ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 25/06/2020

GLOBO EM FOCO – 25/06/20

-STF PROÍBE REDUÇÃO DE SALÁRIO DE SERVIDOR POR ESTADOS E MUNICÍPIOS

-CERCA DE 700 MIL PESSOAS AINDA NÃO SE VACINARAM CONTRA GRIPE EM SC

-ITAPIRANGA ATINGE 26 CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19

-ITAPIRANGA TEM BAIXO ÍNDICE DE INADIMPLENTES DO IPTU

-SÃO JOÃO DO OESTE QUER DOBRAR NÚMERO DE TURISTAS EM CINCO ANOS

-CÂMARA DE ITAPIRANGA DEVOLVE MAIS DE 200 MIL REAIS NO 1º SEMESTRE

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA CRIMES DE FURTO E RECEPTAÇÃO

-PM APREENDE VEÍCULO FURTADO CARREGADO COM VINHOS ARGENTINOS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 92 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Um terremoto de magnitude cinco vírgula oito atingiu a costa oeste dos Estados Unidos nesta quarta-feira. De acordo com o Serviço Geológico do país, o tremor aconteceu por volta das dez e meia da manhã, horário local, com o epicentro próximo à cidade de Lone Pine, a 300 quilômetros de Los Angeles. O abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de seis quilômetros. Não há relatos imediatos de feridos ou de maiores danos. O tremor da Califórnia aconteceu apenas um dia depois do forte terremoto de magnitude sete vírgula quatro que atingiu a costa sul do México e deixou ao menos seis mortos no estado de Oaxaca.

JOE BIDEN, provável candidato do Partido Democrata à Casa Branca, apareceu 14 pontos à frente do presidente DONALD TRUMP na disputa das eleições de novembro nos Estados Unidos. De acordo com o levantamento feito pelo jornal "The New York Times" e o Sina College, Biden obteve 50 por cento das intenções de voto contra 36 por cento de TRUMP. A pesquisa leva em conta a preferência popular no país inteiro, e não as votações por estado, que realmente determinam quem vencerá as eleições norte-americanas.

Os presidentes de nove países da América Latina e Espanha pediram quarta-feira ao FMI e organizações financeiras regionais como o BID mais soluções contra os efeitos econômicos da pandemia, incluindo "possível reestruturação" da dívida. Os presidentes de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Paraguai, República Dominicana e Uruguai formularam suas demandas em uma declaração conjunta, assinada após teleconferência convocada por iniciativa do governo espanhol. O Brasil e o México, as duas maiores economias regionais, não estavam representados.


A força-tarefa da Lava Jato iniciou nesta quinta-feira a Operação Fiat Lux, contra fraudes na Eletronuclear. SILAS RONDEAU, ministro das Minas e Energia entre 2005 e 2007 no segundo governo LULA, é um dos alvos. O ex-deputado federal ANIBAL FERREIRA GOMES também é investigado. O juiz federal MARCELO BRETAS, da sétima Vara Federal do Rio de Janeiro, expediu, ao todo, 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. A Lava Jato pediu também o sequestro dos bens dos envolvidos e de suas empresas pelos danos materiais e morais causados no valor de 207 milhões de reais.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que institui o novo marco legal do saneamento básico e facilita a ampliação da participação privada no setor. O texto, aprovado por 65 votos a 13, segue para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A proposta tem como objetivos a universalização do saneamento, prevendo coleta de esgoto para 90 por cento da população e o fornecimento de água potável para 99 por cento da população até o fim de 2033. Atualmente, o saneamento é prestado majoritariamente por empresas públicas estaduais. O novo marco legal visa aumentar a concorrência. Segundo o Ministério da Economia, o novo marco legal do saneamento dever atrair "mais de 700 bilhões em investimentos" e gerar, "em média, 700 mil empregos no país" nos próximos 14 anos.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, por maioria de votos, proibir a redução de jornada e de salário de servidores por estados e municípios quando os gastos com pessoal ultrapassarem o teto de 60 por cento da Receita Corrente Líquida. O limite é previsto em lei./A redução salarial temporária está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas está suspensa desde 2002 pelo próprio Supremo pela possibilidade de ferir a Constituição. Nesta semana, a Corte retomou a análise de ações que questionavam diversos dispositivos da lei. Os ministros entenderam que a redução temporária de carga horária e de salários fere o princípio constitucional de irredutibilidade, contrariando a demanda de estados e municípios que ultrapassam o limite legal.

Santa Catarina está em estado de emergência fitosanitária devido ao risco de surto de gafanhotos. A nuvem que atingiu países vizinhos fez com que o Ministério da Agricultura declarasse o estado de emergência também no Rio Grande do Sul. A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária é por um prazo de um ano. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.

Dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira apontam que Santa Catarina manteve, em maio, a menor taxa de informalidade da economia do país, com 20 virgula nove por cento. A média nacional no mesmo período ficou em 34 vírgula sete por cento, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios específica para a pandemia, a PNAD COVID 19. Outro dado que chama a atenção no estudo é que os trabalhadores catarinenses foram os menos dependentes do auxílio emergencial no mês passado. De acordo com os dados do IBGE, 20 por cento dos domicílios de Santa Catarina têm alguém que recebeu a ajuda da União em maio, ao passo que esse percentual ficou em 38 vírgula sete por cento nacionalmente. A taxa de desocupação em Santa Catarina no mês de maio ficou em oito por cento.

Faltando menos de uma semana para o fim da Campanha de Vacinação contra a gripe, a cobertura vacinal em Santa Catarina está em 74 por cento. A meta é imunizar o mínimo de 90 por cento do público-alvo. No entanto, do total de dois milhões 674 mil 128 catarinenses dos grupos prioritários, somente um milhão 979 mil 957 tomaram a dose. Cerca de 700 mil ainda não se vacinaram. A campanha termina na próxima terça-feira, dia 30 de junho. Dentre os 16 grupos prioritários da campanha, alcançaram a meta de vacinação somente os grupos dos idosos, dos trabalhadores da saúde, da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional.

Itapiranga atinge 26 casos confirmados de Covid-19. Seis exames tiveram resultado positivo ontem. A secretaria de Saúde informa que os pacientes confirmados com o novo Coronavírus fazem parte de diferentes atividades e residem na cidade e interior. Para o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, o município está em um momento critico de combate a Covid-19 e será preciso maior responsabilidade de todos para evitar um contagio muito rápido. Já são 329 pacientes com sintomas gripais, mais de 200 suspeitos e 165 casos descartados. Dos 26 pacientes confirmados com a doença 12 já estão recuperados.

São João do Oeste está concluindo o Plano Municipal de Turismo. Trabalho teve início em outubro do ano passado em convênio com o Sebrae. O plano era uma antiga solicitação do Conselho Municipal de Turismo e da comunidade local. DE acordo com o responsável pelo Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, VANEI RITTER, a maior parte da elaboração ocorreu de forma presencial com o planejamento estratégico, cursos e seminários. As ações finais estão sendo feitas de forma online. RITTER salienta que em virtude da pandemia a finalização foi adiada. O prazo inicial era para maio e acabou sendo adiado para julho. Entre os objetivo está o fomento do setor no município, capacitação ao comércio, valorização da cultura alemã, além de criar campanhas de publicidade e incentivar o turismo rural, com grande potencial no município e pouco explorado.

Participação da comunidade na elaboração do Plano Municipal de Turismo teve importante contribuição. Seminários presenciais sempre tiveram boa presença de público. Foram apontadas 120 ações para serem cumpridas nos próximos cinco anos. O responsável pelo Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, VANEI RITTER, chama atenção que já ocorreu a regulamentação do serviço de taxi, que não existe há vários anos em São João do Oeste. Ele chama atenção que o setor agrícola mantém o movimento econômico e por isso é necessário aumentar o aproveitamento do turismo rural. RITTER afirma que no momento nenhuma propriedade está 100 por cento preparada para receber visitantes. Falta qualificação para o turismo rural ganhar maior impulso no município e fazer parte de um contexto regional. Na parceria com o Sebrae será oferecida consultoria presencial a partir de julho para proprietários de áreas rurais.

São João do Oeste tem meta para dobrar o número de turistas no prazo de cinco anos. Termas São João é responsável por 80 mil turistas de um total de 100 mil pessoas que visitam o município atualmente. O responsável pelo Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, VANEI RITTER, diz que ainda não é possível avaliar o impacto da pandemia no turismo de São João do Oeste. Ele lembra que em 2019 a indústria, comércio e turismo foram responsável por 35 por cento do movimento econômico do município. Ele cita que as principais atrações estão no Termas São João, Igreja Matriz e praça com letreiro turístico “Eu Amo São João do Oeste”. O foco no turismo rural inicia cm o projeto Agro Floresta que surge como ponto turístico alternativo. RITTER observa que a meta para o prazo de cinco anos dobrar o número de turistas atingindo 200 mil visitantes por ano incrementando atrações que valorizem a cultural alemã e belezas naturais.

Conselho Municipal da Defesa Civil discute ações pós tornado. A reunião com membros do Conselho Municipal da Defesa Civil de Descanso foi realizada na tarde de segunda-feira e uma das pautas foi a reivindicação de famílias atingidas pelo tornado que cobriram suas casas antes da chegada das telhas enviadas pela Defesa Civil Estadual. Conforme o coordenador da Defesa Civil Regional, SIDINEI DEZORDI, a instrução normativa dois da Defesa Civil especifica os critérios de entrega desse material. Ele explica que o artigo descreve que as ações têm por finalidade manter a integridade física e restaurar as condições de vida das pessoas afetadas pelo desastre até o retorno à normalidade. Então, ao cobrir a casa, entende-se que já houve o retorno à normalidade, ou seja, não há a necessidade de fazer a entrega das telhas, isso vale para todos os municípios atingidos.

O prefeito SADI BONAMIGO afirma que o governo municipal tem atendido as famílias atingidas dentro da legalidade. Ele diz que é uma situação difícil, mas é preciso respeitar as orientações da Defesa Civil. Durante a reunião também foi abordado a entrega dos donativos às famílias atingidas, recebidos pela Central de Recebimentos de Doações. A secretaria de Assistência Social está visitando as famílias para fazer um novo levantamento das atuais necessidades. Além disso, foi discutido os encaminhamentos do projeto de repasse de aproximadamente 25 mil pela comarca de Descanso ao Fundo Municipal da Defesa Civil. O coordenador da Defesa Civil Municipal, ÉLCIO JEZIUR explica que o recurso será usado para a compra de material de construção que será repassado às famílias que se enquadram nos critérios discutidos na reunião e que será finalizado após o levantamento da secretaria de Assistência Social.

Bombeiros devem ser comunicados quando da realização de fumace para dedetização de ambientes. Segundo o comandante do quartel de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, o fumace é bastante utilizado na região devido sua eficiência na dedetização de casas e estabelecimentos comerciais e industriais. Ele afirma que a orientação nestes casos é comunicar o Corpo de Bombeiros, bem como moradores próximos, para que estejam cientes do trabalho. O sargento comenta que a fumaça que o serviço gera acaba sendo confundida com princípio de incêndio. O fato ocorreu nesta semana, em um estabelecimento localizado na avenida, que havia realizado fumace e populares confundiram com princípio de incêndio. O comandante comenta que por pouco os bombeiros não quebraram a porta, causando prejuízo ao estabelecimento, o que não ocorreu porque desconfiaram se tratar de fumace.

O próprio frasco dos produtos, conforme o comandante, contempla as orientações quanto a necessidade de avisar os bombeiros da realização da dedetização. O sargento OLDAIR SCHMITZ destaca que se os bombeiros estão cientes do serviço pode ser evitado o deslocamento desnecessário pela suspeita de incêndio, e principalmente evitar que outra ocorrência importante deixe de ser atendida. Ele chama atenção também para o risco de contaminação, caso uma pessoa entre no local dedetizado sem saber que o serviço foi feito. Ainda na semana passada bombeiros também haviam sido acionados, e já estavam em deslocamento, para atender um princípio de incêndio, que na verdade era também um fumace. O comunicado do serviço aos bombeiros deve ser feito pelo telefone de emergência, o 163.

Mondaiense completa 105 anos de vida. Dona ANTONIA DECKERT BLANK é pioneira de Mondaí, e hoje, dia 25 de junho, completa seus 105 anos de vida. Por questões de preservação da saúde considerando a situação da pandemia, a entrevista para contar sobre a história da idosa foi feita por telefone com a neta, VANDERLIZE BLANK WILLMS. Conforme VANDERLIZE, mesmo sem poder fazer uma festa reunindo a família para a comemoração, o aniversário da dona ANTONIA, também conhecida como ANITA, é uma alegria para todos os familiares e amigos. Ela explica que a idosa, nascida no ano de 1915, é filha de ERNESTO DECKERT e MARIA DA CONCEIÇÃO NUNES CARDOSO. Natural da cidade de Panambi, Rio Grande do Sul, dona ANTONIA veio com o pai e o irmão para Mondaí em uma viagem de carroça aos seus oito anos de idade, para colonizar a então chamada Porto Feliz.

Em 14 de maio de 1932 dona ANTONIA se casou com ARNALDO FREDERICO BLANK, este nascido em 31 de outubro de 1907, na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. O casal teve treze filhos, destes, oito já falecidos. No total, dona ANTONIA possui 45 netos, 83 bisnetos e 41 tataranetos. A neta VANDERLIZE BLANK WILLMS explica que ao completar o centenário de dona ANTONIA, iniciou a montagem de uma árvore genealógica para contar a história da família. Através desta árvore, com auxílio de um aplicativo que possibilita encontrar mais parentes, foi possível identificar até a quinta geração da idosa. A árvore genealógica contempla nomes, datas e locais de nascimento, além de cidades de origem dos antepassados. Hoje dona ANTONIA está acamada, em função de questões físicas, e tem problemas de audição, mas está bem lúcida, fala os idiomas alemão e português, recorda dos fatos e lembra das pessoas.

Itapiranga tem baixa inadimplência com o IPTU. Município já arrecadou neste ano um milhão 374 mil reais com IPTU. Após o encerramento do prazo para parcelamento ou quitação do imposto, 14,38 por cento dos contribuintes são considerados inadimplentes. O valor que o município ainda tem para receber é de 280 mil reais. A diretora de tributos de Itapiranga, ANE ROHDEN, faz uma avaliação positiva do pagamento. Ela observa que estamos em um ano atípico e que teve alteração no prazo de vencimento devido a crise provocada pela pandemia. Salienta que o valor arrecadado é dos proprietários que efetuaram o pagamento em cota única ou fizeram parcelamento em até seis vezes no limite do prazo em 15 de junho. ANE ROHDEN lembra que o alvará de funcionamento também já venceu o prazo que concedia desconto, porém o pagamento pode ser feito até 15 de julho sem desconto.

De acordo com a diretora de tributos, os contribuintes procuram honrar com seus compromissos e também aproveitam os benefícios concedidos com descontos. ANE ROHDEN avalia que diante do cenário de pandemia Itapiranga registra bom índice contribuintes com pagamentos atualizados . ANE ROHDEN informa ainda que o setor de tributos não tem registros de fechamento de empresas em decorrência da pandemia. Destaca que é possível perceber o aumento no número de empreendedores que não efetuaram o pagamento no primeiro prazo estabelecido. A diretora alerta que os prazos são mantidos incluindo notificação a partir do início de agosto. ANE ROHDEN chama atenção que os contribuintes podem negociar para evitarem transtornos e aumento das dívidas com o município.

Câmara de Itapiranga economiza mais de 200 mil reais no primeiro semestre. São 38 mil reais da retenção do imposto de renda dos servidores e vereadores relativos ao primeiro semestre e mais 200 mil das economias feitas nestes seis meses. Também já foi pago 50 por cento do décimo terceiro salário dos funcionários do legislativo de Itapiranga. Conforme o presidente da câmara de vereadores de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA destaca que a principal economia ocorre com redução de viagens e cursos dos vereadores. Neste sentido ele diz que a pandemia contribuir para a redução de despesas. O presidente também cita controle rigoroso com outros gastos incluindo água, energia elétrica, informatização e material de expediente. A economia é superior a 50 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado. SIQUEIRA diz que o legislativo de Itapiranga já possui a disponibilidade de 238 mil reais para devolução ao governo municipal.

Salienta que não pode fazer indicação de onde o dinheiro deve ser aplicado, porém observa que são várias áreas essenciais, com destaque para a saúde. ALEXANDRE SIQUEIRA chama atenção também para a agilidade nos serviços da câmara neste ano. Três projetos do legislativo que ficaram pendentes do ano passado e que foram agilizados para análise e votação. Resta para ser votado na próxima sessão a redução do valor das diárias do. Informa que já foram 34 projetos de lei do executivo, sendo 30 já votados. Quatro deram entrada nesta semana e já serão avaliados na próxima sessão. SIQUEIRA relata ainda 22 pedidos de providências e nove pedidos de informação. Destaca que a celeridade é uma demonstração de boa vontade política. Ele afirma que é preciso respeitar os tramites legais, porém é possível agilizar os trabalhos, sem entraves burocráticos nos encaminhamentos dos projetos e análises.

ALEXANDRE SIQUEIRA diz que os vereadores precisam ser avaliados de forma individual. Ele cita que alguns parlamentares realizam trabalho de fiscalização de aplicação dos recursos públicos e também buscam verbas. SIQUEIRA destaca que já intermediou várias emendas de deputados incluindo recursos para pavimentação asfáltica e saúde. Ele relata aproximadamente um milhão de reais em recursos já confirmados e também em situação de encaminhamentos. SIQUEIRA diz que o ano é atípico e critica atraso em obras públicas. Entre os exemplos de lentidão, ALEXANDRE SIQUEIRA cita as pavimentações do acesso ao bairro Portal do Sol, bairro São Cristóvão em Santa Fé Alta e Avenida Uruguai com pouca movimentação de máquinas em uma grande obra e que já teve atraso no início.

Incêndio atinge residência no interior de Anchieta. Os bombeiros de Anchieta foram chamados por volta das 21 horas e 20 minutos desta quarta-feira para combater um incêndio na linha Café filho. As chamas atingiram uma residência de aproximadamente 85 metros quadrados de alvenaria. Entre combate e rescaldo foram gastos cerca 10 mil litros de água. A guarnição de Anchieta contou com apoio da Corpo de Bombeiros de Palma Sola. Segundo o proprietário, no momento do sinistro não havia ninguém no interior do imóvel. A Policia Militar de Anchieta esteve no local controlando o trânsito pois o incêndio foi nas proximidades da SC 161.

Polícia Civil recupera smarphone e investiga crimes de furto e receptação em Maravilha. O Setor de Investigação Criminal da delegacia de Maravilha recuperou um Xiaomi, avaliado em mil e 200 reais. O aparelho foi furtado em março de 2019, em uma praça da cidade, quando a vítima se distraiu e ocorreu o furto, sem suspeitos ou testemunhas. Este mês foi identificada a pessoa que estaria na posse do aparelho. Os policiais flagraram o suspeito com o telefone furtado, sendo conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. As investigações, em relação ao furto e a receptação do aparelho, continuam, a fim de identificar os autores da prática. A Polícia Civil alerta para aquisição de produtos ou bens sem devida nota fiscal, bem como, com preços muito abaixo do mercado. A pessoa que adquirir esse tipo de bem pode responder pelo crime de receptação.

Polícia Militar apreende veículo furtado carregado com vinhos argentinos. Foi no início da noite de ontem. Durante a Operação Hórus, em Dionísio Cerqueira, os policiais realizavam barreira na BR 163, quando três veículos fugiram em direção ao trevo da Idamar. Os Policiais realizaram acompanhamento dos carros que saíram da BR-163 e seguiram em direção ao interior de Barracão. Um dos veículos acabou colidindo contra um barranco e o condutor fugiu para um matagal. Foi verificado que o veículo estava carregado com vinhos de procedência argentina e sem os devidos despachos aduaneiros. O Volvo XC60 T5 de cor prata, emplacado no município de Londrina possuía alerta de furto em 15 de novembro do ano passado. O veículo e a mercadoria foram apreendidos e contabilizada em 107 caixas de vinho, totalizando 642 garrafas. O valor de mercado aproximado no Brasil é de 210 mil reais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.