ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 24.06.2023

-GOVERNO VAI LANÇAR PLANO SAFRA 2023-2024 NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

-PREÇO DA GASOLINA TEM QUEDA EM SC MAS FICA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

-CCIR DE 2023 JÁ PODE SER EMITIDO

-“SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS” É TEMA DE CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

-SETOR LEITEIRO SOFRE CONSTANTEMENTE OSCILAÇÕES

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO ABORDA SOBRE PLANO DE OFERTAS EDUCACIONAIS

-MUNICÍPIO DE PALMA SOLA TEVE GRANDE PROCURA PELA VACINA DA GRIPE

-NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL OFERECE VERSÃO DIGITAL

-HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR COMPANHEIRA E AGREDIR POLICIAIS

-DURANTE BRIGA PAI ESFAQUEIA FILHO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus.A previsão para as próximas horas é de tempo ........ A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 77 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula oito centavos.


O chefe do grupo de mercenários Wagner, entrou abertamente em campanha para destituir o ministro de Defesa da Rússia nesta sexta-feira. Na madrugada de sábado na Rússia, ele afirmou que suas forças chegaram a Rostov, uma região perto da Ucrânia, e que não houve resistência dos militares que estavam em postos de controle. O Grupo Wagner é uma empresa paramilitar privada com ligações com o governo russo. Ele se desentendeu com a Rússia nesta sexta, o que levou parte dos combatentes da organização a se mobilizar. As autoridades russas disseram que irão investigar o líder do grupo, que é aliado de VLADIMIR PUTIN, por instigar um motim. Mais cedo, o líder do grupo Wagner acusou o próprio Ministério de Defesa da Rússia de atacar acampamentos da organização e prometeu retaliação.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, classificou a rebelião de membros do Grupo Wagner como "facada nas costas" e prometeu punir quem trair as Forças Armadas. PUTIN fez um pronunciamento à nação neste sábado. O discurso acontece horas depois de o líder do Grupo Wagner afirmar que quer depor o comando militar da Rússia e tomar o controle de instalações militares de duas cidades russas. Durante o pronunciamento, VLADIMIR PUTIN disse que a resposta à rebelião será dura e que todos os que tomaram parte no motim serão punidos. Segundo o presidente, todas as Forças Armadas da Rússia já receberam todas as ordens necessárias.


As nações ricas prometeram um financiamento climático de 100 bilhões de dólares para os países em desenvolvimento e criaram um fundo para a biodiversidade e a proteção das florestas. A afirmação foi feita pelo presidente da França, EMMANUEL MACRON, nesta sexta-feira. Ele ainda disse que é preciso mobilizar mais financiamento privado. As declarações ocorreram em um painel final de uma cúpula em Paris, que reuniu cerca de 40 líderes. O objetivo da cúpula é aumentar o financiamento de crise para os estados de baixa renda e aliviar suas dívidas, reformar os sistemas financeiros do pós-guerra e liberar fundos para combater a mudança climática.


-GOVERNO VAI LANÇAR PLANO SAFRA 2023-2024 NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA


Os secretários estaduais de Fazenda resolveram unificar em 17 por cento a alíquota de ICMS para as gigantes asiáticas de comércio eletrônico. A decisão foi tomada na quinta-feira em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária que reúne os titulares das pastas dos 26 estados e do Distrito Federal. As secretarias decidiram pelos 17 por cento aplicáveis sobre operações de importações realizadas por remessas postais ou expressas, como as feitas por sites de venda on-line asiáticos como Shein e Shopee. O governo federal também conta com a cobrança de impostos sobre operações que hoje ficam livres de tributação para aumentar a arrecadação.


O ex-presidente JAIR BOLSONARO disse que cogita se candidatar como vereador nas eleições municipais do Rio de Janeiro em 2024 e disputar a Presidência da República novamente em 2026. Em um evento do PL em Porto Alegre ele disse que é “lógico que não quer perder os direitos políticos”. O Tribunal Superior Eleitoral julga uma ação do PDT que pede a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações em uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral. A primeira sessão do julgamento, na quinta-feira, foi suspensa após a leitura do parecer do Ministério Público Eleitoral, que foi favorável à inelegibilidade de BOLSONARO. O julgamento deve ser retomado na próxima terça-feira.


O presidente LULA vai lançar na próxima terça-feira o Plano Safra 20232024, que tem o objetivo de estimular a produção sustentável de alimentos e a agropecuária com baixa emissão de carbono. De acordo com estimativas do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o programa deve ultrapassar os 400 bilhões de reais em recursos. Neste Plano Safra, o governo estuda recompensar os produtores que adotarem boas práticas agrícolas com taxa de juros menores. Além disso, o Executivo quer conceder benefícios para proprietários com inscrição ativa e regularizada no Cadastro Ambiental Rural. Os mecanismos ainda estão sendo analisados pela pasta.


-PREÇO DA GASOLINA TEM QUEDA EM SC MAS FICA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL


A exportação do setor de carnes de Santa Catarina atingiu uma receita de um bilhão 690 milhões de dólares nos cinco primeiros meses do ano, alta de 18 e meio por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e maio de 2023, foram exportadas 749 mil toneladas, crescimento de 10 por cento, em comparação com os cinco primeiros meses do ano passado. Os números são do Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. No total, Santa Catarina exportou 149 mil toneladas de carnes - frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras - em maio.


A Federação das Indústrias de Santa Catarina reforçou o coro das entidades empresariais que defendem a redução da taxa básica de juros, que foi mantida em 13 virgula 75 por cento pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central nesta semana. Em nota, a Fiesc firma que “a taxa Selic está num patamar que já afeta o desempenho da atividade econômica e o mercado de crédito”. A entidade ressalta que o cenário econômico, com redução da inflação, é favorável à queda dos juros. A nota foi publicada em um site de notícias de Florianópolis. A Fiesc considera que é fundamental iniciar o movimento de redução dos juros diante do cenário positivo com a queda da inflação medida pelo IPCA.


O preço da gasolina comum teve queda pela segunda semana consecutiva em Santa Catarina, apesar de manter alta em relação a média nacional. O valor médio encontrado nos postos de combustíveis do Estado foi de cinco reais e 51 centavos, no período de 18 a 24 de junho, e representa uma queda de seis centavos na comparação com a semana anterior. O maior valor da gasolina comum encontrado nos postos catarinenses foi de seis e nove. Já o menor deles, foi de quatro e 97. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e foram divulgados nesta sexta-feira. No país, o valor da média nacional do combustível fechou em cinco reais e 34 centavos esta semana, preço que também diminuiu, já que anteriormente a gasolina estava custando cinco e 40.

-MUNICÍPIO DE PALMA SOLA TEVE GRANDE PROCURA PELA VACINA DA GRIPE

-CCIR DE 2023 JÁ PODE SER EMITIDO

Comerciantes estão animados com as perspectivas de vendas com a chegada do inverno. A informação é do empresário RUI NIEDERMAIER. Segundo ele, com a chegada do inverno, de dias com frio intenso, isso faz com que a população faça a aquisição de fogões a lenha, secadoras de roupas, ar-condicionado e aquecedores, para se manter aquecido e possa secar as roupas durante os dias úmidos. Conforme o empresário NIEDERMAIER, espera-se que as vendas sejam maiores do que o ano passado, alcançando entre cinco a 10 por cento de aumento. E segundo as previsões do tempo é para ser uma estação muito chuvosa.

Produtores lamentam sobre nova queda no preço do leite pago ao agricultor. A informação é de ADELAR ZIMMER, ex-presidente do Conseleite compara o setor leiteiro a uma montanha russa por conta da constante oscilação dos preços paga aos produtores. Conforme ele, a última queda de preço foi muito acentuada. Ele aponta como um dos problemas a proximidade da nossa região com a Argentina e Uruguai. Acrescenta que se o dólar favorece de um lado, prejudica de outro. Sendo que, a moeda norte americana está baixando e então o produtor brasileiro não tem condições de competir com ospaíses vizinhos. A Argentina tem muita quantidade de leite à base de pasto, e além do mais eles têm subsídios do governo. Um sério problema, aponta ZIMMER é a importação do produto.

A Federação dos produtores de leite está pleiteando que o produto importado seja sobretaxado. Na opinião de ADELAR ZIMMER, para o agricultor sobreviver na atividade precisa contar com ajuda da prefeitura e do governo do Estado. Ele explica que o produtor precisa se especializar e transformar a matéria prima em vários subprodutos. A questão é que hoje o agricultor não tem permissão da Vigilância Sanitária de vender um litro de leite na cidade, nem queijo e ovos por causa da salmonela. Com apoio do Senar, seria uma solução, comenta ZIMMER. Diante de tantos problemas, metade dos produtores de leite parou com a atividade, finaliza ele.

Nesta última terça-feira o INCRA, via Governo Federal, lançou o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural de 2023, onde os produtores devem estar realizando a emissão do documento para fazer o pagamento da taxa. A informação é do engenheiro agrônomo de Princesa, SÍLVIO DA SILVEIRA. Segundo ele, todo produtor ou até mesmo as empresas que tenham imóveis rurais, devem fazer o pagamento dessa taxa anualmente. Para fazer a retirada do documento é necessário se dirigir até a Secretária de Agricultura do município, onde há uma unidade conveniada com o INCRA. Além disso, há a possibilidade de realizar a emissão via internet na própria residência. Contudo, caso haja alguma pendência de atualização cadastral, o documento não será emitido, sendo assim necessário se deslocar até a Secretaria. Para obter a emissão do documento, é necessário pagar a taxa de serviço cadastral, por meio de pix, cartão de crédito ou boleto bancário. Pois somente após a confirmação da operação de pagamento, será emitido o CCIR válido, com o status de quitado.

Conforme o engenheiro agrônomo, SÍLVIO DA SILVEIRA, esse documento é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural. Além de ser importante para realizar a homologação de partilha amigável ou judicial de acordo com os parágrafos primeiro e segundo do artigo 22 da Lei número 4.9471966. Segundo SILVEIRA, sem a apresentação do certificado, os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores a qualquer título de imóvel rural não poderão, sob pena de nulidade, realizar qualquer tipo de alteração na titularidade, dimensão da área, localização, tipo de exploração realizada e classificação fundiária. O CCIR também é obrigatório para o produtor poder solicitar crédito agrícola em bancos e instituições financeiras.

Município estará realizando atividades na praça central em comemoração ao aniversário de emancipação de São José do Cedro. A informação é do diretor de cultura ACARAÍ ASSMANN. Segundo ele, o evento acontecerá no dia 15 de Julho, para realizar algumas atividades neste dia em comemoração ao aniversário do município. Ocorrerá a corrida rústica beneficente de uma academia local e também o evento “Família na praça” para que toda a população tenha uma tarde diferenciada em família. Será na Praça Antonio Foppa e terá início às 13 horas e 30 minutos, haverá a distribuição de caixas de bombons e brinquedos infláveis para as crianças poderem brincar. ASSMANN convida toda a população a participar deste evento trazendo seu chimarrão e apreciando o momento.

Conforme o diretor de cultura ACARAÍ ASSMANN, é aberto a toda a população e que os pais tragam seus filhos para poder brincar neste dia e criar novas amizades e os brinquedos e as caixas de bombons serão de forma gratuita. Outro assunto que foi abordado é sobre o arraial que aconteceria no mês de Julho e que foi remarcado para o mês de Outubro, que será a programação voltada ao dia das crianças, sendo que não acontecerá mais o festival da canção e não terá nenhum show, pois ele será um evento que não terá o consumo de bebidas alcóolicas.

O Plano de Ofertas Educacionais é discutido pela Regional de Educação de Dionísio Cerqueira. A informação é da supervisora regional de educação SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA. Segundo ela, aconteceu o encontro da comissão estadual do plano de ofertas educacionais da SED de Florianópolis, para poder capacitar os gestores e responsáveis pelo Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina para que seja elaborado para o próximo ano um plano de ofertas de matrículas com foco na otimização de recursos públicos. A ideia do plano de ofertas educacionais é fazer um planejamento a médio prazo para os programas que podem vir a contribuir para a qualificação da oferta e da educação regional de Dionísio Cerqueira. SILVANE frisa que o Plano de Ofertas Educacionais é uma documentação muito importante, pois regulamenta todas as ofertas de vagas. Ela informa que este plano é embasado em dados e é utilizado muito dados estatísticos ou a diminuição das matrículas em cada etapa e até mesmo a questão populacional. Sendo o aumento ou a diminuição da população dos municípios que compõem a regional de Dionísio Cerqueira.

Conforme a supervisora regional de educação SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA, ainda neste evento foi discutido o plano de ofertas a nível das escolas e que contou com a participação das equipes de secretarias municipais de educação dos municípios. Outro atividade que foi desenvolvida é a capacitação dos assistentes de educação das 18 escolas da regional, buscando orientá-las e sanar as dúvidas, pois é eles que efetuam um trabalho muito importante e ainda neste ano ocorrerá o censo escolar em todas as escolas em nível nacional. E é importante que os assistentes de educação estejam preparados para desenvolver os trabalhos, pois envolve muitos estudantes e professores.

O Município de São José do Cedro sediou a 12ª Conferência da Assistência Social. A informação é da coordenadora do CRAS e assistente social, MANUELA COZER. Segundo ela, na tarde de ontem aconteceu a conferência da assistência social que teve como objetivo o levantamento de questões sobre como está a população que busca ajuda na assistência social. O tema referiu-se sobre a reconstrução do SUAS que temos e o SUAS que queremos. Que o objetivo enquanto política de assistência social não é o SUAS que encontramos hoje e é pensado sempre em avançar e ter uma política consolidada, pois o trabalho da assistência social é como o trabalho de uma formiguinha que acontece todos os dias e tentam sempre avançar e não retroceder. A conferência tem o propósito de estar debatendo propostas para a população que é usuária da assistência social e as ideias que são de nível municipal que serão aprovadas passarão a nível estadual e até chegar ao nível federal.

Conforme a assistente social, MANUELA COZER, a cada conferência que ocorre é feito a avaliação e trabalhado as propostas, pois de uma conferência para outra, sempre é organizado para ter essas questões e trabalhar a avaliação e ver o que foi levantado. Sempre é buscado temas que são muitos presentes, como a emancipação das mulheres, pois elas buscam ser independentes e ter o seupróprio dinheiro e não de benefícios sociais. Sempre é orientado dentro destas propostas a avaliação, levando em consideração as orientações que vem das conferências, sendo assim, debatido em todos os eixos da política da assistência social. Algumas propostas durante os anos acabam voltando e sendo levadas novamente à discussão para poder efetuar algo concreto.

Secretária Municipal da Saúde de Princesa participa de Assembleia do Cis-Ameosc, em São Miguel do Oeste. A informação é da Secretária da Saúde, MÔNICA DALSOGLIO. Segundo ela, na assembleia foram debatidos assuntos gerais do consórcio e do Colegiado Regional da Saúde. A Assembleia contou com a presença do diretor do Hospital Regional São Miguel, RODRIGO LOPES, o qual apresentou um projeto de ampliação do hospital. Além disso, MÔNICA detalhou que estas melhorias, segundo o diretor da entidade, irão contemplar ampliação de leitos, cirurgias de alta complexidade, ampliação da oncologia, UTI materno-infantil e novas especialidades médicas. Por fim, a Secretária disse que a reunião foi muito importante, pois tudo o que foi debatido visa melhorar a saúde entregue para a comunidade local e regional.

Há uma grande procura da população de Palma Sola para a imunização contra a influenza após a liberação para todos. A informação é da enfermeira do município, EDITE CIRINO. Segundo ela, após a liberação das doses do imunizante para toda a população a procura foi grande, pois em anos anteriores quem gostaria de se imunizar era necessário pagar pela vacina. E a vacinação está ainda disponível para todos que quiserem se vacinar no município. EDITE informa que muitas pessoas ficam com medo de se imunizar devido ao covid, pois houve muitas reações a vacina, mas a da influenza ela é garantida que previne, pois já existe no mercado a mais de 25 anos e é comprovada que protege contra a gripe, assim, evitando problemas respiratórios, internações e até óbitos. A enfermeira lamenta que os grupos prioritários não estão indo se imunizar e isso é cerca de 60 por cento, sendo que em outras edições alcançava a média de 90 a 95 por centos das pessoas imunizadas.

Nova carteira de identidade nacional oferece versão digital com informações adicionais e processo simplificado de obtenção. A procura pela confecção da nova carteira de identidade nacional está cada vez maior. Agora, além da versão física, o documento conta também com uma versão digital abrangente, oferecendo informações adicionais e um processo simplificado de obtenção. O novo documento inclui, além dos dados pessoais tradicionais como nome, foto e data de nascimento, informações extras, como título de eleitor, cartão do SUS, CNH, Carteira de Trabalho, tipo sanguíneo e outros dados relevantes. Essas informações adicionais estão disponíveis apenas na versão digital, o que tem gerado algumas dúvidas entre as pessoas ao retirarem seu documento físico. CARINA CERIOLI, servidora responsável pelo Setor de Identificação da Prefeitura, explicou que é comum as pessoas estranharem a ausência dessas informações extras. No entanto, ela destaca que é fácil ter acesso a elas na versão digital.

Após receber o documento físico, basta acessar o site ou aplicativo oficial do governo brasileiro, o gov.br, e fazer o login em sua conta. Em seguida, é necessário localizar a opção "Carteira de Documentos" no menu principal do site e selecionar a opção “Carteira de Identidade Nacional – CIN”, para fazer o download da versão digital. Dessa forma, é possível ter acesso ao documento a qualquer momento, diretamente no celular ou computador. A confecção da nova carteira de identidade nacional, é gratuita em sua primeira via. Interessados podem procurar o setor de identificação da Prefeitura no horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das sete horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos e das 13 horas às 17 horas.

-DURANTE BRIGA PAI ESFAQUEIA FILHO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR COMPANHEIRA E AGREDIR POLICIAIS

Homem é preso após ameaçar companheira e agredir policiais. Nesta sexta-feira, por volta das 15 horas e 25 minutos, a Polícia Militar foi acionada e se deslocou até a rua Itaberaba, Bairro Morada do Sol, em São Miguel do Oeste para atender uma ocorrência de ameaça, onde uma mulher estaria sendo ameaçada pelo seu companheiro. Chegando no local a guarnição se deparou com um homem na calçada, com um embrulho nas mãos. A guarnição então solicitou que ele soltasse o objeto, mas, ele se negou. Novamente foi solicitado para que parasse e colocasse as mãos na cabeça para ser revistado, porém o homem disse que não iria permitir que ninguém colocasse a mão nele. Diante do fato e com o apoio de outras duas guarnições, foi solicitado que ele colaborasse, porém este empreendeu fuga, sendo cercado pelas guarnições. Em um determinado momento, o homem agrediu um dos policiais militares com um empurrão e fugiu, sendo efetuado um disparo de arma não letal, mas, um dos dardos acabou não o atingindo, o qual seguiu em direção a outro policial militar que foi agredindo com um soco no rosto.

Diante do fato, foi realizado por outro policial militar mais um disparo de pistola elétrica, momento em que o autor dos fatos caiu no chão sendo o mesmo imobilizado e algemado. A mulher relatou aos policias que teve uma discussão com o seu companheiro e que em determinado momento ele a ameaçou de morte, que então tentou sair de dentro da residência, mas, ele a puxou de volta. Ela ainda disse ainda, aos policiais, que ele pegou uma faca, mas que ela conseguiu fugir. O homem então pegou uma enxada e começou a seguir ela com o intuito de matá-la, sendo que a mesma conseguiu correr e chegar até a casa de uma vizinha para pedir socorro. Diante dos fatos, o homem foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste.

Durante briga pai esfaqueia filho em São Miguel do Oeste. Na manhã deste sábado, por volta das 7 horas e 30 minutos, a Polícia Militar se deslocou para atender ocorrência de desentendimento entre pai e filho, fato ocorrido no bairro Andreatta em São Miguel do Oeste. Chegando ao local dos fatos, os policiais se depararam com um homem caído em via pública, o qual apresentava uma perfuração no peito, causada por uma faca. A vítima foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional São Miguel para atendimento médico. O autor da agressão e pai da vítima, estava no local e recebeu voz de prisão pelo crime de tentativa de homicídio. Ele também apresentava lesões no nariz e braço esquerdo. Ao ser questionado pelos motivos, relatou que se preparava para sair de casa, quando foi surpreendido pelo filho, armado com um cano enrolado em arame. Ele relatou que o filho passou a agredi-lo com o objeto, momento em que buscou uma faca de serrinha, que usa no jardim, para se defender e deferiu-lhe um golpe logo abaixo do braço.

Em conversa com a esposa do autor e mãe da vítima, esta relatou que na data desta sexta-feira, 23, seu marido se incomodou com o barulho que ela fez ao colocar algumas moedas em um cofrinho, sendo que ele levantou, pegou um pedaço de pau e passou a discutir com ela e, também com o filho que se arrumava para sair, mandando este ir dormir. Logo após a discussão, seu filho saiu de casa e retornou somente na parte da manhã. Enquanto ela se preparava para adiantar o almoço, ouviu a gritaria e ao sair viu pai e filho rolando no chão. Os policiais militares fizeram buscas pela faca utilizada no crime, mas esta não foi localizada. Diante dos fatos, o autor e testemunhas foram conduzidas para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.