ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-05-2019 Sábado

-GOVERNO ESTUDA ALUGUEL SOCIAL PARA O MINHA CASA MINHA VIDA

-SANTA CATARINA FECHA ABRIL COM SEIS MIL E 400 NOVAS VAGAS DE EMPREGO

-DESCANSO COMPRA TRÊS NOVOS VEÍCULOS PARA A SECRETARIA DE SAÚDE

-EXTENSIONISTA CHAMA ATENÇÃO PARA CONQUISTAS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA

-PONTOS PÚBLICOS DE SANTA HELENA IRÃO RECEBER BIBLIOTECAS LIVRES PARA INCENTIVAR A LEITURA

-COMISSÃO ORGANIZADORA ANUNCIA ATRAÇÕES DA FEIRA FAIC DE SETEMBRO

-PM ABORDA CARRO E ENCONTRA DROGAS COM DOIS OCUPANTES

-OPERAÇÃO ÁGATA RESULTA EM PRISÕES NA REGIÃO

-NETO QUE MATOU AVÔ É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


Mesmo antes da renúncia de THERESA MAY, políticos conservadores já se movimentavam nos bastidores e mesmo em público para estarem prontos para a corrida para a liderança do partido. A escolha deve começar no dia 10 de junho, e ela acontece em fases. A primeira é dentro do Parlamento. O cenário mais provável é que haja mais de dois candidatos e, nesse caso, os parlamentares votam entre eles até que haja só dois nomes. A escolha final então é feita por todos os filiados ao Partido Conservador que são cerca de 120 mil.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta sexta-feira que enviará cerca de mil e 500 soldados americanos para o Oriente Médio em meio a tensões com o Irã. O presidente disse que o gesto é, principalmente, uma medida de proteção. Ele confirmou que o país vai enviar um número relativamente pequeno de tropas, a maioria protetoras. O Pentágono afirmou que as forças não irão para o Iraque ou a Síria.


Mais de 20 detentos morreram em um confronto em uma cadeia em Acarigua, região central da Venezuela nesta sexta-feira. O regime venezuelano chamou o incidente de tentativa frustrada de fuga. Entretanto, grupos de direitos humanos afirmaram que houve um massacre. Ao menos 19 policiais ficaram feridos. Segundo o secretário de Segurança local, OSCAR VALERO, 355 pessoas estavam detidas na prisão. No entanto, de acordo com a agência France Presse, havia 600 detentos no local com capacidade para apenas 60.



O governo federal estuda implantar um "aluguel social", com tarifa acessível, para beneficiários do Minha Casa Minha Vida, afirmou nesta sexta-feira o ministro do Desenvolvimento Regional, GUSTAVO CANUTO. O aluguel social é uma modalidade na qual o governo paga para uma família manter um imóvel por um período determinado. Prefeituras e governos estaduais mantêm programas do tipo no país atualmente. Pelas regras de hoje, os beneficiários do Minha Casa Minha Vida compram o apartamento por meio de financiamento, com subsídio de até 90 por cento por parte do governo federal.


O juiz MARCUS VINICIUS BASTOS, da 12ª Vara Federal em Brasília, recebeu parcialmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal e tornou réus, entre outros, o ex-ministro da Fazenda GUIDO MANTEGA e o ex-presidente do BNDES, LUCIANO COUTINHO. Os dois são acusados de terem autorizado empréstimos supostamente irregulares que superam oito bilhões do BNDES para o frigorífico JBS, uma das empresas dos empresários JOESLEY e WESLEY BATISTA. MANTEGA vai responder por formação de quadrilha, corrupção passiva, gestão fraudulenta de instituição financeira e práticas contra o sistema financeiro nacional. COUTINHO responderá por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e práticas contra o sistema financeiro.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira no Recife que ninguém é obrigado a continuar como ministro, em referência à declaração do ministro da Economia, PAULO GUEDES, sobre a possibilidade de saída do ministério se não for aprovada a reforma da Previdência pretendida pelo governo. Em entrevista à revista "Veja", GUEDES afirmou que vai "embora para casa" se perceber que a reforma não será aprovada. No final do dia, em uma rede social, o presidente mudou o tom e afirmou que o "casamento" dele com PAULO GUEDES "segue mais forte que nunca".


O Feirão do Imposto 2019 termina neste sábado em 62 cidades catarinenses. Na programação, os participantes podem conferir palestras, intervenções urbanas e venda de produtos com o valor dos impostos subsidiados. De acordo com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, o tema do feirão deste ano "Menos é Mais" prevê a conscientização sobre a elevada carga tributária dos produtos em transação comercial no país. O Feirão do Imposto é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor em Santa Catarina, e dos Núcleos de Jovens empreendedores das associações empresariais dos municípios catarinenses.


Neste sábado, Santa Catarina comemora 12 anos da certificação internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. Em 2019, o estado completa 26 anos da última vacinação contra a doença. O último foco de febre aftosa em Santa Catarina aconteceu em 1993 e a partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a doença. Após o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Anima, o estado se tornou o maior produtor de suínos do Brasil, o segundo maior produtor de aves e o quarto maior produtor de leite. Hoje, o agronegócio é responsável por 63 por cento das exportações catarinenses em 2019.


Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que o estado de Santa Catarina teve saldo positivo na geração de empregos em abril. No período, foram abertos seis mil 415 novos postos de trabalho. O número representa uma variação positiva de zero vírgula 31 por cento em relação ao estoque do mês anterior. Em abril, a geração de empregos na economia catarinense foi impulsionada pelos setores de Serviços, com a abertura de três mil novos postos, Indústria de Transformação com duas mil vagas e Construção Civil com mil e 600 postos de trabalho de saldo positivo.


-DESCANSO COMPRA TRÊS NOVOS VEÍCULOS PARA A SECRETARIA DE SAÚDE

-EXTENSIONISTA CHAMA ATENÇÃO PARA CONQUISTAS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA

-PONTOS PÚBLICOS DE SANTA HELENA IRÃO RECEBER BIBLIOTECAS LIVRES PARA INCENTIVAR A LEITURA

-COMISSÃO ORGANIZADORA ANUNCIA ATRAÇÕES DA FEIRA FAIC DE SETEMBRO


O MDB vai promover em junho a convenção estadual do partido. O encontro está marcado para o dia primeiro de junho e serve para escolha dos novos membros do diretório estadual. A nova executiva vai eleger o próximo presidente da sigla. O deputado federal CELSO MALDANER é candidato ao cargo e está percorrendo o estado. Ele está fazendo contatos com os diretórios municipais e buscando apoio para a eleição. O senador DÁRIO BERGER também colocou o nome à disposição. Em um primeiro momento, BERGER disse que só se envolveria se houve um consenso, mas agora admitiu entrar na disputa. MALDANER afirmou que o MDB está sem pai e sem mãe desde o ano passado. Explicou que o presidente da sigla, MAURO MARIANI anunciou que o senador DARIO seria o seu sucessor. O deputado explicou que para evitar que partido repetisse o que aconteceu no diretório nacional, onde a cúpula manda, ele resolveu colocar o time em campo. MALDANER disse que conversou com as bases e se reuniu na última semana com o senador tentando um consenso.


O MDB precisa de uma renovação, especialmente no diretório nacional. A posição é do deputado federal CELSO MALDANER. Ele explicou que o MDB de Santa Catarina é motivo de orgulho, mas o partido nacional tem uma banda podre, envolvida em corrupção. MALDANER disse que pretende conduzir a sigla nas eleições municipais do ano que vem. O deputado comentou que a meta é lançar o maior número possível de candidatos a prefeitos. Ele acredita que a eleição para governador, onde o MDB sequer foi para o segundo turno, não deve impactar no pleito municipal. CELSO pretende fortalecer a sigla nas bases para enfrentar a eleição municipal de 2020. Ele afirmou que vai defender, por exemplo, a ampliação das candidaturas femininas. Também quer montar coordenações regionais para facilitar a organização do partido e o apoio aos municípios no pleito do ano que vem. O parlamentar comentou que o MDB não é uma onda e tem história em Santa Catarina. Por isso, o partido terá candidatos a prefeito onde for possível, inclusive em SMOeste.


IECLB de Iporã do Oeste promove tradicional festa da comunidade neste domingo. O evento é realizado anualmente no último domingo do mês de maio. Conforme o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, ADELAR APPELT, a programação inicia com culto, às nove horas, e segue durante o dia com os festejos. A integrante da diretoria e presidente da comunidade evangélica, LÉLIA HORST destaca que as fichas de almoço ainda podem ser adquiridas ao valor de 22 reais no mercado Avenida, na AM Enxovais e no salão da Ivanice em frente a Cooper A1. Ela lembra que durante o dia haverá atrações para as crianças com brinquedos e jogos aos jovens, tenda de bordados, além de matine a tarde. O almoço será à base de churrasco, com diversos acompanhamentos e chopp. A expectativa é que a exemplo de anos anteriores cerca de 450 almoços sejam servidos.


Epagri de Tunápolis promove reunião com demonstração de métodos em pastagens perenes de verão. O evento será realizado na propriedade de TARCISIO e ISOLDE BECKER em linha Pitangueira na segunda-feira, dia 27, das 13 horas e 30 minutos até ás 16 horas e 30 minutos. Conforme o extensionista, TIAGO CARVALHO, o objetivo é orientar os agricultores em relação à sobre semeadura de pastagem, de forma manual, ou plantio direto com plantadeira. Ele comenta que estes são os métodos mais utilizados nas propriedades, e geram dúvidas aos agricultores. O extensionista comenta que no encontro da próxima semana serão feitas as duas formas de semeadura, e no dia seis de novembro, na mesma propriedade, será realizado um novo encontro de avaliação das duas áreas semeadas.


Associação de artesanato Novo Amanhã participa de capacitação sobre marketing digital para microempreendedores individuais. Conforme a presidente da associação, ITAMARA BAGATINI, o treinamento surgiu por demanda apontada pelos próprios associados. O curso, realizado nesta sexta-feira, foi ministrado por profissional do Sebrae de SMOeste e foi aberto a profissionais de toda região. ITAMARA considera que saber usar as ferramentas digitais é importante para o artesão divulgar, valorizar e vender os produtos. A associação foi fundada em maio de 2016, e conta com 21 associados. O artesanato é comercializado na parte térrea do prédio da prefeitura. Para manter a entidade, 10% das vendas de cada produto confeccionado pelos artesãos fica para a associação. ITAMARA cita a participação dos associados em vários eventos regionais, a exemplo da Festa da Fruta em junho no município de Mondaí e a feira FAIC em Iporã do Oeste no mês de setembro.


Prefeitura de Descanso compra três novos veículos para a secretaria de saúde. Com recursos da união, estado e próprios do município, uma das aquisições foi a Pick-up, cabine dupla, com capacidade para quatro lugares, no valor de 65 mil e 200 reais. Os outros dois são duas Spin, 1.8, capacidade para sete lugares, totalizando 165 mil de investimentos.


O prefeito SADI BONAMIGO destaca que desde o início da gestão já são cinco novos veículos somente para atender a demanda da saúde pública. Conforme o secretário, CLEBER RECH, a Pick-up atenderá os serviços da Vigilância Epidemiológica, e as duas Spin ficarão à disposição das equipes da Estratégia Saúde da Família e também no transporte de pacientes para exames, consultas e tratamento em outras cidades.


Comunidade de Pirapó promove qüinquagésima sexta festa do Caravaggio neste domingo. O dia de Nossa Senhora do Caravaggio é celebrado em 26 de maio, este ano no domingo. Conforme um dos organizadores da festa, e morador da comunidade há mais de 40 anos, OSMAR NEPOMOCENO, a programação inicia às oito horas, no cemitério evangélico de Cabeceira, onde começa a procissão. Os féis seguem a caminhada até a comunidade, onde ocorre a missa na área externa em frente ao santuário, a partir das dez horas, com transmissão da Rádio Oeste. JULIANO NEPOMOCENO, também integrante da organização da festa, explica que as fichas de almoço podem ser adquiridas ao valor de 20 reais na Cooper A1 e Constru Hauss. Na hora o valor será de 25 reais. O cardápio será churrasco, com venda de carne em quilo ou bife, com saladas, demais acompanhamentos e chopp. A tarde haverá matiné e sorteio da ação entre amigos.


Extensionista chama atenção para as conquistas e desafios da produção orgânica. Todos os anos o ministério da agricultura promove a campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida”. Na décima quinta edição o tema é “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. Um dos principais objetivos é informar o consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico e estimular que ele participe no controle da qualidade orgânica. Conforme o extensionista de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, a produção sustentável, aliada a permanência das famílias no campo, é uma das premissas centrais da Epagri. O extensionista explica que somente neste ano quase 200 novos tipos de agrotóxicos foram liberados para uso na agricultura convencional, muitos deles inclusive proibidos na União Européia, mas liberados no Brasil. FRIZZO afirma que é uma questão preocupante tendo em vista os impactos que causa ao meio ambiente e a própria saúde humana.


O desafio, na avaliação do extensionista, é migrar do sistema convencional para a produção sustentável e produzir de forma orgânica em meio a tanto agrotóxico usado nas lavouras. ZOLMIR FRIZZO ressalta que o agricultor que tem interesse em uma produção mais sustentável deve fazer as mudanças na sua propriedade de forma gradativa e conforme os recursos que tiver disponíveis. Ele lembra que o mercado consumidor tem anseio por produtos cada vez mais orgânicos, o que é uma tendência nacional e mundial. O extensionista considera que além de melhorar a qualidade de vida, o produtor também tem que se preocupar com uma atividade que lhe gere renda. Na nossa região, o extensionista destaca que a venda é feita em feiras ou de casa em casa, em que o ponto positivo é a aproximação do produtor com o consumir. Em Descanso a feira é realizada todas as sextas-feiras a tarde, na casa do agricultor.


A campanha nacional deste ano também objetiva estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE. O extensionista ZOLMIR FRIZZO considera que o programa teve um avanço significativo no município de Descanso. A compra mínima de produtos da agricultura familiar para as escolas é de 30%, mas pode chegar a 100% da merenda escolar. Para o extensionista, além do incentivo dos órgãos públicos, é preciso motivar os agricultores a adotarem cada vez mais uma produção mais sustentável e pensarem também em agregar sua renda com isso. Para ser considerado orgânico e obter autorização para comercialização, o produto precisa da certificação do ministério da agricultura, o que para o profissional da Epagri, é um processo burocrático que acaba dificultando o trabalho.


Pontos públicos de Santa Helena irão receber bibliotecas livres para incentivar a leitura. Conforme a diretora da escola municipal Cinderela, ILONI MANFROI, o projeto iniciou no educandário, mas será ampliado para toda comunidade devido à importância que a leitura representa aos estudantes, e seus familiares. A diretora enfatiza que um dos objetivos das bibliotecas livres é ampliar o número de leitores, e incentivar os alunos a fazerem leituras não apenas na escola, mas também em outros espaços e em conjunto com seus familiares. Na semana passada, durante a abertura do projeto, esteve no município o ônibus da leitura, que é uma biblioteca ambulante. O professor FELIPE também realizou a contação de histórias e brincadeiras para incentivar a leitura.


O material onde os livros ficarão expostos, em pontos públicos, foi adquirido em parceria com o comércio da cidade. A diretora da escola Cinderela comenta que a direção fez contato com os comerciantes para solicitar a parceria, tendo em vista que o educandário não disponibiliza dos recursos para a aquisição. As estantes adquiridas estão sendo identificadas de acordo com o projeto, e depois serão disponibilizadas em diversos espaços a partir da próxima semana. Na praça uma geladeira será adaptada para conservar os livros. E as estantes serão colocadas no posto de saúde, no centro de idosos e na recepção da prefeitura. ILONI MANFROI lembra que para incrementar o projeto, a escola promoveu uma campanha de doação de livros, que teve uma contribuição significativa das famílias. Hoje à tarde, no Erech, a escola Cinderela promove o dia da família na escola, com a promoção de várias atividades integrando familiares, alunos e profissionais.


Comissão organizadora anuncia atrações da feira FAIC. O anúncio dos shows da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste foi feito durante o lançamento oficial da FAIC 2019 "Uma feira incomparável", na noite desta sexta-feira. A Rádio Oeste transmitiu o evento. Toda programação será realizada de 5 a 8 de setembro. Durante o evento de lançamento foram anunciadas as atrações para os quatro dias de feira. Na abertura, dia 05, uma quinta-feira, a apresentação será de Barranca Nativa. No dia 06, as atrações serão a dupla Felipe e Fernando, Banda Mercosul e show nacional com a dupla João Bosco e Vinicius. Já no sábado, se apresentam o cantor Gabriel Costa, a banda Porto do Som e haverá show nacional com a dupla Henrique e Diego. E no domingo, 08, último dia de feira, a animação será do Musical JM e Rogério Magrão e Banda.


A novidade na edição da FAIC deste ano é a realização dos shows na área externa do parque e não no ginásio, como ocorria nos anos anteriores. A venda de ingressos para os shows, que foram terceirizados, deve ocorrer a partir de julho. A Comissão Central Organizadora da feira também divulgou fotos que ilustram como será projetado o parque da feira e foi disponibilizado material de divulgação. O parque da FAIC já está recebendo diversos investimentos. Na edição deste ano a prefeitura terceirizou a feira com a contratação de empresas através de licitação. Conforme o presidente da CCO, o vice-prefeito ALEXANDRE RUSCHEINSKY, os espaços para exposição serão ampliados, bem como a praça de alimentação. Empresas interessadas em expor já podem procurar a CCO. Nos próximos dias a programação completa da feira será divulgada. Fotos do lançamento podem ser conferidas no Portal Peperi.


-PM ABORDA CARRO E ENCONTRA DROGAS COM DOIS OCUPANTES

-OPERAÇÃO ÁGATA RESULTA EM PRISÕES NA REGIÃO

-NETO QUE MATOU AVÔ É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO


Argentino é preso com 60 mil dólares escondidos no corpo em Guaraciaba. O flagrante ocorreu durante ações da Operação Ágata na BR 163. O suspeito, de nacionalidade argentina, viajava na companhia da esposa em um ônibus de transporte coletivo que fazia a Linha Dionísio Cerqueira a Florianópolis. Ele possuía junto ao corpo diversos maços de dólares em espécie e foi detido sob suspeita de evasão de divisas. Ele foi encaminhado à Receita Federal de Dionísio Cerqueira para prestar esclarecimentos. O dinheiro foi apreendido para verificação de sua procedência. O casal alegou ter vendido uma propriedade que possuíam em Buenos Aires, na Argentina, e levariam o dinheiro até Florianópolis para investimentos, onde já possuem residência. A versão será verificada, e, se confirmada à procedência legal, o valor será restituído aos proprietários.


Identificada vítima de atropelamento na BR 282 em Maravilha. ANILTON FELIX, de 48 anos, foi vítima de atropelamento na rodovia ontem pela manhã, próximo à Realce Fogões. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente foi por volta das seis horas desta sexta-feira e o trânsito ficou bloqueado nos dois sentidos. O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores da região, porém ao chegar no local a vítima já estava sem sinais vitais, com ferimentos graves na cabeça e severa perda da massa encefálica. FELIX residia no bairro Kasper de Maravilha.Os bombeiros conversaram com moradores locais e concluíram que possivelmente o homem estava caminhando na rodovia quando foi atropelado. Ainda não há informações do motorista que atropelou o homem. A PRF, Polícia Militar e IML foram acionados.


Jovem fica ferido em queda de motocicleta em Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 20 minutos de ontem na Rua Primeiro de Maio. A guarnição dos bombeiros socorreu uma vítima de queda de moto Biz. Foi atendido um jovem de 21 anos que apresentava escoriações pelo corpo. Após atendimento o motociclista foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Na noite de ontem os bombeiros também prestaram apoio a Operação Ágata realizada no Porto da Barca, em Itapiranga. O trabalho foi realizado das 19 horas às 23 horas não registrou irregularidade.


PMR apreende drogas e arma e prende dois motoristas na SC 157. Por volta das 11 horas de ontem, na SC 157, em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária, ao realizar fiscalização de transito, abordou um veículo Gol de Pato Branco, PR, conduzido por um homem de 31 anos. Com o motorista a polícia encontrou 834 gramas de maconha. Ele foi preso em flagrante e a droga apreendida. Durante a tarde, próximo às 16 horas, a guarnição de São Lourenço do Oeste abordou uma caminhonete Hilux, de Mangueirinha, PR, conduzida por um homem de 56 anos. Com o motorista a polícia encontrou um Revolver marca TAURUS, calibre 38 e municiado com seis munições intactas. O homem foi preso e a arma foi apreendida.


Polícia apreende quase 50 quilos de maconha em São Miguel do Oeste. Por volta das 18 horas de quinta-feira, a Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, em apoio à Operação Ágata que está sendo realizada pelo Exército Brasileiro, abordou em São Miguel do Oeste uma picape. Durante fiscalização foram encontrados 48 quilos de maconha. Conforme o motorista, o veículo vinha de Toledo/PR com destino a Passo Fundo/RS. A Operação Ágata/Fronteira Sul faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras do Governo Federal, tendo por objetivo coibir crimes como tráfico de armas e munições, narcotráfico, contrabando, descaminho e crimes ambientais na faixa de fronteira do Brasil.


Tombamento de caminhão causa bloqueio na BR 163. O acidente ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira, entre São José do Cedro e Guaraciaba. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, um caminhão Volkswagen 17.300 com placas de São Miguel do Oeste estava carregado com milho, caiu em uma sarjeta e acabou tombando. A PRF foi acionada para o controle do trânsito já que o trecho foi liberado apenas por volta do meio dia quando um guincho fez a remoção do caminhão. A carga ficou caída sobre a rodovia e na margem.


Colisão traseira deixa duas pessoas feridas em São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu no final da manhã de ontem na Marcílio Dias, bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. Segundo o condutor da Montana, o Fox da Autoescola São Miguel parou bruscamente e não foi possível evitar a colisão. Com o impacto, a aluna e o instrutor tiveram lesões nas costas e precisaram de atendimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou as vítimas ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi chamada, fez os levantamentos e controlou o trânsito. Ainda no final da tarde de ontem foi registrada uma colisão lateral de um Uno da clínica veterinária Basso e um Ônibus com placas do Paraná. A condutora do veículo seguia sentido a rua Getúlio Vargas, com a rua Barão do Triunfo, quando foi surpreendida pelo coletivo. A passageira do Uno foi socorrida e encaminhada ao hospital regional com um corte no braço direito.


Duas pessoas são presas em SMOeste durante a operação Ágata. A Polícia Civil, de SMOeste, prendeu, na tarde de ontem, dois homens, de 20 e 21 anos, residentes no município. Eles são investigados por homicídio tentado ocorrido no último domingo em SMOeste. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três residências. Os presos foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Participaram da operação Policiais Civis das Delegacias de São Miguel do Oeste, equipes da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil e Exército Brasileiro.


Também nesta sexta-feira a Polícia Civil prendeu, durante a operação Ágata, um homem de 37 anos em SMOeste. Ele foi preso por ter descumprido ordem judicial para não se aproximar e não manter contato com sua ex-companheira, vítima de violência doméstica. O homem estaria tentando manter contato com a ex-mulher pelo aplicativo “whatsapp” e passando em frente a locais que a vítima frequenta, em clara postura provocativa. O investigado, além de responder pelos crimes que caracterizaram violência doméstica, responderá pelo descumprimento de medidas protetivas de urgência, que prevê pena de detenção de três meses a dois anos.


Polícia Militar aborda carro em Iporã do Oeste e encontra drogas com dois ocupantes. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta de 21 horas desta sexta-feira, no centro da cidade. A guarnição efetuava patrulhamento ostensivo, quando desconfiou da atitude de um automóvel que transitava em frente à viatura. A PM deu ordem de parada ao veículo e efetuou busca pessoal nos quatro ocupantes. No bolso de um deles foram encontradas duas buchas com restos de cocaína, e com o outro ocupante foi encontrada uma porção de maconha também no bolso. A guarnição lavrou Termo Circunstanciado, sendo que os autores deverão comparecer ao Fórum da Comarca para os procedimentos legais.


Neto que matou avô é condenado a 15 anos de prisão. O tribunal do júri se reuniu na quinta-feira, na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, para o julgamento do crime registrado em Guarujá do Sul. A sessão teve aproximadamente 12 horas de duração para o julgamento de ALEX DE MACEDO, de 21 anos, acusado de matar o avô, PEDRO DE VARGAS MACEDO, de 67 anos. O crime ocorreu em janeiro passado quando a vítima era dada como desaparecida após uma viagem. Após buscas pela polícia e conversas houve a confirmação de que Alex teria matado o avô após uma discussão e, em seguida, escondido o corpo. Ele indicou o local e foi preso. Em novembro o rapaz conseguiu a liberdade até o julgamento. Alex foi acusado de homicídio qualificado e ocultação de cadáver e condenado a 14 anos pelo assassinato e um ano pela ocultação, totalizando 15 anos de reclusão, em regime fechado, inicialmente. A defesa deverá recorrer da decisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.