vai buscar um novo acordo para uma parceria nova com o resto da Europa, baseada em comércio livre e confiança.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, vetou nesta quarta-feira três medidas do Congresso que bloqueavam a venda de armas à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos. Em carta ao Senado, TRUMP afirmou que as medidas, adotadas na semana passada, "debilitariam a competitividade dos Estados Unidos no mundo e prejudicariam as importantes relações que o país tem com aliados e sócios". Para derrubar o veto de TRUMP são necessários os votos de dois terços dos legisladores das duas câmaras do Congresso, o que é pouco provável.

O governo federal anunciou nesta quarta-feira a liberação de saques de contas ativas e inativas do FGTS e do PIS-Pasep. De acordo com o governo, os saques do FGTS começarão em setembro A previsão é injetar 42 bilhões na economia até 2020. Os saques do PIS-Pasep começam em agosto. De acordo com o governo, o saque neste ano será de até 500 reais por conta. Além disso, o governo anunciou a modalidade de saque-aniversário: a partir de outubro deste ano será aberta a opção para o trabalhador escolher e o primeiro pagamento ocorrerá em abril de 2020. O saque será de acordo com um percentual a partir do saldo da conta ativa do trabalhador.

O advogado ARIOVALDO MOREIRA afirmou na noite desta quarta-feira que seu cliente, o DJ GUSTAVO HENRIQUE ELIAS SANTOS, disse em depoimento à Polícia Federal que a intenção de WALTER DELGATTI NETO, apontado como o hacker que invadiu os celulares do ministro SERGIO MORO e outras autoridades, queria vender ao PT as mensagens que obteve. DELGATTI é amigo do DJ. O advogado afirmou que GUSTAVO SANTOS tem conhecimento somente da suposta intenção de Delgatti DE vender o material, mas disse não saber se ele procurou alguém e se vendeu. Ao todo, a PF prendeu quatro suspeitos de envolvimento na invasão do celular de MORO. Segundo o juiz VALLISNEY DE OLIVEIRA, há "fortes indícios" de que os presos se uniram para violar sigilo telefônico de autoridades.

O PT divulgou uma nota na noite desta quarta-feira na qual afirmou que o inquérito que apura a atuação de supostos hackers para invadir o celular do ministro SÉRGIO MORO se tornou uma "armação" contra o partido. Segundo a nota, “é criminosa a tentativa de envolver o PT num caso em que é MORO que tem de explicar”. O documento assinado pela presidente do PT, GLEISI HOFFMANN, pelo líder do partido na Câmara, PAULO PIMENTA e pelo líder do PT no senado, HUMBERTO COSTA, cita ainda que “as investigações da PF sobre as pessoas presas em São Paulo confirmam a autenticidade das conversas ilegais e escandalosas que MORO tentou desqualificar nas últimas semanas.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui o novo código de Vigilância sanitária de Santa Catarina. A proposta está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto já recebeu 16 emendas, entre elas, a do deputado BRUNO SOUZA que aumenta o prazo de 12 para 24 meses do alvará sanitário. Outra emenda flexibiliza a exigência para as atividades econômicas de baixo risco. O parlamentar também defende a criação de um sistema online para concessão de alvará. A proposta está em análise pelo relator da matéria na comissão, deputado FABIANO DA LUZ.

O ministro da Cidadania, OSMAR TERRA, participou de cerimônia nesta quarta-feira em Itajaí, no Vale, para a entrega de dez ônibus para programas de Assistência Social no estado. Os veículos são destinados a dez municípios. A maioria das cidades já recebeu o transporte, que será usado pela Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social. As cidades beneficiadas são Arroio Trinta, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis, Itapema, Itapiranga, Navegantes, Tubarão, Videira e Xaxim. Durante o evento, TERRA afirmou que os dados de pobreza extrema no Brasil seriam semelhantes aos da Suécia e Dinamarca.

A China abriu o mercado para os produtos lácteos brasileiros e Santa Catarina tem duas empresas habilitadas a exportar queijo, manteiga e leite condensado. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira. A China habilitou 24 plantas brasileiras para exportação de produtos como leite em pó e queijos. Em Santa Catarina, estão autorizadas as empresas Laticínios São José, de São João do Oeste, e a Aurea Indústria e Comércio, de Braço do Norte. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados, VALTER BRANDALISE, a abertura do mercado chinês vem em boa hora para o setor e pode trazer mais equilíbrio para a cadeia de lácteos.

Educadores da região participam de seminário e palestras sobre as mudanças no sistema e modelo de ensino e aprendizagem. A supervisora da regional de Dionísio Cerqueira, SILVANE PRESTES esteve no evento realizado em Balneário Camboriú que tratou sobre a base comum curricular e o novo ensino médio. Houve palestra do secretário estadual da educação NATALINO UGLIONI e do ex-secretário da pasta EDUARDO DECHAMPS. Conforme ela houve ainda participação de doutores na área de vários estados que apresentaram suas experiências com projetos. A supervisora lembra que existe uma lei que norteia as ações e com as novidades propostas visando modificar a base de conteúdos é preciso o embasamento em Lei. Ela percebe que os professores da rede estadual estão com dúvidas sobre estas alterações porque terão que fazer novas programações e incluir materiais. SILVANE lembra que o POPs de Anchieta, Colégio Cedrense e Elsa Mancelos de Moura de Guarujá do Sul estão adiantadas devido ao ensino médio técnico e o Inovador que estão em andamento com projetos pilotos. Nas demais a comunidade escolar vai ajudar na implantação da proposta de flexibilização da matriz curricular.

Gincana Municipal da Juventude está sendo lançada hoje em Guarujá do Sul. O lançamento acontece no CTG junto às demais programações alusivas aos 58 aos do município comemorados hoje. O membro da comissão organizadora, CLEBER WESCHENFELDER informa que as inscrições de grupos interessados em participar da atividade devem ser feitas até dia 31. As fichas de inscrições podem ser retiradas na prefeitura. Os grupos devem ter no mínimo 10 e no máximo 15 integrantes, com equilíbrio na quantidade de homens e mulheres.A idade mínima é 14 anos e não há limite de idade máxima. CLÉBER comenta que a intenção é mobilizar as equipes em atividades durante quatro meses. Ele revela que as tarefas serão uma surpresa, mas, estão definidas. As etapas serão mensais e divulgadas hoje. Ele comenta que foram pensados vários segmentos com intenção de unir as pessoas e fortalecer as relações.

Sicoob São Miguel comemora 30 anos de fundação com comemoração na agência de SJCedro. Segundo o gerente, WAGNER JUNGES, o objetivo é comemorar as três décadas de crescimento e sucesso junto com os colaboradores, associados, lideranças locais. Ela revela que o aniversário é hoje e por isso neste dia haverá salgados e bolo comemorativos. Já o evento regional acontece nesta sexta-feira em SMOeste no clube comercial. WAGNER lembra que a cooperativa iniciou com apenas 34 sócios voltada ao agronegócio. Mas, nos últimos anos houve expansão de parcerias e oferta de serviços. Ele comenta que hoje a cooperativa está consolidada no mercado, com participação econômica e social importante no município e também na região. JUNGES comenta que, atualmente, em São José do Cedro há 15 funcionários e em torno de 4.200 associados. A participação no mercado representa quase 40 por cento. Ele lembra que houve mudança de sede há poucos meses dando maior conforto e funcionalidade.

Expositores trabalham na montagem e organização dos espaços para Expo Cedro. O prazo para finalizar os stands internos e externos termina amanhã antes do meio dia. O lembrete é do presidente da Comissão Central Organizadora da feira, FERNANDO WILL. Segundo ele, nesta semana os trabalhos estão bem intensos no Parque de Exposições Balduíno Schneider. As equipes da prefeitura estão atuando nos últimos detalhes de infraestrutura do parque que já possui toda decoração, flores, limpeza e organização das ruas de acesso concluídas. O trabalho neste último dia se concentra na organização dos produtos expostos, fixação de valores, sistema de cartão de crédito entre outros detalhes. WILL lembra aos expositores que a montagem final e entrega dos estandes precisa acontecer amanhã antes do meio dia, pois no começo da tarde, às 14 horas, já inicia visitação do público.

Feira da agricultura serve de vitrine e valorização dos investimentos em propriedades. Conforme o inspetor regional da ACCB, MARCOS OSACHUKI, o loque de exposições é grande e trará inovações para o agronegócio. Uma das novidades será a ordenha robotizada. Já as avaliações dos animais será a vitrine do resultado de investimento em melhoramento genético feito nos últimos anos. Ele ressalta que criadores do Extremo Oeste trabalham desde 1983 com o núcleo fronteira oeste e tem tradição inclusive nas conquistas de troféus. Ele menciona que há produtores locais que já trabalham com exportação de genética bovina, por exemplo, por meio da venda de embriões. Ele ressalta que os animais de raça pura, conforme a feira ranqueada da quinta Expo Cedro deve demonstrar, tendem a ter produtividade de leite por vaca.

Moradores reclamam de falta de agente de saúde no interior há dois anos. A reclamação foi apresentada pelo vereador de SJCedro JOÃO DE ANDRADE. Ele afirma que desde 2017 os agricultores que residem nas comunidades de Linha Pardo, 21 de Novembro e São Mateus cobram a presença de um profissional para atender a região. Conforme eles, vários recados referentes as campanhas de vacinação, consultas, horários e orientações eram feitas pela agende de saúde que não ocupa mais a função. O vereador comenta que houve concurso para a vaga desta área, porém, a pessoa aprovada não foi contratada. ANDRADE comenta que o objetivo é saber se o Ministério da Saúde está repassando o valor deste salário, já que o cargo não está ocupado.

PSL em SJCedro conta com aproximadamente cem filiados. O partido será lançado oficialmente amanhã com um encontro e jantar no clube da comunidade de São Domingos. O presidente, FÁBIO FINGER afirma que o objetivo é divulgar estes primeiros passos na organização do diretório, projetos futuros, além dos investimentos que os integrantes já estão buscando com lideranças. Ele destaca que o evento contará com a presença da vice-governadora, DANIELA REINEHR e da deputada federal CAROLINE DE TONI. FINGER revela que a parlamentar está percorrendo o estado desde ontem com um automóvel para avaliar a condição das rodovias, já que o problema histórico da BR-163 foi repassado para ela que já entregou o pedido para o presidente da república. O presidente afirma que o evento é aberto ao público, principalmente aos simpatizantes da sigla e dos governos eleitos em 2018. Lembra que a união iniciou entre os eleitores durante a campanha. Ele disse que agora será uma oportunidade de apresentar os integrantes do PSL para as lideranças estaduais.

Deputado destina mais de 600 mil reais em emendas para Anchieta. PEDRO UCZAI esteve ontem no município realizando encontros no interior, na prefeitura e com correligionários. Ele entregou três emendas parlamentares de sua autoria que juntas totalizam 603 mil e 500 reais para duas áreas importantes do serviço público, sendo 353 mil para o custeio dos serviços de saúde e 250 mil para a infraestrutura urbana que será usada em asfaltamento. O deputado aproveitou a oportunidade para falar do seu trabalho na Câmara Federal, informou que votou contra a Reforma da Previdência e apresentou suas justificativas. Ele afirma que há outros municípios da região contemplados com recursos neste momento. Lembrou que nos mandatos como deputado federal já destinou para Anchieta mais de um milhão e 400 mil reais para manutenção dos serviços de saúde, aquisição de equipamentos para a saúde, aquisição de exames e consultas de alta e média complexidade.

Judiciário contempla 20 entidades com destinação de 126 mil em recursos. Conforme a juíza da comarca de Dionísio Cerqueira, CAROLINA DENARDIN, um encontro na câmara marcou o repasse de recursos oriundos das penas pecuniárias. Ela esclarece que pena nesta modalidade pune crimes de menor potencial ofensivo com o pagamento em dinheiro. A prioridade dos recursos são vítimas dos crimes ou dependentes. Outra opção é doar a projetos sociais. CAROLINA destaca que em abril é aberto um prazo para que os interessados apresentem os projetos nos quais solicitam valores e especificam a utilização. Apenas entidades públicas ou privadas com fim social e conveniadas ou de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde recebem a verba. Entre elas, estão as que promovam ressocialização de detentos, prevenção da criminalidade, acolhimento, educação ou saúde. É vedado o uso para fins político-partidários. A magistrada revela que as instituições foram escolhidas de acordo com decisão da comissão especial.

Fórum recebeu 36 projetos totalizando 520 mil reais e por isso houve seleção. Entre os projetos a magistrada CARLINE DENARDIN detalhou o repasse de quase cinco mil reais para PM de Palma Sola para um campo de suíço, cerca de 14 mil para o Conselho da Comarca de SJCedro visando aquisição de climatizador. A associação Betânia foi contemplada com 2 mil e 200 para compra de materiais esportivos e educativos. A juíza cita ainda seis mil para Apae de Palma Sola que pretende investir num equipamento para parquinho adaptado e cinco mil para o hospital de Dionísio aplicar na humanização do centro obstétrico. Para oAbrigo Beija-Flor foram liberados seis mil reais para uma excursão educativa. A associação dos surdos recebeu quatro mil para oferecer um curso de Libras ao servidores públicos. Houve ainda repasse de dez mil reais para Associação dos Artesãos e mais dez mil para o projeto de Kung Fu. O CTG Sinuelo da Fronteira teve a liberação se três mil reais e mais 10 mil para escola Theodureto que vai iniciar um projeto cientifico. CAROLINA menciona ainda repasse para as creches, Proerd, bombeiros comunitários, câmara de vereadores, Polícia Civil, Cebem e para o Grupo de Escoteiros.

Falta de energia elétrica atinge mais de três mil unidades consumidoras em SJCedro. A falta de luz atingiu apenas o perímetro urbano do município por 52 minutos. O gerente regional da Celesc, JOSÉ REINALDO VOLKWEIS explica que por volta das 19 horas e 15 minutos houve o desligamento de um alimentador que distribuir a energia para estes locais. Ele afirma que houve mobilização das equipes de plantão que percorreram toda extensão da rede para identificar o motivo do problema, mas, não houve identificação da causa do problema. O gerente explica que não é feito o religamento imediatamente quando isso acontece, pois o motivo é encontrar o problema para resolver definitivamente, por isso existe uma inspeção. ZECA comentou que houve quatro acidentes com veículos na região em que os postes de energia foram atingidos, o que pode ser causado o transtorno. Ele citou que um deles foi em SJCedro quando um caminhão de uma empresa de eventos colidiu em um poste que foi quebrado e caiu. O gerente não soube precisar se esta foi a causa. Outra eventual causa é que uma ave de grande porte tenha se chocado com a rede.

Celesc descarta relação entre falta de energia de ontem com outros episódios recentes. O gerente regional da empresa, JOSÉ REINALDO VOLKWEIS garante que as ocorrências registradas no dia 28 de maio e 8 de junho foram diferentes, pois naquelas ocasiões houve desligamento da linha de transmissão da subestação. Ele explica que nestes fatos anteriores o problema foi mais grave, pois toda região foi atingida. Por outro lado, o profissional destaca que naquelas ocorrências anteriores a equipe encontrou os problemas que eram rompimento de cabos. Com isso, apesar da demora, foi possível encontrar a solução. Ele também salientou que devido a Expo Cedro que inicia amanhã, a ideia é realizar novamente hoje uma ampla inspeção para identificar e resolver definitivamente o problema, evitando transtornos ao longo da feira.

Motorista embriagado é preso após se envolver em acidente. A guarnição da PM de Guarujá do Sul fazia rondas na noite desta quarta-feira, avistou uma camionete o na Rua São Paulo cruzamento com a Rua Presidente Vargas. No local o veículo desgovernado realizou manobra de marcha ré vindo a colidir a traseira no murro de uma residência. Em contato com o condutor, os policiais perceberam que ele apresentava sinais visíveis de embriaguez, mas, recusou fazer o teste do bafômetro. Devido aos sinais claros de ingestão de bebida alcoólica, a guarnição confeccionou um Auto de infração de transito por dirigir sob influência de álcool e também por não portar os documentos de porte obrigatório. Apesar dos danos no muro, a proprietária da casa que não desejou representar contra o homem.O veículo foi liberado para um motorista habilitado. Já o motorista foi levado até a central de flagrantes da Polícia Civil de São José do Cedro.

A Polícia Civil de São Miguel do Oeste prendeu um homem condenado pelo crime de furto qualificado. O mandado de prisão foi cumprido contra um homem de 42 anos. A sentença judicial fixou uma pena de três anos e quatro meses de reclusão. O crime foi praticado em 2013, quando o acusado, acompanhado de mais uma pessoa, furtou um veículo que estava estacionado em uma residência do município. Ele utilizou uma chave micha para o furto. O homem, preso ontem, foi levado para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

Residência é destruída em incêndio em Dionísio Cerqueira. Uma casa de madeira foi destruída por um incêndio na noite desta quarta-feira no bairro Agrícola. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros por volta de 20h25. A casa media cerca de 70 metros quadrados, não possuía seguro. O inquilino identificado de 44 anos de idade, já estava dormindo e só percebeu quando a casa já estava queimando por dentro. Ele disse que só teve tempo de sair, não sendo possível salvar qualquer documento, roupas ou móveis. Nas proximidades há outra casa de madeira, que não incendiou. Não há informação sobre a causa do incêndio. Os Bombeiros utilizaram cinco mil litros de água para o rescaldo, uma adutora e duas linhas de ataque no combate às chamas.

Motociclista fica ferido em colisão na BR-163 em São Miguel do Oeste. Um motociclista de 25 anos teve ferimentos leves ao se envolver em um acidente de trânsito no início da tarde de ontem, por volta das 13h30 na comunidade de Linha Três Curvas. O piloto teve escoriações nas pernas e recusou condução para avaliação médica no hospital. Ele assinou termo de recusa do Corpo de Bombeiros e foi deixado no local. Os ocupantes do carro não se feriram. Os veículos envolvidos são uma Yamaha MT de Chapecó e um Ford Fiesta de São Miguel do Oeste. As causas da batida não foram informadas. A Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito e registrou um Boletim de Ocorrência.

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em poste em SMOeste. Um jovem de 22 anos ficou gravemente ferido após colidir sua motocicleta contra um poste da Rua Arlindo Henkes, no Bairro Salete, por volta das 18 horas de ontem. Segundo informações o jovem conduzia uma motocicleta Honda CBX e retornava do trabalho quando saiu de pista e atingiu um poste da rede elétrica. Com a colisão a vítima sofreu alguns ferimentos e foi socorrido pelos bombeiros com suspeita de hemorragia interna. Ele foi imobilizado e levado às pressas ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi acionada e realizou o levantamento técnico do acidente.

Jovem tem 35% do corpo queimado após sofrer choque elétrico. Os bombeiros de Cunha Porã foram chamados para atendimento de um rapaz de 19 anos na Linha Progresso. Ele estava em telhado metálico de 10 metros de altura. Colegas informaram para a corporação que a vítima, ao tentar se levantar, teria encostado a cabeça em um fio de alta tensão. Ele sofreu uma queda e ficou inconsciente por cerca de dois minutos. Ainda no telhado os bombeiros verificaram que o jovem estava com o nível de consciência rebaixado e com manchas na pele. Foi utilizado um guindaste com plataforma para a remoção da vítima e do socorrista.Já no chão, em avaliação física detalhada foram verificados ferimentos graves na cabeça que apresentava edema e queimaduras de primeiro e segundo grau em diversas partes do corpo e de terceiro grau na região posterior dos pés. Ele teve aproximadamente 35% de superfície corporal queimada.Após e estabilização, a vítima foi encaminhada a Fundação Hospitalar de Cunha Porã para atendimento e encaminhamentos.

Acidente deixa duas pessoas gravemente feridas na SC-492. Uma saída de pista seguida de choque em poste de energia elétrica deixou duas pessoas feridas com gravidade na Linha Novo Encantado, em Bandeirante. O acidente aconteceu por volta das 13 horas e 20 minutos da tarde de ontem envolvendo um Ford Courier com placas de São Miguel do Oeste. O veículo era ocupado por dois homens, que foram atendidos pelo corpo de bombeiros. Uma das vítimas apresentava laceração com traumatismo craniano leve. A outra pessoa ferida tinha suspeita de fratura no tórax e traumatismo craniano leve. Ambas foram atendidas na rodovia estadual e na sequência encaminhadas ao hospital regional de SMOeste para avaliação e atendimento. Conforme a assessoria do hospital regional, o motorista do veículo, de 63 anos, passou por exames de imagem e o estado de saúde é considerado estável. Ele é morador de Bandeirante. O outro, de 60 anos, reside em SMOeste e era o caroneiro. Ele está sendo monitorado na sala de emergência, sendo avaliada tomografia.

Condutor de picape envolvida em acidente na SC-492 é preso por embriaguez. O motorista de 63 anos teria perdido o controle da direção e acabou batendo no poste de energia, que caiu sobre a pista devido ao impacto da batida. Os fios de alta tensão também ficaram sobre a rodovia até a chegada das equipes da Celesc. Após receber os primeiros atendimentos médicos o idoso, de 63 anos, realizou o teste do bafômetro que apontou a presença de álcool no sangue. Após a chegada da PM e da Polícia Rodoviária Estadual o homem recebeu voz de prisão pelo crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, sendo que o condutor possuía sua capacidade psicomotora alterada devido as ingestão de bebida alcoólica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.