ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 25/06/2019

-GOVERNO FEDERAL LIBERA O USO DE 42 NOVOS AGROTÓXICOS NO BRASIL
-TRF PERMITE VOLTA DE LOUREIRO AO CARGO DE PREFEITO DA CAPITAL
-FORMATURA DO CURSO DE CUIDADORES DE IDOSOS ACONTECE HOJE EM PRINCESA
-ONG ORGANIZA MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
-PALESTRA ABORDA MELHORAMENTO GENÉTICO E LEIS AMBIENTAIS AOS AGRICULTORES
-MUDANÇA DE TRECHOS DE RUAS PARA MÃO ÚNICA INICIA AMANHÃ
-ROTA DO MILHO COMEÇA OPERAR APÓS QUASE DOIS ANOS DE ESPERA
-PREFEITURA ARRECADA MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS COM COTA ÚNICA DO IPTU
-ACUSADO DE INTEGRAR FACÇÃO CRIMINOSA É PRESO ESCONDIDO EM SMOESTE
-PACIENTES FICAM GRAVEMENTE FERIDOS EM COLISÃO COM CARRO DE SAÚDE

O tempo está ensolarado na região. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta segunda-feira que as novas sanções aplicadas ao Irã vão ter como alvo o líder supremo do país, o aiatolá ALI KHAMENEI. TRUMP afirmou ainda que os Estados Unidos adorariam fazer um acordo com o Irã, mas que o país não vai permitir que os iranianos tenham armas nucleares. As novas sanções econômicas foram impostas dias após uma série de estranhamentos entre os dois países. TRUMP disse que o Irã deve dizer "não às armas nucleares e não ao apoio ao terrorismo".

O presidente do Irã, HASSAN ROHANI, acusou o governo dos Estados Unidos de mentir quando afirma que deseja negociar com Teerã, após o anúncio de sanções americanas contra o chefe da diplomacia iraniana, MOHAMAD ZARIF. O presidente também questionou a utilidade das sanções financeiras anunciadas na segunda-feira contra o guia supremo iraniano, o aiatolá ALI KHAMENEI. ROHANI disse que os Estados Unidos poderiam ter esperado um pouco para que o mundo analisasse se dizem a verdade ou mentem.

Um avião da Força Aérea da Rússia pousou nesta segunda-feira no aeroporto de Maiquetía, o maior da Venezuela. A informação é da agência Reuters. A Rússia reconhece NICOLÁS MADURO como presidente da Venezuela. Até o momento, porém, não há detalhes sobre os motivos do envio da aeronave militar. A numeração indica que se trata da mesma aeronave que pousou na Venezuela em março, o que deu início a troca de acusações entre Rússia e Estados Unidos. No início do mês, VLADIMIR PUTIN disse que quem apoia JUAN GUAIDÓ é louco.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta segunda-feira o trecho da medida provisória editada pelo presidente JAIR BOLSONARO que transferiu a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura. Com a decisão, a demarcação volta a ser responsabilidade da Funai, vinculada ao Ministério da Justiça. A decisão de Barroso é provisória e ainda terá de ser analisada definitivamente pelo STF. O ministro já pediu para o caso ser analisado com urgência.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal adiou nesta segunda-feira o julgamento de um novo pedido de liberdade do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. O habeas corpus do petista – que questiona a atuação e aponta a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado – estava na pauta do colegiado para ser apreciado nesta terça, porém, foi retirado e não tem data para voltar a ser julgado. O pedido foi apresentado pela defesa de LULA no ano passado, quando MORO aceitou o convite de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça.

O Ministério da Agricultura autorizou a utilização de 42 novos agrotóxicos no Brasil, ampliando o recorde de pesticidas liberados pelo governo federal neste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. Ao todo, a pasta liberou 239 novos produtos no país desde janeiro. Segundo o ministério, boa parte das substâncias segue fórmulas que já estão no mercado e a medida visa aumentar a concorrência. Na lista, há itens que já foram banidos pela União Europeia e vários definidos como "muito perigosos para o meio-ambiente" pelo próprio governo. O Greenpeace estima que 30 por cento dos agrotóxicos liberados desde janeiro já foram vetados no bloco europeu.

A Polícia Militar de Santa Catarina publicou um edital e abriu inscrições, nesta segunda-feira, para o preenchimento de mil vagas para soldados. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de julho pela internet. A taxa custa 180 reais. O salário pode chegar a quatro mil 845 reais. São 800 vagas para homens e 200 para mulheres. Os candidatos devem ter idade a partir de 18 e menos de 30 anos; estatura mínima de um metro e 60 para mulher e um e 65 para homem. É preciso ter nível superior em qualquer área do conhecimento, além dos demais requisitos previstos no edital. O prazo de validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira que três pessoas morreram e 20 contraíram doença meningocócica, um tipo de meningite bacteriana, neste ano no estado. Segundo o órgão, não há um surto de meningite. Morreram uma menina de 12 anos em 13 de junho, moradora de Imbituba; um bebê de 9 meses em 29 de abril, de Jaraguá do Sul; e uma jovem de 18 anos em 4 de abril, residente em Lages. As cidades de Blumenau, Itajaí, Lages e Itapema tiveram dois registros de doença em cada. Os outros casos foram em Balneário Camboriú, Bombinhas, Criciúma, Fraiburgo, Garopaba, Imbituba, Jaraguá do Sul, Navegantes, Palhoça, Porto União, São Francisco do Sul e Turvo.

O desembargador federal LEANDRO PAULSEN, do Tribunal Regional Federal, revogou nesta segunda-feira as medidas cautelares contra o prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO. A decisão permite a volta dele ao cargo de chefe do Executivo municipal. O prefeito chegou a ser preso no dia 18 de junho, durante a Operação Chabu, da Polícia Federal, que apura o vazamento de informações sigilosas de operações policiais. Outras seis pessoas foram presas temporariamente, sendo que todas já estão em liberdade. Em coletiva na noite desta segunda na prefeitura, LOUREIRO afirmou que ele não deveria ter sido detido. Ele disse que se sente absolvido e que vai voltar ainda melhor ao trabalho.

Administração de SJCedro programa atividades especiais para idosos durante o arraial. A diretora do centro dos idosos, ANDREIA LERMENN lembra que no sábado à tarde, antes mesmo da abertura oficial do evento, ocorre o matiné com brincadeiras e som ao vivo com uma banda contratada. O público alvo é a terceira idade e o convite é estendido para outros municípios vizinhos como forma de integração e de intercâmbio. Ela destaca que os dois grupos que se reúnem nas terças e nas quintas-feiras estão ensaiando apresentação de uma quadrilha junina junto com uma professora. Serão 15 casais envolvidos. A entrada no evento é gratuita.

Formatura do Curso de “Cuidador de Idosos e pessoas com Necessidades Especiais” acontece hoje. A formatura ocorre às 19 horas nas dependências do Cras, seguida de confraternização. A capacitação teve início no dia 12 de março deste ano, sob coordenação da empresa vencedora da licitação do curso. A carga horária foi de 44 horas presenciais, com 20 vagas ofertadas ao público interessado. A equipe de instrutores foi composta por psicólogo, assistente social, enfermeira, nutricionista e fisioterapeuta. O objetivo foi capacitar as pessoas para o exercício das atividades voltadas aos cuidados com idosos ou pessoas com necessidades especiais que receberam dicas e também suporte para a função.

Ong Voluntários Cedro Animal organiza mutirão para castração de animais domésticos. A integrante do grupo MARGONE PERONDI revela que o ônibus com a clínica móvel estará em SJCedro em agosto com três veterinários para castração de cães e gatos. Ela explica que a meta é de 60 a cem procedimentos diários. A voluntária revela que esta é a segunda vez que eles estarão no município devido a demanda de pedidos, já que não existe clínica local que faça a castração. No mês de dezembro foram 65 cirurgias. MARGONE comenta que o valor também é mais acessível por se tratar de um projeto social, já que no caso de SJCedro ainda existem custos de deslocamento para clínicas em SMOeste ou Dionísio Cerqueira hoje em dia. Existe em a possibilidade de castrar animais em situação de abandono para evitar o problema crescente da proliferação. Ela orienta que os interessados busquem contato com a ONG no Facebook repassando o contato, a idade do animal e a raça para inclusão na lista. O valor varia entre 150 e 200 reais. A orientação é que tanto os machos como as fêmeas sejam castradas a partir dos seis meses de vida.

Vereador reivindica programa municipal de controle de natalidade de animais. IRONI FEDRIZI foi procurado por integrantes da Ong Cedro Animal que também fizeram contato com outros parlamentares pedindo apoio para ações visando o controle na reprodução dos animais, principalmente abandonados. Uma ideia é buscar recursos repassados pelo judiciário. Ele justificou que o objetivo é evitar o aumento de casos de animais pelas ruas que representam um risco para saúde pública. Para ele, o problema também é social já que as pessoas que tem maior quantidade de animais são de baixa renda. Outra ideia é conscientizar as pessoas quanto à responsabilidade com os animais domésticos. Citou que atualmente as pessoas que se sentem incomodadas estão dando veneno, o que também é um crime previsto em Lei. O pedido foi aprovado pelos colegas e será encaminhado para prefeitura avaliar ações.

Palestra sobre e-Social e CAEP-F que aconteceria hoje em SJCedro é cancelada. Segundo o secretário de Agricultura, PEDRINHO CASARIN, o evento que estava previsto para essa tarde foi suspenso. Ele justifica que o cancelamento se dá em função da publicação de uma Portaria cujo teor determina que a Receita Federal não integra mais o núcleo de governança e-social. Segundo o secretário, novas tratativas devem ser feitas para viabilizar orientações aos agricultores. CASARIN recomenda ainda que as informações referentes ao e-social e ao CAEP-F sejam buscadas junto aos sindicatos, contadores, e à Secretaria de Agricultura. Ele destaca que o cadastro que trata sobre venda de produtos continua sendo obrigatório.

Melhoramento genético é tema de curso de capacitação para agricultores de Guarujá do Sul. Conforme o secretário da pasta, JULIO DELLA FLORA também estava prevista para hoje uma palestra sobre o CAEPF com a receita federal direcionada aos produtores e aos jovens que participam do curso sobre a sucessão familiar. Como a abordagem foi cancelada pela receita federal de última hora, a administração intermediou outro tema e profissional para manter e etapa. O veterinário da Epagri JAIME PRESTES esteve nesta manhã falando sobre melhoramento genético do rebanho leiteiro através das raças que mais se adaptam na região, os cursos, o trabalho a longo prazo feito com a inseminação artificial e demais dicas. Em seguida o gerente regional do IMA ANDERSON STAUB falou sobre licenciamento e legislação ambiental, já que havia uma série de dúvidas dos agricultores.

Produção de silagem da safrinha está concluída em Princesa. A informação é do secretário da Agricultura RUDI KOBER. De acordo com ele, as últimas solicitações foram atendidas na semana que passou. Os números finais da safrinha da silagem ainda não foram computados, porém, revela que a qualidade do produto foi comprometida, especialmente pelas intensas chuvas durante a formação das lavouras. De acordo com KOBER, o momento da colheita também foi castigado pelo tempo instável, com lavouras encharcadas, inviabilizando que o maquinário da agricultura ou terceirizados desenvolvessem o serviço no ponto correto do milho.

População denuncia descarte irregular de lâmpadas em Guaraciaba. O caso ocorreu na entrada da Linha Cordilheira e foi denunciado aos vereadores e administração por moradores próximos. O vereador IRINEU ARNT esteve no local e afirmou que o volume é grande e a preocupação está na degradação ambiental gerada. Ele afirmou que a questão foi levada para prefeitura e órgãos ambientais, além do Ministério Público com objetivo de identificar a punir os responsáveis. Citou ainda outros produtos depositados na Linha Santa Bárbara, como entulhos e plásticos. Lembra que as empresas que vendem as lâmpadas tem obrigação de manter pontos de recolha.

Prefeitura de Palma Sola Disponibiliza Carta de Serviços para População. A iniciativa busca dar maior transparência aos serviços públicos oferecidos, aumentar a eficácia e efetividade dos atendimentos e simplificar a procura por informações pelos usuários sobre as datas, por exemplo. Segundo a responsável pelo controle interno, SUELEN SOLIGO, a partir de então, de forma fácil e dinâmica, a comunidade poderá encontrar o serviço de seu interesse, a sua descrição e finalidade, as formas de acesso disponíveis, previsão do prazo para prestação, requisitos e documentos exigidos, endereços e horários de atendimento, além de taxas cobradas, caso haja. Ela percebe que as pessoas não sabem lidar com tanta burocracia e acabam “perdendo” a viagem em várias situações. A ideia é que eles consigam se organizar melhor nas solicitações. Em seguida o sistema será ampliado para impressão de guias e atendimento online.

Administração de SJCedro alerta motorista para mudanças no trânsito que começam nesta semana. Conforme o setor de urbanismo, a partir das 22 horas de hoje a Rua Jorge Lacerda no trajeto da rotatória do Banco do Brasil até a rotatória próximo a Prefeitura, e a Rua João XXIII em frente ao Posto de Saúde Central estarão recebendo toda a sinalização de mão única. A partir da conclusão, a nova sinalização já estará valendo nesta quarta-feira. Em frente à prefeitura o trajeto será somente no sentido Prefeitura ao Banco do Brasil. Já na outra via, o tráfego de veículos será sentido Centro dos Idosos/Posto de Saúde.

Rota do Milho começa operar nesta semana após quase dois anos de espera. A Balsa que vai fazer a travessia entre o Porto Piray na Argentina e Carlos Antônio Lopes no Paraguai, para a chegada do milho no Extremo Oeste chegou no porto. De acordo com o coordenador adjunto da Faixa de Fronteira, FLÁVIO BERTÉ como era programado, um ato solene marcou a chegada da balsa que trará desenvolvimento e facilitará a travessia pelo Rio Paraná. De acordo com ele, o milho será produzido nas lavouras de Itapúa e Alto Paraná no Paraguai, passando pela Argentina, chegando a Dionísio Cerqueira. São cerca de 135 quilômetros entre o Porto Piray e Dionísio. Ele explica que a região Oeste necessita de cerca de quatro milhões de toneladas de milho para granjas de suínos, aves e bovinos. A previsão é que no máximo 90 dias possa estar tudo organizado entre despachos aduaneiros, adaptações nos portos para a passagem do primeiro caminhão de milho.

Os custos da tonelada de milho aqui na região ainda estão sendo calculados. Segundo FLÁVIO BERTÉ o sonho está saindo do papel com esforços das autoridades e empresários, os Governos do Brasil, Argentina, Paraguai, e dos Estados de Santa Catarina, Missiones e Itapúa, os Deputados da Alesc e da Câmara Federal, os Ministérios do Brasil, da Argentina, e do Paraguai, as Organizações Cooperativistas e o Sebrae. A Balsa da Rota do Milho tem dimensões de 50 metros de comprimento por 10 metros de largura. A capacidade de carga é de 300 toneladas. Ela tem quase o dobro do tamanho da que faz a travessia em Itapiranga, na qual tem capacidade de 170 toneladas. Está sendo preparada mais uma balsa para a Rota do Milho com capacidade de 700 toneladas.

Procon de SJCedro tem trabalhado para intermediar conflitos entre consumidores e empresários. A coordenadora do órgão recém fundado, ELAINE SCHOFFEN percebe que devido a novidade há comerciantes apreensivos com o serviço. No entanto, ela lembra que a função não é punir o comércio e sim priorizar pela conciliação. Percebe que muitas vezes apenas um telefonema é suficiente para resolver o conflito. A coordenadora comenta que são feitas ligações para solicitar esclarecimentos sobre determinada compra, valores, garantia e outras questões da negociação, para que então o Procon possa avaliar o caso individual e tomar as medidas pertinentes. ELAINE sugeriu que a AciscCDL encaminhe cartas informativas aos estabelecimentos para explicar que o serviço não está instalado na comarca para punir ou gerar intrigas, mas para resolver os conflitos, prestar informações e intermediar essa negociação justamente para evitar que o caso seja levado param justiça. Lembra que tanto o cliente como o empresário tem deveres e direitos assegurados na legislação.

Nem todo produto comprado pode ser devolvido ou trocado. Conforme a coordenadora do Procon em SJCedro ELAINE SCHOFFEN existem algumas práticas comuns de municípios menores, porém, que não são amparadas em Lei, uma delas é o “condicional”. Ela destaca que são comodidades que os comerciantes oferecem para clientes em forma de confiança para que tenham facilidade maior em provar ou analisar a mercadoria em casa. Cita ainda a questão do “direito de arrependimento” que só é aplicada para compras fora do estabelecimento fixo, como por exemplo, as feitas pela internet ou por catálogos, nas quais o consumidor não teve acesso ou visualizou o produto antes. Nessas situações está previsto prazo de até sete dias para devolução ou troca. Lembra que as caixas ou embalagens não podem ser violadas para garantia desse direito. ELAINE menciona também outra dúvida frequente sobre os produtos adquiridos em promoções e com defeitos. Nesse caso, independente do valor mais barato, o problema deve ser resolvido com assistência ou troca.

Cota única e primeira parcela do IPTU geram arrecadação superior a um milhão de reais em SJCedro. A secretária da fazenda, VERA COSTA lembra que neste mês venceu a parcela única que tem dez por cento de desconto e por isso muitos contribuintes optam por essa modalidade. Dos 5 mil e 400 carnês impressos, 3.997 já quitaram o débito. Outros 1.403 escolheram pagar em seis prestações. A estimativa total é arrecadar um milhão 566 mil reais com o imposto. Desse valor, aproximadamente um milhão e 20 mil já estão em conta. O percentual de pagamentos já concretizados corresponde a 65 por cento. VERA lembra que ainda existem guias que precisam ser retiradas da prefeitura. Outra opção para quem não conseguiu pagar é atualizar a data da parcela para evitar as multas e o juro.

Polícia Civil recupera celulares furtados em Guaraciaba. Um deles havia sido furtado no ano de 2017 em São Miguel do Oeste, tendo sido encontrado na cidade de Guaraciaba. Já o segundo aparelho havia sido levado uma residência no interior do município em janeiro deste ano, tendo sido recuperado na posse de uma pessoa em São Miguel do Oeste. O segundo aparelho tinha sido furtado quando a vítima havia saído de casa. Ao retornar, em menos de 45 minutos, observou o arrombamento na casa e o furto do equipamento. Os produtos serão restituídos às vítimas.

Número de mortes no trânsito durante feriado de Corpus Christi reduz 42% nas rodovias estaduais. A operação iniciou na quarta-feira passada e se estendeu até as oito horas da manhã de ontem. Conforme o comandante da Polícia Militar Rodoviária, major EVANDRO VIEIRA, nesse período foi intensificada a fiscalização e o patrulhamento de trânsito, e a avaliação é que a operação ocorreu de forma tranquila. Na abrangência dos três postos rodoviários de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus, foram abordados cerca de 500 veículos, realizadas duas prisões em flagrante por embriaguez em São Lourenço do Oeste e SMOeste, foram recolhidas quatro CNHs, foram emitidas 136 autuações de trânsito para 99 veículos, 11 veículos foram removidos por irregularidades e 35 barreiras policiais foram realizadas. Em relação aos acidente foram dez, sendo seis com vítimas feridas e um acidente com morte na SC 480 em Chapecó. No local, um motociclista, de 21 anos, morreu na última sexta-feira ao colidir sua moto contra um caminhão.

A Polícia Militar de SMOeste prendeu um homem suspeito de descumprir medidas protetivas impostas pela justiça a favor da ex-mulher dele. Segundo a PM, o home foi até a casa da ex-mulher, na rua Cristóvão Colombo e ameaçou colocar fogo residência. Ele também ameaçou de morte a ex-mulher, a filha e o namorado da filha. O homem estava rondando o local na noite de sábado e a PM foi chamada. A guarnição foi chamada e prendeu o suspeito que foi levado para a delegacia de polícia.

PM fica ferido durante ocorrência envolvendo adolescentes que furtaram em residência de SMOeste. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto em residência no Bairro Salete. A guarnição foi acionada para se deslocar até o endereço onde a proprietária recebeu aviso no celular que havia disparado o alarme da residência e foi até o local onde encontrou uma janela aberta e percebeu que possivelmente estavam tentando levar a televisão. Foram furtadas duas câmeras de segurança. Pelas imagens recuperadas foi possível ver as vestes dos autores e, segundo informações de uma testemunha, os criminosos haviam entrado em um matagal. A guarnição saiu em busca dos autores pelo mato e recebeu diversas informações da comunidade. Três adolescentes foram localizados nas proximidades da Vila Basso, porém, não foram encontrados com eles os objetos do furto, somente uma adaga com 30 centímetros. Os suspeitos confirmaram que as câmeras foram jogadas no mato atrás da moradia. O Conselho Tutelar também foi acionado. Um dos menores tentou agredir o tio, que estava no local e a guarnição teve que intervir, restando lesões no menor e no policial que impediu a agressão.

Polícia Militar prende foragido em São Miguel do Oeste. A ação foi na tarde de ontem no bairro São Gotardo. Segundo a PM, o jovem já tem várias passagens pela polícia, inclusive por tráfico de drogas e não reside no município. Ele foi pego escondido na casa de parentes. Desde domingo, a PM estava atrás do suspeito e agora ele foi capturado, sem esboçar nenhuma reação na hora da prisão. Além disso, o criminoso estava com mandado de prisão em aberto por integrar organização criminosa. No momento em que a nossa reportagem estava acompanhando a ocorrência, os parentes do detido chegaram e foram surpreendidos pela polícia. Ninguém foi detido, porém o Fiat Uno foi recolhido por estar com o licenciamento vencido e pelo condutor não ter CNH. Na residência onde o homem foi preso, havia duas crianças. O conselho tutelar foi chamado para dar os demais encaminhamentos.

Acidente com veículo da saúde deixa duas pessoas gravemente feridas no acesso a Palma Sola. O acidente ocorreu por volta das 19 horas de ontem na BR 280, no trevo de entroncamento entre Flor da Serra do Sul e Palma Sola. No local houve uma colisão envolvendo um Onix da Secretaria de Saúde de Flor e um caminhão de Palma Sola. Como consequência do acidente os dois ocupantes do automóvel ficaram feridos. Segundo os socorristas, MAURÍLIO COMIOTTO de 56 anos, que era o motorista da saúde queixava-se de dores no tórax e no joelho direito, apresentando sinais de hemorragia interna. A segunda vítima, LOICE PERON, de 49 anos, apresentava um corte profundo na cabeça e traumatismo craniano, além de escoriações no tórax. Ela foi transferida para o hospital de Francisco Beltrão, em estado grave, com suspeita de embolia pulmonar. A paciente havia sido transportada até Francisco Beltrão para realizar exames, e no momento do acidente estava sendo conduzida para casa na linha Tatetos. O caminhoneiro GILBERTO LEITE de 35 anos não se feriu e prestou socorro às vítimas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.